Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubos: Rolamento x Esferas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubos: Rolamento x Esferas

 Responder Página  <1 45678 9>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2015 as 11:58
Originalmente postado por Jonhparis Jonhparis escreveu:

Deixei de comprar um paz de rodas Vzan Extreme MGZ recentimente. Se tivesse lido que elas rolam tão bem teria comprado. rsrs. Tenho uma 29 com cubos Shimano - não sei o modelo extato - só sei que na descida tenho um colega que sai diesparado. Já fizemso a "pareia" e ele ganhou fácil e fica me zoando. Também está uma chatice só regular o freio a disco para que não pegue absolutamente nada. Geralmente ao fim de alguma trilha alguma casquinha está pegando.


Não seria areia presa entre as pastilhas e o disco?


Editado por gladiator25 - 17 Jun 2015 as 11:58
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
simprao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Abr 2015
mg
Offline
Mensagens:275
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar simprao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2015 as 13:09
para na abrir outro topico resolvi perguntar aqui mesmo e espero que alguem me ajude
estou querendo dar um up em minha gonew e pssar ela para 27v mais estou na duvida em relaçao aos cubos,nao sei se coloco cubos shimanos alivio e troco os discos de freios devido ao modelo dos disco serem diferentes ou se uso cubo tsw de rolamento e aproveito os meu discos mesmos?
a diferença que mais notei em relaçao de um cubo e outro é o peso,os tsw tem mais ou menos 200 gramas abaixo do peso dos shimanos
se alguem puder me dar uma sugestao eu agradeço muito......
Voltar ao Topo
Liternit Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Jun 2011
-
Offline
Mensagens:2421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Liternit Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2015 as 17:38
Originalmente postado por ASCruz ASCruz escreveu:

Citar E por favor me fale quem já gastou uma bacia de um cubo Shimano? Isso é extremamente raro de acontecer com quem faz manutenção. Selado ou aberto no final é a mesma coisa desde que sejam qualidades equivalentes.

Pesquise que vc encontrará inúmeros relatos, muitos inclusive de sites gringos bastante conhecidos...

Na mesma proporção tem gente reclamando de cubos de rolamento, mas em cima da premissa que eu citei: uso de rolamentos de má-qualidade.

se for ler fórum é mais facil achar relatos de cubos Shimano com mais 10 anos de uso. Desinformação não ajuda em nada e esse mito de rolamento selado e aberto já foi batido a muito tempo, sendo bem fabricado os dois são equivalentes.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2015 as 18:41
As pessoas não leem as informações do tópico e continuam perpetuando o desconhecimento na base do achismo. E pra completar, da maneira que falam, parece que a diferença entre dois cubos é apenas o sistema de rolamento, sem levar em consideração os materiais usados, freehub, vedações, sistema de engates, etc, etc.

Vamos comprar um V8 Ford novo (rolamentos de cerâmica) e colocar num KA (Ximanu Altus), que vai ter o mesmo desempenho do Ford GT, porque agora usa rolamentos selados e não aquelas porcarias de esfera e bacia de lavar roupa suja cheias de graxa. LOL


Editado por FAB1000 - 19 Jun 2015 as 18:44
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2015 as 19:54
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

... e não aquelas porcarias de esfera e bacia de lavar roupa suja cheias de graxa. LOL

Cry Eu uso as "porcarias de esfera e bacias de lavar roupa suja cheias de graxa" porque as minhas bicicletas ficam guardadas na lavanderia LOLLOLLOL


Mas agora falando sério, como goiano:
"Eita assunto que não morre, sô! Tongue  "Xizuis credo em cruz, cada sistema tem vantagens e desvantagens e a escolha tem uma grande parcela de gosto pessoal.  É como sapato: tem gente que gosta com cadarço ("de amarrar"), tem gente que prefere mocassim ("sem nada para ter que amarrar").  Agora, chega de prosear e bora pedalar... " Wink
 
