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QUADRO FULL - MANUTENÇÃO DE LINKS

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rcaliman Ver Drop Down
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    Postado: 26 Jan 2010 as 17:42
Pessoal,

sou novo no mundo das bikes full, creio que uns 3 meses, e a minha vinha apresentando um baruhinho misterioso que parecia vir da região da central, testei outro pedivela, outros pedais, outra corrente, outro cassete, até que descobri que o barulho vinha dos links. Peguei uma chave Allen, dei uns giros nos links (o link só abre se girar de um lado e segurar com outra chave do outro), e o barulho parou.
Olhando, mesmo que os links sejam selados, e os rolamentos também, é uma área que está sempre muito exposta e acredito que outras pessoas também tenham, vez ou outra, algum tipo de problema nessas áreas, então gostaria de perguntar aos "fulleiros" mais experientes como eles fazem a manutenção dos links, se os desmontam ou não.
Meu quadro é um Astro FSS XC, conforme minha assinatura.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
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Edbike Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 18:36
Opa! certinho rcaliman?
 
Já estou no 2nd quadro defense, e realmente acontece de começar a estalar nos rolamentos.
Quando acontece isso, eu tiro os rolamentos do quadro, ( tem de dar uma pancadinha com martelo e um pedaço de madeira no centro do rolamento) tiro os anéis retentores, lavo com querosene e enxaguo bem com agua. Espero secar e aplico graxa. No quadro, Lavo e limpo a guarnição onde encaixa os rolamentos, e coloco novamente. Pronto! novinho em folha e sem barulhos!
 
Quanto aos parafusos, passar um loctite médio para não perde-los, pois sem isso, esses parafusos caem com facilidade.
 
Espero ter ajudado.
The secret of success? Be happy! By Edson
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Rover Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 18:42
Pessoal, só tem que tomar cuidado que rolamento não é para ficar tirando a toda hora do quadro. Os rolamento do meu Astro XTC duraram 3 anos, só depois disso é que eu fui retirar para trocar. Se continuar nessa toada, só mexo neles novamente daqui a dois anos.

Abração
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rcaliman Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 18:44
Originalmente postado por Rover Rover escreveu:

Pessoal, só tem que tomar cuidado que rolamento não é para ficar tirando a toda hora do quadro. Os rolamento do meu Astro XTC duraram 3 anos, só depois disso é que eu fui retirar para trocar. Se continuar nessa toada, só mexo neles novamente daqui a dois anos.

Abração


Rover, esses rolamentos são padronizados? Você os comprou em uma loja de rolamentos ou teve que os conseguir com a própria astro? Precisa mesmo tirar os rolamentos para fazer manutenção? Tirando os parafusos não dá para ter acesso aos rolamentos para passar um WD40 e/ou uma graxa?


Editado por rcaliman - 26 Jan 2010 as 18:54
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Pato Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 18:47
Bem vindo ao mundo nheco-nheco das full !!!LOL
Ou prepara uma grana para as manutenções ou aumenta o volume do MP3 meu caro...
Mas falando sério... verifique sempre o aperto dos links e mantenha-os limpos. Eu faço sempre uma revisão geral na bike a cada 6 meses ou quando o nheco-nheco fica insuportável. E se tem barulho, tem problema. A gravidade desse problema que é o tchan.
Muitas vezes nem é o rolamento em si, mas o atrito entre a sujeira que acumula na partes móveis, causando os grilos. Se vc tiver como fazer a manutenção em casa, eu aconselho abrir sim... limpar e remontar, mas antes tente uma boa limpeza na área e uma gotinha de um finish line fino costuma resolver ou adiar o pepino.
Antes que me apedrejem, essa gotinha gera aquela eterna discussão: Se pingar resolve ou se pingar acumula mais ? Eu pingo, limpo e sempre resolveu.
 
"A qualidade auditiva de um biker aumenta proporcionalmente ao preço de sua bike"
Essa vai prá minha assinatura tbem hehehe
Bike é quadro... o resto é componente.

