Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Velocidade máxima (Curiosidade)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Velocidade máxima (Curiosidade)

 Responder Página  <1 17181920>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 15:39
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Deixa eu ver se eu entendi direito.
Vc chegou a 25 km/h na primeira marcha é isso ?
Explica direito ai por favor que eu nao entendi.
Vc está contando os giros da roda e não do pedivela , seria isso ?

Isso, quase 25. Quase desmontei meu esqueleto. E olha que a minha 1ª marcha Ñ é tão leve assim, é 28/32. Aliás, eu coloquei errado no outro post, né? Acho que coloquei 48... Numa MTB mais reduzida, a velocidade seria menor e talvez chegasse a cadência ainda mais alta.

Os RPM são giros do pedivela. Rotações completas. Coloquei um ímã em um deles e o sensor no quadro.
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 15:40
Originalmente postado por Binho RbSoft Binho RbSoft escreveu:

GALERA!

Quero aproveitar para propor uma espécie de brincadeira com vocês. Estamos falando de velocidade máxima, mas vamos mudar um pouco o foco para velocidade máxima com cadência máxima. Assim: cada um registra a velocidade máxima na marcha mais leve. Isso mesmo, na menor coroa e no maior pinhão do K7 que sua tiver. Faça no plano, para padronizar. Depois mostra aqui pra gente! Se sua bike tiver um medidor de cadência, mostra pra gente também. Ou tente calcular. Caso você não tenha tanta intimidade assim com esse tipo de cálculo, só dizer as dimensões do pneu traseiro da sua bike e a relação usada.

EXEMPLO - acabei de fazer:

Medidor de cadência: 204 RPM
Velocímetro: 24,4 Km/h
Bike com pneu 29x2.1 ou 52-622
Relação: 48/11

Se fosse calcular, os 204 RPM do medidor de cadência corresponderiam a 24,6 Km/h; e os 24,4 Km/h corresponderiam a 202 RPM. Essa diferença é normal, até mesmo porque o ímã do velocímetro vai na roda dianteira e os cálculos são feitos com base na roda traseira. Mesmo com pneus idênticos, uma pequena diferença de calibragem ou de desgaste pode provocar uma diferença.

De qualquer forma, passei de 200 RPM. E o mais interessante é que, para fazer essa peripécia aí, acho que não andei nem 30 metros e quase morri! kkkkkkkkkkkkk

Valeu!

GALERA, EU ERREI AQUI, A RELAÇÃO USADA FOI A MAIS LEVE, 28/32!!!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 15:45
Kra , vi uns videos ali de 200 rpm , ce é loco kkkkk.
Vou fazer uma coisa dessas não.
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Set 2017 as 15:54
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Kra , vi uns videos ali de 200 rpm , ce é loco kkkkk.
Vou fazer uma coisa dessas não.

Mas foi velocidade baixa. Vlw!
Voltar ao Topo
BIRA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2009
PARANA
Offline
Mensagens:2752
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BIRA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Set 2017 as 13:37
Dei 47,7km/h em um downhill perigoso na estrada de terra. Nunca mais faço isso. Só pra receber KOM no STRAVA kkkkk.

Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 14:42
74,2 km/h no asfalto, de mtb, com pneus 2.0 e pedivela 42 dentes (RPM muito alto...um dia vou lá de speed), aferidos pelo strava (então não sei a velocidade real).

É um downhill num local que deve passar 5 carros por dia, asfalto liso, não tem cruzamentos e pouquíssimo vento, onde mta gente desce de longboard (em São José do Rio Preto/SP).

Devido às condições acima elencadas, nunca senti perigo nessa descida.
Voltar ao Topo
tupete11 Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Ago 2017
S.J. Rio Preto
Offline
Mensagens:151
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tupete11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 14:45
Originalmente postado por tupete11 tupete11 escreveu:

74,2 km/h no asfalto, de mtb, com pneus 2.0 e pedivela 42 dentes (RPM muito alto...um dia vou lá de speed), aferidos pelo strava (então não sei a velocidade real).

É um downhill num local que deve passar 5 carros por dia, asfalto liso, não tem cruzamentos e pouquíssimo vento, onde mta gente desce de longboard (em São José do Rio Preto/SP).

Devido às condições acima elencadas, nunca senti perigo nessa descida.


E nem precisa gastar o freio, pq no final tem uma subida kkkkk
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 16:59
Originalmente postado por tupete11 tupete11 escreveu:

74,2 km/h no asfalto, de mtb, com pneus 2.0 e pedivela 42 dentes (RPM muito alto...um dia vou lá de speed), aferidos pelo strava (então não sei a velocidade real).

