Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubos: Rolamento x Esferas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubos: Rolamento x Esferas

 Responder Página  <1 23456 9>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2012 as 14:19
Originalmente postado por 18MCDV6 18MCDV6 escreveu:


Tudo bem que num cubo que já precisou manutenção isso é o correto a se fazer, mas e nos cubos novos, o torque de aperto realizado na fábrica é o ideal para que não acarrete desgastes prematuros nesses componentes, ou devemos realmente fazer tal ajuste quando recém adquirimos novos cubos?


Não aconselho abrir o cubo quando ele estiver 0km.
Uma hora será necessário realizar a manutenção, neste período deve-se tomar cuidado com o excesso de aperto para não gerar desgaste prematuro.
Tal regra também é válida para folga, pois neste caso também ocorre o desgaste prematuro.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
adrianocwb Ver Drop Down

Banido

Cadastrado em: 07 Jan 2013
pinhais
Offline
Mensagens:59
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianocwb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2013 as 20:19

Sou novo no fórum, mas acompanho as discussões aqui já faz um bom tempo. 

Com relação a cubos rolamentados, teve um colega acima que falou que quem usa Rodan não tem que dar nem opinião, sinceramente, acho lamentável esse tipo de elitismo, nem todas as pessoas podem comprar um cubo de 200 conto (ou mais). 

Eu sempre preferi peças mais resistentes (e baratas) para montar minhas bikes, uma delas, que acabei de vender, esta com o mesmo cubo rolamentado, RODAM,  com mais de 14 mil km, de trilhas, chuva, estradões e uso urbano intenso, foi trocado os rolamentos do traseiro 2 vezes em 5 anos de uso, o dianteiro somente uma vez e das outras vezes que fiz revisão na bike (1x ao ano em média) só  foram lubrificados os rolamentos. Já vi cubos de esferas durarem até mais que isso, mas cubos top, custando 4 ou 5 vezes mais. 

sempre indico para colegas que querem montar uma bicicleta barata colocarem estes cubos, melhor custo beneficio, resistência, durabilidade não há. Já se for comparar um cubo de esfera top, e um rolamentado top, acredito que a diferença não é tão grande assim, mas com vantagem para os rolamentados pela durabilidade. 

Voltar ao Topo
klunker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Mairipa/Sampa
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klunker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2013 as 23:45
Originalmente postado por adrianocwb adrianocwb escreveu:

Sou novo no fórum, mas acompanho as discussões aqui já faz um bom tempo. 

Com relação a cubos rolamentados, teve um colega acima que falou que quem usa Rodan não tem que dar nem opinião, sinceramente, acho lamentável esse tipo de elitismo, nem todas as pessoas podem comprar um cubo de 200 conto (ou mais). 

Eu sempre preferi peças mais resistentes (e baratas) para montar minhas bikes, uma delas, que acabei de vender, esta com o mesmo cubo rolamentado, RODAM,  com mais de 14 mil km, de trilhas, chuva, estradões e uso urbano intenso, foi trocado os rolamentos do traseiro 2 vezes em 5 anos de uso, o dianteiro somente uma vez e das outras vezes que fiz revisão na bike (1x ao ano em média) só  foram lubrificados os rolamentos. Já vi cubos de esferas durarem até mais que isso, mas cubos top, custando 4 ou 5 vezes mais. 

sempre indico para colegas que querem montar uma bicicleta barata colocarem estes cubos, melhor custo beneficio, resistência, durabilidade não há. Já se for comparar um cubo de esfera top, e um rolamentado top, acredito que a diferença não é tão grande assim, mas com vantagem para os rolamentados pela durabilidade. 



Boa meu brother! 

Eu já usei muito esses cubos RODAN, girei muita estrada, trilha e ciclotour. Renderam-me muito! 

O que faz o ciclista não é seu equipamento, mas sim ter perna e raça (o que nenhuma bike , não importa o preço, proporciona), razão pela qual eu também abomino qualquer "elitismo".

Como mudei de bike, o estilo de pedal mudou, e consequentemente trocam-se as peças; atualmente uso sistema k7. Não sei exatamente a quantas anda a qualidade dos cubos rodan, mas quando usava não tive do que reclamar.

