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Sobre real instalação de NoTubes!

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xandegui77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 03:43
Originalmente postado por Andre PRO Andre PRO escreveu:

Veja só, eu sou muito pesado (104 kg) e te falo com toda certeza que nao posso usar pressões baixas por fatores como:
1 - perda de rendimento nos estradoes;
2 - "bob" na pedalada;
3 - risco de "snake bit" (apesar de não ter camara) do pneu de kvlar com o próprio aro.
 
Para mim as pressões mais baixas ajudam aqui na região no single track (que são muitos) jé que tem várias raizes e folhas molhadas, além de muita lama.
 
Com relação aos pneus UST que voce falou eu nao comprei tambem pelo preçõ e pelo peso.
 
Naõ sei as outras marcas (acho que o hutchinson), a Specialized lançou o em seus pneus a caracteristica 2bliss que é um pneu misto entre um UST e o de Kevlar comum.
 
Tava querendo experimentar mas achei caro: R$160,00
 
abs
 
André, rodar com 40psi com câmara é TOTALMENTE diferente de se rodar tubeless. Você já usou tubeless?
Você pode passar de um pneu fino pra um pneu 2.1, 2.3 ou maior sem sentir diferença na rolagem e atrito, mas a diferença no conforto será enorme (usando tubeless).
Há várias postagens nos fórums dos fabricantes, com as mesmas questões que as suas. Pressão baixa e peso alto. E a pressão recomendada pro seu peso fica entre 35 e 40psi.
Não tem como você criticar o sistema sem ter utilizado.
 
Pressão é P=F/A, ou seja, quanto menor a área (pneu fino), maior a pressão. Então se você usar pneus de grande volume de ar (2.1 ou superiores), a pressão necessária é bem menor que num pneu mais fino. E ao converter este pneu grosso pra tubeless, a pressão necessária é menor ainda.
 
Eu uso um pneu Kenda Nevegal 2.1, saindo de um CST 1.95. De 1.95 pra 2.1 pode parecer de início que não há grande diferença de volume entre os dois pneus, mas há sim, postarei aqui as fotos. A bike chega a ficar até mais alta.
 
Eu duvido que com o seu peso num pneu 2.1, você terá os problemas que relatou. Há relatos de aros que ficaram tortos, mas o pneu não esvaziou, então acho difícil um snake bite de pneu com aro. Pra acontecer isso acho que só dando no meio do meio-fio e nesta hora acho que o pneu será a menor das tuas preocupações.
 
E pode ter certeza de uma coisa, teu rendimento não irá piorar nos estradões, pelo contrário, o rendimento melhara em média 12% (só procurar na internet os inúmeros relatos).
 
"Use bigger, heavier, high volume tires when riding tubeless, this is the whole beauty of the system. If you normally run innertubes with 2.0 or 2.1 tires that weigh about 500-600 grams, you can now run 2.2 or 2.35 tires that weigh 650-750 grams, tubeless. When riding, you will have the same speed and rotating weight of the wheel, with  better traction and "feel" of the ground."
FEEL THE DIFFERENCE!!!
 
E o que é Bob??
 
Sobre os pneus UST. Eles são mais pesados sim, mas muito mais resistentes a furos, não acho que 150gramas a mais pra quem não compete pode fazer tanta diferença.
Quanto ao preço, aqui no Brasil é mosca branca e caríssimo. Se quiser um pneu UST tem que comprar online lá fora. Não sei se na ChainReactionCycles, JensonUSA ou Evanscycles, o Kenda Nevegal UST estava 32 dólares. Pneu UST não é novidade lá fora e custa o mesmo preço da sua versão comum. Se quiser comprar um, só importando pra não ter que vender um rim pra comprar um pneu.
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biaggio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar biaggio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 12:27
Eu tô pesando 98Kg e to usando pressão de 35 psi e tô sentindo ótimo rendimento. Fiz minha primeira trilha com tubeless na sexta feira e adorei mesmo.
O rendimento melhorou 7,3%, hehehe, brincadeira, mas gostei sim do rendimento. Não vejo a hora de passar por cima dos espinhos malditos, sem medo e chingar eles, grrrrrAngry!!!
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César Ribeiro Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar César Ribeiro Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 15:43
pneus MTB com sistema tubeless acima de 40 PSI é até um exagero.

Se o sistema foi justamente inventado para usar pouca pressão e aumentar o conforto e tração SEM perder rendimento, mais de 40 PSI vão tirar esses benefícios do sistema.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Abr 2010 as 16:20
Ufa, ainda bem que deram o retorno e engrossaram o caldo de que com tubeless não há necessidade de pressões acima de 40psi pra MTB.
 
Biaggio, o problema é que você nunca mais achará estes espinhos, nem saberá que eles entraram no pneu. Só se você apostar com um amigo seu que teu pneu não fura se passar nos espinhos e ganhar uma graninha do desavisado, hahaha.
 
Biaggio, qual pneu você está usando? Você fez o Guetto ou comprou as fitas de borracha originais dos fabricantes?
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biaggio Ver Drop Down
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Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Ufa, ainda bem que deram o retorno e engrossaram o caldo de que com tubeless não há necessidade de pressões acima de 40psi pra MTB.
 
