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Guidão reto ou guidão curvo? |
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allygemelli
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Postado: 06 Nov 2009 as 19:12 |
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Então pessoal, agora eu entrei neste dilema. Eu não sei se é somente questão de estética. Mas pelo que percebi a maioria das bicicletas MTB são vendidas e montadas com guidão curvo. E os guidões curvos oferecem um pouco mais de altura pra pedalar.
Então é que tem a questão da suspensão que dá mais altura, porque eu gosto de guidões retos. Não sei até que ponto. Mas o problema é que dizem que suspensão fica mais pesado a bike, e perde força na hora de pedalar. E eu vi uns guidões legais da GTS, não sei se coloco curvo ou reto.
Então:
guidão curvo e sem suspensão
ou
guidão reto com suspensão?
Obrigado!
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Alessandro_sp
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Mas o que você quer fazer com a bike? Cicloturismo ou trilhas?
De verdade, mesmo, nada impede de fazer uma trilha com bike rígida e queixo-duro. Eu fazia e tecnicamete era melhor do que quando, posteriormente, passei para uma full. Tinha muito mais jogo de corpo, "lia" melhor o terreno com a bike. Com a full acabei perdendo muito disso mas por outro lado terminava as trilhas com a buzanfa e os braços bem mais inteiros. Agora, pra ciclotur nem cogitaria suspensão. Iria num bom garfo rígido mesmo. Decida isso primeiro, depois coloque o guidão que quiser, e lembre-se que eventuais diferenças de altura você pode compensar no posicionamento da mesa com relação à espiga. |
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Gustavão
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Acho que não tem muita relação guidão curvo/reto com suspa/rigido,
concordo com o Alessandro nesse ponto... Só se for pensar pela altura
mesmo, daí melhor tirar no posicionamento da mesa. Em absoluto essa
questão é motivo para vc deixar de setar a bike da forma que vc acha
mais eficiente.
Particularmente vejo da seguinte forma: - A postura com guidão reto é mais agressiva e aerodinâmica que no curvo. Tb por isso ele seria ligeiramente mais desconfortável. - EU sinto a bike mais "arisca" com o reto... sei lá, pode ser apenas impressão... em termos automobilísticos a direção parece ser mais "direta" que no curvo. - Guidões retos são melhores para subidas e escaladas.. Curvos, para descidas. - Essas MTB que vc imagina em sua referência muito provavelmente são modelos de entrada ou ainda modelos mais top para modalidades específicas. Daí, pelo conforto, os fabricantes optem pelo guidão curvo. Em geral, o cara que compra uma bike dessas não está muito interessado no desempenho em escalada ou no tempo de determinado percurso... quer sim, saber se a bike é "gostosa de pedalar"... Já com relação à suspensão discordo do Ale... acho que em ciclotur, uma suspinha à mola, bem simples, sem recursos que possam vir a quebrar ou falhar (porém confiável - não me refiro às logan da vida - pode ser uma rst, suntour ou spinner das mais simples), é muito bem vinda, pode trazer muito conforto para o pedal, item importante em ciclotur dadas as grandes distancias percorridas, e sem comprometimentos, dado o nível de performance requerido pela modalidade. Pedalar uma rígida tem seu prazer, 99% do pedal vai para a roda mas, depois de uma, duas horas a suspa faz a diferença... te cansará menos; poupará teu corpo, principalmente partes críticas como pulsos, ombros e pescoço; altera a geometria do quadro, tornando-a, em geral, mais confortável e relaxada; e ainda, em descidas em terrenos acidentados, te dará mais grip e estabilidade. Não sou contra uma suspinha pra ciclotur não, pelo contrário. Replicando a opinião do Ale, guidão e suspa são duas decisões distintas, que não tem nada a ver uma com a outra. Aqui vc tem 4 opções reais e não apenas duas como vc imagina. |
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#Gustavo Nunes
Rio de Janeiro - RJ Visite: <a href="http://www.sheldonbrown.com" rel="nofollow">Sheldonbrown.com</a |
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Alessandro_sp
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Gustavão, minha opinião sobre a suspa realmente foi um pouco egoísta... Pensei apenas em termos de SP. Aqui é difícil ter estrada tão ruim que justifique uma suspa.
