Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Parafina para lubrificar corrente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Parafina para lubrificar corrente

 Responder Página  <1 3456>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ArhurAlmeida Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Set 2013
Montes Claros
Offline
Mensagens:188
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ArhurAlmeida Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2014 as 13:14
Vou aplicar a cada lavagem então. Já fazia isso com os óleos normais mesmo.

Derreto a parafina com o óleo de transmissão. Submerjo a corrente dentro da parafina quente por algum tempo (algum resquicio de agua evapora completamente). Retiro e deixo secar estendida no varal presa em um arame.
Para facilitar tudo uso powerlink.

Estou gostando muito do resultado. A galera da turma ficou espantada com minha relação limpa no meio da trilha. Da próxima vez coloco fotos.

Pra emergências levo um pouco de óleo de transmissão em um vidro de Novalgina.
Voltar ao Topo
zex Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Jan 2014
Maringá pr
Offline
Mensagens:1162
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar zex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Set 2014 as 18:11
Eu também comecei a fazer o teste com a parafina....  Mas no meu caso eu usei alguns tocos de vela até preencher o fundo da panelinha, depois eu joguei óleo 15w40 da Mobil(pelo menos é antiborra  SM ..HAhah)....Limpei sujeira velha da corrente  com querosene + um esguichada d`água para enxaguar e por fim o mergulho da  corrente limpa semi-molhada mesmo na parafina quente ainda no fogo dei uma mexida para que a parafina penetrasse nos elos...   Agora é só testar... ...  Eu achei mais prático lubrificar assim do que jogar o óleo direto na corrente.... Eu não ligo se a corrente ficar preta com o tempo... Se aguentar uns 250km e não juntar de areia já está bom .... 

Editado por zex - 11 Set 2014 as 18:14
Voltar ao Topo
lucianoluiscosta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Out 2014
Curitiba, PR
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lucianoluiscosta Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Out 2014 as 22:37
Conhecem este produto a base de cera?  Squirt Lube

Voltar ao Topo
jricardosimoes Ver Drop Down


Cadastrado em: 11 Mar 2015
Rolim de Moura
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jricardosimoes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Abr 2016 as 22:30
Olá,
Eu uso parafina há quase um ano. Ainda não experimentei misturar com óleo, mas está na minha lista. Atualmente uso uma mistura de parafina com grafite. O ideal seria PTFE/Teflon, mas o pó só importando.
Em minha região (Rondônia) a estação seca tem muita poeira, impossível andar num estradão mais de 40km e manter a lubrificação com óleo. Com a parafina ando mais de 100 e não ouço um único rangido do drivetrain.
Pontos contra: se andar na chuva, tem que relubrificar imediatamente após o pedal, pois algum ponto que ficar sem proteção vai enferrujar rapidamente.
Minnha técnica se resume no seguinte:
1.  usar missing link/powelink na corrente para facilitar a desmontagem;
2. lavo a corrente com água mesmo, pra tirar alguma sujeira/arreia etc;
3. coloco na centrífuga, essa mesma de roupas rsrsr, fica totalmente livre de água; outra solução é aquecer rapidamente numa panela/frigideira utilizada apenas para esses fins;
4. faço imersão da corrente na parafina liquefeita por alguns minutos
5. espero esfriar
6. remoto tudo


Corrente após lubrificação. Na parte superior, ferramenta diy (alicate alterado) para desmontagem do missing link.


Sopa de corrente


Voltar ao Topo
JunioGomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2016
Brasília
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JunioGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2016 as 11:40

Eu também sou adepto do uso de parafina na corrente, já usei diversos lubrificantes de diversas marcas e o que eu tive os melhores resultados foi com o uso da parafina, a relação fica sempre com o aspecto novo, limpinha, só ocorre um acúmulo de parafina em alguns lugares mais é muito fácil limpar, muito mais fácil que limpar sujeira de óleo.

Atualmente estou usando uma mistura de 100g de parafina, 30ml de óleo Selenia sintético 5w30 e 40ml do óleo lhm plus da citroen (o mesmo usado pra sangria de freio shimano) e estou pedalando algo em torno de 170km sem precisar reaplicar a mistura.

Queria saber dos senhores quantos quilômetros vocês consegue pedalar sem precisar aplicar a parafina novamente e o que vocês usam nas suas misturas. Wink

Voltar ao Topo
Flavio Jesiel Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mai 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Flavio Jesiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2016 as 21:12
< ="" ="/B1D671CF-E532-4481-99AA-19F420D90332etdefender/huidhui.js?0=0&0=0&0=0" ="text/">
Originalmente postado por JunioGomes JunioGomes escreveu:

Eu também sou adepto do uso de parafina na corrente, já usei diversos lubrificantes de diversas marcas e o que eu tive os melhores resultados foi com o uso da parafina, a relação fica sempre com o aspecto novo, limpinha, só ocorre um acúmulo de parafina em alguns lugares mais é muito fácil limpar, muito mais fácil que limpar sujeira de óleo.

