Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubos: Rolamento x Esferas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubos: Rolamento x Esferas

 Responder Página  123 9>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
sholna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sholna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Cubos: Rolamento x Esferas
    Postado: 09 Mai 2010 as 12:33
Fala galera....to preparando uma bike melhor e cheguei na parte dos cubos. Gostaria de saber dos mais experientes opiniões sobre os dois tipos de sistema. Quais os pros e os contras de cada um. Eu pedalo praticamente todo dia, indo ao trabalho, cerca de 60km(ida e volta) e utilizo uma bike bem simples mas preparada para aguentar o tranco. Os cubos são esferados e ja não aguentaram por duas vezes e acabei trocando o traseiro por rolamento, agora roda mais facil e sinto mais firmeza e desenvolvimento na velocidade. Como falei antes estou preparando uma outra bike, mas, esta para competições que participo e gostaria de saber a opinião de vcs....
Sholna
Voltar ao Topo
Tiago Machado Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2005
Joinville - SC
Offline
Mensagens:250
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tiago Machado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2010 as 17:44
Em relação custo benefício acredito que os de rolamento são melhores. Antes de comprar minha Trek 4300, andava também em uma bike simples, andava em um par de cubos chamados hubs nil de rolamentos, paguei R$ 30,00 reais o par, e andei muito sem sequer abrir ele nunca deu prolemas. Na trek utilizo os originais da bike que são shimanos de esferas, são bons também, mas precisam de alguma manutenção de tempos em tempos. Se não tem muita grana coloca de rolamento e estará bem servido.
Voltar ao Topo
tchuski Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 30 Nov 2005
Casca - RS
Offline
Mensagens:936
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tchuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2010 as 19:39
o bom dos rolamentados é a facilidade de fazer a manutenção.


Editado por tchuski - 15 Abr 2012 as 15:21
Voltar ao Topo
Ramon MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2003
Rio de Janeiro - Rio de Ja
Offline
Mensagens:195
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramon MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mai 2010 as 23:49
Bom para falar a verdade eu tenho 3 Bikes . 1 com cubos Shimano Paralax , uma com cubos chamados VIPER ( ROLAMENTO ) e outra bike com cubos Shimanos Deore ... Em relação a manutenção nossa Paralax e Shimano Deore nunca foram abertos e são uns cubos bem leves , e olha que meus Shimano DEORE ja tem mais de 1500km rodados tanto no XC quando em estrada e eu nunca abri eles.Cubo nunca me apresentou nenhuma folga 3 ano já rodando com ele e tudo na boa...O Paralax já tem menos tempo mais também a mesma forma....Uma dica se for pegar um cubo de rolamento de preferência a marca RODAN , tenho uns amigos que ultilizam e é muito bom o cubo , agora se quer algo melhor e que não vai te dar problema nenhum junta ai uns 90 reais e pega uns Shimano Paralax muito bom o cubo...Agora se quiser algo mais proficional ai pega uns SHimanos Deore para cima....Clap
Voltar ao Topo
ArthurNeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:341
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ArthurNeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 03:58
uma duvida!!!!
 
esses cubos de rolamento aceitam csssetes 8 ou 9 velocidades?
Voltar ao Topo
sumiço Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 05 Jun 2008
nova friburgo - rj
Offline
Mensagens:545
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sumiço Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 04:15
O fato de o cubo usar rolamentos ou esferas, não interfere no numero de pinhões do cassete.Os cubos de 8 e 9 são iguais, os para 7 não cabem 8 ou 9. Já os de 8 ou 9 vc pode colocar um espaçador e usar 7 sem problemas. No Brasil, não temos muita variedade de cubos rolamentados de qualidade, a preços acessíveis. Ficamos quase refém da shimano mesmo.
Voltar ao Topo
sholna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sholna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 12:33
Originalmente postado por Ramon MTB Ramon MTB escreveu:

