Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Parafina para lubrificar corrente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Parafina para lubrificar corrente

 Responder Página  <12345 6>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
JBatistaJr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JBatistaJr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2013 as 17:02
Originalmente postado por HAIRTONNETO HAIRTONNETO escreveu:

Originalmente postado por Alemao Cl Alemao Cl escreveu:

Fiquei pensando agora, será que misturar grafite em pó na parafina dá algum resultado?

Deve dar, mas deve tirar um pouco o que os adeptos da Parafina mais querem: relação limpa e brilhante.

Pois é. 
Vi no mercado outro dia e fiquei tentado a testar o grafite. 
Mas aí lembrei que teria mais ou menos os mesmos problemas de sujeira que tinha com o óleo, mas sem o benefício da "credibilidade" que os óleos lubrificantes possuem.
Melhor esperar algum colega testar e postar os resultados... Wink
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Fev 2013 as 17:07
O problema não e a lubrificação em si.... Existem N formas adequadas.

A questão no caso e uma lubrificação adequada, que suporte bem condições de poeira barro e água, e também má forma de lubrificação adequada com uso urbano diário que preserve roupas.
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jul 2013 as 21:55
Reativando o tópico.

Vou deixar aqui o meu relato:

Fiz a lubrificação da corrente com parafina e pedalei em trilha neste final de semana, com muito barro e terra solta. Não grudou um grão de sujeira na corrente, achei isso o máximo. A lubrificação se nota na pedalada, bem mais silenciosa. Fiquei impressionado. Só falta testar numa trilha molhada, com lama. Claro que levarei um tubinho de lubrificante junto, como sempre levo.

Como eu fiz:

Instalei um powerlink na minha corrente shimano e, após uma boa limpeza, coloquei a corrente dentro de uma panelinha com parafina derretida (em banho-maria). Agitei a corrente dentro da panelinha pra dissipar o ar que poderia ter entre os elos e em seguida retirei. Esperei alguns minutos pra secar bem a corrente e mexi um pouco os elos pra soltar o excesso de parafina. Montei a corrente na bike e pronto. Devo ter levado uns 15 minutos fazendo isto.

Abraços!
Voltar ao Topo
Mario Damato Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2005
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:943
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2013 as 08:44
Salve, Nanito.

Acho que fui o primeiro a escrever sobre parafina ao invés de óleo na corrente aqui no fórum.

Já uso há uns 7 anos e acho excelente, é muito bom ter uma corrente na qual você pode meter as mãos e não se sujar, uma corrente que não salpica de óleo o quadro e por isso não junta sujeira na bicicleta.

Entre uma limpeza completa e outra (com parafina líquida) você pode também esfregar a parafina sólida na corrente e nas engrenagens.

Se pegar chuva eu recomendo reaplicar a parafina líquida para expulsar a água que entrar.

Como já disse antes, praticamente só pedalo em subida, peso 0,1 toneladas e não vejo desgaste anormal.

Não sei como fica para quem pega lama, uma vez que sou ciclista urbano, andando em asfalto e sem chuva mas imagino que o fato da parafina não grudar sujeira (e provavelmente lama) continue sendo muito útil.

Eu recomendo.
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2013 as 10:52
Me prontifico a testar em lama e trilha molhada.

Na semana que vem relato aqui o comportamento da parafina na corrente nestas condições.

Abraços!
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2013 as 10:53
Originalmente postado por Mario Damato Mario Damato escreveu:

Salve, Nanito.

Acho que fui o primeiro a escrever sobre parafina ao invés de óleo na corrente aqui no fórum.

Já uso há uns 7 anos e acho excelente, é muito bom ter uma corrente na qual você pode meter as mãos e não se sujar, uma corrente que não salpica de óleo o quadro e por isso não junta sujeira na bicicleta.

Entre uma limpeza completa e outra (com parafina líquida) você pode também esfregar a parafina sólida na corrente e nas engrenagens.

Se pegar chuva eu recomendo reaplicar a parafina líquida para expulsar a água que entrar.

Como já disse antes, praticamente só pedalo em subida, peso 0,1 toneladas e não vejo desgaste anormal.

Não sei como fica para quem pega lama, uma vez que sou ciclista urbano, andando em asfalto e sem chuva mas imagino que o fato da parafina não grudar sujeira (e provavelmente lama) continue sendo muito útil.

