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Full Suspension - Tire suas dúvidas

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Rodrigo_V_U Ver Drop Down
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Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Pessoal, outra dúvida além da anterior:
Pra colocar sensor de cadência numa full, necessariamente precisa ser um kit wireless (pela flexão da balança)?
Pergunto pois penso que o movimento da balança pode danificar o fio, e se deixar ele com sobra esse pode se enroscar em algo, certo?

Acho que wireless seria melhor mesmo cirso.
 
Eu tenho sensor de cadencia por fio na GT i-Drive...
 
passo o fio bem proximo às coroas, como faco nas outras bikes, nao enrosca em nada....
Rodrigo
http://pedaldorodrigo.blogspot.com
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cirso Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2010 as 18:40
Valeu pessoal
Está duro de achar o kit de ciclopc pra bike 2 do meu sigma bc1606l
Acho que terei que comprar outro ¬¬
Um monte de coisas desse lance de full tenho que ver com cuidado, meu câmbio dianteiro SLX abraçadeira baixa já não serviu
Vou pesquisar um pouco sobre ciclopc wireless agora
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felipeviegas Ver Drop Down
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A questão de qual a melhor suspensão traseira, qual a mais eficiente ou qual ganhou mais campeonatos parece estar longe de ser resolvida ainda. 

Fui atrás de observações sistemáticas  (científicas) do problema e é interessante notar que elas começam a aparecer. Não só do ponto de vista dos engenheiros que, claro, estão há anos tentando resolver o problema nas diversas empresas, mas também do ponto de vista fisiológico, isto é, de forma que pesquisadores tem usado parâmetros fisiológicos para avaliar se a suspensão traseira ajuda ou não no desempenho do ciclista. E qual o modelo. O trabalho que melhor sintetiza esses dados chama-se "Bicycle shock absorption systems and energy expended by the cyclist" de Henri Nielens and Thierry Lejeune e não tem conclusões definitivas sobre o tema. Há alguns trabalhos contraditórios na literatura. 

Eu busquei alguns desses trabalhos e os pontos de consenso parecem ser:
  • Apesar de algumas variação devido a estilo de pedalada e tudo mais, o ponto ótimo para o pivo (virtual ou não) parece ser coisa de uns 10 cm acima da coroa, média e usando-se essa coroa. Alguns trabalhos variando a posição do pivo chegaram num menor valor de perda de potência com essa configuração, em relação à uma rígida;
  • Os dados com parâmetros fisiológicos são ainda contraditórios e precisam ser melhor explorados, especialmente comparado-se diferente modelos de suspensão, não achei nenhum trabalho que fizesse isso (só comparação full x bike com susp dianteira x rígida). Mas é interessante notar que  a maioria dos trabalhos aponta que as perdas em termos de consumo de oxigênio e batimento cardíaco são insignificantes. Digo que há dados contraditórios porque um dos trabalhos aponta que, apesar da manutenção desses parâmetros, em subidas a potência produzida pelo ciclista poderia ser até 30% maior na full do que na bike com traseira rígida. Esse resultado é contraditório em si mesmo, pois como com parâmetros fisiológicos mantidos a potência poderia ser 30% maior. É difícil explicar, mas poderia ter acontecido até uma falha do método de coleta de dados na full suspension.
  • Há trabalhos de campo (sem ser dentro de laboratório, em esteiras de rolagem) que apontam que os tempos para completar um determinado circuito são menores com a bicicleta rígida (com ou sem garfo com suspensão) do que na full. Vale notar que os tempos na full não seriam menores nem mesmo em trechos de descida, o que, de novo, me faz pensar que o rigor experimental nesse caso deve ter se distanciado demais da situação real, pelo menos se pensarmos no caso de provas de downhill, onde nunca uma bike rígida seria mais rápida.
  • Por último, há sugestões até mesmo de que nos diversos trabalhos não se teria encontrado diferenças estatisticamente significantes em parâmetros fisiológicos porque fenômenos como o bob na verdade não atrapalhariam porque a perda causada pela compressão da suspensão seria compensada pelo retorno da mesma, que geraria um impulso de igual medida à frente.
Enfim, tentei resumir um pouquinho dos trabalhos que há por aí que tentam sistematizar o problema da possível perda de eficiência nas bikes full suspension, seja do ponto de vista mecânico ou fisiológico, em cima do ciclista. O ponto principal é que esses estudos são extremamente válidos para conseguirmos responder a eterna pergunta sobre valer a pena uma full ou não. 

