Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Válvula Presta... presta? Quais as vantagens?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Válvula Presta... presta? Quais as vantagens?

 Responder Página  123>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Arcanjo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Nov 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:2415
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Arcanjo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Válvula Presta... presta? Quais as vantagens?
    Postado: 11 Abr 2010 as 21:10

Consegui adaptadores para utilizar válvulas Presta sem ter que mudar de aros. Quais as reais vantagens da válvula Presta em relação as válvulas Schrader quando utilizadas no XCM? Quem usa esse tipo de válvula, já reparou se costumam ter mais problemas do que as válvulas comuns?

Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2010 as 23:26
Eu uso... acho que por poder apertar a "porca" da cabeça da válvula ... vc coloca mais força entre a sede/assento do que "somente" a pressão do ar dentro do pneu, fazendo com que vaze menos ar do que a "bico grosso", mas isso com o passar dos dias, mts dias... não sei se durante uma prova existe uma REAL vantagem em manter a calibragem do pneu, isso sim eu queria saber!
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2010 as 23:36
Originalmente postado por EulerCWB EulerCWB escreveu:

Eu uso... acho que por poder apertar a "porca" da cabeça da válvula ... vc coloca mais força entre a sede/assento do que "somente" a pressão do ar dentro do pneu, fazendo com que vaze menos ar do que a "bico grosso", mas isso com o passar dos dias, mts dias... não sei se durante uma prova existe uma REAL vantagem em manter a calibragem do pneu, isso sim eu queria saber!
Falo isso pq em pedais de aprox, 50km sempre tenho a impressão que o pneu está mais murcho do que no início... já pensei que podia ter furado e o pneu perdido pressão até o selante vedar, mas na hora de desmontar o pneu a camara está intacta (uso camara com selante)... aí sempre fica o mistério...
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2010 as 23:43
Engraçado o ar quando esquenta ele expande...
Mais a unica coisa que descobri hoje da maldita Presta, foram que a bombinha não enche...
Aonde que ia arranjar um adaptador no meio do mato?
Ainda bem que meu mecânico anda comigo, e tinha uma câmara Schrader no bolso...
Mais ficou 4 semanas quase a mesma pressão só estava 5psi mais baixo...
Voltar ao Topo
Fida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:1224
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Fida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2010 as 23:52
Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

Engraçado o ar quando esquenta ele expande...
Mais a unica coisa que descobri hoje da maldita Presta, foram que a bombinha não enche...
Aonde que ia arranjar um adaptador no meio do mato?
Ainda bem que meu mecânico anda comigo, e tinha uma câmara Schrader no bolso...
Mais ficou 4 semanas quase a mesma pressão só estava 5psi mais baixo...
 
Rapaiz, como assim bombinha não enche? só se sua bomba for só para schrader, mas a maioria das bombas enche as duas, é só desrosquear o bico da bomba, tirar a borrachinha e a peça plástica que fica dentro, invertê-las, e rosquear de novo o bico da bomba que tantantan: a bomba fica com bico pra presta.
 
Testa aí a sua pra ver se não é assim!! 
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2010 as 23:56
A ÚNICA vantagem real da Presta sobre a Schrader é que a Presta pode ser usada em aros estreitos sem enfraquecer o aro.
O furo grosso no aro para a válvula Schrader pode deixar o aro com pouco metal neste lugar. Mas só enfraquece o aro em aros muito estreitos, por isso que as bikes Speed usam válvula Presta, por causa dos aros estreitos que usam.
 
Não é verdade que uma ou outra válvula segura melhor o ar, ambas aceitam altas pressões.
 
Na Schrader há uma mola que empurra o núcleo e este veda o ar sozinho. Na Presta tem que rosquear. Na Presta não precisa usar tampinha, a parte que rosqueia pra vedar já serve como proteção pra não entrar sujeira. Na válvula Schrader se não usar tampinha vai entrar terra ali.
 
Toda Schrader tem núcleo removível, o que é bom em tubeless (colocar o líquido pelo bico), e se a válvula estragar ou estiver vazando, é só remover o núcleo e trocar, o que custa centavos. Pouquíssimas válvulas Presta removem o núcleo e se der algo nele, só trocando a câmara.
 
