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Cubos: Rolamento x Esferas |
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am.araujo
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Postado: 11 Jan 2021 as 11:06 |
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Acabo usando os dois. Com a roda suspensa minha vzan fica um tempão girando até parar, então regulo meu cubo de esferas e tento fazer o mesmo. Porem pedalando também dá pra sentir, quando o cubo tá solto você da algumas pedalas e para de pedalar parece que a bike deslancha, quando tá mais travado parece que a bike tá amarrada, com o tempo pedalando sempre a mesma bike parece que a sensibilidade fica mais aguçada. O duro é que eu to usando um cubo Shunfeng, é um cubo muito resistente mas o acabamento deixa a desejar, acho isso deve afetar um pouco na regulagem também.
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gm1987
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Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
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Bom, para uso suíno ambos os sistemas serão problemas. |
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GabrielSL329
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Cadastrado em: 09 Mar 2019 Farroupilha Offline Mensagens:1715 |
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Acha que vai receber?
Maioria só anda, lava e lubrifica (e quando muito revisa a cada X tempo de uso). trocar peça só quando quebra! |
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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gm1987
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Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
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Qual é seu parâmetro de rolagem? É roda suspensa ou rodando com a bike? Pq girar a roda suspensa não diz muita coisa... O que manda é com peso em cima da bike
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am.araujo
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Cadastrado em: 25 Mai 2018 SP Offline Mensagens:791 |
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Nessa pandemia eu to usando um cubo de esferas, aproveitei pra fazer alguns testes. É bem complicado deixar o cubo com uma rolagem boa, é preciso muita sensibilidade, acho que não é qualquer mecânico que consiga fazer o ajuste correto sem uma ferramenta apropriada. Até agora de tudo que consegui, ou fica muito bom pra girar e depois de um tempo pega folga, ou fica bem justo e não gira muito bem. Acho que esse efeito deve ser menor em cubos mais caros, que usem material de melhor qualidade, mas acho que nunca saberei por que a única roda boa que eu tenho é da vzan.
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Lembrando que Microspline é o nome do encaixe do freehub e não tem nenhuma relação se o sistema é star rachet ou macaquinho. Tanto que os Deore são macaquinhos e Microspline. |
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Fabriciogc
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Cadastrado em: 15 Mai 2013 * Offline Mensagens:235 |
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Mas de Vzan é só a folha do aro que eles fabricam. Os raios e niples são Pillar e cubos, até onde eu lembro de algum tempo, eram Novatec e Chosen. Rolamento da problema "sempre". Mas troca fácil, barato e em qualquer boca de esquina. Esfera e bacia, riscar pista, difícil dar problema fazendo manutenção e sabendo fazer. Mas se der qualquer problema em cubo shimano, joga tudo fora e compra outro.
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gm1987
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Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
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Cubos com rolamentos, mais baratos de fabricar, manutenção durante uso mais cara. Cubos de cones e esferas, mais caros de fabricar, manutenção durante uso mais barata. Na durabilidade, o sistema de cone/esfera é mais durável, SE receber manutenção adequada.
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GabrielSL329
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Cadastrado em: 09 Mar 2019 Farroupilha Offline Mensagens:1715 |
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Creio que, a maior diferença seja que são mais baratos de fabricar os cubos com rolamento (info essa difundida por um usuário aqui no fórum).
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Gabriel Pires
MTB: Show Rocker 12v Orange Speed: Caloi Strada Sora 16v (aposentada) |
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zetermica
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Cadastrado em: 21 Dez 2020 BR Offline Mensagens:3 |
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Penso o seguinte, se rolamento fosse melhor o XTR teria! Estava olhando o lançamento 2021 da Vzan, falam microspline, mas dentro dele temos o bom e velho maquaquinho lá, eu particularmente não entendo isso VZAN R$ 1200 o meu SLX 2020 que é boost custa quase metade deste valor, me falar que o vzan é superior na boa vai... O que eu gosto da vzan e uso são apenas os aros Strike novos de 32mm de largura, este sim eu recomento, são mais flexiveis e estáveis que os meus Alexrims que vieram na bike, sem contar que paguei acho que R$ 80 em cada folha, preço imbatível!
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gm1987
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Cadastrado em: 12 Jun 2019 Sapucaia do Sul Offline Mensagens:2038 |
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A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.
Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva. |
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G4rF13ld
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Cadastrado em: 30 Out 2010 formosa-go Offline Mensagens:1915 |
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Errado, é só impressão mesmo. Veja o que o usuário FABIO disse na página 6:
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Eterno aprendiz
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Punkloko
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Cadastrado em: 12 Jun 2020 SCS-RS Offline Mensagens:1 |
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Olá. Sou novo no fórum. Mas já acompanhava algumas discussões. Sobre esferas ou rolamentos. Eu acredito que esferas peguem velocidade mais rápido que rolamentos. Porém rolamentos seguram mais a velocidade do que esferas.
