Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - SUBIDAS MEDONHAS(COM FOTOS)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


SUBIDAS MEDONHAS(COM FOTOS)

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 05:46
O tal do yuri depois que mandei a mp para ele, solicitando uma foto da rua, simplesmente sumiu! Estou tentando uma foto com uma pessoa que conheço que mora lá em P.G.
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 08:08
opa.
calma edilcimar..
hj q vi a msg privada

qq hora dessas tiro umas fotos dessa rua, e tem mais ruas assim, a q moro inclusive...

eh foda pq vc jah sai de casa tendo q subir a ladeira frio..... dá-lhe joelhos.....
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 08:09
Eu conheço TODAS as subidas de PG!
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 12:36
Essa idéia de querer ficar medindo inclinação de rua em ângulo, pra nós ciclistas, é a mesma coisa de alguém querer usar graus Fahrenheit no lugar de Celsius, ou ainda pior Milhas e Jardas, no lugar de Quilometros e Metros, no Brasil.
Todo mundo sabe calcular, mas ninguém tem noção instantânea dos valores, pq não usa no dia-dia. E em ciclismo, a medida que usamos pra deficir o quanto ingreme ou inclinado é algum trecho, é o percentual de subida pela distância. Ponto final!


Editado por FAB1000 - 24 Set 2008 as 15:37
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 13:25
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Essa idéia de querer ficar medindo inclinação de rua em ângulo, pra nós ciclistas, é a mesma coisa de alguém querer usar graus Fahrenheit no lugar de Celsius, ou ainda pior Milhas e Jardas, no lugar de Quilometros e Metros.
Todo mundo sabe calcular, mas ninguém tem noção instantânea dos valores, pq não usa no dia-dia. E em ciclismo, a medida que usamos pra deficir o quanto ingreme ou inclinado é algum trecho, é o percentual de subida pela distância. Ponto final!


É isso aí!!!!!!!!

"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
Fininho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2003
MACAÉ - RJ
Offline
Mensagens:1699
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fininho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 13:30
cade as fotos galera??????????????????No outro topico tinham tantas 
TENHO TOUR DESDE 1999 EM DVD QUEM QUISER MANDE EMAIL SEMFILHO(a)GMAIL.COM
Voltar ao Topo
thiago_mesmo Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mar 2005
-
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiago_mesmo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 20:22
Em porcentagem é uma medida boa pra medir inclinação, desde q sejam pequenas, depois acima dos 15 começa a ficar bem não linear, mas até 30% da pra imaginar, acima disso é melhor pensar em angulo.Pelo menos eu penso assim!

É bom ver como o pessoal gosta de subida! Eu sempre falo q "de bicicleta o legal é subida, pq se for pedalar so pra aproveitar as descidas compre uma moto"

E cuidado com os joelhos pessoal, e boas subidas a todos!
Voltar ao Topo
Fininho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2003
MACAÉ - RJ
Offline
Mensagens:1699
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fininho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 09:48
mais uma

começo


meio


fim



calculem aí os matemáticos de plantão
TENHO TOUR DESDE 1999 EM DVD QUEM QUISER MANDE EMAIL SEMFILHO(a)GMAIL.COM
Voltar ao Topo
FAB1000 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:13019
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FAB1000 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 12:17
Fininho,
pra calcular o ângulo pela foto, precisa de uma referência.
Tenta tirar a foto com a bike do olutro lado da calçada, assim pelo diâmetro conhecido da roda, dá pra calcular a inclinação.
Taca-le pau nesse obrigado, se eu tiver ajudado. Taca-le pau! Taca-le pau! kkkkk
Voltar ao Topo
Fininho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2003
MACAÉ - RJ
Offline
Mensagens:1699
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fininho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 12:21
o muro da casa eh a referencia ja calcularam assim em outras fotos
TENHO TOUR DESDE 1999 EM DVD QUEM QUISER MANDE EMAIL SEMFILHO(a)GMAIL.COM
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 13:18
tipo isso ( ficou meio tosco, eu sei.....)

"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 13:22

Fininho, traçando uma horizontal alinhada com o muro a casa e usando um tranferidor encontrei que essa tua última rua tem entre 18 e 19 graus, ou seja, entre 32,5% e 34,4% de inclinação. A imprecisão foi porque na foto a ladeira é mais curva do que reta (faz tipo um "calombo" no meio da foto), por isso 32,5% é medindo a inclinação do meio fio do comecinho ao fim o trecho da rua  da foto e 34,4% é medindo só o trecho mais a direita na foto.

Resumindo: sinistro mesmo.

Espero que quem tenha um método melhor de medir e calcular possa corrigir minhas medições se estiverem erradas.

Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 13:33
Trost, ainda não tinha visto a tua mensagem, que bom, pelo menos nossas medidas estão bem próximas.

