Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubos: Rolamento x Esferas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubos: Rolamento x Esferas

 Responder Página  <12345 9>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Cramu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Set 2011
Rio de Jaaneiro
Offline
Mensagens:43
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cramu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2012 as 15:06
terra e agua podem estragar as bilhas e pistas conicas dos cubos, mesmo com rolamentos, se estes forem abertos ... os melhores são fechados, que sofrem menos com isso.

mas se voce sempre limpar as pistas e bilhas e colocar graxa nova, eles irão durar bastante tempo.

caixa de direção e mov centrais tambem sofrem dos mesmos problemas.
Gustavo
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2012 as 15:56
Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:


Os deore durarem 10 anos, depende do uso (pouco uso), das condições do uso, do seu peso, etc e tal... não duvido, mas sinceramente, não seve de comparação! E ainda, que certamente se fossem abertos, estariam muito desgastados e inaproveitáveis (se buscasse algo próximo da perfeição na rolagem, como os novos)!


Cara, 10mil KM não é pouco uso, pois continuam sendo 10mik Km, independente de ser em 1 ou 10 anos. Na verdade, estes cubos ficaram parados 3 ou 4 anos. Em dezembro a roda passou por revisão e engraxamento e segundo o mecânico (não tenho mais tempo/saco pra lidar com isso), o estado dos cubos é 'normal'. Ou seja, não dá para medir o desgaste, pois só com ferramenta de precisão, mas se está normal, muito desgatado ou inaproveitável é que não está. As rodas estão lá, girando.

Isso só reforça que a qualidade e durabilidade são ótimas, pois em 10 anos (ok, que sejam 6) a graxa geralmente perde sua capacidade de lubrificação, viscosidade, ou o que for, e mesmo assim o cubo continua funcionando sem ratear.

Num cubo de rolamentos fechados, qual é a Km média para troca e manutenção? Qual é o custo disto? Tem que comparar preço de compra e gastos de manutenção após 5, 10 e 30mil Km, pegando o exemplo do Voodoo nos dura-ace.

Por fim, eu uso em todas as condições, asfalto, terra, buraqueira, seco, molhado, lama, pulos, etc.

Bom, de qualquer forma eu vou comprar uns circus monkey ou novatec pra 29 e vou começar a experimentar isso.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jun 2012 as 18:22
Foi o que disse. Que adianta rolamentos poderem ser trocados se tem que fazer isso direto. Melhor esfera que dure 10k km mesmo que depois troque o cubo. Até porque assim fica-se com um cubo sempre atualizado.
Voltar ao Topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2008
Offline
Mensagens:460
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 07:51
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:


Os deore durarem 10 anos, depende do uso (pouco uso), das condições do uso, do seu peso, etc e tal... não duvido, mas sinceramente, não seve de comparação! E ainda, que certamente se fossem abertos, estariam muito desgastados e inaproveitáveis (se buscasse algo próximo da perfeição na rolagem, como os novos)!



Cara, 10mil KM não é pouco uso, pois continuam sendo 10mik Km, independente de ser em 1 ou 10 anos. Na verdade, estes cubos ficaram parados 3 ou 4 anos. Em dezembro a roda passou por revisão e engraxamento e segundo o mecânico (não tenho mais tempo/saco pra lidar com isso), o estado dos cubos é 'normal'. Ou seja, não dá para medir o desgaste, pois só com ferramenta de precisão, mas se está normal, muito desgatado ou inaproveitável é que não está. As rodas estão lá, girando.

Isso só reforça que a qualidade e durabilidade são ótimas, pois em 10 anos (ok, que sejam 6) a graxa geralmente perde sua capacidade de lubrificação, viscosidade, ou o que for, e mesmo assim o cubo continua funcionando sem ratear.

Num cubo de rolamentos fechados, qual é a Km média para troca e manutenção? Qual é o custo disto? Tem que comparar preço de compra e gastos de manutenção após 5, 10 e 30mil Km, pegando o exemplo do Voodoo nos dura-ace.

Por fim, eu uso em todas as condições, asfalto, terra, buraqueira, seco, molhado, lama, pulos, etc.

Bom, de qualquer forma eu vou comprar uns circus monkey ou novatec pra 29 e vou começar a experimentar isso.

______________________________________________________________________________



Tá difícil compreender o post do forista, afinal incoerência gera incompreensão.


Post anterior de LinosFly - "Como me explica um par de cubos deore que usei por uns 10 anos em mtb sem nunca abrir para nada, e que chegaram nuns 10mil Km?"


Então, 10 anos de uso em mtb e NUNCA foram abertos e estão PERFEITOS, pode ser que esses cubos foram feitos exclusivamente de liga metálica com minério extraído dos anéis de SATURNO e a Shimano resolveu fazer um teste SURPRESA com o consumidor! 

Que sorte a sua hem! Vc poderá deixá-los de herança para os seus NETOS! E eles para os deles.... e sem nada de manu por uma ETERNIDADE!!!


Primeiro: manutenção depende do tipo de uso, se só asfalto e LAVAGEM DA BIKE EM CASA (correta), cada 2/3 mil km dependendo da qualidade da graxa utilizada. Se os usa na lama, passando em rios etc, na volta da pedalada (se for deore que não tem AQUELA blindagem contra água etc) deverá proceder a manu...então, a questão é até de BOM SENSO! Agora se não fizer a manu logo em seguida, o cubo irá RODAR tempos mais, mas a contaminação da graxa com barro e água gerará expressiva diminuição da vida útil do cubo.