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ianigor
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Cadastrado em: 11 Nov 2019 Brasília - DF Offline Mensagens:18 |
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Alguma sugestão de cubos para os rolamentos? Quero colocar os famosos SKF, mas sei nem por onde começar, to meio confuso nessa questão de cubos, vi uns novatec, koozer e vzan....
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Weber Dias
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Cadastrado em: 10 Mai 2016 São Paulo Offline Mensagens:459 |
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Perfeito.... |
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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Exatamente, ate agora não vi nenhuma roda usar rolamentos axiais... Acredito que esses rolamentos são feitos para grandes cargas axiais, o que não é o caso do ciclismo, que apesar de existirem, são pequenas... O problema é que essa pequena carga axial com o tempo vai deteriorando o rolamento... Acredito sim que eles poderiam melhorar a durabilidade, mas ai bate um pouco na tecla da obsolência programada... Eles focam em diminuir a resistência ao rolamento, mas não se esforçam muito para melhor a durabilidade não...
Editado por rafael_rtg - 25 Jan 2019 as 09:46 |
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Weber Dias
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Cadastrado em: 10 Mai 2016 São Paulo Offline Mensagens:459 |
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Existem todos os tipos de rolamentos para todos os tipos de carga... o problema e que nas bikes em sua enorme maioria são sempre aplicados os rolamentos para cargas transversais.... eu gostaria de saber de um cubo que usa um rolamento dedicado à cargas axiais... vc conhece algum? |
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ghd
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Cadastrado em: 19 Nov 2016 SP Offline Mensagens:4040 |
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Qual é a aplicação desses rolamentos? |
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Ismah/Cabelo
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Cadastrado em: 26 Abr 2017 Bom Princípio/R Offline Mensagens:2425 |
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Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Fulcrum e Campagnolo pararam a anos nas top
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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Pessoal fala muito da Shimano, mas a Campagnolo também usa cubos de cones e esferas, tanto nas rodas próprias, como na sua subsidiaria Fulcrum, principalmente quando se trata de rodas de alta performance, deixando os rolamento para rodas inferiores...
Como já foi comentado, seria burrice demais investir e fazer atletas de alta performance disputar com um equipamento inferior... Porem a questão principal ocorre justamente na manutenção correta... Enquanto é muito fácil trocar um rolamento, fazer a manutenção de um cubo de esferas requer experiencia e ferramentas apropriadas... Entre um rolamento mais ou menos e um cubo com excesso de aperto, pode ter certeza que o rolamento vai girar melhor....
Editado por rafael_rtg - 24 Jan 2019 as 16:13 |
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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am.araujo
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Cadastrado em: 25 Mai 2018 SP Offline Mensagens:791 |
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Valeu Weber, excelente informação, meu torquimetro só vai a 12nm, precisaria de um maior mesmo.
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Weber Dias
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Cadastrado em: 10 Mai 2016 São Paulo Offline Mensagens:459 |
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Cada modelo de cubo tem um torque específico... segue do XTR |
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adaoferre
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Cadastrado em: 30 Nov 2018 Cristalina Offline Mensagens:42 |
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,Segue dados do rolamento 6000.
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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Mais se vc apertar muito as porcas do eixo de rolamento tbm estrangula os rolamentos.
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am.araujo
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Cadastrado em: 25 Mai 2018 SP Offline Mensagens:791 |
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Esse ponto é primordial, eu pedalo há anos, mas só conheci uma oficina que usa torquímetro, já vi oficinas de renome, caras, apertando peças de carbono no olho. Eu comprei um torquimetro parktools pequeno, só pra aperto de mesa, canote, freios, etc, foi a melhor coisa que fiz, nunca mais tive problemas com aperto. Porem, um torquimetro maior pra usar em cubos por exemplo, custa uma grana considerável. Em tempo, alguém sabe qual o aperto recomendado nos cubos shimano?
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am.araujo
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Cadastrado em: 25 Mai 2018 SP Offline Mensagens:791 |
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Essa parte de vedação não é tão critica, a shimano por exemplo usa uma graxa que repele agua, mesmo nos cubos mais simples a vedação funciona muito bem. Os rolamentos devem usar o mesmo principio, contam com excelente vedação, o problema dessas rodas é que entra sujeira dentro do cubo, emporcalha tudo, principalmente o freehub. A vzan por exemplo aconselha a limpeza a cada 2.000 kms, se pegar muita chuva a cada 1.000 kms, porem é um procedimento simples que pode ser feito em casa com poucos minutos.
