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O mito do freio dianteiro |
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notivago
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Postado: 14 Jan 2010 as 22:15 |
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Isso mesmo, mais uma polêmica. Se você quer confiar cegamente no freio da frente e não quer pensar no assunto, fique à vontade para pular o texto abaixo e ir direto para a parte de me escrever impropérios.
Para garantir que não haja muita confusão, vamos tirar isso da frente. Não há a menor dúvida de que o freio da frente prove a maior força de frenagem. Existe bastante informação a respeito da força máxima de frenagem para ambos os freios na net, a começar é claro por artigos na wikipédia. Resumindo o freio da frente tem uma força de frenagem aproximadamente 5 vezes maior do que do freio traseiro(0.5g ou mais dependendo da técnica de frenagem contra 0.1g). Dado isso, é fácil de concluir que o freio da frente é fundamental numa parada de emergência e o ciclista deve conhecer sua mecânica intimamente para saber usar este freio de forma mais segura para conseguir executar uma parada rápida sem se arremssar por cima da bicicleta. Logo, é importante praticar paradas rápidas em ambiente controlado para que se ganhe esta intimidade com o freio da frente. No entanto, ciclistas experiêntes gostam de divulgar a informação de que o freio da frente é o freio mais importante e deve ser o mais usado. Mesmo o Sheldon Brown em seu excelente artigo a respeito de técnicas de frenagem e direção é categórico em fazer essa afirmação. Eu creio que essa afirmação seja uma afirmação danosa e que oferece perigo para o ciclista iniciante e mesmo para os mais experiêntes. Por mais que se queira descartar o perigo de uma fenagem com o freio da frente como sendo apenas um erro crasso de iniciantes, por aplicar força excessiva no freio e por não deslocar seu peso para trás na frenagem e que não deixa de ser importante do ponto de vista da segurança, a frenagem com o freio da frente tem um perigo inerente da perda momentânea ou prolongada de atrito do pneu com o chão que pode causar graves acidentes. A perda prolongada do atrito com o chão, seja por substância viscosa na pista, por poeira, cascalho ou qualquer outro motivo resulta na derrapagem da roda da frente e fatalmente na queda, com exceção de casos de ciclistas de muita habilidade. Em um cenário semelhante onde o obstáculo de baixo atrito seja breve apenas o suficiente para que se permita o travamente da roda com porterior aumento de atrito com o solo causa um súbito aumento na força da frenagem que pode causar o capotamento do ciclista. Veja que neste caso, frear ao passar por uma depressão pode causar o travamento da roda devido a diminuição da força nomal. Para esses casos o próprio Sheldon Brown recomenda que não se use o freio da frente para evitar acidentes, no entanto ele oferece que estes seriam apenas 5% dos casos. Essa noção é perigosa, por que mesmo para os ciclistas de estrada é difícil de garantir que um trecho tenha ou não óleo e outras substâncias na pista e que seja completamente livre de irregularidades, o cenário se afasta ainda mais dos 5% para os praticantes de mtb que tem que lidar continuamente com as mais variadas substâncias que a natureza pode oferecer como musgo na superficie de pedras, cascalho, pó, etc e com um terreno que geralmente não é regular. Dessa forma, usar o freio da frente para controle de velocidade corriqueiro é convidar acidentes desnecessários. O freio da frente só deveria ser usado em situações de emergência em que é necessário uma parada abrupta, em casos de descidas fortes em que o freio traseiro não está sendo suficiente ou em descidas longas alternando-se com o freio traseiro para evitar explosão da câmara ou fading do fluido de freio, em qualquer um dos casos com muita atenção para a natureza do terreno. Finalmente, rotular este ou aquele freio como o "mais importante" engana os ciclistas e coloca eles em risco desnecessário. |
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lgalicki
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É por isso que sou adepto do bom e velho chinelão havaina no pneu traseiro.
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O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
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Rica Freitas
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Cadastrado em: 10 Jan 2006 Cotia - SP Offline Mensagens:3355 |
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Esse é o Notivago!