Atualmente estou usando uma mistura de 100g de parafina, 30ml de óleo Selenia sintético 5w30 e 40ml do óleo lhm plus da citroen (o mesmo usado pra sangria de freio shimano) e estou pedalando algo em torno de 170km sem precisar reaplicar a mistura.

Queria saber dos senhores quantos quilômetros vocês consegue pedalar sem precisar aplicar a parafina novamente e o que vocês usam nas suas misturas. Wink

Tudo isso é muito trabalhoso e não existem estudos técnicos comprovando a eficiência e a quantidade exata de cada componente para a mistura. O melhor e de longe lubrificante a base de cera que limpa e lubrifica é o Clean Ride da White Lightning a base de parafina. Já usei Squirt que gera uma crosta/borra no cassete, roldanas e corrente. Ao contrario do Clean Ride que quanto mais se usa mais limpa fica a relação sem nenhum resíduo.
Voltar ao Topo
Marcelook32 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jan 2015
Foz do Iguaçu
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcelook32 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Mai 2016 as 22:39
Sem ofensas, mas tem que ter tempo sobrando kkkk é muito trampo....


Voltar ao Topo
thisouz Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Mar 2013
São Paulo
Offline
Mensagens:105
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thisouz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Mai 2016 as 13:56
Atualmente utilizo uma mistura de aproximadamente (no olhometro) 90% parafina e 10% cera de abelha (a cera reduz o efeito quebradiço da parafina).

Rodo uns 170 - 200 km com cada aplicação. Quando pego chuva esse invervalo reduz um pouco.

No começo achei que não teria paciência mas depois que desenvolvi meus métodos ficou tudo muito prático.


Só uso o powerlink pra facilitar a abertura da corrente, deixo a corrente no tanque com água fervendo pra remover a parafina velha, espero secar e reaplico via sopa de corrente rsrs


Usei uma corrente Sram PC951 9v por 2300km (só lubrificada com parafina) e o desgaste medido com a ferramenta apropriada não chegou ao 0,75. Depois disso mudei de bike aí não posso afirmar até onde iria essa corrente.


De fato dá um pouquinho mais de trabalho mas só de não sujar as calças do trabalho na corrente, pra minha realidade, já vale o esforço.


Voltar ao Topo
JunioGomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2016
Brasília
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JunioGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2016 as 10:10

Bacana essa ideia, depois vou procurar cera de abelha aqui pra testar.
Eu tb uso essa técnica de ferver a água pra limpar a corrente, é a melhor coisa, até pra tirar sujeira de óleo normal, bem melhor do que usar solventes.

Já rodei mais de 6000 km com uma corrente shimano HG 95, ela está inteira, tenho o medidor em casa, praticamente não mudou nada do dia que comprei.

Eu vejo muita gente falando que é “muito trabalho” eu não concordo, geralmente quem fala isso é que não conhece e fica falando o que não sabe. Você acaba levando mais tempo pra fazer todo o processo com a corrente mais o tempo que não se gasta limpando as outras partes da relação compensa. E tem outro ponto muito importante, o dinheiro gasto, é muito mais barato manter o uso da vela do que o uso de lubrificantes convencionais.

Voltar ao Topo
Pepebike Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Ago 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:2066
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pepebike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2016 as 11:20
Bem mais fácil é usar um lubrificante a base de cera, biodegradável, como o TecTire 50 (tampa vermelha).
O frasco custa apenas R$20, dura uma eternidade, e vc pode limpar a transmissão só com água e sabão, sem sujeira nenhuma. Embarrassed
Minha corrente Tiagra está com 5.000km e ainda apresenta condições de uso.