Até agora, o que esses trabalhos tem mostrado é que vale a pena sim, pois as perdas no desempenho parecem ser insignificantes e compensadas pelo conforto. Vale ressaltar também que há diferenças individuais, por vezes até mesmo na forma de pedalada que podem fazer com que um determinado sistema seja melhor para uma pessoa, mas não para outra. Por isso, o ideal é que se teste a bike antes de comprar, tentando variar a pedalada entre sentado, em pé e o circuito, pegando subidas, descidas e mais ou menos buracos. A bike ideal é um casamento entre sistema de suspensão traseira e modo de pedalar do ciclista. 

Pra quem quiser saber mais, pelo Google Scholar dá pra achar alguns desses artigos. Se alguém quiser, tenho alguns para passar. Espero que essa informações possam ajudar! 

Abraços


Editado por felipeviegas - 30 Ago 2010 as 22:45
Felipe V. Rodrigues
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Hamud Ver Drop Down
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Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Valeu pessoal
Está duro de achar o kit de ciclopc pra bike 2 do meu sigma bc1606l
Acho que terei que comprar outro ¬¬
Um monte de coisas desse lance de full tenho que ver com cuidado, meu câmbio dianteiro SLX abraçadeira baixa já não serviu
Vou pesquisar um pouco sobre ciclopc wireless agora

cirso, dá uma olhada no Sigma 1609 STS.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

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LinosFly Ver Drop Down
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Pessoal, segue novo link para download da matéria na MBAction:

http://www.megaupload.com/?d=Z21N3F5I

Boa leitura a todos.
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bisteka Ver Drop Down


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Valeu Lynos pelo -re-upload. Thumbs Up
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cirso Ver Drop Down
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Pessoal, poderíamos falar sobre ajustes da suspensão traseira nas full, que tal?

Achei esses posts interessantes:
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

É o seguinte, se não encontrar o manual vc deve calcular pelo deslocamento de SAG (afundamento): instale na bike; sem estar sentado nela coloque uma quantidade de ar suficiente para que ele abra totalmente; meça a distância de olho a olho (furos onde vão os parafusos); encostado em algum lugar ou com a ajuda de alguém (preferencialmente) suba na bike sem ficar balançando... posicione os pés e as mãos de forma bem distribuída como se fosse pedalar e então meça de novo.
O normal para XC é que a diferença sem carga e vc sentado seja de 25 a 30%... Por exemplo o meu shox tem 165 mm de comprimento e 38 de curso então se eu usar 25% de SAG ele deve ficar comprimido com 155,5 mm (25% do curso = 38*25%= 9,5... 165-9,5= 155,5) entendeu?
Então vc poe ar, senta e vê quanto afundou... ah foi 9,5 mm = está OK... ah foi 15 mm = deve por mais ar... ah foi 2 mm apenas = deve tirar ar (isso levando em conta as minhas medidas do shox - manitou radium rl)

Se fosse 30% sentado na bike ficaria com 153,6 mm de olho a olho. Quanto maior o percentual que vc usar mais "mole" fica a balança.

Pelo menos isso é que eu entendi do meu manual... boa sorte.


Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Originalmente postado por Átila D.M. Átila D.M. escreveu:

Calibrei hoje da seguinte forma:
Como a canela do shock mede 45mm, eu considerei 25% de SAG, ou seja, 1,1 cm. Então, coloquei a pressão ideal para atingir 1,1cm de SAG (110psi)
Agora eu fiz certo?


Uhhnn! Não exatamente, mas quase. Não é a medida da canela, necessariamente, mas o curso.
O BAR 2.1 tem 3 medidas 165 x 38 (deve ser esta a sua medida) 190 x 50 e 200 x 50

A tabela de 'sag' (afundamento) da Manitou, que deve servir para a maioria dos shox com a mesma medida é a seguinte:

REGULAÇÃO DO AFUNDAMENTO

Medição                  SAG       SAG        SAG       SAG        SAG
estático   curso     25%      30%      35%      40%      45%

152           32       144       142       141       139       137
165           38       155       153       152       149       147  Acho que sua medida é esta...
190           50       177       175       172       170       167
200           50       187       185       182       180       177
200           56       186       183       180       178       175
215           63       199       196       193       189       186
222           70       204       201       197       194       190
230           70       212       209       205       202       198
240           76       221       217       213       209       205
267           89       244       240       235       231       226

Se vc vai usar 25% de sag deveria colocar pressão para afundar apenas 9,5 ou seja um pouco mais que 110 lb (talvez 120 ou 125). Veja os limites max/min de pressão recomendados. Eu estou usando em torno de 22 ou 23% de 'SAG'...
Flw?



