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Cubos: Rolamento x Esferas

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am.araujo Ver Drop Down
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    Postado: 11 Jan 2021 as 11:06
Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Nessa pandemia eu to usando um cubo de esferas, aproveitei pra fazer alguns testes. É bem complicado deixar o cubo com uma rolagem boa, é preciso muita sensibilidade, acho que não é qualquer mecânico que consiga fazer o ajuste correto sem uma ferramenta apropriada. Até agora de tudo que consegui, ou fica muito bom pra girar e depois de um tempo pega folga, ou fica bem justo e não gira muito bem.

Acho que esse efeito deve ser menor em cubos mais caros, que usem material de melhor qualidade, mas acho que nunca saberei por que a única roda boa que eu tenho é da vzan.

Qual é seu parâmetro de rolagem? É roda suspensa ou rodando com a bike?

Pq girar a roda suspensa não diz muita coisa... O que manda é com peso em cima da bike


Acabo usando os dois. Com a roda suspensa minha vzan fica um tempão girando até parar, então regulo meu cubo de esferas e tento fazer o mesmo. Porem pedalando também dá pra sentir, quando o cubo tá solto você da algumas pedalas e para de pedalar parece que a bike deslancha, quando tá mais travado parece que a bike tá amarrada, com o tempo pedalando sempre a mesma bike parece que a sensibilidade fica mais aguçada. O duro é que eu to usando um cubo Shunfeng, é um cubo muito resistente mas o acabamento deixa a desejar, acho isso deve afetar um pouco na regulagem também.
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gm1987 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 16:22
Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.

Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva.

Creio que, a maior diferença seja que são mais baratos de fabricar os cubos com rolamento (info essa difundida por um usuário aqui no fórum).

Cubos com rolamentos, mais baratos de fabricar, manutenção durante uso mais cara. 

Cubos de cones e esferas, mais caros de fabricar, manutenção durante uso mais barata.

Na durabilidade, o sistema de cone/esfera é mais durável, SE receber manutenção adequada

Acha que vai receber?

Maioria só anda, lava e lubrifica (e quando muito revisa a cada X tempo de uso).
trocar peça só quando quebra!

Bom, para uso suíno ambos os sistemas serão problemas.


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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Farroupilha
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.

Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva.

Creio que, a maior diferença seja que são mais baratos de fabricar os cubos com rolamento (info essa difundida por um usuário aqui no fórum).

Cubos com rolamentos, mais baratos de fabricar, manutenção durante uso mais cara. 

Cubos de cones e esferas, mais caros de fabricar, manutenção durante uso mais barata.

Na durabilidade, o sistema de cone/esfera é mais durável, SE receber manutenção adequada

Acha que vai receber?

Maioria só anda, lava e lubrifica (e quando muito revisa a cada X tempo de uso).
trocar peça só quando quebra!
Gabriel Pires
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gm1987 Ver Drop Down


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Sapucaia do Sul
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Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Nessa pandemia eu to usando um cubo de esferas, aproveitei pra fazer alguns testes. É bem complicado deixar o cubo com uma rolagem boa, é preciso muita sensibilidade, acho que não é qualquer mecânico que consiga fazer o ajuste correto sem uma ferramenta apropriada. Até agora de tudo que consegui, ou fica muito bom pra girar e depois de um tempo pega folga, ou fica bem justo e não gira muito bem.

Acho que esse efeito deve ser menor em cubos mais caros, que usem material de melhor qualidade, mas acho que nunca saberei por que a única roda boa que eu tenho é da vzan.

Qual é seu parâmetro de rolagem? É roda suspensa ou rodando com a bike?

Pq girar a roda suspensa não diz muita coisa... O que manda é com peso em cima da bike
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jan 2021 as 15:54
Nessa pandemia eu to usando um cubo de esferas, aproveitei pra fazer alguns testes. É bem complicado deixar o cubo com uma rolagem boa, é preciso muita sensibilidade, acho que não é qualquer mecânico que consiga fazer o ajuste correto sem uma ferramenta apropriada. Até agora de tudo que consegui, ou fica muito bom pra girar e depois de um tempo pega folga, ou fica bem justo e não gira muito bem.

