Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - História do MTB Brasileiro
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


História do MTB Brasileiro

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
c4ldas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Fev 2012
Cork, Irlanda
Offline
Mensagens:323
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar c4ldas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 12:43
Cara, viajei aqui nesse tópico, muito interessante. O Luiz ressucitou um tópico muito bom! Se puder Luiz, conta mais aí sobre o processo de fabricação.
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 13:04
Boa C4ldas!
Aproveita Luiz e explica para a gente o mistério de porque os Alum 7000 da Monark eram praticamente indestrutíveis enquanto os Aluminum da Caloi quebravam a toa LOL
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
kiorugui Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Santa Maria/RS
Offline
Mensagens:3440
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kiorugui Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 15:54
Originalmente postado por BRIAN LOPES BRIAN LOPES escreveu:

 Entendi.
 
    Tem gente que gosta dos olhos, outros da remela. Paciência não é mesmo.
    É nobre a tentativa de tentar ressucitar mortos, difícil vai ser eles acordarem LOL
    Vocês vão ter que criar suas próprias histórias pois tem muita gente que se foi daqui por causa desses pensamentos pequenos. A história do MTB brasileiro vai se resumuir nestes posts antigos mesmo, a não ser que apareça outro forista veterano do MTB, alheio a decepção que esta coluna se resumi hoje e alimente este tópico.
    Kiorugui. Eu fico surpreso pela sua atitude, você já foi mais perspicaz. Disapprove
    
   


     Sou apenas um zé ninguém, de fraldas ainda no ciclismo, que se delicia ao ler estas histórias, e realmente não estou preocupado se é ou não a verdadeira história do MTB. Se eu não tivesse gostado, em 3 linhas teria desistido, e nem teria postado nada. Por este motivo que instigo a quem sabe, que conte suas histrórias, seja atleta, lojista, fabricante, entusiasta, o que for.
     Acho que, pelas suas palavras, está escondendo o jogo. Escreva também pra gente... suas palavras serão bem-vindas, tenho certeza.
     Quanto à perspicácia...estou ficando velho.

Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
Voltar ao Topo
m bike Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 15 Set 2012
são paulo
Offline
Mensagens:101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m bike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 17:46
Muito bacana esse tópico o pessoal ta de parabéns, pois é interessante sabermos da história dos que iniciaram na modalidade a mais tempo.
Voltar ao Topo
paulo ferreira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Abr 2005
sp
Offline
Mensagens:1423
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulo ferreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Out 2012 as 19:23


Vídeo que gravei no cactus cup de 96 em Campinas, vitória do Ravelli com Andres Brenes da ritchey em segundo e o Abraão em terceiro.


Voltar ao Topo
PedroMayall Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:702
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar PedroMayall Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 10:59
Muito legal esse tópico, li com muito interesse os fascinantes relatos dos primórdios do MTB no Brasil escrito por testemunhas e protagonistas. Eu nada tenho a acrescentar, apesar de "coroa", só a aprender e saber. Eu sempre pedalei, mas a bicicleta pra mim era um meio para outros fins, passear, transporte para surfar ou mergulhar. Só ano passado me apaixonei pelo MTB, comprei uma boa bike e tenho pedalado direto, além de procurar conhecer melhor o esporte. Enfim, estou "tirando o atraso". E os relatos aqui escritos muito me agradaram e informaram. Espero que haja mais! O único ponto de interesse que eu poderia acrescer é o seguinte: eu morava em Cabo Frio nos anos 70 e pedalava numa Caloi 10. Acontece que as ruas eram muito esburacadas, além do que a nossa turma se metia em trilhas e estradas horríveis que destruíam as bicicletas, como faz a molecada em todas as épocas. O pai de dois amigos meus então pegou dois quadros Philips muito antigos, mas super robustos, botou pneus grossos com cravos, relação de marchas e guidão de Caloi 10. Ficaram show! Eram verdadeiras mountain bikes "avant la lettre", aguentavam todos os trancos e barrancos, isso em 77, 78, antes mesmo do Gary Ficher e do Tom Ritchey montarem a primeira MTB para o mercado (em 79). Até hoje o meu amigo Cesar Rebello tem essa bicicleta. Bom pedal!
Voltar ao Topo
fabio blanco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jan 2013
sao paulo
Offline
Mensagens:609
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabio blanco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 15:48