É um downhill num local que deve passar 5 carros por dia, asfalto liso, não tem cruzamentos e pouquíssimo vento, onde mta gente desce de longboard (em São José do Rio Preto/SP).

Devido às condições acima elencadas, nunca senti perigo nessa descida.

Sim, RPM bem alto. Pra essa velocidade, a minha já precisa de 123-124 RPM (coroa 48 dentes, K7 normal 11 dentes)... A sua, além da coroa menor, também tem pneu menor (a minha é 2.1)! Considerando 29"x2,0 e a relação 42/11, seriam unas 142 RPM.
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 17:07
Vou contar uma ficha pra vcs... Outro dia eu estava numa atividade com uma galera. Quando chegou um descidão, eu aproveitei e mandei ver. Mas é um descidão responsa, daqueles que o guidão chega tremer. Bateu 72,4 no Strava e 75,6 no velocímetro (muito bem ajustado). No final, vira pra uma avenida, movimento zero e depois uma subida pequena. A galera, tudo de MTB com coroa pequena, no geral dupla ou single, no máximo, estourando, 42 dentes, claro, ficou pra trás, porque haja articulação. Um cara até falou depois que Ñ conseguiu me acompanhar porque perdeu a pedalada, mas ele falou numa boa. É a vantagem que minha bike tem por causa da relação longa. No final, eu reduzi, pra esperar a galera e veio minha desvantagem: na subida eu sofro mais que a maioria. Mais adiante, um outro cara, um mané,, que nem era da galera, mas se integrou ao grupo no meio do caminho, me mandou essa: "tu anda bem na descida, hein? fiquei só olhando e pensei: quero ver na subida... e vc Ñ aguentou, foi devagarinho... descida pra mim Ñ é nada, quer ir embora, pode ir, meu lance é subida"... Fazer o q... Existe mané pra tudo... Bastava eu Ñ frear pra esperar o pessoal que subiria no embalo...
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 17:07
Originalmente postado por Binho RbSoft Binho RbSoft escreveu:

Vou contar uma ficha pra vcs... Outro dia eu estava numa atividade com uma galera. Quando chegou um descidão, eu aproveitei e mandei ver. Mas é um descidão responsa, daqueles que o guidão chega tremer. Bateu 72,4 no Strava e 75,6 no velocímetro (muito bem ajustado). No final, vira pra uma avenida, movimento zero e depois uma subida pequena. A galera, tudo de MTB com coroa pequena, no geral dupla ou single, no máximo, estourando, 42 dentes, claro, ficou pra trás, porque haja articulação. Um cara até falou depois que Ñ conseguiu me acompanhar porque perdeu a pedalada, mas ele falou numa boa. É a vantagem que minha bike tem por causa da relação longa. No final, eu reduzi, pra esperar a galera e veio minha desvantagem: na subida eu sofro mais que a maioria. Mais adiante, um outro cara, um mané,, que nem era da galera, mas se integrou ao grupo no meio do caminho, me mandou essa: "tu anda bem na descida, hein? fiquei só olhando e pensei: quero ver na subida... e vc Ñ aguentou, foi devagarinho... descida pra mim Ñ é nada, quer ir embora, pode ir, meu lance é subida"... Fazer o q... Existe mané pra tudo... Bastava eu Ñ frear pra esperar o pessoal que subiria no embalo...

https://www.strava.com/activities/1195387535
Voltar ao Topo
Knela Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Ago 2017
Bélgica
Offline
Mensagens:36
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Knela Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 17:17
60 km mtb
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 21:25
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 21:27
minha melhor marca de velocidade numa leve descida sem vácuo e a relacao usada na época num bike hibrida era 44/11
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
luyggi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2013
caxiasdosul rs
Offline
Mensagens:838
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luyggi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2017 as 21:45
maxima 66km/h
pedalar pra viver ou viver para pedalar
Voltar ao Topo
Djum Ver Drop Down


Cadastrado em: 25 Jul 2017
Florianópolis
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Djum Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2017 as 01:32
https://www.strava.com/activities/1168872019/segments/28808568465
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Set 2017 as 21:31
Originalmente postado por Binho RbSoft Binho RbSoft escreveu:

Numa MTB mais reduzida, a velocidade seria menor e talvez chegasse a cadência ainda mais alta.


Depende do tamanho do pedivela, mais que da relação... Fica mais dimensionável se passarmos em rad/s e não em ciclos/s (Hz - Hertz, ou RPM).
ACHO que se for numa leve subida, fica mais fácil de subir e manter, pois a aceleração é mais progressiva.

