Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - MAL FUNCIONAMENTO DA MARCHA!!! COROA GRANDE
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


MAL FUNCIONAMENTO DA MARCHA!!! COROA GRANDE

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
LeoCRF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2010
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoCRF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: MAL FUNCIONAMENTO DA MARCHA!!! COROA GRANDE
    Postado: 21 Fev 2010 as 21:26
Galera minha bike é uma elite 2.1 como sou novo de bike não sei se isso é um problema ou se é normal, qndo tento passar pra coroa grande ta dificil pra caramba!!! isso tem haver com a marcha q a catraca de trás está ou está faltando regulagem?
PS: pergunto isso pois levei em uma oficina perto de casa e regularam mais pra mim parece q ficou a msma coisa tenho q trocar o passador e ficar pedalando bem rapido e ficar frçando o passador pra passar pra coroa maior!!!

AJUDA AE GALERA!!!
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King
Voltar ao Topo
lipenur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lipenur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2010 as 21:33
Se vc estiver em 1ª ou 2ª (na catraca), vai ser difícil e totalmente desaconselhavel usar a coroa maior.

Mas pelo que vc cita, ou o parafuso de batente do câmbio dianteiro está desregulado, ou o cabo está muito frouxo, não dando a tração necessária para acionar o câmbio, parece ser só regulagem !!!
Eu não preciso de ciclovia, e sim respeito !!
Voltar ao Topo
LeoCRF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2010
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoCRF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2010 as 21:35
Originalmente postado por lipenur lipenur escreveu:

Se vc estiver em 1ª ou 2ª (na catraca), vai ser difícil e totalmente desaconselhavel usar a coroa maior.

Mas pelo que vc cita, ou o parafuso de batente do câmbio dianteiro está desregulado, ou o cabo está muito frouxo, não dando a tração necessária para acionar o câmbio, parece ser só regulagem !!!


RAPAZ... ENTÃO NORMALMENTE NÃO É DIFICIL PASSAR PRA MARCHA MAIOR?
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King
Voltar ao Topo
lipenur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Jan 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lipenur Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2010 as 21:47
Originalmente postado por LeoCRF LeoCRF escreveu:



RAPAZ... ENTÃO NORMALMENTE NÃO É DIFICIL PASSAR PRA MARCHA MAIOR?


a "dificuldade" seria a mesma que das outras coroas !!!! verifique se o cabo está puxando totalmente o câmbio, e se o batente não está segurando o acionamento.
Eu não preciso de ciclovia, e sim respeito !!
Voltar ao Topo
LeoCRF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2010
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoCRF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2010 as 23:12
como assim ver se ta esticado??? como levei no cara e ele não resolveu o problema tenho q levar em outro né? ja q essa dificuldade existe!!!
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King
Voltar ao Topo
bmarcell Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jul 2009
Campina Grande
Offline
Mensagens:179
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bmarcell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2010 as 14:25
Cara a troca de marchas de uma coroa para outra é melhor q seja feita aliviando um pouco a força da pedalada e vc disse q costuma "pedalar bem rápido", posso estar enganado, mas para mim isso dificultaria a troca e não o contrário. Pelo q vc disse pode ser que os cabos estejam frouxos, o parafuso limitador superior do câmbio mal regulado ou até que o câmbio esteja muito alto(longe) em relação às coroas da pedivela.
Voltar ao Topo
LeoCRF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2010
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoCRF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Fev 2010 as 15:48
Originalmente postado por bmarcell bmarcell escreveu:

Cara a troca de marchas de uma coroa para outra é melhor q seja feita aliviando um pouco a força da pedalada e vc disse q costuma "pedalar bem rápido", posso estar enganado, mas para mim isso dificultaria a troca e não o contrário. Pelo q vc disse pode ser que os cabos estejam frouxos, o parafuso limitador superior do câmbio mal regulado ou até que o câmbio esteja muito alto(longe) em relação às coroas da pedivela.


O PROBLEMA É ESSE.... EU PASSO A MARCHA DEVAGAR.... COMO ELA NUM SOBE PRA COROA GRANDE EU COMEÇOA ALMENTAR A VELOCIDADE E FORÇO O PASSADOR PARA SUBIR PRA COROA GRANDE... SÓ ASSIM PRA IR PRA CIMA!!!!
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King
Voltar ao Topo
Kid Falcon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Set 2007
Campinas - SP
Offline
Mensagens:781
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Kid Falcon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2010 as 04:19
Como postei noutro fórum uma vez, bike ñ tem embreagem, então se você for aumentar a velocidade do pedal na mudança vai ficar ruim mesmo.  Tem que estar pedalando rápido e reduzir o ritmo na mudança de coroa, senão seu câmbio vai embora rapidinho.
Não subir pra coroa maior pode ainda ser falta de tensão no cabo ou pouca abertura do curso, como o Bmarcell disse.
 
Se a marcha não muda, as vezes é melhor voltar a marcha no câmbio e engatar novamente.  Verifique também se a corrente está bem lubrificada e se isso não ocorre noutras marchas.
 