.:EhNois:.
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Rover Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rover Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 19:05
Originalmente postado por rcaliman rcaliman escreveu:

Originalmente postado por Rover Rover escreveu:

Pessoal, só tem que tomar cuidado que rolamento não é para ficar tirando a toda hora do quadro. Os rolamento do meu Astro XTC duraram 3 anos, só depois disso é que eu fui retirar para trocar. Se continuar nessa toada, só mexo neles novamente daqui a dois anos.

Abração


Rover, esses rolamentos são padronizados? Você os comprou em uma loja de rolamentos ou teve que os conseguir com a própria astro? Precisa mesmo tirar os rolamentos para fazer manutenção? Tirando os parafusos não dá para ter acesso aos rolamentos para passar um WD40 e/ou uma graxa?


Rcaliman.

Esses rolamentos são facilmente encontrados em lojas especializadas, a dica é retirar os usados e levar na loja na hora da compra para o vendedor ver a medida correta. Coloquei todos de primeira linha e gastei uns R$45,00, senão me engano.
Os rolamentos podem ser do tipo selados ou blindados. Nos do tipo selado, é possível retirar a proteção lateral, com cuidado, e fazer a limpeza e lubrificação. Já nos blindados a proteção lateral é metálica, e se for retirada, será muito difícil de ser recolocada. Eu disse difícil, não impossível, mas isso comprometerá a proteção da pista de rolamento e as esferas de contaminantes.

O ideal é utilizar graxa, pois o WD só lubrifica na hora, depois seca muito rápido e já era.


"A qualidade auditiva de um biker aumenta proporcionalmente ao preço de sua bike"

Gostei da frase Pato, matou a pau.hehehe

Abração


Editado por Rover - 26 Jan 2010 as 19:07
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Walney Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Walney Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Jan 2010 as 19:05
Originalmente postado por Pato Pato escreveu:

Bem vindo ao mundo nheco-nheco das full !!!LOL
Ou prepara uma grana para as manutenções ou aumenta o volume do MP3 meu caro...
Mas falando sério... verifique sempre o aperto dos links e mantenha-os limpos. Eu faço sempre uma revisão geral na bike a cada 6 meses ou quando o nheco-nheco fica insuportável. E se tem barulho, tem problema. A gravidade desse problema que é o tchan.
Muitas vezes nem é o rolamento em si, mas o atrito entre a sujeira que acumula na partes móveis, causando os grilos. Se vc tiver como fazer a manutenção em casa, eu aconselho abrir sim... limpar e remontar, mas antes tente uma boa limpeza na área e uma gotinha de um finish line fino costuma resolver ou adiar o pepino.
Antes que me apedrejem, essa gotinha gera aquela eterna discussão: Se pingar resolve ou se pingar acumula mais ? Eu pingo, limpo e sempre resolveu.
 
"A qualidade auditiva de um biker aumenta proporcionalmente ao preço de sua bike"
Essa vai prá minha assinatura tbem hehehe
Tem razão quanto ao nheco-nheco, pois como eu li uma vez "bicicleta boa, não faz barulho". O barulho pode ser apenas lubrificação, mas pode ser coisa grave também.
Esquentar?! Só no sol!!!!
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LinosFly Ver Drop Down
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Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

Quanto aos parafusos, passar um loctite médio para não perde-los, pois sem isso, esses parafusos caem com facilidade.
 
Esse loctite médio, é aquele AZUL que parece um tubo de esmalte?
 
Tou com uma bike nova, vc acha necessário desmontar o sistema, engraxar onde for necessário e na remontagem, usar esse loctite?
 
Ou é melhor esperar os grilos aparecerem?
 
Puta merda, quando fazia DH não ligava patativas pra isso.....tou ficando fresco mesmo LOL
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dhdanilo Ver Drop Down
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Originalmente postado por Pato Pato escreveu:

 
"A qualidade auditiva de um biker aumenta proporcionalmente ao preço de sua bike"



Eu estava achando que já não precisava de aparelho auditivo! Confused

Danilo
www.clubecrc.com
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Edbike Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edbike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 13:40
Originalmente postado por LinosFly LinosFly escreveu:

Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

Quanto aos parafusos, passar um loctite médio para não perde-los, pois sem isso, esses parafusos caem com facilidade.
 