O que não compraria são aqueles cubos roletados viper e semelhantes, pois é sabido que não têm qualidade alguma.
Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!
Voltar ao Topo
RangersMTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mar 2013
Brasil
Offline
Mensagens:71
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RangersMTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Abr 2013 as 13:30
essas rodas extreme sao boas ? 
Ranger MTB akii.
Voltar ao Topo
Arge Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Set 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arge Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2013 as 18:42
Pessoal, não sei se posso postar links aqui. Em todo o caso, segue um texto sobre rolamento x esferas. Faz sentido, rolamentos não cônicos usados nos cubos suportam força axial ao passo que as esferas podem suportar axial e transversal. A minha bike eu acabei de comprar (Caloi 29) e está com cubo de fábrica, bem ruim, por sinal. Mas vou quebrar o galho por enquanto até pegar mais ritmo de bike. Há tempos que estou parado.

http://www.ciadopedal.com.br/blog/por-que-a-shimano-usa-esferas-e-nao-rolamentos-em-seus-cubos/ - http://www.ciadopedal.com.br/blog/por-que-a-shimano-usa-esferas-e-nao-rolamentos-em-seus-cubos/
Voltar ao Topo
Augusto82 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Abr 2013
Birigui
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Augusto82 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2013 as 20:41
Originalmente postado por Arge Arge escreveu:

Pessoal, não sei se posso postar links aqui. Em todo o caso, segue um texto sobre rolamento x esferas. Faz sentido, rolamentos não cônicos usados nos cubos suportam força axial ao passo que as esferas podem suportar axial e transversal. A minha bike eu acabei de comprar (Caloi 29) e está com cubo de fábrica, bem ruim, por sinal. Mas vou quebrar o galho por enquanto até pegar mais ritmo de bike. Há tempos que estou parado.

http://www.ciadopedal.com.br/blog/por-que-a-shimano-usa-esferas-e-nao-rolamentos-em-seus-cubos/ - http://www.ciadopedal.com.br/blog/por-que-a-shimano-usa-esferas-e-nao-rolamentos-em-seus-cubos/


Interessante... mas eu prefiro as shimanos... não tem iguais!!!
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Abr 2013 as 23:02
Originalmente postado por Arge Arge escreveu:

Pessoal, não sei se posso postar links aqui. Em todo o caso, segue um texto sobre rolamento x esferas. Faz sentido, rolamentos não cônicos usados nos cubos suportam força axial ao passo que as esferas podem suportar axial e transversal. A minha bike eu acabei de comprar (Caloi 29) e está com cubo de fábrica, bem ruim, por sinal. Mas vou quebrar o galho por enquanto até pegar mais ritmo de bike. Há tempos que estou parado.

http://www.ciadopedal.com.br/blog/por-que-a-shimano-usa-esferas-e-nao-rolamentos-em-seus-cubos/ - http://www.ciadopedal.com.br/blog/por-que-a-shimano-usa-esferas-e-nao-rolamentos-em-seus-cubos/</a>



Bem interessante, mas no final das contas , o que vale é a preferencia de cada um. Um cubo de rolamentos ruins vai ser inferior a um bom de esferas, mas o de esferas se for mal montado, não vai girar tanto quanto um bom de rolamentos.


A Shimano encontrou um bom coeficiente na fabricação dos componentes internos do cubo, principalmente BACIAS e CÔNICOS. Existem processos bem mais complicados na sua fabricação , no tratamento químico e físico das partes moveis.

Cubos de rolamentos , são muito mas simples de serem fabricados , acho que é um dos motivos de estarem aparecendo inúmeras marcas

Editado por Amatinho - 24 Abr 2013 as 23:04
Voltar ao Topo
BAB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Dez 2011
.
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BAB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2013 as 17:24
Para mim rolamento é mais dificil dar problema mas quando dá só trocando por outro pois são blindados.
Voltar ao Topo
alamvilalves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2009
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alamvilalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2013 as 10:48
Pessoal, com um kit alivio, incluindo o seu cassete, teria alguma opção de cubo de rolamento? pesquisei e parece que todos de rolamento por aqui são de rosca? é isso?
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2013 as 11:12
Originalmente postado por alamvilalves alamvilalves escreveu:

Pessoal, com um kit alivio, incluindo o seu cassete, teria alguma opção de cubo de rolamento? pesquisei e parece que todos de rolamento por aqui são de rosca? é isso?