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Weber Dias
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Cadastrado em: 10 Mai 2016 São Paulo Offline Mensagens:459 |
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Concordo com quase tudo, menos quando se fala no motivo pelo qual a shimano não muda para rolamentos... os rolamentos aplicados nas bikes são rolamentos de esferas e diferente de uma máquina estacionária, a bike submete os rolamentos à cargas transversais (essas que os rolamentos foram projetados para aguentar) e cargas axiais (essas os rolamentos suportam mas sem a mesma eficiência e durabilidade), por isso é um erro dizer q se o rolamento aguenta ciclos quase infinitos em máquinas aguentará mais ainda em bikes... já o sistema de cônico utilizado pela shimano é projetado para aguentar cargas transversais e axiais.... aí falam mas o rolamento funciona... sim funciona pois são superdimensionados para aguentar.... o grande (e acho o único) problema com o sistema cônico é que precisa de uma pessoa que manja pra ajustar e tirar as folgas sem "estrangular" o sistemas, além de ferramentas certas para aperto e verificação do funcionamento... um torquimetro por exemplo, quase ninguém usa e é primordial para um ajuste correto, já os rolamentos qualquer um monta... eu uso cubos shimano desde sempre... lógico que já tive problemas mas com certeza teria em um com rolamentos tmb... hoje uso cubos com rolamentos na speed pois vieram montados nas Mavic... já na MTB tenho meus XTR de esferas e não troco por nada.... (tá bom já Pensei em pegar uns DT swiss mas só pelo peso).... No final são diferentes tecnologias, cada uma com suas vantagens e o consumidor escolhe o que lhe é conveniente... não falaria q um é melhor dó que outro... afinal vc vê em campeonatos mundiais de speed ou MTB sempre tem cara com rodas com esferas e outros com rolamentos... e por ai vai.... |
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StFred
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Cadastrado em: 16 Fev 2015 Brasil Offline Mensagens:326 |
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Exato Gryphon. Queria entender também essa da Shimano. Fico pensando num Froome e outros pros da vida, que usam rodas com cubos Dura-Ace com cone. Se eles usassem algo com rolamentos seriam mais rápido, teriam menor resistencia nas rodas?
O mais engraçado é como vejo gente que se "engana" por achar que rolamento é "melhor" pq o mecânico mostra ele rodando livre sem carga e ele dá aquele giro infinito, sem resistência nenhuma. |
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Every man's life ends the same way.
It is only the details of how he lived and how he died that distinguish one man from another. Ernest Hemingway |
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Mas essa parte de vedação dos rolamentos? Não seria mais crítica numa MTB?
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Gryphon
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Cadastrado em: 05 Jun 2016 São Paulo Offline Mensagens:805 |
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Rolamento bom é sueco, alemão ou japonês. Isso não se discute.
SKF, que é uma marca sueca e com fábrica na Alemanha, também tem fábrica no Brasil. Já usei rolamentos nacionais dela em equipamentos diversos, indo de torradores de café industriais a elevadores, sem a menor dor de cabeça. Talvez o motivo seja porque eles produzem as peças lá fora e apenas montem os rolamentos no Brasil. Esses equipamentos suportam cargas e ciclos de serviço muito mais severos que a maioria das bicicletas e ainda assim os rolamentos duram bastante. Acho que a questão de não ser qualquer um que seja capaz de fabricar bons rolamentos é que fazem a Shimano investir ainda no sistema de copo e cônico. Se ela passasse a investir em rolamentos, ficaria dependente da tecnologia de um fornecedor externo, enquanto que com o sistema de cônico, a tecnologia pode ser dela própria. Este é um fator que raramente vejo comentado, assim como o contraponto a ele: se sistema de cônico fosse bom, ninguém usaria rolamento, porém em praticamente todas as aplicações é o rolamento quem impera. Acredito que a Shimano se dê bem com a tecnologia de cônico justamente porque a aplicação em bicicletas seja muito menos crítica que em outras aplicações, e a diferença entre um sistema e outro se torne menos perceptível. |
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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Pois é João o meu é 6200 do lado da catraca e do outro lado usa o 6000 , é sempre esse 6000 da traseira que estoura.