Esse loctite médio, é aquele AZUL que parece um tubo de esmalte?
 
Tou com uma bike nova, vc acha necessário desmontar o sistema, engraxar onde for necessário e na remontagem, usar esse loctite?
 
Ou é melhor esperar os grilos aparecerem?
 
Puta merda, quando fazia DH não ligava patativas pra isso.....tou ficando fresco mesmo LOL
 
É o azul sim,
 
Quanto a ser nova, acho q não é necessário desmontar nao, mas loctite acho necessário: na 1a defense do meu sócio na saída pro 1o pedal por volta de uns 3 kms, o parafuso do rolamento traseiro da balança caiu. Sorte que conseguimos achá-lo, mas depois disso loctite e  verifico sempre se não há folga no parafuso. ( seguro morreu de velhoWink)
 
Ahhh! no DH é adrenalina e velô, nem tem tempo pra ficar ouvindo a bike, no xc  acho q acontece de vc curtir mais a bike sentindo o comportamento dela, a trilha e a paisagem, então qualquer rangido incomoda.
 
Flww!!
The secret of success? Be happy! By Edson
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LinosFly Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LinosFly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Jan 2010 as 20:07
Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

 
É o azul sim,
 
Ahhh! no DH é adrenalina e velô, nem tem tempo pra ficar ouvindo a bike, no xc  acho q acontece de vc curtir mais a bike sentindo o comportamento dela, a trilha e a paisagem, então qualquer rangido incomoda.
 
Blz, valeu!
 
Engraçado que quando eu fazia DH, era com defense + MZ 66 170mm. Nunca deu problema de folga, e eu só reapertava de vez em quando. Essas coisas são assim, com um quadro é uma maravilha, com outro pode dar zica.
 
Valeu!
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Gui Marques Ver Drop Down
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A periodicidade depende do uso da bike é claro.
 
No minha, os pivots com buchas eu desmonto a cada 6-8 meses, limpo bem com Vidrex e reaplico graxa de suspensão (pode ser slick Honey ou Judy Butter, a Prep M da Manitou é muito fina).
 
Os pivots com rolamento usam rolamento tipo Enduro Max, selados, e quase nunca precisam de manutenção. Só limpei 2 vezes até hoje (o quadro tem uns 7 anos) e nenhum rolamento nunca fez barulho.
 
Esses eu retiro ambos os selos e vou espirrando WD-40 e rodando eles ate que toda a sujeira tenha saído pelo outro lado. Quando estao brilhando de limpos eu espero o WD secar e aplico bastante graxa até preencher todos os vazios do rolamento, recoloco os selos e limpo o excesso que espirrar pra fora do selo. Uso uma das melhores graxas que tem, a verde da Phil Wood. Se nao tiver essa, eu recomento uma boa graxa para aplicacao nautica (nos rolamentos).
 
Nao retiro os rolamentos do quadro para limpá-los. Eu penso que se vc vai se dar esse trabalho é melhor logo trocar o rolamento por um novo.
 
Seguem algumas fotos da ultma manutenção, que fiz em janeiro deste ano após pegar muita trilha com barro e chuva em dezembro.
 
 
Links da balança, com um dos rolamentos
 
 
Pivot com rolamento ENDURO Max
 
 
Rolamento sujo (foi limpo pela última vez em 2005) Os selos desse rolamento sao bons
 
Depois de um bom banho de WD-40
 
 
 
Rolamento do pivot central...aqui tem um "pequeno" problema. A Titus usa 4 rolamentos no pivot central, dois em cada extremidade do eixo (da pra ver pela foto) de modo que nao é possivel acessar os rolamentos de dentro para limpeza. Assim eu so limpo os de fora. Apesar disso, eu sempre desconecto o amortecedor para poder movimentar a balanca livremente em busca de algum problema, e até hoje ainda funciona sem problemas. 
 
 
Aqui é o pivot Horst (aquele que fica lá atras). Neste caso é uma bucha.
 