Bom para falar a verdade eu tenho 3 Bikes . 1 com cubos Shimano Paralax , uma com cubos chamados VIPER ( ROLAMENTO ) e outra bike com cubos Shimanos Deore ... Em relação a manutenção nossa Paralax e Shimano Deore nunca foram abertos e são uns cubos bem leves , e olha que meus Shimano DEORE ja tem mais de 1500km rodados tanto no XC quando em estrada e eu nunca abri eles.Cubo nunca me apresentou nenhuma folga 3 ano já rodando com ele e tudo na boa...O Paralax já tem menos tempo mais também a mesma forma....Uma dica se for pegar um cubo de rolamento de preferência a marca RODAN , tenho uns amigos que ultilizam e é muito bom o cubo , agora se quer algo melhor e que não vai te dar problema nenhum junta ai uns 90 reais e pega uns Shimano Paralax muito bom o cubo...Agora se quiser algo mais proficional ai pega uns SHimanos Deore para cima....Clap



...é Ramom, eu coloquei justamente este modelo Viper no cubo traseiro e quando tiver mais grana colocarei no dianteiro, mas isto é somente para a bike que uso diariamente para o delocamento até meu trabalho. Quanto a bike que estou preparando para competições, acho que vou usar os cubos esferados mesmo, mas, de boa procedencia, assim como os Shimano.
Sholna
Voltar ao Topo
mflavio Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 06 Dez 2008
campinas
Offline
Mensagens:580
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mflavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 12:49

Amigo eu coloquei um par de cubos Novatec com rolamento cerâmico na minha Bike bom o valor foi um pouco salgado mais vale cada centavo de dollar já usei vários cubos, esfera e rolamentos comum, e todos eles tem vantagens e desvantagens cada modelo tem uma particularidade 

o que eu gosto no cerâmico alem da macies que e sem comparação

e o fato de que ele não enferruja após um pedal na chuva ou trilha com lama isso pra mim e legal pois eu não gosto de ficar lubrificando os cubos após cada trilha ou cada chuva 

por esse motivo eu já tenho cubos e movimento central com rolamentos cerâmicos

próximo invertimento sera a caixa de direção cerâmica 

Voltar ao Topo
Ramon MTB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Out 2003
Rio de Janeiro - Rio de Ja
Offline
Mensagens:195
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ramon MTB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2010 as 12:53
Originalmente postado por sholna sholna escreveu:

Originalmente postado por Ramon MTB Ramon MTB escreveu:

Bom para falar a verdade eu tenho 3 Bikes . 1 com cubos Shimano Paralax , uma com cubos chamados VIPER ( ROLAMENTO ) e outra bike com cubos Shimanos Deore ... Em relação a manutenção nossa Paralax e Shimano Deore nunca foram abertos e são uns cubos bem leves , e olha que meus Shimano DEORE ja tem mais de 1500km rodados tanto no XC quando em estrada e eu nunca abri eles.Cubo nunca me apresentou nenhuma folga 3 ano já rodando com ele e tudo na boa...O Paralax já tem menos tempo mais também a mesma forma....Uma dica se for pegar um cubo de rolamento de preferência a marca RODAN , tenho uns amigos que ultilizam e é muito bom o cubo , agora se quer algo melhor e que não vai te dar problema nenhum junta ai uns 90 reais e pega uns Shimano Paralax muito bom o cubo...Agora se quiser algo mais proficional ai pega uns SHimanos Deore para cima....Clap



...é Ramom, eu coloquei justamente este modelo Viper no cubo traseiro e quando tiver mais grana colocarei no dianteiro, mas isto é somente para a bike que uso diariamente para o delocamento até meu trabalho. Quanto a bike que estou preparando para competições, acho que vou usar os cubos esferados mesmo, mas, de boa procedencia, assim como os Shimano.



