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Full Suspension - Tire suas dúvidas |
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Rodrigo_V_U
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Eu tenho sensor de cadencia por fio na GT i-Drive...
passo o fio bem proximo às coroas, como faco nas outras bikes, nao enrosca em nada....
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Rodrigo
http://pedaldorodrigo.blogspot.com |
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cirso
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Valeu pessoal
Está duro de achar o kit de ciclopc pra bike 2 do meu sigma bc1606l Acho que terei que comprar outro ¬¬ Um monte de coisas desse lance de full tenho que ver com cuidado, meu câmbio dianteiro SLX abraçadeira baixa já não serviu Vou pesquisar um pouco sobre ciclopc wireless agora |
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Scott Spark 970
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felipeviegas
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A questão de qual a melhor suspensão traseira, qual a mais eficiente ou qual ganhou mais campeonatos parece estar longe de ser resolvida ainda.
Fui atrás de observações sistemáticas (científicas) do problema e é interessante notar que elas começam a aparecer. Não só do ponto de vista dos engenheiros que, claro, estão há anos tentando resolver o problema nas diversas empresas, mas também do ponto de vista fisiológico, isto é, de forma que pesquisadores tem usado parâmetros fisiológicos para avaliar se a suspensão traseira ajuda ou não no desempenho do ciclista. E qual o modelo. O trabalho que melhor sintetiza esses dados chama-se "Bicycle shock absorption systems and energy expended by the cyclist" de Henri Nielens and Thierry Lejeune e não tem conclusões definitivas sobre o tema. Há alguns trabalhos contraditórios na literatura. Eu busquei alguns desses trabalhos e os pontos de consenso parecem ser:
Enfim, tentei resumir um pouquinho dos trabalhos que há por aí que tentam sistematizar o problema da possível perda de eficiência nas bikes full suspension, seja do ponto de vista mecânico ou fisiológico, em cima do ciclista. O ponto principal é que esses estudos são extremamente válidos para conseguirmos responder a eterna pergunta sobre valer a pena uma full ou não. Até agora, o que esses trabalhos tem mostrado é que vale a pena sim, pois as perdas no desempenho parecem ser insignificantes e compensadas pelo conforto. Vale ressaltar também que há diferenças individuais, por vezes até mesmo na forma de pedalada que podem fazer com que um determinado sistema seja melhor para uma pessoa, mas não para outra. Por isso, o ideal é que se teste a bike antes de comprar, tentando variar a pedalada entre sentado, em pé e o circuito, pegando subidas, descidas e mais ou menos buracos. A bike ideal é um casamento entre sistema de suspensão traseira e modo de pedalar do ciclista. Pra quem quiser saber mais, pelo Google Scholar dá pra achar alguns desses artigos. Se alguém quiser, tenho alguns para passar. Espero que essa informações possam ajudar! Abraços Editado por felipeviegas - 30 Ago 2010 as 22:45 |
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Felipe V. Rodrigues
"Anybody who rides a bike is a friend of mine" - Gary Fisher |
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Hamud
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cirso, dá uma olhada no Sigma 1609 STS.
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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
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LinosFly
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Pessoal, segue novo link para download da matéria na MBAction:
http://www.megaupload.com/?d=Z21N3F5I Boa leitura a todos. |
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bisteka
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Valeu Lynos pelo -re-upload.
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cirso
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Pessoal, poderíamos falar sobre ajustes da suspensão traseira nas full, que tal?
Achei esses posts interessantes:
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Scott Spark 970
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Hamud
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SAG de +25% acho demais. Até uns 25% é o mais recomendado. Claro que tudo vai depender do tipo de terreno, de pilotagem e do peso do ciclista.
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JLSF20
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Uma maneira ao qual fiz para saber qual é o real comprimento de curso do meu shock foi retirar todo o ar dele e sentei na bike para ver até onde daria o deslocamento do anelzinho. Assim, voltei o shock na posição correta, acertei o anelzinho e coloquei pressão até o sag que eu queria. Como uso RP23 deixei com aprox 15%, e aí posso regular o nível propedal ou deixar todo aberto que não dá fim de curso.
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Ortega Engº
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Valeu Linos, gostei muito das informações dessa revista.