Eu recomendo.

quantos kms entre uma aplicação e outra? uns 1000 kms pelo menos?
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
Mario Damato Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2005
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:943
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2013 as 12:42
Certamente que não.

Algum óleo permite isso com a corrente exposta à poeira ou lama?
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2013 as 13:00
Originalmente postado por Mario Damato Mario Damato escreveu:

Certamente que não.

Algum óleo permite isso com a corrente exposta à poeira ou lama?

não. mas um tubinho de finish line é fácil de carregar e aplicar. vou viajar essa semana, e a tralha tem que caber num par de alforjes de 40 litros, tudo, inclusive a lubrificação.

me parece um método bem trabalhoso.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2013 as 13:11
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

Originalmente postado por Mario Damato Mario Damato escreveu:

Certamente que não.

Algum óleo permite isso com a corrente exposta à poeira ou lama?

não. mas um tubinho de finish line é fácil de carregar e aplicar. vou viajar essa semana, e a tralha tem que caber num par de alforjes de 40 litros, tudo, inclusive a lubrificação.

me parece um método bem trabalhoso esse da parafina.
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2013 as 13:31
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:


Originalmente postado por Mario Damato Mario Damato escreveu:

Certamente que não.

Algum óleo permite isso com a corrente exposta à poeira ou lama?


não. mas um tubinho de finish line é fácil de carregar e aplicar. vou viajar essa semana, e a tralha tem que caber num par de alforjes de 40 litros, tudo, inclusive a lubrificação.

me parece um método bem trabalhoso.


Trabalhoso pra esse propósito.

Pra trilhas e pedais semanais, não vejo trabalho algum. Até acho menos trabalhoso, geralmente depois de uma trilha, seca ou molhada, preciso limpar a corrente (pelo menos superficialmente). Nesse útimo final de semana, nem paninho precisei passar na corrente, simplesmente não grudou nada de sujeira ali. Claro que era uma trilha seca, sem barro e lama voando na corrente.

Para mim ainda falta testar em trilha com condição bem molhada e lamacenta, porque nestas condições, nem finish line segura.   
Voltar ao Topo
Montanhista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Montanhista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jul 2013 as 21:32
Tenho usado parafina na corrente, assim que conheci sua aplicação, desde março. Foi na minha mtb que percorro estradões e, ocasionalmente, trilhas. Muita terra, alguma areia, barro dependendo das chuvas e pouca lama. Não notei a sujeirada que se forma com óleo. Essa era usada para ir trabalhar, também.
Eu fazia umas duas aplicações semanais. Uma o mais breve depois do longão, outra pouco antes. Não dura muito a aplicação (de 100 a, chorado, 200km para parecer como recém aplicada). Usei uma panela velha de 10cm e é a maior barbada. Tasquei direto uns pedaços de parafina (comprei quilo $10 ou 14, sobra muito). Derrete em minutos. Uso powerlink. Com um alicate velho e o arrame (já preso para deixá-la pendurada depois) espalho a corrente no fundo de 1 dedo de parafina. Mexo um pouco e tiro. Penduro, volto em poucos minutos está fria e dura. Ponho na bike e já era. Essa é a limpeza e manutenção. Uma vez, contei, levou menos de 15 minutos (já era frio aqui no sul).
Ainda tenho para uso a mesma parafina de meses na panela. Notei que no fundo, quando líquida, se concentra um pó (sujeira, sedimentos). Mal mergulho a corrente e se torna bem escura a parafina, por causa do movimento causado. A própria parafina endurecida está escura. Também, existe uma maior produção de fumaça agora. E sinto que não fica tão macia a corrente. Deve estar na hora de trocar a parafina! Tem um pouco de graxa/ óleo que vem em corrente nova, que eu não consegui tirar e teve uma vez que passei óleo na corrente, em uma emergência.
A pouco tempo, consegui montar uma urbana, para preservar minha mtb e tal. Vou começar a usar parafina também. Apenas espero detonar uma pouco mais a graxinha que vem na corrente, enquanto essa casa com o cassete.
Li sobre acrescentar cera de abelha e/ou carnaúba. Uma é cara e obtida a partir de bichos. Outra difícil de conseguir e me disseram que é controlada por razão ambiental. São usadas para amaciar a parafina e permitir maior adesão ao metal.
Ainda vi que pode-se adicionar óleo de motor. Teria um efeito semelhante aos produtos acima? Como teria que se fazer a limpeza? Apenas se acrescenta na panela com o fogo ligado?
Voltar ao Topo
brunoftlima Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2013
Natal/RN
Offline
Mensagens:216
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar brunoftlima Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jul 2013 as 10:17
Originalmente postado por Montanhista Montanhista escreveu:

Tenho usado parafina na corrente, assim que conheci sua aplicação, desde março. Foi na minha mtb que percorro estradões e, ocasionalmente, trilhas. Muita terra, alguma areia, barro dependendo das chuvas e pouca lama. Não notei a sujeirada que se forma com óleo. Essa era usada para ir trabalhar, também.
Eu fazia umas duas aplicações semanais. Uma o mais breve depois do longão, outra pouco antes. Não dura muito a aplicação (de 100 a, chorado, 200km para parecer como recém aplicada). Usei uma panela velha de 10cm e é a maior barbada. Tasquei direto uns pedaços de parafina (comprei quilo $10 ou 14, sobra muito). Derrete em minutos. Uso powerlink. Com um alicate velho e o arrame (já preso para deixá-la pendurada depois) espalho a corrente no fundo de 1 dedo de parafina. Mexo um pouco e tiro. Penduro, volto em poucos minutos está fria e dura. Ponho na bike e já era. Essa é a limpeza e manutenção. Uma vez, contei, levou menos de 15 minutos (já era frio aqui no sul).
Ainda tenho para uso a mesma parafina de meses na panela. Notei que no fundo, quando líquida, se concentra um pó (sujeira, sedimentos). Mal mergulho a corrente e se torna bem escura a parafina, por causa do movimento causado. A própria parafina endurecida está escura. Também, existe uma maior produção de fumaça agora. E sinto que não fica tão macia a corrente. Deve estar na hora de trocar a parafina! Tem um pouco de graxa/ óleo que vem em corrente nova, que eu não consegui tirar e teve uma vez que passei óleo na corrente, em uma emergência.
A pouco tempo, consegui montar uma urbana, para preservar minha mtb e tal. Vou começar a usar parafina também. Apenas espero detonar uma pouco mais a graxinha que vem na corrente, enquanto essa casa com o cassete.
Li sobre acrescentar cera de abelha e/ou carnaúba. Uma é cara e obtida a partir de bichos. Outra difícil de conseguir e me disseram que é controlada por razão ambiental. São usadas para amaciar a parafina e permitir maior adesão ao metal.
Ainda vi que pode-se adicionar óleo de motor. Teria um efeito semelhante aos produtos acima? Como teria que se fazer a limpeza? Apenas se acrescenta na panela com o fogo ligado?

Carnaúba se encontra adoidado aqui pelo Nordeste, hehehe.
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Jul 2013 as 22:05
Originalmente postado por Montanhista Montanhista escreveu:

Amon, já que usas parafina também, tem como me ajudar neste tópico:
www.pedal.com.br/forum/parafina-para-lubrificar-corrente_topic13191_post1149296.html?KW=#1149296 ?


olá montanhista, botei a parafina a poucos dias, rodei uns 50 km apenas, mas misturei ela com óleo de motor 15W50, numa proposção mais ou menos 10:1, mas isso foi no olhômetro, tamb botei um pouco de óleo lubrificante de máquina, tipo singer, mas de outra marca, aquela do indio de cocar, igual do óleo de peroba, mas é um transparente, bem fino mesmo. esse ultimo foi bem menos, tipo 25:1.

aditivei a parafina, porq ela em temperatura ambiente é muito dura, dai imaginei q inserindo óleos iria diminuir a dureza, e deu certo, a parafina ficou bem mais macia. vamo ver quanto tempo dura, já peguei duas chuvas fortes, cerca de 25 dos 50 km rodados. até agora tá legal. vou informando oq acontece.

outra alternativa q imaginei foi usar parafina de surf, elas são bem mais macias q as de vela, principalmente as de água fria.