Eu já consegui girar (contei "de ouvido", já que sou pseudo músico) a 180 (o que dá 3 voltas por segundo, em música é um compaso 3/4 a 180BPM) por uns 10 segundos.
Isso com um pedivela curto, com o que tinha antes a olho, algo 1" maior (não lembro a medida deles), eu não conseguia passar direito dos 160 (o que dá um pouco além das 2,5 voltas/segundo.

Editado por Ismah/Cabelo - 28 Set 2017 as 21:34
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 08:42
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por Binho RbSoft Binho RbSoft escreveu:

Numa MTB mais reduzida, a velocidade seria menor e talvez chegasse a cadência ainda mais alta.


Depende do tamanho do pedivela, mais que da relação... Fica mais dimensionável se passarmos em rad/s e não em ciclos/s (Hz - Hertz, ou RPM).
ACHO que se for numa leve subida, fica mais fácil de subir e manter, pois a aceleração é mais progressiva.

Eu já consegui girar (contei "de ouvido", já que sou pseudo músico) a 180 (o que dá 3 voltas por segundo, em música é um compaso 3/4 a 180BPM) por uns 10 segundos.
Isso com um pedivela curto, com o que tinha antes a olho, algo 1" maior (não lembro a medida deles), eu não conseguia passar direito dos 160 (o que dá um pouco além das 2,5 voltas/segundo.

Concordo que o tamanho do pedivela também influencia. É o princípio da alavanca. Se for mais longo, vai proporcionar uma pedalada mais leve. Como você disse, com um mais longo, você conseguia umas 180 RPM; já um mais curto, cerca de 1" menor (e não maior), ficava em torno de 160 RPM. Claro, um pedivela mais comprido vai beneficiar nas subidas.

Mas não concordo que dependa mais disso, pelo menos não claramente. Depende dos dois fatores, talvez por igual ou em níveis muito semelhantes. Geralmente lembramos da relação com mais facilidade porque os tamanhos dos pedivelas não mudam muito, são meio padronizados etc; já as relações são muito variadas, dependem não só dos dentes das coroas e dos pinhões, mas também, ainda que indiretamente, das dimensões do pneu e até da calibragem! Mas até que você deu uma ideia, será que dá para colocar um maior na minha bike?

Uma coisa é certa: como músico (mesmo se fosse só um pseudo), é muito mais fácil contar de ouvido. Nós, pobres mortais comuns, conseguimos no máximo uma aproximação bem mais ou menos.

Agora convenhamos: pensar em radianos por segundo é coisa de nerd, ou melhor, de geek... Além de ser músico! kkkkkk Mas, no final das contas, dá no mesmo, pois, em vez de contar 1 Hz ou 60 RPM, vamos contar 2 PI radianos por segundo...
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 11:58
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Originalmente postado por Binho RbSoft Binho RbSoft escreveu:

Numa MTB mais reduzida, a velocidade seria menor e talvez chegasse a cadência ainda mais alta.


Depende do tamanho do pedivela, mais que da relação... Fica mais dimensionável se passarmos em rad/s e não em ciclos/s (Hz - Hertz, ou RPM).
ACHO que se for numa leve subida, fica mais fácil de subir e manter, pois a aceleração é mais progressiva.

Eu já consegui girar (contei "de ouvido", já que sou pseudo músico) a 180 (o que dá 3 voltas por segundo, em música é um compaso 3/4 a 180BPM) por uns 10 segundos.
Isso com um pedivela curto, com o que tinha antes a olho, algo 1" maior (não lembro a medida deles), eu não conseguia passar direito dos 160 (o que dá um pouco além das 2,5 voltas/segundo.

Resolvi parar e pensar melhor no assunto e também pesquisar. A influência do tamanho do pedivela não é só a alavancagem (que seria beneficiada nos maiores), mas há outros fatores. Por exemplo, de forma trivial, temos que um pedivela maior exige um círculo maior (a perna tem que se mexer mais)...

Eu havia entendido que você conseguia RPM maior com pedivela maior, mas talvez você estivesse querendo dizer o contrário, que conseguia RPM com pedivela menor. Acho que a frase ficou meio confusa. Observe a parte que destaquei em vermelho e, principalmente em negrito. Parece que o que vem depois de "curto" completa a informação anterior. Estou achando que, no lugar da vírgula, seria um ponto, deixando as frases independentes e com entendimento mais claro.

Nesse caso, seria um exemplo de como um pedivela maior atrapalha, ainda que possua alavancagem maior.