“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2015 as 20:54
Aqui eu lavo roupa em bacia com sabão pastoso, mas também uso a máquina de lavar e sabão líquido. Tudo depende da roupa ($$$$$) a ser lavada. Tongue

Daqui a pouco aparece um dizendo que o cubo Rodan que tem, com rolamentos NSK, é melhor que um cubo XTR ou Campagnolo Record de esferas. LOL


Editado por FAB1000 - 19 Jun 2015 as 20:56
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
ASCruz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2014
Ceará
Offline
Mensagens:192
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ASCruz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2015 as 01:43
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

As pessoas não leem as informações do tópico e continuam perpetuando o desconhecimento na base do achismo. E pra completar, da maneira que falam, parece que a diferença entre dois cubos é apenas o sistema de rolamento, sem levar em consideração os materiais usados, freehub, vedações, sistema de engates, etc, etc.

A minha intenção é falar apenas dos dois sistemas em si, e não comparar produtos.

Até pq seria inútil comparar, dada a variedade de modelos usando as duas opções de rolagem.

Quanto ao achismo, guarde pra vc... Eu falo do que conheço apenas.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2015 as 03:00




Editado por FAB1000 - 20 Jun 2015 as 03:22
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2015 as 03:05
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
leotpm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2012
Recife - PE
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leotpm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2015 as 09:47
Recentemente comprei um par de cubos xing ling de rolamento e os rolamentos mais xing ling ainda, então nem usei os rolamentos xingling troquei logo os rolamentos e coloquei tudo NSK. Como é meu primeiro cudo de rolamento eu girei o rolamento (nsk) na mão antes de montar, é normal ele novo ser meio amarradinho??? E a roda depois de montada também não ficou rodando tão livre como esperava ( testes feitos na mão com bike de ponta cabeça) os rolamentos são amarradinhos mesmo quando zero e depois se solta mais ou é defeito dos rolamentos???
Voltar ao Topo
LucasC Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jun 2012
Uruaçu - Goiás
Offline
Mensagens:674
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucasC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2015 as 10:18
O certo é eles virem 100%. Se estiver "travando" tá com problemas.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2015 as 12:00
Todo sistema é um pouco mais "preso" no começo. Com o uso ele vai melhorar.
Mas, como o Lucas escreveu, se ele estiver travando, aí realmente tem problema.

Um rolamento rodar "na mão" mais do que outro não quer dizer muita coisa, já que o que vale é ele sob carga. Wink

Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
leotpm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2012
Recife - PE
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leotpm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2015 as 12:51
Opaaa, valeu pessoal. Eles não estão travando. só pensei que fosse mais solto, mas deixar eu usar pra valer e testar. vou upar uns vídeos que fiz.
Voltar ao Topo
leotpm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2012
Recife - PE
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leotpm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2015 as 13:11
Roda Traseira

https://www.youtube.com/watch?v=7VOCgLXjf7A
Voltar ao Topo
leotpm Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Set 2012
Recife - PE
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leotpm Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jul 2015 as 13:17
Roda Dianteira 

https://www.youtube.com/watch?v=vk8QHGZQgJA
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2015 as 19:33
A tecnologia empregada em novos rolamentos tem superado as expectativas e demolido recordes.
Os novos super-rolamentos low-friction (de baixo atrito) tem oferecido importante vantagem para ciclistas de ponta como Contador e Cancellara (by the way: fique bom logo, Cancellara!Embarrassed).
Vejam essa matéria com vários vídeos mostrando a diferença entre os super-rolamentos, que prometem reduzir o atrito de rolamento em até 10 vezes e os rolamentos tradicionais, mesmo que de excelente qualidade:

“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2015 as 21:08
Mas pode existir rolamento 100x melhor que outro. O problema é que no geral com todas as resistências impostas numa bike, como aerodinâmica, gravitacional, rolamento, etc. Isso acaba tendo muito menos influência do que os badalados 10x. E nunca vai dar 3,7% no geral de uma bike como afirmam.
Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2015 as 21:46
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

