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Me mantenho no mundo dos V-Brakes ou migro ?

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MAYNART Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Fev 2012
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MAYNART Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2012 as 20:56
V-Brakes com certeza, alem de baratos são leves. e a qualidade de frenagem é muito boa.
MAYNART199
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ATM Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ATM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2012 as 18:58
Originalmente postado por Sam Lima Sam Lima escreveu:

Cara, sempre fui avesso a trocar v-brakes por discos hidráulicos. os V-brakes sempre me bastaram em tudo: confiança na frenagem, modulação razoável, manutenção, enfim; até que um dia fui pedalar com uma galera do Gama-DF, na ponte alta. Cara, peguei uma descidas insanas, com chuva, terreno escorregadio, muita lama. Os caras que estavam com discos paravam bem antes que eu, coisa de 5m antes. Depois disso mudei de opinião: Os discos realmente são mais eficazes em situações extremas, não há dúvidas. Entretanto, não acho que sejam fundamentais para todas as MTBs, idem para todos os tipos de trilhas.


qual v-brake e manete c usa?

Editado por ATM - 17 Fev 2012 as 20:47
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Sam Lima Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Sam Lima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Fev 2012 as 11:20
Cara, sempre fui avesso a trocar v-brakes por discos hidráulicos. os V-brakes sempre me bastaram em tudo: confiança na frenagem, modulação razoável, manutenção, enfim; até que um dia fui pedalar com uma galera do Gama-DF, na ponte alta. Cara, peguei uma descidas insanas, com chuva, terreno escorregadio, muita lama. Os caras que estavam com discos paravam bem antes que eu, coisa de 5m antes. Depois disso mudei de opinião: Os discos realmente são mais eficazes em situações extremas, não há dúvidas. Entretanto, não acho que sejam fundamentais para todas as MTBs, idem para todos os tipos de trilhas.
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caioagri Ver Drop Down
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Cadastrado em: 05 Fev 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar caioagri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Fev 2012 as 00:50
V-brake é ótimo, tenho um Tektro q tá na bike da esposa e freia muito mas me rendi aos discos e depois de muita pesquisa coloquei os Avid BB7 com manetes SD7 e são fantásticos, manutenção muito fácil, eu acho mais fácil de ajustar e alinhar q os v-brakes. Ainda penso em colocar uns hidráulicos mas só de pensar em sangria, óleo na seringa, putz, já fico desanimado e para meu uso o BB7 sobra.
Specialized Carve 29er 1x10 slx/xt - Elite 30 29er xt 2x9
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molica Ver Drop Down
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Cadastrado em: 13 Fev 2012
taubaté
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar molica Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Fev 2012 as 20:45
por enquanto, vou indo de v-brake mesmo. sendo assim, qual é melhor: shimano XT ou avid single digit 7?
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vrsilva Ver Drop Down
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Cadastrado em: 14 Out 2008
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2012 as 18:50
Pra que Blog, se temos o pedal.com.br?????

Eu puxo tanto o saco do BB7 e BB5 pois são excelentes freios... a winzip chegou a copiar o sistema deles nas pinças novas, o problema da winzip além do peso bigorna, é que quebram muito facilmente, não valem nada mesmo... as minhas sempre tem que reajustar a pastilha...
O bb5 e o bb7 tem como unica diferença que o BB7 tem ajuste de altura das duas pastilhas, enquanto que o bb5 é só do lado de dentro, mas não desmerece o bb5 em momento algum.
Com o ajuste da pastilha inter e externa do bb7 vc tem mais facilidade de ajustar a pinça, e deixar o freio um "doce". As manetes são de extrema importância para uma frenagem eficiente, voce pode até usar pinça winzip com manete XT, XTR ou avid SD7, SDSL e tera freios excelentes.

A diferença dessas manetes é que elas tem ajuste igual aquelas antigas manetes LX tinha, que muda o angulo de ataque do cabo, mudando esse angulo o resultado permite que você obtenha um freio seco ou mais macio, ou seja mais modulado. Elas permitem que voce encoste as pastilhas no disco com mais precisão, e não deixa a ação das manetes tão secas, é como se o cabo fosse elastico, quando você apertasse ele esticasse, aí somente com bastante força que ele travaria as rodas... igual é no hidraulico.