Editado por amon - 22 Jul 2013 as 22:09
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
Montanhista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Montanhista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2013 as 01:30
Tu misturou e colocou no fogo? Não inflama? Tenho medo de queimar a casa.
Valeu a resposta.
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2013 as 09:07
Originalmente postado por amon amon escreveu:

Originalmente postado por Montanhista Montanhista escreveu:

Amon, já que usas parafina também, tem como me ajudar neste tópico:
www.pedal.com.br/forum/parafina-para-lubrificar-corrente_topic13191_post1149296.html?KW=#1149296 ?


olá montanhista, botei a parafina a poucos dias, rodei uns 50 km apenas, mas misturei ela com óleo de motor 15W50, numa proposção mais ou menos 10:1, mas isso foi no olhômetro, tamb botei um pouco de óleo lubrificante de máquina, tipo singer, mas de outra marca, aquela do indio de cocar, igual do óleo de peroba, mas é um transparente, bem fino mesmo. esse ultimo foi bem menos, tipo 25:1.

aditivei a parafina, porq ela em temperatura ambiente é muito dura, dai imaginei q inserindo óleos iria diminuir a dureza, e deu certo, a parafina ficou bem mais macia. vamo ver quanto tempo dura, já peguei duas chuvas fortes, cerca de 25 dos 50 km rodados. até agora tá legal. vou informando oq acontece.

outra alternativa q imaginei foi usar parafina de surf, elas são bem mais macias q as de vela, principalmente as de água fria.


Não use parafina de surf, vai grudar sujeira muito mais que se lubrificasse a corrente com graxa. Perde o sentido daí.

Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2013 as 18:30
Originalmente postado por Montanhista Montanhista escreveu:

Tu misturou e colocou no fogo? Não inflama? Tenho medo de queimar a casa.
Valeu a resposta.

botei o óleo na panela junto com a parafina ainda dura, a parafina é altamente combustível, mas só após determinada temperatura, ou seja, se você esquentar apenas o suficiente p/ ela ficar liquida, não tem perigo. eu faço tudo em fogo baixo e desligo o fogo assim a corrente tá totalmente imersa no liquido.

hoje rodei mais 25 km, agora à pouco percebi q a parafina tá super grudada, juntou ZERO de areia, mas fez sujeira, ou seja passei os dedos e eles ficaram pretos.

conclusão, acho q botei óleo demais, não chegou a ficar melequento como quando tava usando finishline verde, mas o suficiente p/ fazer sujeira, se encostar uma bainha de calça branquinha vai marcar na hora.

na proxima vou reduzir o teor de oleo p/ ver se chego na proporção ideal. mas uma coisa eu reparei, a parafina tá toda grudada na corrente, não perdeu nada da proteção, pelo jeito vai durar muuuiiitos km e sem areia, p/ fazer trilha suja acho q estaria perfeito.
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
Mario Damato Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2005
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:943
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2013 as 20:39
Amon, experimente reduzir a quantidade de óleo para zero.
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2013 as 21:09
Amon,

eu continuo usando na minha corrente da MTB, especialmente na seca... pra falar a verdade, corro de chuva porque não dá pra aproveitar o dia... a água fica por conta das poças e riachos, hehehe...

tem uma serra aqui na região (serra de lima duarte) que é a travessia mais dura que já fiz na vida: daria uma prova de XCM daquelas de metade abandonarem antes da metade da prova, hehehe... toda a trilha (uns 46km) é feita em área de quartzito, é uma rocha que se desfaz numa areia extremamente abrasiva (quem conhece ibitipoca e serra do cipó sabe o que é)... haja corrente! usar FL verde é bobagem. na parafina não gruda aquela poeira, e mesmo lubrificando menos, não junta abrasivo.

não posso deixar de dizer que minha corrente tem 112 elos e não alongou 8mm depois de 1200km...
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jul 2013 as 21:45
olha galera não duvido de nada doq vocês disseram, mas meu uso de bike é muito diferente do de vocês, meu tempo é extremamente corrido, não sobra quase nada p/ nada, a bike infelismente é hoje apenas um meio de transporte, faço 120 por semana indo e voltando do trampo, se eu tiver q ficar refazendo lubrificação toda semana, volto p/ FL verde, q me dá 2 ou até 3 semanas de refresco, mas junta areia, faz sujeira e dá trabalo p/ limpar quando é necessário, adoro bikes e uso uma relação relativamente cara, como rodo em média 5 mil km por ano, se não cuidar dela vou ter trocar o k7 uma vez por ano, corrente umas 3 ou 4 e pedevela a cada 2 anos, até agora meu k7 bem cuidado já rodou mais de 4 mil e semana passada quando troquei a corrente (essa é a terceira, uma KMC X9)e passei a testar a parafina, ela casou perfeita, ou seja o k7 ainda tá quase zero.
resumindo, vou continuar fazendo testes p/ ter uma relação bem cuidada e com o minimo de esforço.
abraço

