Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Elétricas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Bicicleta elétrica caseira em Curitiba
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Bicicleta elétrica caseira em Curitiba

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
gadriano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gadriano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Bicicleta elétrica caseira em Curitiba
    Postado: 14 Mar 2010 as 01:52
   olá pessoal,

  Sou de Curitiba, para os interessados em montagem de bicicleta elétrica, desenvolvendo tudo do zero, estou abrindo esse tópico para trocarmos idéias, tenho poucos conhecimentos de eletrônica, elétrica e alguns conhecimentos de mecânica. Pretendo estabelecer um roteiro para a montagem, estou mais ou menos com 50 % concluído, então vou relatar o que já consegui:
  O objetivo principal que fixei é adquirir conhecimento, na prática, com tentativa e erro mesmo:
   1 - Bicicleta:
         Comprei uma bem barata, escolhi pelo peso, preço de R$ 190,00 e ela tem 13 kg, o que é
         basicamente o mesmo peso de uma bike de alumínio vendida aqui em Curitiba.

   2 - Motor:
         Comecei com um motor de limpador de para-brisa, mas como eles tem caixa de redução, ficou
         muito lento e muito fraco, parece que só tinha 75 watts, agora estou tentando com o motor
         de arranque da Twister 250, parece adequado.
 
   3 - Bateria:
         Comecei com uma bateria de jet-ski de 16 amperes, mas não aguentou o motor, e também
         não é de descarga profunda, por isso ficou inutilizada em poucos testes.

  
   ... vou postar as primeiras fotos da montagem e continuaremos o assunto em breve.
 

 
Voltar ao Topo
gadriano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gadriano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2010 as 02:00
http://img717.imageshack.us/img717/5715/0000009c.jpg
http://img717.imageshack.us/img717/6841/0000010f.jpg
Voltar ao Topo
gadriano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gadriano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2010 as 02:11
Voltar ao Topo
gadriano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gadriano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2010 as 02:22
Voltar ao Topo
gadriano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gadriano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2010 as 02:27
Voltar ao Topo
lipenur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lipenur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2010 as 02:32
Originalmente postado por gadriano gadriano escreveu:

  
  O objetivo principal que fixei é adquirir conhecimento, na prática, com tentativa e erro mesmo:
 

 


Esse é o pior caminho.



Qual o intuito deste teste??? apenas gosto pessoal, economia, fabricação em larga escala...

Me arrisco a dizer que com uma bateria como a que vc usou, nesse motor de arranque, a carga não duraria mais que 10mim.

se aceita opinião, o primeiro passo é a pesquisa, como vc não é pioneiro nisso, e já existem bikes elétricas, eu te aconselho a pesquisar qual o tipo e motor e baterias, acho que o mais importante na parte e motorização é a eficiência do motor.

vc pode começar por aqui: www.bicicletaeletrica.com.br/
Eu não preciso de ciclovia, e sim respeito !!
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2010 as 16:29
numa loja de bike aqui perto de casa eles usam uma pra fazer entregas e coisas do tipo, não sei q motor é só sei q ele vai preso no canote e no quadro da bike e uma peça de borracha encosta no pneu e o empurra para girar, até q a bikezinha andava bem, mas não sei qnto dura a bateria.

Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Mar 2010 as 21:45
Tem vários kits prontos no ebay.
Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
gadriano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gadriano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2010 as 01:30
bom, o intuito é adquirir conhecimento mesmo, começando com uma bike elétrica com estágio de preparação para um projeto maior, a conversão de um carro a gasolina para elétrico,vc tem razão quanto à importância da pesquisa (to tentando pesquisar a parte elétrica da montagem), e quanto à eficiência do motor, e o que me chamou a atenção nesse projeto foram as dificuldades de montagem mecânica, tipo assim : aprendizado de furação, trabalho no torno mecânico, rebites e corte do metal (onde ainda tô deficiente)
Voltar ao Topo
gadriano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gadriano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mar 2010 as 01:31
corrigindo ........ como estágio de preparação para um projeto maior
Voltar ao Topo
gadriano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Mar 2010
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:8
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gadriano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jun 2010 as 02:01
  Boa noite pessoal,

  Continuando esse projeto, envio algumas fotos da nova montagem:

  - motor usado: de ventoinha de Renault Scenic
  - o esticador de corrente é caseiro, aproveitando peças de roda de skate
  - a bateria é de Jet-Ski - 16 amperes



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us



Uploaded with ImageShack.us


Até o próximo estágio, falta solução para controlar velocidade do motor e testes de duração da bateria.






