Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Pintura eletrostática - é uma boa?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Pintura eletrostática - é uma boa?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Pintura eletrostática - é uma boa?
    Postado: 26 Mar 2010 as 04:02
Prezados,

Eu estou restaurando uma C10 e estou pensando em pintar o quadro com pintura eletrostática. Já fiz uns trabalhos nessa loja e ficou bom. A pintura ficou lisa, brilhante e sem verniz. Será que tem alguma contra indicação para bikes, já que o quadro tem um grau de torção em razão do movimento e toda aquela papagaiada que vcs já estão carecas de saber? Postem seus comentários.
Voltar ao Topo
Belvedere Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jun 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:383
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Belvedere Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 04:59
A pintura eletrostática é nada mais do que uma técnica de pintura, a peça a ser pintada é aterrada + o pigmento da tinta é - e, quando a tinta sai da pistola, ela vai parar direto na peça e assim economiza material. Quanto a tinta trincar ou descascar, isso não tem nada haver com o tipo de pintura, mas sim com a preparação da peça, e a qualidade do material. Se não lixou direito fica com marcas, se lixou até a lata  não deixou o primer secar direito ou deu primer em excesso, o brilho cai ou forma bolhas respectivamente, se o ambiente não estiver bem limpo, vai grudar poeira e ficar cheia de caroços, se for pintada perto de cera, massa de polir, silicone, etc,  o verniz vai ficar cheio de furinhos etc etc etc, enfim, se o material e o pintor forem bons, pode pintar com a técnica que vc quiser que o serviço será de qualidade
Fernando Messina
Voltar ao Topo
18MCDV6 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2009
FLN
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 18MCDV6 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 13:04
A técnica é perfeita, desde que a preparação da superfície a ser pintada esteja completamente "nua", isto é, a tinta anterior deve ser removida totalmente e não deve haver pites de ferrugem, para chegar a este ponto, o ideal é realizar um jateamento com algum abrasivo, seja jato de areia (proíbido devido a potencialidade de causar silicose no operador do jato, mas mesmo assim é largamente encontrada e usada em todo o país), granalha de aço e vidro (mais caros). Este serviço pode ser feito por uns R$30,00. A peça ao final do processo abrasivo apresenta um "shot peening" na superfície e o aço fica totalmente aparente, imediatamente se faz a pintura, pois o aço tende a apresentar um leve ataque de ferrugem logo em seguida.

Embora eu não saiba te indicar qual o o aço utilizado nos tubos da tua C10, atente para o fato de que alguns jateadores fazem uma decapagem com calor, eles colocam as peças de aço que tem pintura ainda, para queimar no fogo. Este é um processo que pode enfraquecer o material, dependendo da temperatura que chega o aço e o tempo a que ele fica submetido a ela. Para resolver isso, eu já facilito o trabalho do jateador, fazendo uma decapagem química com algum removedor de pintura, costumo utilizar o Striptizi Gel da Montana (não estou ganhando nada deste fabricante, mas indico pois gostei da eficácia do produto na remoção de tinta de uma bike que restaurei a pouco). Se resolver usar o removedor, tome os devidos cuidados, pois ele causa uma coceira infernal na pele. Após a tinta removida, o quadro ou demais peças estão prontos para receber o jateamento direto.

Para uma ótima qualidade e acabamento da pintura, como amigo acima falou, é o pintor utilizar bons produtos, não submeter a peça ao contato de pó ou partículas que possam se depositar no quadro além do desejado powder coat, e acima de tudo a requerida habilidade do profissional. Não adianta cumprir bem os outros passos se depois de pronta a superfície não ficar homogênea, ou aparecerem incrustações de contaminantes.

Dica, elimine qualquer graxa, vaselina sólida ou lubrificante que existir no interior dos tubos, pois o quadro vai para a estufa ao término da pintura afim de obter uma cura, já tive peça manchada por graxa existente no interior do tubo e que não foi removida, resultado: derreteu e escorreu na peça enquanto estava na estufa, manchando a pintura.


Voltar ao Topo
Roberto Furtado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Furtado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2010 as 13:03
Após os comentários feitos com excelente argumentação, posso apenas complementar, afirmando que fica realmente muito bom. Tenho pintado as bicicletas que reformo com este tipo de processo, e garanto que a pintura fica bonita e muito resistente. Devo ter reformado umas 15 bicicletas... todas com pintura eletrostática. Existe com ou sem verniz.
No lugar onde mando fazer estas pinturas, eles usam o jato de granalha, que remove completamente a tinta antiga e ferrugens.
 