edit : o cubo é de catraca de rosca João. Editado por misera - 23 Jan 2019 as 19:18 |
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João Frango
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Cadastrado em: 25 Jun 2013 Diadema/SP Offline Mensagens:1392 |
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Misera imagino que seja por causa do diâmetro do freehub nos cubos cassete, os que vieram na minha City Tour Sport que usa cubo pra catraca de rosca são os dois do maior o 6200 e olha que os cubos são genéricos de tudo, acabei de trocar o cubo traseiro dela por um de cassete e ele usa o 6200 do lado do disco e o 6000 do lado do freehub. Eu vou colocar quando precisar repor os rolamentos da NSK DDU que é o que tem blindagem de borracha e da pra abrir e limpar e lubrificar com graxa boa o dito cujo, eu fui comprar SKF mas só achei os blindados de metal que não dão a possibilidade de abrir e lubrificar, no cubo genérico da City Tour só o do lado da catraca que deu uma folguinha e eu coloquei da NSK no lugar, mesmo ele sendo do maior abriu folga com uns 1000 kms rodados, troquei só ele e estava de boa até agora antes de trocar o cubo por cassete. Ja ouvi muito de mecânico das minhas motos que rolamento não se engraxa mas eu sempre fiz isto nas motos e nunca precisei trocar rolamento de roda nelas, a minha atual é uma 2012 ja com 82 mil kms e ta com os rolamentos originais até agora onde sempre que preciso tirar a roda pra alguma manutenção eu limpo a graxa velha e aplico uma nova neles, mal não ta fazendo
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Fabio
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Cadastrado em: 07 Out 2003 - Offline Mensagens:8603 |
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Provavelmente na maioria das aplicações industriais, os rolamentos devem sofrer maior rpm. Carga, já não sei, acho que depende do tipo de maquinário. Mas uma coisa que não tenho certeza é sobre vedação e lubrificação dos mesmos. Veja bem, um óleo sempre terá maior poder de lubricidade do que essas ceras que usamos nas bikes, mas se colocarmos um óleo de motor numa corrente de bike, vai virar uma massa de sujeira. Motor pode usá-los, pois o óleo não tem contato com o exterior e com a sujidade macro. Da mesma forma um rolamento de máquina não trabalha num ambiente tão sujo quanto o MTB, então não sei se os selos desses rolamentos industriais são diferentes, ou se esses rolamentos podem trabalhar altamente lubrificados igual a parte interna de um motor de carro, coisa que não é possível numa bike devido ao fato que viraria uma massa de sujeira como disse antes.
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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Aliás não sei porque eles não usam o rolamento maior dos 2 lados...
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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Eu não creio em defeito no cubo , o rolamento entra justo mais bem facilmente , até com a mão se tiver paciência vai.
O que estoura é sempre o pequeno , o grande nem mesmo o xing vagabundo estourou , eu acho que é realmente porque 1 rolamento pequeno desses não aguenta a torção da roda nas curvas. Mais vamos ver quanto tempo dura essa carniça. A roda da frente ainda está com os xing ling vagabundos e não deu problema não tem folga roda liso , a roda da frente não recebe muita carga isso me faz imaginar que o problema é que rolamentos não aguentam bem essa carga lateral. Os cubos melhores tem 4 inves de 2 mesmo assim um colega meu vivia estourando os da vzan dele. |
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zoda
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Cadastrado em: 02 Jul 2009 são paulo Offline Mensagens:1008 |
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Não comprem rolamentos baratos. É jogar dinheiro fora. QQ distribuidora de rolamentos tem rolamentos de 1° linha. Gosto muito dos japoneses EZO. Esse papo de rolamento específico para bikes é perfumaria para agregar valor.
Editado por zoda - 23 Jan 2019 as 12:52 |
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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Misera foi so um exemplo, devido ele dizer que os DT usam rolamento japoneses, rs... Os rolamento de usinas tem um uso muito mais extremo que nas bikes, e como ele é macaco velho, sabe quais presta, e qual não vai aguentar... Os SKF são bons, rolamentos de primeira linha... Tem que ver se não esta com defeito no seu cubo, que pode estar apertando demais os rolamentos.... A unica particularidade dos sistema das bikes, é eles que usam rolamentos lineares, não são feitos feitos para torções latereis, se não durariam uma eternidade....
Editado por rafael_rtg - 23 Jan 2019 as 12:17 |
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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misera
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Cadastrado em: 07 Jul 2015 belo horizonte Offline Mensagens:3742 |
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Aí é demais , eu comprei no revendedor autorizado aqui se não tem lá não vou achar em outro lugar.
Se precisar ser made in germany pra durar eu volto pra esfera mesmo que sempre funcionou comigo por décadas sem dor de cabeça nenhuma. |
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rafael_rtg
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Cadastrado em: 10 Fev 2016 SP Offline Mensagens:2574 |
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So vendem para industrias e casas de peças... Interessante que o local de fabricação pode dizer muito sobre a qualidade da peça... Um cliente nosso tem uma pequena usina hidrelétricas, e foi preciso trocar um rolamento de acoplamento depois de cerca de 12 anos da ultima manutenção... Isso la em 2010 mais ou menos... O engenheiro e construtor da usina (um senhorzinho, rs), falou: Precisa ser SKF "Made in Germany", foi taxativo, e veio um SKF "Made in Usa"... Ele se recusou a instalar, mas devido a urgência foi convencido... Não é que o rolamento americano apresentou folga com cerca de 2,5 anos de uso... Foi trocado por um germânico, depois de uma longa busca, e isso ja tem 06 anos, e esta la sem folga nenhuma....
Editado por rafael_rtg - 23 Jan 2019 as 10:02 |
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Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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