Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Me mantenho no mundo dos V-Brakes ou migro ?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Me mantenho no mundo dos V-Brakes ou migro ?

 Responder Página  <1 45678 9>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2010 as 02:15
Danielbns, a minha pastilha orgânica original Shimano assentou rápido, não freiava nada no começo e depois de assentada não freiava muito. Já a metálica que eu coloquei nesta semana, mesmo sem assentar já freia mais forte que a orgânica assentada.

Mas pode ler no próprio artigo que você postou o link:
"Although they are more noisy, and do not have as much of an initial bite as organic pads, you will definitely notice the increased performance at the end of your run"
Traduzindo rapidamente, apesar da metálica não ter uma "mordida inicial" mais forte que a orgânica, você notará uma performance maior no final do seu passeio.

Não preciso te passar nenhum artigo falando sobre a transferência de calor das pastilhas metálicas pros cáliper, o próprio artigo que você passou já fala isso. Pense assim: numa descida longa você passa um tempão freiando e enquanto estiver apertando o manete haverá uma transferência de calor pros discos. Mas quando você solta o freio as pastilhas não tocam mais os discos e continuam quentes, passando o calor pro cáliper e fluido de freio. Hoje há até pastilhas com aletas metálicas para refrigeração.
Fora isso, quanto menor o disco, maior o calor gerado já que há menos área de superfície para refrigerar. Além disso o metal da pastilha esquenta bem mais que o material orgânico. Então pra mesma frenagem a pastilha metálica sempre esquentará mais e também durará mais. A orgânica esquenta menos mas não dura muito.

Como minha orgânica freia pouco e gasta muito, deixei ela atrás. Como a metálica freia mais e gasta menos, deixei ela só  no freio da frente já que é ele quer freia a bike e é o mais usado. É assim que tenho usado, metálica na frente e orgânica atrás.
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2010 as 04:37
"vc notará uma performance melhor ao final do seu passeio", nesse ponto a pastilha já está meio q assentada ai sim poderá ter uma performance melhor, mas inicialmente não faz sentido ser melhor.

vc ta falando do aquecimento das pastilhas, nesse ponto eu concordo com vc, mas o q eu estou falando é do superaquecimento (aquele ponto q o freio começa a perder frenagem), nisso a pastilha metalica a meu ver tende a ser melhor por dividir mais o calor ou jogando pra um local q não dê tanta diferença a longo prazo.

eu não li dinovo o artigo q eu mandei, não me lembro bem, mas acho q ele fala sobre o super aquecimento, q as pastilhas metalicas tendem a ser melhor para freadas fortes por muito tempo (downhill) pq joga o calor pro caliper, diferente da organica q joga a maior parte do calor para o disco.


Editado por danielbns - 13 Out 2010 as 04:41
Voltar ao Topo
cirso Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jan 2007
Campo Grande - MS
Offline
Mensagens:2718
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cirso Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2010 as 06:05
O problema de refirgeração não daria pra resolver colocando um defletor na frente do caliper pra jogar ar pra dentro do mesmo? Acho que é super simples de fazer isso
Scott Spark 970
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Out 2010 as 16:31
Danielbns, com 3 trilhas as pastilhas já assentam, não há como falar que uma pastilha é melhor que a outra baseando-se apenas no período de assentamento. O que interessa é como funciona o freio depois que a pastilha assentou. Não há um assentamento ao final de cada trilha, isso ocorre apenas uma vez, quando a pastilha é nova.

O maior problema da pastilha orgânica é que em longas descidas, se o freio é muito exigido, a alta temperatura gerada simplesmente vitrifica a superfície da pastilha, diminuindo muito a frenagem. Além disso ela é impermeável e com chuva a pastilha "aquaplana" no disco, exigindo mais força no manete pra manter a mesma eficiência de frenagem, o que faz a pastilha simplesmente derreter e gastar quase toda nos pedais com muita chuva e barro. A pastilha orgânica é feita de fibras orgânicas e resina.

