Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fórum Estrada / Speed / Triathlon / Duathlon > Estrada - Speed / Track / Ciclocross
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - SUBIDAS MEDONHAS(COM FOTOS)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


SUBIDAS MEDONHAS(COM FOTOS)

 Responder Página  <1234>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2008 as 14:45

Originalmente postado por Edilcimar Edilcimar escreveu:

Já vi pior que esta do Joaos, pede para alguém de Ponta Grossa colocar uma foto da R. Padre Lux, entre a R. Visconde de Nacar e a Paula Xavier!

Só acredito vendo, meu caro.

Por sinal, alguém sabe a inclinação média da subida do Rio pra Petrópolis? Sei que não é muito, mas é que eu queria saber antes de tentar subi-la com minha bike de pinhão fixo que só dá pra subir sentado no selim até 12% de inclinação.

Voltar ao Topo
Fininho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Nov 2003
MACAÉ - RJ
Offline
Mensagens:1699
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fininho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2008 as 14:54
vc sobe com os pés nas costas de média deve ter uns 7 veja no tópico sobre a copa vo2 que tem um gráfico abraços
TENHO TOUR DESDE 1999 EM DVD QUEM QUISER MANDE EMAIL SEMFILHO(a)GMAIL.COM
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Set 2008 as 14:59
Valeu, Fininho!
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2008 as 05:11
Joaos, carro com tração dianteira não sobe a rua, e quando chove nem o de tração traseira consegue subir, é só podir foto para alguém de Ponta Grossa!
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Set 2008 as 06:02
Então, por favor, alguém de Ponta Grossa, envia pelo menos fotos da rua de lado para agente medir e comprovar a inclinação. Se for maior do que 31% já está na categoria das "the steepest streets in the world" do link que eu tinha postado antes. Vamos ver se aqui no Brasil tem rua com inclinação pelo menos maior que 35%, que aí já fica em segundo lugar das mais inclinadas do mundo. A mais inclinada do mundo é 37%.
Voltar ao Topo
thiago_mesmo Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mar 2005
-
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiago_mesmo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 09:09
Em ponta grossa tem subidas realemnte medonhas, acho que se for pra ter inclinação na faixa dos 30% deve ser la. Quem sabe n mereça umas competiçoes engraçadas como a na Fargo

http://www.youtube.com/watch?v=kSMr1oBg6Us&feature=related
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 09:18
Eu creio que a rua que falei deve dar uns 45°, mas existem outras mais ou menos no mesmo estilo, por exemplo a última quadra da Rua XV
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 11:14
Aquelas ladeiras que tem na 25 de Março em SP qual o grau?
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 11:22

Caramba! 45 graus é 100% de inclinação. Dead

Cara, alguém tem que tirar fotos para mostrar pro mundo que aqui nós temos essa parede, ou melhor, isso já é categoria "teto". E isso não seria um recordezinho que pode ser quebrado em alguns poucos anos.  Será um Record Mundial que pode durar milhões de anos até que erupções de magma e movimentos tectônicos reconfigurarem a crosta terrestre e outros organismos vivos capazes de construir ruas (humanos ou não) as façam nessa nova superfície.Confused

Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 11:36
Infelizmente não conheço ninguém de PG que ande de bicicleta, as pessoas que conheço não andam. Enviei uma MP para o yurininja mas ele não respondeu. Se conhecer alguém que more lá, mande uma MP
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Landim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2008 as 12:18
Originalmente postado por joaos joaos escreveu:

Caramba! 45 graus é 100% de inclinação. Dead

Cara, alguém tem que tirar fotos para mostrar pro mundo que aqui nós temos essa parede, ou melhor, isso já é categoria "teto". E isso não seria um recordezinho que pode ser quebrado em alguns poucos anos.  Será um Record Mundial que pode durar milhões de anos até que erupções de magma e movimentos tectônicos reconfigurarem a crosta terrestre e outros organismos vivos capazes de construir ruas (humanos ou não) as façam nessa nova superfície.Confused



