Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Acessórios para bicicleta e ciclista
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Farol De Bicicleta Com Dínamo
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Farol De Bicicleta Com Dínamo

 Responder Página  12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
apoloesminteu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
centro - SP
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apoloesminteu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Farol De Bicicleta Com Dínamo
    Postado: 28 Mar 2010 as 22:48
Pessoal, procurei e não encontrei nada sobre isso aqui no fórum, se já tiver um tópico tratando disso, por favor passe o link e podem apagar esse tópico, ok? rs

então, oq vcs pensam sobre um farol com dínamo pra bike, bike de uso urbano apenas? sei q ele é feio (calma povo old school! rsrs), pesado e que é fixo... mas... vale a pena? um de 12v, o kit com farol e lanterna, custa uns 50 lulas, um kit desses, só que com farol de led, com luminosidade parecida, sai por quanto, fora as pilhas? eu só uso a bike na cidade, não tenho preocupação nenhuma com a estética dela, aliás, quanto mais parecida com bike de pedreiro, desde que o desempenho dela seja bom, menor é a chance dos malas roubarem ela...
bom, é isso... eu queria saber os prós e os contras desse sistema de iluminação de pessoas que já usaram esse sistema.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2010 as 00:17
peguei uma farol cree no dealextreme por R$18 e pilhas recarregáveis boas por R$20. Boto no capacete com uns enforca gatos e ilumina mais que qualquer farol de dínamo. Muita mais prático e não precisa ficar fazendo gambiarra na bike. Tem modo forte, médio, fraco, piscante (que mais uso para chamar atenção) e sos.
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2010 as 02:19
Desculpe mas usei farol com dínamo na década de 60, quando ficava uns tempos no sítio de meus avós. Creio que esses atuais, devem ter mudado bastante tecnologicamente falando, embora o príncipio me pareça o mesmo.
Os antigos atuavam freando a bicicleta, pois rolavam na lateral do pneu. LOL

Há faróis á pilha bem mais leves, práticos e baratos.

Abs.

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2010 as 03:13
Colocar dínamo no pneu, ou correia no pedivela é prático, porém deixa a bike pesada pra carai pra pedalar, o esquema mais chique que encontrei nesse sentido até hj foi o que postei no fórum do clube do hardware há anos, ""um sistema em que os impulsos elétricos gerados pela passagem dos magnetos presos nos aros em frente a uma bobina presa no quadro já são o suficiente para a sinalização traseira, o pisca-pisca. Para a lanterna dianteira, este sinal é retificado e passa a alimentar pequenas baterias que iluminam o caminho, mesmo por algum tempo depois de a bicicleta parada. Pedalando, tem luz que não acaba mais. É parecido com o sistema dos ciclocomputadores, somente sendo necessários mais pontos nos aros""

Cada raio tinha um magneto e ao passar pela bobina presa no garfo, geravam um campo magnético que criava, por sua vez, corrente elétrica, alimentando o farol

Isso sem pesar na pedalada, mas não pegou, não sei porque

Segundo um anúncio que o cara tinha no ML (não vende mais):

"Vantagens:
1- Não é necessária a utilização de pilhas nem baterias. É pedalar e já estará funcionando. Não se preocupe mais em ficar recarregando pilhas.
2 - Efeito piscante. Uma vez que gera pulsos, voce naturalmente terá efeito piscante dos Leds ideal para sinalização em bikes principalmente em condição de baixa luminosidade.
3- Não tem atrito. Diferente dos antigos dínamos, o BIKE GENERATOR não aumenta a força que voce faz para pedaral.
4- Leve. Pesando somente 120 gramas é mais leve que um jogo de baterias.
5- É possivel a utilização de baterias recarregaveis para obtenção de luz contínua. Dessa forma, é possivel recarregar a bateria enquanto é dia e usar luz contínua durante a noite.
Especificação:
Voltagem: 3,7 volts
Corrente: 600 miliampares cada pulso
Capacidade de acendimento: 30 Leds para piscante
5 leds para acendimento contínua recarregando bateria
Capacidade de recarregamento: 3 pilhas recarregaveis "

Lembrando que o material foi patenteado por ele (embora em sites gringos existam N esquemas de geração de energia para bike)

Os vídeos dele:



Um sisteminha desses pra recarregar bateria de um led de alta eficiência do dealextreme faria estrago comercial LOL
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
apoloesminteu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mar 2010
centro - SP
Offline
Mensagens:1039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar apoloesminteu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2010 as 05:46
poneis
rapaz.. eu achava q esses farois mais baratos não iluminavam nada, por isso q eu tinha pensado no de dínamo... valeu pelo toque!