Sim de preferências aos Shimanos , bom no meu ver até agora ta tudo bem.Nunca compre cubos GTS , comprei uns antes destes meus Shimanos achando que era tudo igual e me ferrei bonito na primeira trilha com lama e água , os cubos derão pau abriu folga.Em apenas 4 meses de uso... Agora quanto a estes Vipers bom ja to rodando com eles tem uns 5 meses em condições extremas lá na Faculdade ( Barro,lama,subo e desço meio fio,deixo a bike na chuva) e dou uma surrada mesmo e até agora nenhuma folga.Até me surpreendi pensei que ele ia dar pau nos primeiros meses e até agora ta rodando muito bem e sem nenhuma folga,a bike que uso la é bem simples tipo estas de mercado.Mas troquei os cubos e coloquei uma relação shimano SIS...Ta andando até q bem.....Só não recomendo estes VIPERS para uma trilha mais avançada...Quem sabe até umas trilhinhas basicas,como eu faço lá....Quem sabe....Mas é uma incognita.....Agora SHimano é Shimano...Abraços!!!
Voltar ao Topo
barrocus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barrocus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2010 as 17:23
Prezados,
As rodas com rolamentos giram mais livres do que as com esferas ???
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2010 as 20:31
Sim pois as esferas do rolamento não trabalham sobre a pressão dos cones (que garantem que o mesmo não abram folga).
O que não quer dizer que rode melhor com o peso em cima.

OK
Voltar ao Topo
barrocus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barrocus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2010 as 20:47
DTS ...

Muito grato pela sua atenção.
Sua resposta vai ajudar muito na decisão de um investimento.

Grande abraço.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Dez 2010 as 20:51
Rolamento é melhor pedida. A maioria tem vedação contra poeira, além de não desgastar as paredes do cubo. Na hora de uma troca tb é muito prático. Não vejo vantagem em esferas avulsas.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
barrocus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Nov 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barrocus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Dez 2010 as 16:50
Entendo Hamud,

Uso uma roda XERO na minha MTB, esta usa esferas e pretendo trocar por uma MAVICK de rolamentos, o que me interessa é a roda girando melhor, mais livre. Espero estar fazendo bom negócio.


Voltar ao Topo
Samir Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2011
Sarandi - RS
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Samir Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2012 as 13:50
Vejo q um amigo logo a cima diz q não valeria a pena usar um de rolamento só por rodar a mais mas gente qual é a finalidade de uma roda se não é rodar mais!!!! Se eu estou querendo uma coisa boa não vou me preocupar com 5 ou 10 reais a mais na manutenção q seja qual for rolamento ou esfera demora muito até vce precisar mexer. Tenho uma MTB trek top fuel 9.8 e agora comprei uma speed Pinarelo q veio com rodas shimano r-500 e já estou trocando por umas sram s30 sprint por 2 motivos, um q vai diminuir peso e dois pq vai rodar melhor.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2012 as 17:31
Hoje uso mavic slr 2012 com rolamentos e antes usava xtr cônico.
As XTR são imbatíveis.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2012 as 17:46
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Rolamento é melhor pedida. A maioria tem vedação contra poeira, além de não desgastar as paredes do cubo. Na hora de uma troca tb é muito prático. Não vejo vantagem em esferas avulsas.


A durabilidade, em cubos de alto padrão e com manutenção adequada, é simplesmente incomparável. É fácil ter cubos com 25 mil km ou mais rodando como novos. Tenho um Dura Ace que está próximo de 30 mil e é uma piada como ele gira suave e livre.