A tecnologia empregada em novos rolamentos tem superado as expectativas e demolido recordes.
Os novos super-rolamentos low-friction (de baixo atrito) tem oferecido importante vantagem para ciclistas de ponta como Contador e Cancellara (by the way: fique bom logo, Cancellara!Embarrassed).
Vejam essa matéria com vários vídeos mostrando a diferença entre os super-rolamentos, que prometem reduzir o atrito de rolamento em até 10 vezes e os rolamentos tradicionais, mesmo que de excelente qualidade:


só para lembrar os "desavisados" (ou melhor, desatentos) sobre alguns fatos:

- estamos num fórum onde há ciclistas de mtb e speed. a matéria do link acima é específica para bikes speed (bikes top, de competição);

- os tais super-rolamentos não provam a superioridade sobre os cubos de esferas, usados nas mountain-bike, pois são modalidades muito diferentes.


Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2015 as 10:34
Em termos de desempenho você está errado em sua afirmação.

Eu sempre falei que não tem diferença a escolha por um ou outro sistema para nós, ciclistas ou competidores de final de semana, com produtos padrão do mercado. Mas nesse caso estamos comparando coisas diferentes, não é um rolamento padrão SKF ABEC5 com uma bacia e esferas do cubo XTR ou Dura Ace, que é o topo do sistema de esferas que qualquer um pode comprar sem ficar falido, mas sim rolamentos que são melhores do que aqueles que seriam equivalentes a bacia com esferas do XTR/ Dura Ace.

Isso daí é um produto especial, fora do convencional, fora do mercado diário, é coisa do padrão da F1. Ou seja, vanguarda tecnológica. Os caras não falam de graxa, mas sim de óleo, não usam retentores que diminuem o arrasto, etc, etc. 

Então, dependendo de quem for usar, vai ter sim vantagem final no uso e vai ser melhor do que o melhor cubo de cones e esferas. Para nós, esquece que não vamos ganhar nada, a não ser um bolso furado com os rolamentos e com a manutenção, que deverá ser constante e numa frequência bem maior do que fazemos com qualquer cubo que utilize rolamentos convencionais ou de esferas. Mas na mão de quem já está no limite do desempenho físico, independente da modalidade, e que qualquer ganho faz diferença, é interessante o investimento desde que não se comprometa os custos, desequilibrando a qualidade geral da bicicleta.

Reza a lenda que o Armstrong, que independente do problema com o doping era bem meticuloso e procurava qualquer vantagem, fazia uso, junto ao seu mecânico principal, de aplicação de óleos no lugar de graxa em seus sistemas rolantes, procurando ter o mínimo de fricção, assim como seus pneus tubulares, feitos com borracha natural, ficavam em uma espécie de adega, com temperatura, umidade e incidência de luz controlados, curando por anos até que ficasse no ponto pra uso, tendo o mínimo de resistência a rolagem. (obviamente ele tinha um cara especializado nesse trabalho) 

Então, nesse nível, toda a vantagem é válida, e esses super rolamentos estão nesse patamar superior a qualquer sistema de bacias e esferas. Mas a pessoa precisa ter discernimento para saber o que se está comparando.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Andrezão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2015
Curitiba/PR
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Andrezão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2015 as 14:28
Uso numa bike do dia-a-dia - uma Sundown Shima 2000 - uns cubos Sovos de alumínio, esferados, desde 1994. Consegui entortar o eixo traseiro, e mesmo assim, nestes 21 anos, nunca tinha aberto para fazer manutenção. Na troca do eixo, vi que estavam intactos, e provavelmente vão aguentar muito tempo ainda. Em uma outra MTB, uso os Shimano RM-35, os mais simples para freio a disco, há um ano, também esferados, e também sem nenhum inconveniente.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Nov 2015 as 21:36
Originalmente postado por Andrezão Andrezão escreveu:

Uso numa bike do dia-a-dia - uma Sundown Shima 2000 - uns cubos Sovos de alumínio, esferados, desde 1994. Consegui entortar o eixo traseiro, e mesmo assim, nestes 21 anos, nunca tinha aberto para fazer manutenção. Na troca do eixo, vi que estavam intactos, e provavelmente vão aguentar muito tempo ainda. Em uma outra MTB, uso os Shimano RM-35, os mais simples para freio a disco, há um ano, também esferados, e também sem nenhum inconveniente.