Segundo: para saber da VIDA ÚTIL de um cubo, se está ruim, MUITO desgastado, mesmo que continue "girando" a roda, o "teste" que se faz sem desmontar (o cubo), DISPENSANDO A OPINIÃO DE MECÃNICO, é da seguinte forma:

- tira-se a roda do quadro, apoia-se o eixo da roda (extremidade) em ambas as mãos e faz a roda virar: a - se ao rodar (roda) o eixo permanecer imóvel e a rodagem for MACIA os cubos estão bons; b - se o rodar (roda) ocasionar uns "tranquinhos" no eixo indicam que os cones estão "careados", ou seja, o tratamento de dureza da superfície dos cones (pista de rolamento das esferas) está com parte REMOVIDA e a esfera ao passar por lá, causa tais 'tranquinhos" ; c-  se ao rodar (roda) ocasionar a rodagem do eixo, ou for difícil segurá-lo o cubo está próximo de travamento e certamente ocasionará acidente, faça manu URGENTE!


Então, pelo que depreende-se da questão, a menos em um caso de uma situação CRÍTICA, a roda gira MESMO com um cubo muito desgastado; portanto Não é parâmetro para avaliar um cubo usado, falar que "a roda tá girando"!


Agora se o cubo apresentar FOLGA no eixo, manu DIRETO! (limpeza, troca da graxa e ajustagem).

GIANT XTC
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 08:32
Bigbiker, como você disse o único parâmetro é se tem jogo e não se está girando, por isso é de se matar de rir quado alguém vêm e diz que percebe que a de rolamento gira mais.


Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 09:13
 
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Foi o que disse. Que adianta rolamentos poderem ser trocados se tem que fazer isso direto. Melhor esfera que dure 10k km mesmo que depois troque o cubo. Até porque assim fica-se com um cubo sempre atualizado.

 

 
 

Argumentos banais...rsss...é melhor trocar o cubo de esferas que dura 10km porque assim ficam atualizados....LOLLOLLOL...então é melhor que dure só um ano ou até menos quando sai o lançamento da linha do próximo ano de 2013 assim pode atualizar os cubos todo o ano...LOLLOLLOL

 

Rolamento tem que se trocar direto...LOLLOLLOL...tem que serem trocados quando não estão mais tendo sua plena funcionabilidade...é fácil usar palavras vagas como "tem que trocar direto", sem com isso precisar tempo e duração do mesmo ou mesmo em uma média.

 

Tenho rodas com cubos de rolamentos que já estão com próximos dos 40 mil quilômetros com os mesmos rolamentos e até agora estão macios, giram livres, não apresentaram folgas...Wink

 

É fácil postar comparações como, meu cubo de esferas dura mais que rolamentos, gira mais livre que rolamentos, já esta na Terra desde a invenção da roda...Dead

 
O difícil e trabalhoso é fazer testes comparativos, que realmente medem os desgastes destes componentes em um ambiente controlado.

Pegar vários cubos de rolamentos de vários fabricantes e vários cubos de esferas de vários fabricantes, colocar para girar em um ambiente controlado, passando por inúmeros protocolos de testes, então ao final com ferramentas de precisão e adotando o mesmo tipo de protocolo mensurar os desgastes de cubos de rolamentos e dos cubos de esferas, após partir parta a etapa de análise, só então depois desse processo seguindo rígidos métodos e técnicas são emitidos um parecer.

 

 
Mas mesmo assim depois de todo este trabalho árduo realizado ainda vem gente que desacredita todo o trabalhoso processo acima somente dizendo palavras vagas e soltas como: tem que trocar direto, apertaram o cubo de cone demais por isso ele teve esse resultado no teste, esfera tem vantagem na curva...para afirmar tão categoricamente tudo isso ou trabalham em laboratórios fazendo teste dos dois tipos de rodas, ou estão se baseando em inúmeros outros experimentos científicos...ou a proposição mais certa, é tudo "achismo".

 

Já tinha dito anteriormente para refutar um estudo é preciso outros vários estudos sérios e científicos para derrubar o estudo já existente...Thumbs Up

 
 
 


Editado por velocycle - 13 Jun 2012 as 09:37
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 09:58
Faço a mesma pergunta.

Relatos de Shimano com alta km são frequentes, assim como são frequentes relatos em problemas em rodas de rolamentos, mas relatos de alta km (estratosférica) com rolamentos você é único no universo.

Me vende suas rodas usadas?


Trabalho árduo é pesquisas de 5 anos se celular faz mal ou não e no final falam que não é conclusivo.


Pergunta banal.

Por que a Campagnolo no mercado desde 1933 e a Shimano desde a década de 70 usam esferas, sendo que a Shimano fabrica molinetes e carretilhas com rolamentos e seria fácil para ela fazer cubos assim? Até porque fazer cubo para rolamento é mais fácil já que o material do cubo não precisa ter qualquer tipo de tratamento interno para aumentar dureza e reduzir atrito. Aliás, é impressionante como aparece toda hora marcas novas de menos de 5 anos o mercado fazendo peças leves e sendo endeusadas por muitos. Imagine, eu pego um cubo Shimano, lixo ele e retiro 10g de material, coloco minha marca de minha empresa com tradição desde 2012 e lanço como um cubo mais leve que Shimano, porque eu tenho alta tecnologia. E depois em fóruns vão ter pessoas me defendendo com unhas e dentes, pois trata-se de tecnologia, embora vão aparecer  relatos de quebras.


Editado por Fabio - 13 Jun 2012 as 10:05
Voltar ao Topo
Nenzo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2012
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nenzo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 10:15

velocycle nao da pra entender nada disso ai ta em frances sei la que lingua eh essa

o negocio eh pedala
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 10:21
Pior que nem no Google dá para jogar. rs
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 10:55
Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:

Tá difícil compreender o post do forista, afinal incoerência gera incompreensão.

Post anterior de LinosFly - "Como me explica um par de cubos deore que usei por uns 10 anos em mtb sem nunca abrir para nada, e que chegaram nuns 10mil Km?"