Editado por amon - 23 Jul 2013 as 21:47
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
Montanhista Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Fev 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:37
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Montanhista Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jul 2013 as 00:39
samuelgouvea, então tu usa parafina pura?
Comprei a minha http://www.delaware.com.br - aqui (industrial, sólida, em flocos). Mais macia que a de vela. Fiquei interessado em acrescentar cera para a parafina aderir melhor. Ou melhor seria adicionar óleo? Ou para quem usa a tempos, nenhum dos dois é melhor? E considerando o uso no asfalto e trilha?
Como já disse acima, ou não achei por aqui, ou era muito caro (e/ou tinha que comprar em quantidade) cera de carnaúba. Que outra opção teria para se misturar? (Antes que eu saia deste gelo, que é aqui no inverno, e vá para onde tem carnauba e cajueiro de montão.)
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2013 as 09:30
atualizando mais uma vez, peguei mais 3 dias chuvosos, no dia 23 à noite passei um pano da corrente p/ tirar o excesso da parafina q não caiu como eu esperava, como a parafina com óleo ficou mais macia ela não cai facil, fica grudada na corrente como uma pasta bem grossa, mas não juntou areia. dia 24, 25 e 26 peguei chuva pela manhã e pista molhada com poças pela tarde, mas apesar de ter tirado boa parte da parafina com o pano, oq sobrou revestindo a corrente continua lubrificando e protegendo, sexta feira daixei a bike molhada, e quando a corrente tá sem lubrificação e seca desse jeito sempre ficam algumas partes com uma leve ferrugem, bem superficial, mas suficiente p/ ser visivel. agora de manhã fui olhar e tava tudo normal, sem sinais de ferrugem, quase nada de sujeira, e torcendo a corrente pros lados não senti aquela sensação de que tem areia entre os elos.
resumindo apesar da parafina ter ficado preta, ela já resistiu à 125 km de pedal, pelo menos 50 destes sob chuva forte, não juntou areia e continua protegendo e lubrificando.
da próxima vêz vou reduzir a quantidade de óleo, ou vou testar a parafina de surf p/ agua quente, q acredito não é tão mole a ponto de juntar areira.
abraços

Editado por amon - 28 Jul 2013 as 09:32
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
MURILO ALENCAR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Dez 2010
PERNAMBUCO
Offline
Mensagens:9
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar MURILO ALENCAR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2013 as 12:52
usei a parafina e ñ gostei mas um amigo meu gostou,bem acho q fica do gosto de cada um.
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2013 as 03:56
rodei mais 125 km essa semana e agora, após 250km, uns 100 desses na chuva parafina continua grudada e lubrificando bem, quase não juntou areia, e como eu tinha passado um pano p/ tirar o grosso q não caiu como esperava tá até limpinha, se encostar um pano branco ou apertar entre os dedos suja um pouco, mas se só esbarrar a perna de leve não fica aquela tatuagem de coroa q o FN verde deixava...eu já tava quase mandando fazer uma tatuagem igual aos dentes da coroa na panturrilha de tão frequente q tava a marca. kkk
abraços
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2013 as 14:17
Originalmente postado por Montanhista Montanhista escreveu:

samuelgouvea, então tu usa parafina pura?
Comprei a minha http://www.delaware.com.br - aqui (industrial, sólida, em flocos). Mais macia que a de vela. Fiquei interessado em acrescentar cera para a parafina aderir melhor. Ou melhor seria adicionar óleo? Ou para quem usa a tempos, nenhum dos dois é melhor? E considerando o uso no asfalto e trilha?
Como já disse acima, ou não achei por aqui, ou era muito caro (e/ou tinha que comprar em quantidade) cera de carnaúba. Que outra opção teria para se misturar? (Antes que eu saia deste gelo, que é aqui no inverno, e vá para onde tem carnauba e cajueiro de montão.)


