Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Mountain Biking > Cross-Country / Maratona / Eliminator / Uphill
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - guidão de carbono ??
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


guidão de carbono ??

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
FOCA Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Fev 2010
Campinas SP
Offline
Mensagens:167
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FOCA Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: guidão de carbono ??
    Postado: 10 Fev 2010 as 11:32
Olá quero trocar meu guidão , estou em duvida se compro de aluminio ou escandio ou carbono , faço xc , media de 150kms por semana , qual vcs acham melhor ??
Voltar ao Topo
luizsalles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2006
Offline
Mensagens:840
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizsalles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 12:26
Foca eu mudei para guidão de carbono há uns 05 anos atrás e venho usando desde então... o que eu acho.:
 
- é confortável (amortece pequenas vibrações....)
- mais leve (mas tem uns KCNC por exemplo imbatível que não é de carbono)
- podemos dizer que é mais bonito..... isso vale ?
 
enfim e o lado ruim.:
 
- é mais delicado (se bater por exemplo a ponta do guidão....)
- acredito que tenha uma vida útil menor que um guidão de alumínio
 
eu pessoalmente gosto...... acho mais confortável, assim como o canote, você percebe claramente a diferença....
Luiz Salles
Voltar ao Topo
gpaguiar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2009
Campinas
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpaguiar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 12:55
Eu uso um guidão Easton de Carbono....E foi excepcional a troca que fiz...!!! Além da marca te dar uma garantia enorme, se não me engano são de 5 anos....O guidão dá um conforto melhor que os de aluminio....O único nó que vejo é precisa ter mais cuidado do que os de aluminio....O carbono não é resistente a esmagamentos, então na hora de apertar os parafusos da mesa por exemplo é necessário que tenho uma chave com torquimetro para não apertar demais e correr o risco de quebar, existe uma chave da Ritchey que se chama tork key, que dá os 5 Nm necessários para apertar guidões e canotes de carbono !!! Pelo menos aqui em Campinas é bem fácil de achar essa chave e vale a pena o investimento !!!
Outra coisa que o carbono tem de desvantagem é que ele é mais liso que o aluminio e assim as vezes o guidão gira (não no meio da trilha ) mass com o tempo vai virando...Então existe tbm uma graxa que se usa para montar coisas de carbono que tbm evita esse tipo de coisa....
A única coisa que acho que vc deve pensar é se tem cuidado com a bike...Pois peças de carbono, titânio....São mais delicadas e precisam de cuidados diferentes do aluminio !!!
Tem que tomar cuidado tbm com solventes, alguns tipos de lubrificantes tbm podem prejudicar o material....
Então tem que levar em conta tudo isso.....Agora se não tiver todo o cuidado e estiver disposto a baixar peso eu iria de aluminio (KCNC ou Ritchey WCS) são opçoes que dão menos dor de cabeça, mas são leves....Talvez não tão leves quanto um Easton EC90, que pesa 99 gramas, mas acho um guidão destes por suas 120 ou 130 gramas !!!
Mas tbm já vi problemas com canotes e guidões KCNC.....
E como o Luiz disse se contar os de carbono são bem mais bonitos que os de aluminio !!!
Voltar ao Topo
SpaceTrader Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
São Paulo, SP
Offline
Mensagens:907
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar SpaceTrader Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 13:44
Carbono é o material do futuro no presente...Thumbs Up
Vamos à luta, filhos da Pátria!
Voltar ao Topo
Psylo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:2776
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Psylo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 17:41
Originalmente postado por SpaceTrader SpaceTrader escreveu:

Carbono é o material do futuro no presente...Thumbs Up
|Hahah! Se fosse não precisaria desse tanto de "firula" citado no post aí de cima!
Imagina só:
-tem que ter ferramenta especial para apertar;
-o seu peso, na maioria dos componentes, se iguala ou é até mais pesado que alumínio de boa qualidade;
-qualquer esforço extra ou diferente faz a peça perder a qualidade (já vi muitos, muuuuuuitos canotes de carbono quebrados e essa é uma peça que definitivamente não subsitui um bom thonson de alumínio) ;
-ter que ficar se preocupando se o mecânico vai lavar com materiais solventes ou só com sabão em pó???e por fim;
-"prazo de validade ?!?!?!?" estamos falando em peça de bicicleta ou em comida???
Por enquanto, sou usuário ferrenho de alumínio de boa qualidade!
Quer coisa realmente leve? Vá de scandium! 
Quer coisa prática e confiável? Vá de alumínio!
COmponentes WCS de alumínio têm o mesmo peso dos componentes de carbono.

