Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Meu tubeless estragou : (
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Meu tubeless estragou : (

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Meu tubeless estragou : (
    Postado: 10 Fev 2010 as 19:09
Pois é, apesar de eu defender arduamente os kits tubeless, o meu falhou.
 
O meu kit é um Joe's Tubeless System que usei para converter um aro Sundown e um pneu Kenda Nevegal 2.1 em tubeless (sem câmara).
 
Eu rodei uns 50km neste fim de semana sem problema algum. Hoje eu fui lá no fundo falar um oi pra minha magrela pois estava com dó de deixá-la sozinha no quartinho, está chovendo desde domingo e não sai pra pedalar.
 
Quando eu abri a porta vi o pneu da frente todo murcho, uma meleca branca no chão e na lateral do pneu.
 
Fiquei imaginando o que poderia ter acontecido, já que eu andei uns 25km, deixei ela parada o dia todo e voltei pedalando mais 25km. Até passei no posto para verificar a pressão e estava tudo ok, com 30psi.
 
Rasgo não poderia ser, imaginei algum furo logo que cheguei em casa, que possa ter ficado para cima e o líquido não tenha vedado. Foi pior, muiiiiiiito pior.
 
Ao desmontar o pneu do aro, verifiquei que a válvula estava frouxa, balançando de um lado pro outro. Tirei a porca que aperta a válvula contra o aro e vi que o problema era ali mesmo. A válvula é grudada na fita de borracha que fica dentro do aro. A válvula simplesmente se desgrudou da borracha. Percebi que na base da válvula há um anel que parece ser de plástico e acho que colam a válvula na fita de borracha passando alguma cola nesta parte. Vou fotografar mais tarde e postar aqui.
 
Eu estava pensando em uma destas soluções:
1) O kit foi comprado em Londres no Natal, foi um presente. Mandei um e-mail pra www.no-flats.com em inglês e outro pra www.cyclexpress.com.br que é a distribuidora no Brasil, para ambas eu solicitei suporte. Tomara que a empresa tenha um RMA excelente e me envie outra destas fitas de borracha.
 
2) Se não der, eu estava pensando em comprar um bico de aro tubeless e tentar colocar nesta fita de borracha. Eu acredito que um anel de borracha feito com um pedaço de câmara velha, um pouco de cola de remendo, e uma apertada bem dada da arruela contra o aro possa ser capaz de fazer uma vedação perfeita.
 
3) Colar o bico de volta na borracha. Só que não sei qual tipo de cola seja capaz de colar este bico de volta na borracha. Não sei se é uma cola fria, remendo quente, vulcanização, não tenho idéia. Só sei que descolou, não foi rasgo como numa câmara de pneu quando rasga ao redor do bico.
 
4) Usar um bico de uma câmara velha e colar por cima da fita de borracha. Há uma postagem aqui no fórum de um substituto pro Gueto Tubeless onde o cara usa apenas um bico e fita Silver Tape pra vedar os furos do aro. Só que ao invés de usar Silver Tape, eu usaria minha própria fita de aro sem o bico.
 
5) Jogar tudo fora, comprar uma câmara pra aro 20 e fazer o Gueto Tubeless.
 
Independente do sistema que eu for usar, se eu tiver que usar uma câmara cortada ou só o bico dela, gostaria de saber se alguém aqui sabe onde há para vender câmara de ar com  núcleo removível, tanto faz se é Presta ou Schrader. Ou onde há o bico/válvula pra aros tubeless que possua o núcleo da válvula removível.
 
Postem aqui se alguém já teve problema parecido com o meu e qual seria o jeito mais fácil de arrumar e que não me dê dor de cabeça como entopimentos ou bicos descolando
 


Editado por xandegui77 - 10 Fev 2010 as 22:58
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 20:53
no e-bay eles vendem a fita tubeless, compra só uma que vc nem paga imposto, vai sair bem menos de $50.
Voltar ao Topo
Fida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:1224
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 23:19
Rapaiz... e eu instalei hoje o kit Joes na minha bike...
 