Waldson
não sei se evoluiram mt não... talvez usem materiais mais leves, etc... mas o lance de ficar encostando na roda é oq me perturba e parece q os dínamos atuais fazem isso tmb, não sei se com a mesma intesidade dos antigos, mas deve ser algo incômodo pra kct! rsrsrs

cirso
meu, q coisa de doido é essa? mt interessante!!!
uma pena q o cara não venda mais o kit... ter q ficar recarregando pilha é um saco pq sempre q vc precisa delas elas estão sem carga, rs. fora o lance de não ter atrito para gerar a energia, q é mt interessante! mas... vc sabe pq esse sistema não foi pra frente? preço mt salgado, instalação complicada?...

Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2010 as 12:33
cara, não há motivo algum para ter preço salgado ou instalação complicada, é tudo muito simples, tb não entendo pq não foi pra frente, acho que serviria no mínimo pra sinalizar, e se bem feito, pra recarregar baterias de lanternas de leds
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
LeandroVilla Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2010
Salto - SP
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeandroVilla Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2010 as 13:40
Aproveitando o tópico sobre dínamos,

aguem sabe onde vende aqueles cubo dínamo (o próprio cubo é um dínamo).
sei que a shinamo tem alguns modelos e tbm a Dahon tem um sistema que até carrega celulares e outros aparelhos com a energia desse cubo.

mas naum acho em lugar nenhum, alguem tem ou sabe onde tem desses cubos pra vender?

Abraço.
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2010 as 15:15
Voltando a falar no assunto, eu estou pensando em fazer uma viagem extrema pela Patagônia durante o inverno, é isso mesmo....neve, gelo, frio, tempestades, dormindo em barracas de 4 estações, fogareiro, perrengue, etc, etc, etc...rsrsrsrsrs, e pensei em usar um sistema dínamo para recarregar os acessórios como pilhas, celular, GPS, netbook, sendo assim totalmente independente. Pretendo utilizar em conjunto um sistema de carregamento através da energia solar melhorado dos sistemas comerciais.

Existe alguma coisa parecida no mercado? É possível recarregar baterias com esse tipo de artifício?
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2010 as 18:42
Por que vc não usa uma placa foto-voltáica? Amarra nas costas, em cima da mochila ou bolsas e deixa o sol fazer o serviço para vc.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2010 as 18:51
Se eu estivesse no sertão nordestino ou no deserto do Atacama seria uma beleza levar apenas um sistema de energia solar para recarregar os equipamentos. Mas conforme mencionei, na PATAGÔNIA, onde tem semanas que não se vê o sol por conta das nuvens e tempestades, acho que não é o caso de SÓ levar esse sistema, correndo o risco de ficar sem rumo no dia seguinte. rsrsrsrsr.
Por isso pensei e vim perguntar a respeito dos sistemas com dínamo que pra esse caso seria muito mais versátil.
Voltar ao Topo
LUW Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 15 Jun 2010
Campo Largo, PR
Offline
Mensagens:1502
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUW Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2010 as 19:20
Eu levaria o painel, pois qualquer sol ajuda, e não lhe custa esforço extra além de ser bem leve. O problema do dínamo, como mencionado acima, é que vai deixar seu pedal mais pesado. Fora que vc terá de fazer adaptações, para poder usar um dínamo que carregue um carregador de baterias, por exemplo. Não é impossível, talvez até nem seja difícil, mas terá de provavelmente fabricar peças e é claro, tem a questão do peso e da resistência gerada.

E vento? É possível vc adaptar o mesmo dínamo naquelas hélices eólicas, que poderia ser presa em um tubo/haste preso à bike. É claro que tem mais peso porém pelo menos não vai ter um freio engatado durante toda a pedalada.
[ ]s
Luciano

Me dói admitir isso, mas pedalar de bretelle e sem cueca é bom!
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2010 as 19:42
Esse link tem bastante coisa sobre o assunto:

http://www.peterwhitecycles.com/schmidt.asp

Olha só que luxo esse conjunto:

Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Zwet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:510
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zwet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jun 2010 as 20:09
Olá pessoal

Estou cursando um semestre universitário na alemanha. Aqui é obrigatório o uso de lanterna dianteira e trazeira. Como meu plano era comprar uma bicicleta usada no e-bay, trouxe Meu farol de casa. Acabou que a bicicleta que comprei no e-bay não tinha iluminação, e o meu farol de casa me está sendo muito útil. O incrível é que o semestre está quase acabando e a minha bateria ainda tá na primeira carga, e durando. e olha que o farol não é led