Será um recorde digno de nós Brasileiros mesmo, uma rua pavimentada que nada é capaz de subir por ela...
Voltar ao Topo
michalski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2008
Gravataí - RS
Offline
Mensagens:255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar michalski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Set 2008 as 18:48
Lembrando o pessoal de Porto Alegre que a famosa Lucas de Oliveira é punk e Felix da Cunha é forte tb.
Se alguém tiver foto dela seria legal colocar aqui.
Michalski
Voltar ao Topo
Leco22 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Out 2004
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:1465
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leco22 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Set 2008 as 18:41
Originalmente postado por joaos joaos escreveu:

Caramba! 45 graus é 100% de inclinação. Dead

Cara, alguém tem que tirar fotos para mostrar pro mundo que aqui nós temos essa parede, ou melhor, isso já é categoria "teto". E isso não seria um recordezinho que pode ser quebrado em alguns poucos anos.  Será um Record Mundial que pode durar milhões de anos até que erupções de magma e movimentos tectônicos reconfigurarem a crosta terrestre e outros organismos vivos capazes de construir ruas (humanos ou não) as façam nessa nova superfície.Confused

João, moro no cachambi, conheço bem esta ladeira...
Seguinte, acho que tem duas piores, uma no engenho de dentro é o final da Paulo Silva Araujo, ao lado do PAN. Outra no méier, o nome é Via Coqueiro, nem sabia, acabei de ver no apontador. Vou ver se posto fotos.
Nessa do engenho de dentro eu tentei subir de opala uma vez com chuva, cheguei na metade..., o carro destracionou e começou a descer! Travei as quatro rodas e fui parar lá em baixo, sorte que não vinha ninguém pela principal!
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2008 as 05:39
Leco22, essa do Engenho de Dentro eu conheço. É sinistra mesmo. Temos que tirar fotos dela também. Agora, essa via Coqueiro não sei onde fica.
Voltar ao Topo
thiago_mesmo Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mar 2005
-
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiago_mesmo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2008 as 16:01
Bem que podiamos fazer um registro , um banco de dados de todas estas subidas e colocar disponivel num site ou algo assim.
Um medição bem precisa com gps pra deixar os numeros de desnivel e inclinação bem confiaveis tbm seriam interessantes.
Voltar ao Topo
m1c4o Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m1c4o Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Set 2008 as 21:21
Originalmente postado por thiago_mesmo thiago_mesmo escreveu:

Bem que podiamos fazer um registro , um banco de dados de todas estas subidas e colocar disponivel num site ou algo assim.
Um medição bem precisa com gps pra deixar os numeros de desnivel e inclinação bem confiaveis tbm seriam interessantes.
 
ae thiago_mesmo,
 
medição com gps não é tão precisa, acho que é mais fácil você pegar um medidor de ângulo e um pedaço de madeira de 1m aprox. e fazer a medição a mão, a madeira serve mais pra evitar que a rugosidade do piso crie um erro medição e o comprimento você pode medir com a bike mesmo, que senão me engano o gps pra uso civil tem uma margem de erro de aprox. 10m, e em uma subida curta 10m pode criar muita distorção muito grande, lembrando que esses 10m de erro é nos 3 eixos, assim pode haver erros na medição da altimetria também
Floe.



Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta

Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma)
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2008 as 02:50

Na minha opinião, até agora, o método mais confiável pra comunidade ciclo-científica do forum, é o método da foto da rua de lado.

GPS, como o camarada acima disse, tem certa imprecisão, mas é útil para saber a média de subidas longas. E o método de levar uma espécie de transferidor e medir o ângulo diretamente é muito bom para comprovações pessoais, mas para a comunidade tem pouco valor como comprovação.

Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2008 as 06:22
Ou então você pode comprar um teodolito e carregá-lo com a bicicleta para medir as ruas, garanto que não existe nada mais preciso!
Voltar ao Topo
thiago_mesmo Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Mar 2005
-
Offline
Mensagens:186
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiago_mesmo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2008 as 19:53
De qualquer forma, independente de como medir, seria legal cataloga-las!
Voltar ao Topo
m1c4o Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m1c4o Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Set 2008 as 20:51
Originalmente postado por Edilcimar Edilcimar escreveu:

Ou então você pode comprar um teodolito e carregá-lo com a bicicleta para medir as ruas, garanto que não existe nada mais preciso!
 
ae edilcimar,
 
eu ia sugerir isso, mas pensei em algo mais simples de se conseguir ehehehehe
 
ae joaos,
 
o que eu falei não é transferidor, não, é medidor de ângulo mesmo, olha a fotinho abaixo hehehe
 


Editado por m1c4o - 21 Set 2008 as 21:05
Floe.



Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta

Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma)
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 04:20

M1c4o, esse tranferidor superdesenvolvido parace ser bem legal. Pena que parece que mede só em ângulo.

Já ouviu falar de inclinômetro de bicicleta? Também existe. Ó aqui:

Só que não é capaz de medir as ruas mais inclinadas do mundo.

Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 05:47
O problema do produto do M1c4o é que é muito impreciso para medição de ruas, já o produto do joaos é muito prático porém não tem ângulo suficiente para a medição de ruas muito inclinadas(aliás gostei dele, poderia informar onde comprou?), já este aqui dá uma precisão surpreendente http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79543283-_JM
Voltar ao Topo
michalski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2008
Gravataí - RS
Offline
Mensagens:255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar michalski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 06:11

Acho que o do joaos da pra injambrar. Quando a bolinha está entre os "zeros" é porque está no plano certo? Então se a rua for muito inclinada daria pra inclinar o aparelho mais pra frente deixando a bolinha nos números de baixo(teoricamente os números negativos).

Então, se a subida for mais ingrime que os 20% do limite do inclinômetro basta somar com o número que ficou negativo. Ex.: você inclina o inclinômetro para frente e ele fica no 20%. Na subida a bolinha vai para a parte da frente do inclinômetro e marca entre 10 e 20%. Então essa subida tem entre 30 e 40%.
 
Bah, quase me compliquei... hahahaha... deu pra entender gurizada?
Michalski
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 06:41

Edilcilmar, eu não tenho inclinômetro não. Eu só pesquisei no google e vi que existe. Escreve lá inclinometer  e bicycle que aparece um monte de coisa.

Michalski, reconheço não entendi nada. É demais pra minha pobre cabecinha.

Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 06:46
Deixa ver se entendi: vc vai pruma subida com o inclinômetro calibrado certo (0% marca 0%) e quando a subida começa a inclinar mais e chega no 20%, você vira o aparelho para que os 20% fique na marcação do 0% e aí dá pra medir até o 40% apenas somando com 20 o número que for marcado com a bolinha. É, faz sentido.
Voltar ao Topo
michalski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2008
Gravataí - RS
Offline
Mensagens:255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar michalski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 08:30
joaos, isso mesmoooo.
É como usar uma régua. Quando chegar no limite da régua normalmente marcamos o local e colocamos a régua mais a frente.
Michalski
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 09:26

Joaos o único inclinômetro que achei para bicicleta, inclusive é igual a este da foto foi aqui http://www.biketiresdirect.com/pstsmi/sky_mounti_inclinometer/pp.htm mas o problema é que o ângulo é limitado, os outros que achei foram para jeep, aí é um caixotão. E o que é pior, a medida não é em ângulo é em percentual!



Editado por Edilcimar - 22 Set 2008 as 09:38
Voltar ao Topo
Match Ver Drop Down


Cadastrado em: 15 Nov 2006
Interior de SP
Offline
Mensagens:3410
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Match Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 12:06

Esse Inclinômetro do Jaos funciona, pelo visto, exatamente como o Nível (nao sei o nome oficial) usado por pedreiros, etc. Uma bolinha na água apontando no centro qdo está no nível. Só deve divergir, talvez, qdo à marcação, não sei se é grau ou não. Esse do último link citado até nçao é caro.

Nao tem no Brasil??