Vou ficar de olho...
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 23:45
César, eu dei uma vasculhada no e-bay, mas não encontrei quem vendesse os "rim strips" e enviasse para o Brasil. Pra mim tanto faz a marca, pode ser da Mavic, Joe's, Stan's, não importa.
O que eu não quero é colocar uma câmara nela, achei muito bom o tubeless.
Você conhece algum vendedor que venda estas fitas de borracha com bico e envie pro Brasil?
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 23:46
Faça uma fita você mesmo e gaste menos de 10 reais.
- Para isso basta comprar uma câmara de ar 16", de preferência Pirelli, que usa uma borracha melhor.
- Estique ela um pouco e encaixe no aro com o bico no seu devido lugar.
- Faça um pequeno furo na câmara na direção do bico, para que o ar passe de dentro da câmara, para dentro do pneu.
- Ajeite bem a câmara no aro, de forma a deixá-la assentada em toda a extensão do aro. Com a câmara molhada com água e sabão, esse processo fica ainda mais fácil.
- Coloque o aro no centro do pneu, de forma que cada borda do pneu seja montada pelo seu lado. Isso evita a movimentação que pode deslocar a fita.
- Deixe na ultima borda a ser montada, cerca de 20cm faltando encaixar e, por esse espaço, coloque o selante.
- Termine a montagem, encha e seja feliz de novo!

Uso assim no DH há quase três anos sem ter nenhum problema.
Espero ter ajudado.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 23:52
Fida, tome cuidado então com o bico, coloque a fita de borracha e aperte a arruela apenas com a força dos dedos. Eles não ficam 100% firmes, então não adianta ficar apertando. Não fiz força nos bicos, provavelmente foi um defeito de fabricação.
Engraçado é que rodei 50km um dia antes sem problemas. Ainda bem que o bico soltou em casa e não numa mega descida.
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 00:06
Vá num borracheiro que ele cola essa válvula de volta.
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 00:13
Mas Mafu, pelo que eu entendi você deixa toda a câmara, mas ela tem um furo que deixa passar o ar pra dentro do pneu. Pra você que faz DH não há problema, eu faço XC. Tudo bem o tubeless pesar a mesma coisa que com a câmara instalada, mas o dobro não dá.
Voltar ao Topo
satoshi Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Ago 2005
Campinas - SP
Offline
Mensagens:8206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar satoshi Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 00:25
Já fiz esse tubeless tabajara o site DH Brasil. Cortei uma câmara de ar aro 20 e usei sobre a fita de aro. Deu certo!
Só não deu certo na hora de encher o pneu. Fiz caca e estraguei um Nevegal 2.1 novinho... Dead
Enchi muito rápido o pneu e surgiram micro furos por toda a lateral do pneu. Não teve selante que desse conta da peneira!
"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan
Voltar ao Topo
Mr.Sergius Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Ago 2008
Santos
Offline
Mensagens:2091
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 00:36
Xande, o Mafu coloca uma câmara de aro 16, bem menos borracha e naturalmente tira a fita, não tem como pesar o dobro, mesmo considerando o peso do selante, agora se vc tiver mão firme corte-a no meio.
Não sei se ainda existe, mas quando eu moleque (faz tempo) tinha uma câmara que vendia sem a válvula e esta vendia separado. O corpo da válvula era como um parafuso com uma cabeça e uma arruela plastica e uma porca que enroscava depois de inserida no buraco próprio na câmara. Essa era de speed e a gente carregava a câmara sem o bico no bolso. Ficava mais fácil e leve para levar. Talvez numa bicicletaria mais antiga ainda ache uma válvula dessas... passe-a pelo futo da fita e aperte a porca que ficará bem fixada.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 00:36
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Mas Mafu, pelo que eu entendi você deixa toda a câmara, mas ela tem um furo que deixa passar o ar pra dentro do pneu. Pra você que faz DH não há problema, eu faço XC. Tudo bem o tubeless pesar a mesma coisa que com a câmara instalada, mas o dobro não dá.