Então, 10 anos de uso em mtb e NUNCA foram abertos e estão PERFEITOS, pode ser que esses cubos foram feitos exclusivamente de liga metálica com minério extraído dos anéis de SATURNO e a Shimano resolveu fazer um teste SURPRESA com o consumidor! 

Que sorte a sua hem! Vc poderá deixá-los de herança para os seus NETOS! E eles para os deles.... e sem nada de manu por uma ETERNIDADE!!!



Cara, se vc não entendeu algo que alguém escreveu, não existe a menor necessidade de ser irônico, sarcástico ou qualquer coisa similar. Também não é preciso sublinhar, negritar e usar fontes em tamanhos variados. Ao se utilizar de tais recursos, seu texto se torna mais apelativo e baixo que o meu que vc classificou como incoerente e incompreensível, mas que em nenhum momento me utilizei dos seus recursos e faltei com educação aos colegas foristas.

Era muito simples, bastava perguntar qual foi a parte que vc não entendeu. Provavelmente vc gastaria menos tempo ao teclado+mouse do que o dispensado para criar todo o pandemônio acima.

Bom, volto a fazer a pergunta:

Qual o preço de aquisição de cubos similares de rolamentos e esferas?
Qual o custo de manutenção após 5, 10, 20, 30 e N+1 mil Kilômetros?
No final das contas, qual é o mais barato?
Pode-se excluir da conta mão-de-obra contratada ou tempo dispensando para a manutenção, pois para muitos isso é um hobby.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 11:10
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Pergunta banal.

Por que a Campagnolo no mercado desde 1933 e a Shimano desde a década de 70 usam esferas, sendo que a Shimano fabrica molinetes e carretilhas com rolamentos e seria fácil para ela fazer cubos assim? Até porque fazer cubo para rolamento é mais fácil já que o material do cubo não precisa ter qualquer tipo de tratamento interno para aumentar dureza e reduzir atrito. Aliás, é impressionante como aparece toda hora marcas novas de menos de 5 anos o mercado fazendo peças leves e sendo endeusadas por muitos. Imagine, eu pego um cubo Shimano, lixo ele e retiro 10g de material, coloco minha marca de minha empresa com tradição desde 2012 e lanço como um cubo mais leve que Shimano, porque eu tenho alta tecnologia. E depois em fóruns vão ter pessoas me defendendo com unhas e dentes, pois trata-se de tecnologia, embora vão aparecer  relatos de quebras.
 
Que banal nada são ótimas...LOL...já que Shimano usa esferas desde a década de 70 vamos então continuar até o ano 3012 esferas ou até mais quem sabe, eternamente....LOL...afinal a shimano colocou rolamentos nos movimentos centrais das pedivelas, mas não precisa segundo você bastava continuar usando pedivela monobloco até hoje....nem sei para que investir tanto em pesquisa e aprimoramento...LOL
 
Perguntar por que Shimano usa esferas desde a década de 70 para justificar ser "melhor" um tipo de tecnologia do que a outra, é o mesmo que fazer a seguinte pergunta:
 
Por que os fabricante de  Rodas Zipp , Mavic , DT Swiss usam rolamentos...LOLLOLLOL...então, são tudo empresas de renome e estão também no mercado a anos...ahhhh então devem ser melhores que esferas....LOLLOLLOL
 
Ou vai dizer que Zipp , Mavic , DT Swiss , lixaram os cubos para tirar 10g....LOL....são empresas que não investem em tecnologia...LOL...tentando assim desmerecer outros fabricantes que não usam esferas em seus cubos...LOL...ótimos argumentos...Wink
 
 
 
 
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
mlap182 Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Mai 2012
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:46
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mlap182 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 11:25
A questão é a seguinte, invista em um bom cubo de rolamento, ou em um bom cubo de esfera e estará bem servido.
Discutir qual eh melhor, depende do modelo de cada cubo, nao adianta comparar um shimano XT de esferas com um cubo chingling de rolamento.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 11:39
As datas que mencionei foram também para demonstração a tradição das marcas, que não são aventureiras como muitas.

Não diria que a Zipp é aventureira,mas está longe de uma Campagnolo.

Da mesma forma que a Mavic é a melhor em aros, embora tem pessoas que achem a ZTR e que a DT Swiss é a melhor em raios/niples. Mas como fabricante de cubos a Mavic ainda precisa melhorar em durabilidade. Isso é de conhecimento de todos. 

Entre rodas prontas Shimano, DT Swiss e Mavic eu excluiria a DT devido a ela buscar peso baixo de uma forma muito agressiva não passando confiança, tanto que nos manuais elas deixam isso claro. Agora entre Mavic e Shimano eu não sei quem escolheria, visto que aro da Mavic é melhor que Shimano e cubo Shimano é melhor que Mavic. Talvez uma opção de roda montada tradicional com cubos Shimano, raios/niples DT e aros Mavic.

E voltando ao fato de datas, se uma empresa está a muitas décadas com um produto e chega outra mudando o contexto, vai se acreditar em quem, em que provou na prática que funciona ou e quem quer lançar uma nova teoria que vai funcionar?

E você disse que se basear em datas antigas é ficar com produtos ultrapassados. Bem, a roda foi inventada a mais de 10.000 anos e nem por isso querem mudar, ou pior, as vezes querem né, reinventar a roda.



E tempo. Você escreveu muito e não matou a curiosidade do povo.Qual cubo de rolamentos vocêu sou por 40k km sem manutenção?

Só não vale se for o rolamentium adamantium.LOL


Editado por Fabio - 13 Jun 2012 as 11:41
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 11:43
 do que um
Originalmente postado por mlap182 mlap182 escreveu:

A questão é a seguinte, invista em um bom cubo de rolamento, ou em um bom cubo de esfera e estará bem servido.
Discutir qual eh melhor, depende do modelo de cada cubo, nao adianta comparar um shimano XT de esferas com um cubo chingling de rolamento.


