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Cubos Shimano de esferas vs rolamentos

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Fabio Ver Drop Down


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    Postado: 14 Nov 2009 as 02:31

Por que a Shimano continua usando cubos de esferas em vez de usar cubos com rolamentos como a maioria dos fabricantes?

 

Ela diz que são mais eficientes e tal, mas isso é verdade?

 

Custo de produção não é, pois até empresas menores e com produtos mais simples usam rolamentos. Será que ela prefere que o consumidor troque de cubo ao invés de trocar de rolamento devido ao desgaste?

 

 

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lucianon Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2009 as 17:31
Fábio,
Não estudei muito sobre o assunto, mas conversando com um amigo meu que tem loja de bike, ele me disse que
os cubos shimanos por usarem esferas agüentam mais impactos de forças diagonais ao cubo .
Já utilizei Mavic Crossride e Vzan com cubo xt, não levando em conta o peso, gostei
muito das duas rodas. No caso dos cubos Shimanos de esferas , acho mais sensível ao ajustes realizados pelo mecânico.
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Mr.Sergius Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Nov 2009 as 18:29
Os cubos com esferas tem manutenção mais fácil e permitem ajustes mais personalizados. Eu também já ouvi dizer que suporta melhor as tensões diagonais onde o rolamento costuma dar folga. Mas o que é o rolamento senão duas pistas e um colar de esferas? Então uma boa pista no cubo sobre a qual vá girar o colar não há nenhuma desvantagem em relação ao rolamento.
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2009 as 19:57
Mas existem rolamentos de contato angular como o do link abaixo.
 
Dessa forma pode-se usar rolamentos em vez de usar as pistas no próprio cubo, fazendo com que seja necessário trocar o rolamento em vez do cubo.
 
 
 
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Mr.Sergius Ver Drop Down
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Santos
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mr.Sergius Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Nov 2009 as 20:48
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas existem rolamentos de contato angular como o do link abaixo.
 
Dessa forma pode-se usar rolamentos em vez de usar as pistas no próprio cubo, fazendo com que seja necessário trocar o rolamento em vez do cubo.
 
 


Esse rolamento é chamado cônico e ele vai nas pontas de eixo das rodas de diversos carros. Ocorre que ele é muito mais pesado, pois não é de esferas, mas de roletes. Ele é composto de duas partes: capa que tem uma pista angular de 45° ou 60° por dentro e cilíndrico por fora e miolo onde tem os roletes e seus suportes:


Pelo peso não é interessante para bikes. Além disso, pela grande área de contato aumenta o arrasto a ser vencido pela pedalada. De outro lado, feita a correta manutenção dos cubos de esferas, vc troca apenas os colares sem danos às pistas que são mais duras que as esferas.
Eu nem sei se tem desses cônicos no tamanho para os cubos.


Editado por Mr.Sergius - 15 Nov 2009 as 20:49
Na vida nem tudo são flores! Ainda bem, pois detestaria ter que descer as ladeiras esmagando as pobrezinhas.
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bikerfromhell Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerfromhell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2010 as 23:15

Nao é so a shimano q usa esferas....a camapanholo tambem usa e a bontrager

Comverço com uns q tem a seguinte opiniao de q os cubos com rolamento giram mais, parecem girar mais solto...bom eu digo q em relaçao as esferas o mesmo efeito é obitido pela sencibilidade de quem faz a manutençao dos cubos....
Já outros gostam mais do rolamento pela facilidade, digo de nao c sujar para trocalos.
As esferas da shimano sao tao boas q geralmente quando acontece algum problema nos cubos o q estraga sao os conicos,(no geral devido a muita preçao q vem da propria fabrica ou de quem faz a manutençao)as esferas sao interminaveisss.
 
Rolamento é bom, os caros q custam em torno de 40 contos cada.
 
se esferas focem ruins ou no minimo diminuisem o dezempenho de quem compete com cubos com esse sistema, ninguem os utilizaria.
 
 
 
 
 
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tchuski Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar tchuski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2010 as 23:39
as esferas de um cubo shimano de trás são bem grandinhas, será que as de um rolamento tem o mesmo tamanho, isso influenciaria alguma coisa na durabilidade dele?
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MarceloMB Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MarceloMB Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2010 as 23:50
Originalmente postado por Mr.Sergius Mr.Sergius escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Mas existem rolamentos de contato angular como o do link abaixo.
 
