Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Cicloturismo e Touring - Viagens de bicicleta
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Programando a primeira viagem!
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Programando a primeira viagem!

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Khalaf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Khalaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Programando a primeira viagem!
    Postado: 16 Out 2009 as 21:36
Amigos, esse é o meu primeiro tópico aqui no cicloturismo. Apesar de pedalar de road, sempre acompanhei o fórum, o que me rendeu muitas dicas e idéias para as viagens e para a própria bike  de ciclotur.

Estou comprando uma bike só para essa finalidade, onde pretendo fazer viagens curtas com maior frequência, porém estou programando uma viagem um pouco mais longa (+ ou - 600 km) para maio de 2010. Como não conheço todas as estradas por onde vou passar ou já passei por elas à mais de 15 anos, gostaria de uma ajuda para um melhor planejamento.

Moro em SP, bem próximo do início da rodovia Anhanguera. Pretendo sair daqui mesmo como destino São José do Rio Preto, mas não quero fazer o caminho mais curto que seria rod. dos Bandeirantes e rod. Washington Luiz por dois motivos: já conheço as cidades que beiram as rodovias e tb acho o trecho muito movimentado. O roteiro será o seguinte:

1ºdia: saída de SP até Porto Feliz, passando por Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Itú pela SP-312 estrada dos Romeiros e finalizando em Porto Feliz pela SP-300 Marechal Rondon (+ ou - 116 km);

2º dia: saída de Cabreúva até São Pedro, passando por Tietê SP127 rod. Cornélio Pires, Piracicaba, Águas de São Pedro e finalizando em São Pedro pela SP-304 rod. Geraldo de Barros (+ ou - 115 km);

3º dia: saída de São Pedro até Jaú SP-304 rod. Leônidas Pacheco Ferreira, passando por Santa Maria da Serra SP-197 rod. Américo Piva e Brotas SP-225 rod. eng. Paulo Nilo Romano (+ ou - 119 km);

4º dia: saída de Jaú até Novo Horizonte SP-321 rod. Cezário José de Castilho, passando por Bariri e Ibitinga SP-304 rod. Leônidas Pacheco Ferreira (+ ou - 136 km);

5º dia: saída de Novo Horizonte até São José do Rio Preto SP-310 rod. Washington Luiz, passando por Itajobi SP-321 rod. Cezário José de Castilho e Catanduva (+ ou - 114 km).

Com exceção da rod. Washington Luiz, não me lembro ou não conheço as outras rodovias. Gostaria da opinião dos colegas para saber se essas rodovias escolhidas por mim são uma boa opção. Caso alguém tenha sugestões de rotas ou onde ficar hospedado por um preço razoável (preferência por camping ou pousada), fiquem a vontade para fazer comentários.

Abraço a todos.
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2009 as 22:12
Escolha Rodovias com acostamento asfaltado, pois assim a segurança aumenta. Se vc for sozinho mantenha alguem sempre informado sobre sua localização.
E bom reservar os locais de pernoite.
Tenho o telefone de emergência marcado em local visível.


Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
GeisonPCarvalho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2009
Sorocaba
Offline
Mensagens:185
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GeisonPCarvalho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2009 as 23:09
Esse trecho é de Piracicaba a Itu
 
Esse trecho está sendo duplicado, mas ate maio o serviço estara bem melhor, esse trecho só se faz pelas pessoas que tem sangue frio e as que não tem juizo o que é o meu caso.
 
Pontos turisticos de São Pedro tem umas 15 cachoeiras e voo livre.
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2009 as 23:55
A maioria dessas rodovia que você quer passar são pista simples para os carros e acostamento um pouco ruim. Não acho nada impossível viajar por elas, mas aconselho você a colocar um espelho retrovisor para aumentar sua segurança.
Acredito que você vai gostar muito do passeio. As cidades que você vai passar possuem muitos pontos turísticos. Vale a pena conhecer.