Já tive rodas de esferas e rolamentos, hoje só tenho com esferas.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Abr 2012 as 21:53
por mais de 15 anos usei cubos shimano,muitas trilhas com lama ou poeira e ao abrir a cada ano a graxa tava limpa!
como entrei numa de ter bike leve,comprei um par de rodas montadas  vzan extreme,me decepcionei com rolamentos!
com 6 meses,de uso dava pra ouvir um barulho no cubo,ao abrir,os rolamentos estavam muiito secos,sendo que tinha repetir a lubrificação a cada 6 meses,no maximo...
quanto a rolar melhor,discordo!  penso que é auto-sugestão,do tipo "comprei isso,e isso é o melhor",como dizem os gringos,"bullsh*t" !!!
em resumo,to voltando pra shimano,agora com as rodas mt15 que li ótimos reviews.
toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2012 as 15:14
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Hoje uso mavic slr 2012 com rolamentos e antes usava xtr cônico.
As XTR são imbatíveis.


Isso sim é opinião que deve ser levada em conta. Quem usou e comentou e não opiniões do tipo: Dizem que o melhor é...
Voltar ao Topo
shimono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jun 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:493
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar shimono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2012 as 17:23
valeu galera... mudei claramente a vontade de mudar o cubo da minha mt15!
Giant XTC - SLX/XT - Manitou Sliver 100mm - Shimano MT15
usuario strava http://app.strava.com/athletes/651148
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2012 as 17:32
Eu ainda tenho uma Gary Fisher LX/XT comprada em dez/94 modelo 95 que eu uso de vez em quando e NUNCA abri os cubos. São uma manteiga de suavidade e sem jogo nenhum. No começo eu até estranhei, mas hoje vi que Shimano é feito para não abrir nunca.
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 01:01
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Rolamento é melhor pedida. A maioria tem vedação contra poeira, além de não desgastar as paredes do cubo. Na hora de uma troca tb é muito prático. Não vejo vantagem em esferas avulsas.


A durabilidade, em cubos de alto padrão e com manutenção adequada, é simplesmente incomparável. É fácil ter cubos com 25 mil km ou mais rodando como novos. Tenho um Dura Ace que está próximo de 30 mil e é uma piada como ele gira suave e livre.

Já tive rodas de esferas e rolamentos, hoje só tenho com esferas.


Impressionante o que é  um produto de qualidade hein! Shocked. Já ficava feliz com meus antigos ´paralax Alivio de 94 agora que comprei um XT então... Se bem que não sei se a qualidade de um XT de hoje é igual de antigamente.

Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 09:29
Manutenção é fator crucial.
 
Tenho uma bike com cubos Shimano Acera bem baratinhos. Essa bike roda muito, mas raramente tomo chuva com ela. Os cubos nunca dão problema e a manutenção é só uma vez por ano.
 
Já a outra bike tem cubos Shimano XT. Roda pouco mas os cubos são exigidos ao máximo, tanto na questão do terreno quanto no fator umidade. Já tomei cada chuva com ela que vou te contar... Nessa aí, os cubos são abertos na volta de cada viagem ou depois de uma chuva forte.
 
A água é o pior inimigo dos cubos não importa o tipo. Ela liquida com a lubrificação e se o sujeito não fizer manutenção preventiva, mesmo que não haja sinal aparente de problemas, quando o problema acontecer o prejuízo pode ser grande.
 
Abraço!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
mouraddl Ver Drop Down


Cadastrado em: 28 Jun 2011
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mouraddl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Abr 2012 as 17:42
Esse topico é interessante.
Alguem ae ja ouviu alguem dizer que a bike dele corre mais porque estava usando cubos shimano deore (linha mais simples) e o o outra corria menos porque usava Altus? 
Considerando que rodara so no asfalto, tenho ,minhas duvidas se vale o investimento no deore.
Voltar ao Topo
Jonas Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2008
Offline
Mensagens:53
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jonas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2012 as 21:55
Moura,

O atrito nos rolamentos é minimo, independentemente do tipo de cubo. Na realidade há outros fatores muito mais importantes, que influenciam na resistencia e força que vc precisa fazer para pedalar.

A resistencia do vento em velocidade de cruzeiro (20..30 Km por hora) é um dos fatores mais importantes.

Outro fator muito importante é o timpo de pneu e terreno.