Acho que esse efeito deve ser menor em cubos mais caros, que usem material de melhor qualidade, mas acho que nunca saberei por que a única roda boa que eu tenho é da vzan.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por zetermica zetermica escreveu:

Penso o seguinte, se rolamento fosse melhor o XTR teria! Estava olhando o lançamento 2021 da Vzan, falam microspline, mas dentro dele temos o bom e velho maquaquinho lá, eu particularmente não entendo isso VZAN R$ 1200 o meu SLX 2020 que é boost custa quase metade deste valor, me falar que o vzan é superior na boa vai... O que eu gosto da vzan e uso são apenas os aros Strike novos de 32mm de largura, este sim eu recomento, são mais flexiveis e estáveis que os meus Alexrims que vieram na bike, sem contar que paguei acho que R$ 80 em cada folha, preço imbatível!



Lembrando que Microspline é o nome do encaixe do freehub e não tem nenhuma relação se o sistema é star rachet ou macaquinho. Tanto que os Deore são macaquinhos e Microspline.
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Fabriciogc Ver Drop Down
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Originalmente postado por zetermica zetermica escreveu:

Penso o seguinte, se rolamento fosse melhor o XTR teria! Estava olhando o lançamento 2021 da Vzan, falam microspline, mas dentro dele temos o bom e velho maquaquinho lá, eu particularmente não entendo isso VZAN R$ 1200 o meu SLX 2020 que é boost custa quase metade deste valor, me falar que o vzan é superior na boa vai... O que eu gosto da vzan e uso são apenas os aros Strike novos de 32mm de largura, este sim eu recomento, são mais flexiveis e estáveis que os meus Alexrims que vieram na bike, sem contar que paguei acho que R$ 80 em cada folha, preço imbatível!

Mas de Vzan é só a folha do aro que eles fabricam. 
Os raios e niples são Pillar e cubos, até onde eu lembro de algum tempo, eram Novatec e Chosen.

Rolamento da problema "sempre". Mas troca fácil, barato e em qualquer boca de esquina.
Esfera e bacia, riscar pista, difícil dar problema fazendo manutenção e sabendo fazer. Mas se der qualquer problema em cubo shimano, joga tudo fora e compra outro. 
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gm1987 Ver Drop Down


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Originalmente postado por GabrielSL329 GabrielSL329 escreveu:

Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.

Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva.

Creio que, a maior diferença seja que são mais baratos de fabricar os cubos com rolamento (info essa difundida por um usuário aqui no fórum).

Cubos com rolamentos, mais baratos de fabricar, manutenção durante uso mais cara. 

Cubos de cones e esferas, mais caros de fabricar, manutenção durante uso mais barata.

Na durabilidade, o sistema de cone/esfera é mais durável, SE receber manutenção adequada. 
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GabrielSL329 Ver Drop Down
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Farroupilha
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.

Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva.

Creio que, a maior diferença seja que são mais baratos de fabricar os cubos com rolamento (info essa difundida por um usuário aqui no fórum).
Gabriel Pires
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zetermica Ver Drop Down
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Penso o seguinte, se rolamento fosse melhor o XTR teria! Estava olhando o lançamento 2021 da Vzan, falam microspline, mas dentro dele temos o bom e velho maquaquinho lá, eu particularmente não entendo isso VZAN R$ 1200 o meu SLX 2020 que é boost custa quase metade deste valor, me falar que o vzan é superior na boa vai... O que eu gosto da vzan e uso são apenas os aros Strike novos de 32mm de largura, este sim eu recomento, são mais flexiveis e estáveis que os meus Alexrims que vieram na bike, sem contar que paguei acho que R$ 80 em cada folha, preço imbatível!
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gm1987 Ver Drop Down


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Sapucaia do Sul
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A unica diferença e que rolamentos possuem uma tolerancia de fabricação super justa, o que garante uma minima folga sem oferecer resistencia em excesso.

Ja os cones e esfera, a precisão está na mão do mecânico, que eventualmente pode deixar o sistema com pré-carga excessiva.
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G4rF13ld Ver Drop Down
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formosa-go
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar G4rF13ld Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 18:26
Originalmente postado por Punkloko Punkloko escreveu:

Olá. Sou novo no fórum. Mas já acompanhava algumas discussões. Sobre esferas ou rolamentos. Eu acredito que esferas peguem velocidade mais rápido que rolamentos. Porém rolamentos seguram mais a velocidade do que esferas.