Shimano só faz cubos com esferas.
Voltar ao Topo
alamvilalves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2009
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alamvilalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2013 as 11:19
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

 
Shimano só faz cubos com esferas.

Isso eu sei cara. Acho que não me expressei muito bem. Será que existe algum cubo que eu possa utilizar de rolamento para usar com o grupo alívio? Não queria o cubo de esperas da shimano entende?
Voltar ao Topo
paulosav Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2012
São Paulo
Offline
Mensagens:956
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulosav Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2013 as 11:22
Originalmente postado por alamvilalves alamvilalves escreveu:

Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

 
Shimano só faz cubos com esferas.

Isso eu sei cara. Acho que não me expressei muito bem. Será que existe algum cubo que eu possa utilizar de rolamento para usar com o grupo alívio? Não queria o cubo de esperas da shimano entende?

Cubos baixo custo que eu conheço são os Quando, Joytech... Vc só precisa pegar o que seja para cassete, porém são pesadinhos... montei um par de Quando para cassete e disco 6 furos na bike da namorada... acho que foi uns 100 o par, comprei pela net na kfbikes...
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2013 as 11:26
Originalmente postado por alamvilalves alamvilalves escreveu:

Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

 
Shimano só faz cubos com esferas.

Isso eu sei cara. Acho que não me expressei muito bem. Será que existe algum cubo que eu possa utilizar de rolamento para usar com o grupo alívio? Não queria o cubo de esperas da shimano entende?

Por que já não pega um joguinho de rodas completas Everest XC? Rolamentadas, muito leves, fortes... acho que são as rodas mas usadas pelo pessoal das 26".
Voltar ao Topo
alamvilalves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Mai 2009
Offline
Mensagens:92
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar alamvilalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2013 as 14:10
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Por que já não pega um joguinho de rodas completas Everest XC? Rolamentadas, muito leves, fortes... acho que são as rodas mas usadas pelo pessoal das 26".

muito salgado! eu usava uns cubos VIPER que pra mim sempre atenderam, porém agora com alívio não posso usá-los pq eles são de rosca e preciso de uns para colocar o cassete alívio. Existem outros cubos roletados compatíveis?
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2013 as 14:45
Noh, existem vários cubos de rolamentos que aceitam cassete.
Procura no mercado livre pelos cubos Novatec, já usei, tem um excelente acabamento e um ótimo custo benefício.
Depois procura aqui no fórum sobre estes cubos, vai achar muita informação.
Sram também tem ótimos cubos de rolamento.
As rodas Overhill e Extreme da VZAN são ótimas e não são salgadas.

Originalmente postado por alamvilalves alamvilalves escreveu:


Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Por que já não pega um joguinho de rodas completas Everest XC? Rolamentadas, muito leves, fortes... acho que são as rodas mas usadas pelo pessoal das 26".


muito salgado! eu usava uns cubos VIPER que pra mim sempre atenderam, porém agora com alívio não posso usá-los pq eles são de rosca e preciso de uns para colocar o cassete alívio. Existem outros cubos roletados compatíveis?
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
Senhor Artur Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 27 Mar 2013
Brasil
Offline
Mensagens:50
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Senhor Artur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 00:24
cubo com rolamento roda mais e dura mais  
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 09:02
Originalmente postado por Senhor Artur Senhor Artur escreveu:

cubo com rolamento roda mais e dura mais  



Será?


Tenho cubos de esfera na minha antiga Speed , hoje aposentada , que rodaram quase 25 mil Km e ainda tem condições de rodar muito e eles nem tem vedação


Hoje estou colocando na minha MTB , cubos com rolamentos, Li bastante a respeito, mas não vi um comparativo SÉRIO entre cubos de esfera e rolamentos , mas da mesma categoria.

