Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Cubos: Rolamento x Esferas
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Cubos: Rolamento x Esferas

 Responder Página  <1 6789>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2017 as 00:11
Se for asfalto, Shimano de esferas.

Se for terra, dianteiro de rolamento de qualquer marca e traseiro de rolamento de marca boa.

Esfera Shimano é top. Mas na terra não tem jeito é tudo desgasta e é melhor trocar rolamentos periodicamente do que trocar o cubo todo num espaço de tempo maior, pois trocar de cubo envolve desmontar a roda toda e ainda tem o fator de compatibilidade no tamanho dos raios.

Dianteiro de rolamento que manda ela qualidade do rolamento em sim.

Agora traseiro de rolamento (ou esferas) não é só rolamento que manda. Tem a parte do free hub. Tem que pensar em peças de reposição. Durabilidade. Várias coisas. Se o corpo do free hub for de alumínio, o cassete Shimano danifica o corpo mais do que Sram.

Editado por Fabio - 27 Mar 2017 as 00:15
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2017 as 10:00
Só complementando o que o Fábio postou, cassetes Shimano tipo o Deore que não tem spider de alumínio derrete free hub de alumínio rapidinho.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2017 as 10:54
Originalmente postado por gladiator25 gladiator25 escreveu:

Só complementando o que o Fábio postou, cassetes Shimano tipo o Deore que não tem spider de alumínio derrete free hub de alumínio rapidinho.

Eu usava um cassete 10-36 Sram PG-1030 e usei até pular dentes quando pedalava em pé, coloquei um Deore 11-36 que era o mais barato e comeu o meu cubo da Sram Roam 40. Aí troquei o corpo do cubo por X-Drive para usar 10-50 Sram. E passei o cassete Deore (bem novo ainda) para outra roda Roval que tenho, mas nem pedalei essa roda que está numa Trek. Mas estou pensando seriamente em comprar um cassete Sram 11-36 para trocar por esse Shimano Deore. Só não coloco esses novos 10V 11-42, pois meu câmbio XT da Trek é para 11-36 e as trocas desse meu sistema XT 2x10 são mágicas, trocam absurdamente bem e se colocar 11-42 com certeza não vai ficar igual. Essas coisas adaptadas sempre tem um preço a pagar. No mais eu ia continuar com 2 coroas e só ia valer a pena para ficar mais tempo na coroa grande. Porque 11-42 para mim não tem range suficiente para 1x10. Sábado agora fui na Pedra Grande e amigo meu estava com a corrente frouxa na bike dele XX1. Na hora vi, ele trocou a coroa 32 por uma 28 para subir e não diminuiu a corrente para depois voltar com a 32.

Em tempo. Pedra Grande está lisa para subir. Tirando um caminho alternativo na ida que tem uma descida de pedras soltas que a bike desce igual o boi bandido, a parte normal da subida que vão os carros está bem fácil até para carro 1.0, bem diferente do começo do ano que judiava dos carros. Acho que passaram máquina para alisar. Agora para descer, desci de novo pela própria pedra a esquerda num single incrível que sai no portão de uma casa na estrada que tem o caldo de cana. Muito bom. O ruim é que parei longe lá perto da Av. Maristela na padaria ao lado do pouso de asa delta. Aí tem que ir pela direita da pedra, olhando ela de frente e dar a volta toda no morro para chegar por trás e subir e na descida chega pelo outro lado. Na verdade dá a volta no morro todo. O melhor é sair de Bom Jesus dos Perdões perto de outro caldo de cana em uma rua de terra que sai da Dom Pedro. 