Rapaz . 21 anos sem abrir e bons ainda é um recorde ein , meu c-20 tem 22 mais ja ta no fim da vida , o freehub ta com muita folga já , imagino que as esferas la dentro ja tenham quase virado pó.
Voltar ao Topo
Jonhparis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2015
Maceió
Offline
Mensagens:87
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonhparis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2015 as 11:44
Gosto que as rodas rolem fácil e que não precise de manutenção constante, pois não gosto de mecânico pondo a mão em minha bike. A maioria que já tive contato são uns porcos. Por isso minha preferência total são pelo rolamentos. A manutenção é trocá-los quando estão ruins. Usei os originais de uma roda por 5 anos. 
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 16:22
Desenterrando o topico...


rolamentos e esferas para quem nao e profissional nao faz muita diferença...a questao e que o rolamentado e mais facil de fazer a manutenççao pois as esferas nao ficam soltas, e tbm é mais dificil de pegar folga pq as esferas ficam "blindadas" como naqueles rolamentos de carrinho de rolimã...

mas nao sei pq, eu gosto do sistema de esferas..kkkkk gosto de fazer aquela manutençao, limpar, colocar graxa nova, esferas novas, abrir ver como estar, e dar o aperto que me seja conveniente... sei la,  e questao de gosto..


mas como eu disse, para quem nao e profissional, a diferença de desempenho e minima...tem gente que faz o aperto de um cubo de esferas que nao fica folga, e fica igual ou ate melhor que um cubo rolamentado...


basicamente e isso, os dois usam esferas so que um as esferas ficam em uma bacia e o outro as esferas sao blindadas em um rolamento...

tenho duas bikes uma com esfera aro 26 e uma rolamentada aro 29... nao sinto diferença nenhuma no desenvolvimento, apenas pela questao do tamanho do aro... somente..



Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Fev 2016 as 16:31
É muito difícil mesmo alguém perceber a diferença, pois estamos falando de resistências ao rolamento ínfimas se comparadas com os pneus. A desvantagem mesmo de esferas é que as bacias gastam e aí não tem reposição.
Voltar ao Topo
motocareca Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Mai 2014
são paulo
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar motocareca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2016 as 14:35
senhores, boa tarde... fazendo manutenção do cubo, fui comprar esferas novas pra trocar pelas velha, na loja o cara me disse que naõ tem mais esferas, mas eu poderia colocar rolamento nos cubos (cubo alivio m435)... alguem já fez? colocar rolamento no cubo de esfera?
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mar 2016 as 17:54
Originalmente postado por motocareca motocareca escreveu:

senhores, boa tarde... fazendo manutenção do cubo, fui comprar esferas novas pra trocar pelas velha, na loja o cara me disse que naõ tem mais esferas, mas eu poderia colocar rolamento nos cubos (cubo alivio m435)... alguem já fez? colocar rolamento no cubo de esfera?


Vai numa casa de ferragens, que o pessoal deve ter esferas de rolamento do mesmo tamanho, leve algumas para servir de referência, Lojas especializadas em rolamentos também costumam ter esferas avulsas para vender e seria o mais indicado para procurar primeiro.....
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
...DOSTO... Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 29 Jan 2016
bahia
Offline
Mensagens:421
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ...DOSTO... Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 00:56
oxoxoxo..todo lugar tem esferas...aqui na minha cidade, ate na padaria vende..kkkkkkkkk
Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2016 as 05:45
Para tornar mais interessante a questao dos  Cubos com Rolamento  ou  Esferas :: existe uma tecnologia  com  rolamentos  sem  a    aranha ( espaçador entre as esferas ) ::  vez que o espaçador ocupa espaço entre as esferas,  aumenta o atrito dentro do rolamento, e causa arrastamento no movimento  a  eliminação  do  espaçador  muda a forma de considerar os rolamentos.