É isso mesmo, deixa a câmara inteira.
Uma câmara de ar 16 não pesa tanto assim para dizer que será o dobro do peso.
Acho que o custo benefício é bem convidativo.

Não recomendo abrir a câmara, como é ensinado por alguns, porque você perde o volume dentro do aro que auxilia na vedação na borda do pneu.
Nas laterais, o próprio pneu + o selante são suficientes para vedar.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
César Ribeiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Jul 2006
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2166
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 00:45
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Já fiz esse tubeless tabajara o site DH Brasil. Cortei uma câmara de ar aro 20 e usei sobre a fita de aro. Deu certo!
Só não deu certo na hora de encher o pneu. Fiz caca e estraguei um Nevegal 2.1 novinho... Dead
Enchi muito rápido o pneu e surgiram micro furos por toda a lateral do pneu. Não teve selante que desse conta da peneira!


Estranho, geralmente o selante veda todo o pneu, mas na primeira calibragem  tem que usar um compressor, e "ficar ligado" para ele não estourar o pneu, porque esses compressores são calibrados para pneus de carro, não conseguem acertar a pressão ideal do pneu da bike.

http://cgi.ebay.com/No-Tubes-Standard-UST-Tubeless-Rim-Strip-1-Rim-Strip_W0QQitemZ220553295629QQcmdZViewItemQQptZLH_DefaultDomain_0?hash=item335a00370d


Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 01:27
Pessoal, fotos do defeito que deu:
 
Fita de borracha instalada no aro, com a visão do furo da vávula. Até aí tudo bem.
 
Puxando a fita de borracha pra fora do aro, imagem da válvula Presta sem seu núcleo. Olhando assim parece que está tudo perfeito.
 
Ao forçar o bico pro lado ele salta pra fora da borracha, ficando preso apenas por uma beirada.
 
Imagem aproximada da válvula Presta descolando-se da fita de borracha. Esta parte preta com um sulco no meio faz parte da válvula e é bem rígida, eu acredito que seja um plástico, pois é muito duro. Se fosse borracha eu acredito que não teria se descolado e sim rasgado, ficando alguma borracha aderida ali. Será que não dá pra colar de volta. Qual o tipo de cola que consegue aderir plástico à borracha? Não vale Super Bonder pois é rígida e acredito que quando for calibrar, o deslocamento da válvula porde quebrar a cola e soltar tudo.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 02:07
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Vá num borracheiro que ele cola essa válvula de volta.
É uma boa idéia, acredito que não vá custar mais do que 5 reais pra fazer isso e eles devem ter experiência em consertar câmaras que rasgaram no bico 
 
Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Já fiz esse tubeless tabajara o site DH Brasil. Cortei uma câmara de ar aro 20 e usei sobre a fita de aro. Deu certo!
Só não deu certo na hora de encher o pneu. Fiz caca e estraguei um Nevegal 2.1 novinho... Dead
Enchi muito rápido o pneu e surgiram micro furos por toda a lateral do pneu. Não teve selante que desse conta da peneira!
 
Acheo que se você insistisse e ficasse balançando o pneu pra tudo quanto é lado acho que vedaria sim. Só não vai vedar se a pressão foi tão grande que esgarçou a malha da lateral do pneu. 
 
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Xande, o Mafu coloca uma câmara de aro 16, bem menos borracha e naturalmente tira a fita, não tem como pesar o dobro, mesmo considerando o peso do selante, agora se vc tiver mão firme corte-a no meio.
Não sei se ainda existe, mas quando eu moleque (faz tempo) tinha uma câmara que vendia sem a válvula e esta vendia separado. O corpo da válvula era como um parafuso com uma cabeça e uma arruela plastica e uma porca que enroscava depois de inserida no buraco próprio na câmara. Essa era de speed e a gente carregava a câmara sem o bico no bolso. Ficava mais fácil e leve para levar. Talvez numa bicicletaria mais antiga ainda ache uma válvula dessas... passe-a pelo futo da fita e aperte a porca que ficará bem fixada.
 