Biaggio, o problema é que você nunca mais achará estes espinhos, nem saberá que eles entraram no pneu. Só se você apostar com um amigo seu que teu pneu não fura se passar nos espinhos e ganhar uma graninha do desavisado, hahaha.
 
Biaggio, qual pneu você está usando? Você fez o Guetto ou comprou as fitas de borracha originais dos fabricantes?
Hhaeuahuehuahea, boa ideia Xande!
Intom, tô usando o nevegal tubeless 2.1 muito confortavel mesmo. Peguei uma subida boa com muito barro e ele mandou ver. Com o ótimo grip dele subi todo lamaçal e nem desci da bike. Tinha um cara empurrando a bike e ele mal conseguia se manter em pé de tão escorregadio que tava.
Não murchou absolutamente  nenhum psi depois de instalado. Grudou no aro como se tivesse colocado superbonder! Como é aro ust e pneu ust, foi só colocar o notubes e instalar o pneu normalmente, com alguns pequenos cuidados (inflar com o bico na parte mais alta e deixar depois de inflado com o bico na parte mais baixa).
Cara eu tava com tanta inhaca, azarado mesmo que eu tava furando o pneu umas 2 vezes /mes. Agora é só alegria, embora não haja sistema perfeito.
Xande como que desatarracha a válvula presta tubeless? procurei na net e não consegui ver imagem de demonstração em lugar nenhum.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Biaggio, eu tirei fotos da remoção dos núcleos das válvula Presta e Schrader.
Mas saiba de uma coisa: TODA válvula Schrader (bico grosso) tem o núcleo removível. Somente pouquíssimas válvulas Presta (bico fino) possuem o bico removível.
À tarde eu faço o upload das fotos pro Picasa e posto aqui o passo a passo e fotos da minha ferramentinha para remover núcleo.
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Rodrigo_V_U Ver Drop Down
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dei uma olhada nos pneus agora de noite (queria ter saída pra andar, mas está chovendo)..... estão com pressão, mas acho que não com os 30 e poucos que coloquei ontem....
Rodrigo
http://pedaldorodrigo.blogspot.com
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Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Biaggio, eu tirei fotos da remoção dos núcleos das válvula Presta e Schrader.
Mas saiba de uma coisa: TODA válvula Schrader (bico grosso) tem o núcleo removível. Somente pouquíssimas válvulas Presta (bico fino) possuem o bico removível.
À tarde eu faço o upload das fotos pro Picasa e posto aqui o passo a passo e fotos da minha ferramentinha para remover núcleo.
Xande , na verdade a valvula é presta mesmo, mas parece schrader se eu colocar uma adaptação de plástico, ficando o bico mais grosso.
É presta por tanto e vem com uma ferramentinha de plástico em forma de U pra desmontar a válvula, mas não sei como manusear. Agradeço se postar as fotos, vlw.
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A válvula é essa aqui:
Eu arriscaria usar a ferramenta logo abaixo do anel superior. 


Editado por biaggio - 06 Abr 2010 as 02:01
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Biaggio, se a rosca do topo for uma rosca completa, provavelmente não tem o núcleo removível.
Se esta rosca tiver desgastes em lados opostos, removendo as voltas da rosca e deixando a superfície plana, provavelmente é removível.
 
Aí você tem que pegar um alicate e apertar nesta parte lisa da rosca e girar no sentido anti-horário, que esta parte de cima do bico irá sair. Sai a rosca junto com o biquinho que aperta pra esvaziar o pneu. Não aperte o alicate neste biquinho.
 
Já tirei as fotos e recortei, em poucos minutos posto aqui as válvulas Presta e Schrader com núcleo removível.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Como prometido, as fotos de todos os produtos utilizados na conversão tubeless. Cliquem nas fotos se quiserem ver com zoom.
 