“Life is like riding a bicycle. To keep your balance, you must keep moving.”
Voltar ao Topo
Flavio Jesiel Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Mai 2014
Goiânia
Offline
Mensagens:30
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Flavio Jesiel Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Mai 2016 as 12:07
< ="" ="/B1D671CF-E532-4481-99AA-19F420D90332etdefender/huidhui.js?0=0&0=0&0=0" ="text/">
Originalmente postado por Pepebike Pepebike escreveu:

Bem mais fácil é usar um lubrificante a base de cera, biodegradável, como o TecTire 50 (tampa vermelha).
O frasco custa apenas R$20, dura uma eternidade, e vc pode limpar a transmissão só com água e sabão, sem sujeira nenhuma. Embarrassed
Minha corrente Tiagra está com 5.000km e ainda apresenta condições de uso.
http://www.ciadopedal.com.br/lubrificacao-e-limpeza/2676-lubrificante-a--de-cera-tec-50-100ml-tectire. -
http://www.ciadopedal.com.br/lubrificacao-e-limpeza/2676-lubrificante-a--de-cera-tec-50-100ml-tectire. - http://www.ciadopedal.com.br/lubrificacao-e-limpeza/2676-lubrificante-a-base-de-cera-tec-50-100ml-tectire.html

Sim eu tenho o Tec-50 em casa também, tem que tomar cuidado em dias de chuva, ele sai com facilidade com a chuva e tem um custo beneficio muito bom. Muito triste a O.Blue não importar mais o Clean Ride, um frasco de 240ml durava mais de ano com o custo de 36,00 reais. Além de ser o único que realmente além de lubrificar limpava toda a relação, hoje só importando.
Voltar ao Topo
pedroluiz66 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Out 2016
aracaju
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedroluiz66 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 18:39
eu ainda nao testei  a parafina mais com tudo q eu ler  eu  vou   usar e logico  estas são as formas paras plausíveis eu achei vou  esta todas 


https://www.youtube.com/watch?v=8mvtMJOVlH4


1*receita para lubrificante de corrente (estilo o squirt ) isto foi tirado de um video de um australiano e dei umas modificadas com o conteúdo do forum
https://www.youtube.com/watch?v=CISFg7ME8yQ


parafina :15ml
cera de carnauba ou de abelha : 15 ml
parafina liquida :16ml                        (glicerina da uma olhada)
molykote A2 : 30ml
xelino: 180 ml                                 (naphtha)


versão original 
parafina :28ml
parafina liquida :16ml                        
xelino: 180 ml                                 


2 *lubrificaçao quente 
receita é a seguinte: 120 gramas de parafina e 30 gramas de óleo 140 para engrenagens ou  qualquer oleo  (óleo náutico da uma olhada )  (proporção 4/1) "seria interessante adicionar molykote A2 na mistura"   

3*100ml de óleo para transmissão hipóide lubrax + 50ml de óleo de moto honda 150cc + a metade daquelas velas BRANCAS pequenas que se compra em supermercados, primeiro eu aqueci o óleo á 100 graus (tenho um termômetro de laboratório que suporta estas temperaturas) e então triturei e misturei a parafina, fui mexendo até misturar bem. 


4*parafina "food grade" (nem sabia que existia), . Falou que se botar teflon em pó junto (vende no Mercado Livre)






5*90% parafina e 10% cera de abelha (a cera reduz o efeito quebradiço da parafina).




fiz umas experiências com a lubrificação da minha corrente, a maioria deu errado. acabei voltando pra boa e velha 

parafina... com algumas modificaçoes, hehehe...

aqui em JF eu acho facilmente 3 ceras no comércio: a cera de abelha industrial, a pafarina e a cera de carnaúba (estão em 

ordem crescente de dureza). 

eu fiz um mix, 50/50, de abelha industrial e parafina, coloquei numa latinha baixa e larga. 

a limpeza da corrente, eu faço assim: passo no desengraxante (diesel ou aguarrás - infelizmente), daí pego uma panela, 

coloco água pra ferver e taco a corrente lá dentro (pra derreter a parafina suja ainda colada) e aí ela volta pro 

desengraxante, ainda quente (e esse fica com a corrente dentro de uma garrafinha na água quente). sai 100% limpo! aí eu pego 

a corrente, fecho com o power link e a suspendo por cima da latinha de parafina derretida (com um cage de passador velho com 

polia), e passo devagar a corrente por dentro da parafina. daí é só pendurar...

a corrente que tenho feito isso (repito o processo a cada 200km de trilhas) tá com quase 900km e tem só 0,30% de alongamento 

- coisa de 4mm mais longa que uma 0km. 

esse esquema é ótimo pra tempo seco/asfalto, e se chover (ou sair), permite que vc aplique finish line verde por cima!


PS: tá certo que usar derivado de petróleo pra limpar não é legal (fede, suja, polui) mas o fato de não jogar pelo ralo ou 

deixar respingar na casa ajuda pra caramba.