Sergius, tem algum link pra este método de converter pra tubeles? Eu achei meio confuso e um link com fotos ou vídeo ajudaria. Não vi vocês falando sobre como vedaram os furos do aro (isso não é problema pra mim pois já estão vedados com a fita adesiva do kit Joe's) e como a borda do pneu fica sobre a câmara 16". Fica alguma borda da câmara pra fora do aro?
Será que é melhor este método da câmara 16" furada ou da Gueto Tubeless (que é uma câmara 20" cortada ao meio e depois corta-se o excesso que fica pra fora do aro) ?
 
Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Não recomendo abrir a câmara, como é ensinado por alguns, porque você perde o volume dentro do aro que auxilia na vedação na borda do pneu.
Nas laterais, o próprio pneu + o selante são suficientes para vedar.
 
Este volume dentro do aro que a câmara inteira deixa, no kit do Stan's é uma fita que fica colada no aro, por baixo da fita de borracha, empurrando-a para cima.
Será que não há no mercado alguma fita, espuma ou borracha, que seja grossa e leve, para colarmos por dentro do aro e empurrar a câmara para cima? Esta fita pode ser a solução para quem tem pneus frouxos nos aros, difíceis de encher porque vaza muito ar.
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 10:04
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:



Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Vá num borracheiro que ele cola essa válvula de volta.

É uma boa idéia, acredito que não vá custar mais do que 5 reais pra fazer isso e eles devem ter experiência em consertar câmaras que rasgaram no bico 

 

Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Já fiz esse tubeless tabajara o site DH Brasil. Cortei uma câmara de ar aro 20 e usei sobre a fita de aro. Deu certo!Só não deu certo na hora de encher o pneu. Fiz caca e estraguei um Nevegal 2.1 novinho... DeadEnchi muito rápido o pneu e surgiram micro furos por toda a lateral do pneu. Não teve selante que desse conta da peneira!

 

Acheo que se você insistisse e ficasse balançando o pneu pra tudo quanto é lado acho que vedaria sim. Só não vai vedar se a pressão foi tão grande que esgarçou a malha da lateral do pneu. 

 

Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Xande, o Mafu coloca uma câmara de aro 16, bem menos borracha e naturalmente tira a fita, não tem como pesar o dobro, mesmo considerando o peso do selante, agora se vc tiver mão firme corte-a no meio.Não sei se ainda existe, mas quando eu moleque (faz tempo) tinha uma câmara que vendia sem a válvula e esta vendia separado. O corpo da válvula era como um parafuso com uma cabeça e uma arruela plastica e uma porca que enroscava depois de inserida no buraco próprio na câmara. Essa era de speed e a gente carregava a câmara sem o bico no bolso. Ficava mais fácil e leve para levar. Talvez numa bicicletaria mais antiga ainda ache uma válvula dessas... passe-a pelo futo da fita e aperte a porca que ficará bem fixada.

 

Sergius, tem algum link pra este método de converter pra tubeles? Eu achei meio confuso e um link com fotos ou vídeo ajudaria. Não vi vocês falando sobre como vedaram os furos do aro (isso não é problema pra mim pois já estão vedados com a fita adesiva do kit Joe's) e como a borda do pneu fica sobre a câmara 16". Fica alguma borda da câmara pra fora do aro?

Será que é melhor este método da câmara 16" furada ou da Gueto Tubeless (que é uma câmara 20" cortada ao meio e depois corta-se o excesso que fica pra fora do aro) ?

 

Originalmente postado por Mafu Mafu escreveu:

Não recomendo abrir a câmara, como é ensinado por alguns, porque você perde o volume dentro do aro que auxilia na vedação na borda do pneu. Nas laterais, o próprio pneu + o selante são suficientes para vedar.