eu uso pura!
a cera de carnaúba era fácil de achar por aqui, vou pesquisar e testar. a carnaúba é a mais dura das ceras, ela deve durar bem mais que a parafina...
outra coisa que usei foi essa "cera de abelha industrial": funcionou muito bem também, ela adere bem e fragmenta pouco com o uso.
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2013 as 16:22
acabei de tirar a corrente da bike e após passar pano seco várias vezes ví q apesar de sujar o pano a corrente não tá com nenhum sinal de q entrou areia entre os elos, nem vou preciar jogar ela na querosene, já ta limpinha, vou reaplicar a parafina amanhã com um pouco menos de óleo de motor. mas já gostei muito do resultado da primeira experiencia, após 250km a corrente ainda tava super lubrificada, apesar de um pouco suja. acho q ainda durava mais uns 125 km, mas quero testar logo outra concentração de oleo.
abraços

Editado por amon - 10 Ago 2013 as 16:24
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2013 as 20:46
Originalmente postado por amon amon escreveu:

acabei de tirar a corrente da bike e após passar pano seco várias vezes ví q apesar de sujar o pano a corrente não tá com nenhum sinal de q entrou areia entre os elos, nem vou preciar jogar ela na querosene, já ta limpinha, vou reaplicar a parafina amanhã com um pouco menos de óleo de motor. mas já gostei muito do resultado da primeira experiencia, após 250km a corrente ainda tava super lubrificada, apesar de um pouco suja. acho q ainda durava mais uns 125 km, mas quero testar logo outra concentração de oleo.
abraços

amon, estou gostando do feedback que você tem dado sobre sua experiência com a parafina.

Abraço,
Ricardo.
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2013 as 09:51
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

corrente não dá pra ficar abrindo e fechando pelo pino. o pino certo permite que se faça isso 2 vezes apenas, depois fica abrindo. pois perde as ranhuras que o prendem ao elo.




tô estando isso tamb porq só nessa corrente (KMC X9) com pouco mais de 500km eu já abri o link 3 vezes...e ainda pretendo abrir várias vezes p/ continuar meu estudo sobre a parafina. vamo ver oq vai virar, mas lembro q meu uso é na cidade, não pego trilha, assim a corrente sacode bem pouco, diminuindo muuiiitto a chance do elo abrir sozinho.
abraços
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2013 as 09:54
Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:


amon, estou gostando do feedback que você tem dado sobre sua experiência com a parafina.

Abraço,
Ricardo.


Valeu ricardo, mas eu já ganhei tantas dicas usando esse forum, q não custa nada fazer minha parte e ajudar tamb...
abraço
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
JBatistaJr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar JBatistaJr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2013 as 12:39
Amon, põe logo um missing link, o custo é irrisório...
Vale tanto pela segurança de não quebrar a corrente na rua, quanto pela facilidade de tirar fora da bike na hora da limpeza.

Aliás, sobre o tema do tópico: tenho usado parafina com um pouco de óleo náutico. O troço afasta a água, a parafina fica bem grudada na corrente e ainda deixa tudo rodando macio...

Foda é que como o óleo é verde, esquece aquele lance de usar em bike de commute...
Caloi Sprint 10
Meu Strava
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Ago 2013 as 16:21
ela já tem o link, não teria paciencia de ficar botando e tirando corrente com aquela chave, até porq acho q a corrente não ia guentar nem 500km...toda KMC vem com esse link, mas segundo o fabricante ele só deve ser tirado e recolocado 2 vezes, como o Ogum falou...por isso o post.
abraço e valeu a preocupação!
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
nanito Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Out 2012
Novo Hamburgo
Offline
Mensagens:509
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar nanito Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 09:55
Estou usando parafina há alguns meses e tem dado certo.

Sou praticante de MTB amador e a parafina tem se comportado nas trilhas que tenho feito. Ontem mesmo peguei chuva e lama, e a parafina aguentou bem até o final, sem rangidos e chainsuck.

Utilizo powerlink (ou missing link como alguns falam) e já desmontei a corrente pelo menos umas 10 vezes e não senti nenhuma diferença no comportamento dela. Ela continua meio chatinha de sacar com a mão.

Essa história de que se pode tirar no máximo 2 vezes eu não acredito, pois o material não sofre nenhuma fadiga no ato de prender e desprender a corrente com as mãos.

Abraços!