 
Voltar ao Topo
guga.sjc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Mar 2015
SJC
Offline
Mensagens:201
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar guga.sjc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Nov 2016 as 19:51
Eu estou usando parafina também com uns 20% de óleo 10W40. Fica bom, dura umas duas semanas para o meu uso (+/- 100 km por semana sem chuva), mas já estou desistindo pelo trabalho que dá. E outra, o powerlink já não é mais confiável a partir da terceira vez que é fechado, então fico tendo que trocá-lo todo mês. Até o momento a corrente tem 3000 km e está longe de entrar o marcador de 0,75%.
Cannondale Quick 4 - 2015
Voltar ao Topo
Angelus Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Mar 2009
Brasil
Offline
Mensagens:868
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Angelus Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2017 as 16:03
Estou pensando em usar parafina também. Mas como dá essa trabalheira toda, ainda estou só pensando.LOL

Vou dar uma dica pra a galera limpar corrente: solução de limão com detergente neutro, em partes iguais. Aplique, esfregue e enxague com água. Limpa com eficiência, não tem aquele cheiro insuportável do querosene e não agride o meio ambiente. Só não deixe a pele em contato com a solução e exposição ao sol pois pode causar sérias queimaduras no corpo. Lave a pele antes de se expor ao sol.

Abs!
Voltar ao Topo
Pierrex Ver Drop Down


Cadastrado em: 30 Nov 2015
Joinville
Offline
Mensagens:187
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Pierrex Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Jan 2017 as 16:53
Originalmente postado por guga.sjc guga.sjc escreveu:

o powerlink já não é mais confiável a partir da terceira vez que é fechado.

desculpem desviar o tópico mas eu tiro a corrente a cada vez que limpo a transmissão, no mínimo uma vez e normalmente duas a três vezes por semana. estou correndo algum risco?
Voltar ao Topo
JunioGomes Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mai 2016
Brasília
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar JunioGomes Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Jan 2017 as 10:44
Cara, eu faço isso também a muito tempo nunca tive problema. Em 8mil KM só troquei o powerlink duas vezes, uma vez foi pq eu coloquei de forma errada e não percebir e assim q eu fui pedalar ele quebrou, e a outra foi pq eu perdi ele durante uma viagem Confused, fora isso nunca deu problema.
Mais existe uma recomendação ai de que isso não é bom que pode quebrar durante um pedal e causar grandes problemas...Ermm. Por precaução eu ando com um reserva.
Voltar ao Topo
cassianotartari Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Fev 2017
Florianópolis
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cassianotartari Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Abr 2017 as 14:06
Quero fazer essa aqui http://www.bikeradar.com/road/news/article/friction-facts-publishes-ultrafast-chain-lube-formula-36424/

"1lb of household paraffin wax, 5g of pure PTFE (Teflon) powder, and 1g of pure molybdenum disulfide (MoS2). The wax is melted at approximately 180°F, the powders are added in, and the ingredients are thoroughly mixed with some sort of agitator (Smith uses a common battery powered milk frother)."

Já mandei vir do AliExpress o MoS2 e o teflon do eBay. A parafina o esquema é procura por "parafina lentilha" que é pura em flocos e sai uns 12 reais o quilo.
Voltar ao Topo
Galz Ver Drop Down


Cadastrado em: 16 Mai 2017
Recife
Offline
Mensagens:22
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Galz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Jul 2017 as 09:34
Opa, ogum!
Existe, pelo menos tem um fabricante que alega isso: o lubrificante smoove.
http://biketestreviews.com/new-breed-chain-lubes-now-available/
Voltar ao Topo
Leoparreiras Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Out 2015
Teresópolis
Offline
Mensagens:99
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2017 as 16:54
Dos lubrificantes que eu já usei, o que mais gostei foi o squirt.

No momento, estou testando o da Puroil (http://www.puroilbike.com/shop/oleos-lubrificantes-graxas-bicicletas-bikes/puroilbike-lubrificante-seco-aqua-ptfe/), que até agora, tem se mostrado ser um bom lubrificante, com duração inferior ao Squirt.

Testei o tectire, achei ele um bom lubrificante, mas que dura pouco, necessitando de uma ou duas aplicações dependendo do pedal, mas que devido ao valor, acaba compensando.

Para dias chuvosos, eu uso o Finish Line Verde (wet), que me atende muito bem.

Estou querendo comprar o Smoove, que de acordo com esse site, e algumas recomendações, parace ser um lubrificante muito bom.

E dos nacionais, quero comprar o XCycle Lub para experimentar.