Flw!
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2010 as 20:21
Se não for caso de regulagem (que parece ser) pode ser de cruzamento de marchas.
Você só deve utilizar a coroa grande quando estiver usando uma catraca do pinhão, do meio para a menor.
Caso contrário, a corrente fica cruzada e você realmente terá dificuldades em passar para a coroa grande, além de forçar o conjunto.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Dudaaltieri Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Nov 2009
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dudaaltieri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2010 as 12:22
cara perto la do fretio onde fica o passador (rapid fire ou otro) tem uma roca com  umas partes quadradas ( p facilitar pegada), eh onde aperta o cabo da marcha.... ve se nao eh isso, ou entao va num bikeshopp, veja se eh isto e ja fica bisoiando p aprender...

Voltar ao Topo
LeoCRF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2010
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoCRF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Mar 2010 as 23:32
galera deu tudo certo.... o problema era mesmo q o cambio dinteiro não estava chegando direito até a coroa grande... só precisei dar meia volta no parafuso H do cambio e deu tudo certo!!!

 agora ta filé!!!
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2010 as 18:21
Pode ser o comprimento do eixo central.
Pode ser regulagem.
Pode ser desgaste das unhas e rebites de engate da coroa maior (Shimano)
Pode ser cambio fora de posição.
Pode ser folga no cambio.
Pode ser o rapd fire que abriu o bico (Por erro de regulagem).
 
Só vendo.
  
Voltar ao Topo
dts Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Ago 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:2334
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2010 as 18:29
Kid Falcon, isto não existe mais (Aliviar para mudar) a pelo menos uns 8 anos.
Pelo menos não numa mountain bike de verdade.
Nos grupos a partir do Deore isto é possível (No SLX, XT e XTR é instantanea a mudança vc as vezes nem percebe) e isto é citado até pelo manual da shimano como propaganda da sua tecnologia.
 
OK
Voltar ao Topo
LeoCRF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2010
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoCRF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2010 as 23:16
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Pode ser o comprimento do eixo central.
Pode ser regulagem.
Pode ser desgaste das unhas e rebites de engate da coroa maior (Shimano)
Pode ser cambio fora de posição.
Pode ser folga no cambio.
Pode ser o rapd fire que abriu o bico (Por erro de regulagem).
 
Só vendo.
  


ok obrigado era mesmo regulagem... foi só dar uma voltinha no parafuso h q deu tudo certo!!!
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King
Voltar ao Topo
mflavio Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 06 Dez 2008
campinas
Offline
Mensagens:580
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mflavio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2010 as 11:11
Nada que uma visita a uma boa mecanica de bikes não resolva
Voltar ao Topo
LeoCRF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2010
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoCRF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2010 as 22:03
Originalmente postado por mflavio mflavio escreveu:

Nada que uma visita a uma boa mecanica de bikes não resolva


é tão dificil assim regular um câmbio de bike?
precisa levar para regular em bicicletaria?

alguem sabe qnto cobram em media pra fazer regulagem de marcha?
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King
Voltar ao Topo
LeoCRF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2010
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoCRF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 08:35
deve ser barato né?

eu levei em uma e os caras cobraram 5 reais e não ficou bom ae pedi ajuda aq e consegui resolver...
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 11:57
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Kid Falcon, isto não existe mais (Aliviar para mudar) a pelo menos uns 8 anos.
Pelo menos não numa mountain bike de verdade.
Nos grupos a partir do Deore isto é possível (No SLX, XT e XTR é instantanea a mudança vc as vezes nem percebe) e isto é citado até pelo manual da shimano como propaganda da sua tecnologia.
 
OK
 
Realmente DTS, o engate é muito SUAVE E PRECISO!!! Ao menos no SLX... não sem nem explicar, qdo vc desse a marcha ela não cai de uma vez, e qdo vc sobe ela tb não faz aquele "clac", é silencioso e macio... agente nem percebe...
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 12:01
Originalmente postado por LeoCRF LeoCRF escreveu:

deve ser barato né?

eu levei em uma e os caras cobraram 5 reais e não ficou bom ae pedi ajuda aq e consegui resolver...
Cara uma revisada com regulagem em uma biciletaria...
 
Se não precisar trocar nada, não custa mais de 10,00... é uma lubrificação e uma regulagem fina no cambio e freios...
 
Sobre não ficar bom é complicado... as vezes as pessoas reclamam que a "marcha esta raspando no cambio dianteiro" mas na realidade essas pessoas estão CRUZANDO A CORRENTE e isso realmente acontece mesmo nas bikes mais tops, como num carro vc tem de saber engatar as marchas...
 