Bons Cubos de esfera, bem cuidados duram muito

Editado por Amatinho - 27 Abr 2013 as 09:11
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Abr 2013 as 12:48
Roda com rolamento rodam igual rodas de cônico quando novas e duram no máximo  5000Km ai tem que trocar o rolamento.
As de cônico podem rodar mais de 30000,00Km sem nem dar manutenção, presenciei um XTR 1° geração que passou de amigo para amigo com 90000,00 Km sem nenhuma manutenção, quando abrimos estava como novo e fechamos sem mexer, esta rodando até hoje.
 
Referência:  Mavic SLR 2012 e XTR M980 (Tive XTR e hoje tenho Mavic e XTR é mais roda).
 
Detalhe as Mavics já alinhei 2x em 1,5 anos e as XTR 1 vez em 4 anos.
Usó só em terra, lama, pedra etc e lavo com mangueira sem dó, para piorar peso > 90Kilos.
 
At. 


Editado por dts - 27 Abr 2013 as 13:01
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 19:44
Troquei as rodas da Bike. Tirei os cubos de esfera que não eram nenhuma maravilha, originais na GT AVALANCHE e coloquei um par de SUN RINGLÉ com rolamentos , sabe qual a diferença que senti?


Nenhuma ....


Kkkkk, bom não estava feliz com os que tinha e ia trocar de qualquer forma, ia colocar uns XT , mas acabei encontrando um conjunto de SUN RINGLÉ novos a preço muito bom. Estou feliz com a aquisição , mas pedalando não da para sentir que RODAM mais.

Continuo defendendo os de esfera BONS , pq no final o que vale é PREFERÊNCIA de cada um , ja que se comparar cada um tem sua vantagem e desvantagem
Voltar ao Topo
Amatinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Nov 2012
Sao Paulo
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amatinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 19:47
Originalmente postado por Amatinho Amatinho escreveu:

Troquei as rodas da Bike. Tirei os cubos de esfera que não eram nenhuma maravilha, originais na GT AVALANCHE e coloquei um par de SUN RINGLÉ com rolamentos , sabe qual a diferença que senti?


Nenhuma ....


Kkkkk, bom não estava feliz com os que tinha e ia trocar de qualquer forma, ia colocar uns XT , mas acabei encontrando um conjunto de SUN RINGLÉ novos a preço muito bom. Estou feliz com a aquisição , mas pedalando não da para sentir que RODAM mais, eles simplesmente , rodam e falar que modelo X roda mais do que Y é talvez um pouco leviano.

Continuo defendendo os cubos de esfera BONS , pq no final o que vale é PREFERÊNCIA de cada um , ja que se comparar , cada um tem sua vantagem e desvantagem
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Mai 2013 as 23:30
Originalmente postado por Amatinho Amatinho escreveu:

Troquei as rodas da Bike. Tirei os cubos de esfera que não eram nenhuma maravilha, originais na GT AVALANCHE e coloquei um par de SUN RINGLÉ com rolamentos , sabe qual a diferença que senti?


Nenhuma ....


Kkkkk, bom não estava feliz com os que tinha e ia trocar de qualquer forma, ia colocar uns XT , mas acabei encontrando um conjunto de SUN RINGLÉ novos a preço muito bom. Estou feliz com a aquisição , mas pedalando não da para sentir que RODAM mais.

Continuo defendendo os de esfera BONS , pq no final o que vale é PREFERÊNCIA de cada um , ja que se comparar cada um tem sua vantagem e desvantagem



Por isso que acho demais ler que o ara tinha cubos SLX ou similar e quando trocou por rolamentados Vzan, a sentiu CLARAMENTE que a roda gira muito mais.
Voltar ao Topo
Tux Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2011
Colider - MT
Offline
Mensagens:521
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tux Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2013 as 01:34
Eu tenho cubos Deore na minha bike, eu queria melhorar a rodagem, comprei um par de rodas Everest XC, acredito que vou sentir diferença, mas pelo fato da roda ser mais leve.

Quanto ao cubo Deore, estou rodando a 2 anos com a bike, nunca abri os cubos, e ainda está rodando bem... um amigo que comprou uma bike nova a pouco tempo, com cubos RM35 (Shimano também) não acompanha no embalo em nenhuma situação... toda vez, a mesma velocidade a gente para de pedalar e a minha ou pega mais embalo na descida, ou vai mais longe na subida.