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Hamud Ver Drop Down
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SAG de +25% acho demais. Até uns 25% é o mais recomendado. Claro que tudo vai depender do tipo de terreno, de pilotagem e do peso do ciclista.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

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Uma maneira ao qual fiz para saber qual é o real comprimento de curso do meu shock foi retirar todo o ar dele e sentei na bike para ver até onde daria o deslocamento do anelzinho. Assim, voltei o shock na posição correta, acertei o anelzinho e coloquei pressão até o sag que eu queria. Como uso RP23 deixei com aprox 15%, e aí posso regular o nível propedal ou deixar todo aberto que não dá fim de curso.
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Valeu Linos, gostei muito das informações dessa revista.
Olhando o funcionamento de muitos links de suspensão traseira, achei os mais interessante da Giant Maestro, Felt Equilink, GT independent drive e Specialized Epic.
Não to desmerecendo os outros, mas os outros achei muito semelhante o funcionamento!
Daniel Ortega Zavaglia Silva - Rio Grande do Sul.

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alexz Ver Drop Down
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Pessoal, sei que alguns não gostam da idéia, mas não achei outro post mais adequado para minha dúvida, já que este trata de "full - tire suas dúvidas". Estou entrando no "mundo das full", na verdade muito mais por uma questão de "saúde" (tenho duas hérnias de disco) do que propriamente de desempenho, já que gosto muito da minha GF.
Estou adquirindo uma SPZ Epic Comp, em função, entre outros, do custo x benefício e do sistema "brain" que, pelo que andei lendo, funciona muito bem.
Minha dúvida é quanto ao tamanho do quadro (se M ou S) para meu tamanho (1,71h e 0,79 de "cavalo") e gostaria da experiência de quem já usa SPZ, pois todos comentam que a geometria varia de HT para Full. Hoje uso uma GF 17,5' e não sinto nada na coluna, mesmo após 100km de pedal.
Grato a quem puder ajudar.
alexz
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Alexz, recomendo fazer, antes de tudo, um bike fit virtual
http://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=23966&title=bike-fit-virtual
Daqui terá noção de qual o top tube + mesa ideal pra ti, aí basta ver nas medidas de geometria da SPZ Epic
Abraços
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cirso Ver Drop Down
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Galera, olhando bem minha bike surgiu algumas dúvidas:

vi nos rolamentos do meu quadro:
Pivot próximo à caixa de centro: 6000 RS 
Pivot superior, da junção do quadro com o link do amortecedor/balança (rocker pivot): 608 RS 
esse é o código do rolamento?

Os demais pivots (do seat stay próximo à roda, horst link, e do seatstay na junção com o link da suspensão) são de buchas pelo jeito

Li no tópico sobre manutenção de Links que é aconselhável colocar loctite azul nos parafusos dos links, onde que devemos passar esse Loctite pra travar o parafuso? alguém tem alguma foto pra mostrar?
É necessário colocar tanto nos pivots qto naquelas buchas (próximo às rodas, por exemplo?)

De quebra, pesquisando pra descobrir o nome dos links, achei essa imagem interessante:
EDIT: IMAGEM RETIRADA, PRA NÃO CONFUNDIR