A Presta por ser mais fina e longa é mais fácil de quebrar, entortar ou rasgar na base da câmara ao tentar encher o pneu com uma bomba manual. Na válvula Schrader, por ser bem mais grossa, isso é difícil de ocorrer (ogro consegue).
 
Tanto Schrader quanto Presta possuem corpo com e sem rosca para apertar contra o aro.
 
O que eu digo é: aro estreito ou de cerâmica, nem tente alargar pra colocar Schrader, você irá enfraquercer o aro e se quebrar será neste ponto de menor resistência.
Agora se seu aro já é um pouco mais largo e veio com furo apenas para Presta, não há problema de alargar o furo para usar Schrader. Furo de aro para válvula Schrader encaixa tanto a Schrader quanto a Presta.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2010 as 23:57
por isso na minha eu deixo o adaptador rosqueado na camara ai não corre o risco de esquecer, mas eu nao vi vantagem nenhuma entre as duas além da porca q prende o bico no aro e não deixa ele entrar qndo o pneu está completamente vazio, em contra partida é bem pior encher pneu com a valvula presta em posto de gasolina pra quem anda no asfalto acho uma droga isso.
Voltar ao Topo
JOAO_XC Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Jul 2009
Sto A de Posse
Offline
Mensagens:2473
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JOAO_XC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2010 as 23:59
Originalmente postado por Fida Fida escreveu:

Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

Engraçado o ar quando esquenta ele expande...
Mais a unica coisa que descobri hoje da maldita Presta, foram que a bombinha não enche...
Aonde que ia arranjar um adaptador no meio do mato?
Ainda bem que meu mecânico anda comigo, e tinha uma câmara Schrader no bolso...
Mais ficou 4 semanas quase a mesma pressão só estava 5psi mais baixo...
 
Rapaiz, como assim bombinha não enche? só se sua bomba for só para schrader, mas a maioria das bombas enche as duas, é só desrosquear o bico da bomba, tirar a borrachinha e a peça plástica que fica dentro, invertê-las, e rosquear de novo o bico da bomba que tantantan: a bomba fica com bico pra presta.
 
Testa aí a sua pra ver se não é assim!! 
Maldita bomba da Decathlon...AngryLOL

Vou tentar outra....
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 01:38
Válvula p/ bike é Presta. Foi desenvolvida pra ser usada em bikes. A scharader é uma adaptação da indústria automobilística americana.
 
Como disse o amigo forista, na scharader há uma mola que tem que ser empurrada a cada bombada, dificultando um pouco o processo de encher a câmara com bomba.
 
Na Presta é bem mais simples, e segura o ar melhor que a scharader.
 
Abs
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 02:42
Que eu saiba até as bombas mais simples da Decathlon funcionam para os dois tipos de bico...
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 03:11
eu vejo 4 vantagens reais. É mais fácil de encher, mais leve, mais dificil entupir com sujeira, serve em todos os aros (apesar que em aros com furo grosso fica frouxa).
Outra que não é propria da válvula é que só tem camara boa com válvula presta e aro bom pra válvula presta, o que já é mais que suficiente pra usar.

Schrader tem a vantagem de ser quase impossível de um ciclista desastrado quebrar e tem sempre o núcleo removível.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 03:33
O que me deixa puto na Presta é que quase sempre que vou encher acabo entortando o bendito pininho.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 12:44
Originalmente postado por SpaceTrader SpaceTrader escreveu:

Válvula p/ bike é Presta. Foi desenvolvida pra ser usada em bikes. A scharader é uma adaptação da indústria automobilística americana.
 Como disse o amigo forista, na scharader há uma mola que tem que ser empurrada a cada bombada, dificultando um pouco o processo de encher a câmara com bomba.
Na Presta é bem mais simples, e segura o ar melhor que a scharader.
 