Mas se for se aventurar por estradinhas vicinais do interiorzão ou que não são pedagiadas, aí você realmente tem razão. Melhor prevenir... |
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On the outskirts of nowhere / On the ringroad to somewhere / On the verge of indecision / I'll always take the roundabout way
(Marillion - Bitter suite part V - Windswept Thumb) |
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marcos_netto
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Seguinte,
Eu prefiro guidão curvo por causa do conforto. Faço cicloturismo. Em pedaladas longas faz uma baita diferença. Mas a bike ficou com uma tendência a empinar a frente, especialmente em subidas muito íngremes. Então instalei o bar end para facilitar o apoio e firmar a frente. A desvantagem é que a distribuição de peso faz com que a traseira fique mais leve e a roda comece a patinar.
Quanto a suspa, eu uso o travamento nas subidas. Diminui a perda de energia ao pedalar. Mas o travamento é manual. O ideal seria ter um "pop lock" para travar sem retirar as mãos do guidão.
Minha outra bike é queixo-duro. Prefiro essa para pedalar na estrada e longas distâncias. Talvez eu retire a suspa da MTB e coloque garfo rígido. Talvez...
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Marcos Netto
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SilvioSa
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Restrito Cadastrado em: 21 Mai 2004 Brasília/DF Offline Mensagens:1450 |
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O simples fato do guidão ser reto ou curvo não influencia em nada o comportamento da bicicleta. Puramente o formato dele não vai trazer nenhum benefício prático. O que muda o comportamento é o posicionamento do ponto de apoio das mãos.
Eu explico. Pegando a sua bicicleta e trocando apenas o guidão você terá uma diferença no posicionamento, o guidão curvo irá aumentar a distância entre as mãos e o solo comparando com um guidão reto. O que fará a diferença é esse novo posicionamento, não o fato do guidão ser reto ou curvo. Se também trocar a mesa de forma que o novo conjunto mesa + guidão te dê o mesmo posicionamento que o antigo conjunto não irá sentir diferença prática nenhuma. Mas tudo é questão de gosto, necessidade e adaptação. Teste tudo o que pensa em trocar na sua bicicleta. Se sentir melhorias vá em frente. Caso contrário use esse dinheiro em outras coisas, de preferência na viagem de férias. Boas pedaladas.
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ogum777
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concordo com o silviosa, o que muda é a postura. guidão mais alto deixa numa postura mais ereta.
na dúvida, que se use uma mesa com regulagem. se é pra cicloturismo, é uma boa, pq pode-se no decorrer de uma viagemmudar a postura: pra um trecho longo de asfalto bom, abaixa-se a mesa. pra um trecho longo de terra, levanta-se a mesa. agora, a mudança de postura impactará tb o selim. postura mais ereta pede selim mais largo. mais inclinada à frente, pede selim mais estreito. no cicloturismo, principalmente em bikes lá na gringolândia, vemos gente usando drop bars bem altos, pra ter uma postura mais ereta. olhem essa como tá com a mesa alta: |
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marcos_netto
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Buenas, se isto aí é uma "mesa alta", o que vou dizer desta:
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Marcos Netto
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Voodoo
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Essa mesa não é alta, Marcos, está nas alturas! hauhauahua
Devem ter 12 ou 15 espaçadores ali! |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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ogum777
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é, marcos, e vc deve ter sinetido anecessidade de um banco melhor mesmo. ou melhor, mais largo.
eu tenho um calipso de couro e molas que é uma cópia descarada do b67 da brooks, com tensão do couro e tudo. na minha dachon curve ele era ótimo enquanto eu pedalava com o guidão mais pra cima. passei a usar o guidão mais baixo e tive que botar um banco de speed. se regulo mais alto esse selim estreito vira uma tortura. mas acho que pra guidão alto assim tem que ser banco largo mesmo, e deve melhorar o controle com carga, não?