Site com um programinha interessante http://www.bikechecker.com/bikelib.phtml

Sobre rolamentos:
"vou apenas falar dos rolamentos básicos (aqueles que geralmente todos conhecemos) de esferas.
Estes não têm selagem se de ambos os lados conseguires ver as esferas, se só conseguires ver as esferas de um dos lados então podes dizer que é um rolamento selado num dos lados e geralmente o lado selado fica montado para exterior da caixa onde o mesmo rolamento irá ser montado, se ainda olhares e não conseguires visualizar as esferas de ambos os lados então estás na presença de um rolamento de selagem total.
Quanto a selagens, normalmente usam-se as vedações e as blindagens, mais concretamente o sufixo RS e o sufixo Z respectivamente e sempre que vires uma determinada referência com 2RS ou ZZ significa que a selagem é total (dos dois lados), ex: um qq rolamento com referência 6004-RS (vedado de um dos lados), 6004-2RS (vedado de ambos os lados) e a mesma coisa para as blindagens ou seja 6004-Z (blindado de um dos lados) e 6004-ZZ (blindado dos dois lados).
Sempre que o rolamento é blindado, a selagem é feito com um anel de aço. Se se tratar de uma vedação esta é feita através de um anel tipo plástico, teflon ou material semelhante.
Básicamente a selagem utiliza-se em rolamentos que não são lubrificados em banho de óleo e assim permite aos mesmos que a lubrificação se mantenha e que tb os mesmo não fiquem sujeitos a contaminação exterior, sendo que para prevenir a entrada de contaminação se utilize mais a vedação por ser mais eficaz que a blindagem..."
http://www.forumbtt.net/showthread.php/1513-Rolamentos-selados-%28Susp-traseira%29/page2
Smile


Editado por cirso - 09 Set 2010 as 05:49
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Cirso, já fiz o bike vit virtual (do Caliman).
Bateu em cima das medidas que uso hoje para a GF (ht). O que gostaria mesmo é opinião de quem tem experiência com as bikes full.
Valeu.
alexz
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Tendo esses dados em mãos, fica melhor
Tive a mesma dúvida e me falaram que as medidas do quadro (altura do seat tube e top tube virtual+mesa) são a mesma coisa, assim, não há alterações significativas
O que pode mudar, por exemplo, é se vc pegar uma full trail com suspa de 130mm e a frente ficar bem mais alta que a atual, o que altera o comportamento da bike (experiência própria rs), mas as medidas do quadro para o mesmo uso ainda continuarão as mesmas...
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Galera me surgiu uma duvida, até acredito que não tenha problema, mas vamos ver se alguem esclarece.
To pra comprar uma bike full nova de All montain (GT Force 3.0), ela vem original com uma suspensão dianteira Suntour Mag 32 Air com 140mm de curso, teria algum problema colocar uma suspa dianteira com 120mm de curso RS Recon??

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Originalmente postado por Ortega Engº Ortega Engº escreveu:

Galera me surgiu uma duvida, até acredito que não tenha problema, mas vamos ver se alguem esclarece.
To pra comprar uma bike full nova de All montain (GT Force 3.0), ela vem original com uma suspensão dianteira Suntour Mag 32 Air com 140mm de curso, teria algum problema colocar uma suspa dianteira com 120mm de curso RS Recon??


Pelo que sei, o ideal é deixar o curso dianteiro e traseiro semelhantes, podendo ser maior na frente
A GT Force tem 6 polegadas de curso traseiro
Que tal colocar uma RS Revelation u-turn (120-150mm)?
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Fabio Ver Drop Down


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3 links de testes de rígida vs. full. Um usou bikes Giant, outro Scott e outro Specialized. As Scott tiveram desempenhos próximos com pequena vantagem para a rígida, a Giant rígida foi bem melhor do que a Giant full e a Specialized a full ganhou em um trecho , mas perdeu no geral.
 
 
 
 
 
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Ortega Engº Ver Drop Down
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É Cirso o sonho é esse RS Revelation na dianteira, mas o preço e a falta de dinheiro me deixa longe disso...
Queria saber o quanto isso seria problema usar 120mm na dianteira e 6.0" na traseira? Oque iria mudar? Oque iria piorar? etc...
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Originalmente postado por Ortega Engº Ortega Engº escreveu:

É Cirso o sonho é esse RS Revelation na dianteira, mas o preço e a falta de dinheiro me deixa longe disso...
Queria saber o quanto isso seria problema usar 120mm na dianteira e 6.0" na traseira? Oque iria mudar? Oque iria piorar? etc...