 

Este volume dentro do aro que a câmara inteira deixa, no kit do Stan's é uma fita que fica colada no aro, por baixo da fita de borracha, empurrando-a para cima.

Será que não há no mercado alguma fita, espuma ou borracha, que seja grossa e leve, para colarmos por dentro do aro e empurrar a câmara para cima? Esta fita pode ser a solução para quem tem pneus frouxos nos aros, difíceis de encher porque vaza muito ar.


Pelo passo a passo que expliquei, é bem fácil de fazer.
Eu já tentei usar uma fita de EVA para elevar a parte interna do aro, mas não fica bom.
A câmara de ar 16 já veda a furação da raiação e não há necessidade de fitas adicionais.
O máximo que você pode fazer é usar umas duas voltas de fita crepe, apenas para cobrir os furos do raio, mas sem nenhuma função de vedação, que será feita pela câmara.
Nos meus aros V-Maxx, eu precisei elevar ainda um pouco a lateral interna do aro e, para isso, usei fita crepe cortada ao meio (ao comprido) dando várias voltas.
Já em aros Markolf, quem tem a largura aproximada de aros de XC e são bem apertados por dentro, a câmara foi mais do que o suficiente.
Com relação ao bico que soltou de sua fita, é fácil encontrar bicos separados para vender, mas acho que só vai achar do tipo Schrader. Esse tipo Presta acho que não vende mais.
Seguem alguns links ensinando o esquema:

Tubeless

Tubeless

Tubeless

Mas volto a reforçar: usando a câmara de ar 16 inteira, sem cortar, você obterá melhores resultados, podendo facilmente encher com uma bomba de pé.
Abs.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 12:42
Mafu, agora eu entendi certinho.
Como seus aros de DH são bem mais largos que os meus, achei que aqui a câmara depois de instalada iria sobrar muito para fora dos aros.
Mas não custa a tentativa. Se sobrar câmara pra fora do aro, corto ela ao meio e depois corto os excessos que ficaram para fora do aro.
Os meus aros têm 23mm de largura na parte externa e 19mm internamente, não sei se ao esticar a câmara 16" se ela ficaria estreita o suficiente para ficar apenas dentro do aro.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 12:56
Pessoal, ontem eu mandei um e-mail solicitando suporte para a Joe's No-Flats e hoje cedo me responderam, agora que eu vi.
 
Eles falaram que dá pra eu resolver tudo usando bicos para aros tubeless, basta eu tirar o bico atual e colocar o bico para aro tubeless que vai vedar tudo completamente. É a minha opção 2 do começo do tópico, e pelo que eu entendi basta apertar a arruela do bico que veda tudo, não há necessidade de cola ou calço com um pedaço de câmara.
 
E o melhor, vão me enviar duas válvulas com núcleo removível e sem custo algum pra mim. O suporte deles foi rápido e excelente, estão dando garantia internacional. A representante brasileira, a Cyclexpress, até agora não respondeu nada.
 
Tomara que não demore muito para chegar, vou esperar chegar para montar tudo novamente. O pneu está bem grudento por dentro e tenho medo de ao colocar uma câmara ali, que grude tudo.
 
Estou pensando em aproveitar que o pneu está desmontado, em colar uma tira de borracha de câmara velha por baixo da fita de borracha no-flats. Uma tirinha estreita de cada lado do aro, mas não na parte interna de onde o v-brake apóia e sim no fundo do aro.
 
O problema de pneu frouxo e dificuldade de inflar está que a parte debaixo do talão não encosta no fundo da borracha e o ar fica vazando quanto tenta encher. Colocando uma borracha por baixo, empurra a fita para cima e assim trava o talão no fundo do aro. As laterais não são problema.
É a mesma função da fita do Stan's No-tubes e também o motivo de usar a câmara 16" inteira ao invés de cortar ao meio.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 13:00
Olha o que vão me mandar para eu reparar minha válvula que se desprendeu da fita de borracha (rim strip).
Que eu saiba são as mesma válvulas usadas nos aros tubeless.
 