Voltar ao Topo
RAMBERO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jul 2010
ARGENTINA
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RAMBERO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2010 as 17:59
http://img228.imageshack.us/i/pwmparamotor.jpg/
Voltar ao Topo
JL890 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2011
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JL890 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2011 as 03:49
Olá.
Esse é meu primeiro post nesse fórum.
Faz tempo que venho acompanhando o fórum, mas vendo esse tópico cheguei a conclusão que era hora de participar.
Bom, como vai a bicicleta?
Eu moro próximo a curitiba.
Tenho interesse de fazer também uma quase bicicleta elétrica caseira. Na verdade o que eu quero motorizar
seria um "sidecar", carro lateral, que poderia ser acoplado rapidamente a qualquer bicicleta sem nenhuma mudança na mesma.
Tava pensando em usar um motor de ventoínha de radiador de carro e baterias de carro também...
O motivo de eu querer desenvolver eu mesmo é porque nunca vi um comercializado, e se tiver deve ser muito caro...
Voltar ao Topo
Amir Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2010
Longe
Offline
Mensagens:1308
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Amir Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2011 as 05:05
Você quer montar um reboque pra bike?

Pessoal, o legal é pedalar xD


Segue no twiiter (a)AmirGehad
Voltar ao Topo
ninocoutinho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Jul 2010
Itabira - MG
Offline
Mensagens:1612
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ninocoutinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2011 as 11:58
Originalmente postado por JL890 JL890 escreveu:

Tenho interesse de fazer também uma quase bicicleta elétrica caseira. Na verdade o que eu quero motorizar
seria um "sidecar", carro lateral, que poderia ser acoplado rapidamente a qualquer bicicleta sem nenhuma mudança na mesma.

Uma coisa q sei q existe, e q é razoavelmente comum (não entre nós!), é usar um motor de cubo num bob trailer:



A ideia é da eletro-assistência, ou seja, o motor elétrico dá uma força a mais, apenas. Um motor desse aí provavelmente não é capaz de levar ciclista+triciclo+bagagens morro acima, sozinho, mas dá uma ajuda à pedalada, no caso de levar muitas bagagens extras.

Achei esse link no youtube de uma ideia parecida:



O problema dessas coisas é sempre peso e autonomia do sistema, pelo menos. Mas cada um, seja usuário ou inventor, pode achar seu meio-termo. Dependendo do uso, pode ser a melhor coisa, ou um estorvo!

Essa cara do vídeo acima parece q vende as "instruções" no site dele.
Nenhuma infurabilidade é excessiva.
Voltar ao Topo
mflavio Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 06 Dez 2008
campinas
Offline
Mensagens:580
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mflavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2011 as 12:06
Amigo uma dica de um técnico em eletrônica, o tipo de motor e o tipo de bateria que voce esta usando esta errado para a finalidade, Motores de arranque ou de partida são motores feitos para pouco tempo de funcionamento continuo, e geralmente tem carga alta (ou seja consome muito) esse tipo de motor alem de consumir a bateria rapidamente e ter um desgaste interno muito rápido se não for refrigerado e quase impossível voce criar um variador de velocidade com tamanho reduzido, 

Pesquise sobre motores de passo com baterias e Li-ion ou motores de indução (sem escova) inclusive existem empresas que usam esses tipos de motores nas rodas de bicicletas , carros e barcos eletricos
espero ter ajudado e não atrapalhado
Voltar ao Topo
Mauro Brisola Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Nov 2007
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:3946
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mauro Brisola Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2011 as 17:26
Sempre fui metido a Prof. Pardal e, com os anos e a experiência adquirida com muitos erros e acertos, te falo o seguinte:

Muito legal este espírito de inventar. Mas normalmente um dos erros que se comete, na empolgação, é tomar caminhos equivocados tais como tentar reinventar a roda, por exemplo. No caso da bike elétrica os pontos chaves são a escolha do motor correto (torque, consumo, faixa de rotação,...) e bateria com autonomia adequada. 

Hoje em dia, na era Google, é muito fácil pesquisar tudo sobre o produto que você quer criar. 

Como já foi comentado antes existem no mercado uma grande variedade de kits para conversão de bikes. Se você der uma boa pesquisada vai descobrir as principais características técnicas do que está sendo usado.

