Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Dobráveis / Folding Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ciclista novata c Dahon Eco 1
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ciclista novata c Dahon Eco 1

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
nataliay Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Fev 2010
Sampa
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nataliay Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ciclista novata c Dahon Eco 1
    Postado: 13 Fev 2010 as 22:27
Pessoas, depois de um limbo de uns 15 anos sem pedalar ganhei uma bike dobravel, uma Dahon Eco 1. Como e´ premio, e´ o modelo mais basico, ou seja, sem marcha, freio so dianteiro. A bike e´ lindinha e o melhor, cabe no porta malas do carro, mas estou cheia de duvidas de newbie.

O uso que pretendo dar a ela, acredito, e´ compativel com o modelo: pedalar cerca de 9K 1 a 2 X por semana, do meu trabalho ate´ o parque do Ibirapuera (em SP), onde faço meus treinos de corrida. Minha ideia e´ ir de bike e voltar de carro, com ela no porta-malas. Nao pego grandes avendias, mas algumas subidinhas. Vcs acham q da p/ fazer isso c/ 1 bike sem marcha numa boa?

Ja comprei o capacete, tinha as luvas, a bike vem c/ farol e para-lamas. Minhas duvidas principais:

- vale a pena fazer alguma modificaçao nela? (tipo marchas, freios etc, ouvi falar q nesse modelo de Dahon nao dava)
- preciso de mais algum equipamento essencial p/ ela?
- que tipo de manutençao preciso dar e com q periodicidade?

Desculpem pelas duvidas basicas, mas fico com medo de nao reparar em algo importante. Aos poucos vou aprendendo! Super obrigada adiantado
Voltar ao Topo
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2010 as 23:03
Opa, tudo bem? =)

Acredito ser perfeitamente possível andar com a bike por esse percurso. Só não dá pra querer forçar demais, pois a bike não é feita para isso.

Quanto a modificações, creio (não é certeza), que não seja possível. O quadro não parece ter espaço para um cubo que aceite um K7/Catraca com mais marchas.

É uma bike feita para passear, dar umas voltas mesmo, porisso ela é meio limitada. Para o seu uso parece que vai corresponder bem. Talvez compliqque numa subida mais ingrime, não só pela marcha, mas pelo tamanho das rodas mesmo.

Teoricamente você não precisa mudar nada. Talvez o selim, se você sentir que não está muito bom. Porém EU, pessoalmente, veria a possibilidade de colocar um freio melhor, tipo um Shimano simples mesmo.

O problema é que não tem como colocar freio traseiro sem fazer algum tipo de gambiarra, mas dependendo do uso, isso não é tão importante.

O tipo de manutenção eu acho que é simples... Seria cuidar para que a corrente e o pinhão estejam sempre lubrificados e de vez em quando mandar pra uma bicicletaria lubrificar os cubos, mas isso depende, tem gente que manda a cada dois meses, tem gente que lubrifica todo dia... depende. Além disso acredito que seria necessario apenas trocar as pastilhas do freio (Isso demooooora pra precisar) e dar uma apertadinha em algum parafuso...

Acredito que a unica coisa mais anormal a dar manutenção seria de vez em quando dar uma espirrada de WD40 sobre as peças de aço, em especial depois de molhar a bike. Pra evitar ferrugem a médio, longo prazo.


Editado por Hauss - 13 Fev 2010 as 23:04
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2010 as 07:20
Eu já tive uma eco 1 por algum tempo e posso te falar algumas coisas. Dá para colocar marchas nela, com um cubo traseiro com marchas, que é meio salgado (R$250 a R$450 + raiação nova + aros novos). Não compensa financeiramente, mas se você quiser de todo jeito...

Eu já subi na brigadeiro luiz antônio do centro para a paulista. Apesar de bike de marcha única ser alvo de preconceitos, a relação dela permite subir a maioria das ladeiras sem massacrar as pernas.


Eu não mudaria nada. Os freios promax são ótimos, fream muito bem e ainda tem o freio contrapedal que é praticamente infalível. A única manutenção que você vai ter é passar um lubrificante na corrente quando os elos começarem a ficar brilhantes.

Voltar ao Topo
nataliay Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Fev 2010
Sampa
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nataliay Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2010 as 00:08
Hauss e poneis, obrigada pela ajuda! Fiz hj o percurso para ver como seria: da´ p/ fazer, achei as subidas meio duras e lentas, mas para falar a verdade nao sei se e´ por nao ter marcha ou se e´ minha falta de pratica no pedal hehehehe Engraçado que acabei de voltar de uma prova de montanha (corrida), entao achei q fazer uma forcinha a mais na bike ia ser mais facil, mas deve ser so ate eu acostumar certo? (pergunta esperançosa hehehe)

Concordo, por esse preço nao vale a pena colocar marchas nessa Dahon, acho que se eu me acostumar com ela de repente um dia troco por outra mais bacana, vi uns modelos bem interessantes no site.

Eu achei que ela vai bem nessas ruas esburacadas de Sampa, apesar de nao ter o amortecimento das outras, achei a posiçao confortavel e o freio foi ok. So nao me acertei 100% ainda com a regulagem de altura do selim. Agora, como sera fazer esse mesmo percurso com muitos carros e´ que sao elas...

Mas essa proposta de bicicleta dobravel me parece bem bacana. Obrigada pelas dicas e saber que da para pegar a subida da Brigadeiro com ela e´ bem animador, quem sabe um dia eu tbm consigo :-)
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X