Minha esperiencia com os dinamos dos meus amigos aqui:
Os modelos que encostam no pneu fazem um barulho infernal, e deixam a bicicleta muuuito pesada, mas se for só para o transporte de casa ate a faculdade, não tem problema nenhum. O poder de iluminação não é muito diferente da minha lanterna. Não depende de pilhas e não funciona adequadamente na chuva (fica escapando do pneu)
Os dinamos de cubo oferecem muito menos resistencia. Entretanto em velocidades extremamente baixas, a luz não fica acesa, e sim piscando. A resistencia a rolagem é imperceptível (mas deve existir) e não tem como desligar o dinamo, como no caso do outro que pode ser retirado do pneu.

Então, sua escolha vai depender de quanto tempo vc vai ficar fora no escuro, e se prefere carregar baterias extras no bolso ou não quer nunca se preocupar com isso. Alem do mais, não sei a diferença de preço dos modelos. Mas se for masi importante ser visto do que ver, um pisca de led a bateria vai sair muito mais barato do que qualquer sistema de dinamo.

Abraços
Voltar ao Topo
EDUsp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2011
São Paulo
Offline
Mensagens:5
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EDUsp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2011 as 01:22
Comprei a minha bike de pedreiro mesmo, depois de pesquisar muito na internet, achei a Prince Tradição 7 marchas, custo de R$ 29,99 ao mês em 10 X. Queria coisa barata amesmo. Levei a Prince na loja Bike do Japa, uma oficina de esquina, de cara fui informado que o produto "é bosta mesmo", sete dias depois o Japa nem havia colocado a mão na Bike, pura enrolação, uma oficina no Largo de Sta. Terezinha, ZN da cidade de SP. Levei na autorizada, fui atendido pelo Paulo, na Avenida Mazzei, Tucuruvi, tbém ZN de SP, cara gente fina, trocou os freios por mais resistentes, montou ela todonha, com paralama dianteiro e traseiro, bagageiro com a alça de molas. Instalei recentemente lanterna Vista light 3 led's Giant traseiro. Pedalo normalmente à noite pela cidade, já ganhei uns adeptos à minha bike, frentista do posto, porteiro do prédio, no terminal de ônibus já ganhei adesão dos motoristas e cobradores, na base da PM deixo a Bike lá para tomar um lanche e até os guardinhas já pagam uma para a minha bike. Ela é toda de ferro, nova, já pedalei uns 160 Km e é boa, logo vou trocar o banco pois o atual é ruim, quero instalar farol dianteiro, já procurei de tudo, ou instalo um com pilhas AAA no guidão, ou um outro no capacete que é mais caro que a própria bike, ou ainda aquele farol dianteiro com dínamo, aí a mão de obra trabalhadora da cidade de São Paulo vai a loucura, rsrs, estou feliz com a minha bike de pedreiro, estou levando para a 1ª revisão e limpeza, logo logo vai ter farol dianteiro. Se é pesada, ruim, de ferro, pouco importa, o legal é que anda e tem ido longe. Ai vai o link de uma tradicional bike de pedreiro, a minha, kkkkkkkk, valeu galera,

http://www.princebike.com.br/bike.php?id=transporte&item=TRADIÇÃO&cor=AZ/BR
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2011 as 01:30
Voltando ao assunto original do tópico, estava pensando seriamente em adquirir um cubo com dínamo para a roda dianteira, juntamente com um farol de boa qualidade! Seria para minha bike de cidade. Tenho uma coleção de piscas e lanternas a bateria, mas tava pensando no dínamo pra ficar com uma urbana bem "estilosa"! Tongue

Nesse meio tempo, alguém teve alguma experiência com cubo com dínamo?
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2011 as 02:27
O mais ideal do hub dinamo é usar um sistema tipo Dahon Reecharge, em que você pode plugar dispositivos usb diversos e carregá-los na bateria do reecharge. O hub dinamo nesse caso, serve apenas pra carregar a bateria do reecharge.

