Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Outros > Melhores Tópicos - Geral
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - 2 pares de rodas + freio a disco. Como funciona?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


2 pares de rodas + freio a disco. Como funciona?

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: 2 pares de rodas + freio a disco. Como funciona?
    Postado: 09 Mar 2010 as 03:10
Há algum problema em se utilizar 2 pares de rodas com pares de rotores diferentes no mesmo freio a disco (freios Shimano M535, um par de rodas com rotores Shimano Center lock e outro par de rodas com rotores Tecktro de 6 parafusos)?

Para trocar de um jogo de roda pelo outro, basta faze a troca das rodas soltando as blocagens ou será preciso algum ajuste/alinhamento dos discos?

Terei algum problema de assentamento da pastilha, desalinhamento das pinças/rotores, desgaste irregular, etc.?

Estes discos Tektro são razoáveis? Paguei 20 reais no par. Alguém desaconselha o seu uso?

Pergunto isso porque comprei um kit de freios hidráulicos Deore M535 que vieram com cubos e estes ficaram sobrando. O kit contém:
- 2 rotores Shimano Centerlock de 160mm;
- 2 pinças de freio (cáliper);
- 2 manetes hidráulicos;
- conjunto de cabos hidráulicos já montados e com óleo mineral;
- 2 cubos Deore Center lock de 32 furos;
- 2 blocagens;

Já possuo uma roda montada com cubos Shimano M475 de 32 furos para disco de 6 parafusos.

Comprei:
- uma corrente HG73;
- 2 rotores Tektro de 160mm e 6 parafusos;

Falta comprar (para ter os 2 jogos de rodas):
- 2 aros (Vzan, só não sei qual modelo + raios;
- cassete de 9 velocidades;
- 2 Powerlinks p/ 9 veloc.
- um par de pneus slick ou semi-slick;

Minha intenção é:
- montar os rotores Tecktro de 6 parafusos nos cubos atuais;
- montar os cubos novos Center lock num novo par de rodas com os rotores Shimano Center lock;
OU
- vender os cubos e rotores Shimano novos e apenas montar os rotores Tektro nos cubos atuais, não gastaria nada com isso e ainda sobraria grana da venda.

O que vocês recomendam?



Voltar ao Topo
RADICAL Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Mai 2005
Curita - Sampa
Offline
Mensagens:457
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RADICAL Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 12:15
Toda vez que trocar as rodas vai ter que alinhar a pinça com o disco, se for uma coisa muito constante vai te encher e nunca vai ficar bom pra nenhum dos dois.
 
Vai soltar os dois parafusos das pinças, apertar o freio e dai apertar os parafusos novamente, isso é uma coisa minuciosa, deve ser feita com muita calma, qualquer milimitro desalinhado já vai ficar pegando.
Acho que se as rodas forem identicas não teria que fazer esse ajuste.
 
Abraço
Cada escolha uma renuncia

http://blogpedalando.blogspot.com
Voltar ao Topo
LinosFly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Ago 2006
Sao Paulo - SP
Offline
Mensagens:1259
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 19:25
Originalmente postado por RADICAL RADICAL escreveu:

Toda vez que trocar as rodas vai ter que alinhar a pinça com o disco, se for uma coisa muito constante vai te encher e nunca vai ficar bom pra nenhum dos dois.
 
Vai soltar os dois parafusos das pinças, apertar o freio e dai apertar os parafusos novamente, isso é uma coisa minuciosa, deve ser feita com muita calma, qualquer milimitro desalinhado já vai ficar pegando.
Acho que se as rodas forem identicas não teria que fazer esse ajuste
 
É bem por aí.
 
Já tentei fazer o mesmo que você, porém a diferença mínima entre os cubos (marcas diferentes) resultava em uma roda com o cáliper acertado ao disco, e a outra roda sempre pegando ou quase travando.
 