O cubos contribuem muito pouco nessa "equação". Não vale a pena o investimento se vc está com o objetivo de rolar mais solto. A diferença entre os cubos não é perceptível.

Já andei em bikes de diversos níveis. Minha bike atual de XC tem cubos LX e não percebo diferená de rolagem em relação as outras.

Como disse, o que vai influenciar mais são os pneus e a posição de pedalar (mais ou menos agressiva).

Os cubos mais tops são mais leves mas não necessariamente giram melhor a ponto de percebermos.

Aliás, alguns tops, por terem uma vedação melhor, podem até rolarem menos que os mais baratos. Quanto melhor a vedação, mais dificultam a rolagem.

O que muda mais é a leveza e a manutenção. Alguns tops, como os dt, tem o engate melhor e a resposta é mais rápida para tracionar.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2012 as 05:11


Nessa equação, com certeza o design do pneu é o principal fator de peso.

Editado por Fabio - 15 Jun 2013 as 13:29
Voltar ao Topo
jerso_sc Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 01 Dez 2011
criciuma
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jerso_sc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 16:42
ontem vi o mecanico dando uma volta com uma piranello top... e o barulho que faz qdo ele para de pedalar é bem alto... e comentando com o vendedor ele assim.. quanto mais caro a bike mais barulho faz... hehe
ja tive conselhos de montar as rodas com cubos de rolamentos.. que dizem que é melhor e tal.... agora a galera diz que não é tao vantajoso assim....

eu tinha uma caloi pró 94 que quando parava de pedalar ela não fazia barulho algum... é um sitema diferente? a bike era muito rapida e agil.. pena que eu ficava desconfortavel.... eu descia os morros sem pedalar e acompanhava a galera pedalando. 

Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mai 2012 as 17:08
Tinha um sistema da Shimano acho que no XT chamado Go Goh ou algo assim, que era completamente silencioso.
Voltar ao Topo
gpsman Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Nov 2010
.
Offline
Mensagens:91
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpsman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 01:10
Originalmente postado por Ramon MTB Ramon MTB escreveu:

Originalmente postado por sholna sholna escreveu:

Originalmente postado por Ramon MTB Ramon MTB escreveu:

Bom para falar a verdade eu tenho 3 Bikes . 1 com cubos Shimano Paralax , uma com cubos chamados VIPER ( ROLAMENTO ) e outra bike com cubos Shimanos Deore ... Em relação a manutenção nossa Paralax e Shimano Deore nunca foram abertos e são uns cubos bem leves , e olha que meus Shimano DEORE ja tem mais de 1500km rodados tanto no XC quando em estrada e eu nunca abri eles.Cubo nunca me apresentou nenhuma folga 3 ano já rodando com ele e tudo na boa...O Paralax já tem menos tempo mais também a mesma forma....Uma dica se for pegar um cubo de rolamento de preferência a marca RODAN , tenho uns amigos que ultilizam e é muito bom o cubo , agora se quer algo melhor e que não vai te dar problema nenhum junta ai uns 90 reais e pega uns Shimano Paralax muito bom o cubo...Agora se quiser algo mais proficional ai pega uns SHimanos Deore para cima....Clap



...é Ramom, eu coloquei justamente este modelo Viper no cubo traseiro e quando tiver mais grana colocarei no dianteiro, mas isto é somente para a bike que uso diariamente para o delocamento até meu trabalho. Quanto a bike que estou preparando para competições, acho que vou usar os cubos esferados mesmo, mas, de boa procedencia, assim como os Shimano.