E são 2 anos, 3000km sem nunca ter abrido.
Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2013 as 09:01
Resumindo todos os fatos rs... 

De espera só se for DuraAce ou Compagnolo fora isso eu não usaria e mesmo assim um de rolamento anda tanto quanto eles e da menos manutenção do que ambos.

Um cubo de rolamento "meia boa" anda com um XT que custa o dobro do preço
Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2013 as 10:56
Mas esse negócio de embalo dependo MUITO mais de pressão de pneu, composto de borracha e peso do ciclista/bike.
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2013 as 11:03
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas esse negócio de embalo dependo MUITO mais de pressão de pneu, composto de borracha e peso do ciclista/bike.

Eu também pensava assim Fabio, não conseguia acreditar que tivesse diferença somente na roda.

Mas, quando troquei minhas rodas com aros vzan escape e cubos shimano deore lx, para as rodas everest XC, coloquei exatamente os mesmos pneus e exatamente a mesma calibragem que eu sempre uso (sempre antes de pedalar confiro calibragem com uma bomba da cannondale que tenho com marcador).

Ou seja, mesmos pneus, mesma calibragem, mesma bike e rodas mais leve (teoricamente algo com peso menor deveria embalar menos que algo mais pesado). Mas eu fiquei impressionado com a diferença de giro das everest XC, a diferença de embalo é realmente muito perceptível. Além da diferença pras subidas (aí sim acredito que tenha sido mais pelo peso mesmo pois perdi quase 500gramas com esta troca de rodas), mas nas descidas a diferença só pode ser na qualidade das rodas, giram muito as danadas.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2013 as 16:39
eu ainda acho que as esferas estão sendo injustiçadas, mas uma coisa é fato: rolamentos possibilitam construir cubos mais leves, com eixos de alumínio e tudo o mais...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2013 as 17:53
Ué, e desde quando os eixos XT, XTR e Dura Ace de esferas não são de alumínio?

Editado por Fabio - 01 Ago 2013 as 17:53
Voltar ao Topo
Cancelado_04 Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 05 Jul 2013
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cancelado_04 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2013 as 18:34
se não me engano, cubo de esferas tem eixo de aço pois as esferas giram no eixo, que e cementado. já um cubo de rolamento, estes giram encapsulados em volta do eixo e não diretamente no eixo como nos cubos de esferas, me corrijam se eu estiver enganado.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2013 as 19:42
As esferas giram em contato com a bacia do cubo que também são de alumínio, porém com tratamento. E também sobre o cônico que geralmente é de aço. 

Mas os eixos dos cubos Shimano XT, XTR, Dura Ace e Ultegra são de alumínio faz tempo.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2013 as 21:07
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Ué, e desde quando os eixos XT, XTR e Dura Ace de esferas não são de alumínio?


eu não conheço detalhadamente esses cubos... mas pela lógica, os rolamentos permitem uma construção muito mais simples - e barata - com uso extenso de alumínio.

eu sou adepto dos cubos de esferas, nunca tive um de rolamentos... mas acho que olharei com carinho por conta disso!
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
IHSOYADAS Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Fev 2012
Manaus
Offline
Mensagens:315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IHSOYADAS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 19:40
Sem discutir sobre rolamentos e esferas... 
Gostaria de alguma sugestão para um par de rolamentos para MTB, que seja LEVE, e tenha um bom custo benefício... para montar numa roda 29er já tenho os raios perfilados de INOX e os Niples de aluminium, faltam os cubos e as lâminas...

Voltar ao Topo
IHSOYADAS Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Fev 2012
Manaus
Offline
Mensagens:315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IHSOYADAS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 19:43
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas esse negócio de embalo dependo MUITO mais de pressão de pneu, composto de borracha e peso do ciclista/bike.

Eu também pensava assim Fabio, não conseguia acreditar que tivesse diferença somente na roda.