Quer saber o que o carbono tem de legal?! Flexibilidade quando necessária em casos como garfo de speed, para absorver vibrações e.......Ele é lindo! E SÓ! quer algo melhor para as fábricas do que um componente que "perde a validade"?!?!?!



Editado por Psylo - 10 Fev 2010 as 17:52
SRAMANÍACO
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Fev 2010 as 23:04
Só pontuar um pouco o preconceito.

-tem que ter ferramenta especial para apertar;

E daí? O de aluminio também precisa. E o que acontece com o carbono e o aluminio quando aperta demais é quase igual. Nos dois a mesa vai afundando no guidão. No de carbono vai rachando e partindo as fibras aos poucos, no de aluminio vai amassando.

-o seu peso, na maioria dos componentes, se iguala ou é até mais pesado que alumínio de boa qualidade;

Verdade.

-qualquer esforço extra ou diferente faz a peça perder a qualidade (já vi muitos, muuuuuuitos canotes de carbono quebrados e essa é uma peça que definitivamente não subsitui um bom thonson de alumínio);

Um impacto grande danifica qualquer material, seja carbono ou aluminio. Do canote eu concordo. Já vi canotes de carbono quebrados, mas já estavam trincados e o piloto continuou usando enquanto chegava o thompson de fora. (e já vi guidões de aço e aluminio quebrarem também, mas nunca um de carbono)


-ter que ficar se preocupando se o mecânico vai lavar com materiais solventes ou só com sabão em pó???e por fim;

???????? Não sei se é mito ou não, na duvida melhor prevenir. Aaah, e não se usa querosene em bike né, acho que já deu pra maioria entender isso.

-"prazo de validade ?!?!?!?" estamos falando em peça de bicicleta ou em comida???

Guidão de aluminio: 2 anos
Guidão de carbono: deve aguentar 15 anos



Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 02:36
Eu só não usaria carbono por um motivo... muito bixistico... delicado... kkkk!!!
A bike tem que ficar intacta parada... se cair na trilha ou bater ele num singletrack em uma arvore... ja era guidon... acabou-se...
Só por isso, mas que com certeza ao uso para qual ele foi destinado ele dura mais que aluminio... mas não resiste a pancada....
Só por isso... kkkk
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Fev 2010 as 11:24
acho q a galera precisa abrir um pouco a cabeça.. 
 
os guidões de carbono das boas marcas ( não os ching ling do ebay) são superiores aos de aluminio sim..   absorvem mais vibrações e são mais resistentes q os de aluminium da mesma faixa de peso..  ( não adianta comparar um guidão de carbono de 100g com um de aluminio de 180g)
 
como ja foi dito..  precisa de toriquimetro.. mas a verdade é q todo guidão precisa de torquimetro pra ser apertado corretamente.. seja de carbono ou de aluminio...
 
qto a prazo de validade..  tanto os Easton de aluminio qtos os de carbono tem garantia de 05 anos..   o q é mais q suficiente pro uso q se destina.. ja que o correto é trocar mesa e guidão a cada 02 anos de uso.
 
um impacto quebra o guidão de carbono??  o mesmo impacto tb quebraria um de aluminio..  inclusive nos testes de impacto em maquinas especificas os de carbono suportam impactos bem maiores q os de aluminio.
 
o grande problema é q muitos dos guidões de carbono q o pessoal ve quebrado são guidões ching ling de marcas duvidosas ou guidões falsos que copiam marcas famosas.
 
e tb parece q o pessoal acha q por ser de carbono o guidão devia ser indestrutivel..  qdo quebra uma, fazem o maior estardalhaço..  ja qdo quebra um de aluminio ninguem nem comenta.
 
guidão de carbono é melhor sim..  mas guidões originais e de marcas renomadas no mercado..  só q esses cistam caro né ???  ai muita gente prefere arriscar os dentes e usar um "genérico" mesmo.. ai qdo da problema fica metendo o pau em peça de carbono.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
gpaguiar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2009
Campinas
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpaguiar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2010 as 02:17
Royo,
 
Resumiu tudo....Se for guidão Tabajara....Mas nem de ferro o negócio aguenta !!!
Uso tudo da easton....Canote, Mesa e Guidão....A garantia que eles dão é muito boa....E mesmo depois da guarantia pelo que conversei com o pessoal representante no Brasil  eles ainda dão suporte....
Paga-se mais caro pelas peças, mas com certeza a chance de dar algum problema é infinitamente menor do que um sem marca ou de marca duvidosa !!!
 