Voltar ao Topo
michalski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2008
Gravataí - RS
Offline
Mensagens:255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar michalski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 12:28
Match,
Este aparelho dos pedreiros é o Nível mesmo.
Os mais comuns não vem com medidas pois servem apenas para nivelar mesas, paredes etc.
joaos, os níveis de jipeiros e esse de bike são em porcentagem justamente por não serem precisos. Os eletrônicos, chamados Nível de Precisão(exemplo), esse sim dão as medidas necessárias e precisas, mas são um trambolho.
Michalski
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 15:42

Em porcetagem acho mais prático pra quem anda de bike. 

Deve ser muito fácil gambiarrar esse inclinômetro líquido com bolinha de ar. É só usar uma mangueira de aquário com água, fechar uma ponta com a outra formando um círculo, botar uma escala escrita em paralelo marcando as porcentagens e pronto. Qto maior o raio da mangueira circular, maior a precisão.

Outra idéia é usar um prumo, um transferidor  e uma pequena mesinha (tipo aquelas de casa de boneca). O prumo cai pendurado do centro do transferidor e ajusta a vertical/horizontal e os pés da mesinha se ajustam à inclinação do terreno, aí basta girar o transferidor e deixar a marcação de 180º na linha do prumo. E então é só ver o que a mesinha  marca no transferidor, eis aí o ângulo de inclinação.

Voltar ao Topo
michalski Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Mar 2008
Gravataí - RS
Offline
Mensagens:255
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar michalski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 16:16
a idéia da mangueira ficaria melhor e mais discreta... hehehehe
Michalski
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 04:41
Um prumo fica ruim porque fica balançando enquanto você se movimenta, a bolha de água é melhor, e é só trocar a escala de percentual para ângulo, basta utilizar um transferidor para fazer a marcação
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 13:50
Edilcilmar, você prefere medir em ângulo?
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 13:52
Sim, acho que ângulo é bem melhor pois você sabe exatamente o que é. Quem não sabe o que é 30°, ou 45°? Agora pergunto quem sabe o que é 30% de subida sem fazer conta?
Voltar ao Topo
vigusmao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vigusmao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 14:14
Originalmente postado por Edilcimar Edilcimar escreveu:

Sim, acho que ângulo é bem melhor pois você sabe exatamente o que é. Quem não sabe o que é 30°, ou 45°? Agora pergunto quem sabe o que é 30% de subida sem fazer conta?


Isso é relativo demais. Se você me falar que uma subida tem 8% de média e 13% de inclinação máxima, eu posso fazer uma idéia muito boa do que me espera. Agora, se você me falasse que a mesma subida tinha "x" graus de média e "y" graus de máxima (onde x=arctg(0,08) e y=arctg(0,13), ambos em graus), eu boiaria completamente.

Ok, admito que não sei o que são 30% de subida sem fazer conta :-) , mas entre 0% e algo em torno de 25% sei bem, e sem conta. Os percentuais fazem parte do dia-a-dia de quem pedala, falamos deles a toda hora. Com experiência, você pode dizer, com um erro muito pequeno, algo do tipo "pô, isso aqui deve estar beirando uns 15%". Agora, dizer o ângulo, em graus, é mais difícil (porque não estamos acostumados, apenas por isso).


Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 14:51

Eu tb acho muito mais prático porcentagem. 12% é percorrer 100 metros de bike e subir 12 metros de desnível  (ou 100cm e subir 12cm). 100% é pedalar 100 metros e subir 100 metros de desnível. 30% é andar 100 metros e subir 30 metros de desnível.

A porcentagem é a proporção entre a distância e o desnível. Acho uma medida muito mais lógica do que ângulo (por exemplo, de onde que tiraram que uma vertical é 180º? Por que uma volta completa é 360º? Me parece uma coisa muito arbitrária o número dos ângulos).