O óleo tem uma propriedade de compactabilidade, não sei bem se é este o nome da propriedade, mas basicamente é que ao comprimir o óleo com o manete o mesmo empurra o embulo da pinça, porém esta encontra "dificuldades" com o disco que devolve ela para o óleo, e o óleo se comprime absorvendo essa força contraria, quanto mais se aperta o manete mais força o óleo absorve do disco, até que o óleo chega no seu limite e fica rigido como um cabo solido, essa propriedade do óleo que da essa modulação, ele da progressividade.
O cabo também funciona desta maneira, só que ele não absorve força da pastilha e sim do próprio manete que ao apertar o cabo vai esticando, até que um ponto ele chega no seu limite e fica rigido puxando com toda força exercida no manete, porém nos manetes mais simples não percebe essa ação pois imagine aquele cabo não cede quase nada quando esticado, mas se aumentarmos a alavanca no apoio que puxa ele, ele pode esticar um pouco mais, e isso no manete é amplificado, fazendo com que o freio fique mais progressivo, e ganhe modulação... o que esses manetes com ajuste faz é isso, aumenta e diminui a alavanca.
Vinícius Ribeiro.
Mosso 675Pro / Skareb Super 100mm / Mix de tudo um pouco.
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BetinhoTacca Ver Drop Down
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Cara (vrsilva) vc deu uma put(a) explicação e me liguei que realmente os discos mecanicos podem ser uma boa, desde que mantenha os conduites limpos, cabos ok e componentes de boa qualidade. Nao havia me ligado que a diferença é só o modo como a pastilha é acionada!! Sem componentes bons vai ser necessario uma força maior nas manetes podendo cansar em descidas longas, o que nao é o caso da regiao que moro!!!

Qto a modulação entendo que seja nao dar "soquinhos" quando freia, diminui a velocidade modularmente!! Ele freia numa desaceleração gradativa!! Ahh nao sei os termos para explicar, mas acho que entendo o que seja!! Mostrando com as maos e bike fica mais facil.... jeito italiano de explicar as coisas... rssss

Minha visao qto aos discos mecanicos mudou, obrigado!!

Abraços
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Alan Freitas Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alan Freitas Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2012 as 14:01
vrsilva
ja pensou em abrir um blog?
Com todo o seu conhecimento vc poderia criar um com muito conteúdo!
Viciado em treinar,viciado em competir!
'Doping no
ciclismo amador é igual tomar
viagra pra bater punheta!

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vrsilva Ver Drop Down
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Freios V-Brake, tem um poder de frenagem mais alto de todos, tanto que muitos conjuntos travam as rodas com muita facilidade, e da para controlar a bike com 1 dedo somente. Não vejo desvantagens no V-brake, talvez o acumulo de barro, acho que só isso...

Freios a Disco Hidraulico, hoje é o bãbãbã do momento, todos querem, mas muitos compram sem real necessidade. O disco hidraulico é um excelente freio no quesito modulação, mas não é SOMENTE por conta do óleo, na verdade a modulação do disco vem pelo menor tamanho do raio de frenagem, no v-brake é uma alavanca enorme, do tamanho da roda, no disco isso é reduzido à 160mm, 210mm ou outros tamanhos de rotores, ou seja, o tamanho do rotor diz a modulação.
O problema dos discos hidraulicos é a manutenção que tem que ter kit próprio de sangria de acordo com a marca do freio, se trocar de marca tem que trocar o kit sangria.
Fora que para ajustar o freio na bike precisa ser cortado os conduites, e se for vender por correr o risco de não dar certo na bike do comprador, tendo ele que comprar novas mangueiras e fazer nova sangria. Os hidraulicos costumam a ter problemas de regulagens prioncipalmente nos modelos mais modestos, até mesmo shimano acontece, vide os avid juice 3, que muitos reclamavam, até mesmo do juice ultimate reclamavam, tanto que a avid criou outra linha pois o nome ficou manchado.
Um outro fator negativo no disco hidraulico é a questão da dissipação de calor, muitos freios "modestos" são colocados a prova, e muitas vezes em condições que não foram projetados... resultado? esquentam demasiadamente, fazendo com que o óleo fique fino e suba na manete, podendo vir ar nas pinças caso esteja com ar, correndo o risco de ficar sem freio numa ladeira, e ainda sem contar que se a pinça não tiver ventilação apropriada esquenta a pastilha e ela vitrifica, aí um abraço pro gaitero...

