Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Como Verificar a corrente?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Como Verificar a corrente?

 Responder Página  <12
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 13:13
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Eu uso um parâmetro diferente, se a corrente estiver no estado mostrado na figura, com aquele vão entre os dentes na parte de cima da coroa e a corrente qdo se pedala, é hora de trocar. Uma corrente em bom estado se encaixa perfeitamente, sem vão na parte superior da coroa. Mas atenção, é um parâmetro MEU, não sei se é válido cientificamente...


Esse método não é muito bom, não.
O medidor de desgaste serve justamente para que a corrente não chegue a trabalhar nessa posição.
O trabalho do conjunto nessa posição faz com que a corrente desgaste a coroa e o cassete, fazendo com que os dentes fiquem afiados. Aí, geralmente, tem que jogar todo o conjunto fora depois de umas duas correntes, porque o conjunto não vai casar e a corrente vai pular dente quando se usar mais força ao pedalar.
Voltar ao Topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Offline
Mensagens:1798
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar dimas2dimas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 13:14
Transmissoes de 7, 8 e até 9v possuem materiais mais robustos (aço) e suportam muito bem desaforos sem desgastar muito prematuramente. De 11v pra cima é mais complicado acompanhar "no olho"...

A maneira mais pratica é o medidor. Tenho um Parktool CC 3.2 e troco religiosamente ao encaixar o medidor 0.50% (uso 11v nas 2 bikes). O bom é que não passando o momento de troca o cassete e as coroas acabam durando mais (ex. Cassete Ultegra R8000 já esta na 4a corrente, com quase 9000km e sem marcas de desgaste acentuado - Lembrando que e um cassete mais leve).
Tenho verificado no meu uso uma durabilidade bem.maior das correntes KMC, com as X11EL durando mais de 3000km, enquanto as Shimano da linha 105 (HG601) não passam dos 2200km (em ambas utilizo smoove e rodo exclusivamente em asfalto - speed e faço a manutenção basica e desengraxe a cada 400~500km).

No mais, recomendo a aquisição do medidor. A praticidade e certeza é essencial para uma boa manutenção do equipamento.
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 16:03
Originalmente postado por sidserra sidserra escreveu:

Como eu disse, correntes em boas condições ficam certinhas, sem vão algum e bem ajustadas. Qdo começar a aparecer o vão (não necessariamente o que é mostrado na imagem, que já é bem grande) aí é hora da troca. Essa corrente da imagem já tinha rodado mais de 7 mil Km e nunca tinha sido trocada, com a bike só rodando em asfalto, sem se meter em trilhas.
Há uma desinformação, ou informação incorreta, na sua afirmação (sei que não é intencional).
A questão é que você está utilizando como diagnóstico um comportamento que já denota o desgaste excessivo da corrente e do conjunto, o que não deve ocorrer. Não se deve usar esse método. Não se deve deixar a corrente chegar nesse nível de desgaste para trocar por uma nova, ou fazer rodízio.
Quando a corrente trabalha da forma mostrada na foto ela provoca o desgaste excessivo. O medidor indica o desgaste e recomenda a troca antes que chegue no ponto mostrado na foto.
Ou seja, a pessoa até pode usar a corrente até chegar nesse ponto, mas não deveria. A relação vai durar muito menos do que se fosse utilizada a ferramenta para realizar a troca no prazo correto, que é muito antes de chegar nessa situação.
Voltar ao Topo
90452 Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Nov 2018
-
Offline
Mensagens:1806
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar 90452 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 17:08
Luciano, entendo suas observações mas esse exemplo da figura é bem radical (a cagada já estava feita), se o ciclista acompanhar o uso do seu equipamento, qdo ele notar que a folga começa a aparecer (não precisa ser como a da figura pois já está bem visível) aí já estaria na hora de trocar a mesma. A chave da questão é essa: começar a aparecer, qdo a gente dá aquela puxadinha de leve com os dedos na corrente (mesmo sem a folga aparente) e vc a sente ceder e não voltar totalmente pro lugar. Essa corrente era da minha bike, não me ligava muito nesses detalhes mas vim ao fórum perguntar sobre a vida útil de uma corrente e vi que a minha tinha "passado do ponto, subiu a calçada e atropelou todo mundo", mesmo pq não era meu costume ficar muito tempo com uma bike a ponto de, por exemplo, trocar a corrente pelo tempo de uso... Wink