Mas, quando troquei minhas rodas com aros vzan escape e cubos shimano deore lx, para as rodas everest XC, coloquei exatamente os mesmos pneus e exatamente a mesma calibragem que eu sempre uso (sempre antes de pedalar confiro calibragem com uma bomba da cannondale que tenho com marcador).

Ou seja, mesmos pneus, mesma calibragem, mesma bike e rodas mais leve (teoricamente algo com peso menor deveria embalar menos que algo mais pesado). Mas eu fiquei impressionado com a diferença de giro das everest XC, a diferença de embalo é realmente muito perceptível. Além da diferença pras subidas (aí sim acredito que tenha sido mais pelo peso mesmo pois perdi quase 500gramas com esta troca de rodas), mas nas descidas a diferença só pode ser na qualidade das rodas, giram muito as danadas.

Tenho uma Strada 2012, troquei as rodas originais que vem com cubos de esfera SHIMANO TIAGRA e coloquei umas Giant com cubos rolamentados, a bicicleta desce muito mais veloz que anteriormente....e o peso da bike ficou similar.....
Voltar ao Topo
rodrigaobike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2013
Ibitinga-SP
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rodrigaobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 20:35
  Boa noite , tudo jóia? Então, voce ja viu sobre os cubos novatec? Tem os D041/ D042 (uns 600g/par)  D711 / D712( 433g/par) e os D811/D812 (peso entre esses 2, não lembro exatamente)
  Eu uso o D041/042 e não tenho do que reclamar, rodam muito! Boa sorte na escolha e espero ter ajudado!Abraço.
Voltar ao Topo
IHSOYADAS Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 27 Fev 2012
Manaus
Offline
Mensagens:315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar IHSOYADAS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Ago 2013 as 22:50
Originalmente postado por rodrigaobike rodrigaobike escreveu:

  Boa noite , tudo jóia? Então, voce ja viu sobre os cubos novatec? Tem os D041/ D042 (uns 600g/par)  D711 / D712( 433g/par) e os D811/D812 (peso entre esses 2, não lembro exatamente)
  Eu uso o D041/042 e não tenho do que reclamar, rodam muito! Boa sorte na escolha e espero ter ajudado!Abraço.

Já ouvi falar nos NOVATEC... e vou verificar isso...
Tenho uma roda montada no SRAM x9... apenas por que já veio na bike...!!


Uploaded with ImageShack.us

Voltar ao Topo
josé welington Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2013
jaraguá do sul
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar josé welington Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 19:17
eu prefiro os rolamentos porque a manutenção é simples raramente você ira precisar troca-los pois duram bastante e o preço do cubo é caro mas depois o custo dos rolamentos quando é necessário trocalo o custo é muito baixo na minha cidade jaraguá do sul sc eu pago por um rolamento 4 reais num rolameno que tem velocidade muito boa e durabilidade otimaWink 
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 19:46
Esse rolamento de 4 reais deve durar uma eternidade. Bem mais que um XT de esferas. rs
Voltar ao Topo
G4rF13ld Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Out 2010
formosa-go
Offline
Mensagens:1915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Set 2013 as 20:35
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Esse rolamento de 4 reais deve durar uma eternidade. Bem mais que um XT de esferas. rs


deve? falou bem.

ainda bem que não foi uma afirmativa.
Eterno aprendiz
Voltar ao Topo
johannecoelho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jul 2013
Teresina
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar johannecoelho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2013 as 08:31
Comprei cubos de rolamento Rodan grid e ao chegarem em casa, tirei a tampinha do rolamento. Lasquei graxa para rolamentos, pois vi que eles vem pouco lubrificados. Resultado: ficaram mais macios e com certeza durarão mais.
Voltar ao Topo
Orca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2013
Brasil
Offline
Mensagens:15
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Orca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2013 as 08:41
Cubos de rolamento são melhores para "roads", não?

Para MTB os cubos de esferas são melhores, pelo menos é o que a Shimano explica sobre aquele papo de torções laterais e etc.

Será que os engenheiros da Shimano estão nos enganando?  Ermm
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2013 as 08:52
Mas as rodas de speed da Shimano também são esferas e da Campagnolo também, com exceção da que usa rolamento de cerâmica. E até as Vulcrum são de esferas.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 23456 9>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X