Abraço !!!
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2010 as 02:31
Royo quando eu falo "pancada" eu digo batida direta na superficie do guidao, por exemplo bater a ponta dele numa arvore... ou um pedivela que quando a bike cai de lado bate em uma pedra, pode rachar o carbono... ou não?
Voltar ao Topo
gpaguiar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2009
Campinas
Offline
Mensagens:226
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gpaguiar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2010 as 02:45
E só para completar minha idéia...Procurando no site da Easton, vi o seguinte...Garantia dos Guidões de Aluminio 5 anos....Garantia dos Guidões de Carbono Lifetime ou vida toda !!! Ou seja além de tudo se dá mais garantia em um guidão de carbono que em um de aluminio....Acho que isso já mostra a mudança ou melhora que se tem nas partes de carbono de boas marcas !!! E aí se houve reclamações ou são gerados preconceitos devido as marcas que não estão muito aí para os clientes !!!
VRsilva a batida da maneira que vc fala qqer guidão pode quebrar ou amassar, o de carbono só exige alguns cuidados diferentes...É devido ao tipo do material !!!
Agora se é "bixistico" ou não, nem sei mas que gera dor de cotovelo...Isso pode ter certeza !!!
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Franciscok Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2010 as 16:38
vrsilva, qualquer guidão pode ser daníficado numa queda. Não importa o material. Por isso varios testes simulam a cada sei lá quantos ciclos um impacto que não seria esperado no uso normal. Mais forte e em direções que o guidão não recebe esforços normalmente.
Existem muitos mitos e preconceitos porque é um material novo, leve, de facil manufatura. Assim acabam surgindo muitos picaretas do carbono, que vendem umas porcarias sem controle de qualidade nenhum.
Voltar ao Topo
natanmbike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2010
Bento Gonçalves
Offline
Mensagens:45
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar natanmbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Fev 2010 as 17:33
Po cara olha a garantia de um guidão de carbono e olha a de um de aluminio...
e ainda, se for de qualidade o de carbono é muito dificil de riscar, já o de aluminio.......
esta semana sofri um acidente e adivinha o q aconteceu com meu guidão de aluminio...entortou!!!
Um de carbono jamais entortaria...antes que entorte que quebre!!!
Voltar ao Topo
Royo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
SJCampos
Offline
Mensagens:6736
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Royo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2010 as 12:34
Originalmente postado por gpaguiar gpaguiar escreveu:

E só para completar minha idéia...Procurando no site da Easton, vi o seguinte...Garantia dos Guidões de Aluminio 5 anos....Garantia dos Guidões de Carbono Lifetime ou vida toda !!! Ou seja além de tudo se dá mais garantia em um guidão de carbono que em um de aluminio....
 
pelo q vi no site da Easton..  a garantia é de 5 anos.. tanto pra Aluminio qto pra Carbono.
 
nos anos anteriores tb tinha visto a garantia "eterna" pros guidões de carbono..  mas não tem mais isso não.
MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!

http://mtbogrozumbi.blogspot.com/
Voltar ao Topo
vrsilva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2008
Sorocaba
Offline
Mensagens:2046
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Fev 2010 as 02:01
É eu falei meio sem noção, hj mesmo acabei de ver o topico da SantaCruz que o cara bate um martelo de aço diretamente no quadro por varias vezes conscecutivas e nem fez nada... to começando a perder o preconceito com o carbono e a confiar mais no material...
O dono da lonja onde eu trampo ou meu chéfe... pediu um quadro de carbono da Pazzas pra vermos no que vai dar...
Tem um amigo meu correndo com quadro de carbono da Fuji e ele disse que é show de bola em reta tem a pegada e desenvolvimento comparavel a uma speed... só achou o quadro molengão nas descidas... mas acho que é questão de se acostumar com o novo material...
Voltar ao Topo
bicicletada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Ago 2007
Rinópolis - SP
Offline
Mensagens:809
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bicicletada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Nov 2012 as 23:01
será que presta ? to interessado em um http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-447870835-guido-stmiro-ultim-xc-carbono-620mm-318-bike-mtb-_JM

nickves/felipeboo/Loureto/ricrmasc/js.moscarelli/FRS/robervalpedal/Pacheco01/Joerly/RogerioPiloto/Cannondale.acre/Patricko/Acácio Alves Leandro/fdalmeida/Sdiniz/dnortiz/mcrespo/cacolima/GPLRace


Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X