Editado por joaos - 25 Set 2008 as 13:37
Voltar ao Topo
Fininho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2003
MACAÉ - RJ
Offline
Mensagens:1699
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fininho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 13:39
essa realmente é braba subo de 22x32 tem que sentar na ponta do banco pra não empinar tem outra pior mas essa já é de terra

vamos lá galera postem fotos
TENHO TOUR DESDE 1999 EM DVD QUEM QUISER MANDE EMAIL SEMFILHO(a)GMAIL.COM
Voltar ao Topo
yurininja Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Ago 2004
ponta grossa -
Offline
Mensagens:2035
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 14:57
Originalmente postado por FAB1000 FAB1000 escreveu:

Fininho,
pra calcular o ângulo pela foto, precisa de uma referência.
Tenta tirar a foto com a bike do olutro lado da calçada, assim pelo diâmetro conhecido da roda, dá pra calcular a inclinação.


gostaria de saber como q faz para medir a inclinação pelo diâmetro da roda.....
eu, no momento, nao consigo imaginar um meio de calcular inclinação pelo diâmetro da roda....

hj vim trampar com a máquina fotográfica, mas nao rolou tirar fotos das ruas q vc's pediram, mas acho q nao ganha dessa postada logo acima....
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 08:52
Com certeza o trecho da P. Lux e R. XV que falei tem mais ângulo que esta postada pelo Fininho
Voltar ao Topo
Fininho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2003
MACAÉ - RJ
Offline
Mensagens:1699
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fininho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 09:12
Cara to curioso pra ver essa rua YURI quebra essa e faz um tour na city e tira fotos das pirambas pra gente ver
TENHO TOUR DESDE 1999 EM DVD QUEM QUISER MANDE EMAIL SEMFILHO(a)GMAIL.COM
Voltar ao Topo
trost Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Nov 2005
Ivoti City - RS
Offline
Mensagens:1080
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar trost Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 09:15
Originalmente postado por Edilcimar Edilcimar escreveu:

Com certeza o trecho da P. Lux e R. XV que falei tem mais ângulo que esta postada pelo Fininho


é, mas 45°  nem à pau! hehehe
"The earth? Oh the earth will be gone in a few seconds...I'm going to blow it up. It's obstructing my view of Venus."

        - Marvin the Martian
Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar italotimoteo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 09:57
Se não estiver chovendo eu tiro umas fotos da rua daqui de casa e da rua do lado.
não devem ser tããão inclinadas, mas voltar pra casa no final do treino é um sofrimento! (moro na última casa da rua, que é sem saída).
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 14:59
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 15:06
Alessandro, esta tua do youtube é longa, mas o cara ainda consegue subir, a que me refiro um automóvel não consegue subir em primeira quando está chovendo, simplesmente fica patinando, e quando não está chovendo só sobe em primeira, e se for tração dianteira também fica patinando e não sobe, falo por experiência própria.
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alessandro_sp Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 17:35
Fala Edilcimar! Não duvido nada, quando criei o tópico no forum antigo foi por causa de uma subida em SP que nem é das piores, mas vi carros de tração dianteira patinando pra subir na chuva (Al. Ministro Rocha Azevedo, se não me engano). Tração traseira sobe sem maiores problemas, claro, e os de tração dianteira sempre podem subir de ré ...

Mas essa serra tem um trecho de mais de 40%. Não tenho conhecimento de nada assim...

Outro lugar que tem pirambas de botar medo, MUITO medo, é em Santana do Parnaíba - SP. Fui lá de carro, e subi uma que sinceramente, pensei que o carro ia capotar pra trás! Errei o caminho e preferi continuar errando a virar e descer

Essas mais inclinadas até para TENTAR subir pedalando são complicadas. Imagina levar um rola numa piramba dessas, mesmo que a 5 por hora!!! Só vai parar no sopé, hahahaha...
Voltar ao Topo
m1c4o Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m1c4o Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 22:48
ae,
 
tem outra em sampa que é bem complicada, fui tentar subir de bike 39x23 e não consegui avançar nem 15m ahahhah DeadLOL é a do parque da cantareira fica na divisa entre sampa e mairiporã, a Ministro Rocha, Manuel da Nóbrega eu ainda consigo subir pedalando, mas essa da serra da cantareira..... ehhehehehe e o legal que ela é toda asfaltada, então se tiver alguém de speed corajoso pra tentar ahahaahahah
Floe.



Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta

Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma)
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Out 2008 as 15:03
O problema maior é que o Yuri realmente virou ninja, simplesmente sumiu! Disse que tiraria a foto e na hora H pulou fora, ainda estou no aguardo a pessoa que conheço que mora na referida rua e que ficou de tirar umas fotos da mesma para me enviar!
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2008 as 11:21
A pessoa não soube tirar as fotos direito e ainda por cima não mandou a pior das subidas, mas esta aqui dá para ter uma idéia de como são!
Voltar ao Topo
Fininho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2003
MACAÉ - RJ
Offline
Mensagens:1699
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fininho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Out 2008 as 14:33
realmente se tirasse uma foto de lado veriamos a inclinação da parede mas vamos continuar esperando 
TENHO TOUR DESDE 1999 EM DVD QUEM QUISER MANDE EMAIL SEMFILHO(a)GMAIL.COM
Voltar ao Topo
Fernando Sabella Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 22 Jul 2008
São José do Rio
Offline
Mensagens:774
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fernando Sabella Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2008 as 11:05
Essas fotos são de dois trechos da estrada da serra de Ubatuba, a inclinação é muito grande não deu pra medir não, eu desci a serra e tentamos subir em alguns trechos , bem difícil!



Essa outra aqui é da estrada nova de Campos do Jordão, no acesso para Santo Antônio do Pinhal, subi isso aí de 39x23 pondo os bofes pra fora!



Voltar ao Topo
wisk81 Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Abr 2008
ivaiporã - paraná
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar wisk81 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 07:14

Subida em londrina Pr.

Voltar ao Topo
rengnec Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jul 2006
-
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rengnec Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 19:25
alguém conhece a ladeira no matão aqui da USP?

Sempre achei que ela devia ter uns 8-9% de inclinação, mas usando o google maps (que fala distancia entre pontos e altura de cada ponto), calculei que ela tem apenas 5%

Será que é isso mesmo?

The greater the suffering, the greater the pleasure. That is Nature´s payback to riders for the homage they pay her by suffering.
Voltar ao Topo
italotimoteo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2007
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1233
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar italotimoteo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2008 as 03:48
A ladeira do matao é aquela que fica do lado da praça do oceanógrafo (ou algo assim...)?
Será MESMO que são só 5%?
Voltar ao Topo
rengnec Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jul 2006
-
Offline
Mensagens:103
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rengnec Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2008 as 16:12
essa mesma, que quase me mata todo sábado....mas o que não me mata me deixa mais forte! (na teoria)
The greater the suffering, the greater the pleasure. That is Nature´s payback to riders for the homage they pay her by suffering.
Voltar ao Topo
Marino Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:5191
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marino Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2008 as 16:48
Não precisa de refência para medir a inclinação. Como você vai dividir a distância vertical pela horizontal, dá tudo na mesma. Se uma estiver multiplicada por 10 a outra vai estar também.

Você tem que ter um programa que seja possível medir distâncias (eu usei o Autocad), mas acho que têm uns programas para imagem (Photoshop eu acho) que têm esse recurso. Ou você imprimi a foto e mede na régua.

Essa do paralelepípedo eu fiz a conta e deu 32,8%, muito próximo do que já tinham falando com o desenho do transferidor.
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2008 as 04:48
Originalmente postado por Marino Marino escreveu:

Não precisa de refência para medir a inclinação. Como você vai dividir a distância vertical pela horizontal, dá tudo na mesma. Se uma estiver multiplicada por 10 a outra vai estar também.

Você tem que ter um programa que seja possível medir distâncias (eu usei o Autocad), mas acho que têm uns programas para imagem (Photoshop eu acho) que têm esse recurso. Ou você imprimi a foto e mede na régua.

Essa do paralelepípedo eu fiz a conta e deu 32,8%, muito próximo do que já tinham falando com o desenho do transferidor.

Como você vai saber a distância horizontal sem uma referência que seja horizontal? Se pudéssemos tirar fotografias posicionando a câmera numa horizontal exata, não haveria nenhum problema e eu concordaria contigo, mas não é assim, pois somos humanos, demasiado humanos.

Voltar ao Topo
DonDouglas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2008
Araraquara
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DonDouglas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2008 as 11:09
Muito bacana esse tópico do fórum, as fotos da serra de Ubatuba me deixaram com muita saudade, em 1998 eu subi ela com uma Trek 5000, usando 39X28, mas na época eu competia, treinava todo dia e tinha, claro, o ritmo de competição.
Esse fim de ano vou para Santo Antonio do Pinhal, e quero subir as duas serras para Campos, a antiga e a nova ? Quem já subiu, me fala qual é pior...
Em Poços de Caldas, tem a subida do morro do Cristo, dá 3 km do pé ao top, e pelo google earth, a diferença de altitude é de 1250 (inicial) até 1535 (final). Será q esses dados do google sevem para calcular alguma coisa???
Voltar ao Topo
DonDouglas Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2008
Araraquara
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DonDouglas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2008 as 11:27

Bom, fiz um teste, tudo usando o google earth.