Vou resumir minha opiniao de forma bem "xula": Os 2 freios sao igualmente importantes, mas os dois juntos exponenciam ao quadrado a importancia, seguranca e eficiencia da frenagem! |
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Meu strava:
http://www.strava.com/athletes/ricafreitas Visite meu blog: http://blogdoricafreitas.blogspot.com |
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pedarilhos
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Cadastrado em: 22 Set 2009 Florianopolis SC Offline Mensagens:285 |
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Interessante. Valeu!
Nunca tive problemas graves com o freio da frente. Uma vez ao passar por um lugar com muitas pedras soltas no asfalto, o pneu da frente deslizou por cerca de um metro, então eu bati a perna direita no chão (ela ficou doendo 1 dia todo por causa disso), acredito ter deslizado por ter usado o freio da frente mesmo. |
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André Santos
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O ideal, julgando a minha experiência com o primeiro tombo depois de seis anos, acredito que seja usar o de trás pra reduzir, e o da frente pra estabilizar, ou parar ser for o caso (o que infelizmente não pude fazer senão não teria levado o tompo mas, a roda de trás teria passado em cima da máquina fotográfica da minha mãe então a solução foi reduzir o que dava pra não doer tanto). Editado por André Santos - 16 Jan 2010 as 00:13 |
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Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas. |
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Jassa
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Notivago.
Vc já pensou em um dia subir numa bike e tentar pedalar ?
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Cebo
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Cadastrado em: 25 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:7206 |
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Já passei por diversas situaçoes de travamento da roda da frente. Tem que tomar cuidado mesmo e aliviar a força no manete bem rápido. Se não é chão na certa. Para o uso diário, eu geralmente uso os dois freios, até por uma questão de economia de sapatas.
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Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html |
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Alessandro_sp
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Cadastrado em: 20 Out 2005 Itu - SP Offline Mensagens:9326 |
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André, cavalo de pau é muito mais fácil de controlar do que uma escapada da roda dianteira... Tanto que é feito também por diversão, ao passo que não vejo ninguém fazendo cavalo de pau com a roda da frente pra fazer graça
Voltando ao que o Notivago defende, acredito sim que se deva usar o freio dianteiro de forma corriqueira, justamente para adquirir a necessária sensibilidade. A prática leva à perfeição, apesar de infelizmente veículos de duas rodas serem algo impiedosos quanto a imperícia de condutor. Se ele deve ser o mais usado, já não posso afirmar, mas com certeza deve ser usado o suficiente para que se tenha bom controle do mesmo. |
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Mauro Brisola
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Cadastrado em: 05 Nov 2007 Curitiba - PR Offline Mensagens:3946 |
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ABS para bikes já!!!
Também seria interessante o sistema que algumas motos usam de acionamento simultâneo do freio das duas rodas com uma única alavanca. Combinado com ABS então seria perfeito. Mas aquela travadinha pânica com a dianteira e a consequente quase capotagem é garantia de muita emoção.
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JOAO_XC
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Cadastrado em: 17 Jul 2009 Sto A de Posse Offline Mensagens:2473 |
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Sempre usei os freios dianteiros MUITO MAIS que os traseiros, em entradas de curvas de velocidade, eu uso o dianteiro, em singles muito íngremes eu uso o traseiro, Não sou profissional nem nada, mais o dianteiro pra mim é indispensável ao contrário do traseiro...
E em caso de emergência eu grudo a mão nos dois!
A minha média é 2 trocas de pastilhas dianteiras pra uma traseira... |
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Hauss
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Restrito Cadastrado em: 15 Out 2009 Curitiba Offline Mensagens:658 |
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Na verdade acredito que ambos os freios são importantes.