Dessa forma pode-se usar rolamentos em vez de usar as pistas no próprio cubo, fazendo com que seja necessário trocar o rolamento em vez do cubo.
 
 


Esse rolamento é chamado cônico e ele vai nas pontas de eixo das rodas de diversos carros. Ocorre que ele é muito mais pesado, pois não é de esferas, mas de roletes. Ele é composto de duas partes: capa que tem uma pista angular de 45° ou 60° por dentro e cilíndrico por fora e miolo onde tem os roletes e seus suportes:


Pelo peso não é interessante para bikes. Além disso, pela grande área de contato aumenta o arrasto a ser vencido pela pedalada. De outro lado, feita a correta manutenção dos cubos de esferas, vc troca apenas os colares sem danos às pistas que são mais duras que as esferas.
Eu nem sei se tem desses cônicos no tamanho para os cubos.
Mr.Sergius, o rolamento que ele se refere não é o cônico. É esse aqui...
 
...e existem tamanhos compativeis com os cubos.
 
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Claudio_ndr Ver Drop Down


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Minha opinião é de ambos os sistemas são bons,tanto rolamentos quanto cubos de esferas.Se vç faz um uso mais amador e menos preocupado de suas rodas,os cubos de esfera nunca te deixarão no meio da estrada,mesmo tendo fraturas em uma ou mais esferas.Voçe nota que a roda está girando mal,com folga e barulho,mas dificilmente ela parará de girar.No caso de rodas rolamentadas,é preciso ser mais atento,verificando rotineiramente qualquer alteração de movimento,pois se o rolamento der pau no meio de uma longa pedalada,certamente voçe ficará na mão.De qualquer maneira,produtos de qualidade com revisões rotineiras funcionarão bem em ambos os sistemas.

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bikerfromhell Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar bikerfromhell Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2010 as 04:51

o q importa é a qualidade do produto!!!! esferas shimano sao interminaveiss ja as comuns em ccontato com conicos e caxaria shimano viram farelo em questao de semanas.

colando esfera shimanos em conicos ou cubos comuns, as mesmas detonam completamente peças inferiores..
 
essess rolamentos vendidos aewww de 3 a 5 reais a unidade costumam apresentar folgas e barulhos com relativa facilidade. A casos aqui de individuos q retiram aquela protecao plastica para q  fique mais solto, poremmm nao dura nada. Constateeii q o tamanho das esferas é o mesmo dependendo da marca.
 
Como o outro amigo disse aew e eu deixei de comentar, quando rolamento quebra(rolamento caro principalmente) ele trava, dependendo da onde vc estiver, complica.
 
 
 
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2010 as 12:02
Rolamentos são projetados para suportar forças apenas no sentido vertical, mais suportam carga a cima do máximo encontrado no uso em uma roda de bike.

Já os cones de esfera suportam cargas extremas no sentido vertical e horizontal e somado a isto boa qualidade das partes pode se chegar a peças extremamente duráveis.

Tive rodas com e sem rolamentos, e cheguei a seguinte conclusão:

Usaria novamente rodas com rolamento sem problemas mais estas requerem mais manutenção que as rodas com cônicos de esfera.

Tenho um cubo XTR da 1° geração com mais de 30.000,00 Km rodados sem nunca ter sido aberto nem para lubrificar e roda suave sem pinta de que necessita de manutenção.

Neste mesmo período já tive pelo menos 4 cubos de rolamento e nenhum durou tanto.

Agora tome cuidado com as comparações rodas tops como mavic, dt etc devem ser comparados com rodas tops como XT, XTR.

Se comparar por exemplo um cubo DEORE (usando o mesmo regularmente com trilhas com lamas) com um Mavic ai prefira o Mavic.

Já ví pessoas falarem mal da durabilidade de seus cubos com cônico, no geral eram cubos de baixa gama usados fora das recomendações.

Agora uma recomendação que pode parecer estranho, evite abrir cubos de cônico para lubrificar minha experiência mostra que a lubrificação original da shimano (graxa verde) não vence e não deve ser substituída.

Abri cubos com 6-8 anos de uso e a graxa estava intacta.

Somente abra o cubo se este apresentar problemas e neste caso use peças originais da shimano e mão de obra qualificada.

Quanto os cones traseiros (com esferas maiores) estas são mais resistentes sim que os dianteiros e não só pelas esferas as bacias e cônicos também são mais fortes já que o cubo traseiro suporta mais forças de impacto e torções. 