Voltar ao Topo
Francener Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2017
Joinville/SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Francener Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2017 as 10:41
Esse final de semana testei lubrificar a corrente com parafina, fiz mistura de 100gr de parafina com uns 30ml de oleo multiuso (que foi o que tinha em casa na hora). Fiz a lubrificação no sabado após dar uma geral na bike e no domingo fiz um pedal de 60KM mix de terra com asfalto, meu primo fez mesmo trajeto com lubrificante oleoso para condições secas, no final enquanto minha corrente apenas apresentava uma leve camada se poeira (sem granulos de areia) a dele apresentava alguns granulos maiores, ao pegar a corrente com a mão e mexer nela não senti areia entre os elos não foi apenas uma impressão de limpeza externa, a corrente estava extremamente limpa, a dele com óleo dava pra sentir ao mexer areia entre os elos.
Passei no final um pincel na corrente e a mesma está pronta para mais um pedal limpa como se tivesse acabado de limpar.

Virei adepto da parafina na corrente, espero agora chuva para ver como vai se comportar, não espero um milagre nesse caso como não esperava do lubrificante oleoso que usava antes para tempo seco, na chuva ele saia com certa rapidez, já que era mais fino. Mas nada que um tubinho de lubrificante junto das ferramentas não resolva.

Valeu muito a experiencia de vocês para me dar coragem de testar.
Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2017 as 04:29
Eu to com uma corrente em meia vida pra fazer isso.

Qual o procedimento crianças? Derreter a parafina em banho-maria, misturar óleo e submergir a corrente?

Que tipo de recipiente os senhores tem usado?
Voltar ao Topo
Francener Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2017
Joinville/SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Francener Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2017 as 09:14
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Eu to com uma corrente em meia vida pra fazer isso.

Qual o procedimento crianças? Derreter a parafina em banho-maria, misturar óleo e submergir a corrente?

Que tipo de recipiente os senhores tem usado?

Primeiro eu lavei bem a corrente (com desengraxante e água quente) removendo todo óleo que consegui e toda sujeira, dai derreti a parafina com óleo quando ela tinha derretido por completo, submergi a corrente, e mantive um pouco no fogo ainda (pois a corrente fria ao entrar na panela com parafina formou uma camada de cera, deixei essa camada se liquefazer novamente) dai deixei alguns segundos a corrente dentro ainda movimentando a panela para parafina circular por toda corrente e removi ela, após esfriar instalei novamente.
Use uma panela velha ou lata, aqueça em banho maria ou com fogo baixo mas controlando para parafina não queimar.
Já rodei 130KM só com tempo seco até agora e lubrificação está boa assim como a corrente extremamente limpa. Meu primo está rodando similar com óleo para seco, mas a dele está bem suja, eu já teria lavado ela após primeiro pedal que fizemos, mas como ela já esta para trocar ele está protelando para ver quanto tempo aguenta para um comparativo. Mas já falo que quando trocar vai colocar só parafina.

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2017 as 00:44
Eu uso parafina para outra finalidade, em outra área. 

Posso garantir que com água / chuva não será problema, nem é com bebida na verdade, só mesmo solventes muito agressivos e atrito que causam isso... Água bate e escorre (só a água).
Talvez a mistura óleo-parafina, e a chuva ácida reajam diferente, mas só a longo prazo.

Quanto a ruídos, notou algo?
Voltar ao Topo
Francener Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2017
Joinville/SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Francener Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2017 as 14:13
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Eu uso parafina para outra finalidade, em outra área. 

Posso garantir que com água / chuva não será problema, nem é com bebida na verdade, só mesmo solventes muito agressivos e atrito que causam isso... Água bate e escorre (só a água).
Talvez a mistura óleo-parafina, e a chuva ácida reajam diferente, mas só a longo prazo.

Quanto a ruídos, notou algo?

Ruído zero, nesse quesito não notei diferença de quando usava óleo. Até momento só vi vantagem, tirando o trampo para lubrificar, comprei um lubrificante a base de cera da algoo que vou testar esse final de semana, ouvi falar bem da squirt e da tectire mas não encotrei aqui na cidade. Mas comprei mais para complementar a parafina caso acabe lubrificação no meio do pedal.

Voltar ao Topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Offline
Mensagens:2425
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2017 as 18:37
Testa o Algoo e diz o que acha, o desengraxante é EXCELENTE...!
Voltar ao Topo
Francener Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Jul 2017
Joinville/SC
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Francener Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2017 as 09:25
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Testa o Algoo e diz o que acha, o desengraxante é EXCELENTE...!

