Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - movimento central
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


movimento central

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
sholna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sholna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: movimento central
    Postado: 23 Fev 2010 as 15:21
Amigos...bike de supermercado(eu uso uma para deslocamento até o trb) aceita movimento central ??? tenho esta duvida, pois, a minha bike fica dando folga no movimento, e sei que ele é daquele tipo rosca+porca+caixa+anel de bilhas, e tenho sempre q dar aperto.
Sholna
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 02:33
Originalmente postado por sholna sholna escreveu:

Amigos...bike de supermercado(eu uso uma para deslocamento até o trb) aceita movimento central ??? tenho esta duvida, pois, a minha bike fica dando folga no movimento, e sei que ele é daquele tipo rosca+porca+caixa+anel de bilhas, e tenho sempre q dar aperto.
 
boa noite, Sholna!
 
Movimento central? todos tem, o que muda são os tipos.. brincadeira..
 
voce quer dizer se dá para colocar movimento central do tipo selado?
 
-se o atual for com eixo de ponta quadrada, sim, geralmente dá, tem de ver o comprimento do eixo para que as coroas fiquem na linha certa em relação ao cambio e catraca, na bicicletaria eles geralmente conseguem ver qual a medida certa para o seu quadro...
 
-se for com um tipo que tem uma peça única de aço maciço que vai de um pedal ao outro, e tem as coroas fixadas junto, é o chamado monobloco, é montado em uma caixa de diametro maior, teria de procurar um movimento central com esse tamanho e nunca vi...
nesse caso tem de fazer aquele aperto de porca contra porca...
E se quiser ter opções de pedivelas para ponta quadrada, procurar um kit chamado de "transformer", que monta na caixa grande e permite montar um eixo de ponta quadrada, mas não é selado...
era isso que voce queria perguntar?
 
voce poderia descrever melhor como é o seu sistema atual, ou colocar fotos?
 
 
Voltar ao Topo
fabianoclarck Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Jul 2009
Sorocaa
Offline
Mensagens:78
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabianoclarck Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 04:24
Também fiquei curioso. Poderia fotografar?
Fabiano Santos
Voltar ao Topo
sholna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sholna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 11:11
jgur...é isso mesmo, eu gostaria de saber se dá para colocar selado. Eu vou levar a bike na loja para o mecanico vericar qual a medida do central selado q posso colocar. Esse tipo de central costuma dar folga ??

Esse tipo q vc descreveu, muito bem por sinal, de ponta quadrada q esta na minha bike, dá muita folga facilmente. O selado é mais seguro ??
Sholna
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 17:08
Já tive desses de bacias e colar de esferas (ou mesmo rolamentos) que você tira a folga apertando uns anéis. Lixo... Aguentavam dois ou três rolês pedalando mais forte e abriam folga.

Movimento selado é outro papo. Tenho um Deore LX aqui que é de 1993 e apesar de estar sem uso no momento, já rodou bem mais de 10 mil km e está suave, suave de girar.
Voltar ao Topo
sholna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sholna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 17:47
Isso mesmo Alexandre. Essa é a esperança q tenho, nunca mais e preocupar com a folga do central. vai + ou - 3 idas e volta ao trabalho(cerca de 150km) e o pobre ja da folga e fica dando aquela mancada no giro do pedivela.
Sholna
Voltar ao Topo
sholna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sholna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 17:47
...perdão a pressa em escrever. Quiz dizer alessandro !
Sholna
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 17:53
Já tive desses tb.

Nunca achei nenhum adaptador para movimentos centrais melhores. Normalmente esses ruins não são presos com rosca no quadro. Eles são fixados no próprio pedivela, que é aquele "monoboloco".
É exatamente por não ter uma boa fixação no quadro que ele abre folga rápido.

Vou pesquisar sobre isso. Se eu encontrar algo eu posto aqui.