Ou seja quanto mais mexe pior fica.


OK



 


Editado por dts - 02 Ago 2010 as 12:11
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Fabio Ver Drop Down


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É verdade esse papo que se o rolamento quebrar a roda trava? Mas nesse "quebrar" seria o que, as esferas ou o anel? Alguém já passou por isso, com qual roda?
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2010 as 11:23
A esfera pode quebrar e travar o rolamento.
Dependendo do caso o rolamento pode rodar dentro do cubo e danificar o cubo também.

OK 
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Fabio Ver Drop Down


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Mas o mais comum é quebrar o colar do rolamento?
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Fabio Ver Drop Down


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então independente de peso e atrito um cubo Shimano é mais confiável do que um cubo de rolamento?

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dts Ver Drop Down
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Fabio, sim o shimano é mais confiável se vc usar o produto dentro de suas especificaçãoes.

Agora se comprar Acera, Alívio ou mesmo Deore e por no uso extremo com lama e água ai eles podem abrir o bico.

Grande parte das reclamações que ouvi nos 20 anos de bike em relação aos cubos de cônico eram em função de uso inapropriado do produto.

Não se vê com frequência usuários de XT ou XTR falando mal de seus cubos pois estes estão entre os mais duráveis que existem na atualidade.

Um outro erro comum é abrir os cubos cônicos shimano para manutenção" NUNCA , REPITO NUNCA FAÇA ISTO" pois não é necessário, salvo quando estes apresentarem problemas como folga e dificuldade de rolagem.

E se tiver que trocar algo agora existe a "shimano latin américa" que fornece peças de reposição para seus produtos, a dificuldade fica a cargo dos lojistas que a todo custo tentam empurrar um produto novo mesmo sabendo disto (reposição de peças).  


OK    


Editado por dts - 04 Ago 2010 as 11:33
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Fabio Ver Drop Down


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Eu tenho uma bike com cubos Deore LX modelo 95 que foi comprada em dez/94. Eu nunca fiz nada nos cubos e sempre achei estranho, pois sempre leio que após a trilha deve-se abrir e verificar o estado das pistas, lavar, engraxar e tal. Até ficava meio receioso pensando que como nunca abri por dentro poderia estar já tudo deteriorado, mas nunca deu jogo e o giro é igual, liso sem aspereza. Eu acho fantástico.
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2010 as 17:23
Fábio, onde leu isto ?
Não deve ter sido o manual da shimano.
(pelo menos não os atuais)
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mezabarbabh Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar mezabarbabh Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2010 as 17:28
Originalmente postado por dts dts escreveu:

 

Um outro erro comum é abrir os cubos cônicos shimano para manutenção" NUNCA , REPITO NUNCA FAÇA ISTO" pois não é necessário, salvo quando estes apresentarem problemas como folga e dificuldade de rolagem.

Costumo pedir ao mecânico, quando monto um cubo novo, soltar um pouco os cones, que vem um pouco travados de fábrica, o que aumenta muito o desgaste dos cones.

Originalmente postado por dts dts escreveu:

E se tiver que trocar algo agora existe a "shimano latin américa" que fornece peças de reposição para seus produtos, a dificuldade fica a cargo dos lojistas que a todo custo tentam empurrar um produto novo mesmo sabendo disto (reposição de peças). 

Tem alguns lojistas que não querem oferecer sequer garantia, já escutei por aí "...Peças de bicicleta não tem garantia...." de um dono de loja, que na realidade não queria perder tempo contatando os representantes para tentar trocar as peças que apresentaram problemas!
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Fabio Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2010 as 17:29
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Fábio, onde leu isto ?
Não deve ter sido o manual da shimano.
(pelo menos não os atuais)
 
Nunca li no manual, não. Aliás meu manual eu nunca li os encartes da Shimano, só o manual da bike em si.
 
Mas sempre linha em sites sobre esse tipo de manutenção. Mas é bom saber. Estava meio tentado a usar os novos cubos da SRM, mas vou ficar com Shimano mesmo.
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Fabio Ver Drop Down


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Originalmente postado por mezabarbabh mezabarbabh escreveu:

Costumo pedir ao mecânico, quando monto um cubo novo, soltar um pouco os cones, que vem um pouco travados de fábrica, o que aumenta muito o desgaste dos cones.
 
 
Mas como "montar cubo"?
 
Se montou o cubo como ele veio de fábrica preso?
 