Abraço.
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2009 as 03:53
Originalmente postado por Khalaf Khalaf escreveu:



1ºdia: saída de SP até Porto Feliz, passando por Santana de Parnaíba, Pirapora do Bom Jesus e Itú pela SP-312 estrada dos Romeiros e finalizando em Porto Feliz pela SP-300 Marechal Rondon (+ ou - 116 km);

2º dia: saída de Cabreúva até São Pedro, passando por Tietê SP127 rod. Cornélio Pires, Piracicaba, Águas de São Pedro e finalizando em São Pedro pela SP-304 rod. Geraldo de Barros (+ ou - 115 km);



Este primeiro e segundo dias, não entendi (???). Se você estará em Porto Feliz, como no segundo dia porderá sair de Cabreuva?

Bom tirando a dúvida a ser esclarecida, ser for realmente sair de Cabreúva para São Pedro, devo advertí-lo que as estradas de Piracicaba até São Pedro, são de pista simples e mal conservadas. Conheço bem esses trechos. Tanto faz você ir direto pela SP 304, ou dar a volta pela SP 308. Se for pela SP 308, o trecho de Charqueada para São Pedro ( SP191) tem um acostamento que é um verdadeiro tapete. Pedalo frequentemente por essas bandas.

Originalmente postado por Khalaf Khalaf escreveu:



3º dia: saída de São Pedro até Jaú SP-304 rod. Leônidas Pacheco Ferreira, passando por Santa Maria da Serra SP-197 rod. Américo Piva e Brotas SP-225 rod. eng. Paulo Nilo Romano (+ ou - 119 km);

Abraço a todos.


Aqui a Rodovia é ótima para pedalar até o trecho que eu conheço que é até Brotas. O acostamento é bom e há um bom suporte ao longo da rodovia, tais como postos de gasolina com restaurantes. Em Santa Maria da Serra há o Posto Amigão, á beira da estrada com uma ótima estrutura, para lanche ou almoço.
Depois de Santa Maria da Serra você vai pegar a Famosa Serra de Torrinha que é osso duro de roer! Tem que prestar muita atenção pois na serra o acostamento é uma piada e tem trechos que a rodovia em curva encosta no barranco. Há trechos que tem marca de carrocerias de caminhões que literalmente rasparam no barranco, portanto tome muito cuidado. São 5 Km de serra, rodando que nem pião. O visual quando chegar no alto da Serra é maravilhoso! Dá para ver a Represa de Serra Bonita, parte oriunda do Rio Piracicaba.
Uma boa opção é um caminho muito mais curto e tranquilo, saindo de São Pedro e pegando a Estrada do Patrimônio até Brotas. Você evita a Serra de Torrinha, mas pega a Serra de São Pedro. Contudo esta última é mais amigável e não me parece ter tantos Km com o a de Torrinha. Pra fazer esse caminho, em São Pedro, siga pelo centro da cidade no sentido da Serra. Após subir a serra e pedalar um pouco verá uma bifurcação na estrada, no bairo de Santo Antonio. Seguindo a estrada a esquerda vai para Brotas, se seguir a direita vai para Itirapina. Essa estradinha tem uns 67 Km até Brotas. Se você for por Santa Maria da Serra / Torrinha vai dar uns 90 Km. Se for pela Est. do Patrimônio leve água e comida, pois nela não há infra estrutura, apenas um visual maravilhoso! Quase chegando em Brotas sim, tem um restaurante, logo depois de um Luxuoso Hotel que mais parece uma mesquita.
Em Brotas, procure pelas quedas do Rio Jacaré na cidade. Ao lado tem o Camping do Jacaré
http://www.campingjacare.com.br
Um ótimo lugar para armar a sua barraca ou ficar numa cabana. Todo murado com segurança dia e noite. Atendimento show de bola.

É isso aí. Se lembrar de mais alguma coisa posto aqui.

Abraços.

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
Bortolucci Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Nov 2006
Sampa - SP
Offline
Mensagens:97
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bortolucci Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2009 as 13:35
Algo a alertar é que você estará andando mais de 100km todos os dias, como estão seus treinos?
 
uma dica é pegar rodovias como Bandeirantes, Ayrton Senna, Carvalho Pinto e entender o seu ritmo.
 