E, na escolha de um dos dois, eu ficaria com o traseiro. Porém isto não o torna mais importante que o dianteiro se considerarmos o conjunto. O freio dianteiro em vários casos, principalmente quando há modulação faltando e potencia em excesso é mesmo uma armadilha. A questão é que o freio dianteiro tem grande peso na performance. E para o aumento da performance, em casos que exijam isso logo é necessario melhorar a técnica com o freio dianteiro. A questão é que, quando se tem dominio da modulação do seu freio, o freio dianteiro é mais eficaz em diminuir a velocidade de forma mais agil, e com a técnica, estavel. Pelo menos é o que eu acho. Em questões de travar, sou bem mais travar a roda traseira. Pode não parar na hora, mas poupa-se os dentes e em alguns casos, a habilidade de procriar. |
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André Santos
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Caramba!
Esse cara é mestre na arte do uso do freio dianteiro. Devia estar andando de fixa.
A minha média é justamente o contrário.
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notivago
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Não. Eu geralmente tenho que me convencer de não subir na bike quando não é prudente fazê-lo, vide ontem e hoje que eu estou com a perna machucada por ter ido jogar basquete( =P ) e não estou conseguido ir trabalhar de bike. |
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notivago
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Por isso que eu sugeri a prática do uso do freio da frente em um ambiente controlado. Ainda mais se o ciclista vai usar a bike no trânsito, seria imprudente adiquirir a técnica nele. |
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notivago
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Pois é, a minha média está em 3 traseiros para 1 dianteiro. |
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LuisD
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Notivago, nem li o artigo ainda (vou ler), mas te admiro pela capacidade de levantar polêmicas de difícil defesa. Afinal, o que seria do mundo se todos fossem cordeiros no rebanho.
Isto posto, nada garante que vou concordar com a sua opinião. |
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César Ribeiro
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os dois rotores de 160mm eu sinto que o freio traseiro é muito mais forte que o freio Dianteiro.
No freio traseiro basta um dedo para travar a roda, sem fazer muita força, ao contrário, o freio dianteiro tem que forçar com dois dedos e fazer uma baita força. Melhor freio traseiro que usei foi com rotor 140mm, eu sabia exatamente o momento que a roda ia travar, é muito progressivo, mas acaba com as pastilhas de freio muito rapidamente! Estou em dúvida entre voltar a usar rotor 180mm na roda dianteira (sinto que esse rotor faz a suspensão afundar demais nas frenagens) ou comprar um rotor melhor, tipo um AVID G3. Editado por César Ribeiro - 15 Jan 2010 as 00:43 |
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JOAO_XC
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Cadastrado em: 17 Jul 2009 Sto A de Posse Offline Mensagens:2473 |
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Que nada André quando eu era molecão, adorava dar RL's de bike no VBrake na raça mesmo... Levei vários rolas, dai veio o aperfeiçoamento, quando comecei a andar tudo mundo falava do freio traseiro, mais eu já era acostumado com os freio dianteiro... Só em singles ele não deu muito certo, mais aperfeiçoei a técnica também! Só se a pirambeira for muito íngreme eu uso ele! E também pra revezar em descidas longas pra não explodir o sistema hidráulico dos freios e não colar os pistões nos discos!
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JOAO_XC
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Cadastrado em: 17 Jul 2009 Sto A de Posse Offline Mensagens:2473 |
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César testa os Hayes 9 antigos, primeiro freio hidraulico que eu andei, eu besta adoro freio dianteiro apenas fui ejetado de cima da bike!
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T.C.
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Eu quando tinha uns 12 anos, tinha um vizinho uns 2 ou 3 anos mais velho que usava uma BMX sem freios, e moravamos numa ladeira. Agora o pior, o cara pedalava descalço e usava a sola do pé para frear. |
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O texto acima contém uma verdade absoluta.
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André Santos
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Cadastrado em: 01 Mai 2008 Offline Mensagens:3741 |
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Sinistro! Editado por André Santos - 15 Jan 2010 as 00:12 |
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Compro quadro Cannondale
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Franciscok
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Cadastrado em: 21 Jan 2008 Curitiba - Para Offline Mensagens:3004 |
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O meu é um pouco mais de 1 pra um.