Editado por Fabio - 27 Mar 2017 as 10:59
Voltar ao Topo
gladiator25 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Jan 2009
Almenara - MG
Offline
Mensagens:2164
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gladiator25 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2017 as 11:15
Em tempo, fico reparando em quem tem k7 XT com free hub de alumínio, só come próximo aos cog's menores pois eles pegam direto no free hub, k7 Deore nesses cubos não rola.
Scale 965
Astro Xtrolite 27,5
Cannondale Scalpel
Giant ATX Pro (Saudades)
Caloi Aluminum
Monark M. Bike
Monark Monareta
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2017 as 15:18
Estava pronto para trocar as rodas da minha 29, são as originias da cannondale trail 6, cubo quando, aros alexrims , enfim, bem básicas, porém estão ótimas. Sendo bem sincero, estava pensando em comprar um par de vzan everest xc, para montar com os pneus que já uso, os continental contact 700x42. Não tanto pelo peso, mas achando que essas rodas giram melhor. Então estava relendo e, ao que parece, não vai ter diferença na rolagem estes meus cubos QUANDO (C4 cannondale), que estão perfeitos bem engraxados e rolando bem, com os cubos da vzan. Eu tava pensando aqui, se o peso que está nas bordas da roda é o que realmente influencia, não faz muito diferença ter cubos bem mais leves (porém frágeis). O que importa mesmo é o peso dos aros, e principalmente pneus. Realmente estou na dúvida e temeroso em me decepcionar, por trocar as rodas da bike e depois não ter diferença nenhuma no desempenho. Eu nem fico encucado com peso, pois eu já sou um cara mais pesado (91 kg), e não tenho muita gordura pra gastar então não posso ficar preocupado com isso. Dúvida cruel.
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2017 as 16:43
A diferença de uma roda stock pra uma mais refinada é grande, traz uma boa vantagem, o problema é a resistência. Eu já usei cubos de esferas da shimano por muito tempo, qualidade indiscutível, aguenta muita porrada. Comprei faz pouco tempo uma vzan extreme usada e estou testando, o desempenho é excelente, mas ainda não cheguei a uma conclusão sobre a capacidade dos rolamentos de suportar pancadas fortes, por enquanto parece que eles estão aguentando bem. Porem o manual diz que a Extreme aguenta até 130kg, já a everest parece que suporta bem menos peso, é bom confirmar.

Editado por newhouse - 07 Abr 2017 as 16:43
Voltar ao Topo
Binotto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2011
Blumenau
Offline
Mensagens:876
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Binotto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2017 as 18:05
Originalmente postado por newhouse newhouse escreveu:

A diferença de uma roda stock pra uma mais refinada é grande, traz uma boa vantagem, o problema é a resistência. Eu já usei cubos de esferas da shimano por muito tempo, qualidade indiscutível, aguenta muita porrada. Comprei faz pouco tempo uma vzan extreme usada e estou testando, o desempenho é excelente, mas ainda não cheguei a uma conclusão sobre a capacidade dos rolamentos de suportar pancadas fortes, por enquanto parece que eles estão aguentando bem. Porem o manual diz que a Extreme aguenta até 130kg, já a everest parece que suporta bem menos peso, é bom confirmar.

Olá. Legal. Uso cubo de esferas desde sempre. O que tenho notado é que os cubos da Shimano decaíram muito em qualidade. Mas você notou alguma diferença no desempenho com as vzan extreme? Eu até já pensei em logo colocar uns rolamentos de ceramica nessas extreme xc, logo que comprar. 
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2017 as 11:48
Eu tinha uma roda com cubos shimano RM70 e aro extreme 32F, usei por muito tempo, a resistência foi satisfatório pelo preço, acho que um dos maiores trunfos da shimano é a vedação, depois de tantos anos desmontei o cubo e a graxa estava perfeita, sem 1 sinal de infiltração mesmo pedalando bastante na chuva.

Mas a rolagem dos cubos Vzan me parece melhor, a bike ficou bem mais esperta com a roda Extreme, nas retomadas acelera bem mais, porem talvez isso seja pelo fato da roda ser uns 300grs mais leve. O aro também parece ser mais rígido, subindo fazendo força parece que a roda torce menos.

Mas se vc é aquele tipo de ciclista mais tranquilo que não torce o pedal o tempo todo, uma roda resistente que não de dor de cabeça pode ser o suficiente pro seu tipo de pedal. Depende muito do tanto que vc vai extrair da roda.


Editado por newhouse - 10 Abr 2017 as 11:50
Voltar ao Topo
newhouse Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2011
Embu - SP
Offline
Mensagens:2578
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar newhouse Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2017 as 11:50
Double, desculpe.

