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Full Suspension - Tire suas dúvidas |
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Autor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Rodolfo du pedal
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Cadastrado em: 26 Mar 2013 CWB - PR Offline Mensagens:68 |
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Pegaria a 19, tenho 1,82m e 83kg. Pedalo sem maiores pretensões, só por lazer mesmo, mas curto uma descida técnica!
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heldercg
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Cadastrado em: 24 Set 2011 belo horizonte Offline Mensagens:25 |
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Deixa eu ver se entendi: numa full suspension vc fica a uma altura maior do solo? Pra por o pé no chão, em comparação a uma bike normal, vc tem q deixar o selim a uma menor altura??
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carl
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Cadastrado em: 31 Out 2010 Moc - MG Offline Mensagens:589 |
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A altura depende do curso da suspensão. A altura do selim não é ajustada conforme a distância do solo do movimento central. E selim é ajustado conforme o tamanho de sua perna. Por isso quem anda de full suspension fica com o centro de gravidade mais alto que aquele que anda de HT. Minha preferência é por FS XC, de pouco curso, pois fico posicionado de forma parecida com quem anda de HT.
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RafaelVolles
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Olá Pessoal, sou novo aqui no forum.
Estou começando a andar de novo de bike, já que faz uns 15 anos que não ando, ai fui ver uma bike simples não tenho grana no momento para o investimento, ai me deparei já com varios modelos de bikes marcas que não conheços entre outros. A pergunta que faço é, qual a melhor bike full suspension ou HT para uma andada pela cidade, uma andada de 20km a 50km? levando em conta que pego algumas subidinhas e decidas? Valeu pessoal.
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fmgeraldine
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Cadastrado em: 10 Jun 2013 Ribeirao Preto Offline Mensagens:439 |
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Depende do valor (a)rafaelvolles ... quanto está disposto a investir ?
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RafaelVolles
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Como estou começando estou pensando em investir uns R$600,00 ...
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MHF
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Cadastrado em: 02 Fev 2013 SP Offline Mensagens:173 |
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Com esse valor você não compra nem só um Shock traseiro bom, se pretende gastar pouco fuja das Full baratinhas, não vale a dor de cabeça. |
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Feaguilar
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Cadastrado em: 07 Nov 2013 sao Paulo Offline Mensagens:113 |
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Se eu usar uma susp traseira sem trava, fica muito ruim pra subir por causa do bob? ou hoje em dia
as suspensões traseiras mesmo sem trava elas não se tornam "ruins" na subida? Sempre tive essa dúvida. Obrigado galera!
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lemarco
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Cadastrado em: 28 Jun 2005 Sabará - MG Offline Mensagens:5805 |
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Depende! Tem sistemas de links de suspensão traseira que prometem eliminar o bob (DW-link, Maestro, ABP, Virtual Pivot, etc...), mesmo sem uso de trava. Existem tb amortecedores que não usam trava e sim um sistema de plataforma, que filtra o tipo de movimentação, impedindo o bob e deixando livre o funcionamento da suspensão aos impactos. Ou seja, é mais fácil vc dar o modelo especifico e perguntar sobre o mesmo, senão fica muito genérico.
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Feaguilar
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Hmmm, ótima explicação. Mas assim independente do sistema. a trava seria o ideal? Ou talvez exista um sistema que "supere" ou se iguale a trava? Pq a trava seria "zero" bob você teria uma traseira "HT" com a s susp travada. Ou tbm a trava não chega a tanto? Vlew Galera! |
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Fabio
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Mas é só ver em testes de anti-squat que isso não existe. Um sistema pode ter menor ou maior propensão a comprimir ou estender o amortecedor, podendo até chegar num sistema onde não teria propensão a nenhum dos dois. Mas essa situação seria atingida somente numa relação específica de coroa/pinhão e essa relação tem que ser com a coroa e o pinhão com o número definido de dentes dos testes, pois mesmo as relações de transmissão de 40/20 ou 30/15 serem iguais na desmultiplicação, não é isso que conta e sim a linha de torque da corrente em relação ao movimento da balança que é definido em relação aos pivôs. E isso também sofre influência com a altura do ciclista, o centro do gravidade do conjunto ciclista/bike, etc.