Por favor, confirme ou esclareça  a ideia que você queria passar, para que possamos debater sem "desencontros" no entendimento.
Voltar ao Topo
alaorbraga Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Ago 2017
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:20
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alaorbraga Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Set 2017 as 13:09
Meu record atual e 65km/h numa mtb descendo um ladeira... chega a faltar marcha pra continuar pedalando... Ano que vem pretendo comprar uma speed, quero ver quanto consigo.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2017 as 09:12
Originalmente postado por Binho RbSoft Binho RbSoft escreveu:

A influência do tamanho do pedivela não é só a alavancagem (que seria beneficiada nos maiores), mas há outros fatores. Por exemplo, de forma trivial, temos que um pedivela maior exige um círculo maior (a perna tem que se mexer mais)...


Essa eu aprendi nos encontros de som automotivo - 15 anos no passado, quando eu mexia com música eletrônica - onde geralmente tem carros preparados...

Quanto menor a alavanca, menor a velocidade linear para uma mesma velocidade angular. É o que tu conclui acima, dito em termos técnicos. Esqueça por um momento o tamanho da alavanca, e vamos entender potência. Me permita o adendo.

_________________________

Potência é determinada pelo produto do torque pela faixa de giros.

Para entender potência, tomemos como exemplo esse motor usado no Jeep.



Repare como o auge do torque é em 1500 RPM, mas como a potência máxima está acima de 3500 RPM.

Agora vamos tirar isso de uma peça que gira para uma analogia ainda mais simples...
É preciso transladar 200kg de algum material, 30m longe de onde se encontra, carregando-o nas costas. É mais fácil fazer 5 viagens de 40kg, ou uma com os 200kg? (despreze a viabilidade de carregar isso)

É mais fácil as 5 viagens a princípio. Mesmo que o trabalho realizado ao final seja o mesmo (trasladar 200kg por 30m), a força em função do tempo não foi necessariamente a mesma. E é bem possível, que consigamos deslocar em menos tempo, 5 vezes 40kg, do que uma vez 200kg. Esse é o conceito de potência: trabalho por unidade de tempo. Wink

Dois links que podem ajudar com os conceitos e mais exemplos

www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/trabalho.php
www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Dinamica/potencia.php
____________________

Voltando ao ciclismo... Com um pedivela MENOR, consigo uma velocidade linear menor para uma mesma velocidade angular. Ao passo que o torque ainda que um pouco menor, a constância com que temos esse torque aplicado é maior, logo a potência é maior.

Originalmente postado por Binho RbSoft Binho RbSoft escreveu:

Eu havia entendido que você conseguia RPM maior com pedivela maior, mas talvez você estivesse querendo dizer o contrário, que conseguia RPM com pedivela menor. Acho que a frase ficou meio confusa. (...)

Nesse caso, seria um exemplo de como um pedivela maior atrapalha, ainda que possua alavancagem maior.


Sim entendeste errado, mas pode ter ficado confuso.
Não sou tão bom com palavras, quanto com números. Dead


Editado por Ismah/Cabelo - 03 Out 2017 as 09:24
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2017 as 11:08
Fiquei matutando nisso... E fiz umas deduções malucas, mas que chegam a números não tão fora da realidade segundo a tabela do link... LOLLOLLOLLOL

www.biketribe.com.br/os-numeros-que-difenciam-voce-de-um-profissional-do-tour-de-france/

Supondo meu caso, de uma MANEIRA TOTALMENTE INADEQUADA ATÉ ONDE SEI, E QUE SERVE PARA COMPARATIVO APENAS!!!

Dois pedivelas digamos de A e B, respectivamente de 175mm e 170mm...

Definindo os raios 

Ra = Raio de A
Ra = 175*2*π
Ra = 1099,56 mm = 1,09956 m

Rb = Raio de B
Rb = 170*2*π
Rb = 1068,14 mm = 1,06814 m

X RPM = X/60 "RPS" (rotações por segundo), porque são X rotações a cada 60 segundos
160 RPM = 160/60 = 2,67 RPS
180 RPM = 180/60 = 3 RPS

Com Ra eu fiz 2,67 voltas, ou seja
2,67 * 
1,09956 = 2,9358252 m

Com Rb eu fiz 3 voltas, ou seja 3
3 * 1,06814 = 3,20442 m

Meu peso de supostos 87 kg, gera uma força peso (Fp), em função da gravidade (g)

Fp = m * g
Fp = 87 kg * 9,8 m/s²
Fp = 852,6 N

Tornando isso para algo linear e aplicando as fórmulas dos links postados...
E REPITO QUE NÃO É ADEQUADO ATÉ ONDE EU SEI!