Pare o carro no primeiro posto de gasolina da Bandeirantes, vá até o Hopi Hari e volte, isso da aproximadamente 95km, sinta seu ritmo, veja como você retorna, nesse trexo tem bastante sobe e desce e da para treinar bastante a cadencia.
 
de resto, ótima viagem e não esquece de colocar as fotos, faça igual nosso amigo Waldson..Clap
 
abraço,
 
Hommer
Hommer Simpsom do MTB
Voltar ao Topo
Waldson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Abr 2008
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3965
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Waldson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2009 as 17:42
Ah, se você mudar de idéia e quiser um caminho com ótimos acostamentos até São Pedro, vá pela Rod. Bandeirantes, Washington Luiz até Rio Claro. Logo que passar Rio Claro entre á esquerda na SP191 (Rod. Irineu penteado) e siga até São Pedro em ótimas estradas, todas excelentes para pedalar. Thumbs Up

Ah, e como disse o Bortolucci, não esqueça do relato do passeio e das fotos! Wink

Um abraço!

Waldson

Waldson (Antigão cicloturista)
Blog = Pedalando com o Antigão
http://pneunaestrada.blogspot.com
Voltar ao Topo
luismendes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Abr 2008
Porto
Offline
Mensagens:1557
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar luismendes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2009 as 17:49
Khalaf, complementando o Bortolucci : O que vc chama de dia são dias corridos ou dias pedalados ?? Eu faria uns 2 dias de "descanso" em cada lugar p/ poder passear e aproveitar. Na minha opnião, essa é a grande graça do cicloturismo. Se fosse só por pedalar, dava 1000 voltas na USP e dava no mesmo, saía até mais barato. Abraço e não esqueça de postar as fotos !


Editado por luismendes - 17 Out 2009 as 17:50
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2009 as 17:52
Isso mesmo Waldson, sou de Rio Claro e aqui na região as rodovias são muito boas. Sempre que posso fazer um treino ou dar um passeio vou pego a Rodovia Irineu Penteado. Aliás, muitos ciclistas trafegam nessa rodovia nos fins de semana. É uma ótima dica.

Na Washinton Luiz o trafego é um pouco mais intenso, mas os acostamentos são muito bons e ainda tem um gramado em seguida caso surja alguma emergência.

Valeu pessoal,
Ricardo.
Voltar ao Topo
Khalaf Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:146
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Khalaf Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Out 2009 as 02:23
Originalmente postado por Waldson Waldson escreveu:

Originalmente postado por Khalaf Khalaf escreveu:





Este primeiro e segundo dias, não entendi (???). Se você estará em Porto Feliz, como no segundo dia porderá sair de Cabreuva?



Eita, boa observação Waldson. Foi uma desatenção na digitação, pois na minha planilha está correto, pois tenho que passar por Cabreúva para chegar até Porto Feliz, portanto no segund dia tenho que sair de Porto Feliz. Com relação a ir pela Bandeirantes e Washington Luiz até Rio Claro, tb pensei nisso, mas como conheço bem esse caminho, optei por conhecer outras cidades, mas tb não descarto esse sugestão caso o trajeto seja um pouco inseguro para pedalar.

Originalmente postado por Bortolucci Bortolucci escreveu:

Algo a alertar é que você estará andando mais de 100km todos os dias, como estão seus treinos?
 


Hommer, meus treinos de speed estão girando em torno de 200 a 300 km por semana na rod. dos Bandeirantes, USP e Pico do Jaraguá, mas num ritmo forte. Com relação à distância, espero não ter problemas, pois pretendo rodar num ritmo bem mais tranquilo sem me preocupar com velocidade média, tempo do treino, etc, e sim curtir a viagem.

Originalmente postado por luismendes luismendes escreveu:

Khalaf, complementando o Bortolucci : O que vc chama de dia são dias corridos ou dias pedalados ?? Eu faria uns 2 dias de "descanso" em cada lugar p/ poder passear e aproveitar.


Luis, realmente esqueci de colocar algumas informações. Esses dias seriam os dias pedalados, mas pretendo fazer apenas um dia de descanso entre o 3º e 4º dia, onde pretendo curtir um pouco mais a região de Brotas. Também estou pensando em fazer algumas alterações, como as distâncias percorridas por dia, onde eu faria uma distância menor para curtir melhor as cidades por onde vou passar.

Com relaçao aos relatos e fotos, podem deixar que ao término da viajem estarão todas aqui.

Abraço a todos,

Marcel

Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X