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marcos_netto
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Marcos Netto
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Voodoo
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Mesa alta é a minha:
Mas ficou ótima, a bike está muito confortável para pedaladas extremamente longas. |
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PauloR2
Viciado em sofrimento |
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marcos_netto
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Coloquei um Books Flyer, tipo "old style", em couro com molas. Até uns 700 km é uma dureza. Depois o couro amacia, pega o formato da bunda e fica um conforto só.
Na outra bike coloquei outro Brooks Flyer. Ele ainda não amaciou... Uma dificuldade...
O guidão alto deixa a bike muito mais confortável. Mais estável. Pedalar longas distâncias e com carga na bike cansa menos; menos dores nos punhos, braços e ombros. Como a postura fica mais ereta, a transferência de peso para os "países baixos" tem que ser levada em conta. Qualquer impacto maior da bike no terreno vai direto "ALI" na região sensível...
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Marcos Netto
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ogum777
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é, o flyer é mais estreito que o meu. o meu tem as exatas dimensões do b67, mais largo. até o pesoé igual:
eu vou terminar de adaptar minha mtb/touring, e tô tentando achar uma mesa headset regulável não muito cara, pra deixar o guidão mais alto. tô achando muito baixo, chega a formigar os dedos.
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marcos_netto
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procura ali em Stem Riser. Eu comprei um desses para minha finada Trek 520. Acabei vendendo para um amigo. Na Merida dele ficou perfeita! A frente ficou bem alta e não ficou feio. Ele me agradece até hoje, pois acabou com a dor nas costas.
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Marcos Netto
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ogum777
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Cadastrado em: 30 Jun 2009 são paulo Offline Mensagens:2915 |
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minha bike é essa: ainda usa mesa headset. tô caçando uma mesa nesse estilo (pra usar um exemplo da própria delta cycles): tem no mercado, preciso conseguir ir comprar.... |
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Guilherme Gianei
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Cadastrado em: 06 Mar 2013 Jundiaí Offline Mensagens:1 |
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Já usei os dois e acredito que o curvo seja mais confortável, porém o reto da uma aparência mais agressiva, e eu particularmente prefiro usar o guidão reto
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marcos_netto
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Marcos Netto
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holigunk
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Cadastrado em: 13 Dez 2012 Minas Gerais Offline Mensagens:357 |
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Uma dessas não é fácil de desenterrar não, sabe aquelas que travam!!!!! É desse naipe.
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Iniciando no pedal.
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Joao Ramalho63
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Cadastrado em: 27 Fev 2013 Juiz de Fora/MG Offline Mensagens:30 |
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Fala, brother.
Seguinte. A sua bicicleta deve seguir as suas tendências, não as do senso comum. Se o equipamento não colcocar sua segurança em risco... manda bala, faz o que gostar! Quem sabe o que é melhor para seu corpo na sua bike é só você. Geralmente, estilo e conforto não costumam andar muit juntos. |
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Joao Ramalho63
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Cadastrado em: 27 Fev 2013 Juiz de Fora/MG Offline Mensagens:30 |
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Ô, Marcos Neto...
Só para constar, viu?... Sua LHT é bonita pá cacete, brother!!!! Parabéns mil vezes! Abraço.
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joefreire
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Cadastrado em: 14 Ago 2011 Offline Mensagens:142 |
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Na minha bike acontece muito disso, empinar nas subidas e patinar, faço trilhas de todos os jeitos, um guidão reto ajudaria?
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holigunk
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Cadastrado em: 13 Dez 2012 Minas Gerais Offline Mensagens:357 |
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Isso que é iluminação para bike, é cateye os faróis?? Vi um modelo exatamente igual a este seu no site deles.
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Iniciando no pedal.
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Daniela SS
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Cadastrado em: 12 Mar 2013 Paraná Offline Mensagens:3 |
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Estou com essa dúvida também. Estou montando uma bike e estou decidindo entre o reto ou curvo.
?!?!
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Bullseye
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Cadastrado em: 05 Jan 2013 Sao Paulo Offline Mensagens:299 |
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Daniela qual seria o uso maior da bicicleta? Cada um tem sua proposta e características, sabendo isso podemos falar mais.