τ = F * ΔS
τ = trabalho, τa = trabalho de A, τb... 
F = força
Δ
S = variação de deslocamento


τa = 852,6 * 2,9358252 m = 2503,08456552 N*m (ou Nm)
τb = 852,6 * 3,20442 m = 2732,088492 N*m (ou Nm)

Entretanto, temos isso para um pedivela de 1m, para...

Pedivela A

0,175 m = X Nm
1 m = 2503,08... Nm
X = 438,039798966 Nm NO PONTO DE 0,17m!!!

Pedivela B

0,17 m = X Nm
1 m =  2732,08... Nm
X = 464,45504364 Nm NO PONTO DE 0,17m!!!

Entretanto, isso é o trabalho de pico, já que é a força máxima que eu poderia aplicar (em tese) pedalando em pé. Supondo que a pedalada seja redonda (o que sabemos que não é!!!) e trazendo uma conta do mundo da elétrica, onde a tensão média (digamos que média = rms), de uma senoidal é a tensão de pico, multiplicada por 0,707 ou mais comumente grafado como (√2)/2.

τa = 438,03... Nm  * 0,707 = 309,74091227845062853215084397706 Nm EM MÉDIA
τb = 464,45... Nm * 0,707 = 328,41931091413786142652813305426 Nm EM MÉDIA

Também segundo o link 

Pm = τ / Δt

Pm = potência média - Pa = potência de A, Pb =...
ΔT = variação de tempo - cuidado para não confundir τ (letra greta tau) e T

Mas como eu já tenho que é essa distância por segundo, logo terei 

Pa =  τa = 309,74091227845062853215084397706 W
Pb =  τb = 328,41931091413786142652813305426 W

Fritou o cérebro... DeadDeadDeadDead
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2017 as 04:39
Fiquei realmente curioso sobre o fato e resolvi pesquisar...

Acabei nesse vídeo aqui, onde o Henrique explica o que eu deduzi.


Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2017 as 08:53
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Essa eu aprendi nos encontros de som automotivo ...

Para entender potência...


Essa parte que você usou, com o gráfico do motor, também explica aquele lance dos motores que possuem tamanho de bielas maior ou menor, o que muda a característica do motor entre maior torque ou maior potência. Bem legal.

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Voltando ao ciclismo...

E se aplica perfeitamente ao ciclismo em relação ao tamanho do pedivela, como você falou!

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Sim entendeste errado, mas pode ter ficado confuso.
Não sou tão bom com palavras, quanto com números. Dead

Não liga. Logo que li, entendi uma coisa, mas ficou alguma coisa lá no fundinho da mente me dizendo algo do tipo "tem alguma coisa estranha"... Aí tive que parar para ver melhor e, depois, entendi outra coisa.

Valeu!

Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2017 as 09:08
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Fiquei matutando nisso... E fiz umas deduções malucas, mas que chegam a números não tão fora da realidade segundo a tabela do link... LOLLOLLOLLOL

www.biketribe.com.br/os-numeros-que-difenciam-voce-de-um-profissional-do-tour-de-france/

...

Fritou o cérebro... DeadDeadDeadDead

É, também achei meio malucas, mas perfeitas para comparação mesmo. Mas a tabela do link é ao mesmo tempo hilária e criativa! Pegaram dados do Strava! Maneiro!
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2017 as 09:44
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Fiquei realmente curioso sobre o fato e resolvi pesquisar...

Acabei nesse vídeo aqui, onde o Henrique explica o que eu deduzi.

...

Esse cara aborda uns assuntos interessantes, mas às vezes acho que ele "escorrega na jaca".

Por exemplo, ele tem uns vídeos que fala sobre "mito da pedalada completa" (como você falou, "sabemos que não é") nos quais afirma categoricamente que a puxada do pedal (por exemplo, clipado) não só não ajuda, mas até atrapalha. Isso com base em algum estudo feito por, se Ñ me engano, americanos.

Eu acho que houve alguma interpretação ruim. Estou planejando ver o tal estudo na íntegra e chegar às minhas próprias conclusões. Uma coisa é certa: eu consigo colocar uma bike em movimento a partir da imobilidade apenas puxando o pedal para cima, mesmo sem clip. Conforme for, farei vídeos também e colocarei no meu canal. Se quiser aparecer lá, só buscar Cursoriam Exolvuntur no YT (aproveitei para fazer um comercial).

Mas achei uma coisa interessante que ele falou nesse vídeo, em relação à constância da potência. Mais RPM com menos força dá no mesmo que menos RPM com mais força. É uma coisa que é pegadinha mesmo para muita gente.

