Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Fórum Principal
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - quebra de quadro
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


quebra de quadro

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jean pierre de carva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jean pierre de carva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: quebra de quadro
    Postado: 12 Dez 2009 as 01:16
 Peguei uma chuva ontem e hoje quando fui fazer a manutenção na bike percebi que o quadro estava partido no seat tube junto as soldas do top tube. meu quadro é um volare aquila 16,5 e uso um canote de 400 mm que fica 15 cm dentro do quadro. não entendo como quebrou. ja vinha escutando uns estalos a uns 2 meses, quando o estalo aumentava eu tirava o cano e colocava graxa, pensando
que tinha terra não entendo como quebrou.
Voltar ao Topo
kako Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Abr 2004
- Itu-SP
Offline
Mensagens:3039
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kako Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2009 as 10:49
 Jean, que idade tem seu quadro? Pode ser fadiga de material, já que o Aquila não é mais fabricado a algum tempo.

Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2009 as 12:51
Qual seu peso e qual o uso da bike? Venhamos e convenhamos, um canote de 400mm faz muita alavanca.
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
jean pierre de carva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jean pierre de carva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2009 as 17:50
 Eu comprei em julho de 2007 e não sou muito de judiar da bike, peso 75 kg e para minha altura e medida do cavalo meu quadro é tam 16,5" e uso o selim com 70 cm dele até o centro do mov central. daria até para usar canote de 350 mm mas prefiro usar de 400 para forçar menos. sobre a afirmação de que foi pelo canote fazer muita alavanca . então não deveriam fabricar canotes de 400 mm , só de 250 mm.
Voltar ao Topo
Cebo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:7206
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cebo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2009 as 18:56
Originalmente postado por jean pierre de carva jean pierre de carva escreveu:

 Eu comprei em julho de 2007 e não sou muito de judiar da bike, peso 75 kg e para minha altura e medida do cavalo meu quadro é tam 16,5" e uso o selim com 70 cm dele até o centro do mov central. daria até para usar canote de 350 mm mas prefiro usar de 400 para forçar menos. sobre a afirmação de que foi pelo canote fazer muita alavanca . então não deveriam fabricar canotes de 400 mm , só de 250 mm.


Ué, mas o que quebrou foi o quadro. O cara que fez o canote não tem anda a ver com o cara que fez o quadro. Alguns quadros são mais fortes, outros mais fracos. Talvez o seu canote esteja simplesmente grande de mais. Veja bem: eu tenho 1,78 e uso um quadro 17. Uso um canote de 350mm e tenho plena conciencia que meu quadro é pequeno pra mim. Se algum dia meu quadro quebrar no mesmo lugar que o seu, terei a certeza que o culpa foi do canote que fica quase no limite.
Seu canote fica quanto pra fora? Qual é a sua altura?
Seu guidão shalow pode salvar minhas costas!
http://www.pedal.com.br/forum/troco-guidao-fsa-carbon-monocoque-por-algum-shalow_topic59584.html
Voltar ao Topo
Hauss Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 15 Out 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:658
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Hauss Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Dez 2009 as 19:32
Deixar de fabricar canote de 400mm pois quebrou um quadro tamanho 16,5''? Se ainda tivesse quebrado um quadro grande...

Mas então, com certeza o que fez o quadro quebrar foi o canote. Porém, claro, isso não indica que você fez alavanca demais. Pode ser que o quadro já estivesse com alguma falha no material ou mesmo algum soco/tombo que você não percebeu.

Mas ai vão umas perguntas, você disse que o quadro ficava 15cm pra dentro, mas mesmo assim a alavanca ocorre, menos que se o canote estivesse no limite, mas ocorre. Mas então, o canote era da medida exata pro quadro? Pois as vezes é possivel que uma pequena folga interna, as vezes imperceptivel, tenha criado um efeito alavanca maior e partido o seat.

Mas, partindo para outras possibilidades, é até possivel que o seat tenha quebrado simplesmente por quebrar, devido a alguma força que o quadro não deu conta.