Acredito que somente em dois cubos idênticos seja possível sem fazer maiores adaptações. Cheguei a tentar adaptar arruelas bem finas para deixar o disco na mesma posição que da outra roda, mas ficou uma gambiarra lazarenta e desisti.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 01:41
Os cubos de uma roda são Shimano Deore M475 para disco de 6 parafusos e os cubos da outra roda são Shimano Deore M535 para disco Center Lock. Os discos (rotores) nos cubos de 6 parafusos serão Tektro e nos cubos Center Lock haverá discos que vieram no kit do freio Shimano Deore M535. Será que dará pra usar 2 pares de rodas ou é melhor desistir?
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 12:51
Xande, por serem da mesma marca talvez de certo, mas como um é 6 furos e o outro CL e usando discos de marca diferente a possibilidade de não dar certo é alta. Espera chegar e faz o teste só com os cubos e discos, antes de comprar o resto da roda, se der certo vc compra o que falta e monta.
Voltar ao Topo
Mario Damato Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2005
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:943
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 13:20
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

(...)Para trocar de um jogo de roda pelo outro, basta faze a troca das rodas soltando as blocagens ou será preciso algum ajuste/alinhamento dos discos?

Terei algum problema de assentamento da pastilha, desalinhamento das pinças/rotores, desgaste irregular, etc.?(...)

Possuo dois pares de rodas, um com aros e pneus de MTB e outro com aros e pneus de speed.

Os cubos são os mesmos, para facilitar a regulagem dos freios quando mudo de rodas.

Ambas as rodas dianteiras já estão com o imã do velocímetro instalado.

Meu velocímetro tem opção para duas configurações de roda, uma para roda de speed e outra para a de MTB.

COM CERTEZA você precisará regular os freios. Nunca os cubos são exatamente iguais, o mesmo com os  rotores.

Dá para facilitar usando dois conjuntos de pastilhas de freio. Você guarda separadamente, pastilha dianteira direita, dianteira esquerda, traseira direita e traseira esquerda, uma para cada conjunto de rodas.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 13:50
Hoje acordei pensando diferente.
Como vocês estão dizendo que eu terei problemas de alinhamento, pensei no seguinte:
1) Posso ter 1 jogo de pastilhas pra cada rotor. Será que isso já vai ajudar? Desta forma as pastilhas irão assentar/amaciar com seu respectivo disco. Só não sei se além de trocar as pastilhas eu terei que alinhar o cáliper. Pelo que eu vi no manual da Shimano isto é bem simples: basta soltar os dois parafusos que prendem o cáliper à suspensão/quadro, apertar o manete pras pastilhas travarem nos discos e daí apertar os parafusos. Mas tenho medo de fazer isso 2X por semana e espanar a rosca no quadro ou na suspensão. O problema não seria alinhar e sim estragar tudo.

2) Posso apenas instalar o freio e colocar o rotor Tektro no meu cubo shimano M475 atual, só gastaria com a instalação. Ou posso comprar aros e raios novos e já montar com os cubos e discos da Shimano que vieram com o kit. Apesar desta última opção sair mais cara, teria cubos um pouco melhores e discos Shimano, que com certeza são melhores que os Tektro; neste caso as rodas atuais iriam pra outra bicicleta que já iria receber os V-brakes da Team 5000 (a outra bike tem cantilever e um dos aros é de inox folha única).

Não sei como tem um monte de gente que tem mais de um par de rodas. É tanta complicação. Acho que com v-brake é mais simples ter outro par de rodas.
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 15:32
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:



Não sei como tem um monte de gente que tem mais de um par de rodas. É tanta complicação. Acho que com v-brake é mais simples ter outro par de rodas.

Não tenha tanta certeza, pois se os aros não forem iguais e com a mesma montagem de guarda-chuva vc tb terá que regular pelo menos a tensão das molas do v-brake, e na pior das hipóteses vai ter que regular as sapatas tb.
Tb penso em ter mais de um par de rodas, mas essas coisas me desanimam.