Dianteiro gasta mais. Achei o texto uma bobagem. Passi 1 semana sem freio traseiro porque não achei pastilha pra trocar, e só senti falta em curvas de alta em que errava a entrada e descidas muiiito tecnicas. Fora isso me virei bem só com o dianteiro. O problema é que esquentava demais o freio, meu rotor mudava de cor. Tem gente precisando pedalar mais mesmo, concordo com o Jassa. Freio dianteiro é TUDO, o traseiro faz umas correções de trajetória e ajuda a reduzir em curvas, fora isso não precisa. Aahhh, e eu pedalo. Fiz 115km hoje sendo 85 na terra, e em trechos com agua acima do joelho porque os rios da região subiram demais.
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Royo
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Cadastrado em: 27 Jan 2004 SJCampos Offline Mensagens:6736 |
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como sempre.. criando polemicas..
mas existem 02 coisas a serem analisadas aqui.. eficiência de frenagem , leis da fisica e etc.. nem vou entrar em detalhes.. mas no final o freio da frente é responsável pela maior parte da frenagem sim.. tanto de bikes, qto de motos qto de carros... devido principalmente a transferência de peso pra dianteira do veiculo.. tanto q nenhuma moto ou carro tem freios iguais na frente e atras... os mais potentes são sempre na frente.. e algumas bikes tb usam esse sistema.. a minha veio com disco de 185mm na frente e 160mm atrás. outro fator a ser considerado é a habilidade do ciclista... se o cara tem ou não habilidade e experiencia pra saber usar o freio da forma mais eficiente é outra história... mas isso não vai mudar o fato de que a melhor e mais eficiente frenagem é feita aplicando um percientual maior na frente do que atras.. e como ja foi dito.. se o ciclista não treinar o uso do freio dianteiro no dia a dia.. qdo ocorrer uma situação de emergencia ele não vai ter sensibilidade pra usar da forma correta e o acidente é mais q certo mesmo. mas sempre q alguem ta começando a pedalar, eu sempre recomendo q tome cuidado com o freio dianteiro.. mas nunca digo pra que não use ele.
Editado por Royo - 15 Jan 2010 as 00:19 |
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MOUNTAIN BIKE É FULL SUSPENSION , o resto é BICICLETA!
http://mtbogrozumbi.blogspot.com/ |
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rrvirtual
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Cadastrado em: 06 Ago 2008 São José - SC Offline Mensagens:912 |
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Interessante Notivago.
Balancear a frenagem é o ideal, a prática é que vai dizer o quanto se deve frear com cada freio. Em geral o freio de trás pode ser apertado sem problemas. Contudo, só a prática mesmo e conhecer o piso para saber usar o ferio da frente. Modéstia a parte, até que me viro bem com o freio da frente... uma vez quando era garoto o cabo do freio traseiro arrebentou. Andei um bom tempo só com o freio da frente. Agora, erro comum é ver ciclista só com uma mão e segurando só o freio da frente... se o cara tem freiar com urgência... chão! |
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Abraço,
Rodrigo |
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Franciscok
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Cadastrado em: 21 Jan 2008 Curitiba - Para Offline Mensagens:3004 |
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eu acho dificil, mas não impossivel, frear com uma mão no guidão. Andei ao lado de um menino numa corrida por um tempo, e ele só tinha freio traseiro, mas também só tinha um braço.
E descia bem, tudo bem que era maraton mas ele devia passar dos 50km/ nas descidas. Royo falou tudo. Esse texto é pra assustar ainda mais os iniciantes que tem medo do freio dianteiro. Quando empresto minha bike de treino já fica o aviso, o freio dianteiro é violente, pegou travou, então teste ele agora e devagar pra não cair depois.
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César Ribeiro
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Cadastrado em: 14 Jul 2006 Brasília - DF Offline Mensagens:2166 |
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os dois rotores de 160mm eu sinto que o freio traseiro é muito mais forte que o freio Dianteiro.