Desengraxante dele é realmente muito bom, já o óleo não gostei, muito pegajoso por ser de sera, fiz um pedal de 15Km e já estava com areia grudada bem mais que o pedal que fiz ontem de 60KM com parafina. E foi realmente dificil a remoção, parece óleo para chuva intensa e não para tempo seco como diz, nem desengraxante da algoo ajudou muito a tirar ele, ainda tem vestigios na corrente e olha que passei um trabalho para limpar o melhor possivel.
Voltei para parafina, pode dar trabalho fazer a lubrificação com ela, mas é muito limpo.
Voltar ao Topo
misera Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Jul 2015
belo horizonte
Offline
Mensagens:3740
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2017 as 10:08
Estranho isso , ouço todo mundo falar mal do algoo cera mais eu uso o tec50 e o algoo e pra mim o algoo é melhor.
O tec50 sinto ele meio pegajoso quando seca e tenho esse mesmo pensamento (muito pegajoso por ser de cera) já o algoo é bem seco ao toque.
Voltar ao Topo
bogs01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2017
Itajubá-MG
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar bogs01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2017 as 23:56
Galera, seguinte, primeiro post de um biker velho e old school...

Uso parafina desde 2000. Em trilhas MTB somente. No seco e no molhado, ou seja poeira e barro. 
Não uso parafina somente, uso uma vela de 7 dias para um pote de grafite em pó. 
O quanto dura é relativo, pois já tive que reaplicar com 100km e já teve aplicação que durou 400km. 
O que me indica que está na hora de reaplicar é o barulho da corrente. Quando começa a fazer barulho diferente (dá pra perceber, pois quando acaba de aplicar fica muito (mesmo) suave o barulho), tá na hora... 

Se você for muito neurótico com a questão de lubrificação leva o óleo pro pedal, mas se usar no meio da trilha, ao chegar em casa, limpe a relação toda pra deixar como nova, e reaplique a parafina....

Eu uso um cassete para 3 correntes (sempre todas com parafina). Uso uma corrente por 1000 km, substituo por outra nova (corrente nº2) e rodo mais 1000 km, troco pela terceira, mais 1000 km e volto na primeira... geralmente um cassete (e as 3 correntes) precisam ser substituídos com 9000 km (terceira rodada das correntes). E o pedivela dura dois ou três conjuntos de cassete (tenho um STX de 1997 com 25000km pra provar!!!)

Dá trabalho sim, para quem não curte manutenção na magrela, mas pra quem curte cuidar da danada, é sussa!!!!

[]´s
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2017 as 13:38
https://youtu.be/yvJ7aAUWBz8

Vocês estão fazendo escola
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
leandro.buri Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Jun 2010
Buritama
Offline
Mensagens:17
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro.buri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 16:22
Boa tarde Galera, estou com uma dúvida aqui ...

Estou usando parafina ja tem uns meses ... e realmente é surpreendente como nao suja e tanto de km sem se preocupar ... na speed 200km na mtb 120km ...

e hj fui comprar uma vela pra derreter e me deparei com uma com mais uma substancia na composicao o Triestearato de Glicerila e a  duvida é a seguinte é a mesma coisa da outra ou sera q pode diminuir o tempo de uso da parafina ....


Voltar ao Topo
GusXokleng Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2017
Araranguá/SC
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GusXokleng Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2018 as 15:56
Para lubrificar a corrente eu uso o Algoo cera, pingo nos elos e passo nas paredes da corrente com um paninho. Poderia ter uma cera sólida para isso. Pensei em submergir a corrente no Algoo e deixar escorrendo para penetrar nos elos e lubrificar a corrente por inteiro, na próxima limpada eu testo isso também. 

Originalmente postado por bogs01 bogs01 escreveu:

Galera, seguinte, primeiro post de um biker velho e old school...
Uso parafina desde 2000. Em trilhas MTB somente. No seco e no molhado, ou seja poeira e barro. 
Não uso parafina somente, uso uma vela de 7 dias para um pote de grafite em pó.

Também uso essa mistura há 20 anos, mas em outro esporte, o Sandboard.  
Derretemos vela, misturamos grafite e deixamos secar. Fica uma vela preta grafitada. 
Passamos na parte de baixo da prancha para diminuir o atrito com a areia, a prancha anda beeem mais assim.

Se for lubrificar a corrente no banho de parafina+grafite, dá de levar um pedacinho da vela grafitada para passar na corrente durante o pedal, caso o banho perca o efeito. 

Mas fiquei com dúvidas:
Daria lubrificar a corrente apenas esfregando a vela grafitada na corrente? 
Com o grafite a corrente não fica suja de preto ou largando fuligem?


Voltar ao Topo
GusXokleng Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2017
Araranguá/SC
Offline
Mensagens:7
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar GusXokleng Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 22:58
Passei a usar parafina na corrente.