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2010 as 02:01
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Mafu, agora eu entendi certinho.
Como seus aros de DH são bem mais largos que os meus, achei que aqui a câmara depois de instalada iria sobrar muito para fora dos aros.

Mas não custa a tentativa. Se sobrar câmara pra fora do aro, corto ela ao meio e depois corto os excessos que ficaram para fora do aro.

Os meus aros têm 23mm de largura na parte externa e 19mm internamente, não sei se ao esticar a câmara 16" se ela ficaria estreita o suficiente para ficar apenas dentro do aro.


Eu fiz esse esquema nos aros Markolf, da Vzan e ficou bom.
Esses aros são estreitos, mas não sei a medida certa.
Colocando a câmara 16 sem cortar, fica realmente muito bom para encher com uma bomba de pé.
Com a câmara cortada você vai ter problemas para encher.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2010 as 12:13
Pessoal, alguns devem estar se perguntando se entra líquido na câmara 16 com um furo para poder entrar o ar dentro do pneu.

Eu vou na bicicletaria comprar agora uma câmara 16 ou 20. Vou pesar lá a câmara 16 e a 20. Da 20 eu vou calcular que vou tirar metade do peso. Se a 16 pesar pouca coisa mais que a 20 cortada ao meio, vou de 16" mesmo. Vou colocar uma das duas até chegar os bicos que o Joe's vai me mandar pra arrumar o meu sistema.

Se eu usar a câmara de 16" furada, após fazer o furo, vou passar cola de remendo com o dedo por dentro da câmara, ao redor do furo. Assim eu terei certeza de que nenhum líquido vai entrar ali. Acho que essa é uma solução para qualquer um.

Se alguém aí também quiser evitar que um pouco de líquido fique entre a câmara e o aro, acho que não fará mal algum passar um pouco de cola na parte debaixo da câmara, para ela grudar levemente no aro. E nem precisa ser em tudo, apenas nas laterais dela para colar na lateral do aro. Assim evitamos o deslocamento da câmara ao montar/desmontar o pneu.

Alguém NÃO recomenda passar um pouco de cola na câmara?
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2010 as 00:11
Não nem questão de não recomendar, só não vejo qualquer necessidade de você fazer isso.
A câmara fica bem apertada no aro e o líquido não entra nela pelo furo pelo simples fato de não entrar ar nela e, portanto, não existir espaço para isso.
Com relação a ela se deslocar no aro, isto só vai ocorrer se você se atrapalhar quando for colocar o pneu e mexer nela com a espátula.
Em condições normais, ela vai ficar fixa no lugar.
Use o macete de montar as laterais dos pneus cada qual pelo seu próprio lado.
Isto vai fazer com que cada talão entre já na posição que irá ficar, sem necessidade de ficar ajeitando.
É fundamental que você acerte bem a câmara no aro antes de colocar o pneu.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Fida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:1224
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2010 as 02:07
Mafu, a câmara 16 é com bico presta ou schrader?
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2010 as 12:46
Eu só conheço com bico Schrader.
Pode ser que exista com válvula presta, mas moro no interior e aqui não tem muitas opções.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2010 as 15:20
Uma observação.
TODOS os bicos Schrader (bico grosso, americano, automotivo) possuem o núcleo removível, facilitando a limpeza em caso de entupimento ou vazamento de ar.

Então para usar uma câmara de ar para fazer o Gueto tubeless ou qualquer outro método que use câmara de ar, usem as válvulas Schrader.