Errado, é só impressão mesmo. Veja o que o usuário FABIO disse na página 6:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Em vários testes de rolamentos (cubos e movimento central), ficou claro uma coisa inesperada. A resistência ao rolamento não tem grande diferença entre esferas de aço ou de cerâmica. As diferenças se dão comprando rolamentos baratos com caros, sendo que os baratos tem menor resistência a rolagem. Visto que a resistência a rolagem é intrinsecamente ligada aos selos e, nos modelos mais caros, o sistema de vedação é mais eficiente.
 
Fora isso um pneu de MTB tem em asfalto rugoso um Cr de 0,008 e um rolamento tem na ordem de 0,000054.
 
Um ciclista de 77kg + bike de 10 kg = 87kg. Num inclinação de 3%. Com Cr de rolamento no piso de 0,008 e sem vento frontal, ao nível do mar, vai precisar de 99,3W para se manter a 9 m/s. Sendo que isso é distribuído da seguinte forma:
26,1% para vencer a resistência aerodinâmica
14,9% a resistência a rolagem
55,8% a força da gravidade
1,8% a resistência aerodinâmica da roda da frente
1,4% a resistência aerodinâmica da roda traseira
 
Quer dizer que a resistência a rolagem é só 14,9% nessa situação. Onde desses 14,9%, 99,32% corresponde ao rolamento dos pneus e 0,67% ao rolamento dos rolamentos. Por isso é muito difícil sentir algo mudando rolamento. A não ser em laboratório ou trocando uma roda com problemas por outro nova.
Eterno aprendiz
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Punkloko Ver Drop Down
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SCS-RS
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Olá. Sou novo no fórum. Mas já acompanhava algumas discussões. Sobre esferas ou rolamentos. Eu acredito que esferas peguem velocidade mais rápido que rolamentos. Porém rolamentos seguram mais a velocidade do que esferas.
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ianigor Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ianigor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2019 as 22:11
Alguma sugestão de cubos para os rolamentos? Quero colocar os famosos SKF, mas sei nem por onde começar, to meio confuso nessa questão de cubos, vi uns novatec, koozer e vzan....
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Weber Dias Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 09:49
Originalmente postado por rafael_rtg rafael_rtg escreveu:

Exatamente, ate agora não vi nenhuma roda usar rolamentos axiais... 

Acredito que esses rolamentos são feitos para grandes cargas axiais, o que não é o caso do ciclismo, que apesar de existirem, são pequenas... O problema é que essa pequena carga axial com o tempo vai deteriorando o rolamento...

Acredito sim que eles poderiam melhorar a durabilidade, mas ai bate um pouco na tecla da obsolência programada... Eles focam em diminuir a resistência ao rolamento, mas não se esforçam muito para melhor a durabilidade não... 

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".


Existem todos os tipos de rolamentos para todos os tipos de carga... o problema e que nas bikes em sua enorme maioria são sempre aplicados os rolamentos para cargas transversais.... eu gostaria de saber de um cubo que usa um rolamento dedicado à cargas axiais... vc conhece algum?





Perfeito....
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 09:40
Exatamente, ate agora não vi nenhuma roda usar rolamentos axiais... 

Acredito que esses rolamentos são feitos para grandes cargas axiais, o que não é o caso do ciclismo, que apesar de existirem, são pequenas... O problema é que essa pequena carga axial com o tempo vai deteriorando o rolamento...

Acredito sim que eles poderiam melhorar a durabilidade, mas ai bate um pouco na tecla da obsolência programada... Eles focam em diminuir a resistência ao rolamento, mas não se esforçam muito para melhor a durabilidade não... 

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".


Existem todos os tipos de rolamentos para todos os tipos de carga... o problema e que nas bikes em sua enorme maioria são sempre aplicados os rolamentos para cargas transversais.... eu gostaria de saber de um cubo que usa um rolamento dedicado à cargas axiais... vc conhece algum?


Editado por rafael_rtg - 25 Jan 2019 as 09:46
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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Weber Dias Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 08:17
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".


Existem todos os tipos de rolamentos para todos os tipos de carga... o problema e que nas bikes em sua enorme maioria são sempre aplicados os rolamentos para cargas transversais.... eu gostaria de saber de um cubo que usa um rolamento dedicado à cargas axiais... vc conhece algum?
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ghd Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ghd Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jan 2019 as 07:56
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".