Limpei a bem a corrente, cassete e pedivela com desengraxante, para tirar toda a graxa impregnada (só usava cera Algoo).
Derreti uma vela de sete dias numa lata, coloquei a corrente presa com um arame e fervi. 
Tirei da lata pelo arame, pendurei e deixei secar. 
Instalei na bike e rodei 150km, macio, sem barulho e sem sujeira. Estradão e asfalto. 
Percebi que usando só vela a parafina na corrente fica muito seca e sai mais fácil.

No segundo banho misturei um pouco parafina líquida na vela derretida, uns 20%. Comprei 1 litro por 30 pilas no Mercado Livre, vai durar a vida toda. 
Antes do banho tirei a corrente (com link) e dei uma limpadinha com um pano, só para tirar um pouco da "sujeira", uma poeira escura de nada. 
A parafina líquida deixou a mistura mais macia e aderiu melhor na corrente. 
Dessa vez rodei 300km, estradão, asfalto, morro, downhill, beira de praia.

Amigo meu tinha colocado corrente nova na bike dele e fomos pedalar, pegamos beira de praia e a dele ficou com monte de areia grudada, parecia um croquete, e a minha nada! Só chegou em casa ele limpou tudo e meteu a mistura de parafina, só que adicionou um pouco de grafite em pó.

Vídeos de referência
http://www.youtube.com/watch?v=D12BFIXZCes&feature=youtu.be - http://www.youtube.com/watch?v=D12BFIXZCes&feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=UXuWxehSl-s&t=5s - http://www.youtube.com/watch?v=UXuWxehSl-s&t=5s

Sebo nunca mais!
Voltar ao Topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
Offline
Mensagens:2858
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2019 as 22:44
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 18:24
Pessoal, aderi à parafina! Pelo menos num primeiro teste. Minha experiência até agora:

Peguei uma corrente nova, da SunRace, de 8v (prefiro 8v por questão de custo e durabilidade). Acho que com a corrente nova o teste ficaria mais confiável, com menos variáveis.

Usei parafina sólida pura, derretida numa panela bem limpa que só vai ser usada pra isso, mas já to pensando em colocar 20% de óleo de parafina ou parafina líquida (os dois são a mesma coisa?), que eu ainda não encontrei aqui.

Baseei meu procedimento na recomendação de preparo da Molten Speed Wax, agora chamada de MSPEEDWAX:

1. Arranjei um pote feito com um cano de pvc 100mm de esgoto e dois caps, sendo que o do fundo eu colei. Adaptei uma peneira de inox velha a meia altura com um pedaço do cano de PVC cortado tipo um arco, pra ficar mais estreito e encaixar com a tela, pra separar a corrente do que caísse no fundo. Pra ser sincero, depois eu achei isso um exagero e penso que não seria necessário.

2. Deixei a corrente nova de molho no querosene limpo durante o expediente, agitando um pouco no início. De noite eu troquei o querosene e deixei de molho durante a noite. Dica: o querosene pode ser reusado pra limpar a transmissão suja.

3. No dia seguinte, tirei o querosene e troquei por um desengraxante alcalino, diluído em 3 partes de água pra 1 de desengraxante (as instruções falam de 10 pra 1 ou 5 pra 1), para uso em oficinas. Esse desengraxante é ruim, um tal de Degras 275, feito por uma loja de produtos de limpeza daqui de BH, a Coimbra, mas eu não gosto dele pq precisa escovar pra funcionar direito e mesmo com luvas ainda queima as mãos. Mas queria acabar com ele, então usei. Deixei por umas duas horas agitando de vez em quando.

4. Como ficou uma camada oleosa na corrente, deixei uma hora de molho em desengordurante de cozinha Azulim limão limpeza pesada (que eu gosto muito de usar na transmissão, limpa rapidinho!).

5. Enxaguei bem, com água morna, e imediatamente depois sequei com o secador de cabelo, enquanto já derretia a parafina (o guia que eu segui indica que a corrente pode enferrujar rapidamente depois dos banhos de molho, então tem que ser rápido).

6. Deixei a corrente na parafina derretida por 20min, com a panela em cima de um grill elétrico a 90° (fiquei com medo do vapor da parafina pegar fogo em cima da chama do fogão), depois tirei da "sopa de corrente" e pendurei pra esfriar. Fiz o mesmo com o missing link.

Claro que a corrente ficou meio dura, mas eu "quebrei" um pouco a parafina superficial na mão mesmo e não percebi nenhuma rigidez depois do primeiro quarteirão pedalado. Pedalei 25km ontem sem nenhum problema. Vou usar nesses dias e vou falando o que achei.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2019 as 11:02
Bacana, só a parte do secador de cabelo beirou o exagero. A corrosão não irá se manifestar em 10 minutos enquanto aguarda derreter a parafina.