Olhando o funcionamento de muitos links de suspensão traseira, achei os mais interessante da Giant Maestro, Felt Equilink, GT independent drive e Specialized Epic. Não to desmerecendo os outros, mas os outros achei muito semelhante o funcionamento! |
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Daniel Ortega Zavaglia Silva - Rio Grande do Sul.
I'm back |
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alexz
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Pessoal, sei que alguns não gostam da idéia, mas não achei outro post mais adequado para minha dúvida, já que este trata de "full - tire suas dúvidas". Estou entrando no "mundo das full", na verdade muito mais por uma questão de "saúde" (tenho duas hérnias de disco) do que propriamente de desempenho, já que gosto muito da minha GF.
Estou adquirindo uma SPZ Epic Comp, em função, entre outros, do custo x benefício e do sistema "brain" que, pelo que andei lendo, funciona muito bem. Minha dúvida é quanto ao tamanho do quadro (se M ou S) para meu tamanho (1,71h e 0,79 de "cavalo") e gostaria da experiência de quem já usa SPZ, pois todos comentam que a geometria varia de HT para Full. Hoje uso uma GF 17,5' e não sinto nada na coluna, mesmo após 100km de pedal. Grato a quem puder ajudar. |
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alexz
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cirso
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Alexz, recomendo fazer, antes de tudo, um bike fit virtual
http://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=23966&title=bike-fit-virtual Daqui terá noção de qual o top tube + mesa ideal pra ti, aí basta ver nas medidas de geometria da SPZ Epic Abraços |
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Scott Spark 970
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cirso
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Galera, olhando bem minha bike surgiu algumas dúvidas:
vi nos rolamentos do meu quadro: Pivot próximo à caixa de centro: 6000 RS Pivot superior, da junção do quadro com o link do amortecedor/balança (rocker pivot): 608 RS esse é o código do rolamento? Os demais pivots (do seat stay próximo à roda, horst link, e do seatstay na junção com o link da suspensão) são de buchas pelo jeito Li no tópico sobre manutenção de Links que é aconselhável colocar loctite azul nos parafusos dos links, onde que devemos passar esse Loctite pra travar o parafuso? alguém tem alguma foto pra mostrar? É necessário colocar tanto nos pivots qto naquelas buchas (próximo às rodas, por exemplo?) De quebra, pesquisando pra descobrir o nome dos links, achei essa imagem interessante: EDIT: IMAGEM RETIRADA, PRA NÃO CONFUNDIR Site com um programinha interessante http://www.bikechecker.com/bikelib.phtml Sobre rolamentos: "vou apenas falar dos rolamentos básicos (aqueles que geralmente todos conhecemos) de esferas. Estes não têm selagem se de ambos os lados conseguires ver as esferas, se só conseguires ver as esferas de um dos lados então podes dizer que é um rolamento selado num dos lados e geralmente o lado selado fica montado para exterior da caixa onde o mesmo rolamento irá ser montado, se ainda olhares e não conseguires visualizar as esferas de ambos os lados então estás na presença de um rolamento de selagem total. Quanto a selagens, normalmente usam-se as vedações e as blindagens, mais concretamente o sufixo RS e o sufixo Z respectivamente e sempre que vires uma determinada referência com 2RS ou ZZ significa que a selagem é total (dos dois lados), ex: um qq rolamento com referência 6004-RS (vedado de um dos lados), 6004-2RS (vedado de ambos os lados) e a mesma coisa para as blindagens ou seja 6004-Z (blindado de um dos lados) e 6004-ZZ (blindado dos dois lados). Sempre que o rolamento é blindado, a selagem é feito com um anel de aço. Se se tratar de uma vedação esta é feita através de um anel tipo plástico, teflon ou material semelhante. Básicamente a selagem utiliza-se em rolamentos que não são lubrificados em banho de óleo e assim permite aos mesmos que a lubrificação se mantenha e que tb os mesmo não fiquem sujeitos a contaminação exterior, sendo que para prevenir a entrada de contaminação se utilize mais a vedação por ser mais eficaz que a blindagem..." http://www.forumbtt.net/showthread.php/1513-Rolamentos-selados-%28Susp-traseira%29/page2 Editado por cirso - 09 Set 2010 as 05:49 |
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Scott Spark 970
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alexz
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Cirso, já fiz o bike vit virtual (do Caliman).