 
Outro aspecto importante. Além dos barulhos (que sao o primeiro aviso que algo nao esta bem) verifique sempre tb. possiveis folgas nos pivots. Em uma full esse é um ponto fraco. As articulacoes (pivots) sao o que permite o movimento da balança mas estao tambem sujeitos a todo tipo de carga, especialmente cargas laterais quando voce anda muito rapido em terreno acidentado e gira com marchas pesadas fora do selim. Com o tempo essas cargas começam a causar folga nos pivots, e se isso nao for resolvido rapido (trocando as buchas ou rolamentos) toda a balança vai acabar comprometida.
 
Gui Marques
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Andre PRO Ver Drop Down
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Muito bom.
 
Semanalmente, lavo todos os rolamentos apenas com água (pressão de mangueira de jardim) e aplico graxa liquida da Wurth e retiro o excesso.
 
Desmontagem geral igual a acima, a cada 1 ano.
Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem
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rcaliman Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Dez 2007
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O ideal seria algum tipo de vedação nos links, o problema de barulho que eu tenho não é com desgaste, o quadro é novo, mas com sujeira que entra neles. O ideal seria se houvesse uma forma de vedar os links, com uma cola de silicone ou algo parecido.
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denis@bike Ver Drop Down
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Eu tinha exatamente esse tipo de dúvida referente aos links...

Minha bike estava com um barulhinho chato, aproveitei q estava lavando ela, peguei uma ferramenta e apertei os parafusos... alguns estavam um pouco mais solto.

Não retirei ainda os rolamentos, mais logo terei q fazer isso.....

Valeu.
KHS XC 104
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lemarco Ver Drop Down
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"Mantenham esse tópico!".
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W0LVER1NE_MG Ver Drop Down
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Cadastrado em: 09 Fev 2007
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Hum... eu tenho uma Astro Career faz uns 3 anos e nunca tive problema de nheco-nheco.
E olha que ando muito na chuva, barro, e lavo a bike com aqueles jatos d'água, sem nunca ter lubrificado os rolamentos nesse período.
 
O problema que apareceu foi outro: uma folga nos links que é difícil identificar exatamente onde é, pois pode ser no embuchamento da própria suspa traseira (aonde uma outra bucha de alumínio encaixa nela) ou entre essa bucha de alumínio e o eixo do pivô que atravessa dentro dela... ou em ambos.
Enfim, vou desmontar um dia e analisar com calma.
 
Valeu
CARPE DIEM
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digo107 Ver Drop Down


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Essa graxa náutica é boa mesmo? Alguém tem idéia dos valores das graxas que podemos usar, além de usar nos rolamentos dos links, usar em outras partes da bike também.
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kiorugui Ver Drop Down
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No meu XTC aparece, de vez em quando, o nheco nheco...e já sei onde é: Na parte externa dos rolamentos do link, perto do movimento central. Ou seja...é no buraco onde o rolamento é encaixado...ali fica seco, com o tempo, e dá o barulho....a cada 3 ou 4 meses eu abro, limpo bem, passo graxa azul, enfio o rolamento de volta e deu.

Acho que ali sofre grande tensão lateral, e por isso que dá o barulho.

Flw.
Giant Trance X 26 /Fox RL 120mm/ Overland Vzan.
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lemarco Ver Drop Down
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Minha bike tb tava com um nheco-nheco chato e ontem resolvi começar uma revisão. 

O quadro é um Titus Motolite.
 
Desmontei os links e limpei os rolamentos como no tutorial do Gui.

 
Usei WD-40 pra limpar os rolamentos. Depois de limpo me veio uma dúvida, Carbono e WD se dão bem? Espero que sim, mas por precaução lavei bem com água e sabão neutro.
Vou providenciar uma graxa que presta ainda hoje. Mas tem alguma que não pode? Lembrando que o Rocker onde estão os rolamentos é de carbono.
 
Vi que as buchas do chain stay, próximas a roda encontram-se em bom estado, mas do lado da relação estão bem sujas, talvés por culpa do oléo da corrente.
 