Fita adesiva inextensível para cobrir os furos dos raios nos aros. Esta é a fita que acompanha o kit do Joe's No-Flats, mas pode ser substituída por uma volta de Silver Tape Preta ou duas voltas de Silver Tape Cinza. Ela não veda 100%, serve mais para que a fita de borracha (ou câmara cortada) não afunde para dentro dos buracos dos raios.
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Fita de borracha esponjosa auto-adesiva. Esta é opcional, utilizada naqueles casos em que os pneus ficam muito frouxos no aro ou que não inflam nem com compressor de posto. Esta fita é colada por cima da fita citada anteriormente, na parte mais funda do aro. Neste tópico explica bem como e quando usar esta fita: Tubeless: Pneu frouxo ou não infla? Solução aqui!
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Detalhe para a fita de aro colada no fundo do aro e depois a fita de borracha esponjosa sendo colada por cima dela.
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Detalhe de como fica o aro com as duas fitas coladas. Para alguns só a primeira fita é necessária.
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Fita de borracha para conversão Tubeless. Estas da foto são originais da Joe's No-Flats. A de cima tem válvula Schrader e a de baixo Presta, ambas com núcleo da válvula removível. Eu prefiro a com válvula Schrader (bico grosso) por inúmeros motivos: pode encher no posto, é menos frágil, toda Schrader tem núcleo removível (a Presta só algumas tem núcleo removível) e também tem a borracha bem mais reforçada. Reparem na base da válvula o "mamilo" de borracha Big smile que é muito maior e mais grosso que na Presta. Vejam que na base da válvula há o "bico" do "mamilo" LOL que irá entrar no furo do aro que foi alargado. Eles pedem para alargar um pouco apenas o furo dentro do aro, o de fora não se alarga. A minha fita era com válvula Presta e depois de entopir e quebrar, troquei pelas Schrader. Aqui as fitas estão enroladas
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Fita de borracha com válvula Presta (está sem o núcleo da válvula). Está melecada pois já foi usada. Vejam que nada mais é do que uma câmara de ar cortada ao meio. Aqui a fita está desenrolada. Esta parte de cima é que vai apoiar no fundo do aro.
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Visão da válvula por trás. É nesta parte do outro lado da fita em que o talão do pneu irá apoiar.
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Fita de borracha já instalada no fundo do aro (por cima das outras fitas). Neste caso há ali por baixo a fita de borracha esponjosa para nivela o fundo do aro. O degrau no fundo do aro que impede os pneus de encher depois que o sistema está instalado.
Vejam que a fita está não só no fundo, como também nas laterais do aro. Não pode faltar borracha nas laterais do aro. Neste caso a fita tinha a medida exata do aro. Se sobrar borracha subindo pra fora pelas paredes do aro, NÃO CORTE este excesso. Não tem problema ficar com excesso, só não pode faltar; provavelmente se houver excesso, quando encher o pneu a borracha irá sumir pra dentro do aro. Se ficar pra fora, tudo bem.
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Alguns querem saber a largura desta fita. A minha veio com 32mm, mas eu recomendo que usem a câmara cortada mesmo, MUITO mais barata e pode ser usada em qualquer largura e profundidade de aro pois você irá cortar de acordo com seu aro. Se alguém quiser comprar as originais, tem que ir no site do fabricante e olhar uma tabela de medidas das fitas correspondentes à largura dos aros. Esta minha veio com 32mm.
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Importante:
- limpe muito bem o aro para instalar a fita que irá tapar os furos;
- passe água e sabão para colocar a câmara 20 cortada ao meio (ou fita original);
- para montar o pneu depois da fita de borracha instalada, passe bastante água e sabão e encha até 40psi SEM SELANTE. Isso é só pra verificar se seu pneu irá encher. Deve encher sem o líquido. Se não encher, desmonte e coloque a fita esponjosa por baixo da câmara cortada, de acordo com as fotos. Se encheu de primeira, esvazie o pneu, remova o núcleo da válvula, coloque o líquido pela válvula e encha novamente com 40psi. Não há necessidade de desmontar o pneu ou afastar uma das laterais do pneu pra colocar o líquido por ali. Há risco da espátula de pneu rasgar a câmara cortada ou empurrar ela pra dentro do aro.
 
 
 
 
 
 
 
 
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edu_ars Ver Drop Down
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Ótimo tópico! Vou tentar fazer. Só confirmando. Inicialmente, terei de comprar:

 - 2 cameras aro 20 com valvula schrader (por ter certeza que o nucleo é removivel)
 - ferramenta que remove o nucleo da valvula
 - Líquido selante No flats ou No tubes
 - Fita adesiva que acompanha o kit ou silver tape
 - Se precisar borracha esponjosa autoadesiva (onde eu acho desta pra comprar?)
 
é isso?
Depois devo colocar 120ml na primeira vez e completar de 3 em 3 meses (nesta parte fiquei em dúvida, completo com mais quanto?)
 
muito obrigado gente!
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xandegui77 Ver Drop Down
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Agora sobre os tipos de bicos. Eu já falei da minha preferência sobre os bicos grossos (Schrader).
 
Aqui foto das fitas de borracha para conversão tubeless, originais da Joe's No-Flats. A da esquerda é com válvula Schrader e a da direita é com válvula Presta. Qualquer câmara, fita ou bico tubeless que utilize válvula Schrader possui o núcleo da válvula removível. Apenas POUCOS produtos com válvula Presta possui o núcleo removível. Qual a vantagem? Se estiver vazando pela válvula ou se ela entopiu, basta trocar o núcleo que no caso da Schrader encontra-se em qualquer borracharia por centavos. Agora núcleo Presta só importando.
As peças na base da foto são os núcleos de cada tipo de válvula.
Vejam também como na Presta há muito mais borracha ao redor da válvula. E por ser também menor, há menos forças laterais quando estiver enchendo com bomba manual, dimuinuindo a chance de rasgar a fita de borracha na base ou quebrar a válvula (no caso da Presta).
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Núcleos das válvulas sendo removidos.
Na ponta da válvula Presta, uma parte da rosca é plana. É plana assim também do outro lado para que você possa apertar com um alicate nesta parte lisa e desrosquear o núcleo de dentro da válvula. Já na válvula Schrader usa-se uma ferramentinha dentro da válvula.
 