Mas luz com dínamo? Elas nao são as famosas  que variam de luminosidade dependendo da velocidade da pedalada?
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
velocycle Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jan 2011
Brasil
Offline
Mensagens:7101
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar velocycle Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2011 as 03:11
O dínamo dos modelos antigosem contato direto com o pneu acho meu ruim, devido ao maior arrasto que irá criar, desgaste da banda lateral do pneu e peso.
Acho que se fosse optar, iria preferir o por sistema de indução magnética, com esse sistema não tem arrasto dificultando a pedalada, não desgasta a banda lateral do pneu e é bem leva quando comparado ao farol de dínamo antigo.
Você encontra alguns modelos a venda, mas tem um camarada que ensina a fazer um em casa, o sistema por indução magnética parecido com o sistema dos ciclocomputadores atuais.
 
Veja este vídeo abaixo do camarada que ensina a fazer.
 
Instruções neste link
 
 
 
 
 
Também acho legal dar uma olhada no site do Sheldow que mostra vários tipos.
 
Esse outro site também é muito legal.
 
 
 
 
 
 
 
Voltar ao Topo
reinaldx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2009
Paraná
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar reinaldx Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2011 as 17:20
Sem querer fazer propaganda, só repassando o link retirado do tópico single speed, são três opções de cubos com dínamo
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mar 2011 as 17:28
As luzes atuais são infinitamente melhores do que as de antigamente. A luminosidade delas não varia conforme a velocidade de rotação do cubo. O que acontece com alguns modelos é a luz dar umas piscadinhas quando a velocidade é bem reduzida. Os bons faróis tem a chamada stand light, um led que permanece aceso por alguns minutos mesmo após a bicicleta parar. Ele é alimentado por um capacitor que é carregado também pelo movimento da roda.

No vídeo a seguir dá pra ter uma boa ideia do tipo de sistema que eu estou avaliando. Não sei se está sendo utilizado cubo com dínamo ou dínamo que fica em contato com o pneu, mas é a luz que interessa.



PS.: creio que os cubos com dínamo interno se utilizem do sistema de indução magnética, não?


Editado por lgalicki - 13 Mar 2011 as 17:29
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
carlosopiovet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Mar 2011
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar carlosopiovet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2011 as 15:36
q loucura, nunca imaginei que essa parte de "energia renovavel" estivesse tao desenvolvida para as bikes. Achei q após o surgimentos das lanternas de LED (que nao possuem gasto algum) e das pilhas e baterias recarregáveis esses sistemas tivessem sido extintos. Bacana esse tópico!
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lgalicki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 00:07
Pois é justamente a popularização do LED que trouxe esta nova onda e faróis de dínamo.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Zwet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:510
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zwet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2011 as 00:33
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

 ...
PS.: creio que os cubos com dínamo interno se utilizem do sistema de indução magnética, não?

Creio que todos os geradores elétricos (incluindo todos os variádos dínamos de bicicleta) se utilizem de indução magnético, não?


Editado por Zwet - 15 Mar 2011 as 00:33
Voltar ao Topo
leander Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Out 2011
Curitiba
Offline
Mensagens:10
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leander Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2011 as 23:08
Sim os dínamos se utilizam de indução magnética para gerar energia elétrica, ultimamente está mais popular no Brasil e já é possivel encontrar em algumas lojas especializadas como http://www.cwbbikes.com.br/componentes/dinamos.html , na Alemanha é acessório quase que obrigatório nas bikes e a gama de lanternas, faróis e dispositivos é bem vasta.
Voltar ao Topo
corredor_x Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2006
-
Offline
Mensagens:1525
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar corredor_x Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2011 as 10:27
Eu havia postado no tópico dos farois com LED, mas cabe melhor aqui...

Eu tenho duas lanternas de 900 lumens compradas no DE: MCE e SSC P7 com baterias 16850 mas acabei comprando um farol B&M Cyo de 60lux para um pedal de 20h.

Montei na minha bike de estrada com um cubo Shimano DH3N71 e estava um pouco apreensivo por estar acostumado com os 900 lumens.

Isto até usar o farol novo, porque ilumina bem melhor que as lanternas. Fiquei impressionado e satisfeito. Na Alemanha as lanternas nao sao permitidas na rua por nao serem certificadas StzVO.

Mas como é possível 60lux ser melhor que 900 lumens?

- As lanternas geram menos que os 900 lumens declarados e o beam shape dispersa muita luz para cima.

Eu vou deixar as lanternas de back-up e o farol B&M fica definitivo na minha bike de treino. Acabou a necessidade de carregar baterias extra!




Tanto o farol quanto o cubo foram comprados na www.BOC24.de aproveitando um cupom de desconto que ganhei de aniversário. No ebay tem bastante ofertas atrativas, mas ao comprar de uma loja voce tem uma garantia de dois anos e direito de devolucao em duas semanas, sem questionamento, daí a minha opcao.