Vou discordar.
Não existe isso de válvula específica para bicicleta, assim como não existe shampoo shampoo específico para lavar bicicleta (fórmula especial para bicicletas). Esses dias mesmo um técnico queria me passar a perna querendo 15 reais em um parafuso que havia quebrado pois era específico para equipamentos odontológicos. Fui numa casa de parafusos e comprei por 7 centavos.
A válvula é bem simples por dentro e se for olhar de perto, o que muda é que na Schrader a mola empurra o núcleo e na Presta a mola foi substituída pela rosca manual.
 
Eu discordo que válvula Presta segura melhor o ar que a Schrader, isto não existe.
 
A Presta foi feita para ser usada em aros estreitos, SÓ isso.
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 13:41
Exato, a presta é para ser usada em aros finos ou com parede muito alta.
Pra quem pratica xc competitivo o normal é usar a presta, pois se usam aros tão finos quanto 19mm. Já pra um aro de AM...
Outra coisa, eu gosto dela que a válvula depende só da diferença de pressão, mas isso não faz muita diferença na real.
Schrader é bom que tem até em timbózinho da serra. E vc pode trocar o núcleo.
Voltar ao Topo
fellipe vaqueiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
Guaçuí - ES
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fellipe vaqueiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 16:51
Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

O que me deixa puto na Presta é que quase sempre que vou encher acabo entortando o bendito pininho.
 
rsrs a única colocação q concordei em 17 anos de pedal!
Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 18:03
Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

Engraçado o ar quando esquenta ele expande...
Concordo... mas acho que na prática só pra pneu de moto, carro, talvez speed ehehe!
Mas mtb na terra, com média entre 20 e 30... acho que dificilmente o pneu esquenta né...
Mas que sempre fico com a sensação que deu uma murchadinha eu fico...
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 19:05
Não sei não se Speed usa Presta somente em razão do furo menor.
Considerando que Speed é 100psi pra cima, sempre imaginei que bico grosso não segura alta pressão, até porque é mola livre pra preder o ar, enquanto que Presta tem que apertar a porca.
De resto, o Presta é meio enjoado pra encher, etc, bem delicado. Já arrranquei o miolo ao encher várias vezes e agora sempre uso adaptador pra bico grosso, mesmo a bomba tem a opção Presta.
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 19:16
Originalmente postado por EulerCWB EulerCWB escreveu:

Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

Engraçado o ar quando esquenta ele expande...
Concordo... mas acho que na prática só pra pneu de moto, carro, talvez speed ehehe!
Mas mtb na terra, com média entre 20 e 30... acho que dificilmente o pneu esquenta né...
Mas que sempre fico com a sensação que deu uma murchadinha eu fico...
Engraçado que SEMPRE no final daquelas trilhas com mais de 100 km eu tenho CERTEZA que o pneu murchou... huahuah!
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 19:30
se for na dianteira a explicação pode ser a suspensão q depois de um tempo de rolé começa a trabalhar melhor, agora na traseira eu não sei explicar tbm tenho essa impressão, mas acho q talvez seja o pneu q qndo começa a entrar em movimento e deformar se torna mais deformavel.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Voodoo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 19:37
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Não sei não se Speed usa Presta somente em razão do furo menor.
Considerando que Speed é 100psi pra cima, sempre imaginei que bico grosso não segura alta pressão, até porque é mola livre pra preder o ar, enquanto que Presta tem que apertar a porca.


Usei válvulas schrader com pneus 700 de 100 psi e fiz duas constatações: primeiro é que elas perdem ar mais facilmente, TODAS as câmaras que usei pediam calibragem quase diária. Segundo é a dificuldade de encher câmaras com válvula schrader em altas pressões. Acima de 80 psi o fato de existir uma mola para fechá-la automaticamente contribui para um peso lazarento para operar a bomba.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
fellipe vaqueiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Mar 2010
Guaçuí - ES
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fellipe vaqueiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 19:59
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Originalmente postado por EulerCWB EulerCWB escreveu:

Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

Engraçado o ar quando esquenta ele expande...
Concordo... mas acho que na prática só pra pneu de moto, carro, talvez speed ehehe!
Mas mtb na terra, com média entre 20 e 30... acho que dificilmente o pneu esquenta né...
Mas que sempre fico com a sensação que deu uma murchadinha eu fico...
Engraçado que SEMPRE no final daquelas trilhas com mais de 100 km eu tenho CERTEZA que o pneu murchou... huahuah!
tbm tenho essa impressão. mas acho q podem ser outros fatores tbm. sempre volto p casa à tardinha, nesse horário a temperatura diminui e (acho) q o pneu já naum tá na pressão q tava na "paulera". outra fator seria o cansaço q já bateu, aquela sensação d q pedala mas naum vai, corrente seca... vocês já ouvirar a expressão "de noite os buracos dormem"? uma impressão q se tem quando se trafega de carro por buracos durante a noite, tipo os buracos parecem naum incomodar tanto, estarem menores... é a temperatura interna q diminui a pressão do penumáticos! eu acho isso!!
Se Maomé não foi à montanha, é porque não tinha uma mountain bike!
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 22:58
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Não sei não se Speed usa Presta somente em razão do furo menor.
Considerando que Speed é 100psi pra cima, sempre imaginei que bico grosso não segura alta pressão, até porque é mola livre pra preder o ar, enquanto que Presta tem que apertar a porca.
De resto, o Presta é meio enjoado pra encher, etc, bem delicado. Já arrranquei o miolo ao encher várias vezes e agora sempre uso adaptador pra bico grosso, mesmo a bomba tem a opção Presta.
 
Match, este negócio de válvula Presta aguentar mais pressão que Schrader é propaganda enganosa. É uma correlação errada: se Speed usa 100 psi e válvula Presta e MTB usa 40 psi e Schrader, logo uma Schrader não aguenta 100psi.
 
Schrader aguenta pressões altíssimas, que nem um pneu de Speed aguenta. Muitos caminhões usam pneus com 150psi de pressão e a válvula é a Schrader, assim como todo veículo automotor, da Scooter ao caminhão gigante de usinas de mineração. Pneus de um avião AirBus A380 também usam válvula Schrader. Um pneu de avião usa em média 200psi, mas aguentam 800psi antes de explodirem. Pneus de avião usam inclusive uma válvula de segurança que derrete antes do pneu pegar fogo e explodir. E tudo isso acontece sem que a válvula deixe vazar ar.
 
Aí eu vejo o pessoal falar que válvula Schrader da bike vaza mais que Presta. Eu acho que estão usando câmaras que não PRESTAm mais ou pneu válvula estragada. Está vazando ar? Troque a câmara toda furada ou o núcleo que está vazando (não vai gastar nem 50 centavos).
 
Pessoal, a internet está aí. Não há uma única revista ou site especializado falando que uma é melhor que outra, todos falam das vantagens e desvantagens de cada uma.
 
Se a tua bomba manual não está conseguindo encher uma câmara com válvula Schrader, o problema é na bomba e não na válvula.
 
Podem procurar que verão que a Presta é indicada para aro estreito (com 1 ou 1000psi) e Schrader pra todos os outros casos.
 
Quem aqui nunca entortou um biquinho ou mesmo toda a válvula Presta? Até de Schrader eu já rasguei câmara na base da válvula, mas é porque a bendita tinha quase 10 anos em uma bike que estava parada. Só porque eu rasguei a câmara no bico não quer dizer que o problema estava nele.
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 23:08
A única vantagem da Valvula Presta, pelo que sei, é mesmo o que o colega falou acima, para aros finos onde um buraco menor garante mais resistencia. Em outros casos só vejo desvantagens. Além de não dar para encher em postos sem o adaptador, mesmo em bombas feitas para usar o pisto fino o encaixe fica meio estranho, dá uma sensação de folga, e de que o pisto é menos resistente. O diabo é que as melhores e mais leves camaras de ar são feitas todas com bico Presta. Achar uma camara "ultralite" para pisto grosso é como achar uma mosca branca.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Abr 2010 as 23:21
Rcaliman, quem procura câmara ultraleve quer a mais leve possível e queira ou não, a Schrader pesa uns 5 gramas a mais que a Presta. 5 gramas não faz diferença alguma, mas muitas vezes o marketing traz mais resultados que o produto em si.
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 00:13
Originalmente postado por Psylo Psylo escreveu:

Originalmente postado por EulerCWB EulerCWB escreveu:

Originalmente postado por JOAO_XC JOAO_XC escreveu:

Engraçado o ar quando esquenta ele expande...
Concordo... mas acho que na prática só pra pneu de moto, carro, talvez speed ehehe!
Mas mtb na terra, com média entre 20 e 30... acho que dificilmente o pneu esquenta né...
Mas que sempre fico com a sensação que deu uma murchadinha eu fico...
Engraçado que SEMPRE no final daquelas trilhas com mais de 100 km eu tenho CERTEZA que o pneu murchou... huahuah!
Ahahaha pior que não é por isso não... ia ser engraçado né... o cara não admite que tá cansado, a cada 10km dar umas bombadas de ar no pneu... ia terminar uma trilha com a calibragem ideal... para o asfalto!! rsrs
 
Já que estamos falando de bicos... existe manômetro para válvula presta?
Com o adaptador de bico "fino" para "grosso"... o manometro de pneu de carro não funciona, funciona?
Acho que não vai abaixar o pino do interno para sair ar e encher o manometro, fazendo a leitura...
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 00:27
Euler, abaixa o pino sim, se não abaixasse não tinha nem como encher o pneu.
E o manômetro de posto lê sim a pressão, senão não tinha como calibrar, o pneu ia encher até explodir.
Cansei de encher câmara com válvula Presta no posto, usando adaptador de Presta para Schrader.
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 00:49
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Euler, abaixa o pino sim, se não abaixasse não tinha nem como encher o pneu.
E o manômetro de posto lê sim a pressão, senão não tinha como calibrar, o pneu ia encher até explodir.
Cansei de encher câmara com válvula Presta no posto, usando adaptador de Presta para Schrader.

Cara sem querer encrenca, mas os postos daí são diferentes então ou os adaptadores não são iguais, por que aqui se vc for no posto não lê a pressão não, tanto que o pino é abaixado com a pressão do ar. Ah tenta colocar 100psi em um pneu com válvula Schrader no meio da estrada com bomba manual. 
Bom, mas além da idéia dos aros mais estreitos, concordo com a facilidade de encher com a presta.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 01:01
ARuzik, eu tinha na minha bike um sistema tubeless com válvula Presta.
Eu ia ao posto, colocava o adaptador de Presta para Schrader, selecionava 30 psi e o calibrador de posto enchia de boa.
 
Nunca ouvi falar que não enchia. Então para que serve o adaptador de Presta para Schrader, é para usar bomba manual que só calibra Schrader? Que eu saiba até as bombas genéricas da GTS enchem os dois tipos de válvula, sendo desnecessário este adaptador.
 
Não é encrenca não, só estou achando esquisito alguém falar isso, sempre usei assim em vários postos e sem problema algum.
 
E não é o tipo de válvula que impede o enchimento acima de 100psi. Se a bomba tem o pino que abaixa a válvula Schrader, tanto faz colocar 100psi ou 1psi, o pino estará baixado de qualquer jeito.
 
Se quiser colocar 100psi com bomba manual, não reclame da válvula, compre uma bomba melhor. Recomendo as Topeak Morph que nada mais são do que bombas de pé portáteis e que cabem nos toptubes. Estas bombas também tem uma mangueira que vai na válvula e não a bomba propriamente, assim como as bombas de pé. Isso permite que você use o teu peso sobre a bomba e não transfere a força para a válvula, sem risco de quebrá-la.
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 01:12
Então, ele enche, mas não aperta o pino não, o que acontece é que a pressão baixa o pino.
Eu ponho os 100psi com uma bomba manual que tenho, consigo por até 118psi. Pela facilidade da Presta, o problema da Schrader é que como o Voodoo falou ela perde pressão com 80psi, além de a mola depois de um tempo ir pro saco, dai tem que trocar o miolo.


Editado por ARuzik - 13 Abr 2010 as 01:17
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 01:49
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Euler, abaixa o pino sim, se não abaixasse não tinha nem como encher o pneu.
E o manômetro de posto lê sim a pressão, senão não tinha como calibrar, o pneu ia encher até explodir.
Cansei de encher câmara com válvula Presta no posto, usando adaptador de Presta para Schrader.
Calma moçada! rsrs Estava pensando e acho que em partes os dois estão certos...
 