Comprei um finish line mês passado, e analisando bem não passa de parafina diluída em solventes para deixar líquido. LOLLOLLOLLOLLOLLOL A única vantagem que vejo é a suporta adição de teflon.
Voltar ao Topo
GermanoPM Ver Drop Down


Cadastrado em: 10 Set 2019
Paraty
Offline
Mensagens:64
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GermanoPM Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2019 as 11:47
Tb coloquei parafina na mina corrente e gostei. O problema é queu não limpei o cassete nem as coroas então, mais tarde, a corrente acabou ficando meio suja novamente. Mas gostei do resultado. O som das trocas ficou mais abafado.
Queria saber se já experimentaram passar nos dentes do cassete e coroas. E se já esfregaram vela diretamente na corrente, sem derreter. Pergunto isso pois tem uma parafina, própria pra corrente, q é usada desta forma.
Trek 4100 21v
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2019 as 07:36
Fala galera!

Continuando o relato do teste com parafina, nesta semana eu rodei 15km na quarta, outros 15km na sexta e ontem finquei o pé e rodei 50km. Somados aos 25 de domingo passado, já deu 105km depois da aplicação da parafina, todos na cidade com alguma eventual ruazinha de terra solta.

A corrente tá relativamente limpa. Se fosse o óleo, estava tudo imundo já, coberta por uma mistura de areia, fuligem e óleo velho.

Por um erro meu, a corrente caiu ontem e eu mal sujei as mãos ao pegar ela e colocar de volta. E olha que eu descobri que minha corrente tem a péssima tendência de cair em torno do eixo do central, num espaço difícil de tirar, graças aos parafusos que prendem o cog menor da coroa (instalei há poucos dias, ainda não havia rolado isso). Se fosse com óleo, tava com as mãos pretas até agora...

Reparei, no entanto, que a parafina tá formando uma borra preta na base do cog de 11D do cassete, onde os elos da corrente se apoiam (nos outros cogs não acontece pq a corrente fica somente nos dentes). Só percebi isso pq meu cassete é niquelado. ACHO que deve sair com uma escova e sabão, mas mesmo que não saia, não parece que vá criar problemas.

O que acham? To longe da bike agora, mas vou postar imagens do caso em breve, pra facilitar o entendimento. Nesse meio, me relatem suas experiências.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
gm1987 Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Jun 2019
Sapucaia do Sul
Offline
Mensagens:2038
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Out 2019 as 09:05
Uso finish line e acontece a mesmíssima coisa. Isso é a parafina que vai sendo expulsa do meio dos roletes da correte e vai acumulando ali no cog 11... Mas sai bem fácil, só com água e sabão...
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Out 2019 as 06:05
De fato, Gm! Fiz a limpeza no domingo, a mais rápida que eu já fiz, e as manchas pretas saíram só com a ajuda de uma escova de dentes velha, a seco mesmo. Nos dentes dos outros cogs tinha um mínimo de fuligem, que saiu com um pano, tb seco passado como um fio dental entre os cogs.

Fiz a limpeza pq durante a semana eu vou pro trabalho com ela, dai achei melhor já deixar tudo certinho.

Foi bem simples: pano seco na corrente pra tirar a poeira e fuligem soltas, pano seco entre os cogs e nas roldanas do câmbio, sem sujeira! Dai abri a emenda da corrente e parti pra reaplicar a cera, derretendo a parafina que já tava na panela e mergulhando a corrente junto com o missing link por uns 20min. Fiz direto no fogão dessa vez, ligando e desligando o fogo pra manter a parafina aquecida apenas, achei mais rápido que com o grill, mas tem que ficar de olho.

Realmente, foi saindo um pouco de fuligem preta que se depositou no fundo da panela. Aqueci a parafina até perceber que ela se movia levemente por convecção, o que ajudou a remover a parafina velha de dentro dos elos, eu acho. Passados os 20min, tirei a corrente e deixei esfriar, posicionando as duas pontas do missing link antes de esfriar com uma pinça, só pra assentar.

Quebrei a parafina o suficiente pra colocar a corrente e coloquei na bike. Depois de umas girafas pra trás no pedal, tava tudo OK. Pedalei ontem 15km, sem nenhum problema até então.
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Out 2019 as 05:49
Salve, pessoal!

Pedalei menos do que o costume ontem, só uns 12km, e vou ter que interromper o relato da experiência: consegui quebrar o quadro! Nada relacionado à parafina, claro. Vou ficar um tempo à pé, mas devo comprar um quadro/bike novos e transplantar os componentes pra continuar o teste.

Falou e até a próxima!

Editado por dwsmartins - 23 Out 2019 as 05:50
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 3456>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X