A tendência atual são os hub motors. Neste site de fabricante tem muita informação: 
Voltar ao Topo
JL890 Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Mai 2011
Offline
Mensagens:16
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JL890 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2011 as 18:58
Olá.
Muito obrigado pelas respostas!
Esse motor num bob trailer é bem parecido com o que eu quero fazer. A não ser pelo fato do sidecar ficar ao lado da bike. No meu caso não levaria nada, só o motor e as baterias. Com o kit com motor de cubo seria muito fácil de fazer, mas no momento não estou podendo investir nisso. Imagina, se você quiser pedalar bastaria desacoplar o sidecar e pedalar numa boa sem o peso extra, sem ter outra bicicleta para isso e sem ter problema com CNH A ou ACC.
Abraços
Voltar ao Topo
decz. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Mar 2009
SJ Campos-SP
Offline
Mensagens:3045
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar decz. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2011 as 19:01
para controlar a velocidade do motor pode-se usar um potenciômetro comum, com ele você controla a rotação do motor, logo a velocidade e força do mesmo
Pedalando sempre...

KHS XC204 2010 / Rodas Vzan Strike

Fuji Roubaix 2010 / Rodas Aclass ALX200

Scott Aspect 60 2009 / Rodas Vzan Escape disc

Astro Extrolite Ev-6 2013 / Rodas DTSwiss 445
Voltar ao Topo
whitestriker Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Jun 2013
curitiba
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar whitestriker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Jun 2013 as 13:16
Originalmente postado por decz. decz. escreveu:

para controlar a velocidade do motor pode-se usar um potenciômetro comum, com ele você controla a rotação do motor, logo a velocidade e força do mesmo

Não é bem assim amigão... desse jeito quem ler fica feliz até estourar um potenciometro de eltronica analogica de 1/4W.

Especificamente falando, o controle é feito por um potenciometro adequado ao kit bateria/motor que envolve voltagem do sistema e amperagem maxima que o motor vai consumir, resultando na potencia em W/h ou apenas Wats.

É mais facil construir um dispositivo transistorisado ,semelhante a um amplificador de som, para controlar a potencia do que encontrar um potenciometro (resistor variavel) de mais de 100w.

http://1.bp.blogspot.com/-3ws2Rs9MMrE/T0lcBTgOKnI/AAAAAAAAAFQ/N9gSPZo8OTs/s400/potenciometro+2.jpg
http://www.babooforum.com.br/forum/uploads/monthly_05_2009/post-41765-1242794365.jpg

Ou seja, voce acelera por um 'controlador' que é ligado ao 'circuito potenciometro' que faz a intermediação da carga (elétrica).

Exemplo 1:
http://img.alibaba.com/img/pb/051/625/634/634625051_872.jpg
http://pt.aliexpress.com/item/Free-shipping-NEW-A46A-PWM-Speed-Governor-30A-12V-DC-Motor-Speed-Controller/907212739.html

Exemplo 2:
http://pt.aliexpress.com/item/FreeShipping-F114-3800W-SCR-High-power-Electronic-Voltage-Regulator-Dimming-Speed-Control-Thermostat/455997072.html
http://img.alibaba.com/img/pb/880/370/379/379370880_662.jpg

O circuito de controle pode variar MUITO dependendo do tipo de motor, precisão que se procura para o circuito e outras 'frescuras' que podem ser necessarias para inclusive economisar um pouco de energia.

ah, que fique claro, qualquer controlador comum de silício precisa de ventilação ou um dissipador em algum lugar (para potencias razoaveis, tipo 30w+).
Voltar ao Topo
filho.santana Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Set 2013
Aracaju
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar filho.santana Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2013 as 12:03
Cara vc usou um motor de ventulinea de carro ? ele não roda muito rápido não ? eu vi em um vídeo com um motor de limpador de parabrisa de fusca https://www.youtube.com/watch?v=E6NnrDNdUO0
Voltar ao Topo
demary1 Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Set 2013
são paulo SP
Offline
Mensagens:70
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar demary1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2014 as 01:36
acompanhando o tópico !
Voltar ao Topo
Pantoja Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Fev 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:476
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Pantoja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2014 as 21:24
Cara, já faz mais de 4 anos que o autor do tópico não posta novidades. 

Ou ele desistiu, ou a bike elétrica era um transformer e voltou pro planeta dos autobots, levando ele junto.


Editado por Pantoja - 29 Out 2014 as 21:25
Gabriel Hansen - http://bikedemia.blogspot.com
Voltar ao Topo
trovaoazul69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:90
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trovaoazul69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Nov 2015 as 17:09
ACHO QUE RESOLVEU COMPRAR UMA E-BIKE!....:D
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X