  Esta mesma tecnologia aplicada aos   rolamentos  tambem se  aplica  aos cubos  vez que  os  cubos  são  um  esquema   em que   não se trocam  as  pistas de rolamento que vem dentro do cubo, se trocam  apenas as esferas.

 A pergunta que fica  ::  Melhores cubos ja fazem uso dessa tecnologia ? :: Ja se pode conseguir esses  rolamentos no mercado ?

Da pra acrescentar uma nota   ::  as  empresas  que  fabricam  cubos de bike  de melhor qualidade  justificam  a  opção   em que   as forças  de  pressão  nas esferas  na bike  não são  verticais (como as do rolamento) e sim  são  laterais ;  daí  que  os  cubos  fazem  ajuste  justamente pela lateral  das esferas ::  mas tem uma outra para acrescentar  que  existem cubos industriais  que  fazem  ajuste das esferas  pelas  laterais,  --mas...não para bikes pelo que sei  ::  a questão  então  na pratica  é que  os  cubos de melhor qualidade  e  os  rolamentos de melhor qualidade são os corretos  ;  não posso dizer qual o melhor , mas com certeza posso dizer qual são os piores ...os mais baratos.

Aqui  os  videos  para  quem quiser ver  os  Rolamentos  sem  espaçador  e  perceber na pratica  a diferença  entre ambos.

Greaseless bearings that eliminate sliding friction #DigInfo - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=h9O5QQuFgrc

Bearing with least friction - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=gJygDep-FSQ





Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2016 as 15:12
Originalmente postado por lucianolll lucianolll escreveu:

Para tornar mais interessante a questao dos  Cubos com Rolamento  ou  Esferas :: existe uma tecnologia  com  rolamentos  sem  a    aranha ( espaçador entre as esferas ) ::  vez que o espaçador ocupa espaço entre as esferas,  aumenta o atrito dentro do rolamento, e causa arrastamento no movimento  a  eliminação  do  espaçador  muda a forma de considerar os rolamentos.

  Esta mesma tecnologia aplicada aos   rolamentos  tambem se  aplica  aos cubos  vez que  os  cubos  são  um  esquema   em que   não se trocam  as  pistas de rolamento que vem dentro do cubo, se trocam  apenas as esferas.

 A pergunta que fica  ::  Melhores cubos ja fazem uso dessa tecnologia ? :: Ja se pode conseguir esses  rolamentos no mercado ?

Da pra acrescentar uma nota   ::  as  empresas  que  fabricam  cubos de bike  de melhor qualidade  justificam  a  opção   em que   as forças  de  pressão  nas esferas  na bike  não são  verticais (como as do rolamento) e sim  são  laterais ;  daí  que  os  cubos  fazem  ajuste  justamente pela lateral  das esferas ::  mas tem uma outra para acrescentar  que  existem cubos industriais  que  fazem  ajuste das esferas  pelas  laterais,  --mas...não para bikes pelo que sei  ::  a questão  então  na pratica  é que  os  cubos de melhor qualidade  e  os  rolamentos de melhor qualidade são os corretos  ;  não posso dizer qual o melhor , mas com certeza posso dizer qual são os piores ...os mais baratos.

Aqui  os  videos  para  quem quiser ver  os  Rolamentos  sem  espaçador  e  perceber na pratica  a diferença  entre ambos.