1- Realmente uma válvula presta enche no posto com o adaptador para Schrader, mas nesse caso, penso que é pq realmente o AR empurra o pino da presta para baixo, sem interface física mecânica de contato entre os pinos...
 
2- Acho tb que no posto pode ler a pressão sim como nosso amigo falou!
 
Mas acho que é um caso específico, veja se concorda:
Quando vc chega no posto, rosqueia o adaptador Schrader no bico presta, aí engata a mangueira do posto no adaptador. Ok. Vai ficar tudo preso (SEM INTERFACE FISICA ABAIXANDO O PINO DA PRESTA).
 
Quando vc selecionar 30psi, a mangueira não terá leitura alguma ainda (mesmo com o pneu com 25psi) o compressor vai mandar ar, e vai enchendo, neste caso, o pino abaixa (pela pressão do ar), aí vem o detalhe:
O compressor "sabe", correlaciona, a dificuldade em empurrar ar pra dentro do pneu com uma escala (psi) para informar para nós no display. 
Ele só consegue INFORMAR se estiver ENCHENDO.
 
Esta "teoria" é fácil comprovar... é só levar um pneu "bem cheio" e colocar no display 15 psi, por exemplo.
Se o compressor do posto conseguir conseguir ler a pressão e esvaziar o pneu, não tem nada a ver o que eu disse rsrs
Se ele não coseguir esvaziar o pneu... fará sentido!
 
 
 
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 02:07
ARuzik, com bomba manual é mais leve sim para encher a Presta do que a Schrader, mas se há uma boa bomba em que há um bom pino que empurre a válvula para baixo, vai encher fácil a Schrader também. Tem muita bomba que o pininho é de plástico e com o tempo amassa e não abaixa direito a válvula.
 
Sua bomba manual tem manômetro?
 
O miolo (núcleo) da Schrader custa 25 centavos.
 
Se a válvula estava vazando com 80psi é porque era uma porcaria de válvula. Há diferença de vazar na válvula e de vazar pela parede da câmara. Um pneu de caminhão custa entre 800 e 3000 reais e usa de 100 a 150psi com válvula Schrader. Se um pneu está com baixa pressão, o gasto pra transportadora é um absurdo, pois a baixa pressão pode inclusive inutilizar um pneu. Tanto é verdade que muitos inclusive instalam sistema automáticos de calibração em caso de furos. Talvez seja melhor os caminhoneiros começarem a usar válvula Presta pois a Schrader não segura pressão acima de 80psi, bem abaixo dos 100psi exigidos pelos caminhões.
 
Meu sistema tubeless usa válvula Schrader e calibro apenas uma vez por semana. Pneu normal convertido pra tubeless perde mais pressão que quando usa câmara, mas mesmo assim nunca passou de 27psi (uso 30, às vezes 36 no de trás).
 
É mito que Presta aguenta pressão maior, se fosse assim a Presta seria o padrão mundial e não a Schrader. Você acha que a Boeing iria correr o risco de um pneu explodir por causa de uma válvula que custa centavos não segurar o ar? Eles poderiam simplesmente usar uma válvula de altíssima tecnologia, mas mesmo assim todos usam a Schrader.
Voltar ao Topo
Hamud Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:7365
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 02:09
Originalmente postado por fellipe vaqueiro fellipe vaqueiro escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

O que me deixa puto na Presta é que quase sempre que vou encher acabo entortando o bendito pininho.
 
rsrs a única colocação q concordei em 17 anos de pedal!

Pior que é batata. Vira e mexe to eu lá com um alicate tentando endireitar o dito cujo com o C* na mão de medo de quebrar... Agora, só de raiva, só uso com adaptador, tanto na bomba de pé quanto na de mão, o adaptador já ganhou espaço cativo na mochila.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 02:11
Originalmente postado por EulerCWB EulerCWB escreveu:

Calma moçada! rsrs Estava pensando e acho que em partes os dois estão certos...
 
1- Realmente uma válvula presta enche no posto com o adaptador para Schrader, mas nesse caso, penso que é pq realmente o AR empurra o pino da presta para baixo, sem interface física mecânica de contato entre os pinos...
 
