Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - MTB e Speed
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


MTB e Speed

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ilidam Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2009
Poa, RS
Offline
Mensagens:308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ilidam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: MTB e Speed
    Postado: 12 Jun 2010 as 18:19

Boa tarde a todos,

 

Comecei a pedalar ano passado com mtb, como andava apenas pelo asfalto comecei a cogitar comprar uma speed. Todos os caras com quem eu andava diziam que speed é muito melhor e tal. Mas antes de comprar, um amigo trocou sua mtb por uma Strada. Ele disse que era muito melhor, mas eu percebi que ele não usava a coroa maior. Perguntei pra ele o porquê, e ele disse que era pra não atravessar a corrente. Pois bem.

 

A umas semanas atrás comprei uma Strada também, mas continuei com minha mtb. Na volta da loja achei a bicicleta ótima, ela passa uma sensação diferente. Pois bem, no primeiro final de semana saí para dar uma volta, no mesmo trajeto que andava antes com a mtb. Foi daí que percebi porque o outro cara não andava na coroa maior. Tem que fazer muita força, e, além disso, a posição do guidão incomoda um pouco as costas.

 

Antes de andar de speed eu achava que este tipo de bicicleta seria uma mtb com menos atrito, eu esperava que seria a mesma diferença de quando trocamos os pneus com garras para pneus slick na mtb, só que muito maior.

 

Imagino que isto seja apenas uma questão de adaptação e que depois de uns meses vou estar com as pernas com o dobro do tamanho e conseguirei andar mais fácil com a speed.

 

Alguém já passou pelo mesmo? Ou será que sou eu que sou fraquinho?

 
A Strada que compramos não é a 2010, é a antiga com grupo sora e garfo que deve ser de aço.

Voltar ao Topo
florio Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:707
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar florio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2010 as 18:41
A relação típica de Speed é muito mais pesada que a relação típica de MTB. Enquanto as MTBs usualmente vêm com coroas 22/32/44, as Speeds normalmente (salvo se for compacta) vêm com 39/53.

Não é você que é fraco, é a relação que é pesada mesmo. Dependendo do trajeto que você faz, e também do cassete que está usando, em algumas subidas pode ficar realmente pesado.

Se em subidas estiver tão pesado a ponto de você precisar parar a bike ou então girar a uma cadência muito lenta, ineficiente, sugiro trocar o cassete para um com coroas maiores (27, 28), ou até mesmo trocar para um pedivela compacto (com coroas, por exemplo, 34/50). A relação vai ficar mais leve e você vai ficar mais rápido.

Tudo depende do trajeto... Até o Contador já usou compacto (com cassete 28!) no Angliru!

Abraço!

Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2010 as 22:45
não é bom ficar forçando as pernas com uma relação muito pesada, bote na coroa menor e gire bastante. 
Voltar ao Topo
ilidam Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2009
Poa, RS
Offline
Mensagens:308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ilidam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2010 as 22:48
Verifiquei a relação. O pedivela é 53/39 e o cassete é 12 - 25.
 
Tenho a impresão que ando mesmo nas retas na mesma velocidade que com a minha mtb.
 
Minha primeira mtb tinha relação 28/38/48, e eu dificilmente usava a coroa maior. Depois que troquei ela por uma com 22/32/42 consegui usar todas as marchas.
 
Andei olhando a relação das speeds da trek, quase todas vem com pedivela 50/34. Deve ser esta a solução. Tem como trocar apenas as coroas e manter o braço do pedivela?
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2010 as 22:54
Quando montei minha speed e fui para a primeira pedalada mais longa postei aqui fórum a mesma coisa que você.

Fiquei decepcionado porque achava que ia "voar" com a speed. Também tive uma puta dificuldade e parecia que a pedalada não rendia.

Mas tem a ver com o fato de estar adaptado a pedalar uma mtb, Logo logo você começa a adaptar-se a geometria da speed e perceber o quanto a speed rende mais no asfalto liso!


Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2010 as 22:56
coroas avulsas são difíceis de encontrar e precisam ser compatíveis com os seus braços do pedivela atual. Mais fácil comprar o pedivela inteiro.


Voltar ao Topo
decz. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
SJ Campos-SP
Offline
Mensagens:3045
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decz. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2010 as 23:06
quando pedalei pela primeira vez minha speed, que conquistei este ano, senti quase a mesma coisa que você.
 
é normal, pois a posição da speed é bem mais agressiva e relação bem mais pesada, mas com o tempo você vai tranquilo.
 
hoje pedalo mais solto na mtb, usando mais até a coroa maior
Pedalando sempre...

KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike

Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200

Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc

Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445
Voltar ao Topo
ilidam Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2009
Poa, RS
Offline
Mensagens:308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ilidam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2010 as 23:16
Então o jeito é sentar a bunda no banco e pedalar até as pernas não aguentarem mais.
Voltar ao Topo
Rica Freitas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2006
Cotia - SP
Offline
Mensagens:3355
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rica Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2010 as 23:39
Originalmente postado por ilidam ilidam escreveu:

Então o jeito é sentar a bunda no banco e pedalar até as pernas não aguentarem mais.


Exatamente! Daqui a um tempo vai sacar o que o Decz falou! Até na MTB vai comecar usar mais o coroão e relacoes mais longas, sem contar no aumento do desempenho geral. Mas sõ se rodar mesmo!
Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas
Visite meu blog:
http://blogdoricafreitas.blogspot.com
Voltar ao Topo
leao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2004
Bauru - SP
Offline
Mensagens:2041
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2010 as 00:58
Não assusta não, é assim mesmo. Eu andei muitos anos de MTB, e logo antes de comprar uma Speed eu fazia umas 3 a 4 horas de pedal com a MTB e voltava para casa "inteiro". Logo que peguei a Speed, saí para a estrada e 2 horas depois estava um caco, bem cansado, tanto as pernas como o tronco e braços. Só com treino e condicionamento é que vai melhorando.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2010 as 02:30
Originalmente postado por leao leao escreveu:

Não assusta não, é assim mesmo. Eu andei muitos anos de MTB, e logo antes de comprar uma Speed eu fazia umas 3 a 4 horas de pedal com a MTB e voltava para casa "inteiro". Logo que peguei a Speed, saí para a estrada e 2 horas depois estava um caco, bem cansado, tanto as pernas como o tronco e braços. Só com treino e condicionamento é que vai melhorando.