Qual é a aplicação desses rolamentos?
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Ainda tem gente argumentando das cargas axiais, e falando groselha... Existem rolamentos para todas as aplicações, não necessariamente baratos, mas existem... Inclusive os que esperam cargas axiais apenas. Aqui são popularmente chamados de "rolamentos de superfície" ou "rolamentos de apoio".
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Fabio Ver Drop Down


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Fulcrum e Campagnolo pararam a anos nas top
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 16:12
Pessoal fala muito da Shimano, mas a Campagnolo também usa cubos de cones e esferas, tanto nas rodas próprias, como na sua subsidiaria Fulcrum, principalmente quando se trata de rodas de alta performance, deixando os rolamento para rodas inferiores...

Como já foi comentado, seria burrice demais investir e fazer atletas de alta performance disputar com um equipamento inferior... 

Porem a questão principal ocorre justamente na manutenção correta... Enquanto é muito fácil trocar um rolamento, fazer a manutenção de um cubo de esferas requer experiencia e ferramentas apropriadas... 

Entre um rolamento mais ou menos e um cubo com excesso de aperto, pode ter certeza que o rolamento vai girar melhor....


Editado por rafael_rtg - 24 Jan 2019 as 16:13
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 16:03
Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

o grande (e acho o único) problema com o sistema cônico é que precisa de uma pessoa que manja pra ajustar e tirar as folgas sem "estrangular" o sistemas, além de ferramentas certas para aperto e verificação do funcionamento... um torquimetro por exemplo, quase ninguém usa e é primordial para um ajuste correto


Esse ponto é primordial, eu pedalo há anos, mas só conheci uma oficina que usa torquímetro, já vi oficinas de renome, caras, apertando peças de carbono no olho. Eu comprei um torquimetro parktools pequeno, só pra aperto de mesa, canote, freios, etc, foi a melhor coisa que fiz, nunca mais tive problemas com aperto. Porem, um torquimetro maior pra usar em cubos por exemplo, custa uma grana considerável.

Em tempo, alguém sabe qual o aperto recomendado nos cubos shimano?


Cada modelo de cubo tem um torque específico... segue do XTR



Valeu Weber, excelente informação, meu torquimetro só vai a 12nm, precisaria de um maior mesmo.
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Weber Dias Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 13:22
Originalmente postado por am.araujo am.araujo escreveu:

Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

o grande (e acho o único) problema com o sistema cônico é que precisa de uma pessoa que manja pra ajustar e tirar as folgas sem "estrangular" o sistemas, além de ferramentas certas para aperto e verificação do funcionamento... um torquimetro por exemplo, quase ninguém usa e é primordial para um ajuste correto


Esse ponto é primordial, eu pedalo há anos, mas só conheci uma oficina que usa torquímetro, já vi oficinas de renome, caras, apertando peças de carbono no olho. Eu comprei um torquimetro parktools pequeno, só pra aperto de mesa, canote, freios, etc, foi a melhor coisa que fiz, nunca mais tive problemas com aperto. Porem, um torquimetro maior pra usar em cubos por exemplo, custa uma grana considerável.

Em tempo, alguém sabe qual o aperto recomendado nos cubos shimano?


Cada modelo de cubo tem um torque específico... segue do XTR

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adaoferre Ver Drop Down


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Cristalina
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,Segue dados do rolamento 6000.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Mais se vc apertar muito as porcas do eixo de rolamento tbm estrangula os rolamentos.
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am.araujo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Weber Dias Weber Dias escreveu:

o grande (e acho o único) problema com o sistema cônico é que precisa de uma pessoa que manja pra ajustar e tirar as folgas sem "estrangular" o sistemas, além de ferramentas certas para aperto e verificação do funcionamento... um torquimetro por exemplo, quase ninguém usa e é primordial para um ajuste correto


Esse ponto é primordial, eu pedalo há anos, mas só conheci uma oficina que usa torquímetro, já vi oficinas de renome, caras, apertando peças de carbono no olho. Eu comprei um torquimetro parktools pequeno, só pra aperto de mesa, canote, freios, etc, foi a melhor coisa que fiz, nunca mais tive problemas com aperto. Porem, um torquimetro maior pra usar em cubos por exemplo, custa uma grana considerável.

