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Quando lubrificar mov. central e caixa de direção?

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xandegui77 Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Nov 2009
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Quando lubrificar mov. central e caixa de direção?
    Postado: 30 Abr 2010 as 01:05
É duro escrever um título com caracteres reduzidos, hehe.
 
Gostaria de saber de vocês, com qual frequência vocês abrem, limpam e lubrificam a caixa de direção, o movimento central, rolamentos dos pedais, roda livre (freehub) e cubos?
Também que tipo de manutenção um passador de marcha precisa?
 
Tenho pego bastante terra, pó, lama, etc. e a manutenção destas peças está me preocupando.
 
Eu gosto de aprender mecânica, eletrônica, etc., pra eu mesmo fazer as manutenções básicas, é uma terapia pra mim aprender e depois fazer. Fora que se você quer algo bem feito, faça você mesmo (há controvérsias, hehehe).
 
Mas bike é complicado. Há diferentes fabricantes e modelos e às vezes uma ferramenta é específica para aquela marca e modelo. Então há um kit básico de ferramentas para eu mesmo fazer a manutenção das peças citadas acima, sem gastar um dinheirão e sem ter que praticamente montar uma oficina?
 
Eu também gostaria de sacar o movimento central e a caixa de direção para poder mandar o quadro pra pintura. A pintura dele é fosca e suja MUITOOO, e minha intenção é aplicar um verniz e deixar a superfície do quadro lisa e brilhante, para que a lavagem da bike seja bem mais simples.
 
Po, fazia manutenção das minhas motos e não usava mais do que uma caixa de ferramentas que  custou 80 reais e tem mais ferramentas do que uso.


Editado por xandegui77 - 30 Abr 2010 as 01:31
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serginho_la Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Set 2006
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar serginho_la Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 15:06
Muito boa colocação Xande, suas dúvidas são as minhas também.


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hugomedeiros Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Mar 2005
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 18:04
Faço o seguinte esquema:
Cubo dianteiro - A cada 10.000Km
Cubo traseiro - Acada 5.000Km
Corrente - A cada 80Km
Caixa de direção - A cada seis meses
Cabos e conduites - A cada seis meses
Freios (V-brake) - A cada seis meses
Pedais( Egg beater SL) - A cada 300 horas de pedal
 
O importante e voce estabelecer um parâmetro e começar. No ciclo seguinte avalia como esta os componentes. Ai ajusta o período para maior ou menor de acordo com sua necessidade e estilo de pedal.


Editado por hugomedeiros - 30 Abr 2010 as 18:05
"Pedalar, um prazer quase sexual"
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serginho_la Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Set 2006
São Pedro - SP
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Mensagens:88
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar serginho_la Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 18:42
Legal o esquema de postagem Hugo, você ou alguém sabe me dizer qual a quilometragem ou tempo de pedal para fazer uma revisão na suspensão ou troca do óleo do freio a disco?
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hugomedeiros Ver Drop Down
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Cadastrado em: 22 Mar 2005
Natal - RN
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hugomedeiros Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 20:10
Freio a disco não posso opinar porque não possuo. Já na  suspensão acredito que a hora e quando a mesma apresentar alguma irregularidade no funcionamento. Tais como: Vazamento de oléo; ficar mole ou dura demais ou apresentar algum barulho estranho, etc. 
Possuo um Proshock one ha três anos. Agora ela começou a  apresentando uma leve batida no retorno. Já vou mandar revisar. Também não aconselho a deixar qualquer problema se agravar, pois o prejuízo será maior.
Vamos esperar outras pessoas opinarem para enriquecer o tópico.
"Pedalar, um prazer quase sexual"
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DrHide Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Nov 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Abr 2010 as 21:14
   
          Essa manutenção depende muuuito de qual tipo de condição vc encara nos pedais: se a bici só rodar no asfalto e no seco, vai demorar anos p precisar fazer uma manutenção, mas se fizer uma trilha cheia de lama, poças d'agua e riachos, tem q revisar depois de cada trilha, sacou?
          Como a cx de direção fica bem no alto, longe da lama, e gira bem pouco, muito menos q os cubos, é o q menos precisa revisão. Já as atuais caixas de centro da shimano são lacradas, ou seja, não dá p abrir p fazer manutenção, quando estragar tem q trocar...  cubos e free hub, sempre q enfrentam poças é bom revisar, pq a pior coisa é ter uma mistura de areia e graxa superabrasiva rolando junto c as esferas...
           Quanto aos cabos é fácil perceber a hora da manutenção, pois ficam c acionamento ruim, marchas não funcionam direito, freio fica pesado de acionar... daí é hora de limpar.
           Abraço.
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danielbns Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Dez 2005
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suspensão entra em contato com o distribuidor ou leia o manual q provavelmente tem lá, o resto das peças da pra vc comprar ferramentas para fazer vc mesmo acredito q nao gaste mais q 80 reais

chave de corrente, chave de k7, chave de conico, chave alen já da pra fazer praticamente tudo.

o pedal eu não sei se vale a pena mexer mas se quiser provavelmente é uma chave de boca tipo chave de roda.

ve qnto tempo vc tem a bike e as peças e abre tudo, qndo vc abrir vai da pra ter uma ideia de o que precisa de manutenção mais constante ou nao.
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serginho_la Ver Drop Down
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Cadastrado em: 19 Set 2006
São Pedro - SP
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Eu adoro fuçar na bike, não é tão complicado nem perigoso sair mexendo, claro que leio manuais e vejo videos na intenet, um ótimo site para tutoriais é o http://bicycletutor.com/  o áudio é em inglês mas se você não sabe só pelo vídeo dá para saber o que fazer, nesse site tem praticamente tudo.

O grande problema são as ferramentas, principalmente pedevela  que cada marca e modelo tem uma chave.

Meus freios a disco shimano deore nunca foram revisados ou trocado o óleo, já os tenho a 5 anos e minha suspensão deve estar com uns 5000km e começou a ficar dura e fazer barulho, parece que o elastômero dá um retorno antecipado, a suspa é uma Rock Shox Pilot.

Ia mandar fazer uma revisão simples dia 15 de maio quando a bike vai completar 1000km desde a ultima revisão, alguém acha que é pouco ou muito? Uso a bike bastante em pista de terra batida e na pista de cross country que tenho em São Pedro, tem alguns pontos que judia bastante da suspa rs, e sempre evito lama ( já fod* meu movimento central certa vez )

O complicado é que estou fazendo quase 500km por mês e os custos estão ficando altos, a não ser que crie coragem, compre as ferramentas e faça eu mesmo as revisões, já que freio a disco e suspensão, que não quero mexer, duram mais de ano sem revisão.
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