No freio traseiro basta um dedo para travar a roda, sem fazer muita força, ao contrário, o freio dianteiro tem que forçar com dois dedos e fazer uma baita força. Melhor freio traseiro que usei foi com rotor 140mm, eu sabia exatamente o momento que a roda ia travar, é muito progressivo, mas acaba com as pastilhas de freio muito rapidamente! Estou em dúvida entre voltar a usar rotor 180mm na roda dianteira (sinto que esse rotor faz a suspensão afundar demais nas frenagens) ou comprar um rotor melhor, tipo um AVID G3. Quanto à durabilidade das pastilhas, acho que acaba sendo igual o desgaste, pois enquanto o freio dianteiro é usado para efetivamente parar a bike, o freio traseiro funciona como um controle de velocidade (principalmente em curvas). Editado por César Ribeiro - 15 Jan 2010 as 00:48 |
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kahel jf
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Cadastrado em: 05 Mai 2009 Juiz de Fora MG Offline Mensagens:75 |
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Não sou nenhum profissional e nem estou perto disso, mais pra mim:
Dianteiro= serve para parar, mais forte na frenagem por isso tem de tomar cuidado para usa-los; Traseiro= serve para fazer correções, ajuda em curvas e para DIMINUIR a velocidade, pra mim o mais utilizado (mas o que nao tira a importância do dianteiro)
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A vida é como pedalar uma bicicleta. Você só cai se parar de pedalar.
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T.C.
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Cadastrado em: 08 Abr 2009 Curitiba Offline Mensagens:11490 |
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Na próxima mensagem o Notivago dirá que acabou de patentear o sistema ABS para as bicicletas, e que está fabricando direto da garagem dele para o pessoal do forum.
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O texto acima contém uma verdade absoluta.
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JOAO_XC
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Cadastrado em: 17 Jul 2009 Sto A de Posse Offline Mensagens:2473 |
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Curva com o freio traseiro?
Eu antes da curva freio o dianteiro e pedalo durante a curva, faço isso de bike e de carro... Com o traseiro não dá não, pelo menos não to acostumado!
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Luiz Fernando B.A.
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Cadastrado em: 07 Fev 2009 São Paulo Offline Mensagens:30 |
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Depende da situaçao ... em curvas, travar o freio traseiro forçando um escapada controla, tambem é valido.
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Gordonrj
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Cadastrado em: 13 Jan 2010 Offline Mensagens:24 |
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Depende da situação em que o ciclista se encontra..
se for diminuir um pouco a velocidade so o freio traseiro ja basta.. fazer pequenas correções ou controlar a bicicleta numa curva em determinada velocidade , principalmente se estiver numa superficie com pouca aderencia.. se encostar no frreio dianteiro é chao .. quase na certa..
Mas pra parar a bike mesmo .. vindo em alta velocidade .. o freio dianteiro é mt mais eficiente.. ele encurta e muito o espaço de frenagem comparado ao freio traseiro.. nao e a toa que as motos possuem discos com pinças flutuantes gigantescas na frente e um disco menor atras.
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marciocbf
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Cadastrado em: 21 Jul 2006 Rio de Janeiro Offline Mensagens:2638 |
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esses tópicos do notívago geralmente são muito bons!!!
mas concordo com algumas coisas ditas, a frenagem da frente em alta velocidade por exemplo nao é simples, precisa realmente de técnica, e nao tem essa de freio mais importante, ambos tem sua importância.
só nao concordo com a questão de o q freio dianteiro só pode ser aplicado em situações de emergência, isso pra mim nao faz sentido.
Editado por marciocbf - 15 Jan 2010 as 02:33 |
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danielbns
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joao acho q não da pra generalizar nada, não da pra dizer que em toda curva eu faço isso ou aquilo, a utilização do freio sempre vai depender da situação e da percepção do piloto e cada caso é um caso, a experiencia vai levar a uma melhor utilização dos freios.
a pastilha do meu freio dianteiro gasta mais do que a traseira, isso na época em q eu fazia trilha agora que eu só ando em park ou no street uso só o freio traseiro pra ter menos peso na bike e pra não capotar mandando que tira a mão. |
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poneis
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Uma vez tive que levar um par de pneus usados de volta para casa. Como ainda não tinha bagageiro, botei tudo em um saco plástico, segurando com a minha mão esquerda (erro). No meio do trajeto, o carro da frente freia normalmente em um farol vermelho. Eu só podia frear com o traseiro e fui..fui....fui e bati com tudo atrás de um c3 vermelho. Sorte que não aconteceu nada com o carro, a mulher saiu do carro preocupada, ma o meu estrago só se resumiu a uma dor no pulso.
