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Transformar speed em TT - Vale a pena? |
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Benedoug
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Postado: 13 Abr 2010 as 18:23 |
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Fala galera!
Bom não é novidade pra ninguem que eu sou iniciante no triathlon.........
Me deram a sugestão de transformar a minha SPZ Allez em TT, agora a pergunta é: Vale a pena??(pensando somente em Triathlon).
A modificação seria colocar o guidão aero e fazer o bike fit.........
Me ajudem, eu não sei até onde isso é válido......quero ouvir (ler) a opnião de vcs (seja qual for)
Abraços,
Doug
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...under construction!...
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edinho
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Douglas, colocar guidão aero e... só? Não falta nada? Clip?
Ou a sugestão foi só colocar o clip nela e fazer o bikefit? Só posso falar do que conheço: uso uma road convencional, com clip e ao passar pelo fit pedi especificamente o ajuste para o melhor aproveitamento possível em triatlo (ou seja, posição aerodinâmica, que permita o de descanso dos ombros e que poupe a musculatura posterior das pernas - visando a corrida pós T2). Pra mim, por enquanto, funcionou. Tenho me sentido bem com o ajuste atual, e estou cada vez mais adaptado a pedalar encaixado no clip. Também gostaria de ouvir a opinião do resto do povo... |
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“The man who trades freedom for security does not deserve nor will he ever receive either” - Benjamin Franklin
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FABRICIO99
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Douglas,
Também sou iniciante no triathlon, só fiz uma prova de short até agora e estou usando uma bike road com clip. Para as provas que prentendo fazer (short e no máximo olímpico no fim do ano) acho a bike road a melhor opção.
Com todos os triatletas mais experientes que conversei me disseram para não comprar bike TT por enquanto. A bike TT seria aconselhável para provas mais longas (meio Iron e Iron). O próprio Miller aqui do fórum disse que a próxima prova de Santos ele vai fazer de bike road e sem clip.
Coloca um clip na sua se já não tiver e faz um bike fit em Campinas com o Rogério que você não vai precisar mais que isso.
Essa é minha opinião, não sei se todos concordam.
Abs,
Fabrício
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FABRÍCIO
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JLemos
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Sou principiante tbm, fiz duas provas short, assisti umas 6 e vou fazer um olímpico no final de junho...
Tenho uma bike apenas, uma Scott Speedster... não pretendo colocar clip... prefiro melhorar no pedal, aumentar minha velocidade, resistência... mais pra frente, quero continuar com a idéia de ter apenas uma bike e já até escolhi o modelo, indicação do Paulo Scabar aqui do forum..., a Cervélo S1..., provavelmente o melhor custo benefício para ter uma bike apenas para Road e TT... Abç
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florio
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Sou iniciante também mas de qq forma aí vai a minha opinião...
Para provas short e olímpico não precisa ter bike de TT, vai de Speed normal mesmo, até porque estas provas permitem vácuo, e o clip numa prova dessas pode até atrapalhar. Para provas longas que não permitem vácuo, vá de TT, pois a posição aero vai fazer bastante diferença. Se for fazer adaptação, tem que ser bem feita, não basta apenas trocar o guidão e colocar o clip. O seat-tube de uma bike de TT (76-78 graus) é mais inclinado que o seat-tube de uma bike de Speed (73 graus em média). Veja esta diferença comparando nos 2 tipos de bike a posição relativa da ponta do selim ao eixo do movimento central. Esta inclinação maior nas bikes de TT é para que você consiga ficar na posição aero de forma mais "natural", sem ficar com o torso muito esticado o que, além do impacto negativo na respiração discutido abaixo, também forçaria os ombros. Portanto, para fazer a adaptação você terá que (1) trocar o guidão e colocar o clip e (2) colocar o teu selim para frente. Provavelmente teu canote não vai suportar o tanto pra frente que teu selim vai precisar chegar, então o ideal é que você compre um desses canotes "quebrados" que servem justamente para fazer esta adaptação. Ex: http://www.profile-design.com/profile-design/products/seatposts/aluminum-seat-posts. Se não quiser comprar o canote então