- esta na COROA PEQUENA, não use as ultimas marchas da catraca/k7 (marchas pesadas)
- esta na COROA DO MEIO, liberado o uso de todas as marchas (se alguma raspar, evite)
- esta na COROA GRANDE, não use as primeiras marchas da catraca/k7 (Marchas leves)
 
Se vc evitar usar COROINHA COM CATRAQUINHA e COROÃO COM CATRACÃO, vc EVITA de CRUZAR A CORRENTE (ato de deixar a corrente muito inclinada/cruzada) o que diminui muito o desgaste de todas as peças da transmissão como a corrente, K7/catraca pedivela, além de fazer o cambio trabalhar numa tensão melhor, nem muito solto e nem muito esticado...
 
Agora conte, o que aconteceu que não ficou 100% sua regulagem!?
 
Abraços
 
DCS


Editado por darlancs - 09 Mar 2010 as 12:05
Voltar ao Topo
LeoCRF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2010
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoCRF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 22:50
Originalmente postado por darlancs darlancs escreveu:

Originalmente postado por LeoCRF LeoCRF escreveu:

deve ser barato né?

eu levei em uma e os caras cobraram 5 reais e não ficou bom ae pedi ajuda aq e consegui resolver...
Cara uma revisada com regulagem em uma biciletaria...
 
Se não precisar trocar nada, não custa mais de 10,00... é uma lubrificação e uma regulagem fina no cambio e freios...
 
Sobre não ficar bom é complicado... as vezes as pessoas reclamam que a "marcha esta raspando no cambio dianteiro" mas na realidade essas pessoas estão CRUZANDO A CORRENTE e isso realmente acontece mesmo nas bikes mais tops, como num carro vc tem de saber engatar as marchas...
 
- esta na COROA PEQUENA, não use as ultimas marchas da catraca/k7 (marchas pesadas)
- esta na COROA DO MEIO, liberado o uso de todas as marchas (se alguma raspar, evite)
- esta na COROA GRANDE, não use as primeiras marchas da catraca/k7 (Marchas leves)
 
Se vc evitar usar COROINHA COM CATRAQUINHA e COROÃO COM CATRACÃO, vc EVITA de CRUZAR A CORRENTE (ato de deixar a corrente muito inclinada/cruzada) o que diminui muito o desgaste de todas as peças da transmissão como a corrente, K7/catraca pedivela, além de fazer o cambio trabalhar numa tensão melhor, nem muito solto e nem muito esticado...
 
Agora conte, o que aconteceu que não ficou 100% sua regulagem!?
 
Abraços
 
DCS


rapaz.... agora ficou bom, eu msmo fiz, regulei e ficou legal, só dei uma volta no parafuso H do cambio dianteiro e ficou tudo legal agora está passando para a coroa de cima, porem tinha levado no mecanico e ele "DISSE" que fez a regulagem, porem qndo fui andar estava do mesmo jeito, ae veio a ergunta de qnto ele cobrou pra regular (R$ 5,00), pois achei um preço caro pra regular e não resolver... o negocio é procurar outro mecanico né?
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King
Voltar ao Topo
fmdornelas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Set 2008
Vila Velha / ES
Offline
Mensagens:155
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fmdornelas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Mar 2010 as 23:45
Leo,

Em qual oficina você levou a bike para regular? Também já tive péssimas experiências com oficinas em Vila Velha. Hoje em dia eu mesmo mexo em minha bike. Aprendi muita coisa aqui no forum, Youtube e procurando no Google.

[]s
Fernando

Voltar ao Topo
LeoCRF Ver Drop Down


Cadastrado em: 02 Jan 2010
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LeoCRF Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 06:28
Originalmente postado por fmdornelas fmdornelas escreveu:

Leo,

Em qual oficina você levou a bike para regular? Também já tive péssimas experiências com oficinas em Vila Velha. Hoje em dia eu mesmo mexo em minha bike. Aprendi muita coisa aqui no forum, Youtube e procurando no Google.

[]s
Fernando



Levei na "IRMÃOS BIKE" cobilandia vila velha!
O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.
Martin Luther King
Voltar ao Topo
darlancs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Jan 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:757
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar darlancs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mar 2010 as 12:29
Originalmente postado por LeoCRF LeoCRF escreveu:


rapaz.... agora ficou bom, eu msmo fiz, regulei e ficou legal, só dei uma volta no parafuso H do cambio dianteiro e ficou tudo legal agora está passando para a coroa de cima, porem tinha levado no mecanico e ele "DISSE" que fez a regulagem, porem qndo fui andar estava do mesmo jeito, ae veio a ergunta de qnto ele cobrou pra regular (R$ 5,00), pois achei um preço caro pra regular e não resolver... o negocio é procurar outro mecanico né?
 
Leo as vezes eles só fazem a regulagem com a bike no rack e as vezes no rack fica bom, mas pedalando fica um saco pois a corrente fica bem mais tensionada...
 
Sempre que eu busco a bike no meu mecânico eu dou uma volta no quarteirão e testo se tudo que eu pedi foi realmente feito!
 
Se estiver ruim eu volto lá para ele regular ou até mesmo trocar a peça se ela não der mais regulagem (o que é super raro)
 
Abraços
 
DCS
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X