O modelo que comprei usa o velho LED CREE XR-E, que gera muito menos luz que os mais modernos, mas a eficiencia do farol vem do refletor que foi projetado para obedecer as especificacoes Alemas. O cutoff horizontal evita o ofuscamento do tráfego em sentido contrário e também coloca toda a luz produzida na direcao em que realmente ilumina o caminho ao invés das árvores.

Nao tirei muitas fotos andando pois estava com o tempo contado no pedal de estréia do conjunto (456km para fechar em menos de 20h) mas aqui embaixo tem alguns testes e beamshots que achei na net.


Video mostrando dois Cyo 60 alimentados com baterias, o que é uma alternativa legal sob as leis alemas, mas apenas para bikes de estrada pesando menos de 11kg (É a lei, acreditem)

Teste de revista

Discussao com Beamshots no CPF

Mais Beamshots comparativos
Sent from my Road bike
Voltar ao Topo
Inventor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2011
Grurulhos
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Inventor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2011 as 14:12
Ola, pessol, tenho uma Otima informação sobre os dinanamos, esta sendo relançado no Brasil um CHAGER-CONNECT, um moderno dinamo, que  carrega até o telefone celular, tipo carro, e tem farol também, que vei com com sinalizador e plug também tipo carro, e so infiar na tomada do dinamo e sair andando, o bom é que não pesa ao pedalar em tem luz forte, a Pedal fez um video em 2006 da invenção Brasileira, que foi copiada ate pela Nokia. veja o video do produto no yotube.
 
 
informações
 
 
Voltar ao Topo
Zwet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:510
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zwet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2011 as 15:58
onde vende? qual o preço?
Voltar ao Topo
Inventor Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Set 2011
Grurulhos
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Inventor Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2011 as 13:11
o novo dinamo moderno é uma turbina, que gera energia para farol e carregar telefone celular
esta a venda  fim de novembro no
site
 
 
preço 239,00
 
 
 
Voltar ao Topo
ebanir Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jun 2012
gyn-go
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ebanir Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jun 2012 as 23:38
Pessoal vou comprar este dinamo, achei o mais moderno, para carregar meu iphone pois utilizo no pedal, este é o video de como estalar.
depois darei opnião sobre este produto.
Voltar ao Topo
ebanir Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jun 2012
gyn-go
Offline
Mensagens:11
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ebanir Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jun 2012 as 11:48
Este sistema ainda é de contato com pneu causando desgaste, muito antigo.
Voltar ao Topo
Ippo11 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Mai 2012
Curitiba
Offline
Mensagens:52
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ippo11 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2012 as 16:03
Montei meu sistema com dynamo e estou muito contente.

Dynamo: SHIMANO hub dynamo Deore XT DH-T780    6V - 3Watts (ou 0,5A.. sim, ele só gera meio amper mesmo)
http://www.roseversand.com/article/shimano-hub-dynamo-deore-xt-dh-t780/aid:515907


Farol: Busch & Muller Lumotec IQ Cyo T
O modelo de 60luz, aproximadamente 900 lumens, ilumina MUITO!
http://www.thebikebiz.com/Busch-Muller-Lumotec-IQ-Cyo-T-p/acc-light-bm09.htm


Protetor de surto: Shimano SM-DH10 overvoltage protection for Shimano dynamo hubs
A lanterna dianteira tem protetor interno porque passa de 16 volts quando gira a roda mais rápido, como a transeira não tem ele limita a 7.1 volts
http://www.starbike.com/p/Shimano-SM-DH10-overvoltage-protection-for-Shimano-dynamo-hubs-3412-en


Lanterna Traseira: Busch & Muller TOPLIGHT Flat Plus
http://www.bumm.de/produkte/dynamo-ruecklicht/toplight-flat.html


Como ficou na bike:




Vou montar o cabo usb, provavelmente com o LM7805 ou ponte retificadora com 4 diodos -> resistor+diodo zener ligando direto no dynamo, mas estou preocupado com o limite máximo de 25volts do LM7805.
Pretendo carregar aparelhos usb em 5v como celular, gps, a outra lanterna, etc.

Mas quando montar e testar no osciloscópico do vizinho (engenheiro eletrônico gente boa) eu posto aqui o esquema, sou apenas um hobbysta beeeeeem fraquinho :c)
Ainda estou pensando como vou fazer para tirar umas fotos ou video das lanternas sozinho, vou ver se consigo alguém para ajudar...