Editado por lemarco - 10 Mar 2010 as 17:17
Voltar ao Topo
Fida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:1224
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2010 as 00:33
E eu pensava em montar um par de rodas para treino.... Depois dessa já era.... desisti... vou gastar os pneus bons mesmo.... É muito empenho ter de ficar acertando freio, sem falar no cassete e corrente que pode não casar por diferença de desgaste..... a loko
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2010 as 13:13
Credo, to quase desistindo também. Pensando por aí nem compensa ter um segundo par de roda com um pneu slick, é melhor ter uma bike bem mais simples com o pneu slick e usar somente ela com este pneu.
Como estou com Tubeless, ficar trocando de pneu torna-se inviável.
 
Mas e aí pessoal, é melhor eu montar rodas novas com os cubos Center Lock pra usar estes cubos que vieram no kit (ligeiramente melhores que o M475 que possuo) e também usar o disco Center Lock Shimano?
OU
Só colocar os discos Tektro de 6 furos no meus cubos atuais e vender os cubos e rotores Shimano Center Lock?
Voltar ao Topo
allmondega Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2008
Rio de janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1540
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar allmondega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2010 as 14:13
Outro problema que pode surgir é espanar as roscas que prendem os freios, já que apertando e  afrouxando  os parafusos do freio com frequência, para regula-los isso torna-se um risco real de prejuízo.
Mais simples comprar uma boa bomba de pé para trocar os  pneus quando precisar. O ideal mesmo é montar uma outra bike mais aí depende de "tempo $" né!

Abraço

All
Até os macacos caem das árvores
Voltar ao Topo
Mario Damato Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2005
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:943
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2010 as 14:15
Originalmente postado por Fida Fida escreveu:

E eu pensava em montar um par de rodas para treino.... Depois dessa já era.... desisti... vou gastar os pneus bons mesmo.... É muito empenho ter de ficar acertando freio, sem falar no cassete e corrente que pode não casar por diferença de desgaste..... a loko

Fida, meus freios são Winzip mecânicos e como sou sempre eu que faço a manutenção acabo não achando trabalhoso trocar as pastilhas e regular os freios, mas é uma mão-de-obra necessária.

Esse problema do cassete e da corrente é mito, casam sim:

- Primeiro porque o câmbio das bicicletas é ruim mesmo, você pode ver que mesmo bicicletas super caras tem problemas com o câmbio;

- Segundo porque nas bicicletas com várias marchas sempre há engrenagens que quase nunca são usadas mas que se você precisar elas vão funcionar tão bem ou tão mal quanto as outras.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mar 2010 as 14:18
Allmondega, eu tenho a bomba de pé, mas eu não quero trocar os pneus porque seria muita função.
Uso tubeless e pra trocar o pneu eu teria que tirá-lo com cuidado, tirar todo o líquido, instalar outro pneu, colocar o líquido e ir num posto pra dar a primeira inflada pro pneu entrar no talão. Inviável.
Por ser inviável que eu pensei em ter um segundo par de rodas.
Voltar ao Topo
jean pierre de carva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jean pierre de carva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mar 2010 as 15:20
 Tinha uma Bike Action, que no bike test tinha uma bike da Decathon, que era vendida com dois pares de rodas com freio a disco. Quer dizer é possivel. Eu tenho dois pares de rodas, mas a espessura dos raios são diferentes, mas vou ainda comprar um aro compatível.
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 18:20
Se utilizar quadro de carbono, tome cuidado pois rotores menores que os especificados podem gerar calor excessivo e apresentar falhas no quadro próximo ao suporte da pinça.
Não é recomendado ficar soltando e apertando estes parafusos pode ter problemas com isto também.
OK
Voltar ao Topo
MarioNeto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2009
Recife
Offline
Mensagens:361
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarioNeto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 20:50
Eu acho que é apenas uma questão de os cubos serem iguais assim como so rotores. Não deveria, pelo menos em teoria, ter problemas com alinhamento, concordam?
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2010 as 22:40
Corcordo e é o que eu achava, mas o pessoal fala que na prática não é bem assim.
Tanto é que quase todos foram unânimes em me desanimar a ter 2 pares de rodas :(
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 00:42
Resumidamente... mal! Tongue
Voltar ao Topo
Night Rider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
São Paulo- SP
Offline
Mensagens:405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Night Rider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 17:22
Olha, eu faço isso com um par de centerlocks e outro de 6 furos.
 