Eu sinto o contrário, fico muito mais inteiro na speed, parece que a bike é mais eficiente e poupa muito mais energia que a mtb. Talvez porque a minha postura não seja tão agressiva, não preciso ficar tão esticado na bike. Sinto zero dores, mesmo após ter feito 200km no audax desse ano. Tudo é uma questão de regular a bike.
Voltar ao Topo
airesbecker Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jan 2010
Offline
Mensagens:1278
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar airesbecker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2010 as 05:55
Assim como a maioria eu também comecei com MTB e passei para speed, minha primeira mtb foi uma caloi sem suspa, depois montei uma mtb full suspa com pneus 26x2.35.
Um dia entrei em competição de cross country e depois fui pedalar com um pessoal que tinha bicis híbridas e senti a falta de performance da full. 
Hoje entendo que bike full suspa é para descer montanha pulando pedra, não é para cross country muito menos para asfalto.
Para resolver o meu problema de performance em peso, arrasto, aerodinâmica, atrito e ergonomia passei direto para uma speed.
Agora com a speed estou sempre puxando o grupo.
Pedalo em geral passeios de 30 ou 40 Km em 2 hora e meia.
Outro dia teve um circuito de 80 Km em 8 horas e fui com a minha primeira mtb sem suspensão e com pneus 26x1,5 slick, mas mesmo assim posso dizer que foi muito mais difícil do que se tivesse ido com a speed.
Pois a speed roda muito melhor.
Sendo que a minha speed tem algumas personalizações:
- mesa de direção ajustável que uso em 45 graus.
- manetes de freio de cyclocross na parte superior do guidom.
Com estas adaptações eu tenho a opção de pilotar em uma posição mais confortável e em segurança freiar na parte superior do guidom tipo drop (de speed).
Minha bici também tem um diferencial de ser com coroa tripla.
Veio com relação 30-39-50 que eu troquei para 30-42-52.
Alongando mais a marcha e deixando mais rápida e pesada nas marchas altas.
A questão das marchas altas é relacionada com a velocidade, se você estiver a mais de 30Km por hora deve usar uma coroa grande para manter uma cadência adequada, não quer dizer que a pedalada fique mais dura, mas tem que regular a pressão nos pedais, com a cadência correta da pedalada e a inércia da velocidade.
O ajuste destes parâmetros é a técnica de cada ciclista: a adequação da performance física do organismo com o equipamento e a característica da rota.
A relação alta serve para transformar força em velocidade, se você quer tração ou aceleração rápida pode somente subir no pedal e escalar em pé.
Por outro lado, se alguém está com dificuldade de ajustar marchas mais baixa em uma speed, é mais difícil colocar coroa tripla no pedivela, tem que ver se o passador do câmbio aceita, mais fácil é colocar uma dupla compacta.
Ou outra alternativa é usar um cassete de mtb como por exemplo um pinhão de relação 11-32, com um câmbio traseiro de haste longa, de mtb, como um deore para 9 velocidades ou alivio para 8 velocidades.
Pois os STI shimano de speed funcionam com câmbio traseiro de mtb e pinhões de relação mtb, inclusive os mega range.
Para escalar tracionando em pé nas marchas mais altas você usa grupos musculares um pouco diferentes da pedalada sentado, coisa que é boa de fazer em circuito mais longo, para variar a resistência dos músculos.
Assim se você vem pedalando a longo tempo sentado e chegar em uma subida pode ser melhor somente passar para pedalar em pé mesmo em marcha alta em vez de passar para marcha baixa e seguir sentado na mesmo posição de pedal.
É um princípio relacionado com a técnica de pedal das bicicletas fixas, que não têm marchas e obrigam o ciclista e pedalar em diferentes cadências, posições e forças, de acordo com cada momento do circuito, fazendo com que o exercício seja mais completo e variado.
Abraço.
Aires

  

Voltar ao Topo
Minero; Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Jun 2010
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Minero; Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2010 as 06:05
oi pessoal.. sou novo aki
estou querendo comprar um amortecedor dianteiro para freeride eu tenho um mas quero colocar um com mais de 100mm e um que seja resistente pra pular mesmo, que aguente o tranco.
pq quando eu pulo com o meu ele vai até o fim e tenho medo de quebrar sei lah kkk, eu quero comprar um com no maximo 500 reais pq vou trocar as peças todas, freio a disco na frente e atras, cambio novo etc, podem me dar opniões? disseram que o spinner ammo é bom, mas é caro?? obrigado
Voltar ao Topo
ilidam Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2009
Poa, RS
Offline
Mensagens:308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ilidam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2010 as 16:33
Tem um loco perdido no forum.
 
Saí hoje para dar uma volta com a Speed. Fui de Porto Alegre a Aguas Claras. No inicio passei em um posto para calibrar os pneus, neste momento parou um cara de carro e fez o seguinte comentário:
-"Eu comprei uma caloi 10 a um tempo atraz, saí com ela duas vezes e nunca mais andei".
Por que será?
 
Senti como se tivesse iniciando no ciclismo (denovo). Quando comecei a andar de mtb subia algumas lombas em pé na primeira marcha, pois não tinha força para pedalar sentado. E sempre voltava com as pernas cançadas (dor).
 
Agora com a speed voltei do mesmo jeito, não é falta de pulmão, falta perna mesmo. Provavelmente em uns meses vou estar adaptado a esta bicicleta.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X