O disco mecanico, ao contrario do que muitos pensam é um excelente freio, para quem não pretende ter um freio a disco hidraulico TOP, eu recomendo muito mais um a cabo, pois freia tanto quanto um hidraulico, tem tanta modulação quanto, pois se colocar umas manetes xt, avid sd7, fica um excelente conjunto, se usar uma pinça da avid o modelo BB7 não terás problemas de ventilação já que eles são até usados em ciclocross onde a roda é maior e eles usam bastante o freio, e o bb7 aguenta tranquilamente. Quem modula é o manete, portante não adianta dizer que freio a cabo é ruim se nunca experimentou manetes de verdade, e ainda mesmo, pinças de verdade, manete alivio, allonga com pinça winzip é uma verdadeira merd(a) mesmo, sei porque eu tenho uma pinça winzip na minha com manete deore, e é bem ruim, não é o pior caso, mas é ruim... sorte que é na frente e prefiro que não trave a roda...

V-BRAKE:
Vantagens: Custo baixo, manutenção extremamente simples, maior poder de frenagem, leveza a um preço baixo.
Desvantagem: Acumula muito barro, desgasta o aro em condições de barro, e se estourar raio da roda a mesma pode empenar e ficar pegando no freio, sendo obrigado a ficar sem freio o que é péssimo.

DISCO MECANICO:
Vantagens: Tem o custo ligeiramente maior que o de V-brake, porém muito menor que os hidraulicos, e a potencia de frenagem é comparavel com o hidraulico tambem. O custo de manutenção é barato por ser cabo, para vender não tem problemas com cabo curto pois o custo do mesmo é bem baixo, e compartilha as mesmas pastilhas dos modelos hidraulicos. Não tem problemas com barro, pelo contrario é melhor, não desgasta o aro, se estourar raio não fica sem freio.

Desvantagem: Desvalorização pois o pessoal acha que não presta levando em conta a opinião de quem usou componentes de marca ruim como winzip. Não vejo mais desvantagens.

DISCO HIDRAULICO:
Vantagens: Melhor dissipação de calor pelo óleo, não tem fricção de cabos portanto não necessita de troca de cabo periodicamente, o tempo de intervalo entre manutenções é maior por ser hidraulico e não cabo.
Desvantagens: Alto custo, os modelos mais modestos não devem ser abusados em uso extremo podendo correr risco de acidente do biker. Se o óleo esquentar demais o manete pode "descer" prejudicando e até mesmo ficando sem freio. Exige maior conhecimento para manutenção e ferramentas proprias e de acordo com a marca. Se for vender e estiver curto demais o comprador tem que comprar novas mangueiras e refazer a sangria.


Bom antes que atirem pedras em mim, quero dizer que este é O MEU PONTO DE VISTA, é o que eu ouço de pessoas que usam todos os sistemas e o que eu tiro como conclusão baseado em relatos de amigos, e pelo meu conhecimento.
Não consigo ver o motivo de acharem o freio mecanico ruim, se comprarem pinças e manetes de qualidade não tem porque ser ruim, sendo que muitos usam pastilhas shimano ou avid, se a pastilhas são as mesmas, freia igual, se o rotor for o mesmo freia igual, se tiver com problemas de freio duro, sem modulação, é culpa do manete...

Se querem o melhor dos dois mundos, o freio a disco mecanico é o melhor que existe, um jogo de pinça avid BB7 com rotor Avid G3 e manetes Deore XT, fica um freio com tanta modulação de um hidraulico, com um peso bem leve, alias abaixo dos hidraulicos intermediarios, e ainda tem a confiabilidade do v-brake por ser cabo, o custo é muito barato.
Já andei em bike com manete avid Sd7 e pinças bb5 e se não olhar que é a cabo se confunde facilmente com um hidraulico... talvez um freio hidraulico pic(a) das galaxias sejam bem diferente, mas dentro do mundo dos mortais esse jogo não deve nada a nenhum hidraulico...
Talves o fator emocional e ego influenciem muito mais que o proprio freio...