Se não ajustar, o disco fica pegando mesmo (e olha que os rotores são praticamente idênticos).
Scott Scale
Super Italy 12v
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 17:47
Originalmente postado por Night Rider Night Rider escreveu:

Olha, eu faço isso com um par de centerlocks e outro de 6 furos.
 
Se não ajustar, o disco fica pegando mesmo (e olha que os rotores são praticamente idênticos).
 
Mas o cubos são diferentes...
 
Creio eu, que com 2 jogos de rodas com cubos idênticos (mesmo modelo/mesmo ano) não deva dar problema de regulagem, porem não tenho como testar, pois numa bike minha tenho cubos QUANDO e na outra DEORE, se fossem iguais eu testava com a roda da frente!
 
Os cubos devem ter diferenças entre si muito pequenas na ordem de menos de 1mm de diferença, porém isso no freio a disco já é bastante principalmente para quem gosta do freio alto!
 
Abraços
 
Darlan
Voltar ao Topo
Night Rider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
São Paulo- SP
Offline
Mensagens:405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Night Rider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 18:21
Originalmente postado por darlancs darlancs escreveu:

Originalmente postado por Night Rider Night Rider escreveu:

Olha, eu faço isso com um par de centerlocks e outro de 6 furos.
 
Se não ajustar, o disco fica pegando mesmo (e olha que os rotores são praticamente idênticos).
 
Mas o cubos são diferentes...
 
Creio eu, que com 2 jogos de rodas com cubos idênticos (mesmo modelo/mesmo ano) não deva dar problema de regulagem, porem não tenho como testar, pois numa bike minha tenho cubos QUANDO e na outra DEORE, se fossem iguais eu testava com a roda da frente!
 
Os cubos devem ter diferenças entre si muito pequenas na ordem de menos de 1mm de diferença, porém isso no freio a disco já é bastante principalmente para quem gosta do freio alto!
 
Abraços
 
Darlan
Poizé. Pra você ter idéia o cubo de uma das traseiras é Mavic e na outra roda é Shimano.
Engraçado que neste caso não há problema, mas nas rodas da frente um é Mavic e o outro é um cubo da Scott e é justo esse que dá problema...
Scott Scale
Super Italy 12v
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 18:34
Originalmente postado por Night Rider Night Rider escreveu:

Poizé. Pra você ter idéia o cubo de uma das traseiras é Mavic e na outra roda é Shimano.
Engraçado que neste caso não há problema, mas nas rodas da frente um é Mavic e o outro é um cubo da Scott e é justo esse que dá problema...
 
Poiszé, poizé, poiszé!
Scott, vc diz os famosos "Fórmula"?
 
Já não bastava termos de prestar atenção na geometria dos quadros... agora temos de ver a qtdade de raios e tamanhos dos raios entre AROS E CUBOS (até aqui ainda vai)! E agora para ferrar de vez vamos ter de saber a geometria completa dos cubos qdo quisermos 2 jogos de rodas com freio a disco!?
 
Eu tenho os Avid BB7 que são "faceis de regular", agora num freio hidráulico deve ser uma droga isso, pois tem o lance de acentar a pastilha e se vacilar vc cola elas...
 
Acho que o lance é meter cubos identicos e deixar a diferença pros aros...
 
Ou ao menos já sabemos que cubos MAVIC e Shimano são semelhantes no que tange a posição dos discos!
Voltar ao Topo
Night Rider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
São Paulo- SP
Offline
Mensagens:405
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Night Rider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2010 as 20:58
Semelhantes é uma palavra bem adequada.
Se a regulagem entre o 6 furos Mavic e o CL Shimano/Scott der 1 mm de ajuste é muito...
 