Outra coisa que concordo com ele, pelo menos em parte. Eu até gosto de equipamentos, mas também acho essencial a percepção de cada um. Por exemplo, eu costumo pedalar usando mais as relações mais pesadas (isso vem desde infância, devido ao costume com uma bike que precisou ficar com a relação mais pesada que a original). Aí um dia resolvi treinar um pouco de cadência mais alta. Com ajuda de um ciclocomputador montado como medidor de RPM (ímã no pedivela e sensor no quadro), mandei ver e fiquei muito mais cansado do que de costume. Pensei que seria questão de adaptação. Mas, por outro lado, depois disso encontrei um artigo que falava de um estudo feito que comprovou que a pedalada "mais pesada" é mais eficiente, ao contrário do que muitos pensam.

Mas é isso aí, gostei muito da troca de conhecimentos!
Voltar ao Topo
Gilberto1441 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2017
Uberlândia - MG
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gilberto1441 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2018 as 13:23
65 km/h em uma descida na rodovia em uma Caloi 10, velocidade registrada pelo Strava. 
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2018 as 01:01
Originalmente postado por Binho RbSoft Binho RbSoft escreveu:

Esse cara aborda uns assuntos interessantes, mas às vezes acho que ele "escorrega na jaca".

Por exemplo, ele tem uns vídeos que fala sobre "mito da pedalada completa" (como você falou, "sabemos que não é") nos quais afirma categoricamente que a puxada do pedal (por exemplo, clipado) não só não ajuda, mas até atrapalha. Isso com base em algum estudo feito por, se Ñ me engano, americanos.

Eu acho que houve alguma interpretação ruim. Estou planejando ver o tal estudo na íntegra e chegar às minhas próprias conclusões. Uma coisa é certa: eu consigo colocar uma bike em movimento a partir da imobilidade apenas puxando o pedal para cima, mesmo sem clip. Conforme for, farei vídeos também e colocarei no meu canal. Se quiser aparecer lá, só buscar Cursoriam Exolvuntur no YT (aproveitei para fazer um comercial).

Mas achei uma coisa interessante que ele falou nesse vídeo, em relação à constância da potência. Mais RPM com menos força dá no mesmo que menos RPM com mais força. É uma coisa que é pegadinha mesmo para muita gente.

Outra coisa que concordo com ele, pelo menos em parte. Eu até gosto de equipamentos, mas também acho essencial a percepção de cada um. Por exemplo, eu costumo pedalar usando mais as relações mais pesadas (isso vem desde infância, devido ao costume com uma bike que precisou ficar com a relação mais pesada que a original). Aí um dia resolvi treinar um pouco de cadência mais alta. Com ajuda de um ciclocomputador montado como medidor de RPM (ímã no pedivela e sensor no quadro), mandei ver e fiquei muito mais cansado do que de costume. Pensei que seria questão de adaptação. Mas, por outro lado, depois disso encontrei um artigo que falava de um estudo feito que comprovou que a pedalada "mais pesada" é mais eficiente, ao contrário do que muitos pensam.

Mas é isso aí, gostei muito da troca de conhecimentos!


Eita, passou batido aqui suas mensagens...

A questão de atrapalhar, é porque os músculos são feitos para recolher a perna, a força que se faz é nula. Ao menos eu entendi que ele quis dizer, com o que ele disse, que a força que fizemos com uma perna pra baixo, ainda precisa cooperar para fazer a outra perna pra cima.

Eu não te conheço pra falar, então usemos uma pessoa conhecida: o Robert Forstemann! Creio que este, seja um que consiga usar um pouco de pedalada redondo, mas não são maioria ciclistas como ele.

Já sobre a relação força vs rpm, o Samuca Zarref tem um vídeo bastante prático sobre isso. 

https://www.youtube.com/watch?v=OmfR5rM6_34


Vale dizer, que ninguém é igual... Alguns tem mais força, e um pulmão/coração mais fraco... Outros tem um pulmão / coração melhor, e conseguem girar mais.

Eu sou o caso que tenho mais força nas pernas, e um pulmão / coração não tão em dia - " parei " de fumar recentemente, mas várias recaídas já...

Enfim, notei que pra mim,  na 26, sou mais eficiente fazendo força, porque é um bicicleta que acelera mais fácil devido a roda menor, e muito pouca inércia. Então se vejo que estou morrendo numa subida forte, dou algumas pedaladas em pé, que fazem a cadência subir de novo, e posso sentar e continuar fazendo força sentado.
Já na 29, girar me é mais eficiente. Creio que por ser mais difícil de acelerar, mas haver uma inércia maior da roda. Então eu já começo a subida girando forte, as vezes começo já pedalando em pé.