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Aqui vemos dois tipos de ferramentas para remover o núcleo da válvula Schrader. Custam entre 1 e 5 reais e encontra-se em qualquer borracharia ou loja que venda pneu automotivo.
A da esquerda é um bico de válvula de um lado e na ponta do bico está a ferramentinha de desrosquear o núcleo. É isso mesmo, só aquela pontinha ali com um sulco no meio que precisa pra fazer isso. Esta é prática pois não precisa carregar a ferramenta, basta trocar seu biquinho de plástico por este que é bico e ferramenta.
Já a ferramenta da direita é mais completa. Ela tem quatro pontas: uma ponta remove o núcleo, outra faz a rosca interna do núcleo, outra também faz rosca ou desentope, e a outra faz/conserta a rosca externa da válvula. Acho que paguei 4 reais nesta.
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Vejam a válvula Schrader por dentro. Ali há uma barrinha na horizontal, abaixo do pino de esvaziar o pneu. É nela que a ferramentinha irá travar para desrosquear o núcleo.
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Introduzindo a ferramentinha dentro da válvula. É só girar no sentido anti-horário que o núcleo vai saindo. Para recolocar é só girar no sentido horário sem fazer força, apertando muito pouco.
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Aqui o núcleo já saindo de dentro da válvula. Se o pneu estiver vazando pelo bico, é só trocar esta válvula. E se entupir com líquido selante, basta remover e desentupir ou jogar fora e colocar um novo.
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E aqui a foto de um núcleo de válvula Presta entupido com selante. Se você não conseguir desentupir, perder ou se começar a vazar ar por esta válvula, só importando. Se você escolher a válvula Presta (não sei por qual motivo), é melhor comprar alguns núcleos avulsos e deixar guardado. Ah, e custa caro, já o núcleo de Schrader custa centavos.
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Espero que tenha ajudado.
 
 
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xandegui77 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2010 as 05:42
Originalmente postado por edu_ars edu_ars escreveu:

Ótimo tópico! Vou tentar fazer. Só confirmando. Inicialmente, terei de comprar:

 - 2 cameras aro 20 com valvula schrader (por ter certeza que o nucleo é removivel)
 - ferramenta que remove o nucleo da valvula
 - Líquido selante No flats ou No tubes
 - Fita adesiva que acompanha o kit ou silver tape
 - Se precisar borracha esponjosa autoadesiva (onde eu acho desta pra comprar?)
 
é isso?
Depois devo colocar 120ml na primeira vez e completar de 3 em 3 meses (nesta parte fiquei em dúvida, completo com mais quanto?)
 
muito obrigado gente!
 
 Edu, é isso mesmo. Eu ouvi falar que esta fita adesiva para tapar os furos dos aros encontra-se em papelaria (precisa ter aquelas linhas de nylon ou fibra de vidro para que ela não estique. Fita isolante estica e com o tempo a pressão do ar vai forçando tudo pra dentro do furo dos aros. Fita crepe com o tempo envelhece e fica quebradiça.
 
A borracha esponjosa eu achei num local chamado "Casa das Borrachas". Havia tudo quanto era coisa de borracha: mangueiras de borracha pra carros, mangueiras de jardim, tapetes de borracha pra carro, mangueiras de ar, etc. Procure pelo intem "Borracha" nas páginas amarelas. Mas eu acho que também acha em casa que vende materiais de construção ou ferragens, parece que usam pra vedação.
 
Recomenda-se 120ml para pneus novos, na primeira instalação. Não precisa trocar, só precisa verificar se ainda há líquido no pneu, basta balançar pra ouvir o barulho. Se o barulho indicar que há pouquíssimo líquido, complete entre 20 e 120ml (vai depender do quanto parece haver lá dentro).
 
O líquido pode acabar dependendo da quantidade de furos que você teve, temperatura, etc.. Alguns usam por mais de um ano e meio e ainda tem líquido quando o pneu já gastou todo e precisa ser trocado. Outros acabam completando a cada 3 meses. O importante é não rodar sem líquido senão ao pegar um prego não haverá líquido pra selar o furo.
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JimmY Ver Drop Down
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Pessoal,

Pelo que eu entendi do que li nos vários tópicos aqui do pedal sobre o assunto, coloca-se 120ml para pneus comuns, certo?! Se estiver certo, quanto se deve usar na adaptação aro comum + pneu tubeless?

Abraço!
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JulioCWB Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JulioCWB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Abr 2010 as 12:40
    Xandegui77... Pense num cara que odeia válvula Presta... hehe

    Eu sempre usei schrader, mas minha bike nova veio com presta... até agora não tive problemas, mas uma vez numa trilha vi um cara quebrar dois bicos seguidos na pressa de encher e ficar sem câmara...
    Se eu partir pro tubeless acho que vou de schrader mesmo...