Fica raspando bem pouco mesmo.
Scott Scale
Super Italy 12v
Voltar ao Topo
Pedro Cury Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jul 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:4846
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pedro Cury Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Mar 2010 as 10:44
Pessoal,

Recentemente montei um novo jogo de rodas e não tive problemas com a roda dianteira. A traseira ainda não testei.

Mas na teoria, vai depender também dos seus freios. Eu uso os Avid Elixir e o sistema de fixação do caliper tem aquela tecnologia de uma arruela cônica que deixa muito fácil de regular. Ou seja, para regular distancia das pastilhas, basta afrouxar os parafusos, manter freado e apertar novamente. Simples assim e sempre funcionou comigo.

Pois bem... coloquei minhas rodas novas, com um novo rotor dianteiro (de outra marca) e mantive o traseiro o mesmo e tudo funcionou perfeito. Só troquei uma vez por enquanto.

Sobre espanar o quadro, é só regular afrouxando os parafusos que fixam o caliper no adaptador, mas isso vai depender do tamanho do rotor, já que alguns vão ser fixados direto no quadro ou na suspensão. Mas acho que nesse caso também compense comprar um torquímetro, para evitar que se aperte demais os parafusos e acelere o desgaste.

Outra coisa é que meu freio por exemplo tem regulagem da distância das pastilhas, então com o desgaste entre discos e pastilhas, você consegue regular melhor. Nessa minha mudança, não precisei.

Aproveitando pra deixar o link do teste dos freios:
http://www.pedal.com.br/teste-freios-avid-elixir-cr-2009_texto2615.html

Cadastro de Bicicletas Roubadas: <a href="http://www.bicicletasroubadas.com.br" rel="nofollow">www.bicicletasroubadas.com.br</a> - Divulgue no seu blog e pros seus amigos!

Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2010 as 12:31
Originalmente postado por Night Rider Night Rider escreveu:

Semelhantes é uma palavra bem adequada.
Se a regulagem entre o 6 furos Mavic e o CL Shimano/Scott der 1 mm de ajuste é muito...
 
Fica raspando bem pouco mesmo.
 
É, essas distancias são complicadas, qualquer meio milimetro faz uma puta diferença... quem tem freios onde dá ára regular as pastilhas dos 2 lados ajuda muito... mas quem só regula de um lado... é complicadinho!
 
Ahhhh, vlw o pedal no sabadão! prometemos tb nunca mais pegar pesado puxando ferro na sexta... pois nossa... foi complicadinho esse rolê! Morremos lindo... hehehe!
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mar 2010 as 14:03
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Mas na teoria, vai depender também dos seus freios. Eu uso os Avid Elixir e o sistema de fixação do caliper tem aquela tecnologia de uma arruela cônica que deixa muito fácil de regular. Ou seja, para regular distancia das pastilhas, basta afrouxar os parafusos, manter freado e apertar novamente. Simples assim e sempre funcionou comigo.
 
Vale também lembrar que os freios Shimano XT possuem um sistema que afasta bastante as pastilhas do disco para não tocar de forma alguma no disco (e realmente não tocam) e que ao menos toque no manete já irão tocar no disco. E isso não altera a modulação ou eficiência de frenagem e também é independente da altura em que se deixa o manete.
 
Acredito que para quem quer ter 2 pares de rodas acho que tem que escolher freios com estes recursos top e também ter aros, rodas e cubos iguais nas duas rodas. Isso acaba deixando tudo muito caro. Impossível de ter jogos não é, basta ter bolso para isso. Usar uma roda baratinha pra treinar e outra bem melhor pra fazer as trilhas ou competir pode resultar em vários ajustes.
 
Originalmente postado por Pedro Cury Pedro Cury escreveu:

Sobre espanar o quadro, é só regular afrouxando os parafusos que fixam o caliper no adaptador, mas isso vai depender do tamanho do rotor, já que alguns vão ser fixados direto no quadro ou na suspensão. Mas acho que nesse caso também compense comprar um torquímetro, para evitar que se aperte demais os parafusos e acelere o desgaste.
 