Confesso que tive essa ideia trabalhando umas peças - momento ferramenteiro... LOL
Observei que ele tinha um motor de 1/4 HP, mas que girava a quase 10mil RPM, e pra parar os rebolos, tinha que ser forte a pancada. Enquanto a furadeira que chegava também nessa rotação tinha menos de 1/16 HP, mas ganhava rotação, tão rápido, quanto perdia rotação.

Em subidas curtas, mas fortes, consigo subir muito melhor dessa forma. Subidas que com a 26, eu não conseguir fazer na explosão, na metade já precisava reduzir marcha e fazer força. PORÉM, são impressões pessoais, não necessariamente verdades se for colocar no relógio.

E sobre os equívocos do Henrique do PQP, eu até acho sábio ele evitar assuntos mais técnicos, porque como ele mesmo vive repetindo, não é professor de Educação Física, e tampouco um engenheiro mecânico... Pode notar, que essa bola fora normalmente acontece nos assuntos técnicos - o que é compreensível.
Voltar ao Topo
lLLF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2017
RJ
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lLLF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2018 as 19:24
Fala galera,

Essa é uma história de Monteiro Lobato contada pelo meu Catete Wireless.

Ontem, eu fiz uma descida "punk" no Alto da Boa Vista, sentido Barra da Tijuca.
Eu só vi a velocidade máxima hoje quando olhei o computador da bicicleta, 105.9 km/h.
O meu computador está configurado conforme o manual e as distâncias percorridas sempre batem bem próximas com o Google Maps.
Será que foi isso mesmo?
Voltar ao Topo
lLLF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2017
RJ
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lLLF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2018 as 19:47
Originalmente postado por lLLF lLLF escreveu:

Fala galera,

Essa é uma história de Monteiro Lobato contada pelo meu Cateye Wireless.

Ontem, eu fiz uma descida "punk" no Alto da Boa Vista, sentido Barra da Tijuca.
Eu só vi a velocidade máxima hoje quando olhei o computador da bicicleta, 105.9 km/h.
O meu computador está configurado conforme o manual e as distâncias percorridas sempre batem bem próximas com o Google Maps.
Será que foi isso mesmo?

Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2018 as 20:56
Você registrou também com o Strava ou algum aplicativo similar?

Se sim, dá uma olhada.

É mais fácil um dispositivo via GPS viajar na maionese do que um aparelhinho desses bem configurado. Mas uma coisa pode acontecer: numa pausa, o ímã para perto do sensor e aí basta umas balançadinhas para o sensor pensar que o ímã está passando um milhão de vezes por ele. Isso aconteceu comigo uma vez que eu estava consertando a câmara de ar, na hora de encaixar a roda. Marcou quase 200 Km/h. Fora uma vez que eu fiz o aparelhinho marcar 499 Km/h só se zoação...
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2018 as 20:59
Devagarzinho...
Voltar ao Topo
lLLF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2017
RJ
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lLLF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Jun 2018 as 21:50
Eu vou instalar o Strava no meu celular com GPS ligado para ver a velocidade real quando for descer essa serra outra vez.
Eu peso 90 Kg, uso pneu slick em aro 26 x 1.95 e pior dessa história que eu nem pedalei durante a descida.
A bike simplesmente embalou na reta íngreme.

Eu senti a falta de um disco de 180mm na frente, pois os freios (mecânicos) fizeram um assobio forte até pararem a bike.
Esse recorde é para darmos risadas, pois não foi mesmo, algo deu errado no Cateye.
Eu creio no máximo entre 60 e 70 km/h.
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2018 as 13:22

Bom, é verdade que, por mais íngreme que seja, por mais pesados que sejam o ciclista e a bicicleta, por mais suave que seja a rolagem da bicicleta etc, 105 Km/h parece um pouco surreal mesmo, embora não impossível.

Uma coisa que pode ter acontecido é a roda da frente ter desgarrado do chão por alguns instantes e ter embalado (por exemplo, um pulo). Mas ainda assim é difícil. Acho mais fácil uma falha do equipamento mesmo. Ou você passou por alguma rocha magnética...

Eu ainda acho mais fácil esse valor alto ter sido gerado em um momento de pausa em que o ímã e o sensor pararam alinhados. Nessa condição, coisas esquisitas podem acontecer. Aí você olhou só depois e achou que foi na descida, que é o trecho que você sabe que foi o mais veloz.