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Daniela SS
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Cadastrado em: 12 Mar 2013 Paraná Offline Mensagens:3 |
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Bem, estou pensando em passeios e pequenas viagens de começo. Não posso ir tão longe assim tão cedo, mas minha ideia seria ir beeem longe...e pelo litoral, começando de Curitiba até Paranaguá e até o final do Brasil (arroio chui) Acho que consigo né? Mas teria que ir acompanhada de 3 ou 4 meninas junto que topassem essa aventura. Mas isso vou pensar lá na frente depois que eu estiver familiarizada com a bike e algumas viagens como experiencia. Preciso montar uma bike bem legal que eu possa desfrutar cada passeio.
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marcos_netto
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Cadastrado em: 02 Ago 2007 Canoas - RS Offline Mensagens:6785 |
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São dois Cateye 530.
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Marcos Netto
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Bullseye
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Cadastrado em: 05 Jan 2013 Sao Paulo Offline Mensagens:299 |
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O curvo na maioria das vezes te dará uma posição mais confortável as custas de performance. Como em cicloturismo o conforto e mais importante provavelmente um guidão algo elevado pode ser melhor.
Outra questões quantas coisas estariam no guidão. Gps? Faróis? Ciclocomputador? Os retos sao mais aproveitáveis. |
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diegourbano
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Cadastrado em: 08 Jan 2013 Pouso Alegre Offline Mensagens:29 |
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valeu ae pelas dicas pessoal. deu pra entender bem a importancia da aerodinamica do guidao
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MaxP
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Cadastrado em: 23 Abr 2013 Belo Horizonte Offline Mensagens:65 |
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Marcos_netto, achei muito interessante esse guidão. Estou procurando um com rise alto, mas é difícil encontrar. Você comprou aqui no Brasil? Dei uma olhada no site da Truvativ e vi que eles tem esse modelo no rise de 20, 30 e 40mm. Esse seu é de 40?
Abraços!
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marcos_netto
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Cadastrado em: 02 Ago 2007 Canoas - RS Offline Mensagens:6785 |
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Esse é um Truvativ Hussefelt riserbar com 50mm de elevação; o maior que consegui encontrar na época. Já faz seguramente mais de 5 anos que comprei numa loja online de São Paulo (não consigo lembrar o nome agora...). Talvez tenha saído de linha com essa medida. Tente verificar no site do fabricante ou se alguma loja tem um NOS (novo de estoque antigo). Uma outra alternativa para "subir" o guidão é colocar um alongador de espiga. Eu cheguei a comprar um desses. Era para uma bike minha que acabou sendo furtada antes do acessório chegar. Acabei vendendo para um amigo que cinco anos depois ainda continua com a mesma bike e com o acessório, feliz da vida. Boa sorte! |
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Marcos Netto
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Jopamacedo
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Cadastrado em: 20 Jun 2019 SJCampos Offline Mensagens:75 |
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Afinal, guidão alto deixa a direção mais "boba" ou não?