Abraços,
Ricardo.
Voltar ao Topo
sholna Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:137
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar sholna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 19:01
Ricardo..o meu não é monobloco. È eixo de ponta quadrada, como explicado pelo usuario jgur, e vou ver um central selado compativel com as medidas da rosca da caixa e do comprimento. Não sei como é por dentro, nunca abri, mas, acredito q seja como o alessandro acima falou, com bacias e colar de esferas.
Sholna
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 22:45
Originalmente postado por sholna sholna escreveu:

jgur...é isso mesmo, eu gostaria de saber se dá para colocar selado. Eu vou levar a bike na loja para o mecanico vericar qual a medida do central selado q posso colocar. Esse tipo de central costuma dar folga ??

Esse tipo q vc descreveu, muito bem por sinal, de ponta quadrada q esta na minha bike, dá muita folga facilmente. O selado é mais seguro ??
sim, geralmente no lugar do movimento de ponta quadrada dá para colocar o selado
(o diametro da caixa é compatível, a menos que seja ponta quadrada com adaptador transformer em  caixa grande, o que acho improvável...)
 
De preferencia coloque de marca conhecida, tipo shimano e terá tranquilidade por um bom tempo...
boa sorte!
Voltar ao Topo
dsloureiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2009
Ribeirão Preto
Offline
Mensagens:406
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dsloureiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2010 as 12:23
Instalei um GTS e esta com 4.000km, já tá dando folga!!! a diferença de preço é pequena, pegue um Shimano...
Voltar ao Topo
Alcaide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2006
Ilhéus - Ba
Offline
Mensagens:999
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alcaide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2010 as 15:11
Tem uns adaptadores da Rodan, veja se consegue encontrar um destes no mercado ou então entra em contato direto como eles. www.rodan.com.br
Tá estressado, vá pedalar.

Naomi - Miyamura SRAM X-9 Proshock One.
Martina - Miyamura Cromoly Shimano Alfine 11 Ciclotur.
http://blogdoalcaide.wordpress.com/
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jgur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2010 as 22:23
Originalmente postado por Alcaide Alcaide escreveu:

Tem uns adaptadores da Rodan, veja se consegue encontrar um destes no mercado ou então entra em contato direto como eles. www.rodan.com.br
 
Olá Alcaide
pelo que entendi no caso dele não precisa de adaptador, ele já usa central com eixo de ponta quadrada, apenas não é selado, veja aqui:
 
Originalmente postado por sholna sholna escreveu:

jgur...é isso mesmo, eu gostaria de saber se dá para colocar selado. Eu vou levar a bike na loja para o mecanico vericar qual a medida do central selado q posso colocar. Esse tipo de central costuma dar folga ??

Esse tipo q vc descreveu, muito bem por sinal, de ponta quadrada q esta na minha bike, dá muita folga facilmente. O selado é mais seguro ??
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2010 as 03:50
o meu shimano un-26 já rodou mais de 4.000km e está inteirão. Não vale economizar nessas peças que rodam muito e são difíceis de fazer a manutenção.
Voltar ao Topo
Zeroctba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2010
Curitiba
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zeroctba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2010 as 15:02
Olá Sholna,

Estou montando uma bicicleta antiga, monark ipanema e me deparei com essa mesma questao do movimento central, ese modelo de bacias e esferas sempre da folga e o acabamento deses pe de velas de "z" sao muito precarios, ja vi esses adpatdores, mas nunca vi um com rolamento e ponta quadrada, estou pensando em achar um quadro velho de mtb com rosca, recortar a caixa do quadro, aparar e soldar dentro da caixa grande da monark, ou usinar a peça no torneiro com rosca interna, mas dai acho que seria mais caro, mas acho que so vale a pena se o quadro for bom, no mais, seria melhor achar um quadro de rosca.

olha o link do adptador trasfomer:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-154945639-movimento-central-45-mm-com-rolamentos-_JM

mas vc mantem o pé de vela monobloco "Z". alquem ja viu algum adptador com rolamento para eixo quadrado?Stern Smile

Ate mais
Voltar ao Topo
joaojuliomello Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Ago 2012
rio de janeiro
Offline
Mensagens:3615
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaojuliomello Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Dez 2012 as 14:28
Pessoal acabei de receber um emai do sac da rodan:

"Bom dia João,

A Rodan já não fabrica esse produto há muito tempo, a produção está
suspensa e sem previsão para voltar ao mercado. Podemos indicar uma
empresa nacional que fabrica esse produto: www.nek.com.br.