Editado por newhouse - 10 Abr 2017 as 11:50
Voltar ao Topo
MatheusLPS Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2011
Ouro Branco-MG
Offline
Mensagens:336
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MatheusLPS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Abr 2017 as 15:46
Na Vitus, vem cubos SLX. Depois de 4000 km, o freehub abriu o bico, pulando muitos dentes.

Pesquisei bastante e acabei pegando outro cubo SLX mesmo. Tirando o fato de ter acabado rápido, ele juntamente com as rodas ZTR Rapid da Notubes e raios DtSwiss, me passam muita segurança.

Poxa, tenho mais de 92kg e não tenho dó das rodas. Só não faço saltos, mas em estradões cheios de costeletas, deixo passar por cima do jeito que chego. Sem empenos nas rodas.

Essa Vitus é bem resistente. Se não quebrou comigo, não quebra com mais ninguém.

flw
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2019 as 15:35
Mais um rolamento que me deixa na mão no meio do caminho , o miolo virou só o pó   

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2019 as 09:43
Tem algo bastante errado aí. Rolamentos não se partem dessa forma.
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jan 2019 as 09:54
É o meu segundo já , sempre na roda traseira , o primeiro tem a foto em outro tópico , a esfera se partiu e já era agora isso aí.


Segunda vou comprar outros skf se esses se partirem tbm aí vou largar esse cubo pra lá , não posso ficar com uma bike que não é confiável.
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2019 as 21:51
Quando montei a GT, mandei fazer as rodas com aros VZAN Extreme e cubos de rolamento genéricos. A bike nem tinha sido montada e já coloquei um jogo de rolamentos de primeira linha.
Quando eu fui ver os rolamentos xing ling novos que tirei dos cubos, não acreditei como eram vagabundos. Tinham folga, de rodar na mão a graxa vaza com facilidade, dá para ver as esferas por uma fresta bem estreita da blindagem... Aí vai saber o quanto um rolamento desses aguenta.

Rolamento de primeira linha (SKF, FAG, INA, etc.) foram feitos para máquinas. Aguentam com folga as exigências de uma bike, desde que a blindagem não seja violada.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2019 as 21:57
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Quando montei a GT, mandei fazer as rodas com aros VZAN Extreme e cubos de rolamento genéricos. A bike nem tinha sido montada e já coloquei um jogo de rolamentos de primeira linha.
Quando eu fui ver os rolamentos xing ling novos que tirei dos cubos, não acreditei como eram vagabundos. Tinham folga, de rodar na mão a graxa vaza com facilidade, dá para ver as esferas por uma fresta bem estreita da blindagem... Aí vai saber o quanto um rolamento desses aguenta.

Rolamento de primeira linha (SKF, FAG, INA, etc.) foram feitos para máquinas. Aguentam com folga as exigências de uma bike, desde que a blindagem não seja violada.



Já usei Enduro Bearings e não gostei. Mas depois fui buscar informações e dizem que não são muito melhores do que rolamentos comuns da China que eles colocam a marca deles. Depois andei procurando outras informações, mas é muito difícil encontrar. E a diferença e treinamento os cubos DT Swiss 350 e 240 são justamente os rolamentos. Depois de decifrarem as incrições do 240, se chegaram numa fábrica de rolamentos do Japão, mas que só vende para indústrias.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jan 2019 as 23:17
A grande maioria das fábricas de rolamentos só vende para a indústria, ou o que uma pessoa comum iria fazer com um rolamento?
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 00:02
Vamos ver se dessa vez dura pelo menos 2 mil km , eu já estou ficando traumatizado.

Pelo menos é barato.


Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 09:10
Eu coloquei skf num cubo rodam, a bike ficou uma bala. Pena que a shimano parou de produzir catraca de rosca 11x28, se não tava com essa roda até hoje.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 10:01
So vendem para industrias e casas de peças...

Interessante que o local de fabricação pode dizer muito sobre a qualidade da peça...

Um cliente nosso tem uma pequena usina hidrelétricas, e foi preciso trocar um rolamento de acoplamento depois de cerca de 12 anos da ultima manutenção... Isso la em 2010 mais ou menos...