Mas não desmereço o uso de ferramentas específicas, eu mesmo tenho um torquímetro eletrônico para os apertos "mais técnicos" mas é dispensável, bastando apenas ter aquela "sensibilidade" na hora de dar o torque adequado nos parafusos, porcas e afins da bike, mesmo pq não dá pra levar o torquímetro eletrônico pra todo lado.
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 18:25
Blz. Entendi!
Apenas ressaltei as colocações para a informação ficar bem clara e completa para os demais foristas.


Editado por LucianoBsB - 09 Nov 2020 as 18:37
Voltar ao Topo
LucianoBsB Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2011
Offline
Mensagens:888
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LucianoBsB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 18:43
Interessante verificar que, pelas fotos, já dá para ver o desgaste das coroas, que estão arredondadas nas pontas, justamente onde a corrente desgastada fica fazendo a fricção, o que provoca o fenômeno de a corrente pular os dentes, que não conseguem mais segurar os elos.
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2020 as 21:57
Originalmente postado por dimas2dimas dimas2dimas escreveu:

correntes KMC, com as X11EL durando mais de 3000km, enquanto as Shimano da linha 105 (HG601) não passam dos 2200km 

já testou corrente Ultegra?
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 09:49
Pela minha experiência, trocar a corrente antes dela "abrir o bico" é fundamental para aumentar a durabilidade geral da relação da bike. Utilizo a ferramenta da Park Tool pois antes disso era mera "achometria".

Também gostaria de comentar que a durabilidade do conjunto pedivela/corrente/cassete nas minhas bikes aumentou absurdamente depois que eu passe a fazer 3 coisas simples:

1) Limpar a corrente com um pano seco e absorvente sempre que volto de uma pedalada, retirando a sujeira que grudou durante o pedal.

2) Lubrificar os elos com um aplicador tipo "agulha", colocando cuidadosamente uma gotinha de óleo em cada um dos elos. Repetir o processo a cada 100 km ou se peguei chuva durante o pedal; o que vier primeiro.

3) Medir o desgaste da corrente com a ferramenta da Park Tool. Trocar imediatamente quando o indicador de desgaste mostar 0,75.

Os lubrificantes que utilizo são Pro-Link e Rock-N-Roll Extreme. Mas isso é preferencia pessoal e a discussão sobre isso está bombando em outro tópico.

Thumbs Up
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 11:46
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:


1) Limpar a corrente com um pano seco e absorvente sempre que volto de uma pedalada, retirando a sujeira que grudou durante o pedal.


Thumbs Up

com um absorvente? 
Voltar ao Topo
Busa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Abr 2016
itajai
Offline
Mensagens:346
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Busa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 13:46
Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:


1) Limpar a corrente com um pano seco e absorvente sempre que volto de uma pedalada, retirando a sujeira que grudou durante o pedal.


Thumbs Up

com um absorvente? 
Aí é questão de escolha mas o colega falou em:
"um pano seco E absorvente"
que é diferente de 
"um pano seco E UM ABSORVENTE"...
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Nov 2020 as 18:29
Originalmente postado por Busa Busa escreveu:

Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:


1) Limpar a corrente com um pano seco e absorvente sempre que volto de uma pedalada, retirando a sujeira que grudou durante o pedal.


Thumbs Up

com um absorvente? 
Aí é questão de escolha mas o colega falou em:
"um pano seco E absorvente"
que é diferente de 
"um pano seco E UM ABSORVENTE"...

caraca. que burro. da zero para eu. me desculpem galera
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2020 as 08:23
Pessoal falou em paquímetro, mas um bom paquímetro com a precisão correta não custa menos de R$200, enquanto a ferramenta de corrente custa 50.