Assino em baixo.

Cubos top de rolamento e de esferas, tanto faz.

Mas o negócio é que querem dizer que é melhor um Vzan ou Rodan Crydo que um XT ou XTR, baseando-se somente no fato de ser de esferas. Porra, quer falar de cubo top de rolamento fala de Chris King que aliás, ninguém mais fala por aqui, sendo que a uns 5 anos atrás era febre falarem dele aqui no fórum. E sabe por que não falam mais? Por que a DT e outras marcas novatas fizeram cubos de rolamentos mais leves. Clap De rolamento Chris King é top e não tem o que falar. Tanto de cubo, como de caixa.



E repito. Roda Mavic é top sim, mas se pesquisarem no fórum vão ver que os cubos dão MUITO mais problemas do que Shimano. É fato. 


Editado por Fabio - 13 Jun 2012 as 11:48
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 12:25
Não vou entrar no mérito de qual rola mais e etc, mas apenas contar minha (longa) experiência com rolamentos em bikes.

Conforme Voodoo disse, o que manda mais é a qualidade do rolamento.

Se você compra cubos chineses de rolamento, por mais bonitos que sejam, virão com rolamentos chineses que, via de regra, são de baixa qualidade.

Cubos Rodan e outros, também utilizam rolamentos de linha inferior e sua durabilidade não pode ser levada a sério.

Quando falamos de cubos de esferas soltas, a mesma verdade se repete: se for um Shimano da linha melhor, vai rodar mais, se for um shingling, vai ser uma piada de mau gosto.

Isto sem levar em conta a questão do uso, lavagem e manutenção, que podem alterar tudo nessa equação.

Bom, voltando à minha experiência, nos idos dos anos 80 e 90, só existia (no comércio em geral) cubos de rolamento de esferas soltas e quando tínhamos um Dia Compe, Suzue ou outro japonês, fazendo uma manutenção regular, dava pra rodar muito, mas muito mesmo.

Quando as esferas começavam a perder o brilho, fazíamos a troca e rodava por um bom tempo ainda.

O problema era quando começava a não ter mais reposição de material de primeira linha, sobretudo esferas e cônicos, o que nos deixava nas mãos dos chineses e aí...

Na questão dos rolamentos, um par de rolamentos para meu cubo de eixo de 20mm, origem desconhecida, custo meros 16 reais, mas duraram pouco mais de 3 meses.
Corri atrás e consegui um par de rolamentos alemães, 54 reais, e estou rodando com eles há dois anos (no DH).

Em resumo: não tem mágica, se quer ter benefício de durabilidade e desempenho, será preciso gastar um pouco mais.
Não espere que cubos com rolamentos da china durem o mesmo que um Shimano LX, nem que um cubo de chinês de esferas dure o mesmo que um Hope de rolamento.

Na prática, rolamentos são mais práticos e dão menos manutenção, contando com a facilidade de simplesmente trocá-los quando preciso. Os de esferas soltas requerem mais atenção com a manutenção e podem até durar mais, se forem de boa qualidade, mas, uma vez que apresentem problemas de desgaste, estão perdidos e precisarão ser trocados.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 12:33
Originalmente postado por Fabio e mlap182 Fabio e mlap182 escreveu:





Já usei muito cubos de esfera, hoje uso de rolamentos e prefiro ficar com eles.

Cubos SLX, XT, XTR ou qualquer um de esfera necessitam de manutenção com maior frequência, indiferente da qualidade da vedação e um pouco de paciência para limpá-los.

Cubos de rolamentos da DT Swiss, Kris King, Novatec ou até Vzan possuem uma manutenção mínima, que na maioria das vezes irá exigir paciência somente quando for trocar os rolamentos.

Não existe uma regra ou obrigatoriedade em qual cubo usar, muito menos qual é o sistema (esferas ou rolamento) mas sim aquele que atende a necessidade financeira e utilização de cada pessoa.

Estava na loja comprando uma Mavic Crossride, que sempre foi meu sonho de consumo, mas depois de usar duas rodas overhill e ter 1/5 a menos de trabalho na manutenção em relação aos cubos de esfera que usei, optei em comprar uma Vzan Everest XC por causa do preço, peso e baixa manutenção.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 13:12
Mas continuam falando que Vzan a manutenção é menor que Shimano top.

Quem já andou milhares de km de Vzan sem trocar rolamento igual se faz com Shimano sem mexer em absolutamente nada no cubo?
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 13:13
Mas continuam falando que Vzan a manutenção é menor que Shimano top.

Quem já andou milhares de km de Vzan sem trocar rolamento igual se faz com Shimano sem mexer em absolutamente nada no cubo?

Se falarem de Chris King, ainda vai, mas não tem como ficar falando de Vzan e cia.

Sei que Pro Shock o pós-venda é muito bom. Mas não tem como comparar com Fox. Até mesmo Rock Shox é inferior a Fox em durabilidade. Quem já teve as 2 sabe. Volto a dizer, quem realmente já usou e não quem ouviu dizer, etc.


Aliás, é estranho algumas coisas que estão aparecendo por aqui.

Bikes com pedivela XT ou XTR e Vzan.

Bikes com guidão de carbono Easton top, XX e cubos Novatec.


Editado por Fabio - 13 Jun 2012 as 13:22
Voltar ao Topo
Amir Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2010
Longe
Offline
Mensagens:1308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amir Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 13:21
O papo dos cubos renderam.

Sobre os cubos de rolamento, uso em minha Barra Forte. Usei por algum tempo os cubos com blocagens e me arrependi muito, o eixo quebrou duas vezes em menos de 6 meses, a roda só não caiu por que a blocagem segurou.