O engenheiro e construtor da usina (um senhorzinho, rs), falou: Precisa ser SKF "Made in Germany", foi taxativo, e veio um SKF "Made in Usa"... Ele se recusou a instalar, mas devido a urgência foi convencido... Não é que o rolamento americano apresentou folga com cerca de 2,5 anos de uso...

Foi trocado por um germânico, depois de uma longa busca, e isso ja tem 06 anos, e esta la sem folga nenhuma....

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Depois de decifrarem as incrições do 240, se chegaram numa fábrica de rolamentos do Japão, mas que só vende para indústrias.


Editado por rafael_rtg - 23 Jan 2019 as 10:02
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 12:01
Aí é demais , eu comprei no revendedor autorizado aqui se não tem lá não vou achar em outro lugar.

Se precisar ser made in germany pra durar eu volto pra esfera mesmo que sempre funcionou comigo por décadas sem dor de cabeça nenhuma.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 12:14
Misera foi so um exemplo, devido ele dizer que os DT usam rolamento japoneses, rs...  Os rolamento de usinas tem um uso muito mais extremo que nas bikes, e como ele é macaco velho, sabe quais presta, e qual não vai aguentar...

Os SKF são bons, rolamentos de primeira linha... Tem que ver se não esta com defeito no seu cubo, que pode estar apertando demais os rolamentos....

A unica particularidade dos sistema das bikes, é eles que usam rolamentos lineares, não são feitos feitos para torções latereis, se não durariam uma eternidade.... 

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Aí é demais , eu comprei no revendedor autorizado aqui se não tem lá não vou achar em outro lugar.

Se precisar ser made in germany pra durar eu volto pra esfera mesmo que sempre funcionou comigo por décadas sem dor de cabeça nenhuma.


Editado por rafael_rtg - 23 Jan 2019 as 12:17
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
zoda Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jul 2009
são paulo
Offline
Mensagens:1003
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 12:52
Não comprem rolamentos baratos. É jogar dinheiro fora. QQ distribuidora de rolamentos tem rolamentos de 1° linha. Gosto muito dos japoneses EZO. Esse papo de rolamento específico para bikes é perfumaria para agregar valor.

Editado por zoda - 23 Jan 2019 as 12:52
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 13:07
Eu não creio em defeito no cubo , o rolamento entra justo mais bem facilmente , até com a mão se tiver paciência vai.

O que estoura é sempre o pequeno , o grande nem mesmo o xing vagabundo estourou , eu acho que é realmente porque 1 rolamento pequeno desses não aguenta a torção da roda nas curvas.

Mais vamos ver quanto tempo dura essa carniça.

A roda da frente ainda está com os xing ling vagabundos e não deu problema não tem folga roda liso , a roda da frente não recebe muita carga isso me faz imaginar que o problema é que rolamentos não aguentam bem essa carga lateral.

Os cubos melhores tem 4 inves de 2 mesmo assim um colega meu vivia estourando os da vzan dele.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 13:08
Aliás não sei porque eles não usam o rolamento maior dos 2 lados...
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 13:49
Provavelmente na maioria das aplicações industriais, os rolamentos devem sofrer maior rpm. Carga, já não sei, acho que depende do tipo de maquinário. Mas uma coisa que não tenho certeza é sobre vedação e lubrificação dos mesmos. Veja bem, um óleo sempre terá maior poder de lubricidade do que essas ceras que usamos nas bikes, mas se colocarmos um óleo de motor numa corrente de bike, vai virar uma massa de sujeira. Motor pode usá-los, pois o óleo não tem contato com o exterior e com a sujidade macro. Da mesma forma um rolamento de máquina não trabalha num ambiente tão sujo quanto o MTB, então não sei se os selos desses rolamentos industriais são diferentes, ou se esses rolamentos podem trabalhar altamente lubrificados igual a parte interna de um motor de carro, coisa que não é possível numa bike devido ao fato que viraria uma massa de sujeira como disse antes. 
Voltar ao Topo
João Frango Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2013
Diadema/SP
Offline
Mensagens:1392
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 15:49
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Aliás não sei porque eles não usam o rolamento maior dos 2 lados...
Misera imagino que seja por causa do diâmetro do freehub nos cubos cassete, os que vieram na minha City Tour Sport que usa cubo pra catraca de rosca são os dois do maior o 6200 e olha que os cubos são genéricos de tudo, acabei de trocar o cubo traseiro dela por um de cassete e ele usa o 6200 do lado do disco e o 6000 do lado do freehub.