Alias queria saber uma coisa, muitos falam da tal modulação, queria saber se realmente sabem o que é a tal da modulação... e ai?
Vinícius Ribeiro.
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gsgardin Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gsgardin Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Fev 2012 as 11:20
amigão, um par de V brakes do modelo q vc mencionou estando bem reguladinho é exelente, faz muito bem o papel dele. só q quando vc migrar para o disco dificilmente vc volta atraz.....
a não ser q vc compre um jogo de freios a disco muito vagabundo coisa q não recomendo.
faz o seguinte vai usando sua bike até ela derreter. Qdo ela não prestar mais vc troca!!!
boa sorte . boas trilhas!!!!
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Hauss Ver Drop Down
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Restrito

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O tópico é tão velho que eu já comprei, troquei três vezes e to pra mudar a quarta vez de freio. LOL

Mas é uma ótima maneira do pessoal ver a opinião da galera.
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BetinhoTacca Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BetinhoTacca Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2012 as 23:19
Gosto muito dos meus v-brakes (XT 2090 se nao me engano. É o primeiro que saiu sem os alinhadores da sapata). Acho que tem uma boa relação custo x beneficio, mas é preciso comprar sapatas boas, essas vagabundas de borracha travam demais. Eu uso kool stop, sao caras mas resolvem. Nao travam, dimensiona bem a frenagem!! Nao é como um disco hidraulico, mas é bom, ainda mais pq onde moro nao tem morros sinistros, mas qdo os peguei nao passei apertado nao!!

Agora fuja dos discos mecanicos(a cabo). Esses cansam os dedos e travam mais que os v-brakes. A unica vantagem é na chuva.

O meu v-brake ate que segura molhado, mas as pastilhas deterioram!!!

Abraços!!
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lucasbarbosacontato Ver Drop Down
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Banido

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucasbarbosacontato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jan 2012 as 20:20
amigo,quem quer um alto desemprenho tem que usar freio a disco hidraulico ! preferencia para shimano !!!
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edutango Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar edutango Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2012 as 12:23
Usei muito V-Break mas depois de um frio a disco, esqueci meu V-Break lá na garagem...
Ehehehehe
Eduardo
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kariel Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar kariel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2012 as 01:36

Cara, já usei v- brake alívio, deore avid digit single 3, 5 e 7. Agora estou usando disco hidráulico, um elixir 5. Bom demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

O disco hidráulico é muito melhor que o v- brake, estou gostando muito. 

Mas não deixaria de colocar um bom v- brake na minha bike só para dizer que tenho um disco ou para ser mais macio!!!

Se grana é o fator principal, e não pega trilha escrota, v- brake na cabeça!!!

Aí, gasta mais o que tiver, num bom par de rodas e pneus...

Com o tempo vai dando ups

Kariel A. C. de Araújo
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Betim
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2012 as 23:42
já usei espora, cantilever, v-brake e atualmente é a disco hidráulico. Sinceramente é tudo facíl de regular. A dificuldade para cada tipo de freio vai variar conforme a marca.
ex:
V-brake bom para regular é o avid
Disco bom para regular é shimano.

A evolução existe para termos algo mais eficaz, claro que as empresaz exploram isto.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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vrsilva Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar vrsilva Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2012 as 21:48
Além de que já existe a muitos anos kit disco hidraulicos mais leves que v-brakes com manetes, conduites e cabos de aço, como por exemplo os Formula R1...

Mas é certo que o Freio a Disco ganha na frenagem, justamente pela capacidade de frenar sem travar as rodas, os v-brakes, normalmente são, ou frenando pouco ou travado, dificilmente consegue uma frenagem mais suave, isso com pastilhas boas, por isso que eu uso pastilhas baratas, pois elas não seguram tanto, e da mais controle...

Agora sobre manutenção se for disco hidraulico é de longe a mais chata de se fazer, é que ninguém faz como deveria, e usam os componentes até o fim da vida deles, mas se for disco a cabo este tem manutenção bem similar aos v-brakes, porém tem a vantagem de ser disco... eu prefiro mecanico, pela simplicidade e não preciso mais que isso...

E só estou atras de disco porque o mercado impoem isso, se existisse aros leves para v brake e suspas com pinos ainda, quadros top com pinos acho que eu ainda gostaria de andar de cantilever aquilo era freio gostoso...
Vinícius Ribeiro.
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Fatalblue Ver Drop Down
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sem querer ser chato, mais não acho que a manutenção do freio hidráulico seja mais fácil e mais barata que a de um v-brake!
Nem a reposição!