Depois que troquei os cubos por outros de rolamento também, só que dessa vez sem blocagem, não tive mais problemas. (Marca Viper 40reais o par.)


Segue no twiiter (a)AmirGehad
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 13:28
Originalmente postado por Amir Amir escreveu:

O papo dos cubos renderam.

Sobre os cubos de rolamento, uso em minha Barra Forte. Usei por algum tempo os cubos com blocagens e me arrependi muito, o eixo quebrou duas vezes em menos de 6 meses, a roda só não caiu por que a blocagem segurou.

Depois que troquei os cubos por outros de rolamento também, só que dessa vez sem blocagem, não tive mais problemas. (Marca Viper 40reais o par.)


Aí sim.  Pelo menos essa bike pode rodar os 40.000 km sem fazer nada como os cubos do colega acima. LOL Para concorrer com ela só a extinta Barra Circular da Monark.
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 13:40
Minha última roda Vzan OverHill tinha um pouco mais de 10.000 km rodados e sem nenhuma folga. Apertei os raios poucas vezes.
Nesta mesma distância, tinha trocado de esfera dos cubos shimanos pelo menos 03 vezes.

Os componentes das rodas Vzan são feitos na china, como de costume, aqui eles simplesmente montam.
O modelo atual dos cubos da vzan são bem superiores aos modelos utilizados, principalmente na usinagem dos cubos e forma de vedação.

Vzan, Pro Shock, Novatec, tem ganhado mercado porque melhorou a qualidade de suas peças. Vai ver muito isto
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 13:42
Mas ninguém pode negar que muito desse ganho de marcado é devido a preço também. E como você disse, nas devidas proporções, a Vzan está numa situação meio parecida com a Mavic, ou seja, os aros superam em qualidade os cubos.
Voltar ao Topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2008
Offline
Mensagens:460
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 18:47
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Bigbiker, como você disse o único parâmetro é se tem jogo e não se está girando, por isso é de se matar de rir quado alguém vêm e diz que percebe que a de rolamento gira mais.


s
 
 
Eu nunca disse que é o único parâmetro, justamente disse o contrário... como é o caso do comportamento do eixo quando preso pelas pontas na mão e epreendido giro na roda.
 
Tá complicado responder e esclarecer as coisas nesse tópico, tem post reportando algo que não se deu, tem post declarando que usou um cubo deore em mtb por 10k km e nunca fez manu para em seguida falar "na verdade abri um vez"...etc e tal.
 
Tento contribuir mas alguns apenas querem debater sem compromisso algum, apenas pela polêmica.
GIANT XTC
Voltar ao Topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2008
Offline
Mensagens:460
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 19:06
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:

Tá difícil compreender o post do forista, afinal incoerência gera incompreensão.

Post anterior de LinosFly - "Como me explica um par de cubos deore que usei por uns 10 anos em mtb sem nunca abrir para nada, e que chegaram nuns 10mil Km?"

Então, 10 anos de uso em mtb e NUNCA foram abertos e estão PERFEITOS, pode ser que esses cubos foram feitos exclusivamente de liga metálica com minério extraído dos anéis de SATURNO e a Shimano resolveu fazer um teste SURPRESA com o consumidor! 

Que sorte a sua hem! Vc poderá deixá-los de herança para os seus NETOS! E eles para os deles.... e sem nada de manu por uma ETERNIDADE!!!



Cara, se vc não entendeu algo que alguém escreveu, não existe a menor necessidade de ser irônico, sarcástico ou qualquer coisa similar. Também não é preciso sublinhar, negritar e usar fontes em tamanhos variados. Ao se utilizar de tais recursos, seu texto se torna mais apelativo e baixo que o meu que vc classificou como incoerente e incompreensível, mas que em nenhum momento me utilizei dos seus recursos e faltei com educação aos colegas foristas.

Era muito simples, bastava perguntar qual foi a parte que vc não entendeu. Provavelmente vc gastaria menos tempo ao teclado+mouse do que o dispensado para criar todo o pandemônio acima.

Bom, volto a fazer a pergunta:

Qual o preço de aquisição de cubos similares de rolamentos e esferas?
Qual o custo de manutenção após 5, 10, 20, 30 e N+1 mil Kilômetros?
No final das contas, qual é o mais barato?
Pode-se excluir da conta mão-de-obra contratada ou tempo dispensando para a manutenção, pois para muitos isso é um hobby.
.
 
 
 
Vc reclama de que não há necessidade de coisa e tal... (sublinhar, usar letra grande, ser irônico, sarcástico).
 
Eu reclamo antes da sua de que havia necessidade de prestar informação correta nos post: vc afirmou que usou um cubo deore por 10k km em 10 anos e nunca o tinha aberto (revisado) para em seguida afdirmar diferentemente e contrariando toda a ainformação prestada por vc mesmo!
 
Ora, se pretende aos outros ditar o que é necessário ou não, porque não observa a sí mesmo o emprego da informação correta em atenção ao respeito que pretende e ao dos leitores dos seus posts?
 
O emprego das letras grandes atende a correta EXTIRPAÇÃO do tumulto causado pelas informações conflitantes que vc prestou. Afinal É um recurso nesse fórum, estão disponívies ao uso!
 
Agora, a questão do material do cubo, sinceramente, não pode repreender algo que não lhe ofendeu... a prática da ironia é algo usual nesse fórum, permitida, desde que não ultrapasse os limites do desrespeito ou ofensa, e claramente que não pretendi ou empreendi nesse sentido (desrespeito ou ofensa); se vc se sentiu desrespeitado, tem que reconsiderar e levar em conta que vc falou algo e após disse o contrário, desmerecendo o emprego do tempo usado pelos foristas na leitura das informações contraditórias que vc escreveu... e eu ainda respondi e fui prestativo!
GIANT XTC
Voltar ao Topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2008
Offline
Mensagens:460
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 19:09
Então..... pra mim já deu esse tópico!
 