Eu vou colocar quando precisar repor os rolamentos da NSK DDU que é o que tem blindagem de borracha e da pra abrir e limpar e lubrificar com graxa boa o dito cujo, eu fui comprar SKF mas só achei os blindados de metal que não dão a possibilidade de abrir e lubrificar, no cubo genérico da City Tour só o do lado da catraca que deu uma folguinha e eu coloquei da NSK no lugar, mesmo ele sendo do maior abriu folga com uns 1000 kms rodados, troquei só ele e estava de boa até agora antes de trocar o cubo por cassete.

Ja ouvi muito de mecânico das minhas motos que rolamento não se engraxa mas eu sempre fiz isto nas motos e nunca precisei trocar rolamento de roda nelas, a minha atual é uma 2012 ja com 82 mil kms e ta com os rolamentos originais até agora onde sempre que preciso tirar a roda pra alguma manutenção eu limpo a graxa velha e aplico uma nova neles, mal não ta fazendo LOL
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 18:00
Pois é João o meu é 6200 do lado da catraca e do outro lado usa o 6000 , é sempre esse 6000 da traseira que estoura.

edit : o cubo é de catraca de rosca João.

Editado por misera - 23 Jan 2019 as 19:18
Voltar ao Topo
Gryphon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jun 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 09:17
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Já usei Enduro Bearings e não gostei. Mas depois fui buscar informações e dizem que não são muito melhores do que rolamentos comuns da China que eles colocam a marca deles. Depois andei procurando outras informações, mas é muito difícil encontrar. E a diferença e treinamento os cubos DT Swiss 350 e 240 são justamente os rolamentos. Depois de decifrarem as incrições do 240, se chegaram numa fábrica de rolamentos do Japão, mas que só vende para indústrias.


Rolamento bom é sueco, alemão ou japonês. Isso não se discute.

SKF, que é uma marca sueca e com fábrica na Alemanha, também tem fábrica no Brasil. Já usei rolamentos nacionais dela em equipamentos diversos, indo de torradores de café industriais a elevadores, sem a menor dor de cabeça. Talvez o motivo seja porque eles produzem as peças lá fora e apenas montem os rolamentos no Brasil.
Esses equipamentos suportam cargas e ciclos de serviço muito mais severos que a maioria das bicicletas e ainda assim os rolamentos duram bastante.

Acho que a questão de não ser qualquer um que seja capaz de fabricar bons rolamentos é que fazem a Shimano investir ainda no sistema de copo e cônico. Se ela passasse a investir em rolamentos, ficaria dependente da tecnologia de um fornecedor externo, enquanto que com o sistema de cônico, a tecnologia pode ser dela própria.
Este é um fator que raramente vejo comentado, assim como o contraponto a ele: se sistema de cônico fosse bom, ninguém usaria rolamento, porém em praticamente todas as aplicações é o rolamento quem impera.
Acredito que a Shimano se dê bem com a tecnologia de cônico justamente porque a aplicação em bicicletas seja muito menos crítica que em outras aplicações, e a diferença entre um sistema e outro se torne menos perceptível.
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 09:41
Mas essa parte de vedação dos rolamentos? Não seria mais crítica numa MTB?
Voltar ao Topo
StFred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2015
Brasil
Offline
Mensagens:326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 09:54
Exato Gryphon. Queria entender também essa da Shimano. Fico pensando num Froome e outros pros da vida, que usam rodas com cubos Dura-Ace com cone. Se eles usassem algo com rolamentos seriam mais rápido, teriam menor resistencia nas rodas?