Show de bola , gastei um tempo lendo e aprendi muito sobre MTB , gostei dos relatos , esse topico deveria ser fixo , quanta mudança em 20 anos !!!!!!ClapClap

Os piores caminhos com melhores amigos
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 17:03
Originalmente postado por bsasdelli bsasdelli escreveu:

Nossa muito legal o tópico! Também comecei no início dos anos 90 com uma
Monark  Ranger adaptada com 15 marchas. Logo depois começaram a surgir
as bikes importadas e minha primeira bike descente foi uma Giant ATX 7?? não me lembro o modelo, mas a bike tinha componentes Deore DX (os mais novos aqui do fórum
nunca nem ouviram falar).
Como o Alex já disse, tudo era novidade, não tínhamos um acesso a informação que temos hoje. Não existia internete, e as coisas demoravam a chegar por aqui. Eu não sabia nada sobre nutrição, bike fit, treinamento e etc. No começo do esporte ninguém falava sobre nada disso!
Acho que foi uma época bacana e fico feliz de ter vivenciado o começo do esporte, mas também acho que e a evolução trouxe muitas melhorias. Naquela época se você não estivesse participando de uma prova mais conceituada como um campeonato estadual ou nacional, as coisas eram muito desorgonizadas e improvisadas. Me recordo de várias competições menores em que os atrasos na largada eram de 3 ou 4 horas!
Infelizmente eu não tenho fotos dos meus primeiros anos de MTB, mas de 94 para frente tenho algumas fotos, vou ver se acho algumos e escaneio.



Vixi! eu mandei minha Ranger pro meu avô em SC transforma-la em uma MTB pramim. 18 marchas era o máximo.
Lembro que o primeiro pedal com ela foi super massa, me desloquei para uma cidade vizinha visitar minha namorada (hoje esposa) Era tudibão!!
Depois ela me trouxe de picup fiat rsrrsrsr

Editado por BIRA - 05 Mar 2013 as 17:05
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 21:33
Porra! Ressucitar esse tópico foi caracolhes! Wink
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 22:23
Desenterraram! Mas por uma boa causa!
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2013 as 22:26
Originalmente postado por Ricardo - Cotia SP Ricardo - Cotia SP escreveu:

Porra! Ressucitar esse tópico foi caracolhes! Wink

Ressucitaram até usuário sumido com ele!!!Tongue
Voltar ao Topo
fabriciogcbh Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Nov 2010
BH
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabriciogcbh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 08:10
Bacana, 

Isso me fez lembrar da minha epoca das antigas, 80 e poucos, eu tinha uma bike verde que dobrava no meio, nao me lembro marca nem modelo pois era muito pequeno, depois, 92, troquei por uma monark (era um camelao azul pesado de mais), depois, 94 por uma mtb shumata que levaram em uma trilha, Cry

Voltar ao Topo
matheuscal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Set 2006
Interior - SP
Offline
Mensagens:175
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar matheuscal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 10:12
Algumas fotos das bikes, começo anos 90:
Caloi amarelinhas, e a com pintura rajada que saiu logo depois.