E nos testes se vê que é inacreditavelmente difícil conseguir essa condição onde se atenda todos os requisitos. Embora seja fácil fazer um quadro sem bob como faziam antigamente onde a tendência era estender o amortecedor em vez de comprimir. Mas aí a suspensão não funcionava. Logo uma trava é melhor, pois você decide. Aliás, acho que um dos primeiros que quadros que usou esse artificio para eliminar o bob foi a GT RTS no começo da década de 90. Mas em compensação a suspensão não funcionava numa subida esburacada. De todas que andei sem trava, óbvio que a melhor foi a Epic, afinal a válvula inercial é uma espécie de trava. Mas se você conseguir diminuir ao extremo a função do Brain, verá que a Epic não é tão boa como outras Specialized. Mas isso não conta, pois ela foi feita para trabalhar em conjunto com o Brain.
Editado por Fabio - 30 Jul 2014 as 11:51 |
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Feaguilar
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Então a trava seria a melhor escolha, principalmente se a sua susp não for uma com um sistema tão
avançado. Pois ai você decide a hora de travar ela e a hora de deixar ela livre pra funcionar.
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lemarco
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Novamente depende. Um sistema de plataforma como o Propedal da Fox pode ser melhor, principalmente por não ser "burro", deixando a suspensão trabalhar quando necessário. Já tô na terceira full com Propedal e não troco por um sistema on/off de trava pela praticidade. Em geral ponho o shock na plataforma e vou pedalar sem ter que me preocupar em travar o shock nas subidas/estradão e destravar nas descidas/trecho técnico. Claro que há casos em que mudo a configuração, mas não preciso ficar fazendo isso o tempo todo na trilha, posso me divertir no lugar de ficar controlando o funcionamento da suspensão. Outro momento importante para a suspensão traseira funcionar é em subidas técnicas. Com um sistema de plataforma vc terá pouco bob, quase desprezível dependendo da bike e da regulagem, mas terá suspensão ativa para escalar pedras, troncos, valetas, etc. Que é exatamente onde um full leva vantagem sobre uma HT em subidas. O mesmo já não acontece caso vc trave a suspa, vc irá subir igual uma HT, prejudicando a tração. Não há receita de bolo, tem que ver qual o uso será dado e o tipo de bike.
Editado por lemarco - 30 Jul 2014 as 12:11 |
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Fabio
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O problema como sempre é o famoso cobertor curto. Cobre a cabeça e descobre os pés e vice-versa. É tudo questão de achar o compromisso ideal com aquilo que você quer.
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lemarco
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Cadastrado em: 28 Jun 2005 Sabará - MG Offline Mensagens:5805 |
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Esse link explica bem o funcionamento do CTD da Fox:
Acho que pode ajudar na escolha.
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BR040
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Cadastrado em: 03 Mar 2011 MG Offline Mensagens:645 |
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Estou planejando adquirir uma nova Mtb para substituir minha
Gary Fisher aro 26, e estou em dúvida se adquiro uma Scott Spark 760 27.5 que
pelo que tenho lido no fórum é mais confortável
por ser full, mas um pouco mais leve que a Gary Fisher ou se compro outra hardtail
com maior diferença de peso . Tenho 51 anos, pedalo em trilhas e estradas de
terra, não participo de competições. Pensei em uma bike full porque sinto
algumas dores na região lombar, principalmente quando a estrada tem muitos
buracos e costelas. Gosto de pedalar fora das trilhas, no pasto, descobrindo passagens
entre a vegetação. Agradeço a opinião dos colegas do fórum, principalmente
aqueles que pedalam com bike full, esclarecendo se a suspensão traseira
dificulta as subidas pela perda de energia da pedalada. Obrigado.
a scott spark 760 27.5 é uma boa escolha?