O mais engraçado é como vejo gente que se "engana" por achar que rolamento é "melhor" pq o mecânico mostra ele rodando livre sem carga e ele dá aquele giro infinito, sem resistência nenhuma.
Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another.
Ernest Hemingway
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 09:59
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Já usei Enduro Bearings e não gostei. Mas depois fui buscar informações e dizem que não são muito melhores do que rolamentos comuns da China que eles colocam a marca deles. Depois andei procurando outras informações, mas é muito difícil encontrar. E a diferença e treinamento os cubos DT Swiss 350 e 240 são justamente os rolamentos. Depois de decifrarem as incrições do 240, se chegaram numa fábrica de rolamentos do Japão, mas que só vende para indústrias.


Rolamento bom é sueco, alemão ou japonês. Isso não se discute.

SKF, que é uma marca sueca e com fábrica na Alemanha, também tem fábrica no Brasil. Já usei rolamentos nacionais dela em equipamentos diversos, indo de torradores de café industriais a elevadores, sem a menor dor de cabeça. Talvez o motivo seja porque eles produzem as peças lá fora e apenas montem os rolamentos no Brasil.
Esses equipamentos suportam cargas e ciclos de serviço muito mais severos que a maioria das bicicletas e ainda assim os rolamentos duram bastante.

Acho que a questão de não ser qualquer um que seja capaz de fabricar bons rolamentos é que fazem a Shimano investir ainda no sistema de copo e cônico. Se ela passasse a investir em rolamentos, ficaria dependente da tecnologia de um fornecedor externo, enquanto que com o sistema de cônico, a tecnologia pode ser dela própria.
Este é um fator que raramente vejo comentado, assim como o contraponto a ele: se sistema de cônico fosse bom, ninguém usaria rolamento, porém em praticamente todas as aplicações é o rolamento quem impera.
Acredito que a Shimano se dê bem com a tecnologia de cônico justamente porque a aplicação em bicicletas seja muito menos crítica que em outras aplicações, e a diferença entre um sistema e outro se torne menos perceptível.


Concordo com quase tudo, menos quando se fala no motivo pelo qual a shimano não muda para rolamentos... os rolamentos aplicados nas bikes são rolamentos de esferas e diferente de uma máquina estacionária, a bike submete os rolamentos à cargas transversais (essas que os rolamentos foram projetados para aguentar) e cargas axiais (essas os rolamentos suportam mas sem a mesma eficiência e durabilidade), por isso é um erro dizer q se o rolamento aguenta ciclos quase infinitos em máquinas aguentará mais ainda em bikes... já o sistema de cônico utilizado pela shimano é projetado para aguentar cargas transversais e axiais.... aí falam mas o rolamento funciona... sim funciona pois são superdimensionados para aguentar.... o grande (e acho o único) problema com o sistema cônico é que precisa de uma pessoa que manja pra ajustar e tirar as folgas sem "estrangular" o sistemas, além de ferramentas certas para aperto e verificação do funcionamento... um torquimetro por exemplo, quase ninguém usa e é primordial para um ajuste correto, já os rolamentos qualquer um monta... eu uso cubos shimano desde sempre... lógico que já tive problemas mas com certeza teria em um com rolamentos tmb... hoje uso cubos com rolamentos na speed pois vieram montados nas Mavic... já na MTB tenho meus XTR de esferas e não troco por nada.... (tá bom já Pensei em pegar uns DT swiss mas só pelo peso)....
No final são diferentes tecnologias, cada uma com suas vantagens e o consumidor escolhe o que lhe é conveniente... não falaria q um é melhor dó que outro... afinal vc vê em campeonatos mundiais de speed ou MTB sempre tem cara com rodas com esferas e outros com rolamentos... e por ai vai....
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 10:23
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas essa parte de vedação dos rolamentos? Não seria mais crítica numa MTB?