Em tempo, alguém sabe qual o aperto recomendado nos cubos shimano?
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am.araujo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar am.araujo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 10:23
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas essa parte de vedação dos rolamentos? Não seria mais crítica numa MTB?


Essa parte de vedação não é tão critica, a shimano por exemplo usa uma graxa que repele agua, mesmo nos cubos mais simples a vedação funciona muito bem. Os rolamentos devem usar o mesmo principio, contam com excelente vedação, o problema dessas rodas é que entra sujeira dentro do cubo, emporcalha tudo, principalmente o freehub. A vzan por exemplo aconselha a limpeza a cada 2.000 kms, se pegar muita chuva a cada 1.000 kms, porem é um procedimento simples que pode ser feito em casa com poucos minutos.
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Weber Dias Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Weber Dias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 09:59
Originalmente postado por Gryphon Gryphon escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Já usei Enduro Bearings e não gostei. Mas depois fui buscar informações e dizem que não são muito melhores do que rolamentos comuns da China que eles colocam a marca deles. Depois andei procurando outras informações, mas é muito difícil encontrar. E a diferença e treinamento os cubos DT Swiss 350 e 240 são justamente os rolamentos. Depois de decifrarem as incrições do 240, se chegaram numa fábrica de rolamentos do Japão, mas que só vende para indústrias.


Rolamento bom é sueco, alemão ou japonês. Isso não se discute.

SKF, que é uma marca sueca e com fábrica na Alemanha, também tem fábrica no Brasil. Já usei rolamentos nacionais dela em equipamentos diversos, indo de torradores de café industriais a elevadores, sem a menor dor de cabeça. Talvez o motivo seja porque eles produzem as peças lá fora e apenas montem os rolamentos no Brasil.
Esses equipamentos suportam cargas e ciclos de serviço muito mais severos que a maioria das bicicletas e ainda assim os rolamentos duram bastante.

Acho que a questão de não ser qualquer um que seja capaz de fabricar bons rolamentos é que fazem a Shimano investir ainda no sistema de copo e cônico. Se ela passasse a investir em rolamentos, ficaria dependente da tecnologia de um fornecedor externo, enquanto que com o sistema de cônico, a tecnologia pode ser dela própria.
Este é um fator que raramente vejo comentado, assim como o contraponto a ele: se sistema de cônico fosse bom, ninguém usaria rolamento, porém em praticamente todas as aplicações é o rolamento quem impera.
Acredito que a Shimano se dê bem com a tecnologia de cônico justamente porque a aplicação em bicicletas seja muito menos crítica que em outras aplicações, e a diferença entre um sistema e outro se torne menos perceptível.


Concordo com quase tudo, menos quando se fala no motivo pelo qual a shimano não muda para rolamentos... os rolamentos aplicados nas bikes são rolamentos de esferas e diferente de uma máquina estacionária, a bike submete os rolamentos à cargas transversais (essas que os rolamentos foram projetados para aguentar) e cargas axiais (essas os rolamentos suportam mas sem a mesma eficiência e durabilidade), por isso é um erro dizer q se o rolamento aguenta ciclos quase infinitos em máquinas aguentará mais ainda em bikes... já o sistema de cônico utilizado pela shimano é projetado para aguentar cargas transversais e axiais.... aí falam mas o rolamento funciona... sim funciona pois são superdimensionados para aguentar.... o grande (e acho o único) problema com o sistema cônico é que precisa de uma pessoa que manja pra ajustar e tirar as folgas sem "estrangular" o sistemas, além de ferramentas certas para aperto e verificação do funcionamento... um torquimetro por exemplo, quase ninguém usa e é primordial para um ajuste correto, já os rolamentos qualquer um monta... eu uso cubos shimano desde sempre... lógico que já tive problemas mas com certeza teria em um com rolamentos tmb... hoje uso cubos com rolamentos na speed pois vieram montados nas Mavic... já na MTB tenho meus XTR de esferas e não troco por nada.... (tá bom já Pensei em pegar uns DT swiss mas só pelo peso)....
No final são diferentes tecnologias, cada uma com suas vantagens e o consumidor escolhe o que lhe é conveniente... não falaria q um é melhor dó que outro... afinal vc vê em campeonatos mundiais de speed ou MTB sempre tem cara com rodas com esferas e outros com rolamentos... e por ai vai....
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StFred Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar StFred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 09:54
Exato Gryphon. Queria entender também essa da Shimano. Fico pensando num Froome e outros pros da vida, que usam rodas com cubos Dura-Ace com cone. Se eles usassem algo com rolamentos seriam mais rápido, teriam menor resistencia nas rodas?