Já a pastilha metálica não tem resina, nada mais é do que pó de metal prensado. A metálica é permeável, freia mais e dura bem mais. Pouquíssimas pastilhas orgânicas possuem o mesmo poder de frenagem que a metálica.
Voltar ao Topo
Juninhodonni Ver Drop Down


Cadastrado em: 14 Set 2010
S J da B Vista
Offline
Mensagens:29
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Juninhodonni Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2010 as 01:23
Fala ae beleza...
Então o ano passado estava no mesmo barco que voce, querendo montar uma bike para fazer umas trilhas e apertado pois estava pagando a facul.
Montei a bike em Julho com v-Brakes alivio, funciona muito bem, mas em dezembro ja passei para Hidraulico usado mas como se fosse novo.
Na minha opnião tanto o V-Brakes e Disco são otimo, apesar que se vc coloca os disco é mais caros só que gasta uma vez só, e a manutenção que é normal.
Eu tenho um par de Manete com Freios alivio e sapatilhas Tioga com as sapatilhas 1 mês de uso, se tiver interesse mande um email juninho_donni(a)hotmail.com
 
Abraços
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2010 as 02:31
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Danielbns, com 3 trilhas as pastilhas já assentam, não há como falar que uma pastilha é melhor que a outra baseando-se apenas no período de assentamento. O que interessa é como funciona o freio depois que a pastilha assentou. Não há um assentamento ao final de cada trilha, isso ocorre apenas uma vez, quando a pastilha é nova.

O maior problema da pastilha orgânica é que em longas descidas, se o freio é muito exigido, a alta temperatura gerada simplesmente vitrifica a superfície da pastilha, diminuindo muito a frenagem. Além disso ela é impermeável e com chuva a pastilha "aquaplana" no disco, exigindo mais força no manete pra manter a mesma eficiência de frenagem, o que faz a pastilha simplesmente derreter e gastar quase toda nos pedais com muita chuva e barro. A pastilha orgânica é feita de fibras orgânicas e resina.

Já a pastilha metálica não tem resina, nada mais é do que pó de metal prensado. A metálica é permeável, freia mais e dura bem mais. Pouquíssimas pastilhas orgânicas possuem o mesmo poder de frenagem que a metálica.


eu tbm prefiro as metalicas, mas se vc tiver q levar uma pastilha reserva acho q uma organica seria a ideal, já q não daria pra esperar ela assentar, teria q funcionar ali mesmo.

depende muito do piloto tbm, eu tenho 61kg a pastilha organica funciona bem e tem um certa durabilidade, a metalica funciona pouca coisa melhor pra mim e dura bem mais o q ja é o suficiente pra eu preferir a metalica.

agora pq os freios vem com pastilhas organicas normalmente? pq não vir logo com a metalica?


Editado por danielbns - 14 Out 2010 as 02:32
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2010 as 02:55
Originalmente postado por danielbns danielbns escreveu:


agora pq os freios vem com pastilhas organicas normalmente? pq não vir logo com a metalica?


Você já deu a resposta:
1) freia bem desde o começo. Muitos ficariam decepcionados com a frenagem da metálica e já reclamariam que o freio é ruim sem esperar as pastilhas assentarem.
2) a orgânica gasta BEM mais rápido. Gastou rápido é só comprar outra original né? $$$
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2010 as 23:07
eu sei q eu dei a resposta, mas seria bem melhor, pelo menos na minha opinião, eu não falo nada sobre o freio sem pelomenos andar algum tempo com ele justamente por causa desse assentamento das pastilhas.
Voltar ao Topo
Junim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Fev 2009
Santos Dumont
Offline
Mensagens:169
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Junim Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2010 as 00:37
Pode passar para o disco, que eu garanto que vc vai adorar.Smile
Mountain Bike uma lição de força, estrategia e sofrimento...
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2010 as 17:45
Deixei hoje no mecânico para montar as rodas que comprei, segue os dados:
 
Aros Alex Rims DH 19 32F
Cubos Deore LX (M580) 32F
Raios de inox preto Sha-dã
V-brake Deore LX
 
Cara, tá ficando show!
Quase mudei para disco, mas com o final do ano vem enfeites de natal, presentes, aniversários, revisão do carro, impostos, etc, então o sonho foi adiado.......
 