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se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás
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LucianoBsB
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Cadastrado em: 09 Dez 2011 Offline Mensagens:888 |
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Eu não diria que a suspensão traseira dificulta as subidas pela perda de energia da pedalada. Tudo depende muito da situação que vai se enfrentar. Como disseram lá em cima, existem situações em que a full é melhor para subir do que a HT. Por exemplo, quando você pega uma subida técnica e curta de um rockgarden e raízes, ou algum trecho de subida também técnica com cascalho solto, a Full me parece melhor do que a HT, pois ela proporciona boa tração o tempo todo... Parece que a bike vai se ajustando aos contornos da trilha, tanto na descida, quanto na subida. Causa uma certa estranheza nas primeiras vezes que você pedala, mas te proporciona muito mais equilíbrio, enquanto a HT tem uma tendência natural a instabilidade e as derrapagens por perda de tração nesses mesmos trechos. Mas existem também as situações em que a HT é a melhor escolha, como as subidas mais longas e nos falsos-planos, em que a cadência da pedalada é maior, o rendimento dessa é certamente melhor, pois é justamente nas cadências mais altas que o BOB tende a aprecer e a derrubar o desempenho da Full. Para diminuir o Bob uma pedalada redonda ajuda bastante e praticamente elimina o problema se você tiver o amortecedor bem regulado, mas é complicado pedalar redondo 100% do tempo...
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zeca
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Cadastrado em: 21 Mar 2004 são paulo - sp Offline Mensagens:1681 |
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BR, também tenho 50 e digo, vai de full, seu estilo de pedal e parecido com o meu com a diferença que resido em região montanhosa, esqueça este negocio de peso que a diferença não tão grande assim, o conforto e a versatilidade da Spark (27,5 e 120mm de curso com trava) superam a questão do peso principalmente para quem não comperte, como você mesmo escreveu. |
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samuelgouvea
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Cadastrado em: 20 Dez 2011 juiz de fora Offline Mensagens:1219 |
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zeca, o BR040 é meu conterrâneo daqui, hehehe... e pode ter certeza que o terreno aqui é tão montanhoso quanto aí, a diferença é a altitude que varia menos um pouco que na mantiqueira. eu iria de full também, pelo que percebi a técnica que eu mais uso pra subir (sentado e pedalando redondo) é exatamnte a mais adequada às particularidades das full. |
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meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
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Leandro
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Estou com minha segunda full, como eu vim das rígidas (como a maioria dos mtbikers) você verá diferenças, e poderá ter amor ou ódio, mas é como falaram, se não compete nem se preocupa muito com desempenho máximo nas subidas para ultrapassar seus companheiros, a full é melhor... a minha primeira era uma scalpel com 60 mm , ela tinha um dos eixos rígidos (sem pivot), hoje tenho uma rocky mountain com 95mm de curso, mesmo com o curso maior, ela é melhor nas subidas, tecnologia melhorou consideravelmente de 2007 (caanondale scalpel) para 2013 ( RM element)
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"a coragem é a sua vida"
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Altino
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Opa, só um relato.
Hoje estava discutindo justamente isso com dois amigos. Qual seria melhor para uso em corrida, uma HT ou uma FS? Os dois amigos possuem HT e apenas um deles teve uma FS 26er na época do guaraná com rolha. Eu passei de uma HT 26er, para uma HT29er e enfim para a FS 29ER. Porém, enquanto na 26er fazia uso praticamente recreacional e na HT29er comecei a participar de competições. Mesmo assim, minha sensibilidade é de um elefante. Então, não sei opinar. Bem, a história é resumida assim. Eu defendi a FS para todo o uso, só não sei dizer em XCO (não gosto e tenho medo... rsrsrs), enquanto os dois ficaram divididos: um disse que ganharia em conforto, mas perderia em performance e o outro disse que deve ser muito bom para corridas de etapas e maratonas em geral. Eu tenho dúvidas se realmente perde em performance? Só sei que não cogito a volta para uma HT pelo conforto e pela estabilidade. O fato é que existem muitos corredores profissionais usando FS e outros tantos HT, mas não se sabe até que ponto é por imposição do patrocinador ou por gosto do ciclista. Quanto ao BOB, só teve uma vez que ele me atrapalhou. Num sprint (se é que posso chamar assim) no final de uma corrida, logo após uma descida. Estavam as duas suspensões totalmente abertas. Quando fiquei em pé e pedalei forte a bike afundou... kkkkkk No restante, como sou lento em todas as situações, não vejo perda. Hoje eu tenho que regular direito minhas suspensões, especialmente a traseira. Este negócio de percentual com medida quebrada está acabando comigo. Dá muito trabalho... rsrsrsrs De qualquer forma, elas estão com uma calibragem bem confortável. Mas isso já é uma promessa para a próxima temporada. |
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Fred
Igual a um trator: pesado e lento! http://equipeespacobike.blogspot.com/?m=0 |
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BR040
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Cadastrado em: 03 Mar 2011 MG Offline Mensagens:645 |
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agradeço a ajuda, pessoal, que foi esclarecedora e muito útil. quanto a questão de competir cheguei a conclusão que o melhor é pedalar no meu ritmo,(lento a moderado)e que varia de acordo com minha disposição do dia, além disso gosto de parar e fotografar paisagens e animais, nesta quinta feira sai da trilha e subi um pasto bem sujo ( com muito mato ), chegando no topo surpreendi um inhambu (ave da mata ) bem satisfeito pegando um sol numa parte mais limpa.