O mais engraçado é como vejo gente que se "engana" por achar que rolamento é "melhor" pq o mecânico mostra ele rodando livre sem carga e ele dá aquele giro infinito, sem resistência nenhuma.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 09:41
Mas essa parte de vedação dos rolamentos? Não seria mais crítica numa MTB?
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Gryphon Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gryphon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2019 as 09:17
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Já usei Enduro Bearings e não gostei. Mas depois fui buscar informações e dizem que não são muito melhores do que rolamentos comuns da China que eles colocam a marca deles. Depois andei procurando outras informações, mas é muito difícil encontrar. E a diferença e treinamento os cubos DT Swiss 350 e 240 são justamente os rolamentos. Depois de decifrarem as incrições do 240, se chegaram numa fábrica de rolamentos do Japão, mas que só vende para indústrias.


Rolamento bom é sueco, alemão ou japonês. Isso não se discute.

SKF, que é uma marca sueca e com fábrica na Alemanha, também tem fábrica no Brasil. Já usei rolamentos nacionais dela em equipamentos diversos, indo de torradores de café industriais a elevadores, sem a menor dor de cabeça. Talvez o motivo seja porque eles produzem as peças lá fora e apenas montem os rolamentos no Brasil.
Esses equipamentos suportam cargas e ciclos de serviço muito mais severos que a maioria das bicicletas e ainda assim os rolamentos duram bastante.

Acho que a questão de não ser qualquer um que seja capaz de fabricar bons rolamentos é que fazem a Shimano investir ainda no sistema de copo e cônico. Se ela passasse a investir em rolamentos, ficaria dependente da tecnologia de um fornecedor externo, enquanto que com o sistema de cônico, a tecnologia pode ser dela própria.
Este é um fator que raramente vejo comentado, assim como o contraponto a ele: se sistema de cônico fosse bom, ninguém usaria rolamento, porém em praticamente todas as aplicações é o rolamento quem impera.
Acredito que a Shimano se dê bem com a tecnologia de cônico justamente porque a aplicação em bicicletas seja muito menos crítica que em outras aplicações, e a diferença entre um sistema e outro se torne menos perceptível.
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 18:00
Pois é João o meu é 6200 do lado da catraca e do outro lado usa o 6000 , é sempre esse 6000 da traseira que estoura.

edit : o cubo é de catraca de rosca João.

Editado por misera - 23 Jan 2019 as 19:18
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João Frango Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar João Frango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 15:49
Originalmente postado por misera misera escreveu:

Aliás não sei porque eles não usam o rolamento maior dos 2 lados...
Misera imagino que seja por causa do diâmetro do freehub nos cubos cassete, os que vieram na minha City Tour Sport que usa cubo pra catraca de rosca são os dois do maior o 6200 e olha que os cubos são genéricos de tudo, acabei de trocar o cubo traseiro dela por um de cassete e ele usa o 6200 do lado do disco e o 6000 do lado do freehub.

Eu vou colocar quando precisar repor os rolamentos da NSK DDU que é o que tem blindagem de borracha e da pra abrir e limpar e lubrificar com graxa boa o dito cujo, eu fui comprar SKF mas só achei os blindados de metal que não dão a possibilidade de abrir e lubrificar, no cubo genérico da City Tour só o do lado da catraca que deu uma folguinha e eu coloquei da NSK no lugar, mesmo ele sendo do maior abriu folga com uns 1000 kms rodados, troquei só ele e estava de boa até agora antes de trocar o cubo por cassete.