Voltar ao Topo
9534 Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Mai 2008
-
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 9534 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 11:13
Tópico Show. Não gosto muito de ler textos longos ou muitas respostas. Mas nesse aqui já li a pagina 1 toda. Incrível a quantidade de detalhes nos textos. Até me senti nos lugares das histórias. Nasci em 89, ou seja. Estava engatinhando quando o mtb começou no Brasil. Muita coisa mudou mesmo, nem imaginava como eram as bikes de antigamente. Na região onde moro tem uma bela história de inicio das provas de mtb, tudo inspirado pelo Iron Biker. Tenho em casa uma revista antiga que fala de uma das primeiras etapas da Antiga Copa Ametur de mtb (Hoje Copa Internacional de MTB). Foi quando me apaixonei pela primeira vez por uma bike que aparecia na matéria, era uma Fuji azul. Depois vou olhar direito. Em 1995 surgiu na cidade onde moro atualmente o "Intercity de Onça de Pitangui, MG" (Organizada por Marcelo de Oliveira). Essa prova leva o nome de Intercity até hoje pra manter a tradição. Quem quiser saber mais sobre ela tem muitas matérias aqui no site pedal. Em breve postarei a história dessa prova, pois bem dizer ela é uma das provas pioneiras na região centro oeste de Minas Gerais, que hoje tem uma quantidade enorme de atletas de mtb.
Voltar ao Topo
GREENBIKER Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jul 2008
EMBU GUAÇU
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GREENBIKER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2013 as 19:14
Show esse tópico! Me fez relembrar minhas primeiras provas no início da década de 90. Lembro que naquela época não havia tantas divisões de categoria e não existia a Elite. Disputei vária corridas "batendo guidão" (na largada é claro!) com o Osvaldão, Eduardo Ramires e outras feras da época.
Outra surpresa agradável foi saber o Alex se lembra de um passeio que o recém-fundado Green Bikers organizou no ano de 1991 na região de Parelheiros na zona sul da capital. Eu que organizei o rolê e me lembro bem de algumas bikes "gringas" que apareceram por lá. Aliás o passeio era para ser de 50km mas a galera achou pouco e resolvi dar uma "esticadinha" até Embu Guaçu onde moro atualmente. Foram mais de 90 km de pedal naquele dia e muita gente abriu o bico. Nem imaginava que fosse você um dos participantes Alex. Grande abraço e o Green Bikers é o mesmo e estará comemorando 22 anos de atividade este ano...
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alex SP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2013 as 16:28
Rsss... por acaso retornei a esse tópico via link do post sobre o MTB 12 Horas... que louco ver que o Luiz e mais uma galera das antigas apareceu por aqui logo depois, faz muito tempo que postei minha última mensagem por aqui!

Greenbiker, esse rolê de Parelheiros foi ÉPICO hehehe... como eu contei, foi pra mim uma "roubada" mas das boas pq embora eu tenha chegado exausto e acabado, foi uma aventura mto legal. Fiz outros passeios com vcs tb (Aldeia da Serra, etc.) mas depois perdi contato. Legal saber que vc tb ainda pedala e faz parte do Pedal!

Quanto ao livro... bem, nos últimos anos eu escrevi não apenas um mas 3 livros de ciclismo e MTB, só que estão no meu PC pq eu não tive tempo nem disposição para ir atrás de publicar. Quem sabe eu consigo retormar esses projetos este ano, mas ainda teria que finalizar alguns capítulos, revisar tudo e depois ir atrás do resto... 

Abs a todos e continuem pedalando, o MTB brasileiro evoluiu infinitamente desde essa época que descrevemos aqui e é mto legal ver isso hehehe...
Look Good, Feel Good, GO FAST!
Voltar ao Topo
duda06 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 27 Mar 2012
Petrópolis - RJ
Offline
Mensagens:72
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar duda06 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jun 2013 as 18:14
Muito show este tópico !!! Parabéns pela iniciativa de ressuscita-lo ! Segue uma foto de quando a paixão começou !!! Caloi Aluminum com suspensão RST. Isto deve ter sido por volta de 1996.


Uploaded with ImageShack.us

Voltar ao Topo
JOSE MARCOS Ver Drop Down

Advertência

Cadastrado em: 18 Mar 2012
Maceió - alagoa
Offline
Mensagens:652
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOSE MARCOS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2013 as 00:43
showwwwwww o topico
JESUS MUDOU MINHA HISTÓRIA .
Voltar ao Topo
GREENBIKER Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jul 2008
EMBU GUAÇU
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GREENBIKER Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 20:18
Fala galera!
Não podemos deixar este tópico morrer! Em breve estarei colocando algumas fotos de passeios e competições que eu e a galera do Greenbikers participamos no início da década de 90. Quem sabe reencontro velhos amigos por aqui...
Voltar ao Topo
jowmagalhaes Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 24 Abr 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jowmagalhaes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2013 as 20:28
melhor tópico do forum.

Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2013 as 17:40
A galera das antigas matando saudades!

Mountain Bike Open de Verão 1994 em Monte Verde, MG. 

Corri com uma GT Backwoods e Manitou 2 

Até hoje a FPC tá devendo meu tempo, hehehe! 



Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X