Bateu em cima das medidas que uso hoje para a GF (ht). O que gostaria mesmo é opinião de quem tem experiência com as bikes full. Valeu. |
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alexz
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cirso
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Tendo esses dados em mãos, fica melhor
Tive a mesma dúvida e me falaram que as medidas do quadro (altura do seat tube e top tube virtual+mesa) são a mesma coisa, assim, não há alterações significativas O que pode mudar, por exemplo, é se vc pegar uma full trail com suspa de 130mm e a frente ficar bem mais alta que a atual, o que altera o comportamento da bike (experiência própria rs), mas as medidas do quadro para o mesmo uso ainda continuarão as mesmas... |
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Scott Spark 970
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Ortega Engº
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Galera me surgiu uma duvida, até acredito que não tenha problema, mas vamos ver se alguem esclarece.
To pra comprar uma bike full nova de All montain (GT Force 3.0), ela vem original com uma suspensão dianteira Suntour Mag 32 Air com 140mm de curso, teria algum problema colocar uma suspa dianteira com 120mm de curso RS Recon?? |
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Daniel Ortega Zavaglia Silva - Rio Grande do Sul.
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cirso
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Pelo que sei, o ideal é deixar o curso dianteiro e traseiro semelhantes, podendo ser maior na frente A GT Force tem 6 polegadas de curso traseiro Que tal colocar uma RS Revelation u-turn (120-150mm)? |
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Scott Spark 970
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Fabio
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3 links de testes de rígida vs. full. Um usou bikes Giant, outro Scott e outro Specialized. As Scott tiveram desempenhos próximos com pequena vantagem para a rígida, a Giant rígida foi bem melhor do que a Giant full e a Specialized a full ganhou em um trecho , mas perdeu no geral.
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Ortega Engº
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É Cirso o sonho é esse RS Revelation na dianteira, mas o preço e a falta de dinheiro me deixa longe disso...
Queria saber o quanto isso seria problema usar 120mm na dianteira e 6.0" na traseira? Oque iria mudar? Oque iria piorar? etc... |
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Daniel Ortega Zavaglia Silva - Rio Grande do Sul.
I'm back |
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cirso
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Ela é muito mais cara que a Reba? Problema problema acho que não tem , mas não é o ideal, não daria para aproveitar a bike em seu máximo, mas não estou levando em conta a geometria, pois o quadro dela deve ser naturalmente compensado pra frente alta |
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Scott Spark 970
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LinosFly
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Ortega, dá uma lida no tópico que criei agora a pouco: http://www.pedal.com.br/forum/suspension-drag-effects-arrasto-em-suspa-uturn_topic24800.html Acho que irá te ajudar na tua dúvida. |
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Fida
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Tenho uma GT idrive 5. Ela tem 5,5'' de curso na traseira, e na frente uma manitou com u=turn de 100-130.
Se eu ponho a suspa dianteira em 100 a bike fica uma M***. Muda toda a geometria, fica ruim de descer, não passa segurança. Deixando em 130mm a bike é perfeita, desce até de ponta cabeça eheh
Faz o que o Cirso falou e deixa o curso igual na frente e traseira.
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cirso
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Uma coisa que achei estranha na minha:
Sentindo a altura muito maior dela pra minha team4000, fiquei curioso e medi a altura dela do chão Ela tem mais de 30cms de altura do chão ao centro do mov. central Nas revistas que vi lá em casa, normalmente as fulls possuem a altura de 24/26cm Alguém mais com trail sabe essa altura em suas bikes? |
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Scott Spark 970
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Hamud
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Cirso, posso estar errado, mas acho que não, o sistema Horst Link tem o link no chanstay. O sistema Horst Link é comercializado pela SPZ como o FSR.
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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
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cirso
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Então cara, é confuso isso Pela imagem que encontrei o horst link é no seatstay, o fsr é no chainstay: EDIT: IMAGEM RETIRADA, PRA NÃO CONFUNDIR Agora, se está certa a imagem não sei Editado por cirso - 09 Set 2010 as 05:50 |
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Scott Spark 970
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Hamud
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Dá uma olhada: http://wiki.answers.com/Q/What_is_a_Horst_link
Parece que é como falei mesmo. A patente do Horst Link pertence à SPZ e ela comercializa o sistema como FSR.