Você lembra de ter feito alguma pausa?
Voltar ao Topo
lLLF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2017
RJ
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lLLF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2018 as 18:55
Oi Binho,
Eu fiz três paradas durante a subida porque faltou pulmão. A roda dianteira pode ter quicado nas ondulações do asfalto durante a descida. Sinceramente, eu não sei te dizer.
Eu pretendo descer uma ladeira mais leve para conferir os resultados entre o Cateye e Strava.
Os resultados deverão ser iguais ou bem próximos.
Na hora da adrenalina é legal demais, me senti um cachorro na janela do carro , mas... depois começaram os pensamentos ruins caso algo tivesse dado errado. MK Fatallity!
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2018 as 19:48

Sim, é verdade, são muitas variáveis. Pode ter sido numa parada, pode ter sido um quique da roda ou mesmo uma falha. Uma coisa que lembrei agora é o seguinte: bateria fraca, que pode gerra erros de leitura. Eu tenho um aparelho que deveria acusar bateria fraca, mas sei que a bateria está fraca quando ele começa a falhar. No caso do Cateye, que é uma marca que tem fama de ser muito boa, seria menos provável, mas... Realmente não dá para ter certeza.

Esse lance da parada aconteceu hoje comigo. Parei a bicicleta no trabalho e tirei o aparelho do suporte. Na hora de ir embora, assim que encaixei, ele acionou. Olhei e estava quase alinhado. Como não balancei a bicicleta, ele se manteve zerado.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Jun 2018 as 19:53
Eu tbm tinha um velocímetro que ficava locão com bateria fraca. Shimano pro.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2018 as 04:00
Não que seja impossível, mas é improvável... É muito perto do que a média dos atletas do pro-tour, com as melhores equipamentos e preparos físicos do mundo, consegue em road bikes...



Numa MTB, pelo tamanho e pressão dos pneus, é pouco provável que se consiga passar de 80 km/h... Mas a parte mecânica é o de menos, o arrasto aerodinâmico que é o pulo do gato, e a posição de pilotagem não ajuda nada...
Eu to com dificuldade de passar dos 50 km/h com guidão de 700 mm e sem roupas coladas, por causa do arrasto... Se eu levanto o corpo, dá para notar bem certinho o vento me freando, e se eu volto a me abaixar, sinto a aceleração voltando... Mas como disse, até certo ponto, dali pra frente a bike simplesmente não acelera mais.
Voltar ao Topo
Binho RbSoft Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
SP
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binho RbSoft Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2018 as 11:47

É verdade. Eu já passei um tiquinho dos 80 Km/h na minha MTB, mas era uma descida e tanto e provavelmente o vento deu mais alguma ajuda no dia. Mais de 70 até quase 80 já consegui algumas vezes, tanto na MTB quanto na SPD. Ambas são mais pesadas que o normal. A MTB tem quase uns 18 Kg, é full suspension e até retrovisores ela tem. Já a SPD tem 13,5 Kg por ser quadro de aço. A verdade é que o peso até ajuda nas condições favoráveis  (descidas fortes e ventos a favor).
Voltar ao Topo
lLLF Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2017
RJ
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lLLF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2018 as 12:18
A minha MTB é uma Full suspension de alumínio com RS XC30, ou seja, não é leve.
Eu não sou competidor, no plano e sem vento contra, eu geralmente ando entre 20 e 30 km/h em velocidade de cruzeiro. Em subidas fortes, eu escalo entre 5 km/h e 10 km/h.
Eu tenho um pedivela 48/38/28 com cassete 40-11 de 9v. Eu raramente consigo usar os dois últimos cogs (13-11). Nas descidas "bem inclinadas", eu não pedalo e vou apenas no embalo.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Jun 2018 as 12:40
Com certeza isso aí foi algum erro , passar de 90 por hora é extremamente difícil , o vento é muito forte.
Pode ver vídeo na net geralmente os kras que passam estão de speed com relação monstra atrás de um caminhão.
Como eu falei aqui mesmo eu cheguei a 100 uma vez , no tobogã da contorno que é uma descida cabulosa aqui descendo de 53-11 , a bike até dava pedal mais não tinha como ir porque o vento não deixava , na época tbm eu pesava 55 se pesasse mais talvez conseguisse mais uns míseros km ai.

Pra ver qual é a descida aqui um kra de speed https://www.youtube.com/watch?v=rqp_yjOO-PU
Com 48-11 não dá pra chegar nisso nem mesmo com o embalo porque chega uma hora que o vento não deixa vc ir.
Qualquer carro faz 100 mais pra chegar a 200 vc precisa de muito mais potência.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 17181920>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X