Meus pesames pela perda. =/
É bem chato perder um quadro mesmo.
Voltar ao Topo
jean pierre de carva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jean pierre de carva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 01:44
 Pior q aqui em maraba não tem quadro para comprar. vou ter de comprar na bike center ribeirão ou na bike adventure pg. mas o frete saí caro. Eu mandei soldar para quebrar o galho e tou na duvida entre bora rapid xc, pst ou canadian winner
Voltar ao Topo
cabisvaldo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jul 2006
Recife - Pernambuco
Offline
Mensagens:808
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cabisvaldo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 02:02
Ja falaram e continuam falando muito bem aqui do proshock e dos tora bora. 
"Pedalo, logo existo."

Victor Lélis
Voltar ao Topo
adrianomtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Out 2007
Nova Lima - MG
Offline
Mensagens:2572
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar adrianomtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 16:44
Provavelmente seu quadro quebrou por fadiga ou alguma falha na construção. Um canote 15 cm dentro do quadro não faria ele quebrar não. Já tive um áquila e tb ouvia uns estalos, só ficava pensando, tomara que esse quadro nunca quebre numa descida Dead, hehehehe
Eu usava um canote de 300 mm num quadro 16,5 e nunca tive problemas.
Se vc quiser uma opção ao tora bora rapid xc, dá uma olhada no mosso challenger, é o mesmo quadro (isso mesmo, exatamente o mesmo quadro só com pintura e grafismos diferentes), mas custa uns 100 reais a menos. Esse é o quadro que estou usando no lugar do aquila. nada a reclamar.


Editado por adrianomtb - 13 Dez 2009 as 16:49
Voltar ao Topo
jean pierre de carva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jean pierre de carva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Dez 2009 as 18:28
 Valeu mesmo Adriano! vou esperar minha sogra vir me visitar e vou ver qual quadro tem em campogrande RJ para ela trazer para mim 
Voltar ao Topo
jean pierre de carva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jean pierre de carva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2010 as 21:56
  Tinha escrito um e mail para a Canadian para saber mais sobre o Winner e as semelhanças com o Volare Aquila( mesma fabrica) e falei q o meu quebrou. com a resposta dele sei qual foi o problema:
A resposta dele:
Olá! Jean
Antes de mais nada quero agradecer o seu contato.
A CANADIAN está a 10 anos no mercado, por isso pode ficar tranquilo com os nossos produtos. Damos uma garantia de 1 ano p/ todos os nossos produtos.
Este problema que ocorreu no seu quadro, pode ser por 3 motivos que mais ocorrem:
*O primeiro motivo vc já relatou que não faz. Usa o canote com a inserção minima certa.
*O segundo motivo seria o canote errado. É o problema mais comum. Tem pessoas que usam a medida errada e as vezes canote de segunda linha. Caso vc esteja usando um canote da GTS; troque-o imediatamente. Ele é o que mais dá problema por ser ovalizado.
*O terceiro pode ser de fabricação. A junção dos stays superiores não ficam corretamente acertados e aí ocorre a trinca.
Sobre o seat-tube ser estriado, não tem nada a ver com este problema que ocorreu no seu quadro. Usavamos este tubo por dar uma economia de peso, mas hoje em dia deixamos de usá-los. Tinhamos varios seat-tub , sendo um para cada modelo e por isso optamos por um modelo só.
Bom, qualquer outra dúvida; favor entrar em contato.
Abraço
Mauricio/CANADIAN
Voltar ao Topo
jean pierre de carva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jean pierre de carva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2010 as 22:07
91330781

Voltar ao Topo
André Santos Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Mai 2008
Offline
Mensagens:3741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar André Santos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2010 as 22:35
Originalmente postado por jean pierre de carva jean pierre de carva escreveu:

  Tinha escrito um e mail para a Canadian para saber mais sobre o Winner e as semelhanças com o Volare Aquila( mesma fabrica) e falei q o meu quebrou. com a resposta dele sei qual foi o problema:
A resposta dele:
Olá! Jean
Antes de mais nada quero agradecer o seu contato.
A CANADIAN está a 10 anos no mercado, por isso pode ficar tranquilo com os nossos produtos. Damos uma garantia de 1 ano p/ todos os nossos produtos.
Este problema que ocorreu no seu quadro, pode ser por 3 motivos que mais ocorrem:
*O primeiro motivo vc já relatou que não faz. Usa o canote com a inserção minima certa.
*O segundo motivo seria o canote errado. É o problema mais comum. Tem pessoas que usam a medida errada e as vezes canote de segunda linha. Caso vc esteja usando um canote da GTS; troque-o imediatamente. Ele é o que mais dá problema por ser ovalizado.
*O terceiro pode ser de fabricação. A junção dos stays superiores não ficam corretamente acertados e aí ocorre a trinca.
Sobre o seat-tube ser estriado, não tem nada a ver com este problema que ocorreu no seu quadro. Usavamos este tubo por dar uma economia de peso, mas hoje em dia deixamos de usá-los. Tinhamos varios seat-tub , sendo um para cada modelo e por isso optamos por um modelo só.
Bom, qualquer outra dúvida; favor entrar em contato.
Abraço
Mauricio/CANADIAN

Não estou defendo marca X, e querendo prejudicar marca Y.
Longe disso! Quero é buscar informações solidas sobre o assunto pra poder adquirir um melhor conhecimento. Logo não estou dissendo que a afirmação da Canadian não é verossímil.
Mas, supondo que o ovalizado mencionado seja na parte interna, até porquê considero meio difícil alguém conseguir colocar um canote oval num quadro com tubo normal, surge a dúvida tendo em mente que os canotes Thomson também são ovalizados na parte interna. Isso seria uma desvantagem real também encontrada nos canotes Thomson, ou o caso desse canote ... é um caso de canote ovalizado a parte? Por quê?
E os canotes com reforço estrutural em forma de cruz?
Compro quadro Cannondale
Dicas de gente com know-how são bem vindas.
Voltar ao Topo
jean pierre de carva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jean pierre de carva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2010 as 00:19
 Sinceramente eu tambem não entendi o q significa esse ovalisado, mas desconfiei q fosse na parte externa. Não ovalisado a ponto de não entrar no quadro, mas o suficiente para gerar problemas. Defeitos com a falta de controle de qualidade , coisa normal para produtos baratos. Eu fiquei impressionado dele ter acertado a marca de meu canote( eu sei, não deveria ter comprado, mas só achei esse de 400 mm)
Voltar ao Topo
jean pierre de carva Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Ago 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:107
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jean pierre de carva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2010 as 21:04
             Mandei um e mail para a Canadian para entender melhor o q ele quis dizer com ovalizado, eis a resposta:
             
                Explico sim ou melhor vou tentar. O canote tem um diâmetro, por exemplo de 27,2 mm. Esta medida tem que ser lida em qquer ponto que vc tirar esta medida. A variação na medida do diametro não pode variar mais do que um décimo de milimetro. Existem canotes que variam muito . Eles tem que ter a medida redonda com menos variação possível.
Não sei se vc entendeu.....Não sei se vou conseguir melhora esta explicação.
Abraço
Mauricio/CANADIAN
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jan 2010 as 21:45
Sei não, mas acho que a coincidência aí é pelo fato da maioria das bikes montadas com esse quadro, "fatalmente" serem montadas com esse canote por ser muito comum e barato

o ovalizado seria que ele não é perfeitamente "redondo", é como se vc pisasse num tubo, e ele "achatasse" um pouco
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
spikelee1977 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Ago 2008
Passo Fundo
Offline
Mensagens:111
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar spikelee1977 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jan 2010 as 13:18
Bom galera tudo beleza...essa historia de canote ovalizado não sei não...eu tenho que pra mim que deve ser fadiga do quadro,tem sim problema se usar  canote muito no limite mas 15cm ainda sim é bastante comprimento...um canote ovalizado deveria ser MUITO fora de medida.
Eu tenho um canote desses GTS e uso a uns seis anos e como sou torneiro CNC medi o meu(com paquimetro) q é 26.8 mm e não tem diferença. Procurei em varios pontos varição de diametro e não achei.
Variação muito grande  seria percebido no colocar ou regular o canote...
Um abraço...
Voltar ao Topo
brteles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2010
Maricá - RJ
Offline
Mensagens:300
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brteles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jan 2010 as 05:25
Já que você vai colocar um quadro novo mesmo, encomende um canote Junto... Não vale a pena arriscar um quadro novo, por um canote.Big smile

Boa Sorte com o novo quadro!
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X