Cool


Editado por Ippo11 - 20 Jun 2012 as 17:33
Voltar ao Topo
barbossa42 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Porto Alegre
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar barbossa42 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2013 as 15:34
Buenas!
Estou atualmente trabalhando na iluminação da minha bike, e achei um vídeo de uma idéia muito interessante:
http://www.youtube.com/watch?v=XSPyiHvPN3k - parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=a0Es6gNPioc - parte 2
Resumindo, o autor pegou uma daquelas lanternas recarregáveis de tomada, e colocou sua estrutura (LEDs, bateria e switch) dentro de um farol a dínamo. O dínamo é usado para carregar a bateria, podendo manter a luz acesa enquanto a carrega e quando a bike está parada. Estou querendo fazer o mesmo, e já tenho boa parte do material necessário (o kit do dínamo, a lanterna a ser desmontada, solda, ferramentas, etc.), mas ainda não comecei o trabalho. As minhas dúvidas para os mais entendidos de eletrônica são as seguintes:

1- o dínamo gera 12V - 5W (pelo menos é o que está escrito...). O que varia com a velocidade da bicicleta, a voltagem ou a potência? Creio que vou precisar de um limitador de voltagem para a carga da bateria, seria somente isso para fazer o circuito ou preciso de mais algum componente?
2- o 'aterramento' do dínamo é na própria bicicleta. Como faço a ligação com a bateria? 'Fase' do dínamo no positivo da bateria e negativo da bateria na bicicleta? Isso não descarregaria a bateria na bicicleta?

Agradeço a ajuda!

Voltar ao Topo
barbossa42 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2012
Porto Alegre
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar barbossa42 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 14:14
Opa!
Consegui fazer o projeto de dínamo + LEDs + bateria! Pelo menos para o farol frontal, hehehe.
Assim que puder, farei um tópico com instruções, esquemas e fotos.
Enquanto isso, segue uma foto do farol finalizado.


Voltar ao Topo
benkatz Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Abr 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar benkatz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 13:04
Estou pesquisando em como montar um sistema desse Cubo dinamo+light front e rear
(a)lppo11 gostei do seu sistema, está funcionando direito?

Você tem alguma sugestão? peças novas?

Voltar ao Topo
benkatz Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Abr 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar benkatz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 13:06
Voltar ao Topo
benkatz Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Abr 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar benkatz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 13:09
Estou querendo montar um sistema semelhante a esse que você montou
Cubo-dinamo+light front e tras

O seu está funcionando legal?
Tem alguma novidade? peças novas?
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 13:18
Originalmente postado por benkatz benkatz escreveu:

Estou querendo montar um sistema semelhante a esse que você montou
Cubo-dinamo+light front e tras

O seu está funcionando legal?
Tem alguma novidade? peças novas?

Amigo, estou usando um sistema desses.. com cubo de dínamo Shimano Alfine, lanterna da B&M e farol Axa. 
Está funcionando muito bem, o farol e lanterna são ótimos e a instalação fica impecável!
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
benkatz Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Abr 2013
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar benkatz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 14:48
Voce comprou aonde?
Aqui no Brasil mesmo?
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2013 as 14:55
Sim.. com um vendedor de Florianópolis, que vende no mercado livre.
É difícil achar por aqui.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
ArthurNeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jan 2010
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:341
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ArthurNeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 12:19
Originalmente postado por dionei dionei escreveu:


Originalmente postado por benkatz benkatz escreveu:

Estou querendo montar um sistema semelhante a esse que você montou
Cubo-dinamo+light front e tras

O seu está funcionando legal?
Tem alguma novidade? peças novas?


Amigo, estou usando um sistema desses.. com cubo de dínamo Shimano Alfine, lanterna da B&M e farol Axa. 
Está funcionando muito bem, o farol e lanterna são ótimos e a instalação fica impecável!



Amigo o que vc achou do cubo. No que diz respeito ao arrasto. Tenho receio que comprometa o desempenho.
Num audax de 300 km sera que sentiria diferença.
Voltar ao Topo
dionei Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jan 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:1126
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionei Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Mai 2013 as 12:53
Quase não tem arrasto. Você só sente diferença virando ele na mão, e mesmo assim é bem pouca. Ao pedalar não muda nada.
A única diferença sensível é no peso - ele é bastante mais pesado que o cubo simples. 
Mas funciona bem e até agora não deu problema nenhum.
Fora o cubo, é possível que precise trocar os raios também - ele é maior que um cubo dianteiro normal.
O importante é o caminho :)
Voltar ao Topo
 Responder Página  12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X