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xandegui77 Ver Drop Down
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Originalmente postado por JimmY JimmY escreveu:

Pessoal,
Pelo que eu entendi do que li nos vários tópicos aqui do pedal sobre o assunto, coloca-se 120ml para pneus comuns, certo?! Se estiver certo, quanto se deve usar na adaptação aro comum + pneu tubeless?
Abraço!
 
Jimmy, para aros e pneus comuns, 120ml no começo. Uns colocam até menos, 80ml. Mas tem que considerar que parte deste líquido será usado logo de início para selar as bordas do pneu e furinhos pré-existentes. Eu prefiro colocar 120ml e esquecer por muito tempo do que ficar completando a cada 3 meses.
 
Para pneu tubeless (UST) em aro comum pode colocar menos, uns 20 a 30% menos.
Para pneus UST em aros UST, de 60 a 80ml já é mais do que suficiente.
 
Não pode ter pouco líquido senão corre o risco de o líquido não chegar na região do furo enquanto o pneu está rodando. Mas se escutar barulho de ar vazando, é só pular da bike, ver onde está vazando ar, deixar o furo para baixo para que o líquido chegue nele e depois encher o pneu se ficou murcho.
 
Ah, só os pneus UST montados em aros UST fazem aqueles PLOC-PLOC que vocês vêem nos vídeos, pneu UST em aro comum ou comum em aro comum não faz este barulho não.
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edu_ars Ver Drop Down
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Puts, acabei de ver que meu aro é furado somente para valvulas presta. Será que rola aumentar este furo pra por schrader ou não?
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Rafael182 Ver Drop Down
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eu nao faria isso de jeito nenhum, deixaria bico fino msmo, existe um adapatador de 4 reais q funfa perfeito para bico grosso !
!Go hard or go for your home!
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xandegui77 Ver Drop Down
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Originalmente postado por JulioCWB JulioCWB escreveu:

    Xandegui77... Pense num cara que odeia válvula Presta... hehe
    Eu sempre usei schrader, mas minha bike nova veio com presta... até agora não tive problemas, mas uma vez numa trilha vi um cara quebrar dois bicos seguidos na pressa de encher e ficar sem câmara...
    Se eu partir pro tubeless acho que vou de schrader mesmo...
 
Usar câmara com válvula Presta, não veja problema algum. Já o tubeless com Presta começa a complicar.
 
Por ser comprida acaba fazendo movimentos laterais quando enche com bomba.
Alguns conseguem encher o tubeless pela primeira vez com bomba de pé, mas a maioria precisará encher com bomba de posto e daí é preciso comprar um adaptador de Presta para Schrader.
 
Fora que a maior parte das Presta não tem o núcleo removível, aí se quiser completar com líquido tem que desmontar no mínimo uma parte do pneu, rompendo a vedação que já havia sido criada.
 
Além disso eu já tive 2 problemas com Presta e tubeless, uma válvula minha soltou da borracha na base e outra entupiu.
 
Veja aqui o problema que tive de válvula que soltou da borracha: Meu tubeless estragou : (
Estragou ao fazer um movimento lateral com a bomba manual. Pode ser que estivesse com defeito, mas muitos já quebraram, entortaram ou rasgaram o bico calibrando o pneu com bomba manual.
 
Não bastasse o de trás ter estragado o bico, o da frente entupiu a válvula. Veja foto dela aqui. Demorei um tempão pra tirar toda esta meleca do núcleo da válvula.
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edu_ars Ver Drop Down
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Pra quem tá afim de comprar o selante:
 
Na planeta bike, só tem o liquido da joes de 125ml.
Na nakashima bike, tem o de 500ml, ta por 94,50.
Achei numa loja de prudente por 71,50 o super sealant (MTB) e 87,00 o elite racers  sealant (MTB e speed), chama Mult peças a loja.
No jamur bikes, ta mais barato ainda, 63,00 o super e 75,00 o elite racers (mais barato que no ebay com o frete)
 
. Pelo ebay, o frete mata.
 
Puts, pelo que o xandegui falou valvula presta é um saco pra usar esse sistema, esse aro me sacaneou, realmente não devo engrossar o furo do aro pra por schrader?


Editado por edu_ars - 06 Abr 2010 as 16:07
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Originalmente postado por Rafael182 Rafael182 escreveu:

eu nao faria isso de jeito nenhum, deixaria bico fino msmo, existe um adapatador de 4 reais q funfa perfeito para bico grosso !
 
Rafael, qual o problema de aumentar o furo do aro? Toda válvula Presta possui uma rosca pra apertar a válvula contra o aro.
Meu aro já tinha o furo grande para Schrader e usei câmara Presta e Schrader sem problema algum.
 
Nos tubeless, independente se for usar Presta ou Schrader, é recomendado aumentar o furo interno do aro para que a borracha entre ali e vede melhor.
 
Se o aro é para válvula Presta e a intenção é continuar a usar Presta (bico fino), basta aumentar o furo interno do aro. Como o aro tem duas folhas, somente o furo da folha interna é alargado.
 
Se o aro é para válvula Presta e quer usar válvula Schrader (grossa) ou Presta (fina), tem que alargar os dois lados do aro. O furo externo deve ter o mesmo diâmetro de uma válvula grossa, enquanto que o furo interno deve ser apenas um pouco mais largo que o diâmetro da válvula grossa.
 