2- Acho tb que no posto pode ler a pressão sim como nosso amigo falou!
 
Mas acho que é um caso específico, veja se concorda:
Quando vc chega no posto, rosqueia o adaptador Schrader no bico presta, aí engata a mangueira do posto no adaptador. Ok. Vai ficar tudo preso (SEM INTERFACE FISICA ABAIXANDO O PINO DA PRESTA).
 
Quando vc selecionar 30psi, a mangueira não terá leitura alguma ainda (mesmo com o pneu com 25psi) o compressor vai mandar ar, e vai enchendo, neste caso, o pino abaixa (pela pressão do ar), aí vem o detalhe:
O compressor "sabe", correlaciona, a dificuldade em empurrar ar pra dentro do pneu com uma escala (psi) para informar para nós no display. 
Ele só consegue INFORMAR se estiver ENCHENDO.
 
Esta "teoria" é fácil comprovar... é só levar um pneu "bem cheio" e colocar no display 15 psi, por exemplo.
Se o compressor do posto conseguir conseguir ler a pressão e esvaziar o pneu, não tem nada a ver o que eu disse rsrs
Se ele não coseguir esvaziar o pneu... fará sentido!
 

Ta certo Euler, mas se vc levar o pneu com mais pressão do que vc quer colocar não funciona, isso pra válvula presta como adaptador, por que  o compressor não tem acesso mecânico a válvula. Mas vc pegou a idéia, o que enche é a pressão do ar e não o pino estar pressionado. E quando precisa de muita pressão o compressor, na maioria das vezes não tem força pra empurrar o pino.
Voltar ao Topo
EulerCWB Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Mar 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:552
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EulerCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 02:18
Citar

Ta certo Euler, mas se vc levar o pneu com mais pressão do que vc quer colocar não funciona, isso pra válvula presta como adaptador, por que  o compressor não tem acesso mecânico a válvula. Mas vc pegou a idéia, o que enche é a pressão do ar e não o pino estar pressionado. E quando precisa de muita pressão o compressor, na maioria das vezes não tem força pra empurrar o pino.
Sim... isso que eu quis dizer... se essa situação não funcionar (pneu cheio, pressão ajusta em menor)... é pq não tem contato físico entre o bico e o pino da presta.
Logo, se vc pegar somente o manometro (aqueles tipo caneta ou outro do tipo) e plugar no adaptador schrader roscado em um bico presta... ele tb não fará a leitura...
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 02:22
Originalmente postado por EulerCWB EulerCWB escreveu:

Sim... isso que eu quis dizer... se essa situação não funcionar (pneu cheio, pressão ajusta em menor)... é pq não tem contato físico entre o bico e o pino da presta.
Logo, se vc pegar somente o manometro (aqueles tipo caneta ou outro do tipo) e plugar no adaptador schrader roscado em um bico presta... ele tb não fará a leitura...

Tem que deixar o adaptador mais baixo, dai deve funcionar..ehehe
Acho que o adaptador que tenho vai sofrer modificações.LOL
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 02:22
Euler, eu acredito que não faça sentido.
Quando eu converti para tubeless o meu kit Presta, fui com o adaptador, coloquei 30psi no compressor e engatei na bike. Não aconteceu nada, simplesmente não encheu porque ele leu pressão 0. Neste caso tem que apertar o botão "Pneu vazio"  no compressor. Fiz isso, ele encheu o pneu um pouco e eu tirei a mangueira.
 
Desliguei o "Pneu vazio", coloquei 30psi no calibrador e coloquei na bike. O compressor mostrou 15psi no display sem bombear ar algum.
Aí ele colocou 35psi e foi esvaziando aos poucos até chegar nos 30psi.
 
Se o pino Presta não estivesse abaixado, não teria como ele esvaziar o pneu. Como que podemos dizer que a pressão do ar sendo injetado que empurra a válvula para baixo? Pode até ser para encher, mas como poderia esvaziar empurrando ar (para abaixar a válvula) e mesmo assim esvaziar o pneu?
 