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MarioAmaya
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Alguns dados que podem ser interessantes ou não, mas informam a discussão... A partir da segunda metade dos anos 90, as bikes vieram todas especificadas com guidões mais elevados, mesmo tendo garfos mais compridos, com resultante posição menos agressiva e ganho no conforto -- até certo limite em que o ciclista, em subidas fortes, poderia perder a alavancagem com o torso e braços ou ficar com a frente leve demais (daí, em parte, o uso de mesas compridas, para ajudar na distribuição de peso). As bikes "genéricas" de uso urbano modeladas em mountain bikes, com rodas de 26" e suspensões dianteiras basicamente decorativas, ainda hoje copiam essa fórmula, mais de 20 anos passados. Então, quando ocorreu a grande transição geral para as rodas de 29", a geometria das bikes foi revista com ângulo de direção bem mais relaxado para maior estabilidade em velocidade e manejo menos técnico em baixa (talvez na esteira da relativa perda de popularidade do XC), e as bikes com garfos muito longos passaram a vir com mesas curtíssimas e novamente com guidões retos, aproveitando a altura geral maior do conjunto. Essa é a tendência que vemos hoje. Em cada época, uma dessas fórmulas era considerada a ideal, e certamente ainda vamos ver outras tendências no futuro. As mesas estão mais curtas como parte de uma reconfiguração de todas as dimensões da dianteira (avanço do guidão, ângulo de direção e trail offset), sintonizada para velocidades médias maiores. Experimentei colocar uma mesa moderna curta numa MTB de 13 anos de idade e a roda ficou mais instável em baixa velocidade, querendo "cair" para os lados -- reforço de uma tendência que a bike já tinha, por ser de XC -- mas em compensação a resposta das mãos ficou mais direta. Ainda não decidi se houve ganho ou perda com a mudança, mas pelo menos ela é reversível. |
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Jopamacedo
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Tenho uma Proshock Teaser 26 XC, então ela tem mesmo essa tendência da direção ser mais "boba"? |
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MarioAmaya
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O comportamento da direção depende de muitos fatores, por isso varia tanto de um modelo para outro. De cabeça, lembro os seguintes, começando pelos que normalmente a gente ignora: - Distância entre eixos - Diâmetro da roda - Largura do pneu - Altura do centro de gravidade da bike em relação ao chão (invisível, não tem como medir diretamente) E os fatores que os reviews de bike mencionam: - Ângulo da caixa de direção, medido desde a horizontal - Trail (distância entre o ponto em que o pneu toca o chão e o prolongamento do eixo da caixa de direção até o chão) - determinado pelo offset do garfo (o quanto o eixo da roda está à frente do eixo de movimento da caixa de direção) Por fim, outros que são menos evidentes, mas também influenciam: - Comprimento e altura da mesa (avanço) - Distância entre as duas mãos no guidão Os valores da segunda lista são os realmente importantes, e completamente interdependentes. O ângulo da caixa de direção varia um pouco ao pedalar, conforme a compressão da suspensão (mais ainda numa full). As MTBs originais, com rodas de 26", tinham a caixa de direção bem vertical, tipicamente em ângulo de 71 graus, similar aos das speeds. As atuais de 29" usam ângulos de 67 a 65 graus. Os garfos precisam ter offset mais curto, resultando em trail mais longo, o que compensa as rodas maiores. Quanto menos offset e maior o trail, mais estável a bike em baixas velocidades, mantendo-se o ângulo da direção, que influencia mais nas velocidades maiores. O efeito final depende da combinação entre os dois. Os fabricantes de bikes mal falam disso, talvez porque o offset seja uma medida que já vem pronta do fornecedor do garfo, predeterminada e imutável. Na prática, a minha bike full de XC (antiga, aro 26, caixa de direção de 71 graus) tem a tendência de a roda "cair" pros lados, puxando para dentro da curva, quando roda em baixa velocidade. Atribuo isso a um trail mais curto do que deveria. O trail deveria ser mais longo, e para isso o offset no garfo deveria ser mais curto. A minha bike hardtail, feita no mesmo ano, e com geometria basicamente igual à da sua ProShock, não se comporta assim, é mais fácil de guiar em baixa velocidade, mesmo tendo teoricamente as mesmas medidas. A diferença está nos offsets dos garfos, que são predeterminados. Tem um artigo gringo super intrigante a respeito disso, aqui: https://www.bikeradar.com/features/pushing-the-limits-of-fork-offset-an-experiment/ - https://www.bikeradar.com/features/pushing-the-limits-of-fork-offset-an-experiment/ |
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Jopamacedo
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Sinto isso também, talvez uma suspensão no lugar do garfo rígido ajude, já que as bengalas de qq suspensão normalmente ficam um pouco a frente da caixa. |
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flaviosplatter
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Pra quem tá usando garfo rígido, melhora alguma coisa o curvo?
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Marcelo Guedes Biker
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Olá amigos alguém poderia me indicar onde comprar um guidão Jones Loop aqui no Brasil?
Grato, Marcelo |
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FRDR
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