Att.

Breno Lima
SAC/Rodan"

Alguem conhece essa nek?
Voltar ao Topo
edtex Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Ago 2014
Nova Lima
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edtex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Ago 2014 as 15:54
Boa tarde, procurei nos tópicos do fórum mas não encontrei um exatamente com minha dúvida, referente à medida de eixo do movimento central para adaptação em bicicletas de aro 20.
Possuo um quadro de Caloi Cross Freestyle de 1988 e queria montá-la com peças semelhantes as da Caloi Cross Extra Light que são de alumínio que era febre na época.
Comprei um pedivela Sugino coroa única comum e ganhei um eixo do movimento central, mas quando fui montar, a coroa ficou muito afastada do quadro, forçando a corrente.
Pergunta: qual a medida do eixo que devo comprar para fazer essa adaptação nesse quadro?
Fotos do quadro como estava, de como ficou depois de pintá-lo, foto de uma bike freestyle de 1988, pedivela e eixo.
Medidas do quadro: 70mm de comprimento e 45mm de diâmetro;
Medidas do eixo: 150mm de comprimento e rosca de 3/8 de diâmetro.

Bike freestyle exemplo: http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/537/q7JkVI.jpg ou http://lobaopecasautosantigos.blog.terra.com.br/files/2009/10/bicicleta-caloi-cross-freestyle.jpg
Quadro antes: http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/540/uiX95p.jpg
Quadro após pintura: http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/661/GNd5f1.jpg
Eixo MV: http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/540/UXSClF.jpg
Pedivela Sugino: http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/674/4eAm0V.jpg

Obrigado.

Edson S.
Voltar ao Topo
leandroembu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Nov 2015
Embu das Artes
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandroembu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2016 as 09:18
Originalmente postado por edtex edtex escreveu:

Boa tarde, procurei nos tópicos do fórum mas não encontrei um exatamente com minha dúvida, referente à medida de eixo do movimento central para adaptação em bicicletas de aro 20.
Possuo um quadro de Caloi Cross Freestyle de 1988 e queria montá-la com peças semelhantes as da Caloi Cross Extra Light que são de alumínio que era febre na época.
Comprei um pedivela Sugino coroa única comum e ganhei um eixo do movimento central, mas quando fui montar, a coroa ficou muito afastada do quadro, forçando a corrente.
Pergunta: qual a medida do eixo que devo comprar para fazer essa adaptação nesse quadro?
Fotos do quadro como estava, de como ficou depois de pintá-lo, foto de uma bike freestyle de 1988, pedivela e eixo.
Medidas do quadro: 70mm de comprimento e 45mm de diâmetro;
Medidas do eixo: 150mm de comprimento e rosca de 3/8 de diâmetro.

Bike freestyle exemplo: http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/537/q7JkVI.jpg ou http://lobaopecasautosantigos.blog.terra.com.br/files/2009/10/bicicleta-caloi-cross-freestyle.jpg
Quadro antes: http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/540/uiX95p.jpg
Quadro após pintura: http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/661/GNd5f1.jpg
Eixo MV: http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/540/UXSClF.jpg
Pedivela Sugino: http://imagizer.imageshack.us/v2/280x200q90/674/4eAm0V.jpg

Obrigado.

Edson S.


Pena que as imagens não estão mais no ar :( fiquei curioso
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X