Ela é muito mais cara que a Reba?
Problema problema acho que não tem , mas não é o ideal, não daria para aproveitar a bike em seu máximo, mas não estou levando em conta a geometria, pois o quadro dela deve ser naturalmente compensado pra frente alta

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Originalmente postado por Ortega Engº Ortega Engº escreveu:

Galera me surgiu uma duvida, até acredito que não tenha problema, mas vamos ver se alguem esclarece.
To pra comprar uma bike full nova de All montain (GT Force 3.0), ela vem original com uma suspensão dianteira Suntour Mag 32 Air com 140mm de curso, teria algum problema colocar uma suspa dianteira com 120mm de curso RS Recon??


Ortega, dá uma lida no tópico que criei agora a pouco: http://www.pedal.com.br/forum/suspension-drag-effects-arrasto-em-suspa-uturn_topic24800.html

Acho que irá te ajudar na tua dúvida.
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Fida Ver Drop Down
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Originalmente postado por Ortega Engº Ortega Engº escreveu:

É Cirso o sonho é esse RS Revelation na dianteira, mas o preço e a falta de dinheiro me deixa longe disso...
Queria saber o quanto isso seria problema usar 120mm na dianteira e 6.0" na traseira? Oque iria mudar? Oque iria piorar? etc...
 
Tenho uma GT idrive 5. Ela tem 5,5'' de curso na traseira, e na frente uma manitou com u=turn de 100-130.
 
Se eu ponho a suspa dianteira em 100 a bike fica uma M***. Muda toda a geometria, fica ruim de descer, não passa segurança. Deixando em 130mm a bike é perfeita, desce até de ponta cabeça eheh
 
Faz o que o Cirso falou e deixa o curso igual na frente e traseira.
 
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cirso Ver Drop Down
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Uma coisa que achei estranha na minha:
Sentindo a altura muito maior dela pra minha team4000, fiquei curioso e medi a altura dela do chão
Ela tem mais de 30cms de altura do chão ao centro do mov. central
Nas revistas que vi lá em casa, normalmente as fulls possuem a altura de 24/26cm
Alguém mais com trail sabe essa altura em suas bikes?
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Hamud Ver Drop Down
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Cirso, posso estar errado, mas acho que não, o sistema Horst Link tem o link no chanstay. O sistema Horst Link é comercializado pela SPZ como o FSR.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

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Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Cirso, posso estar errado, mas acho que não, o sistema Horst Link tem o link no chanstay. O sistema Horst Link é comercializado pela SPZ como o FSR.

Então cara, é confuso isso
Pela imagem que encontrei o horst link é no seatstay, o fsr é no chainstay:
EDIT: IMAGEM RETIRADA, PRA NÃO CONFUNDIR
Agora, se está certa a imagem não sei Confused


Editado por cirso - 09 Set 2010 as 05:50
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Dá uma olhada: http://wiki.answers.com/Q/What_is_a_Horst_link

Parece que é como falei mesmo. A patente do Horst Link pertence à SPZ e ela comercializa o sistema como FSR.
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Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Dá uma olhada: http://wiki.answers.com/Q/What_is_a_Horst_link

Parece que é como falei mesmo. A patente do Horst Link pertence à SPZ e ela comercializa o sistema como FSR.

É Hamud, a primeira figura da direita seria o sistema Rocker link (não sei pq citam o horst link Confused):
"Rocker Link:

Também chamado de Four Bar ou Walking Beam, este sistema consiste em uma balança traseira (chain-stay) pivotada em um ponto próximo ao movimento central, uma barra de ligação (seat-stay) pivotada acima do eixo da roda traseira e um par de links fixados à parte superior do seat-stay, ao triângulo dianteiro, e que comprimem o amortecedor. É chamado de Four Bar por ser formado por quatro componentes não flexíveis ou compressíveis com trajetórias distintas entre si. A diferença entre este sistema e o, já citado, Horst Link®, é o posicionamento do pivô traseiro, neste caso posicionado acima do eixo traseiro, no seat-stay."



Tirado do artigo do Balog:
http://www.xrides.com.br/2010/07/os-sistemas-de-suspensao-e-seus-efeitos/

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Pessoal, mais uma dúvida:
Achei minha bike bem alta (mov. central acima de 30cms do solo), usando a suspa dianteira com o máximo de curso (130mm) e a traseira com 100mm de curso, como é alta mesmo, estou pensando em igualar os cursos dianteiro e traseiro
Preciso reduzir a dianteira, ou é melhor aumentar a traseira pra 120mm? (basta mudar a localização do pivot do shock)
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Fala Cirso!!
 