Editado por Fatalblue - 09 Jan 2012 as 18:33
"MTB é bom porque é ruim, seria melhor se fosse pior!"
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scofieldpedal Ver Drop Down
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Cadastrado em: 24 Ago 2009
Betim
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar scofieldpedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2012 as 16:50
Travar a roda? Não não.....
Imagina você em uma descida a 60km/h e tem 5 metros para parar a sua bike. Qual vai parar em uma espaço inferior, quando trava a roda ou quando não trava a roda?
Este princípio é física e aplica-se a qualquer objeto em movimento que usa freios em suas rodas.
Lembre-se: Freio não é para travar a roda, mas parar o objeto em movimento. Se for o contrário você está estinguindo todo investimento em estudos para freios ABS

Só travo a roda, em último caso, quando estou dentro da curva e jogo a traseira para acabar de fazer a curva (atenção: se não tem experiência neste tipo de manobra não faça, é perigosa).
Freio a disco hidráulico é superior em quase todos os requisitos aos modelos anteriores (funcionalidade, manutenção, reposição, etc), acho que só perde em peso e preço.
Se lhe ajudei clica em Obrigado! Betim/MG
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Olympio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Olympio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2012 as 16:39
Pode ser ignorância minha mas a função de um bom freio não é travar as rodas com eficiência? Pois se você consegue travar as rodas com uma certa facilidade, você conseguirá QUASE travar as rodas com mais facilidade ainda (no caso das roads, isso é indispensável). 

Não vejo função para um freio à disco a não ser em ambientes molhados ou em descidas longas onde a sapata pode esquentar muito e dar merda. Agora se for pra ambiente de cidade, v-brake está passando de bom e não justifica o gasto com um disco.

Com disse antes, não entendo muito de freio, por isso, estou pondo minha cara a tapa, rs..
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paulo marcel Ver Drop Down
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Restrito

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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar paulo marcel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Jan 2012 as 15:00
Hauss, primeiramente vou dar a opinião sobre minha experiência ok.
Eu era contra freios a disco! Não gostava, achava desnecessário e que era mais peso atoa na bike! pois sempre usava v-brake e sinceramente nunca tive problemas. Fiquei 2 anos parado sem andar e resolvi montar uma bike nova, comprei os freios a disco "mecânico" na época, fiz uma trilha que tinha uma subida de 11 km sem ponto de descanso, era 11 km subindo o tempo todo! e senti um pouco o peso pois são várias gramas a mais na bike é claro. Depois tive que descer os 11 km e ainda por cima debaixo de muita chuva e neblina! eu não enxergava 50 metros pois era muita chuva e a neblina era muito forte. Só que não era uma descida comum, era uma descida com muitas pedras soltas, mas muitas mesmo no entanto que tive que trocar de quadro( E OLHA QUE O QUADRO ERA ZERO KM) pois soltou do quadro a rosca onde parafusa-se o suporte de caramanhola no quadro. Foram cansáveis 15 minutos descendo pois como era muita pedra solta e a estrada estava parecendo uma trilha de moto com enormes valas então tivemos que descer com um pouco de "cautela" mas assim o que posso te dizer é que o freio a disco fez diferença pois 2 camaradas meus que estavam com bikes com v-brake ficaram totalmente sem freio e eu não.
Mas vc que está iniciando e está sem oçamento pega um bom V-BRAKE e coloca pastilha com stop que resolve esse problema. A questão é se vc enpenar a roda, aí não tem jeito, vai agarrar! já a bike com freio a disco se a roda enpenar já não tem tanto problema em visto que não tem nada que agarre nos aros.
na minha opinião aco que pela sua situação vc deve ir de v-brake para se reacostumar a pedalar e depois quando vc tiver numa situação melhor vc coloca um bom freio a disco ok.
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ADRIANSCOTT Ver Drop Down
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BRAGANÇA PAULIS
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COLOCA V-BRAKE MESMO É EFICIENTE
ADRIAN SCOTT
BIKE MINHA VIDA
PEDAL MINHA FERRAMENTA
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Alex R9 Ver Drop Down
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Originalmente postado por Alex R9 Alex R9 escreveu:

Brportal, se eu entendi bem a sua pergunta, vc quer saber qual seria esse tamanho 41 europeu aqui no Brasil, certo? Ela corresponde ao nº 40 brasileiro.

Espero ter ajudado!

Vlw.