Abrçs
GIANT XTC
Voltar ao Topo
magao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2012
Maceió
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar magao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 19:29
Sem querer entrar no mérito de qual é melhor.

Rolamentos vão durar pois foram feitos para durar. Rolamentos de primeira linha. O rolamento de um cubo vai durar muito dependendo de quem instalou, que graxa foi usada e principalmente o uso dele.

Deixa eu contar duas histórias com carro.. sei que é diferente.. mais vejam o que é instalação:

1. Comprei um jeep Suzuki Samurai e assim que chegou fui fazer revisão.. resultado: 02 rolamentos de roda traseiros FERRADOS.. blz.. fui no mercado local e vuala.. achei os 02.. 40 reais cada.. voltei no mecânico e ele fez a instalação usando uma prensa com os parametros de força exigidos pelo fabricante. Resultado: 10mil km rodados de asfalto/trilha.. se foram 02 rolamentos..  La voltei para trocar novamente.. desta vez comprei rolamentos ORIGINAIS.. 220 reais CADA.. coloquei da mesma forma no carro.. vuala!!! andei 55mil km e nem SINAL de desgaste.. asfalto/trilha.. ai chega a conclusão.. rolamento bom é CARO.

2. Meu irmão também comprou o mesmo carro que eu.. pouco tempo após.. ja tinha apanhado nos rolamentos "genéricos" .. então ele comprou os rolamentos originais (220 reais) e mandou instalar em outro mecânico.. (o que instalou com a prensa e medidas corretas de força estava viajando).. o outro meca não usou prensa.. usou um martelo para alocar o rolamento.. resultado: rodou menos de 5mil KM e deram problema. Então é um conjunto geral de fatores que determinam a durabilidade dos rolamentos.

Espero que tenha ajudado..

Abraços,
Giant Trance Team 2006 Grupo SLX Susp Manitou Relic 130 TPC
Ex - Giant Revel 1 mod. 2011
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jun 2012 as 11:22
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:


Cara, 10mil KM não é pouco uso, pois continuam sendo 10mik Km, independente de ser em 1 ou 10 anos. Na verdade, estes cubos ficaram parados 3 ou 4 anos. Em dezembro a roda passou por revisão e engraxamento e segundo o mecânico (não tenho mais tempo/saco pra lidar com isso), o estado dos cubos é 'normal'. Ou seja, não dá para medir o desgaste, pois só com ferramenta de precisão, mas se está normal, muito desgatado ou inaproveitável é que não está. As rodas estão lá, girando.

Isso só reforça que a qualidade e durabilidade são ótimas, pois em 10 anos (ok, que sejam 6) a graxa geralmente perde sua capacidade de lubrificação, viscosidade, ou o que for, e mesmo assim o cubo continua funcionando sem ratear.

Num cubo de rolamentos fechados, qual é a Km média para troca e manutenção? Qual é o custo disto? Tem que comparar preço de compra e gastos de manutenção após 5, 10 e 30mil Km, pegando o exemplo do Voodoo nos dura-ace.

Por fim, eu uso em todas as condições, asfalto, terra, buraqueira, seco, molhado, lama, pulos, etc.

Bom, de qualquer forma eu vou comprar uns circus monkey ou novatec pra 29 e vou começar a experimentar isso.


Meu texto descrevendo minha experiência com os deore estão acima do seu. Agora, por favor, aponte exatamente aonde nos meus textos eu escrevi isso abaixo escrito por você que está negritado.

Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:

 
Tá complicado responder e esclarecer as coisas nesse tópico, tem post reportando algo que não se deu, tem post declarando que usou um cubo deore em mtb por 10k km e nunca fez manu para em seguida falar "na verdade abri um vez"...etc e tal.

Desta forma, quem está distorcendo os fatos é você.

E o mais importante você não cita: Não interessa se o cubo rodou por 10mil Km ininterruptos ou em 10 anos, o que realmente importa é que foram rodados 10mil Km sem manutenção/lubrificação frequente. Outro fator a se destacar, a graxa original não foi trocada. No período que ficou parado, provavelmente ela perdeu as propriedades de lubrificação, e isso sim é algo a se considerar.


Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:

 
Vc reclama de que não há necessidade de coisa e tal... (sublinhar, usar letra grande, ser irônico, sarcástico).
 
Eu reclamo antes da sua de que havia necessidade de prestar informação correta nos post: vc afirmou que usou um cubo deore por 10k km em 10 anos e nunca o tinha aberto (revisado) para em seguida afdirmar diferentemente e contrariando toda a ainformação prestada por vc mesmo!
 
Ora, se pretende aos outros ditar o que é necessário ou não, porque não observa a sí mesmo o emprego da informação correta em atenção ao respeito que pretende e ao dos leitores dos seus posts?
 
O emprego das letras grandes atende a correta EXTIRPAÇÃO do tumulto causado pelas informações conflitantes que vc prestou. Afinal É um recurso nesse fórum, estão disponívies ao uso!
 
Agora, a questão do material do cubo, sinceramente, não pode repreender algo que não lhe ofendeu... a prática da ironia é algo usual nesse fórum, permitida, desde que não ultrapasse os limites do desrespeito ou ofensa, e claramente que não pretendi ou empreendi nesse sentido (desrespeito ou ofensa); se vc se sentiu desrespeitado, tem que reconsiderar e levar em conta que vc falou algo e após disse o contrário, desmerecendo o emprego do tempo usado pelos foristas na leitura das informações contraditórias que vc escreveu... e eu ainda respondi e fui prestativo!