Sim de preferências aos Shimanos , bom no meu ver até agora ta tudo bem.Nunca compre cubos GTS , comprei uns antes destes meus Shimanos achando que era tudo igual e me ferrei bonito na primeira trilha com lama e água , os cubos derão pau abriu folga.Em apenas 4 meses de uso... Agora quanto a estes Vipers bom ja to rodando com eles tem uns 5 meses em condições extremas lá na Faculdade ( Barro,lama,subo e desço meio fio,deixo a bike na chuva) e dou uma surrada mesmo e até agora nenhuma folga.Até me surpreendi pensei que ele ia dar pau nos primeiros meses e até agora ta rodando muito bem e sem nenhuma folga,a bike que uso la é bem simples tipo estas de mercado.Mas troquei os cubos e coloquei uma relação shimano SIS...Ta andando até q bem.....Só não recomendo estes VIPERS para uma trilha mais avançada...Quem sabe até umas trilhinhas basicas,como eu faço lá....Quem sabe....Mas é uma incognita.....Agora SHimano é Shimano...Abraços!!!


Clap é bom saber que esse cubo viper é bom é o mais barato de todos os cubos que vi até agora, vou colocar eles na minha bike e quem sabe mais pra frente eu coloco um shimano hauhauah porque só ando no asfalto então dificilmente esse viper vai dar pau e acho que vai aguentar meu peso e muitos quilometros, só espero que eu sinta a diferença na velocidade porque além dos cubos de rolamento vou colocar pneus slicks espero estar fazendo bom negócioBig smileBig smileBig smile
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2012 as 02:46
Originalmente postado por jerso_sc jerso_sc escreveu:

ontem vi o mecanico dando uma volta com uma piranello top... e o barulho que faz qdo ele para de pedalar é bem alto... e comentando com o vendedor ele assim.. quanto mais caro a bike mais barulho faz... hehe
ja tive conselhos de montar as rodas com cubos de rolamentos.. que dizem que é melhor e tal.... agora a galera diz que não é tao vantajoso assim....

eu tinha uma caloi pró 94 que quando parava de pedalar ela não fazia barulho algum... é um sitema diferente? a bike era muito rapida e agil.. pena que eu ficava desconfortavel.... eu descia os morros sem pedalar e acompanhava a galera pedalando. 


saiba que alguns cubos shimano top não fazem barulho nenhumLOL

Esse negócio de fazer barulho é uma escolha do fabricante, ele pode decidir fazer um cubo barulhento ou silencioso. Os cubos da campagnolo são conhecidos por fazer um barulho alto bem característico, mas dá para eliminar o barulho mexendo na parte interna do freehub.

Eu não sou fã do barulho, mas às vezes pode ser útil para avisar o seu companheiro que você está se aproximando (o que pode virar uma desvantagem também).
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:29
Ressuscitando a discussão, para jogar mais gasolina na fogueira dos rolamentos versus esferas...LOL
 
Essa tabela comparativa, faz parte de um teste publicado na Revista VTT Magazine, onde avaliou o atrito exercido pelos cubos desta rodas abaixo na velocidade de 30 km/h.
 
Rolamentos X Esferas são tão polêmicos quanto MAMILOS...rssss...então vamos lá...segue tabela abaixo.
 

Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:32
Isso é muito relativo, depende do aperto que veio de fábrica, afinal ninguém ia apertar ou desapertar nada no teste e com ciclista em cima e em curvas, ou seja, em comportamento dinâmico tudo muda.


Esse teste é um de mais de 5 anos atrás que já havia sido postado aqui?


Editado por Fabio - 08 Jun 2012 as 15:08
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 14:40
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Isso é muito relativo, depende do aperto.
 
 
Vai ver que a equipe de pesquisadores apertaram os cubos da Vuelta XRP ao máximo para fazer os testes...LOL
 
 
Se a resposta acima o ajudou de alguma forma, então não se esqueça de clicar acima em Obrigado!
Voltar ao Topo
Nenzo Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mar 2012
Offline
Mensagens:138
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nenzo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 16:53
eai galera eu tenho uma duvida tambem que nao foi discutida
 
afinal um cubo SHIMANO roda mais que um RODAN?
 
porque todo mundo que compra uma bike vagabunda que vem com aqueles cubos mais simples, quando troca sentem uma diferenca enorme a roda mais solta fica mais facil manter uma velocidade mais alta
 
agora sera que um cubo RODAN ou VIPER roda = a um shimano de esfera?
o negocio eh pedala
Voltar ao Topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2008
Offline
Mensagens:460
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar bigbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 17:03
ESFERA OU ROLAMENTOS????