Eu paguei 5 reais numa ferramenta com várias funções. Uma ponta conserta a rosca externa da válvula, a outra a interna, outra remove o núcleo e a última não sei pra que serve : )

Tentei fazer o tubeless com a câmara 16, foi DIFICÍLIMO de esticar ela pra entrar no aro e como meu aro é estreito, ficou sobrando câmara para fora das bordas. Acho que a câmara 16 só serve para aros de DownHill que são bem largos.

Aí passei pra câmara 20" e esta entrou muito mais fácil. Como sobrava câmara para fora do aro, cortei ao meio e depois os excessos que sobravam para fora do aro. Fui ao posto pra testar se inflava e na terceira tentativa inflou. Testei na água e em apenas 2 pontos vazava ar pelo aro. Pelo pneu não vazou nada pois ele já estava bem selado pois já usava tubeless com ele.

Aí voltei pra casa, peguei o frasco de Joe's No-Flats e fui ao posto. Lá eu coloquei o líquido e tentei encher. Depois de 30 minutos eu desisti, não consegui encher de forma alguma e ainda perdi uns 20ml de líquido. Sorte que levei uma seringa e um frasco para tirar o líquido se não conseguisse. Não sei por onde o ar vazava, mas o pneu não ia pros lados de forma alguma. Definitivamente a combinação do Kenda Nevegal e meu aro é um porre pra encher no tubeless.

Amanhã eu tento novamente no compressor do meu consultório. Vou fazer igual da outra vez que não encheu, vou colocar fita adesiva na lateral do pneu e do aro pra juntar o pneu contra a borda e também pra ajudar a direcionar o ar pra dentro do pneu. Funcionou de primeira da outra vez, vamos ver se desta vez funciona.
Voltar ao Topo
Mafu Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Ago 2008
Campos/RJ
Offline
Mensagens:3542
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mafu Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2010 as 17:17
Se o seu aro é estreito a ponto de não comportar a câmara 16, faça o seguinte:
- Vista a câmara 16 no aro e, depois de colocá-la por igual, faça o corte ao comprido, dividindo ela no meio.
- Ao invés virar as bordas para fora e cortar os excessos, vire as bordas para dentro e sobreponha elas, assentando por igual em todo o aro.
Isso vai fazer o preenchimento que você precisa para selar no talão do pneu.
Não, não precisa colar nada.
Na montagem, monte cada talão do pneu por seu respectivo lado para evitar deslocar a fita.
Eu já fiz assim e funcionou a ponto de poder encher com bomba de pé.
Nos contos de fadas, a princesa beija o sapo e ele vira um príncipe.
Na vida real, você coloca uma aliança no dedo da princesa e ela vira uma bruxa.
Voltar ao Topo
Fida Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Nov 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:1224
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2010 as 20:00
Xande, você pesou a câmara aro 20?
 
 
 
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Fev 2010 as 21:51
Pesei. A câmara aro 20 da Kenda pesou 140 gramas(+ ou -, não lembro o número preciso) e a câmara 16 pesou 110 gramas.

A fita de borracha que vai no aro da Joe's No-Flats pesou 70 gramas. Então se considerarmos que no Gueto Tubeless é usado uma câmara 20 cortada ao meio, vai dar o mesmo peso da fita original da Joe's No-Flats.

Eu tenho uns valores anotados, só preciso lembram onde anotei. Era o peso das fitas de nylon, fita de aro comum, fita de aro adesiva dos kit's tubeles, peso do líquido pra cada roda, etc..

Mas mesmo sem lembrar posso te dizer que a conversão para tubeless tem o mesmo peso de quando utiliza câmaras, então tubeless com líquido não diminui peso, só que melhora muiiiiiiiito a rolagem, amortecimento e você fica livre de snake bites e furos.

Dá trabalho? Pra alguns dá, mas mesmo assim compensa muito.

custo? O Gueto tubeless sai 7 reais de uma câmara de ar + 35 reais para 125ml de líquido. Mas é melhor comprar 500ml de líquido no e-bay por 60 reais. De vez em quando aparece 1 litro por um pouco mais que isso.
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X