O que me fez desistir não foi o problema de espanar o quadro, onde normalmente o freio é fixado nele com um adaptador, pois a grande maioria dos quadros é IS mount enquanto que os freios são POST mount. Se espanar, troque o adaptador. Se espanar o quadro é fácil de colocar uma bucha ou encher o furo de solda e refazer a rosca.
O problema pra mim foi o medo de espanar a rosca na suspensão que é POST mount, assim como o freio, e por isso o freio é fixado diretamente na suspensão. Ali é bem mais difícil de consertar e nem todo mecânico faz isso.
 
No dia que os sistemas evoluírem e trocar de rodas facilmente sem ajuste algum for uma realidade, além de acessível, aí eu terei dois jogos com certeza.
 
Eu perdi meus colegas de pedal e to pedalando sozinho quase sempre. Uns estão sem pneu pra trilha (rodando com pneu slick só na cidade), outros foram pra speed.
Fora isso, estou com tubeles e um pneu Kenda Nevegal e tenho treinado com este pneu no asfalto, ou seja, estou torrando pneu bom e rolando com muita resistência. Não vou ficar desmontando tubeless pra trocar pneu toda semana, muita função. Seria muito bom simplesmente sacar as rodas com Nevegal e tubeless e colocar outras com pneus slick pra rodar na cidade.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Mar 2010 as 00:09
 "Mantenham esse tópico!". "MOVER PARA ARQUIVO".
Voltar ao Topo
Dolfito Ver Drop Down


Cadastrado em: 27 Abr 2006
Campo Grande - Mato Grosso
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dolfito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Nov 2010 as 12:30
Tem como ficar certimho sim, eu fazia isso antes de comprar a speed, é a coisa mais facil, leve suas rodas a um mecanico bom que ele coloca umas arruelas o mexe nas arruelas do cubo até ficarem com a mesma distancia. Eu tinha um par de disco formula rolamentado e outro deore xt, levei no mecanico daqui e ele mexeu no shimano colocando arruela finas ou tirando, não exato o que ele fez, mas ele mexeu na distancia dos batentes que ´poian no quadro afim de que ficasse  a mesma distancia do cubo formula, deu certinho ,bastava eu tirar as roda e colocar a outra sem ter que regular nada!!!!!!!!
Voltar ao Topo
medina1984 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:462
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar medina1984 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Dez 2010 as 15:49
Meu relato.
Já tentei fazer e não deu certo...tinha q arrumar a pinça toda hora, então desisti.
As rodas eram diferentes, talvez com roda igual funcione.

Abraços
KONA Fire Mountain 2008
Myamura Ciclotour 2010
Pinarello FP1 2011
Pinarello Gan 2020
Voltar ao Topo
aquabiker Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 07 Out 2010
ipiranga
Offline
Mensagens:25
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar aquabiker Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jan 2011 as 03:24
Somente com cubos iguais já resolve seu problema
Voltar ao Topo
fredecl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2010
João Pessoa - P
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fredecl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2011 as 22:45
Smile Toda vez que trocar as rodas terá que alinhar as pinças. Mas é super simples. Com um canivete voce faz em pouco tempo. Boa sorte!!
Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robervalpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2011 as 02:43
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:



Não sei como tem um monte de gente que tem mais de um par de rodas. É tanta complicação. Acho que com v-brake é mais simples ter outro par de rodas.

Não tenha tanta certeza, pois se os aros não forem iguais e com a mesma montagem de guarda-chuva vc tb terá que regular pelo menos a tensão das molas do v-brake, e na pior das hipóteses vai ter que regular as sapatas tb.
Tb penso em ter mais de um par de rodas, mas essas coisas me desanimam.


Venho fazendo isso há uns tempos.
No início era um par de rodas com cubos Alivio-aros escape pra rua e outro de Vzan Extreme pra trilha. QUanot aos V-brakes nesses dois casos sem problema. COm relação ao cassete tamb´m sem problema algum, os dois pares tinham cassete Alívio HG50, nunca deu diferença na troca de câmbio nem acomodalção da corrente.