Aproveito para antecipar que venderei as rodas e v-brakes que estava usando
Aros alex rims DH 19 36F
Cubos SHimano Parallaxx (alívio) 36F
Raios cromados de inox
V-brake deore com refil GTS......
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
xandegui77 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Nov 2009
Londrina-PR
Offline
Mensagens:833
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar xandegui77 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2010 as 19:14
Esses cubos novos são pra v-brake ou disco?
Se a intenção é colocar disco daqui um tempo, e você está trocando os cubos, já coloque cubos para disco. Foi assim que eu fiz logo que peguei a bike. Fiquei rodando com v-brake por meses com um cubo de 6 furos para disco. Quando o disco hidráulico chegou foi só parafusar o rotor, tirar v-brake e instalar o freio.
Se eu estivesse com cubo sem o suporte pra disco eu teria que gastar bem mais trocando os dois cubos, montagem de roda, etc.
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Out 2010 as 19:22
Originalmente postado por xandegui77 xandegui77 escreveu:

Esses cubos novos são pra v-brake ou disco?
Se a intenção é colocar disco daqui um tempo, e você está trocando os cubos, já coloque cubos para disco. Foi assim que eu fiz logo que peguei a bike. Fiquei rodando com v-brake por meses com um cubo de 6 furos para disco. Quando o disco hidráulico chegou foi só parafusar o rotor, tirar v-brake e instalar o freio.
Se eu estivesse com cubo sem o suporte pra disco eu teria que gastar bem mais trocando os dois cubos, montagem de roda, etc.
 
Os cubos são para v-brake!
 
Sua sugestão é de grande relevância, porém tenho outro fator que me fez tomar esta descisão.
 
Meu objetivo é ter duas bike, uma v-brake de 24 marchas e outra freio hidráulico de 27 marchas, assim terei uma bike para pequenos passeios, deslocamento casa/trabalho e serviços realizados de bike, outra bicicleta própria para trilhas!


Editado por scofieldpedal - 20 Out 2010 as 12:26
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
Cleitonsr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Out 2010
Goiás
Offline
Mensagens:47
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Cleitonsr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2010 as 02:20
essa e a mesma intenção que a minha uma V-brake pra pequenas distancias pois ando todo dia de bike e uma com Disco para pratica do Xc propriamente dito.
Voltar ao Topo
fredecl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Nov 2010
João Pessoa - P
Offline
Mensagens:51
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fredecl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2011 as 22:57
Smile Se der coloca uns hidraulicos. Nao caia na besteira de colocar mecanico!!!
Fica a dica.
Voltar ao Topo
uriel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jan 2010
Sertãozinho
Offline
Mensagens:384
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar uriel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2011 as 01:52
quanto aos mecanicos os unicos que valem a apena comprar, por causa do peso são os da winzip e discos ashima. O conjunto fica blz de leve e eficiente.
Mas os hidraulicos existe um na Chainreaction chamado Clarck que é mais leve que XTR e um preço menor que XT. Esse é um boa pedida.
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2011 as 11:55
V-brake não tem muita problema no caso de reposição de peças, agora freio hidráulico é outra história.
Quando for comprar seus freios, não olhem preço, mas manutenção (como facilidade de encontrar peças de reposição, forma de fazer a sangria, etc).
 
Freio shimano precisa de fluído próprio (tem algumas alternativas), mas a sangria é facíl, peças de reposição um pouco chato para achar!
Freio Avid usa fluído DOT (super facíl de achar em qualquer posto), a sangria precisa de equipamento próprio, peças de reposição um pouco chato de achar.
Freio Hayes usa fluído DOT (super facíl de achar em qualquer posto), a sangria precisa de equipamento próprio (facíl), peças de reposição super facíl de achar.
 
Outras marcas nem cheguei a olhar, pois de todos os forúns que li, as marcas acima são as mais comercializadas, usado pelos biker profissional ou amadores.
 
Fica a dica!
Wink


Editado por scofieldpedal - 11 Jan 2011 as 11:56
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Jan 2011 as 15:41
Amigo, a pouco tempo fiz o último up-grade na minha bike, instaleio os freios XTR M975 e te falo uma coisa com as pastilhas originais "M07 / Resina" mais discos alligator TI tem desempenho parecido com um freio V-brake TOP. Agora que consegui descobrir a pastilha de freio mais adequada para tal disco então ele deve melhorar de 30 a 50%.

Respondendo sua pergunta:

Se eu estivesse preste a montar uma bike investirira + o valor do freio a disco em um quadro top, usaria rodas lero-lero com os cubos mais em conta, bem como V-brake GTS ou um Shimano barato a + sapatas Kool Stop que fazem a diferença.

Gastaria no quadro + transmissão "principalmente pedevela e cassete", por último freio + rodas top.


Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
Dr. Thiago Ayala Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 19 Ago 2009
Goiânia
Offline
Mensagens:160
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Dr. Thiago Ayala Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Jan 2011 as 21:51
Eu tb uso XTR M975 e quero migrar para o M988, com 25% de maior eficiência.