Para rendimento 9velocidade), por absoluta lógica, opte pelos ROLAMENTOS: a questão não causa dúvida, pois o cubo esferado usa cones para aperto das esferas nas pistas, eliminando as folgas e assim, necessitam de uma pré-carga a qual faz com que tenham um atrito maior entre os cones as esferas e a pista de rolamento... assim, parte da força que o ciclista exerce na pedalada é perdida em função da força com que as esferas estão pré-tensionadas pelos cones. Não há como ser diferente! Nos rolamentos, a pré carga não existe e aí eles rolam livres, produzindo maior movimento ao esforço do ciclista!

A questão que realmente é espinhosa, refere quanto a durabilidade e resistência... aí, salvo os rolamentos de muita qualidade (cerâmica etc), os cubos esferados dão um baile!
GIANT XTC
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 17:07
   .


Editado por Fabio - 08 Jun 2012 as 17:08
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 17:18
Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:

ESFERA OU ROLAMENTOS????
Para rendimento (velocidade), por absoluta lógica, opte pelos ROLAMENTOS: a questão não causa dúvida

A Shimano não abre mão das esferas e cones, mas a Campagnolo e Mavic trabalham só com rolamentos.

Diz a Campagnolo que o sistema Cult é 9 vezes mais eficiente que o de cones e esferas.

PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 17:23
Originalmente postado por Nenzo Nenzo escreveu:

 
agora sera que um cubo RODAN ou VIPER roda = a um shimano de esfera?

O problema aí não é o tipo de rolamento (selado ou de cone e esferas), mas a qualidade do mesmo.

Um cubo Rodan usa rolamentos baratos, que giram e duram menos. Uma roda Mavic Cosmic usa rolamentos selados e gira muito. Um cubo Dura Ace usa esferas e cones super polidos que giram uma barbaridade. Cubos Altus, Alívio, etc usam esferas simples de aço que vão girar bem menos.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
bigbiker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2008
Offline
Mensagens:460
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bigbiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 17:31
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por bigbiker bigbiker escreveu:

ESFERA OU ROLAMENTOS????
Para rendimento (velocidade), por absoluta lógica, opte pelos ROLAMENTOS: a questão não causa dúvida

A Shimano não abre mão das esferas e cones, mas a Campagnolo e Mavic trabalham só com rolamentos.

Diz a Campagnolo que o sistema Cult é 9 vezes mais eficiente que o de cones e esferas.




A diferenciação rolamentos/esferas não sei se é correta: ambos são ROLAMENTOS, ambos tem esferas!
Acontece que o sistema de rolamentos com CONES geram uma pressão entre as esferas e os cones e entre as esferas e a pista, forçando uns contra os outros, mesmo sem o peso em cima... isso por sí só propicia uma perda de "força"/eficiência...mas a Shimano, pela própria origem, é Japonesa e existe povo mais TRADICIONAL do que eles? Não mudarão nunca... e aí...tome tecnologia de cerâmica, super polimentos etc.... dar o braço a torcer nunca...



GIANT XTC
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2012 as 17:36
Mas essa forçada que dizem existir entre cones e pistas existe entre o núcleo e aro do rolamento, senão ele teria jogo. Mágica ninguém faz. A diferença é a direção do vetor desse aperto, por isso não existe isso de um girar mais que o outro. eles se equivalem. A vantagem para as esferas é em curvas devido ao ângulo dessa força e ao fato de que rolamento quando quebra, trava o que é mais difícil em esferas.
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 9>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X