tenta pelo menos arrumar um canote com offset zero e joga o selim o mais para a frente possível. Fazendo estas 2 modificações e um bom bike-fit acho que você vai estar bem. Outro efeito colateral de se alterar o guidão e colocar os clips e não mexer no selim: vai prejudicar a sua respiração. Por que... Você vai sentar "lá atrás" e ficar dobrado "lá na frente". Quando você subir a perna ela vai em direção a sua barriga, o que prejudicará sua respiração abdominal (que é a recomendada a ser utilizada na posição aero). Óbvio que numa bike de TT seu joelho também virá na direção da sua barriga, mas em menor grau pois a inclinação do seat-tube é maior. Note que ainda vai ter esse efeito prejudicial na respiração mesmo que você tente "compensar" o não avanço do canote com uma redução no tamanho da mesa, pois o ângulo entre suas pernas e seu torso ainda vai ficar pequeno. A única solução seria aumentar a altura dos clips (para subir seu torso), mas aí prejudicaria enormemente a aerodinâmica... Não sei se me fiz claro, essas coisas são difíceis de tentar explicar sem desenhar. De qq forma espero ter ajudado. Abraço! |
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FAB1000
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Acho que o post do Alexandre foi perfeito.
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Benedoug
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Foi uma aula!!
Então o ideal é soh colocar o clip mesmo, certo?
Obrigado e Abraço
Doug Editado por Benedoug - 14 Abr 2010 as 12:22 |
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...under construction!...
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PSCABAR
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Douglas, Já foi muito bem explicado pelos colegas acima todas as diferenças de bike de TT e road e os motivos para NÃO fazer essa adaptação. Eu tb concordo que esse tipo de adaptação é uma besteira. Para fazer triathlon não é preciso ter bike TT, nem capacete aero e muito menos acessorios bonitos...É só ter o equipamento básico e muita vontade de treinar...Quando comecei no triathlon em 2007 eu tinha uma bike road com gemoetria sloop, Giant TCR Aero2 com grupo tiagra e clip profile century. Com essa bike fiz Trofeu Brasil, Internacional de Santos e 70.3 em Penha e tenho ela até hoje. Se vc estiver bem treinado e acostumado a andar na pegada baixa na road...com certeza que a bike não deve fazer muita diferença. Para tirar vantagem da sua bike road em relação as bike TT, treine bem esses 3 pontos cruciais. - Monte e desmonte da bike = aprender a colocar e tirar a sapatilha na bike em movimento. Sempre quando tenho a oportunidade de assistir uma prova de triathlon, procuro ficar na área de monte e desmonte para aprender tecnicas de fazer isso. - Boa técnica de subida = com uma bike road a maior vantagem pode estar nas subidas (a prova de Piracicaba tem bastante subida). Bem treinado em subidas e o grande momento de abrir. Bike de TT é uma merda para subida. - Curva e retomada = em prova de short triatlhon é comum encontrarmos varios retornos. A bike road é muito mais ágil para fazer retorno, além da vantagem de conseguir sprintar com facilidade. Aprenda a fazer retorno sem precisar diminuir muito a velocidade e logo em seguida a sprinter em pé para retomar a velocidade. Novamente a bike TT é uma merda para fazer retorno e sprintar. Abs, Editado por PSCABAR - 14 Abr 2010 as 12:57 |
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FAB1000
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Cara, acho que vc não entendeu o que o Florio e o resto da galera te disse acima. Se vc for fazer triathlon longo, onde é proibido o vácuo e é permitido bikes de TRIATHLON, vc poderá trocar a frente, guidão, mesa e clip e também deverá trocar o canote para um com avanço a fim de te proporcionar um ângulo maior no seat tube. (Bikes de TT, por regra da UCI não podem ter o ângulo de seat tube tão grande como as de triathlon, logo uma de TT é diferente e não te trará o mesmo benefício que uma específica para o triathlon) Mas se as provas que vc for disputar forem curtas, Sprint e Olímpico, vc poderá colocar apenas um clip cujo comprimento não ultrapasse a ponta dos manetes. Essa é a regra da ITU e é a aplicada na maioria dos casos, pois nessas provas o vácuo é liberado. |
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Benedoug
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Entendi sim...eu tambem sei que as TT são diferentes da Triathlon.....mas ele se referiu a TT=Triathlon, pq pra grande maioria das pessoas é a mesma coia, e como mta gente le o forum é mais facil.....