Não é a roda que você montou, não?
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Nelson_Aki Ver Drop Down
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Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por mezabarbabh mezabarbabh escreveu:

Costumo pedir ao mecânico, quando monto um cubo novo, soltar um pouco os cones, que vem um pouco travados de fábrica, o que aumenta muito o desgaste dos cones.
 
 
Mas como "montar cubo"?
 
Se montou o cubo como ele veio de fábrica preso?
 
Não é a roda que você montou, não?


Com certeza ele se enganou e queria dizer roda, só para constar, quando comprei meus cubos deore eles vieram com os cones apertados em excesso também.
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dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por mezabarbabh mezabarbabh escreveu:

Originalmente postado por dts dts escreveu:

 

Um outro erro comum é abrir os cubos cônicos shimano para manutenção" NUNCA , REPITO NUNCA FAÇA ISTO" pois não é necessário, salvo quando estes apresentarem problemas como folga e dificuldade de rolagem.

Costumo pedir ao mecânico, quando monto um cubo novo, soltar um pouco os cones, que vem um pouco travados de fábrica, o que aumenta muito o desgaste dos cones.

Originalmente postado por dts dts escreveu:

E se tiver que trocar algo agora existe a "shimano latin américa" que fornece peças de reposição para seus produtos, a dificuldade fica a cargo dos lojistas que a todo custo tentam empurrar um produto novo mesmo sabendo disto (reposição de peças). 

Tem alguns lojistas que não querem oferecer sequer garantia, já escutei por aí "...Peças de bicicleta não tem garantia...." de um dono de loja, que na realidade não queria perder tempo contatando os representantes para tentar trocar as peças que apresentaram problemas!

Em cubos shimano nunca faça isto, pois os mesmos já vem com o torque adequado ao uso.

Já vi cubos shimano abrirem o bico mais quase sempre foi por que foi aberto ou usado para fim indevido.

Desencane disto.

OK 

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dts Ver Drop Down
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Originalmente postado por Nelson_Aki Nelson_Aki escreveu:

Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Originalmente postado por mezabarbabh mezabarbabh escreveu:

Costumo pedir ao mecânico, quando monto um cubo novo, soltar um pouco os cones, que vem um pouco travados de fábrica, o que aumenta muito o desgaste dos cones.
 
 
Mas como "montar cubo"?
 
Se montou o cubo como ele veio de fábrica preso?
 
Não é a roda que você montou, não?


Com certeza ele se enganou e queria dizer roda, só para constar, quando comprei meus cubos deore eles vieram com os cones apertados em excesso também.

Uma dica importante se uma peça nova apresentar problema como o que vc citou nunca compre a mesma pois a fortes indícios de que a mesma foi aberta por algum motivo.

Já ví isto ocorrer em uma loja grande (Mecânico amigo me confirmou) eles removeram esferas originais de um cubo XT para cobrir a garantia de uma bike vendida e substituíram por outras de procedência duvidosa.

O giro do cubo novo pode oferecer uma certa resistência mais esta resistência não pode ficar variando durante a rotação do eixo.

Em cubos DEORE fuja da lama e água pois a selagem não suporta este uso.

Até 
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Voodoo Ver Drop Down
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Originalmente postado por dts dts escreveu:

Em cubos shimano nunca faça isto, pois os mesmos já vem com o torque adequado ao uso.
Já vi cubos shimano abrirem o bico mais quase sempre foi por que foi aberto ou usado para fim indevido.
Desencane disto.
OK 


Acho que a manutenção dos cubos Shimano não é tão crítica assim. Se feita com cuidado observando o aperto adequado dos cones é possível ter um cubo igual ao de fábrica mesmo depois de aberto. O problema é que o aperto é feito segundo a mão do mecânico, e nem sempre fica 100%. É meio na tentativa e erro, e demora um pouco para acertar a mão.

Já abri meus cubos Deore LX, 105 e Dura Ace diversas vezes, devido o uso constante na chuva. Todos estão perfeitos até hoje, sem apresentar qualquer problema nas trilhas, cones ou bilhas ou ainda folga ou rolagem áspera.

O uso de ferramentas adequadas é essencial. Com chaves de cone é possível ter um ajuste fino do ajuste dos cones, evitando que o cubo trabalhe apertado demais ou com folga indesejada, ambos ocasionando futuros danos ao conjunto.
PauloR2

Viciado em sofrimento
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dts Ver Drop Down
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Fábio o colar de esfera não quebra o que quebra é a esfera devido a vibração gerada pela folga, agora esta esfera ao encavalar pode sim levar a quebra do colar.