Greaseless bearings that eliminate sliding friction #DigInfo - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=h9O5QQuFgrc

Bearing with least friction - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=gJygDep-FSQ







Os cubos da Shimano não tem esses espaçadores( alguns chamam de colar de esferas), as esferas são colocadas diretamente entre a bacia e o cone......


Editado por zex - 06 Mar 2016 as 15:12
Por favor me corrijam se eu estiver errado...
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2016 as 15:33
Essas bacias da Shimano tem algum revestimento em aço?
Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2016 as 07:37
Originalmente postado por zex zex escreveu:

Originalmente postado por lucianolll lucianolll escreveu:

Para tornar mais interessante a questao dos  Cubos com
 ######  Explicando  e  acrescentando  a referencia
Rolamento  ou  Esferas :: existe uma tecnologia  com  rolamentos  sem  a    aranha ( espaçador entre as esferas )
######
Aqui  os  videos  para  quem quiser ver  os  Rolamentos  sem  espaçador  e  perceber na pratica  a diferença  entre ambos.



Os cubos da Shimano não tem esses espaçadores( alguns chamam de colar de esferas), as esferas são colocadas diretamente entre a bacia e o cone......


Exato :  cubos  da  Shimano  não tem  espaçadores  ::  justamente   antigamente  os cubos  que  vinham  com    a    aranha,  tanto  no  cubo  quanto  no  movimento central de bikes antigas, não me refiro as mais caras,   costumava-se   tirar   a   aranha   e   trocar  por  esferas somente, com a ressalva  que  fazendo assim  se  deveria  manter o mecanismo bem ajustado para não haver folga demasiada   e   encostar as esferas dentro.

Mas   me  refiro   a  nova  tecnologia   que   provoca  um  alinhamento das  esferas  sem  encostarem   utilizando    ranhura    interna   dentro  da   pista  de rolamento  das esferas;  tambem  essa  tecnologia   de     ranhura   na  pista    esta  associada   a   uma   melhor   forma de contorno concavo nas pista de rolamento interna e externa;  de  contato   entre   as   esferas  e  as  pistas  de rolamento, para conseguir   manter   as esferas   internamente quando  parado o rolamento  e tambem  melhorar  as  superficies de contato. ::  aqui fica a mensão  que  cubos   de  melhor  qualidade   podem   vir  de   fabrica   com   uma   camada   de   material   ceramico   internamente nas pistas, justamente com objetivo  de  reduzir o atrito  e  aumentar a durabilidade.
 

 Parece-me  que  nos  cubos    as   esferas   não  entram  em   contato  justamente  porque  estão  bem  ajustadas  devido  ao ajuste   e ao formato  conico    das pistas   que   ficam  ajustadas  lateralmente justamente para esse objetivo.

Mas   a   tecnologia   de  utilizar   ranhura  interna   na pista  de rolamento  é  recente.  Verifique  em  detalhes  no  video  que postei o endereço ::  não  se trata   de  manter  as  esferas  alinhadas  sem  encostarem   devido  ao  ajuste  preciso  e  em posição  conica  e, sim   em  tecnologia   de   ajustar   a    aceleração   das  esferas  para   ficarem  bem  alinhadas.

Essa  tecnologia   foi  desenvolvida   originalmente   para    Rolamentos   , de todo tipo ,  incluso  para   rolamentos  grandes;   uma nota: nem sequer  se  indaga  usar  esferas  sem  aranha  em uma  moto  ou  carro(digo  os que ja temos, não essa nova tecnologia onde o caso pode ser diferente);   justamente   que   em alta  velociade   encostar  uma  esfera  na outra no rolamento   automaticamente   iria  danificar  a  esfera  ou o proprio  rolamento  devido  ao  calor  de  fricção, expansão  do metal e rupturas na esfera ::  Causaria   um   travamento  do  Rolamento  ; pensa  em uma  bike ou moto ou  outro veiculo   travando   um  dos  rolamentos   a  50km/h - 100km/h;  por isso  justamente    obrigatorio   se    utilizam  os   Rolamentos nesses  veiculos(..segurança).