Para isso basta usar uma furadeira e broca de metal em baixa velocidade. Como é alumínio, corta como manteiga, para alargar bastam poucos segundos. Só tome cuidado pra não alargar demais. Use uma broca de diâmetro menor que o da válvula Schrade e vá trocando por brocas maiores gradualmente, sempre testanto colocar o bico no furo pra ver se já é o suficiente.
 
Ao final do processo é só pegar uma lixa fina ou lima e arredondar levemente os bordos dos furos.
 
Aqui eu alarguei o furo interno sem problema algum pra usar válvula Presta ou Schrader.
 
Você poderia dizer qual é tua contra-indicação para se fazer isso se todos os fabricantes de kits tubeless recomendam fazer isso? Está inclusive nos manuais de instruções e nos vídeos de instalação.
 
E se quiser voltar pra câmara de ar normal, o alargamento furo do aro não traz problema algum, tanto pra válvula Presta quanto pra Schrader.
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Para quem está com dúvidas se deve alargar e como alargar o furo do aro.
De acordo com os fabricantes, a região da válvula tem uma borracha muito grossa e forma um calombo nesta região. Este calombo (bump) dificulta a adaptação da válvula no furo e o líquido vazará por ali ou o pneu será difícil de encher ou mesmo poderar vazar por esta região posteriormente. Então alarga-se o furo interno (tanto pra Presta quanto pra Schrader, tanto pra câmara cortada ao meio quanto pra fita de borracha original dos fabricantes) para que a borracha entre neste furo maior, permitindo uma vedação maior.
 
Eu alarguei sem problemas. Está com furo Schrader por fora e por dentro mais largo que Schrader. E já testei com uma câmara com válvula Presta e encheu sem problemas. Alargar o furo interno não estraga o aro. Aumentar o furo externo (em aros para Presta) não impossibilita de se usar câmara Presta se desistir do Tubeless.
 
 
 
1: Enlarging Valve Stem Hole
Before you start this step!

If you have any Tubeless Rim (UST, Bontrager, etc.) do not enlarge valve stem hole and SKIP THIS STEP! If enlarged, you will not be able to use tubeless valve stems.
Why do I have to do this?
The valve stem hole needs to be enlarged to eliminate the bump at the valve stem and help make inflation easier. (This will not affect the rim's ability to use tubes)

Procedure
Enlarge ONLY the inside valve stem hole of your rim cavity! Presta valve stem enlarge to 3/8" or Schrader valve stem (Downhill/Freeride) enlarge to 7/16". De-burr the hole after drilling with a small hand file. The sharp edge will cut and damage the rim strip.

Veja no vídeo de instalação como aumentar o furo do aro e porque fazer isso. Está na posição 0:50. Tentei inserir o vídeo na postagem, mas não consegui. Se alguém puder inserir o vídeo em uma postagem, faça por favor.

Então fica aqui o link apenas: http://www.notubes.com/movieinstall.php
 
Se alguém não entendeu o texto em inglês eu traduzo mais tarde.
****Só uma observação: o furo do aro para a válvula somente é alargado em aros NORMAIS. Aros UST não se alarga, se quiser trocar o tipo de válvula, basta comprar outra diferente, pois são removíveis e específicas para cada aro (mesmo porque aro UST não usa fita de borracha, só usa o bico específico e o pneu que quiser).****
 
 
 
 
Aumentar o furo da válvula:
Nos aros com furos para válvula designada "Presta" (válvula fina é necessário aumentar o furo interno da válvula.
Aros designados por "Schrader" (válvula moto) não precisam de ser perfurados e são compatíveis com a nossa fita de válvula tubeless.
O furo para a válvula "Presta" pode ser aumentado se necessário para permitir que a válvula saia completamente do aro (não afecta a possibilidade de utilizar câmaras de ar).
Deve se usar uma broca de 3/8" ou perfure 8.5mm no interior do furo do aro. Lime o furo com uma pequena lima. As ferramentas com extremidades afiadas podem cortar ou danificar a fita.
 
- Este texto está no manual em português do Joe's:  a tradução que eles fizeram não é perfeita, mas dá pra entender muito bem como fazer. Mas notem que as recomendações são pra utilizar as fitas originais deles, que tem um desenho especial na base de borracha do bico e vem com válvulas Presta ou Schrader. Pra usar câmara cortada ao meio (Schrader ou Presta) é melhor seguir as recomendações no começo desta postagem.
 


Editado por xandegui77 - 06 Abr 2010 as 17:11
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Originalmente postado por edu_ars edu_ars escreveu:

Pra quem tá afim de comprar o selante:
 
Na planeta bike, só tem o liquido da joes de 125ml.
Na nakashima bike, tem o de 500ml, ta por 94,50.
Achei numa loja de prudente por 71,50 o super sealant (MTB) e 87,00 o elite racers  sealant (MTB e speed), chama Mult peças a loja.
No jamur bikes, ta mais barato ainda, 63,00 o super e 75,00 o elite racers (mais barato que no ebay com o frete)
 
. Pelo ebay, o frete mata.
 