Alias um outro ponto fraco dos rolamentos convencionais é o fato de que ao se desgastarem abrem folga pois as pistas não trabalham sobre pressão dos cônicos o que gera vibrações e que dependendo da intensidade pode gerar a quebra do rolamento. 

Os rolamentos cônicos-esfera e cônicos-roletes trabalham sempre sobre uma pequena pressão dos cônicos o que dificulta a quebra das esferas, colar ou roletes pois não existe vibração, mesmo quando gira livre (a mão) ao se exercer uma força vertical sobre o eixo este desvia esta força de forma distribuída para o centro do cubo isto faz com que este trabalhe com mais eficiência e menor risco.  

OK
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Daniel San Ver Drop Down
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Boa tarde.
Creio eu que não seja esse o caso, de trocar os cubos.....
Por experiência, os cubos de esferas da Shimano são bem melhores que muitos cubos de rolamento no mercado.
Alguns pensam que por ser rolamento a roda é melhor, mas depende muito.
Tem modelos excelentes da Shimano que usam esferas, e são muito bons, melhores que rolamento.
Já as rodas top Shimano usam rolamento.
Mas se for optar por uma roda ou cubo Shimano com esferas ou com outra marca mais barata de rolamento, sugiro que opte pela Shimano, pois são muito boas. Mesmo de esferas giram bem suave.
Espero ter ajudado.
Abraço
DanieL
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Fabio Ver Drop Down


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Muito foi dito que o cubo Shimano de esferas dura muito (eu comprovo). Mas e se um dia chegar a hora de abrir e trocar peça. Quem deve fazer essa troca então?
 
Outra coisa: Pelo que consta as rodas top Shimano também são esferas. Até as do novo XTR são esferas.
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tchuski Ver Drop Down
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fica sempre um vazio em uma pergunta dessas, na maioria dos casos nos shimano a manutenção é simples, só esferas, se for um par de cubos top pouca gente consegue chegar ao fim da vida, a maioria desiste de pedalar bem antes disso, quem não desiste acaba vendendo com uma alta km pra comprar um modelo mais recente, eu ja passei de 13000 com um par de LX e eles ainda parecem novos, e eu não sou dessa ideia de limpeza e manutenção toda hora não! 

Editado por tchuski - 05 Ago 2010 as 00:53
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Daniel sam só uma correção, rodas tops shimano não usam rolamento não, usam cônicos pois tenho as XTR e meu amigo tem uma Dura-Ace ambas são iguais (No uso de cônico).

OK
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paulo ferreira Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulo ferreira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2010 as 15:12
   Só pra diferenciar os rolamentos-

esfera


cônico

agulha

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dts Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Ago 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2010 as 15:33
É isto ai paulão.
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2010 as 15:58
Voodoo, concordo que a manutenção não é difícil, mais o fato é que não é necessária salvo quando apresentar problemas que antecedem em muito a necessidade de substituição de partes.

Outra coisa é que o risco de danificar os retentores (quimica ou mecanicamente) é enorme.

Explico: 

Mecânicamente: Seria danificar o retentor ao desmontar o cubo (entortar, não encaixar adequadamente, ferir os retentores).

Quimicamente: É o uso de lubrificação inadequada no cubo e hub, graxa de baixa qualidade, automotiva ou que não seja a base de lítio nem pensar pois vão atacar o material do retentor dilatando ou ressecando o mesmo.  

Outra coisa é que o mecanismo hub (nos modelos novos) não deve usar graxa e sim um óleo de alta densidade também a base de lítio sob pena de também atacar o material do retentor ou obstruir o funcionamento do mecanismo hub que agora são mais sensíveis pois usa 3 macaquinhos que são menores e possuem mola mais fraca que nas versões antigas. 

Aliás o hub segundo a própria shimano não deve ser aberto (mais abrimos de vez em quando não é mesmo ? hehe!!)

Eu mesmo perdí um hub XTR fui abrir e rachei a bacia de titânio dele e me custou caro. 

Quanto ao cubo a própria shimano não recomenda esta prática e informa ser desnecessário salvo quando tiver problemas.

Mais cada louco com suas manias (eu sou cheio delas) e cada cabeça é seu guia, boa sorte e forte abraço.