Mas a questão é v-break bom faz o mesmo papel de um hidráulico mediano. Nunca use a disco mecânico, na chuva com terra ele costuma travar e o ciclista fica sem freio. Ou é v-break top ou é hidráulico. A desvantagem do hidráulico em relação ao V-b é o custo.
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2011 as 13:39
V-brake XTR em torno de R$ 450,00
Hidraulico Deore em torno de R$ 450,00
 
Freio hidraulico está melhorando muito a qualidade e o preço caindo.....
Na hora de fazer um up em cubos e freios, vale muito a pena cotar freios hidráulicos!
Prefiro colocar um deore hidráulico que um v-brake XTR.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
rafaqs Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2010
Vitória - ES
Offline
Mensagens:924
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafaqs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2011 as 15:57
Tem freio V-brake XTR por R$ 260,00 ! Ai acho que vale a pena!

Venge Vias
Tarmac SL4 - Bike da Esposa
Langster
Globe Daily 1
https://www.strava.com/athletes/251973
Voltar ao Topo
dupedal Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Abr 2004
manaus-am
Offline
Mensagens:1425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dupedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2011 as 18:56
Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

O problema de refirgeração não daria pra resolver colocando um defletor na frente do caliper pra jogar ar pra dentro do mesmo? Acho que é super simples de fazer isso
a shimano te ouviu:o novo xtr tem esse defletor/dissipador.
toninho du pedal

manaus-amazonas!
Voltar ao Topo
Zwet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:510
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Zwet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Jan 2011 as 21:14
Originalmente postado por dupedal dupedal escreveu:

Originalmente postado por cirso cirso escreveu:

O problema de refirgeração não daria pra resolver colocando um defletor na frente do caliper pra jogar ar pra dentro do mesmo? Acho que é super simples de fazer isso
a shimano te ouviu:o novo xtr tem esse defletor/dissipador.
e pistão de cerâmica, que conduz menos calor para o óleo
Voltar ao Topo
Joceliods Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Set 2005
Duque de Caxias - Rio de Ja
Offline
Mensagens:83
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joceliods Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Fev 2011 as 18:27
Tenho hayes nine e estou muito satisfeito com eles, só lembro uma coisa as pastilhas custam R$50,00. pratas cada par, e e dependendo de como você utilize o freio vão embora rapidinho, eu percebi que as minhas estavam acabando quando estava emm uma decida, o V-Brake e facil de ver a manutenção é muito mais barata e são bem mais leves que qualquer um a disco. Por isso no seu caso acho bem mais vantajoso ir de V-Brake.
Voltar ao Topo
luizcarlosbred Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Jan 2011
pinhal
Offline
Mensagens:35
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizcarlosbred Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Fev 2011 as 13:14
amigo faz 18 anos que pedalo participo de competições e meus v brake nunca me deixaram na mao desde que vc use uma pastilha kool stop. sao as melhores e tem vida longa....bom vida longa nao sei muito nao acho que as minhas duram pq nao uso muito elas nas decidas...kkkkkk....sorta o freio muleque e rasga..
Voltar ao Topo
rafa0800 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Fev 2007
Tga da Serra MT
Offline
Mensagens:256
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rafa0800 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 15:39
Tinha a mesma dúvida que você. Então troqueis meus v brake avid 3 por um deore hidráulico. Resumo: A capacidade de frenagem melhorou. Mas o que me deixou mais surpreso foi o conforto em acionar o freio, logicamente devido ao funcionamento do sistema hidráulico. Sugestão: se for trocar, troque por um freio com sistema hidráulico de qualidade, eu recomendo. FLW
http://tiepporc.wordpress.com
Voltar ao Topo
BHBike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Dez 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:40
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BHBike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2011 as 16:24
Concordo contigo.
 
Mas se for para rodar em estrada ainda prefiro o V-brake.
Se for para trilhas até de nível médio, acho mais interessante também.
 
Tenho uma com v-brake e outra com disco (hidráulico).
 
Sem dúvida há maior conforto no freio hidráulico, mas entra um pouco a questão do peso e da manutenção, que eu acho que o v-brake ainda é mais barato.
 
Outro fator que diferencia muito, na minha opinião, é quando chove. O comportamento do v-brake fica um pouco comprometido. E quando faço trilhas na chuva com ele, ai fica pior ainda.
Voltar ao Topo
rogeriosfeliciano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2011
SJCampos-SP
Offline
Mensagens:24
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rogeriosfeliciano Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2011 as 22:06
Pro dia dia o V-Break dá e sobra, essa é a minha opinião....

Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2130
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Abr 2011 as 20:56
Tenho 3bikes: 2 Mt bikes e uma confort e em  todas elas vou de v-brake. Minha futura híbrida também será assim.
A relação de meu perfil de uso justifica isso. Para os demais que tem um uso mais exigente- atletas? - ou mesmo para aqueles que gostam de experimentação , sem pensar o famoso custo-beneficio, talvez freio a disco seja a alternativa obrigatória.
Voltar ao Topo
lenatureba Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Set 2010
sao jose do
Offline
Mensagens:145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lenatureba Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Abr 2011 as 21:40
Demorei pra caramba pra passar pros disc Brake , primeiro pq a grana naum dava mesmo , segundo , os vbrakes sempre foram eficientes , porém dpois q migrei , meus amiiiigos....vixe q mudança.
Faço uma pilotagem mais agressiva em descidoes , singles , pirambeiras...daí já sabe né? Haja folha de aro que aguente as pancadas CryAngry....sendo assim.....além da super frenagem nos disco , se empenar o aro dá pra aguentar uma mega pedalada pela frente...já com os v-brakes dá dor de cabeça.
Se a grana tiver curta...dá pra ficar no V-brake fácil Smile
Se o $$$ puder comprar...vai de disco q nao haverá arrependimento (escolha uma boa marca)LOL
Sou do SINGLEUPDOWNHILL!!!!!!!
Subida???..VAAAI!!!
Descida???..SORTA FREEIIOOO!!!
XC/AM Rigidera Monster Blue Cannondale F-500
AM Fullzera Bandit Black - Sta Cruz Heckler
AM Atomic Blue NINER RIP9
Voltar ao Topo
Rapadura. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Abr 2011
betim
Offline
Mensagens:94
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Rapadura. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2011 as 17:04
fala mano..so usei v-brake ate hoje..pelo custo beneficio..um freio mais ou menos (hidraulico, porque mecanico, sem comentarios) custa em torno de R$ 700,0 / R$ 800,00 e um freio bom v-brake mais leve e mais barato custa R$ 60,00 e a manutenção, nem se fala..abç
merida matts 500, fox rl 32
Voltar ao Topo
cabeckert Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2010
Joinville
Offline
Mensagens:276
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cabeckert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2011 as 04:27
Pra mim o grande diferencial do freio v-brake é usar pastilhas de boa qualidade.
Hoje uso um freio alhonga com pastilhas kool stop, a diferença é incrível depois que troca as pastilhas.
Outra coisa que mudou bastante foram os manetes. Primeiro usava um trocador alivio com manete de freio integrado, depois troquei para um trocador deore e manetes avid speed dial 7, também mudou bastante, principalmente a leveza da puxada, hoje uso só um dedo para frear. 
Voltar ao Topo
Gerson69 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Fev 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:741
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gerson69 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mai 2011 as 14:25
Originalmente postado por Rapadura. Rapadura. escreveu:

fala mano..so usei v-brake ate hoje..pelo custo beneficio..um freio mais ou menos (hidraulico, porque mecanico, sem comentarios) custa em torno de R$ 700,0 / R$ 800,00 e um freio bom v-brake mais leve e mais barato custa R$ 60,00 e a manutenção, nem se fala..abç
Rapadura, tem os freios 486 que são os freios de entrada da shimano, já estou com ele a 2 anos eaté agora não precisei fazer sangria, somente troquei as pastilhas por Koolstop, a versão 2011 está custando 400 reais e dizem que o funcionamento é igual ou melhor que o deore. Por 700 voce compra um avid, no Ebay então voce vai pagar bem mais barato que isso.
Na ultima vez que fiz uma trilha daquela brabas, levei um tombaço que me entortou o meu aro que virou um oito, desentortei o rapaz, e voltei com a roda banba mas voltei, se fosse v-brake não ia dar.
Eu tenho v-brake em outra bike que uso para o meu dia a dia na cidade e para dar uns roles nos parques, nessa não vejo a necessidade de um freio a disco, mas para quem faz trilha acho essencial freio a disco é a minha opinão.
 