Voltar ao Topo
vigusmao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jul 2004
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:1333
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vigusmao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 18:00
Bem... na verdade, 100% de inclinação é pedalar 141,42135624 metros e subir 100 metros. :-)

Bom, deixa pra lá... isso já deu tanta discussão. (Pros interessados que ainda não ouviram falar: a porcentagem é a tangente do ângulo formado entre o plano inclinado e a horizontal, e não o seno, como muitos pensam -- e como eu também pensei por muito tempo.)
Voltar ao Topo
m1c4o Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Jun 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3784
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m1c4o Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 20:07
ae,
 
esse inclinômetro me parece uma furada ehhehe, quem consegue pedalar numa subida sem balançar a bike? aí a bolha vai balançar pra todo lado e a precisão vai embora heheeh Tongue
 
porcentagem ou grau, pra mim não interessa, eu vou no olhômetro, vejo a subida e digo "ui" pra subida leve, "uuii" pra uma média e "uuuiii" nessa eu mudo de direção e desisto de subir ahahhahhahha
Floe.



Caloi Strada 2005 (modelo 2004) Preta

Caloi 10 Sprint anos 80 Camuflado (em reforma)
Voltar ao Topo
Edilcimar Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Mai 2008
Vitória
Offline
Mensagens:1730
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Edilcimar Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 03:59
Se este percentual que vocês falam fosse algo baseado na físca aí ficaria fácil, pois 100% de subida significaria que eu estaria subindo em uma parede, pois todo o deslocamento serial veltical, e 50% seria metade do deslocamento no cateto horizontal e metade do deslocamento no cateto vertical, ou seja metade para cada direção, mas como não é prefiro o ângulo mesmo, uma vez que com ele estou mais familiarizado.
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 05:41

Originalmente postado por vigusmao vigusmao escreveu:

Bem... na verdade, 100% de inclinação é pedalar 141,42135624 metros e subir 100 metros. :-)

Bom, deixa pra lá... isso já deu tanta discussão. (Pros interessados que ainda não ouviram falar: a porcentagem é a tangente do ângulo formado entre o plano inclinado e a horizontal, e não o seno, como muitos pensam -- e como eu também pensei por muito tempo.)

Simples teorema de pitágoras. Que bom que vc tenha esclarecido isto. Então a porcentagem leva em consideração o cateto oposto e o cateto adjacente. E a distância pedalada é a hipotenusa. Beleza! Moleza de calcular.

Originalmente postado por Edilcimar Edilcimar escreveu:

Se este percentual que vocês falam fosse algo baseado na físca aí ficaria fácil, pois 100% de subida significaria que eu estaria subindo em uma parede, pois todo o deslocamento serial veltical, e 50% seria metade do deslocamento no cateto horizontal e metade do deslocamento no cateto vertical, ou seja metade para cada direção, mas como não é prefiro o ângulo mesmo, uma vez que com ele estou mais familiarizado.

Ai meu Deus, as duas são baseadas na física. Realmente não vale a pena essa discussão. Apenas acho que em porcentagem é mais lógico, mais fácil de ter uma idéia, por exemplo, na figura abaixo, se a porcentagem for 30%, é só imaginar um cateto adjacente de 100metros e um cateto oposto de 30 metros.

Já se alguém falar o ângulo em graus, a maioria das pessoas (inclusive eu) só consegue ter uma idéia se for próximo 45º, 90º ou 180º (ângulos que não existem nas ruas). Se alguém fala 5 graus, por exemplo, quase ninguém consegue figurar na cabeça o que é esse ângulo,  a não ser que é um ângulo muito pequenininho no tranferidor, e imagina que a inclinação é mínima e fácil de subir de bike.  Agora, em porcentagem, 5 graus seria 8,7 porcento (que na verdade já é brabo pra caramba de subir de bike) e me parece muito mais fácil imaginar um cateto adjacente de 100m e um cateto oposto de 8,7m e a hipotenusa ligando as duas pontas.

Mas essa discussão é boba, cada um tem suas preferências.

Mas voltando ao tópico, quero ver a foto da tua ladeira de 45º (100%!). Até agora ninguém mandou foto de ladeira pior que aquela de 30,6% que postei aqui. Quero ver. Vamos lá, pessoal!

Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X