Essa parte de vedação não é tão critica, a shimano por exemplo usa uma graxa que repele agua, mesmo nos cubos mais simples a vedação funciona muito bem. Os rolamentos devem usar o mesmo principio, contam com excelente vedação, o problema dessas rodas é que entra sujeira dentro do cubo, emporcalha tudo, principalmente o freehub. A vzan por exemplo aconselha a limpeza a cada 2.000 kms, se pegar muita chuva a cada 1.000 kms, porem é um procedimento simples que pode ser feito em casa com poucos minutos.
Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 10:28
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

o grande (e acho o único) problema com o sistema cônico é que precisa de uma pessoa que manja pra ajustar e tirar as folgas sem "estrangular" o sistemas, além de ferramentas certas para aperto e verificação do funcionamento... um torquimetro por exemplo, quase ninguém usa e é primordial para um ajuste correto


Esse ponto é primordial, eu pedalo há anos, mas só conheci uma oficina que usa torquímetro, já vi oficinas de renome, caras, apertando peças de carbono no olho. Eu comprei um torquimetro parktools pequeno, só pra aperto de mesa, canote, freios, etc, foi a melhor coisa que fiz, nunca mais tive problemas com aperto. Porem, um torquimetro maior pra usar em cubos por exemplo, custa uma grana considerável.

Em tempo, alguém sabe qual o aperto recomendado nos cubos shimano?
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 12:36
Mais se vc apertar muito as porcas do eixo de rolamento tbm estrangula os rolamentos.
Voltar ao Topo
adaoferre Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2018
Cristalina
Offline
Mensagens:42
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adaoferre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 12:56
,Segue dados do rolamento 6000.
Voltar ao Topo
Weber Dias Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Mai 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:459
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 13:22
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

o grande (e acho o único) problema com o sistema cônico é que precisa de uma pessoa que manja pra ajustar e tirar as folgas sem "estrangular" o sistemas, além de ferramentas certas para aperto e verificação do funcionamento... um torquimetro por exemplo, quase ninguém usa e é primordial para um ajuste correto


Esse ponto é primordial, eu pedalo há anos, mas só conheci uma oficina que usa torquímetro, já vi oficinas de renome, caras, apertando peças de carbono no olho. Eu comprei um torquimetro parktools pequeno, só pra aperto de mesa, canote, freios, etc, foi a melhor coisa que fiz, nunca mais tive problemas com aperto. Porem, um torquimetro maior pra usar em cubos por exemplo, custa uma grana considerável.

Em tempo, alguém sabe qual o aperto recomendado nos cubos shimano?


Cada modelo de cubo tem um torque específico... segue do XTR

Voltar ao Topo
am.araujo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Mai 2018
SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 16:03
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

o grande (e acho o único) problema com o sistema cônico é que precisa de uma pessoa que manja pra ajustar e tirar as folgas sem "estrangular" o sistemas, além de ferramentas certas para aperto e verificação do funcionamento... um torquimetro por exemplo, quase ninguém usa e é primordial para um ajuste correto


Esse ponto é primordial, eu pedalo há anos, mas só conheci uma oficina que usa torquímetro, já vi oficinas de renome, caras, apertando peças de carbono no olho. Eu comprei um torquimetro parktools pequeno, só pra aperto de mesa, canote, freios, etc, foi a melhor coisa que fiz, nunca mais tive problemas com aperto. Porem, um torquimetro maior pra usar em cubos por exemplo, custa uma grana considerável.

Em tempo, alguém sabe qual o aperto recomendado nos cubos shimano?


Cada modelo de cubo tem um torque específico... segue do XTR



Valeu Weber, excelente informação, meu torquimetro só vai a 12nm, precisaria de um maior mesmo.
Voltar ao Topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2016
SP
Offline
Mensagens:2574
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 16:12
Pessoal fala muito da Shimano, mas a Campagnolo também usa cubos de cones e esferas, tanto nas rodas próprias, como na sua subsidiaria Fulcrum, principalmente quando se trata de rodas de alta performance, deixando os rolamento para rodas inferiores...

Como já foi comentado, seria burrice demais investir e fazer atletas de alta performance disputar com um equipamento inferior... 

Porem a questão principal ocorre justamente na manutenção correta... Enquanto é muito fácil trocar um rolamento, fazer a manutenção de um cubo de esferas requer experiencia e ferramentas apropriadas... 

Entre um rolamento mais ou menos e um cubo com excesso de aperto, pode ter certeza que o rolamento vai girar melhor....


Editado por rafael_rtg - 24 Jan 2019 as 16:13
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 17:16
Fulcrum e Campagnolo pararam a anos nas top
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 00:43
Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 6789>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X