é disso que eu gosto, não é vencer as trilhas, mas aproveitar o local e não passar levantando uma nuvem de poeira e nem notar uma grande árvore ou um riacho de água transparente, e o silêncio da bike te proporciona momentos de interação com a natureza sem o ônus de estar poluindo o ar e fazendo aquela barulhadas das motos de trilha e escavando o solo, mas voltando ao assunto, na descida do morro a gary fisher cabritou num resto de cupim coberto de mato que eu não percebi e quase pranchei no cerrado, acho que com a full isto não iria acontecer... sou cauteloso nas descidas muito íngremes, e não tenho vergonha, se não sentir segurança, desço da bike e vou empurrando, pelo explicado acima a full vai ajudar nestas descidas...muito obrigado a todos, boas pedaladas, e agora vamos começar a juntar o dindim...
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se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás
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Altino
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Diante deste complemento. Pondere uma Bike de Allmontain... Terá muito mais conforto. E segurança.
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Fred
Igual a um trator: pesado e lento! http://equipeespacobike.blogspot.com/?m=0 |
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BR040
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Cadastrado em: 03 Mar 2011 MG Offline Mensagens:645 |
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acho não tem necessidade de uma allmontain, porque meu estilo é tranquilo, sem ousadias, conforme escrevi acima, quando fica difícil desço da bike, portanto uma bike full resolve, pelos meus pequenos conhecimentos allmontain é para uma pilotagem agressiva, da que estou bem distante, por falta de habilidade e mesmo vontade, mas gosto de aventurar fora das trilhas e curtir a natureza, vlw , boas pedaladas...
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se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás
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lemarco
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Cadastrado em: 28 Jun 2005 Sabará - MG Offline Mensagens:5805 |
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Uma Trail seria interessante para vc então! Dê uma pesquisada sobre o assunto e repense os seus conceitos. Tenho para mim que o AM e o Trail seriam a volta a origem do MTB onde vc usaria uma só bike para tudo, sem preocupação absurda com desempenho e sim com a diversão. Pelo que parece é exatamente isso que vc procura. Uma Trail full de 120mm ficaria de bom tamanho para a sua utilização. Recomendo a leitura: |
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Fabio
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Eu não sei qual sua bike atual e nem seu peso, mas penso totalmente diferente. Pelo seu estilo e filosofia de passeios eu iria de HT 29 com pneus de 2.2 para cima usando tubeless e com pressões baixas. Seria o paraíso para seu estilo.
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BR040
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Cadastrado em: 03 Mar 2011 MG Offline Mensagens:645 |
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tenho uma HT aro 26 gary fisher, procurei melhorá-la com um pedivela deore e cassete 11-36 e troquei a suspensão por uma first de 80mm,, acredito que uma HT 29 para ser mais leve que minha bike atual vai ter preço alto. sinto quando pedalo nas estradas de terra dores na região lombar e as vezes na cervical. para mais conforto pensei em adquirir uma full, no caso a Scott spark 760 27.5 , que mesmo sendo full é ainda um pouco mais leve que a HT gary fisher e o preço fica por volta de oito mil reais. caso alguém queira opinar sobre bike mais indicada para meu caso fico agradecido. tenho 51 anos, 1,73 altura e 73 kg de peso, pedalo 3 a 4 vezes por semana, percorrendo em média 80 a 120 km. a propósito o sistema de amortecimento da Giant Trance com 4" de curso ( indicada para trail) seria melhor que o da Scott spark?