Abçs
 
GErson
FELIZ COM TREK WAHOO TUNADA
Voltar ao Topo
Maurílio Ver Drop Down
Avatar
Advertência

Cadastrado em: 07 Abr 2011
Paraná
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Maurílio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2011 as 13:22
Eu uso muito minha bike, utilizo na estrada, chuva, lama, cidade, pedras e etc...,  eu possuo o freio a disco hidráulico da SHIMANO, quanto ao fato de chamar a atenção isso eu nao sei como resolver mas nao tem quem tire da minha cabeça que o freio a disco hidráulico é ruim, as frenagens são totalmente controláveis, a bicicleta freia mesmo, eu curto demais esse freio, na minha opinião compensa juntar uma graninha a mais e pegar um freio a disco, pelo menos na dianteira, da muita diferença ! Smile
Voltar ao Topo
cabeckert Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Dez 2010
Joinville
Offline
Mensagens:276
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cabeckert Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2011 as 16:04
Coloquei uma suspensão recentemente e estava pensando em colocar disco pelo menos na frente, já que o quadro é um Caloi Aluminum que não tem suporte para freio a disco.
Será que tem algum problema em utilizar disco na frente e v-brake atrás??
Voltar ao Topo
felipemabub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2010
Ponte Nova - MG
Offline
Mensagens:41
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar felipemabub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2011 as 21:25
Vá de v-brake amigão, disco é muito bom até da manutenção e sem falar que não é qq profissional apto a fazer uma sangria nesse sistema. Se vc tiver no meio do nada e esse freio a disco der um problema vc está enrolado...
Voltar ao Topo
danjr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Abr 2011
Sta. Barbara
Offline
Mensagens:351
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danjr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2011 as 01:18
Vai de disco amigo.. to trocando os meus v-brake pra disco!
Voltar ao Topo
luizsalles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Jun 2006
Offline
Mensagens:840
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luizsalles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Mai 2011 as 15:38
acompanhei o topico desde o inicio, estava esperando dar o ultimo up nos freios para postar...
 
eu já usei.: 
 
disco -> avid juice seven e magura marta sl
v-brake -> sram 9.0; shimano alivio e agora sram ultimate...
 
Faz trilha não tem o que falar use disco.... não cansa os dedos (para quem desce de verdade), freia de verdade (para quem anda da mesma maneira...)... agora dá manutenção... é um pé no .... se vocë tira e põe a roda regularmente... o marta sl para mim foi um dos melhores, simplesmente perfeito...
 
Agora, v-brake para mim é perfeito, não tenho feito mais trilhas, só rodando na cidade, eu mesmo faço a manutenção portanto, me atende bem...
 
agora use pastilhas kool stop, outro mundo...!!!
 
impressionante a diferença recomendo.... superior inclusive as que vieram no sram ultimate.
 
Outro ponto os levers da sram também fazem a diferença na modulação, óbvio que não se compara a um freio a disco.... mas melhora bem...
 
seguem fotos do que estou usando.,... para mim PERFEITO !!!!
 
manetes - avid SL
v-brakes - avid ultimate
pastilhas - kool stop dual compound
conduites - alligator i-link (também fazem a diferença)
cabos - power cordz.... (absurdamente leves...!!)
 
 
 
 
Luiz Salles
Voltar ao Topo
robervalpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Mai 2008
RJ
Offline
Mensagens:1228
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar robervalpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Mai 2011 as 00:36
Após muita resistência eu migrei. Em parte.

Montei uma bike nova e essa teve que ter discos, pois o quadro novo não tem pinos para v-brake. Coloquei um par de Avid Juicy 3.
Maravilha nas trilhas, pode molhar ou enlamear os aros a vontade que não faz barulho nem perde freio.
Nem imagino como seriam uns Juicy 5 ou 7 ou uns Elixir...

Na outra mantive os v-brakes (Alivio) e virou a bike de asfalto. E como o Luiz Salles falou, use Kool Stop. Ontem peguei uma chuva muito forte e as sapatas não estavam nem aí, frearam muito bem.

Pra mim agora, não tem jeito:
trilha --> disco
asfalto --> v-brake
Voltar ao Topo
Santiago Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Mai 2011
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Santiago Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 01:18
E seu eu for de disco, shimano ou avid??
Voltar ao Topo
scofieldpedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
Offline
Mensagens:1064
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Mai 2011 as 11:58
Eu vou de shimano.
Sangria é super facíl de fazer, que não precisa de chaves especiais.
O fluído da shimano é específico da marca, mas super facíl de achar e barato.
 
A diferença na frenagem não é assim muito grande, alguns modelos da shimano eu acho melhor e vice versa.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 45678 9>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X