Medi um trecho de 700 m da subida do Cristo (em Poços de Caldas)

Peguei o desnível desse trecho: 84m

Fiz o seguinte cálculo: 700 / 84 = 8,333, e calculei a tangente desse valor: tg 8,333=0,146

Multipliquei essa tangente por 100 (afinal é porcentagem), e cheguei em 14,64%, que acredito eu, seria a inclinação MÉDIA do trecho (até dá uma tese de doutorado....LOL)...

Aos aficcionados por subida como eu, me digam se isso q fiz tem algum fundamento ou se tá tudo errado....
Bem, 14%...até me pareceu coerente, usei 39X24 p/ subir...e pelo q me lembro esse era o trecho mais difícil
Valeu, abraço a todos
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2008 as 16:29
Passeio que fiz em maio/08 ao topo da Serra de Itaqueri. Quase uma hora empurrando bike serra acima! Dá para ver o ângulo na foto. Não sei a inclinação, mas pedalar foi impossível!



Abs.

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2008 as 18:54
Originalmente postado por DonDouglas DonDouglas escreveu:

Bom, fiz um teste, tudo usando o google earth.

Medi um trecho de 700 m da subida do Cristo (em Poços de Caldas)

Peguei o desnível desse trecho: 84m

Fiz o seguinte cálculo: 700 / 84 = 8,333, e calculei a tangente desse valor: tg 8,333=0,146

Multipliquei essa tangente por 100 (afinal é porcentagem), e cheguei em 14,64%, que acredito eu, seria a inclinação MÉDIA do trecho (até dá uma tese de doutorado....LOL)...

Aos aficcionados por subida como eu, me digam se isso q fiz tem algum fundamento ou se tá tudo errado....
Bem, 14%...até me pareceu coerente, usei 39X24 p/ subir...e pelo q me lembro esse era o trecho mais difícil
Valeu, abraço a todos

DonDouglas, na verdade, o cálculo é muito mais fácil (e essa é uma enorme vantagem da medição em porcentagem sobre a medição em ângulo). A tangente é obtida diretamente, dividindo o cateto oposto pelo adjacente. Depois, basta multiplicar por 100 e terás o valor em porcentagem. Assim, a fórmula é:

%=(cateto oposto/cateto adjacente)*100

ou

%=(desnível/distância horizontal percorrida)*100

Ou seja, muito mais simples do que calcular o ângulo.

Agora, eu não sei se as distâncias medidas no Google Earth são a hipotenusa ou o cateto adjacente. Se for a hipotenusa, basta usar o teorema de pitágoras para achar o cateto adjacente e usar a fórmula que eu disse acima para achar o porcentagem.

Assim, calculando a tua ladeira de 700m de distância e 84m de desnível, se o 700m for o cateto adjacente, temos:

(84/700)*100 = 12%

e se o 700m for a hipotenusa, primeiro tem que calcular o cateto adjacente com o teorema de pitágoras:

b=sqr(h^2-b^2) = 

= sqr(700^2 - 84^2) =   694,94m

e depois, enfim,  a porcentagem:

(84/694,94)*100 = 12,087%



Editado por joaos - 26 Out 2008 as 13:58
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2008 as 11:49

Na prática acho que sempre se tem a Hipo e não Cat.Adj, que fica oculto.

Mas a Hipo não deveria ser sempre maior que o Cat. Adj, proporcionalmente à elevação, até pelo visual do gráfico??
Na matemática ái ficou menor, mas não entendo nada de física.
So queria entender e compreender.
E transformando em grau º daria 5,4º.
É isso??
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2008 as 11:52
Na prática acho que nmunca se sabe o Cat. Adj, que fica oculto, mas sim a Hipo.
Mas a Hipo não deveria ser maior que  o Adj, proporcionalmente à elevação, até pelo visual do gráfico?
Na matemática ai deu menor. Mas não entendo nada de fiisica, só queria entender
Transformando em graus dá 5,4º. É isso?
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Out 2008 as 12:00
Originalmente postado por Match Match escreveu:

Na prática acho que sempre se tem a Hipo e não Cat.Adj, que fica oculto.

Mas a Hipo não deveria ser sempre maior que o Cat. Adj, proporcionalmente à elevação, até pelo visual do gráfico??
Na matemática ái ficou menor, mas não entendo nada de física.
So queria entender e compreender.
E transformando em grau º daria 5,4º.
É isso??

Match, no último cálculo do exemplo, a hipotenusa é o 700 metros e o cateto adjacente foi calculado ser 694,94 metros. Então, no cálculo,  a hipotenusa é maior do que o cateto adjacente, que foi calculado a partir da hipotenusa, conforme esperado. Não está claro lá?

Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X