Editado por BR040 - 29 Set 2014 as 18:40 |
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Liternit
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BR04 acho melhor ir ao um medico antes de gastar com a bike, fora que existem exercícios para fortalecer os músculos, treinar o core como abdome e costas ajuda muito.
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BR040
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em 2008 recebi a recomendação médica de aumentar minha atividade física, escolhendo na época o ciclismo de estrada, que melhorou bastante a situação, mas desde 2011 venho praticando mais MTB, e dai sai do asfalto liso da rodovia para estradas esburacas e trilhas , faço aquecimento e algumas séries de abdominais...fiz exame completíssimo do coração, inclusive cintilografia, raio x da coluna, exame de sangue, .... tudo OK
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BR040
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a propósito o sistema de amortecimento da Giant Trance com 4" de curso ( indicada para trail) seria melhor que o da Scott spark? desempenho e conforto?
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zeca
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Simplesmente é impossivel comparar uma full com uma HT no quesito conforto de pedalada não importando o diametro das rodas. Pode ser aro 26, 27,5 ou 29 que uma full, ainda mais a Spark que tem travas nas suspensões, sobe bem, vai bem no plano e desce melhor ainda e isto sem necessidade de trabalhar com pressão/diametro de pneus. Acertou o SAG, regulou o retorno é só alegria. Foi com uma spark é claro que bem melhor em termos de material de quadro e componentes que o Nino Schuter venceu diversas corridas no mundial e deu um senhor trabalho para o Absalon que acabou pedalando uma full no final do campeonato. |
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zeca
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A Trance é uma Trail com 140mm de curso. A Spark que você está de olho tem uma configuração muito interessante, eu só deixaria ela full SLX (melhor custo beneficio NMO) e se possivel trocaria o garfo por uma REBA ou uma Recon Gold, ambas com 120mm. |
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Fabio
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Tenho uma Gary Fisher HT 26, uma Crave HT 29 e uma Camber FS 29. A 29 é muito melhor que a 26, mesmo ambas na HT. Com tubeless e pneu mais largo melhor ainda. Óbvio que a Camber supera a Crave, mas para andar como ele disse sem querer correr, eu iria de Crave com certeza. Afinal numa FS você tem que usar trava ou regular mais firme a compressão de baixa velocidade quando isso é oferecido. Aí elimina o biopacing e por consequência o amortecimento que era o diferencial. E a Spark do Nino é 27,5 de 100mm que não existe a venda. A venda só com 120mm que é mais do que os 110mm que tenho na Camber. Se for só para ajudar a descer, vá de 29 HT tubeless e assim não se prejudica na subida com o peso de uma FS.
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zeca
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Fabio, quando comecei no MTB, também fui de HT que era o que existia, mas agora com 50 anos de idade, não tenho mais o corpo do garoto de 22, desta maneira continuo com a opinião de que a full seja 26, 27,5 ou 29 seria a melhor opção, se for com trava ou plataforma melhor ainda, pois os projetos dos quadros atuais praticamente eliminaram o bob que era o grande "defeito" das full frente as HT, mais até do que o peso. O que vejo atualmente é que o pessoal das 29 HT, em algumas situações se vale de reduzir pressão dos pneus, instalar tubeless (NMO não muda muito em se tratando de confortto da pedalada) ou mesmo troca os pneus para melhorar o desempenho da 29 em terreno muito acidentado. Eu, veja bem eu, não quero me preocupar com nada disto. Eu regulo as suspas, calibro os pneus e vou pro mundão de terra. O BR040 esta na minha situação, pedal de velho. |
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PedroMayall
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Cadastrado em: 24 Jan 2013 Rio de Janeiro Offline Mensagens:702 |
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Eu vou fazer 50 anos e não abro mão do conforto da suspensão total. Tenho uma trail com 140mm na frente e 125mm atrás com 14kg cravados que é uma delícia para pedais longos em trilhas leves, moderadas e estradões. Não sobe tão bem quanto uma rígida de 10 kg, claro, mas sobe tranquilamente. Pras trilhas agressivas uso uma all mountain com 170mm/165mm. Pelo tipo de rolé que vc gosta, acho que cairia bem uma trail moderna com rodas 27.5 e curso de 130mm ou 140mm, tipo Giant Trance, Santa Cruz 5010 ou Trek Fuel. Esse tipo de bicicleta é muito mais confortável do que as full suspension de competição XC/XCO, tipo Scott Spark e SPZ Epic.