Editado por dts - 05 Ago 2010 as 16:02
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Nelson_Aki Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Nelson_Aki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2010 as 17:11
Originalmente postado por dts dts escreveu:

Quanto ao cubo a própria shimano não recomenda esta prática e informa ser desnecessário salvo quando tiver problemas.


Onde acho essas recomendações da Shimano?
Tem também falando por exemplo das especificações de selagem dos cubos? Tipo, não é recomendado andar na chuva com cubo deore porque a selagem não aguenta, entre outras informações que devem ser interessantes.

No site da Shimano na parte dos documentos técnicos só achei uns folhetos de 1 página em formato PDF que não dizem muita coisa sobre isso, na verdade acho que são os mesmos folhetos que vem com as peças que são compradas avulsas, único que achei falando alguma coisa sobre manutenção de cubo (modelo saint que não conheço):

">
http://techdocs.shimano.com/media/techdocs/content/cycle/SI/SI_3C40A/SI_3C40A_Po_v1_m56577569830612462.pdf





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dts Ver Drop Down
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Cadastrado em: 01 Ago 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Ago 2010 as 11:24
Nelson_Aki, não me referí ao folheto que acompanha as peças e sim o manual técnico fornecido a logistas e mecânicos.

Quanto a manutenção não me referí ao SAINT pois o seu uso é diferenciado inclusive como pode ver o projeto é diferenciado do XTR, XT, DEORE e demais pois o mecanismo do hub é externo e não interno como nos demais (Confesso que não havia percebido esta diferença até agora).  

Para esta peça SAINT meu manual apresenta a seguinte instrução (Conforme disse):

"Estas unidades poderão ser desmontadas como mostram as ilustrações. Deve-se aplicar graxa em cada peça a
intervalos periódicos."

Repare que a montagem e desmontagem é mais simples, não requer nem ferramentas especiais, parece ter sido feito para isto.

Repare que nos demais grupos a nota de manutenção não ocorre (www.shimano.com).

Já em relação ao uso em lama etc, basta ver a recomendação de uso no folheto da shimano ('Sistema de componentes para bicicletas de montanha' , encontrado em lojas), somado a isto a experiência que tive com diversos colegas (ando a 20 anos e tive oficina).

Segundo este mesmo encarte o deore se define assim:

"O DEORE FOI CONCEBIDO PARA ATRAIR UMA VASTA GAMA DE AMANTES DO CICLISMO. O CONCEITO DE DESIGN DEORE MISTURA AS FORMAS 'MODERNO E APURADO' DESTINADAS A COMPLEMENTAR AS BICICLETAS DE PASSEIO BEM COMO AS DE BTT"

O DEORE por exemplo não é igual ao SLX, XT, XTR as vedações são mais fracas os materiais empregados nos cônicos e demais partes são inferiores aos irmãos superiores, DEORE não é para uso extremo, foi feito para trilheiros iniciantes, mecanicamente suportam bem terrenos difíceis mais não suportam tão bem lama e água encontrados no uso extremo como os grupos SLX, XT e XTR.

Claro que quando digo que não suportam bem não quero dizer que não servem para isto, quero dizer apenas que se exposto constantementea a estas condições terão uma vida util reduzida quando comparado ao SLX e XT por exemplo que foram projetados para o uso extremo, neste caso é melhor optar por outra linha.     
 
Até.






Editado por dts - 06 Ago 2010 as 12:12
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neto12 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar neto12 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2014 as 11:41
COMO VAI GENTE !


TEM UM CUBO QUE EU NÃO SEI SE ELE TEM MUITO TEMPO QUE ELE EXISTE, MAS ELE É DA SHIMANO SE CHAMA TIAGRA (4600), O ENROLAMENTO DELE É DE CONE E FERAS.

ELE É BOM, SE TOMAR LAMA E ÁGUA SERÁ QUE DARÁ PROBLEMA ??

E COMPARANDO COM os grupos SLX, XT e XTR ??
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Tyerre Ver Drop Down
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Tyerre Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2014 as 10:57
Tive rodas V-zan extreme, ano 2009. Era uma constante quebra de rolamentos... Depois mudei pra cubos Novatec (042/042), tbm fiz pelo menos uma troca de rolamentos no cubo traseiro... Hoje uso uma roda Shimano MT-15 que até agora não me deu dor de cabeça.
Se o seu uso for mais intenso em trilhas esburacadas e com mtos obstáculos e saltos, prefira os cubos de esferas, pois serão mais duráveis.
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