Apesar de ter algumas situações-exceção, acho perigoso criar o hábito de frear com o traseiro, pois na hora da emergência, não há tempo para pensar e inevitavelmente o cara vai fazer o que é de costume: frear com o de trás. Uma regra melhor é frear com a frente sempre e usar o traseiro apenas em pistas de cascalho solto, com ondulações ou quando está escorregadia. |
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Ironman
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Uso sempre o freio dianteiro para fazer parar a bike. O traseiro, uso-o para reduzir a velocidade e dar mais estabilidade à bike nas frenagens mais fortes. Quando vejo, por exemplo, areia ou terra no asfalto e tenho mesmo que passar por cima e estou em alta, freio antes de passar em cima do que estiver no asfalto e deixo a bike livre ao passar em cima. No caso de curvas, freio antes e acelero já no meio da curva. Não parece, mas dá mais estabilidade em qualquer veículo.
Jamais deixo de usar o freio dianteiro, pois o traseiro trava a roda por não ter peso para segurar a bike toda. O peso é todo projetado para a frente. Sendo assim, o freio dianteiro é que serve para parar a bike por suportar o peso da bike e do biker.
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Meu canal no YouTube: Fabio Aiello - Germania |
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notivago
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César e os demais que afirmaram que o freio traseiro é mas forte do que o dianteiro.
Não é. Durante a frenagem de qualquer uma das rodas existem duas forças de atrito em ação, o atrito da sapata com o aro(ou disco) e o atrito do pneu com o chão. A derrapagem do pneu acontece quando a força de atrito da sapata com o aro se torna maior do que a força de atrito do pneu com o chão. nesse momento a roda trava, o atrito da sapata com o aro se torna estático e portanto muito maior e o atrito do pneu com o chão se torna dinâmico, portanto muito menor, isso causa com que se tenha uma perda de poder de frenagem quando o pneu está travado. Ou seja, o poder de frenagem máximo da roda acontece na iminência da roda travar. Na frenagem com a roda de trás o que acontece é o seguinte: no começo da frenagem, o peso do ciclista mais bicicleta são transferidos para o pneu da frente, essa transferência de peso diminui a força normal agindo sobre o pneu, o atrito é uma função da força normal pelo coefiente de atrito e portanto com adiminuição do peso sobre a roda e subsequente diminuição da normal, você tem uma diminuição do atrito máximo que a roda de trás tem para oferecer. Por isso a roda de trás trava mais fácilmente que a roda da da frente, não por que o mecanismo de freio é mais forte e sim por que tem menos atrito para ser vencido. Na roda da frente ocorre o contrário, ao frear, o peso se desloca para a roda da frente, aumentando a normal e por consequência o atrito máximo possível antes de começar a derrapagem. Isso quer dizer que a roda produz uma força de atrito maior para segurar. Como afirmado anteriormente, a aceleração que essas forças são capazes de gerar são de 0.1g para o freio de trás e aproximadamente 0.5g para o freio da frente. Ambos os casos se a roda não estiver derrapando, se estiver derrapando menos do que isso. Como vocês podem ver, a roda derrapar não é indicativo de que o freio é mais forte. |
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notivago
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Royo, você me deixa com a impressão de que ou eu não entendi o seu texto, ou você não entendeu o meu. Por que no inicio do meu texto eu disse que o freio da frente era capaz de gerar uma maior força de frenagem e inclusive linkei para um texto que inclusive tem o cálculo de quanto um é maior do que o outro. Você percebeu que a capacidade de fenagem não é inteiramente o ponto da minha discussão? De que eu deixei claro de que não há duvidas de que o maior poder de frenagem do freio dianteiro é verdade?