Você é bem articulado e aparentemente tem experiência com bikes, mas me parece que eu superestimei sua inteligência e boas maneiras. O fato de tais recursos estarem disponíveis para uso não necessáriamente significam que podem ser utilizados, novamente, como sarcasmo e ironia, principalmente porque eu escrevi algo e em seguida complementei, não afirmando o contrário como você escreve acima.

No mais, pra mim também já deu esse tópico.
No Brasil, a democracia é uma ditadura de picaretas.
Voltar ao Topo
klunker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Mairipa/Sampa
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klunker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 14:14
Alguém aí para cima questionou se valia mais a pena investir mais para usar deore ao invés de altus.

Por experiência própria eu digo o seguinte: depende do que você fará com a bike!

Se você quer uma bike de passeio ou de ciclotur, um altus ou acera podem ser uma boa pedida. Agora, se você precisa de mais desempenho e robustez compensa mais pagar mais por uns deore, slx ou xt.

Desempenho? Sim! Mesmo sendo o mesmo sistema em todos eles, de esfera, a diferença está justamente na dureza do material de cada modelo, e na forma de algumas peças, como os conicos. Pode observar: os cônicos de um alivio são diferentes dos conicos de um xt.

Eu não gosto de consumismo, prefiro comprar aquilo que atende minhas necessidades. Não faço questão de luxo ou status. Por causa disto eu usava uma linha de cubo, e quando esse já não aguentava mais, pulava para um acima. Dessa forma eu usei quase todos da linha shimano, tirando xtr, e já desmontei todos e vi como são.

De todos que tive até então, o que me deu melhor custo benefício foi o Deore, porque é robusto e aguenta muito bem minhas canelas fortes. 

Hoje eu uso um par de xt que peguei numa promoção. O XT faz a bike girar mais, porém em matéria de resistencia a água é tanto quanto o Deore. Em contrapartida, os XT já têm lá seus dois anos de rodagem, com muita lama, poeira, porrada, giro forte e etc, e rodam como novos.
A única coisa que eu esperava não acontecer com o XT é aquelas "quase engatadas" comuns em cubos shimano, quando voce por força pra pedalar e se sente que pula para o próximo dente; embora suas molas internas dos engates estejam como novas.
Seus conicos, bacias e esferas estão zerados.

Conclusão: no dia que os xt pedirem arrego, se eu tiver com o orçamento limitado eu ponho outros Deore, senão boto XT de novo, ou por que não experimentar XTR ou uns SRAM x9...

Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!
Voltar ao Topo
klunker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 15 Set 2011
Mairipa/Sampa
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar klunker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jun 2012 as 14:19
Ah, antes de me incluírem na treta imediatamente acima, deixa eu corrigir: quando falei "alguém aí em cima" troque por "alguém no começo do papo.

Sempre à disposição para trocar experiências!

Mountain biker e Opaleiro, graças a Deus!

MTB since 1998!
Voltar ao Topo
Tilp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2010
Joinville - SC
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tilp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2012 as 21:09
procurei neste tópico e não encontrei nada a respeito..

sempre usei cubos com esferas, porém adquiri uma sped usada que utiliza cubos com rolamentos...
a roda dianteira estava com "jogo" desmontei a mesma para a manutenção porém percebi que o rolamento em sí não tem folga.... porem quando montado no cubo fica com o bendito "jogo".... aparentemente a folga aparece quando o rolamento é fixado no cubo...desta foma fico um pouco encucado pois percebo que o problema da folga esta no cubo e não no rolamento ( lembrando que cubos deste tipo são novidades para mim) amanhã vou comprar rolamentos novos para ver se o problema é sanado... caso não encontre solução penso em utilizar uma arruela para resolver o problema da folga pontualmente... até que troque o cubo Confused 

a pergunta seria quando um rolamento esta desgastado ele apresenta folga?
ou o seu desgaste gera uma folga no próprio cubo.

assim se o problema estiver nos cubos, não vejo muita vantagem nos rolamentos...( não sei a marca exata destes cubos mas com certeza não se trata de um cubo top)...

Enfim amanhã terei o desfecho desta dúvida, novidades postarei por aqui.
Valeu boas pedaladas!
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2012 as 09:06
Originalmente postado por Tilp Tilp escreveu:

procurei neste tópico e não encontrei nada a respeito..

sempre usei cubos com esferas, porém adquiri uma sped usada que utiliza cubos com rolamentos...
a roda dianteira estava com "jogo" desmontei a mesma para a manutenção porém percebi que o rolamento em sí não tem folga.... porem quando montado no cubo fica com o bendito "jogo".... aparentemente a folga aparece quando o rolamento é fixado no cubo...desta foma fico um pouco encucado pois percebo que o problema da folga esta no cubo e não no rolamento ( lembrando que cubos deste tipo são novidades para mim) amanhã vou comprar rolamentos novos para ver se o problema é sanado... caso não encontre solução penso em utilizar uma arruela para resolver o problema da folga pontualmente... até que troque o cubo Confused 

a pergunta seria quando um rolamento esta desgastado ele apresenta folga?
ou o seu desgaste gera uma folga no próprio cubo.

assim se o problema estiver nos cubos, não vejo muita vantagem nos rolamentos...( não sei a marca exata destes cubos mas com certeza não se trata de um cubo top)...

Enfim amanhã terei o desfecho desta dúvida, novidades postarei por aqui.
Valeu boas pedaladas!