Baixa essa dianteira pra 100 meu filho! Não precisa de 130 pra XC
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Originalmente postado por Fida Fida escreveu:

Fala Cirso!!
 
Baixa essa dianteira pra 100 meu filho! Não precisa de 130 pra XC

Fida, não estaria subutilizando o conforto que a trail me daria?
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Pra mim 100mm são suficientes pra te dar o conforto, e até abusar na pilotagem.
 
Usar 120/130 de curso vai diminuir um pouco teu rendimento nas subidas, além de que esse curso maior já é para uma pilotagem bem agressiva, com saltos maiores e downhill com pedras grandes, etc...
 
Mas vc pode testar as 2 formas e ver qual te agrada mais uai LOL
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Realmente nas subidas está ruim, até levei um tombo na trilha de ontem
Numa subida bem íngreme, mas curta (uns 10 metros), a frente alta meio que pulou (o animal aqui esqueceu de abaixar no u-turn), e no mesmo instante a sapatilha clipou: CHÃO hauehauheuaheuahea
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Vc sobe desclipado??

Eu pensei que 100mm ia ser pouco mas ficou perfeito na minha.
"Dai-me a serenidade para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para distinguir umas das outras".

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Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Vc sobe desclipado??

Eu pensei que 100mm ia ser pouco mas ficou perfeito na minha.

Subo, pq em caso de desequilíbrio já estou com o pé livre
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Também reparei que as full têm, vamos assim dizer, um vão livre em relação ao solo bem maior que as HT. E nisso eu sinto uma certa tendência da bike escapar nas curvas por conta do centro de gravidade mais alto. Ou será que é nóia minha? Disapprove
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Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Vc sobe desclipado??

Eu pensei que 100mm ia ser pouco mas ficou perfeito na minha.

Subo, pq em caso de desequilíbrio já estou com o pé livre
 
Tente tirar esse receio de cair e usar mais o clipless. Vai melhor em muito nas subidas.
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Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Também reparei que as full têm, vamos assim dizer, um vão livre em relação ao solo bem maior que as HT. E nisso eu sinto uma certa tendência da bike escapar nas curvas por conta do centro de gravidade mais alto. Ou será que é nóia minha? Disapprove

Só se for nóia nossa LOL
Pq cheguei a pegar a trena pra medir devido a essa impressão hahaha
Qto dá de altura o parafuso do seu pedivela em relação ao chão?
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satoshi Ver Drop Down
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Não medi ainda, mas como guardo a full e a ht uma encostada na outra, é visível e diferença. Você sente diferença na hora de subir na bike. Parece que estou subindo num cavalo. LOL
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Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

Originalmente postado por Hamud Hamud escreveu:

Vc sobe desclipado??

Eu pensei que 100mm ia ser pouco mas ficou perfeito na minha.

Subo, pq em caso de desequilíbrio já estou com o pé livre
 
Tente tirar esse receio de cair e usar mais o clipless. Vai melhor em muito nas subidas.


Rapaz, difícil tirar o receio hein? hahahaha

Originalmente postado por satoshi satoshi escreveu:

Não medi ainda, mas como guardo a full e a ht uma encostada na outra, é visível e diferença. Você sente diferença na hora de subir na bike. Parece que estou subindo num cavalo. LOL


Cara, notei a mesma coisa na minha, estranho a diferença pra montar nela, parece que tenho que passar a perna por cima de um muro, e olha que sou "pernudo"LOL
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Franciscok Ver Drop Down


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Horst link é como se chama aquele link no final do chainstay, no sistema FSR. Aquela imagem tá pirada.

Se vc for olhar bem, existem basicamente 2 sistemas (que eu conheço).
Um é o single pivot, que vira um four bar como aquele da banshe ou o da kona ou o da scott se vc colocar uns links a mais para mudar a compressão do shock.
Daí tem os que tem o pivot virtual, que são todos os que tem mais de um link entre o central e a roda. O movimento da roda deixa de ser redondo em torno de um pivot. O FSR, o VPP, o maestro, o DW-link, e muitos outros funcionam como variações desse principio.

Daí tem varias variações malucas, como o full floater, o i-drive (estranho entender esse sistema, mas dizem que é bom), e outras mais.
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