Aquilo  de  usar  esferas  soltas em  um  cubo  atualmente  não significa  usar  a  tecnologia  de   Rolamento  Centralizado  de  Modo  Autonomo :: aí  que repousa  a  pergunta?:: qual  o aumento  de  desempenho em Rolamentos e ou Cubos  que utilizem essa nova tecnologia :: conjunto a uma nova  pergunta?::  alguma sugeira ou residuo  pode  travar um rolamento  com essa tecnologia ou  isso não acontece?. ;     veja  que não estou  defendendo ou  criticando  e sim  buscando.

A  tecnologia  recente   de   alinhar   as  esferas  com  ranhura  dentro  do  Rolamento  corrige  a  aceleração e  alinhamento  das  esferas  de modo  autonomo  enquanto  rodam  nas pistas de  rolamento.

    Autonoma  Centralização  das  Esferas  nas pistas de Rolamento

Verifique   em  detalhe   visualmente   como  funciona  a  tecnologia.

The bearing which a ball does not contact - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=wN0vhXGVHnI

Greaseless bearings that eliminate sliding friction #DigInfo - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=h9O5QQuFgrc

Bearing with least friction - YouTube
https://www.youtube.com/watch?v=gJygDep-FSQ



d/
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3742
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2016 as 09:22
Dificilmente um rolamento trava mesmo quando danificado , eu ja vi cubo de cone e copo e rolamentos diversos se esfarelando mais nunca travando.
A vantagem desse sistema ai no próprio video ja diz , é o fato de não precisar de lubrificação pois não tem atrito e aparentemente rola mais tbm.
Voltar ao Topo
lucianolll Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2014
Parana
Offline
Mensagens:73
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianolll Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2016 as 09:47
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Dificilmente um rolamento trava mesmo quando danificado , eu ja vi cubo de cone e copo e rolamentos diversos se esfarelando mais nunca travando.
A vantagem desse sistema ai no próprio video ja diz , é o fato de não precisar de lubrificação pois não tem atrito e aparentemente rola mais tbm.


Bikemagazine – O segredo dos super-rolamentos de Cancellara, Contador e cia
http://www.bikemagazine.com.br/2015/07/o-segredo-dos-super-rolamentos-de-contador-cancellara-e-cia/


Voltar ao Topo
Deco Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Jan 2009
-
Offline
Mensagens:114
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Deco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mar 2016 as 16:25
Tenho um cubo XT 1998 devo ter feito manutenção nele umas 4 ou 5 vezes no máximo, está perfeito ainda. Não sinto diferença para a everest XC que uso atualmente.
Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2016 as 16:02
Matéria do "Pedal" sobre a diferença, vantagens e desvantagens entre os sistemas copo e cone (Shimano) e com rolamentos industriais (Vzan, entre outros):

“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2016 as 17:39
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Matéria do "Pedal" sobre a diferença, vantagens e desvantagens entre os sistemas copo e cone (Shimano) e com rolamentos industriais (Vzan, entre outros):


essa matéria aí se limita a explicar o básico das diferenças entre cubos x rolamentos.

o texto tá muito sucinto e não explica melhor porque a shimano escolheu cubos pra MTB.

leigo ainda tem na cabeça o estereótipo que rolamento é SEMPRE melhor que cubo. 

a melhor resposta é DEPENDE: 
depende do tipo da bike (é pra MTB ou SPEED?); 

depende da qualidade da peça (é de grupo barato ou grupo top?). porque é muita ingenuidade botar rolamento xing-ling numa bike mtb barata e achar que vai ter rolagem melhor que um cubo XTR.
Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
Ramai Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2014
Itaberaba - BA
Offline
Mensagens:1464
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramai Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2016 as 15:43
Citar
Bikemagazine – O segredo dos super-rolamentos de Cancellara, Contador e cia
http://www.bikemagazine.com.br/2015/07/o-segredo-dos-super-rolamentos-de-contador-cancellara-e-cia/