Voltar ao Topo
EZEK Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Dez 2020
RIO DE JANEIRO
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar EZEK Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Dez 2020 as 19:11
OLA AMIGO WSAM VI A SUA MSG HOJE TU ACREDITTAS, COMPREI A FERRAMENTA TO GRILADO COM ESE N° 0.75 E 1,00, NO PARQUIMETRO A NOVA TEM 94 mm e 40 DECIMOS, E A INSTALADA TEM 95 mm e 38 DECIMOS PEGUEI UNSS 9 NOVE ELOS SERÁ QUE JA PASO DA HORA???? BOM SAUDE E PAZ A TODOS

Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2020 as 00:39
Originalmente postado por pxhx pxhx escreveu:

Desenterrando o tópico, vocês acham que isso aqui dá certo:




Bom dia! A parte em que ele chama o cassete de "catraca" e os pinos de "bolinhas" estão erradas, pelo menos


Agora falando sério. Na minha experiência, relação 1x é muito crítico deixar a corrente passar, pois os pinhões menores se desgatam rapidinho junto com ela
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2020 as 01:28
Originalmente postado por EZEK EZEK escreveu:

OLA AMIGO WSAM VI A SUA MSG HOJE TU ACREDITTAS, COMPREI A FERRAMENTA TO GRILADO COM ESE N° 0.75 E 1,00, NO PARQUIMETRO A NOVA TEM 94 mm e 40 DECIMOS, E A INSTALADA TEM 95 mm e 38 DECIMOS PEGUEI UNSS 9 NOVE ELOS SERÁ QUE JA PASO DA HORA???? BOM SAUDE E PAZ A TODOS



Bom dia Ezek! Fazendo as contas aqui, o limite para 0,75% em 94,40mm seria 95,108mm

Ou seja, na teoria, qualquer medida igual ou acima de 95,11mm já teria passado da hora de trocar

Na pratica, estou com um Paquímetro analógico calibrado aqui em casa e fiz algumas medições

De cara já percebi que o próprio encaixe dele na corrente pode gerar um erro de medição pela falta de paralelismo

Medi uma corrente KMC 10v nova (na caixa) que tenho aqui e encontrei exatos 94.40mm (tensionando bastante a corrente)

Nas correntes que tenho em uso, numa Sram NX 12v encontrei 94.32mm e noutra Shimano 10v medi 94,62mm

Percebi que nas correntes montadas é mais difícil encaixar o paquímetro até o fim e tensionar para obter uma boa medição, mesmo afrouxando o câmbio, então o correto seria desmonta-las para medir

Minha conclusão: o Paquímetro é menos preciso que uma boa ferramenta passa ou não passa, pois elas são projetadas para encaixar na corrente e já estica-las para a verificação enquanto montadas. Se fosse controlar no paquímetro, desmontaria para medir direitinho

Abraço e bons pedais a todos!



Editado por raulino - 07 Dez 2020 as 01:43
"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
capoeira Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Salvador
Offline
Mensagens:238
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar capoeira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2020 as 06:35
eu meço com uma régua. tem q dar 8 polegares novo e quando da 8 polegares e 1/16 ta no ponto 0,75%.
esticando com o pedal mesmo, pq é oq ocorre na prática
Voltar ao Topo
raulino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Out 2013
SC
Offline
Mensagens:1903
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar raulino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Dez 2020 as 20:07
Originalmente postado por capoeira capoeira escreveu:

eu meço com uma régua. tem q dar 8 polegares novo e quando da 8 polegares e 1/16 ta no ponto <span style=": rgb255, 247, 224;">0,75%.
esticando com o pedal mesmo, pq é oq ocorre na prática</span>

Isso da mais de 200mm

Qual sua referência pra medir capoeira?

"Reality is what you make it"
GT Sanction | GT Force 3.0 | Rocky Mountain Element 30 | Caloi Aspen Way 1
ex Cannondale Trail SL2 | ex Giant ATX Limited | ex Caloi Aluminun Sport
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X