Só que passei os as rodas com aros Escape pra bike da esposa e voltei pruns Weinmann com cubos Formula que tinha parados aqui. Aí já tinha uma pequena diferença e tinha que ajustar a altura das sapatas.

Recentemente fiz um up de cambio pra XT. O cubo traseiro Formula de rua abriu folga e coloquei um Deore. Ambos os cubos (Vzan e Deore) estão com cassete SLX. E mesmo assim tem uma pequena diferença na passagem de marchas. Deve ter alguma dierença milimétrica emtre os dois cubos e toda vez tenho que dar uma girada no regulador do passador traseiro ou aturar uma demora pra subir ou descer marcha.

Quanto mais se pedala e troca de roda mais irritante fica essa rotina de ajustes. E é pior numa sexta ou sábado à noite se preparando pra trilha do dia seguinte - a regulagem das sapatas nunca é perfeita quando feita às pressas.

Num freio disco a regulagem das pastilhas é mais delicada e requer mais atenção, deve dar mais raiva.

A conclusão do Allmondega é correta: é melhor ter duas bikes...
Voltar ao Topo
uriel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2010
Sertãozinho
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar uriel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2011 as 01:48
O único motivo que vai fazer esses discos nao funcionarem é se forem de tamanho diferente ou seja os shimano são 160mm eos outros devem ser do mesmo tamanho aí funco beleza.
Abraços 
Voltar ao Topo
lemarco Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jun 2005
Sabará - MG
Offline
Mensagens:5805
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lemarco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2011 as 13:25
Originalmente postado por uriel uriel escreveu:

O único motivo que vai fazer esses discos nao funcionarem é se forem de tamanho diferente ou seja os shimano são 160mm eos outros devem ser do mesmo tamanho aí funco beleza.
Abraços 
Já testou?
Não fiz o teste ainda, mas algo me diz que não é tão simples assim.
Voltar ao Topo
dreyerrio Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jul 2009
rj
Offline
Mensagens:566
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dreyerrio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2011 as 13:30
galera to passando um perrengue para acertar meu freio BB5
 
na hora de colocar a roda e fazer a regulagem, com o que devo me preocupar ?
 
abraços
Voltar ao Topo
medina1984 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:462
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar medina1984 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2011 as 02:35
Originalmente postado por lemarco lemarco escreveu:

Originalmente postado por uriel uriel escreveu:

O único motivo que vai fazer esses discos nao funcionarem é se forem de tamanho diferente ou seja os shimano são 160mm eos outros devem ser do mesmo tamanho aí funco beleza.
Abraços 
Já testou?
Não fiz o teste ainda, mas algo me diz que não é tão simples assim.


Não é msm.

Se fosse simples assim ficaria feliz da vida.
KONA Fire Mountain 2008
Myamura Ciclotour 2010
Pinarello FP1 2011
Pinarello Gan 2020
Voltar ao Topo
MR4Y Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jan 2011
Araras - SP
Offline
Mensagens:791
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MR4Y Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jan 2011 as 02:44
Só pela quantidade de trabalho, compensa mais ter duas bicicletas. Mesmo com V-Brakes, c vai precisar ajustar a distância pras duas rodas quando trocar de uma pra outra.

Uma solução menos danosa seria usar um jogo de roda só e trocar os pneus.
"Metralha os pé de manga!"
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2013 as 23:30
(tá, sei que estou desenterrando, hehehe...)

tenho 2 pares de rodasna 29er: um MTB tubeless e outro, com pneus de speed - tudo montado com cubos RM-35, e discos de 160.

nem sempre é "plug and play": às vezes, preciso soltar e reajustar a pinça de freio, mas numa frequência comparável à que tenho que reajustar a pinça de freio quando retiro e coloco a MESMA roda...
acabei emprestando essas rodas pra um amigo um dia, pra ele arranjar uns KOM no strava, e na bike dele (26") serviram direitinho...
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X