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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
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cirso
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É Hamud, a primeira figura da direita seria o sistema Rocker link (não sei pq citam o horst link ): "Rocker Link: Também chamado de Four Bar ou Walking Beam, este sistema consiste em uma balança traseira (chain-stay) pivotada em um ponto próximo ao movimento central, uma barra de ligação (seat-stay) pivotada acima do eixo da roda traseira e um par de links fixados à parte superior do seat-stay, ao triângulo dianteiro, e que comprimem o amortecedor. É chamado de Four Bar por ser formado por quatro componentes não flexíveis ou compressíveis com trajetórias distintas entre si. A diferença entre este sistema e o, já citado, Horst Link®, é o posicionamento do pivô traseiro, neste caso posicionado acima do eixo traseiro, no seat-stay." Tirado do artigo do Balog: http://www.xrides.com.br/2010/07/os-sistemas-de-suspensao-e-seus-efeitos/ |
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Scott Spark 970
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cirso
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Pessoal, mais uma dúvida:
Achei minha bike bem alta (mov. central acima de 30cms do solo), usando a suspa dianteira com o máximo de curso (130mm) e a traseira com 100mm de curso, como é alta mesmo, estou pensando em igualar os cursos dianteiro e traseiro Preciso reduzir a dianteira, ou é melhor aumentar a traseira pra 120mm? (basta mudar a localização do pivot do shock) Uso em XC descompromissado |
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Scott Spark 970
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Fida
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Fala Cirso!!
Baixa essa dianteira pra 100 meu filho! Não precisa de 130 pra XC
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cirso
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Fida, não estaria subutilizando o conforto que a trail me daria? |
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Scott Spark 970
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Fida
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Pra mim 100mm são suficientes pra te dar o conforto, e até abusar na pilotagem.
Usar 120/130 de curso vai diminuir um pouco teu rendimento nas subidas, além de que esse curso maior já é para uma pilotagem bem agressiva, com saltos maiores e downhill com pedras grandes, etc...
Mas vc pode testar as 2 formas e ver qual te agrada mais uai
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cirso
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Realmente nas subidas está ruim, até levei um tombo na trilha de ontem
Numa subida bem íngreme, mas curta (uns 10 metros), a frente alta meio que pulou (o animal aqui esqueceu de abaixar no u-turn), e no mesmo instante a sapatilha clipou: CHÃO hauehauheuaheuahea |
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Scott Spark 970
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Hamud
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Vc sobe desclipado??
Eu pensei que 100mm ia ser pouco mas ficou perfeito na minha.
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"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".
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cirso
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Subo, pq em caso de desequilíbrio já estou com o pé livre |
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Scott Spark 970
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satoshi
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Também reparei que as full têm, vamos assim dizer, um vão livre em relação ao solo bem maior que as HT. E nisso eu sinto uma certa tendência da bike escapar nas curvas por conta do centro de gravidade mais alto. Ou será que é nóia minha?
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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan |
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satoshi
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Tente tirar esse receio de cair e usar mais o clipless. Vai melhor em muito nas subidas.
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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan |
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cirso
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Só se for nóia nossa Pq cheguei a pegar a trena pra medir devido a essa impressão hahaha Qto dá de altura o parafuso do seu pedivela em relação ao chão? |
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Scott Spark 970
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satoshi
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Não medi ainda, mas como guardo a full e a ht uma encostada na outra, é visível e diferença. Você sente diferença na hora de subir na bike. Parece que estou subindo num cavalo.
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"Afirmações extraordinárias requerem evidências extraordinárias"
Carl Sagan |
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cirso
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Rapaz, difícil tirar o receio hein? hahahaha
Cara, notei a mesma coisa na minha, estranho a diferença pra montar nela, parece que tenho que passar a perna por cima de um muro, e olha que sou "pernudo" |
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Scott Spark 970
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Franciscok
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Horst link é como se chama aquele link no final do chainstay, no sistema FSR. Aquela imagem tá pirada.
Se vc for olhar bem, existem basicamente 2 sistemas (que eu conheço). Um é o single pivot, que vira um four bar como aquele da banshe ou o da kona ou o da scott se vc colocar uns links a mais para mudar a compressão do shock. Daí tem os que tem o pivot virtual, que são todos os que tem mais de um link entre o central e a roda. O movimento da roda deixa de ser redondo em torno de um pivot. O FSR, o VPP, o maestro, o DW-link, e muitos outros funcionam como variações desse principio. Daí tem varias variações malucas, como o full floater, o i-drive (estranho entender esse sistema, mas dizem que é bom), e outras mais.
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