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BR040
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Cadastrado em: 03 Mar 2011 MG Offline Mensagens:645 |
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O BR040 esta na minha situação, pedal de velho. [/QUOTE] Eu vou fazer 50 anos e não abro mão do conforto da suspensão total. Tenho uma trail com 140mm na frente e 125mm atrás com 14kg cravados que é uma delícia para pedais longos em trilhas leves, moderadas e estradões. Não sobe tão bem quanto uma rígida de 10 kg, claro, mas sobe tranquilamente. Pras trilhas agressivas uso uma all mountain com 170mm/165mm. Pelo tipo de rolé que vc gosta, acho que cairia bem uma trail moderna com rodas 27.5 e curso de 130mm ou 140mm, tipo Giant Trance, Santa Cruz 5010 ou Trek Fuel. Esse tipo de bicicleta é muito mais confortável do que as full suspension de competição XC/XCO, tipo Scott Spark e SPZ Epic. [/QUOTE]
isto mesmo, pedal de velho ou de ciclista sem pressa, calmaria... mas retomando o assunto então o sistema de plataforma como da giant, trek e Santa Cruz é mais eficiente, porém estas bikes, menos a trek são mais caras e mais difíceis de encontrar, a giant , por exemplo, é difícil de comprar, qual loja oferece giant??? tem um ciclista que me ofereceu trazer do USA, mas sem nota, acho que não vale a pena...se precisar comprovar a compra???
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se você não parar de pedalar as dificuldades vão ficando para trás
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zeca
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Cadastrado em: 21 Mar 2004 são paulo - sp Offline Mensagens:1681 |
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BR040, eu no seu caso procuraria uma bike de fabricante tradicional e com representação no Brasil, isto miniminiza os problemas de um eventual acionamento da garantia, então eu daria preferência as Specialized, Trek, Scott, Kona, Giant, Merida e etc, da SPZ tem a Camber, com aro 29 e 110 mm de suspensão, é uma bicicleta excelente e de um dos maiores/melhores fabricantes do mundo.
As A.M são sedutoras e estão na moda, porem o curso é bem longo 150 ou 160mm, o quadro é mais reforçado e obviamente mais pesado e requer uma manutenção mais apurada. Eu buscaria uma bike entre 110 (29er0 ou 120mm de curso e preferencialmente com trava nas suspensões, a questão da plataforma é só verificar qual o amortecedor das Sparks mais Tops e substituir, inclusive pode negociar na loja aonde eventualmente for comprara a bike. Eu tenho um Fox RL na traseira da bike e não sinto necessidade da plataforma. |
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lemarco
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Cadastrado em: 28 Jun 2005 Sabará - MG Offline Mensagens:5805 |
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Além das indicadas pelo pessoal acima, dê uma olhada nas Pivot na http://ibikes.com.br/. Comprei uma Mach 5.7 com eles, que são representantes oficiais, portanto com garantia e tudo mais e estou muito satisfeito com o atendimento prestado e com a bike. Uma Mach 4 ou 429 pode ser uma boa pedida para vc.
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BR040
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Cadastrado em: 03 Mar 2011 MG Offline Mensagens:645 |
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e aí pessoal que acham da Giant Mtb Anthem 27.5 full ao invés da Scott spark 760?
o preço está igual, a Giant tem pedivela duplo, o que eu acho que não é bom, mas é um pouco mais leve que a spark, segue abaixo a configuração da Giant e da Scott
Scott Spark 760 2015 uspensão: Rock Shox XC 30 TK, 120mm
a Scott me parece superior nos componentes e a relação bem mais leve que da Giant, pelo que pesquisei o sistema de amortecimento traseiro da Giant é melhor para evitar o Bob, porém não tenho certeza, meu conhecimento é escasso, e até hoje só andei numa Giant Anthem X2, muito castigada, mas gostei... agradeço pelas opiniões. vlw
Editado por BR040 - 03 Out 2014 as 16:26 |
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Liternit
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Cadastrado em: 15 Jun 2011 - Offline Mensagens:2421 |
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Giant tem garfo melhor e prefiro o sistema da Giant, mas se for pegar uma bike dessas poque já não pega 29"?
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