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2010 as 15:38
Pois então, amigos: eu estou convencido agora de que esta técnica é muito boa. Mas a empresa que faz esse trabalho exigiu que eu entregasse a peça já preparada para poder fazer o serviço. Cheguei a cotar o jato de areia e um tal jato com "micro esferas de vidro". O primeiro eu consegui cotar e, ironicamente, vai ficar mais caro do que mandar pintar. Mas especificamente, quase 100 reais só pra passar o jato. Depois do jato, eu ainda tenho que isolar a peça com algum banho químico porque eu duvido muito que a empresa que irá fazer a pintura faça isso e, como vcs bem sabem, o único interessado pela qualidade do serviço é o próprio cliente. E, pelo que tenho visto, parece-me que a preparação da peça é muito relevante para uma boa qualidade na pintura. Já pensei, sinceramente, em mandar cromar ou latonar o quadro, já que mandar pintar, no meu caso, vai envolver muitas fases que serão decisivas para o resultado final.
Voltar ao Topo
Roberto Furtado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Furtado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2010 as 16:51
Angelus
Dá uma pesquisada... deve haver alguma empresa que já faz isto tudo e cobra em pacote único. Aqui em Porto Alegre tenho feito nos quadros de Cr-Mo e tem custado cerca de 50 reais para pinturas metálicas com jato de granalha incluso. A única coisa necessária é a preparação para as roscas e encaixes, que fica por conta do proprietário do quadro.
Este valor passado esta fora... até 100 reais é comum encontrar.
Um abraço
Roberto
Voltar ao Topo
rafa72 Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Porto Alegre
Offline
Mensagens:396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa72 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 17:53
E ae Roberto, onde mandas fazer a pintura e o jateamento?
Voltar ao Topo
Roberto Furtado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Furtado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:47
Originalmente postado por rafa72 rafa72 escreveu:

E ae Roberto, onde mandas fazer a pintura e o jateamento?
 
Olá Rafael!
Não sei o endereço correto... sei chegar lá. Aprendi com um amigo. Na Assis Brasil perto do tumelero tem um, e perto da FAPA tem outro. Levo neste próximo da FAPA... imagine assim: Da baltazar de oliveira garcia você entra na manoel elias, passa a Faculdade, e entra na primeira rua a esquerda. Vai andar uma quadra, e entra numa rua sem calçamento a esquerda... é a terceira casa do lado direito, não tem erro.
Um abraço
Roberto


Editado por Roberto Furtado - 31 Mar 2010 as 19:52
http://www.revistabicicleta.com.br/

http://www.bikesdoandarilho.blogspot.com/

http://sociedadeaudax.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Roberto Furtado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Furtado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:52
Rafael
Esqueci de perguntar... vais pintar o que?
Um abraço
Roberto
http://www.revistabicicleta.com.br/

http://www.bikesdoandarilho.blogspot.com/

http://sociedadeaudax.blogspot.com/
Voltar ao Topo
rafa72 Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Porto Alegre
Offline
Mensagens:396
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa72 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 19:54
Opa Roberto, seria o quadro e o garfo...na artbike ficaria 300 só uma cor...moro na ZN. Cristo Redentor, é perto...

Valeu!!!Thumbs Up
Voltar ao Topo
Roberto Furtado Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2006
Porto Alegre - RS
Offline
Mensagens:208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Roberto Furtado Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mar 2010 as 22:11
Originalmente postado por rafa72 rafa72 escreveu:

Opa Roberto, seria o quadro e o garfo...na artbike ficaria 300 só uma cor...moro na ZN. Cristo Redentor, é perto...

Valeu!!!Thumbs Up
 
Oi Rafael!
Olha, as vezes se justifica a diferença de valor pelo nível superior de qualidade. Lá no pintura eletrostática é cuto baixo, mas as vezes preciso voltar outro dia pq teve que refazer... aí vai de cada um. Eu insisto até que fique satisfatório.
Vale tentar... mas não é uma pintura artística, e tem que preparar o quadro pra não dar dor de cabeça. Preparar o quadro é proteger roscas, assentamentos, etc.
Um abraço
Roberto
http://www.revistabicicleta.com.br/

http://www.bikesdoandarilho.blogspot.com/

http://sociedadeaudax.blogspot.com/
Voltar ao Topo
Enrico Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2008
SJC
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Enrico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Mai 2010 as 21:34
USE REMOVEDOR PASTOSO PARA TIRAR A TINTA DO QUADRO.

PINTEI MEU QUADRO RECENTEMENTE E POSTEI UM PASSO A PASSO NESSE LINK ABAIXO:

DÚVIDAS MANDE PRO MEU E-MAIL ENRICO(a)PROFILER.COM.BR

ABRAÇO!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2010 as 13:49
Roberto,
 
Como tu procedes com os outros componentes da bike? pedivela, freios, manetes...
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Enrico Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2008
SJC
Offline
Mensagens:34
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Enrico Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2010 as 13:54
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Roberto,
 
Como tu procedes com os outros componentes da bike? pedivela, freios, manetes...

Tem que desmontar tudo !! A pintura eletrostática é em forno superaquecido !!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2010 as 15:29
Originalmente postado por Enrico Enrico escreveu:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Roberto,
 
Como tu procedes com os outros componentes da bike? pedivela, freios, manetes...