Puts, pelo que o xandegui falou valvula presta é um saco pra usar esse sistema, esse aro me sacaneou, realmente não devo engrossar o furo do aro pra por schrader?


Edu,

na Jenson o Stans com 16 Oz (~480mL) custa $12 com mais $17.25 de frete. Se quiser tem o de 32 Oz(~960mL) por $22. O primeiro sai por cerca de R$50 com frete e o segundo por R$80. Acho que se não estiver com pressa vale mais a pena do que comprar por aqui ou pelo Ebay.
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Concordo com o Hugo DTS, não são os mais baratos e rápidos, mas são os mais conhecidos e com eficácia comprovada. Eu compraria o de 32oz para economizar no frete. Estes líquidos tem validade de 3 anos, então dá pra comprar tranquilo 32oz (900ml), não é exagero.
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Desculpa, depois do ultimo post do Julio parei de ler.
Vc fala sério que vai cometer essa heresia?
Vai passar a broca em um aro DT Swiss só pra usar uma valvula mais pesada, que da mais problema (é mais facil arrumar, tudo bem), mas é mais barata?
Não boto fé nisso.
O teu aro é, de certa forma, tubeless ready. É só colocar um bico tubeless pelo que eu sei, mas ele não é UST.
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Realmente vocês tem razão, eu fiz confusão, achei que 32 oz. era 500ml.
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Xande, tá meio exagerado isso.
Uns detalhes. Se usar a tal da borracha esponjosa não precisa de fita de aro.
Outra, estou rodando com um tubeless feito com fita isolante e uma valvula cortada. Não recomendo, mas umas volta de silvertape aguenta sem duvida. Isso que minha fita isolante nem 3m não é, a cola é uma porcaria (mas o selante resolve).
Fita plastica pesa. Valvula schrader também. Fita esponjosa também. Fita de borracha também. Então tudo que é desnecessário deve ser retirado.
Eu (minha opinião totalmente pessoal) achei o Joe's melhor que o Stan's. Parece segurar melhor com pressão e dar menos problemas como o já relatado com um schwalbe em que surgiram bolhas usando o selante.

Pressão alta é coisa da decada de 90. Só tupiniquim desatualizado mesmo pra usar 40psi hoje em dia. 32 já é pneu duro pra %&(¨&*.
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Rafael182 Ver Drop Down
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!Go hard or go for your home!
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FranciscoK, nada do que eu disse foi extrapolação, só traduzi o manual dos fabricantes de kit tubeless, cada um modifica o que quiser de acordo com suas necessidades.

Eu recomendo o que tem funcionado para mim e relato os problemas que tive como o bico fino que soltou da borracha e a válvula que entupiu. Quando é uma opinião pessoal que estou dando, procuro argumentar, mostrar fotos, etc.
 
Você disse que os bicos grossos dão mais problema? Tem como exemplificar isso ou postar um link que explique isso? Eu realmente gostaria de saber como isso ocorre pois os bicos grossos (Schrader).Wink
 
Eu só recomendei o bico Schrader pelos problemas que tive com os Presta usando tubeless, e porque TODO bico Schrader tem o núcleo removível, o que facilita a colocação de líquido pelo bico e a troca em caso de entupimento pelo selante. Expliquei muito bem isso, cada um escolhe o que quer. Se Schrader fosse assim tão ruim, não seria o padrão usado do fusca à McLaren F1, de uma bicicleta infantil aos caminhões gigantescos. Há muito mito sobre a válvula Presta que veio pras MTB como herança das Speed.
 
Mas eu acredito que você está exagerando. Falar de peso? Tubeless não tem o intuito de diminuir peso, pode muitas vezes até pesar mais que usando câmara. Eu acho exagero falar que a fita de aro e fita de espuma são pesadas. Eu pesei aqui e o ROLO da fita adesiva pro aro NÃO PESOU 1 GRAMA. E a fita de borracha esponjosa não pesou mais do que 5 gramas. Só falta agora falar que eliminando 5 gramas de cada roda irá fazer alguma diferença. Se for pensar em peso rotativo, acho melhor cortar os cabelinhos dos pneus e lavar antes de pedalar pra tirar o pó, pois isso deve pesar mais do que as 5 gramas das fitas.LOLLOLLOLLOLLOL
 
Eu não tenho este amor todo pelo equipamento a ponto de achar heresia alargar um furo de um simples aro. Ninguém está fazendo furo em quadro de carbono, é só alarga um furo que já existe e que permitirá o dono do aro usar válvula Schrader ou Presta, ao invés de ficar limitado apenas à Presta. E alargar o furo não inutiliza o aro para colocar válvula Presta ou voltar a usar câmaras.
 
Seria heresia loucura alargar o furo da válvula em aros muito estreitos a ponto de enfraquecer a roda neste local. Mas eu acredito que aqui ninguém use aros estreitos de bike speed pra fazer MTB.
 