Você tem que ir olhando, pois pode ser eixo, rolamentos ou até mesmo o cubo, ae é testando um por vez para encontrar o problema.
Se o desgaste do rolamento for pequeno, você não irá ver ou sentir quando mexer nele fora do cubo, só terá a percepção de desgaste quando for muito grande, deixando a roda com uma folga absurda.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
Keown Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2012
BH
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Keown Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 11:58
Olá! Faço parte de uma equipe de eficiência energética e queria saber quais tipos de cubos seriam bom para nós... Talvez um com rolamento de cerâmica?
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 14:18
Originalmente postado por Tilp Tilp escreveu:

procurei neste tópico e não encontrei nada a respeito..

sempre usei cubos com esferas, porém adquiri uma sped usada que utiliza cubos com rolamentos...
a roda dianteira estava com "jogo" desmontei a mesma para a manutenção porém percebi que o rolamento em sí não tem folga.... porem quando montado no cubo fica com o bendito "jogo".... aparentemente a folga aparece quando o rolamento é fixado no cubo...desta foma fico um pouco encucado pois percebo que o problema da folga esta no cubo e não no rolamento ( lembrando que cubos deste tipo são novidades para mim) amanhã vou comprar rolamentos novos para ver se o problema é sanado... caso não encontre solução penso em utilizar uma arruela para resolver o problema da folga pontualmente... até que troque o cubo Confused 

a pergunta seria quando um rolamento esta desgastado ele apresenta folga?
ou o seu desgaste gera uma folga no próprio cubo.

assim se o problema estiver nos cubos, não vejo muita vantagem nos rolamentos...( não sei a marca exata destes cubos mas com certeza não se trata de um cubo top)...

Enfim amanhã terei o desfecho desta dúvida, novidades postarei por aqui.
Valeu boas pedaladas!

Cara, já tive esse problema tb( rodas vzan futura) a folga é no corpo do próprio cubo.
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Tilp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jun 2010
Joinville - SC
Offline
Mensagens:218
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tilp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2012 as 17:08
Então tentei "calçar" o encaixe do rolamento no cubo para tirar a folga, mas rs... ferrou o rolamento rs... durante o pedal o rolamento apresentou ruídos (alias ruídos chatos pacas no final do pedal já tava jogando água no rolamento para ele parar de xiar  hehe) então desisti de minhas alternativas  caseiras e deixei na oficina para o mecânico dar uma olhada, vou pegar a roda sábado.
Minha humilde visão a solução mais fácil é trocar o cubo mas enfim vamos ver o que o especialista diz. 
Valew!


Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2012 as 11:41
Ontem abri os cubos da bike para limpar e lubrificar. Eles tem aprox. 2100 km e já apresentam erosão acentuada nos cones.
 
O que vocês recomendam? Existem cones de boa qualidade para vender no mercado?
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
18MCDV6 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2009
FLN
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 18MCDV6 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2012 as 12:07
Originalmente postado por Alemao Cl Alemao Cl escreveu:

Ontem abri os cubos da bike para limpar e lubrificar. Eles tem aprox. 2100 km e já apresentam erosão acentuada nos cones.
 
O que vocês recomendam? Existem cones de boa qualidade para vender no mercado?

Que cubos vc está usando AlemaoCl? Já havia realizado manutenção antes nestes cubos?

Eu tenho cubos shimano em algumas rodas, alguns desses nunca antes abertos para manutenção, num Alivio MC-12 dianteiro, as pistas dos cones e bacias já estão "erodidos", resta saber se foi por ocasião de longo período sem manutenção, torque excessivo no aperto dos cones ou então solubilização do lubrificante provocada pela entrada de água.

Já ouvi de um mecânico que é preciso "aliviar" a pressão de contato entre as bilhas e as pistas dos mancais de rolamento, porém não sei se isso é empirismo do mecânico ou uma técnica realmente necessária para a longevidade do cubo.
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2012 as 12:17
Quanto maior for o aperto do cone sobre as esferas, maior será o desgaste pré maturo do conjunto.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
18MCDV6 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2009
FLN
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 18MCDV6 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2012 as 12:24
Originalmente postado por scofieldpedal scofieldpedal escreveu:

Quanto maior for o aperto do cone sobre as esferas, maior será o desgaste pré maturo do conjunto.

Tudo bem que num cubo que já precisou manutenção isso é o correto a se fazer, mas e nos cubos novos, o torque de aperto realizado na fábrica é o ideal para que não acarrete desgastes prematuros nesses componentes, ou devemos realmente fazer tal ajuste quando recém adquirimos novos cubos?
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2012 as 12:25
Originalmente postado por 18MCDV6 18MCDV6 escreveu:

Originalmente postado por Alemao Cl Alemao Cl escreveu:

Ontem abri os cubos da bike para limpar e lubrificar. Eles tem aprox. 2100 km e já apresentam erosão acentuada nos cones.
 
O que vocês recomendam? Existem cones de boa qualidade para vender no mercado?

Que cubos vc está usando AlemaoCl? Já havia realizado manutenção antes nestes cubos?

Eu tenho cubos shimano em algumas rodas, alguns desses nunca antes abertos para manutenção, num Alivio MC-12 dianteiro, as pistas dos cones e bacias já estão "erodidos", resta saber se foi por ocasião de longo período sem manutenção, torque excessivo no aperto dos cones ou então solubilização do lubrificante provocada pela entrada de água.

Já ouvi de um mecânico que é preciso "aliviar" a pressão de contato entre as bilhas e as pistas dos mancais de rolamento, porém não sei se isso é empirismo do mecânico ou uma técnica realmente necessária para a longevidade do cubo.
 
São cubos "Formula" que vieram na bike, não botei fé neles desde o início. Foi a primeira vez que abri eles. Eu abri sem reparar se eles vieram montados de fábrica com os cones muito apertados, mas tomei bastante cuidado para não apertar muito. Creio que o aperto em excesso pode sim acelerar o desgaste.
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2012 as 12:28
scofieldpedal e 18MCDV6, eu achava que dava para confiar no aperto de fábrica, hoje fico na dúvida. Mesmo assim marcas como Shimano, Sram, Campagnolo acho que dá pra confiar.
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 9>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X