Caraca! Giram muito!!!! Fiquei abismado! LOL, o cassete não queria mais parar! LOL

E 3,7% de ganho é bastante para o nível de competição desses caras! Smile


Editado por Ramai - 01 Abr 2016 as 15:45
Scott
Bikes e aviões <3
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2016 as 18:54

Os cubos de esferas Shimano geralmente usam selos duplos de labirinto. Estes servem para evitar que o ar seja sugado e junto com o ar, poeira que iria grudar na lubrificação interna. Mas não é uma blindagem contra água propriamente dita. Mas como existe uma película de óleo nos selos, acaba que a água fica separada do ar preso no labirinto.

Quem lançou os tais rolamentos selados foi Phil Wood, mas eles não funcionavam a contento, justamente por não serem duplos e não ter o espeço de ar dentro. Hoje em dia a Chris King também não tem esse espaço de ar e tenta compensar isso com um selo ultra justo que acaba gerando drag e que necessita de um óleo especifico.

Antigamente a Campagnolo e Fulcrum também usavam esferas, depois na roda top a Campagnolo foi para rolamento de cartucho e hoje não sei. Mas a Campagnolo vendia bacia de reposição para os cubos, coisa que não tem nem como trocar nos Shimano. Agora esse papo de cargas diagonais é papo, vários rolamentos de cartucho isam contato diagonal também. E quando a Shimano usa o termo “rolamento industrial” parece até que é por má fé, para transparecer que é um rolamento de máquina pesada, etc.

 

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (3) Agradecimentos(3)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2016 as 19:12
Em vários testes de rolamentos (cubos e movimento central), ficou claro uma coisa inesperada. A resistência ao rolamento não tem grande diferença entre esferas de aço ou de cerâmica. As diferenças se dão comparando rolamentos baratos com caros, sendo que os baratos tem menor resistência a rolagem. Visto que a resistência a rolagem é intrinsecamente ligada aos selos e, nos modelos mais caros, o sistema de vedação é mais eficiente.
 
Fora isso um pneu de MTB tem em asfalto rugoso um Cr de 0,008 e um rolamento tem na ordem de 0,000054.
 
Um ciclista de 77kg + bike de 10 kg = 87kg. Num inclinação de 3%. Com Cr de rolamento no piso de 0,008 e sem vento frontal, ao nível do mar, vai precisar de 99,3W para se manter a 9 m/s. Sendo que isso é distribuído da seguinte forma:
26,1% para vencer a resistência aerodinâmica
14,9% a resistência a rolagem
55,8% a força da gravidade
1,8% a resistência aerodinâmica da roda da frente
1,4% a resistência aerodinâmica da roda traseira
 
Quer dizer que a resistência a rolagem é só 14,9% nessa situação. Onde desses 14,9%, 99,32% corresponde ao rolamento dos pneus e 0,67% ao rolamento dos rolamentos. Por isso é muito difícil sentir algo mudando rolamento. A não ser em laboratório ou trocando uma roda com problemas por outro nova.


Editado por Fabio - 18 Nov 2020 as 11:56
Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2016 as 21:41
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:


 ...
 
Quer dizer que a resistência a rolagem é só 14,9% nessa situação. Onde desses 14,9%, 99,32% corresponde ao rolamento dos pneus e 0,67% ao rolamento dos rolamentos. Por isso é muito difícil sentir algo mudando rolamento. A não ser em laboratório ou trocando uma roda com problemas por outro nova.

é disso que eu gosto. argumentos técnicos que esclarecem. e olha que o teste que citou foi em ASFALTO. acredito que numa trilha, ou mesmo num estradão, essa mísera porcentagem de 0,67% se anula, e acaba que não há vantagem de rolamento contra cubos.

mas Fábio, daonde tu tirou esses dados tão específicos?


Editado por G4rF13ld - 01 Abr 2016 as 21:45
Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 45678 9>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X