 
 
Gui, Vidrex é o limpa vidros da veja?
 
Agora vem 2 problemas:
1) Como retirar o parafuso que prende o chain stay ao movimento central? Explicando, quando vc gira o parafuso allen do lado direito do quadro, a porca do lado esquerdo gira junto. O problema é que ela não tem cabeça ou encaixe para travar. Olhei muito e não consegui entender como abre ali.
Seguem fotos pra ilustrar:
 
Lado direito, a foto não está 100%, mas dá pra ver que o parafuso é allen
 
Do lado esquerdo não tem como segurar, visto que não tem encaixe pra nenhum tipo de chave.
 
2) Percebi uma pequena folga entre o seat stay direito e a peça que junta os 2 seats stays. Os mesmos são de carbono, e a peça de união parece um plástico mas não sei o que é. Pelo visto são coladas.
 
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Hamud Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hamud Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Abr 2010 as 16:24
Lembro que quando comprei o Sonix, antes de montar as peças desmontei tudo e colquei graxa de rolamento. To ouvindo alguns barulhos e to pensando em desmontar tudo de volta e limpar, é até divertido.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

MTB-Caloi Elite FS
ROAD-Trek 1500 USPS
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Pedromo Ver Drop Down
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Galera,aprendi muito neste tópico!!Valeu
"A satisfação está no esforço feito para alcançar o objetivo, e não em tê-lo alcançado. " [ Ghandi ]
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Gui Marques Ver Drop Down
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Lemarco,
 
Aqui vao algumas respostas com 2 meses de atraso...sorry !
 
1. Quanto ao WD40. é possível que os solventes presentes nesse negócio não se deem muito bem com a resina da peça de fibra de carbono. Mas eu duvido que um ou outro respingo durante a manutençao vá causar problema.
 
2. O fato do rolamento estar em um rocker de carbono nao vai influenciar no tipo de graxa.
 
3. O central (se vc ainda nao resolveu) vc destrava inserindo outra chave allen do mesmo tamanho do outro lado para travar o movimento. O contato da allen está mais no fundo e nao aparece.
 
4. O vidrex é aquele normal para limpar vidro. Quem me deu essa dica foi um meca da Titus.
 
Gui Marques
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lemarco Ver Drop Down
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Valeu Gui!
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Rover Ver Drop Down
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MR.Blur LT Ver Drop Down
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cirso Ver Drop Down
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Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

Opa! certinho rcaliman?
 
Já estou no 2nd quadro defense, e realmente acontece de começar a estalar nos rolamentos.
Quando acontece isso, eu tiro os rolamentos do quadro, ( tem de dar uma pancadinha com martelo e um pedaço de madeira no centro do rolamento) tiro os anéis retentores, lavo com querosene e enxaguo bem com agua. Espero secar e aplico graxa. No quadro, Lavo e limpo a guarnição onde encaixa os rolamentos, e coloco novamente. Pronto! novinho em folha e sem barulhos!
 
Quanto aos parafusos, passar um loctite médio para não perde-los, pois sem isso, esses parafusos caem com facilidade.
 
Espero ter ajudado.

Onde que devemos passar esse Loctite pra travar o parafuso? alguém tem alguma foto pra mostrar?
É necessário colocar tanto nos pivots qto naquelas buchas (próximo às rodas, por exemplo?)

Valeu

Edit: vi nos rolamentos do meu quadro:
Pivot próximo à caixa de centro: 6000 RS 
Pivot superior, da junção do quadro com o link do amortecedor/balança: 608 RS 
esse é o código do rolamento?

Os demais pivots (do seat stay próximo à roda, e do seatstay na junção com o link da suspensão) são de buchas pelo jeito



Editado por cirso - 04 Set 2010 as 22:43
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Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Originalmente postado por Edbike Edbike escreveu:

Quanto aos parafusos, passar um loctite médio para não perde-los, pois sem isso, esses parafusos caem com facilidade.
 
Espero ter ajudado.