Abraço,
Doug
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Benedoug
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Alguem sabe me dizer se a geometria da SPZ Allez é sloop??
Doug
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JLemos
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olá, o que caracteriza os "sloping" top tubes é essa inclinação que vc vê no top tube, do inglês, slope, sloping... abs artigo no Sheldon Brown... Top TubeThe length of the top tube is probably the most important dimension in providing a comfortable fit. See my article on Frame Sizing. artigo no wikipedia... The top tube,[3] or cross-bar,[4] connects the top of the head tube to the top of the seat tube. In a traditional-geometry racing bicycleframe, the top tube is horizontal. In a compact-geometry frame, the top tube is sloped downward toward the seat tube. In a mountain bikeframe, the top tube is almost always sloped downward toward the seat tube. See Road and triathlon bicycles for more information on geometries. Step-through frames usually have a top tube that slopes down steeply to allow the rider to mount and dismount the bicycle more easily. Alternative step-through designs include leaving out the top tube out completely, and twin top tubes that continue to the rear dropouts as with the Mixte frame. Control cables are routed along mounts on the top tube, or sometimes inside the top tube. Most commonly, this includes the cable for the rear brake, but some mountain bikes and hybrid bicycles also route the front and rear derailleur cables along the top tube. The space between the top tube and the rider's groin while straddling the bike and standing on the ground is called clearance. The total height from the ground to this point is called the height lever. |
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Benedoug
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Lemos,
Aminha bike é exatamente essa!!!!hahahaha
Bom, então eu acho que é slop certo?
Doug
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pedroozenda
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Eu nao entendo muito de bike, eu queria saber se de alguma
maneira,se comprar uma outra mesa ou caixa de direção, é possivel botar
esse guidon de contrarrelogio
http://www.chainreactioncycles.com/Models.aspx?ModelID=36180 nessa bike
www.wiggle.pt/r848-carbon-105-2012-de-rosa/ ??
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PSCABAR
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Tecnicamente não precisa trocar a mesa, ambos bar são de 31.8, porem como essa bike é geometria road tradicional dificilmente com o tamanho da mesa original tem como colcoar você em uma boa postura... será preciso avançar o selim no máximo e trocar a mesa por um tamanho menor. Para saber o tamanho só fazendo o bikefit. Lembrando que será preciso comprar um shift end bar para colcoar no guidão TT. Abs, Paulo Scabar
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jcleal
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Bom dia!
Estou no dilema justamente o contrario. Tenho um amigo de pedal (MTB) q tem uma felt TT. Ele quer me vende-la para comprar outra. a bike ta zero. só que quero uma bike de estrada mesmo. é possível mudar o guidão de TT para guidão de speed? o que mais preciso fazer de adaptação para usa-la como bike de estrada? onde consigo fazer essa troca? a bike é parecida com essa do link: http://imageshack.us/photo/my-images/12/z3es.png/ valeu! obrigado!
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jcleal
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Acho q falei errado a bike.
Nao é bike tt é uma bike de triathlon para bike speed |
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JLemos
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Sem querer polemizar, não seria melhor vender essa bike de triathlon e comprar uma de estrada?!
Dá uma olhada nos classificados, sempre tem algumas boas opções. |
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Estivam
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Eu creio ser possível, posso estar enganado mas a geometria da Felt de TT possue angulos parecidos com a da speed não???
A melhor forma de avaliar se vale a pena é através de um bike fit. Se o fit indicar a possibilidade, tem que ver se a troca de guidao e trocadores, talvez mesa, justifica o preço. Se não é melhor fazer o que o amigo falou mesmo, compra uma speed. Abs
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Estivam
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Cadastrado em: 27 Jun 2013 Joinville,SC Offline Mensagens:69 |
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jcleal, Qual o modelo da Felt?
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