O meu adaptador é o mesmo que vende em qualquer lugar e acredito que só há um tipo de adaptador de Presta para Schrader. E também não há como fazerem vários tipos de calibradores automotivos se todos os autos (carros, motos, tratores, etc.) usam apenas o sistema Schrader. É tudo igual, uma mangueira com um bico na ponta que serve para abaixar os pinos para calibrar.
 
Talvez nas bombas manuais, usando o adaptador específico para Presta, apenas a bombada consiga abaixar o pino, mas nos calibradores Schrader (bomba manual ou de posto), SEMPRE haverá o pino central no calibrador que irá empurrar para baixo o pino da válvula Schrader.
 
Somente com o pino abaixado como na animação abaixo é possível de vazer a leitura em qualquer sistema, Schrader ou Presta. Abaixo mostra o pino Schrader sendo abaixado.
 


Editado por xandegui77 - 13 Abr 2010 as 02:24
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 02:30
Po gente, se vai falar as coisas, postem a fonte.
 
Válvula Presta em bomba manual, o pino dela é abaixado pela pressão do ar. No posto com adaptador é um pino no calibrador que abaixa o pino da Presta, o mesmo pino usado para abaixar o pino da Schrader.
 
 
Presta valves vs. Schrader

Whereas Schrader valves are almost universal on car tires, on bicycle tires either Schrader or Presta valves are found. Both types are good at sealing high pressures. Their chief differences are that Schrader valves are larger and have springs that close the valve except when the pin is depressed. Schrader valves are used in a wide variety of compressed gas and compressed liquid applications.

Compared to Presta valves, Schrader valves used for bicycle tires have a greater diameter, requiring a larger diameter hole in a bicycle rim. While not a concern on wider bike rims, it will weaken a narrow wheel rim, precluding their use on racing bicycles. Another disadvantage of the Schrader is that the air chuck must depress the spring-loaded pin before air can flow during inflation, whereas the Presta valve relies solely on internal air pressure to keep it shut. This means that some air is lost while attaching and detaching pumps to Schrader valves.

A rim drilled for Presta valves may be converted to accept Schraders by drilling with a 21/64" bit, but care must be taken to de-burr the resulting hole to prevent damage to the tire and innertube.

Screw-on adapters are available at bike shops to give a Presta valve the diameter required for using standard air fittings.

Na postagem acima eu não coloquei fonte grande não, toda vez que edito a mensagem ela acaba retornando com a fonte grande deste jeito. Alguém sabe explicar pq?
Voltar ao Topo
ARuzik Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Set 2008
Curitiba
Offline
Mensagens:1202
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ARuzik Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 02:32
Foi isso que eu disse Xande, os adaptadores podem ser diferentes. O seu pode ser mais baixo, pois o que tenho o calibrador do posto não alcança o pino não.
Voltar ao Topo
Fida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:1224
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 02:37
Eu também acho que a Schrader perde mais pressão. Entre uma semana e outra meus pneus baixavam de de 40 para 30 libras, com válvula schrader. Sempre usei câmaras boas. Com válvula Presta, a perda de pressão é de menos da metade. Aliás, vejo isto até hoje nas bikes aqui de casa. A que tem schrader sempre perde mais pressão entre as calibradas que as que tem presta.
 
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 02:48
Para entendermos porque nos compressores de posto eles não conseguem leitura em pneu murcho, sendo necessário apertar o botão "Pneu murcho".
 
Nestes compressores há uma "válvula de checagem" que só só são acionadas com uma pressão mínima. Esta válvula abre nos dois sentidos e sem a pressão mínima ela não funciona. Se o pneu está murcho ele não coloca pressão para empurrar esta válvula e possibilitar a leitura.
 
Da mesma forma que o ar passa por esta válvula para entrar no pneu, também tem que passar do pneu para a válvula para que o compressor faça a leitura. Se a válvula do pneu não estiver aberta esta válvula não abre e não haverá leitura. Para esta válvula do compressor abrir e fechar calibrando o pneu, a válvula do pneu deve estar aberta o tempo todo, independente se é Presta ou Schrader
 
Voltar ao Topo
 Responder Página  123>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X