Você percebe que não é outra história a habilidade do ciclista? Que o centro do meu argumento está justamente no perigo intrínseco do freio dianteiro de como afirmações como a sua colocam em risco as pessoas que tem menos informação e experiência com uma bicicleta? A necessidade de uma maior habilidade já é por si só um indicativo do maior risco envolvido...
Primeiramente o conceito de melhor deve ser definido, o que é "melhor"? Melhor é controlar a velocidade com segurança? Então o traseiro é melhor. Melhor é frear rápido? Então o dianteiro é melhor. Existe um melhor absoluto entre os dois? Não.
Se ele usar o freio dianteiro no dia a dia para ganhar essa habilidade ele corre o risco de sofrer acidentes graves desnecessáriamente, só para apaziguar o ego daqueles que gostam de fazer propaganda do freio da frente. |
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notivago
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Que lindo. Num trecho tão curto você conseguiu colocar três falácias. Está certo que uma delas só é cópia da falacia que o Jassa já propos. - Ad hominen: sem link, cansei de linkar essa. - generalização apressada. - argumentum ad verecundiam Eu não uso capacete e nunca me machuquei. Isso prova que capacete é inutil? O Dani McAskill consegue fazer um percurso inteiro só com a roda de trás, isso quer dizer que a roda da frente é inútil? Minha esposa nunca uso a camara reserva dela em todas as suas viagems de bicicleta, isso quer dizer que a camera rezerva é inútil? Eu consigo resolver problemas de matemática sem calculadora, isso quer dizer que calculadoras são inúteis? Preciso continuar com a lista de exemplos de argumentos igualmente fracos ao seu argumento de que você andou sem freio traseiro e portanto ele é inútil? Quer brincar de medir o tamanho do sua masculinidade projetada na bicicleta tb? Eu ando todo dia no transito de são paulo, com onibus tirando finas de mim que não se calcula nem em centímetros, efetivamente eu tenho um dos bar ends todo ralado da fina que um deles tirou de mim, na decida, em velocidades que excedem 60km/h com a rua esburacada. Já andei muito em picada de mato, em fazenda, estrada de terra, pasto, rio, com BMX(obiviamente single-speed) subindo serra sem descer da bicicleta(para quem conhece a serra de santa cruz em dourado), faço e fiz isso sem capacete, nunca morri e minha BMX não tinha freio dianteiro. Nada disso prova nada a favor de nenhum argumento, mas se você quiser continuar brincando de falácia, a gente pode abrir um tópico para medir quem tem o pau maior. |
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danielbns
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Cadastrado em: 25 Dez 2005 Rio de Janeiro Offline Mensagens:6899 |
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sendo falacia ou não ele contou a experiencia dele ficando 1 semana só usando o freio dianteiro e não sentiu muita falta do traseiro, pra mim as experiencias q as pessoas fazem usando ou deixando de utilizar algum equipamento tem o seu valor, pode não ser o suficiente para provar alguma coisa mas tem seu valor, até pq se isso não tivesse valor um forum de bike que as pessoas discutem na maioria das vezes suas experiencias perderia praticamente todo o sentido.
Editado por danielbns - 15 Jan 2010 as 04:32 |
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Mr.Sergius
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Cadastrado em: 13 Ago 2008 Santos Offline Mensagens:2091 |
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Bela explicação Noctivago, porisso mesmo que eu freio 70% com o dianteiro e 30% com o traseiro... e olhe que eu uso disco de 203 na frente. Isso permite que eu use a roda que tem mais grip para frear e a que tem menos como leme.
Mas o tópico até que foi interessante... divertdo digamos... ver que tem gente que acha pastilha de freio cola no disco ou que sistema hidraúlico estoure; imaginar que travar o freio traseiro possa te derrubar da bike.... em Carrancas tem um lugar perto do mirante de estrada batida e coberta de um cascalho muito fino e solto... nossa diversão era chegar no meio de um descidão e travar o freio traseiro e continuar descendo com a roda traseira parada por mais 20 ou 30 metros. Enfim dá pra saber exatamente quando cada roda vai travar... o problema é quando vc sabe que a roda vai travar e a parede está perto demais... |
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Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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