Onde que devemos passar esse Loctite pra travar o parafuso? alguém tem alguma foto pra mostrar?
É necessário colocar tanto nos pivots qto naquelas buchas (próximo às rodas, por exemplo?)


nunca usei loctite então estou com a mesma dúvida. onde passar?

outra coisa que percebi pesquisando é que existe vários tipos de loctite.
Qual seria o adequado para esse uso?

Como é para tirar o parafuso depois? tem que passar algum produto pra remover o loctite ou só na força mesmo?

valeu!
Mude de direção ---> http://www.youtube.com/watch?v=IkkLckLd6nE
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Loctite 242, ou outro trava-roscas para torque médio. É só passar no parafuso, e pra desrosquear é normal, vai precisar de um pouco mais de força. Não tenho certeza, mas ouvi de pessoas mais experientes que dá pra usar umas 5 vezes antes de precisar reaplicar...

Té +
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fala gente,

vocês sabem se existe alguma ferramenta específica para tirar/colocar os rolamentos do quadro?

e existe um torque correto para apertar os parafusos? se sim, qual é?

Valeu!


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Então pessoal, tô com o meu quadro todo desmontado aqui, rolamentos novos, todas as peças limpas, mas surgiram algumas dúvidas:

1- é preciso usar um pouco de graxa nos locais de encaixe dos rolamentos ou vai no seco mesmo?

2- procurei a tal graxa nautica e encontrei na cor branca e na cor azul. Qual é a mais indicada?

3- devo utilizar o trava rosca em TODOS os parafusos? (fiquei na dúvida em relação aos parafusos que ficam na junção próximo a roda - são bem finos - e em relação ao parafuso do pivot prox. a cx. de centro.)

4- ah, continuo com dúvida quanto a força que devo aplicar nos parafusos, uma vez que não posso apertar demais.

O quadro é esse aqui:
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goiano07i Ver Drop Down


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Alguém  sabe como dar manutenção nos rolamentos da minha specialized camber eu não consegui retirar a tampa que cobre os rolamentos, eles são selados será que eles precisam de manutenção ?

Tem um barulho meio chato e eu suspeito que são eles.

Se alguém tiver uma informação eu agradeceria muito. 


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duvb Ver Drop Down
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Perfeito o tema, tirei minhas dúvidas, coisa que mtos mecânicos por ai não sabem.
Vlw
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lucasbarbosacontato Ver Drop Down
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manutençao para full eh inevitavel... depois de horas de uso.
normalmente se troca todos os rolamentos
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kinguiorasta Ver Drop Down
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Citar normalmente se troca todos os rolamentos


Cara, acho que vc não leu o tópico...


Editado por kinguiorasta - 29 Jan 2012 as 10:07
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troni130 Ver Drop Down
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Tenho uma duvida que ta mi matando aqui, entao para nao criar outro topico vou usar este mesmo.

Tenho uma specialized demo 8 2009 e os rolamentos dela sao numero 6802-z para eles tava agarrando muito entao coloquei tudo novo, mas nao concigo encaixar os rolamentos, tem que dar pancada? meus rolamentos sao  todo de aço, de jeito que nao tem como eu chegar ate as esferas, como faço para abrir eles?


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bikerninja Ver Drop Down
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Parabéns pelo tópico, um dos melhores que ja vi, vamos postar mais experiências e segredos.
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Henriferri Ver Drop Down
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Minha bike começou a fazer o famoso nhec-nhec, nas trilhas parecia uma escola de samba. Foi quando eu solicitei a ajuda de um grande amigo, Leandro, que entende muito de bike para fazermos uma revisão.

Bike: Specialized StumpJumper Expert FSR
Obs: Ela tem um exagero de rolamentos, são 14 só na balança.
Seguem fotos:

Antes e depois:
http://imageshack.us/photo/my-images/189/1002282k.jpg/

Rolamento Limpo, agora só lubrificar:
http://imageshack.us/photo/my-images/210/1002283j.jpg/

Meia bike:
http://imageshack.us/photo/my-images/507/1002287u.jpg/



http://imageshack.us/photo/my-images/100/1002292w.jpg/
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