Tem que desmontar tudo !! A pintura eletrostática é em forno superaquecido !!
Eu me referia ao método para limpeza/restauração dos outros componentes.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
bikerfromhell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2009
Rio Grande
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerfromhell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2010 as 21:26
 e a pintura epoxi, alguem ja pensou nessa possibilidade....bem mais em conta e acredito q seja tao boa quanto a eletro.
Voltar ao Topo
18MCDV6 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Nov 2009
FLN
Offline
Mensagens:62
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 18MCDV6 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Mai 2010 as 23:56
Originalmente postado por bikerfromhell bikerfromhell escreveu:

 e a pintura epoxi, alguem ja pensou nessa possibilidade....bem mais em conta e acredito q seja tao boa quanto a eletro.
 
Opa riograndino,
 
A pintura epoxi tem numa de suas formas de aplicação sobre superfícies metálicas a eletrodeposição. Embora haja outros meios para efetuar uma pintura com este tipo de polímero, creio que o método de pintura eletrostática seja bem eficaz.
 
A tinta em pó pode ser de base epoxi, poliester ou híbrida com as duas primeiras, cada tipo atende a propriedades específicas que se exija da tinta.
 
Vale perguntar ao pintor que tinta ele utilizará para pintar a bike, mas o método será o da pintura eletrostática.
 
Espero tê-lo ajudado e não confundí-lo.
Voltar ao Topo
ilidam Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 10 Abr 2009
Poa, RS
Offline
Mensagens:308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ilidam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jun 2010 as 01:53
Alguem de Porto Alegre conhece algum local onde se faça as mascaras para pintura?
Voltar ao Topo
e-debortoli Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 04 Dez 2009
Florianópolis
Offline
Mensagens:1184
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar e-debortoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 00:33
Sim é uma boa..... porcaria, se não fundir bem a tinta a água e o suor penetrarão iniciando um processo de oxidação. Pintura automotiva é melhor, se consegue uma blindagem do metal mais eficiente e dependendo da qualidade dos materiais utilizados se tem uma dureza igual ou até superior ao da tinta epoxi.
Voltar ao Topo
bikerfromhell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2009
Rio Grande
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerfromhell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 01:36
errado pintura automotiva por ser muinto dura e por secar muinto rapida, qualquer batidinha decasca muinto facil se aplicado em tubos q nao sao maleaveis q nao é o caso das latarias de carro. A superficie leva um fundo q no geral nao é fino e a pintura para ficar boa tem q ser feita em camadas de mão para ter resistencia.
 
tinta epoxe ou eletrostatica por serem pó, tem q ir para o forno pq demoram para secar ao natural, tah aeww o por q da resitencia dela...necessita somente de uma aplicaçao
 
ezistem tintas epoxe para revestimento de pisos e coisas desse tipo, mas nao e dessa q estamos falando
 
o importante nao é duresa e simm resistencia..
 
quanto mais demorado o processo de secagem, maior resistencia...o forno adianta esse processo.
 
 
Voltar ao Topo
bikerfromhell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Abr 2009
Rio Grande
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerfromhell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2010 as 01:44
isso epox é a tinta, eletro é o processo de pintura q é bem superior q automotiva nesse aspecto de pinturas de quadro.....correetto valeuuu pela dica ja postei errado de novoo,..,.,,.
Voltar ao Topo
Adeilton Ver Drop Down


Cadastrado em: 26 Nov 2016
Serra
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Adeilton Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2016 as 21:57
Boa noite,

Estou fabricando portões de metalon e é necessário fazer reparos com massa plástica em alguns locais.
Alguém sabe indicar alguma massa que podemos utilizar e que possa ser levada ao forno para a pintura eletrostática?

Todas que testamos até agora estufam ou derretem na hora do calor.

Recebemos a informação que existe uma massa adequada para isso, mas ainda não encontramos.

Atc.
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Dez 2016 as 12:27
Originalmente postado por Adeilton Adeilton escreveu:

Boa noite,

Estou fabricando portões de metalon e é necessário fazer reparos com massa plástica em alguns locais.
Alguém sabe indicar alguma massa que podemos utilizar e que possa ser levada ao forno para a pintura eletrostática?

Todas que testamos até agora estufam ou derretem na hora do calor.

Recebemos a informação que existe uma massa adequada para isso, mas ainda não encontramos.

Atc.


Caro Adeilton, mesmo que ache uma massa que suporte a temperatura do forno, a tinta não pega na parte não metálica, pelo que fiquei sabendo. Você vai ter que fazer um acabamento fino com solda e depois lixar pra ficar com a superfície lisa.
Voltar ao Topo
Pacheco01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Fev 2006
Rio de Janeiro - R.J.
Offline
Mensagens:2348
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pacheco01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Dez 2016 as 18:47
Originalmente postado por Adeilton Adeilton escreveu:

Boa noite,

Estou fabricando portões de metalon e é necessário fazer reparos com massa plástica em alguns locais.
Alguém sabe indicar alguma massa que podemos utilizar e que possa ser levada ao forno para a pintura eletrostática?

Todas que testamos até agora estufam ou derretem na hora do calor.

Recebemos a informação que existe uma massa adequada para isso, mas ainda não encontramos.

Atc.

Postagem totalmente fora do contexto.

Aqui é um FORUM de bikes prezado


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X