Resposta correta seria 39! rs
Alex R9
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nanoross Ver Drop Down
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Se optar pelos V brake, ao menos já tenha os cubos p disco, pq se um dia quiser migrar a facada não vai doer tanto......os hidráulicos são muito bons, principalmente em descidas muito exigentes como as Serras, senti isso no fim de semana, meu amigo freiava muito mais perto das curvas e carros no disco e eu mais longe de V-brake, mas os V-brake dentro da cidade são perfeitos....
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Filipe Augusto Ver Drop Down
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Cara, é óbvio que o disco é mais vantajoso né! Agora, depende do freio que vai querer colocar na bike né! Realmente tem v-brake que freia mais que *algumas* marcas de discos, mas vai olhar tambem qual disco quer colocar. Se for colocar um mecânico, sai fora! Use v-brake que realmente é muito melhor! Já hidráulico, é sem comentários...principalmente os Shimano.
Filipe Augusto P. Louzada
Técnico em Segurança do Trabalho
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Guzansky Ver Drop Down
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Cadastrado em: 08 Set 2011
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Guzansky Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 17:06
Só lembro que no princípio, o freio a disco não freiará tão bem, pois as pastilhas estão novinhas. fato que aconteceu comigo ao descer um morro.

Depois que me caguei ao descer o morro que fui informado disso.
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Iennaco Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Iennaco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Dez 2011 as 15:35
Olá, pessoal. Realmente o V-brake tem custo x benefício muito melhor que o disco. Freia tanto quanto, tem manutenção mais barata e deixa a bike mais leve. O inconveniente é quando se utiliza a bike em dia de chuva e/ou com barro. Aí o disco funciona muito melhor. Mas, podendo gastar, o disco vale a pena muito pelo visual mais moderno que deixa na bike. Abraço.
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Fram1969 Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fram1969 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2011 as 21:47
Concordo com o que já falaram aqui sobre as vantagens dos discos, mas para mim os v-brakes ainda me atendem bem e acho o custo para essa migração muito alto e vejo vantagem quando se compra a bike já equipada com eles.
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FCS Ver Drop Down
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bahia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FCS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2011 as 19:52
 Entao minha duvida é sobre os freios shimano m445 ou avid elixir 1 2012 gostaria de saber as opnioes de quem usa ou usou qlq um dos 2 modelos, pretendo migrar p/ os freios a disco em breve 
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fabricioliveira Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar fabricioliveira Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Nov 2011 as 14:03
mas independente de um sr melhor que o outro se o v brake consegue suprir suas necessidades não ha pq trocar ^^
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yurininja Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar yurininja Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2011 as 15:53
Por mim este tópico poderia ser fechado, tem material útil para consulta nele, mas atualmente tem sido usada para aumentar o número de post de users novos.
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crmendesme Ver Drop Down
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serra -es
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar crmendesme Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2011 as 14:59
risos, tem gente armando bote nos classificados nao demora muito!
 
Originalmente postado por yurininja yurininja escreveu:

Tópico de extrema importância para aqueles que querem anunciar...

Ultimamente só cometários inúteis,... se for pra escever "vai de disco, é melhor!"  contenha-se, tem 7 páginas falando a mesma coisa.
A vida é assim.
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danix Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danix Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2011 as 12:30
Originalmente postado por robertocezarjunior robertocezarjunior escreveu:

ooo companheiro!!
sobre isso ai tenho uma experiencia negativa!!!!
nunca troque um v-brake por um a disco mecanico!!
eh ridiculo!!
ate q pra andar na cidade, fazer trilhas em estradas planas, ate q resolve...
mas qdo vc sobe uma serra e qr descer mais forte um pouco...
uma vez quaaaaaaaaaase bati em uma cerca, pq depois q esquenta vira uma merda!!
eh necessario fazer muita força...
agora, a disco hidraulico eh espetacular....
tenho um amigo q tem uma q tem, ja desci nela....
muito bom!!!
a principal desvantagem nao eh o preço de freio em si, mas das pastilhas q duram muito se vc anda na city, mas se vc desce muitas vezes, eh rapido d+ o desgastes...
30 reais a paralelas...
60 a shimano...
as mtb eh isso ai mesmo, muito caro!!
abraço a todos!!


estou contigo, o freio mecânico que uso na minha canadian (o mesmo da soul sl200) freia obviamente, mas o freio GTS do meu amigo, que está na bike, já antiga dele, freia muuito melhor e com menos força,se não for hidráulico, resumindo, se não quer gastar rios de dinheiro pega logo um bom v brake  e já está ótimo!

pena que as minha rodas não aceitam v brake.. resumindo.. tô lascado!
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Vitoreng Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Vitoreng Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Nov 2011 as 00:08
Cara, vale muito mas muito mais um v brake bom doque um disco meia boca, eu tenho um sistema v brake deore, um amigo tem um disco com disco de baixa qualidade e cada vez que ele dá uma volta na minha bike ele esbraveja o quanto odeia o sistema disco dele.....