Ja ouvi muito de mecânico das minhas motos que rolamento não se engraxa mas eu sempre fiz isto nas motos e nunca precisei trocar rolamento de roda nelas, a minha atual é uma 2012 ja com 82 mil kms e ta com os rolamentos originais até agora onde sempre que preciso tirar a roda pra alguma manutenção eu limpo a graxa velha e aplico uma nova neles, mal não ta fazendo LOL
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 13:49
Provavelmente na maioria das aplicações industriais, os rolamentos devem sofrer maior rpm. Carga, já não sei, acho que depende do tipo de maquinário. Mas uma coisa que não tenho certeza é sobre vedação e lubrificação dos mesmos. Veja bem, um óleo sempre terá maior poder de lubricidade do que essas ceras que usamos nas bikes, mas se colocarmos um óleo de motor numa corrente de bike, vai virar uma massa de sujeira. Motor pode usá-los, pois o óleo não tem contato com o exterior e com a sujidade macro. Da mesma forma um rolamento de máquina não trabalha num ambiente tão sujo quanto o MTB, então não sei se os selos desses rolamentos industriais são diferentes, ou se esses rolamentos podem trabalhar altamente lubrificados igual a parte interna de um motor de carro, coisa que não é possível numa bike devido ao fato que viraria uma massa de sujeira como disse antes. 
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 13:08
Aliás não sei porque eles não usam o rolamento maior dos 2 lados...
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 13:07
Eu não creio em defeito no cubo , o rolamento entra justo mais bem facilmente , até com a mão se tiver paciência vai.

O que estoura é sempre o pequeno , o grande nem mesmo o xing vagabundo estourou , eu acho que é realmente porque 1 rolamento pequeno desses não aguenta a torção da roda nas curvas.

Mais vamos ver quanto tempo dura essa carniça.

A roda da frente ainda está com os xing ling vagabundos e não deu problema não tem folga roda liso , a roda da frente não recebe muita carga isso me faz imaginar que o problema é que rolamentos não aguentam bem essa carga lateral.

Os cubos melhores tem 4 inves de 2 mesmo assim um colega meu vivia estourando os da vzan dele.
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zoda Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zoda Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 12:52
Não comprem rolamentos baratos. É jogar dinheiro fora. QQ distribuidora de rolamentos tem rolamentos de 1° linha. Gosto muito dos japoneses EZO. Esse papo de rolamento específico para bikes é perfumaria para agregar valor.

Editado por zoda - 23 Jan 2019 as 12:52
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafael_rtg Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2019 as 12:14
Misera foi so um exemplo, devido ele dizer que os DT usam rolamento japoneses, rs...  Os rolamento de usinas tem um uso muito mais extremo que nas bikes, e como ele é macaco velho, sabe quais presta, e qual não vai aguentar...

Os SKF são bons, rolamentos de primeira linha... Tem que ver se não esta com defeito no seu cubo, que pode estar apertando demais os rolamentos....

A unica particularidade dos sistema das bikes, é eles que usam rolamentos lineares, não são feitos feitos para torções latereis, se não durariam uma eternidade.... 

Originalmente postado por misera misera escreveu:

Aí é demais , eu comprei no revendedor autorizado aqui se não tem lá não vou achar em outro lugar.

Se precisar ser made in germany pra durar eu volto pra esfera mesmo que sempre funcionou comigo por décadas sem dor de cabeça nenhuma.


Editado por rafael_rtg - 23 Jan 2019 as 12:17
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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misera Ver Drop Down


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Aí é demais , eu comprei no revendedor autorizado aqui se não tem lá não vou achar em outro lugar.

Se precisar ser made in germany pra durar eu volto pra esfera mesmo que sempre funcionou comigo por décadas sem dor de cabeça nenhuma.
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rafael_rtg Ver Drop Down
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Cadastrado em: 10 Fev 2016
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So vendem para industrias e casas de peças...

Interessante que o local de fabricação pode dizer muito sobre a qualidade da peça...

Um cliente nosso tem uma pequena usina hidrelétricas, e foi preciso trocar um rolamento de acoplamento depois de cerca de 12 anos da ultima manutenção... Isso la em 2010 mais ou menos...

O engenheiro e construtor da usina (um senhorzinho, rs), falou: Precisa ser SKF "Made in Germany", foi taxativo, e veio um SKF "Made in Usa"... Ele se recusou a instalar, mas devido a urgência foi convencido... Não é que o rolamento americano apresentou folga com cerca de 2,5 anos de uso...

Foi trocado por um germânico, depois de uma longa busca, e isso ja tem 06 anos, e esta la sem folga nenhuma....

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Depois de decifrarem as incrições do 240, se chegaram numa fábrica de rolamentos do Japão, mas que só vende para indústrias.


Editado por rafael_rtg - 23 Jan 2019 as 10:02
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
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