Enfim, cada um faz o que achar melhor. Eu não tenho a pretensão de mudar a opinião de ninguém, apenas coloco minhas experiências pessoais e recomendações dos fabricantes, pra não cometer a heresia de recomendar algo que pode estragar o equipamento ou colocar em risco a segurança de alguém.
 
É que você não me conhece, sou extremamente metódico e perfeccionista. Só faço ou recomendo algo se tiver lido muito a respeito e ter a certeza de que a fonte de leitura é confiável.
 
Abraço!!!
 
 


Editado por xandegui77 - 07 Abr 2010 as 01:57
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Boas fotos Xande!
Descobri que a a vávula presta é desmontável sim. Acho que não vai rolar stress de abrir o pneu por um bom tempo. Wink
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Alguém sabe onde encontrar apenas a válvula Schrader sem câmara, com rosca?
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Biaggio, só tome cuidado na hora de apertar ou tirar o núcleo da válvula Presta. Use dois alicates, um prendendo o bico e outro na ponta do bico desrosqueando. Assim você evita de torcer a válvula na base de borracha e acabar rasgando. Sempre sois alicates e apenas um pouco mais de força do que consegue apertar com a ponta dos dedos sem ferramenta.
Depois conte pro pessoal sua experiência com tubeless.
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Originalmente postado por vitoror vitoror escreveu:

Alguém sabe onde encontrar apenas a válvula Schrader sem câmara, com rosca?
 
Como assim com rosca?
Se quiser apenas a válvula, procure por válvulas UST ou para Tubeless Ready. O que pretende?
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Rafael182 Ver Drop Down
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edu_ars Ver Drop Down
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esse caffelatex parece bem interessante também hein. O duro é que pelo jeito não tem o liquido pra vender em lugar nenhum, só o kit.
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xandegui77 Ver Drop Down
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Sobreo Caffelatex:

Contras:
- difícil de achar;
- bem mais caro;
- poucos usaram;
- de acordo com o fabricante, só serve para pneus UST e aros UST. Em aros e pneus comuns você está por sua conta e risco. Agora tanto o Stan's quanto o Joe's falam que pode usar o líquido deles com tudo;
- o kit só acompanha válvulas, líquido e fita adesiva, ou seja, é a para aros tubeless ready. Não acompanha a fita de borracha. Use sem a fita no teu aro comum que o pneu irá pular pra fora do aro.
- o kit só serve para aros com furo Presta.
 
Vantagens:
- alguns reviews dizem que ele realmente vira espuma e pode selar mais fácil que o líquido.
 
Observações:
- eu aguardaria mais testes e com aros e pneus normais.
- só compraria se eu visse um pneu e aros normais passarem com sucesso sobre o "path of death" que é aquela tábua cheia de pregos.
 
Mais informações aqui:
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Franciscok Ver Drop Down


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Xande, ok, não vamos discutir por causa disso.
Eu sou meio neurótico com o peso da bike, mas não a ponto de ficar sem bike no meio da prova por uma peça que estragou. Não uso tubeless pra diminuir peso. Uso porque funciona melhor, mas posso tentar fazer o tubeless mais leve possível.
Outra coisa é que gosto de fazer experiencias, e estou testando algumas modificações na bike antes de usar em qualquer corrida. Ainda não recomendo a fita isolante pra ninguem, mas já se usa só a fita amarela da Stan's com valvula ust faz tempo.

Sobre a válvula. A schrader tem muitas vantagens, como a que você citou de ser desmontável, mas não é só vantagem. Como falei ela é mais pesada (e para alguns isso é sim importante, não interessa se são 10g ou 0.5g) e disse que dá mais problema porque já tive muita valvula schrader perdendo pressão porque entrou sujeira (tem tampa, mas quem nunca perdeu as tampinhas?), o que nunca aconteceu com uma presta. Com a presta minha unica dor de cabeça foi com quebras, mas porque eu dei uma de ogro, não porque a válvula é ruim.

O que falei do aro foi especificamente para o Julio, que usa um dtswiss "tubeless ready" (entre "" porque não sei se pode chamar um aro de tubeless ready) com um par de pneus specialized sworks 2bliss. Será que é tão bom negócio alargar um aro desses? Necessário não é. Se vc tiver um strike ou até um mavic 317 alargar o aro é normal, mesmo assim tem gente que não gosta, e existe opção sem precisar gastar 150 reais numa fita de borracha.
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edu_ars Ver Drop Down
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Alguém já viu esse, é o easy tubeless, parece ser o mais fácil de todos de usar e instalar, além de parecer de ótima qualidade, porém fiz uma busca e não achei pra vender em lugar nenhum,
 
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vitoror Ver Drop Down
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Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

já se usa só a fita amarela da Stan's com valvula ust faz tempo.


Franciso
Isso é verdade, eu peguei a pouco tempo um par de rodas ZTR CREST elas já vem com a fita amarela, o que é suficiente para utilizar tubeless.
Essa a fita se for reparar é bem simples, não tem nada D+, parece ser até mais simples que uma fita Silver Tape e outras que a galera já utilizou para converter.


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