Sinceridade... besteira... vale mais um up nas rodas, susp, e outros doque este


Boa sorte
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dts Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dts Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2011 as 17:35
Migra, mais cedo ou mais terde terá que fazer. 
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Omega Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Omega Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2011 as 06:38
Olá,sempre usei nas minhas bikes v brake.Numa Bike que tenho ate hoje uso o bom e velho shimano xt,que nunca me deixou na mão e numa outra bike que tinha um xtr,todos muito bons.Agora estou com uma bike nova e estou com avid elixir 7SL.Minha primeira experiencia com esse tipo de freio.No inicio ele começou a dar ums gritos altos,parecia uma buzina mas depois se acalmou e ficou legal hehehe.Atualmente estou gostando dele nada a reclamar.Se realmente eu aprovar penso futuramente partir para uma linha mais top da avid .Meu conselho para o rapaz que fez a pergunta.Coloque assim.Para o seu uso atual o v-brake está lhe atendendo?Caso possitivo,para quer trocar,se a grana estiver sobrando tenta colocar peças que deixe a bike mais leve ,mas caso queira colocar coloque hidraulico e um intermediario,pois o barato pode sair caro.Abraços.
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Horacio Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Horacio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Nov 2011 as 00:18
Originalmente postado por Hauss Hauss escreveu:

Bom, aos pouquinhos estou em um projeto para ter uma bike até o ano que vem para eu poder iniciar de novo as trilhas da vida.

Porém, como não pretendo competir (Quero fazer tudo pelo amor ao esporte mesmo, competições, pelo menos por um bom tempo, não vão ser minha praia) estou entrando em várias dúvidas aqui devido ao meu orçamento limitado de Universitário falido.

Estava prestes a comprar uma roda Vzan Extreme hoje, porém me abateu essa dúvida. Será que vale a pena eu adiar um pouco a compra das demais peças e acabar investindo em um sistema hidraulico a disco?

Vejam bem, minha primeira opção, estava sendo comprar o par de rodas (Para V-Brake) e comprar um par de freios Avid Single Digit (Modelo váriavel, de acordo com o orçamento nessa etapa, mas provavelmente o 7).

Então pensei que talvez, eu poderia suar a camisa pra pegar um disco hidraulico. Porém, vale lembrar, que eu fico meio reticente, afinal de contas, comprar um freio hidraulico no meu entendimento de marca boa, seria ter que gastar uma grana desproporcional ao restante das peças (Afinal, gastar 800 reais em um freio, seria simplesmente a peça mais cara do meu orçamento).

Sugestões, conselhos ou recomendações?

Se possível, postem seus relatos na mudança do V-Brake para o Disc. Smile

Andei de V-brake mais de 20 anos...de tudo quanto é marca e origem mas, depois que peguei um conjunto hidráulico Hayes mesmo sendo de segunda mão (usado), jamais volto pros v-brake, com todo respeito a quem usa, cada um é cada um, eu falo por experiência e não por "ouvir dizer que..."mesmo alguns gramas a mais posso retirar peso de outras partes da bike.
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Horacio Ver Drop Down
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Originalmente postado por Meister Meister escreveu:

Minha bike hj é disk... tras uma segurança e precisão de frenagem sem igual... Não volto pra V-break nunca mais....

quando ando em algum v-break simplesmente não sinto a mesma segurança

Acho que se dá pra por um dinheirinho a mais, é um componente que compensa... até pq é um componente de segurança!

Sem falar que na chuva os v-brakes perdem muito rendimento!
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Horacio Ver Drop Down
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Originalmente postado por Mobi76 Mobi76 escreveu:

V-brake deore ou disco mecanico?

Nenhum dos dois...
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Horacio Ver Drop Down
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Originalmente postado por fabricioliveira fabricioliveira escreveu:

vale tu permanecer no v brake alem de ótimos freios a revisão é mais barata e é bem mais leve q o disco as pessoas colokam mais a disco pra embeleza a bike xp

Existem freios a disco mais leves que V-brake sim...
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