Voltar ao Topo
johannecoelho Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 11 Jul 2013
Teresina
Offline
Mensagens:85
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar johannecoelho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 10:01
Ja tentaram usar graxa branca usada em motos???? Parece ser específica para isso.
Voltar ao Topo
jwaghetti Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Ago 2013
Porto Alegre
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jwaghetti Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 10:19
Já utilizei graxa branca. Logo depois que comprei uma bicicleta meu pai me deu uma bisnaga de graxa branca que ele usava na moto. E ficou muito ruim: toda melecada por fora e duvido que tenha lubrificado por dentro.
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Ago 2013 as 17:33
Já utilizei graxa branca também. No primeiro dia ela fica branca, depois vai ficando preta e junta a mesma sujeira que o óleo úmido.

Abraço,
Ricardo
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Ago 2013 as 15:14
o teste dessa semana foi desanimador, juntei mais 4 velas na mistura q tinha usado antes, p/ diminuir a proporção óleo/parafina, mas nos primeiros 25km já senti a corrente meio seca, na semana foram mais 125 km rodados, uns 50 com muita chuva, hoje a corrente tava bem limpa, mas pouco lubrificada...pelo menos não entrou areia entre os elos, até agora essa é a maior qualidade da parafina, mesmo passando em vários pontos com lama e areia fina molhada nenhuma areia entra na corrente!
mas dessa vêz a lubrificação foi muito ruim. menos de 50km a corrente já não tava macia...uma pena, já vi q parafina de vela com pouco óleo é p/ pouca km...sem óleo deve ser ainda pior.

hoje tirei a corrente de novo, e misturei mais óleo de máquina bem fino na parafina, vamo vê oq vai virar, mas dessa vêz vou demorar de postar o resultado, semana q vem viajo na segunda e só volto a pedalar na quinta.

abraço

Editado por amon - 17 Ago 2013 as 15:14
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
hurodrigues Ver Drop Down
Avatar
Bloqueado

Cadastrado em: 22 Jan 2013
Brasília/DF
Offline
Mensagens:49
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar hurodrigues Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Set 2013 as 11:06
Tenta os lubrificantes "motul" para motos, utilizo na minha! Tem boa aderência na corrente e não pega muita sujeira.
Voltar ao Topo
amon Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Jun 2012
Aracaju/SE
Offline
Mensagens:310
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar amon Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Set 2013 as 23:04
Não sei se ainda tem alguem interessado no teste da parafina+oleo, mas aqui vão as novidades:
depois q juntei mais uma dose de óleo de máquina da marca king na velha parafina do teste no dia 17/08 rodei apenas 260 km, pois tive q viajar a trabalho...mas os resultados foram bem melhores q o anterior, dessa vez a corrente continou lubrificada, não juntou pó, nem areia, e quase não suja se você pegar ela com os dedos e dar aquela torcidinha clássica p/ sentir se tá seca. Foi o melhor resultado até agora, mais de 250 com uma unica lubrificação e sem sujeira, acho q tá uma boa marca...o ruim é q eu não tenho as medidas q usei, fui misturando parafina (de vela), oleo de motor (15W30) e oléo de máquina fino (king) sem medir, pesar, anotar nada...só no olho, mas sobrou bastante parafina "no ponto", tão cedo não vou precisar me preocupar com misturas e testes...quando tudo acabar, talvês daqui a um ano ou mais (heheheh) se eu conseguir pegar a receita certinha posto aqui.
só tem um detalhe, esses ultimos 260 km foram mais de 90% em tempo seco, acho q peguei chuva só um ou dois dias.
abraços

Editado por amon - 05 Set 2013 as 23:09
Se tiver chuveiro...vou de bike!
Voltar ao Topo
grifinfondo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2013
Senador Canedo
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar grifinfondo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 01:13
Deus do céu!!

Eu achei que havia passado por uma revolução ao descobrir o limão + detergente!

Agora minha vida mudou de vez! Já dá até para fazer um vídeo estilo Polishop Big smile

Voltar ao Topo
grifinfondo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Set 2013
Senador Canedo
Offline
Mensagens:19
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar grifinfondo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Set 2013 as 23:14
Testei. No começo ficou normal, meio dura, depois de um tempinho ficou muito macia! Uma delícia pedalar. Sem vibração nenhuma vinda da corrente.

Agora fiz tudo de novo, usando o óleo 140. Paguei 12 reais por 1 litro. Ele é MUITO fedido puro, mas na corrente, no final de tudo, não ficou cheiro. Parece que ficou melhor, vamos ver!!

Uma ideia louca que surgiu... Que tal testar aqueles bastões de cola quente, de silicone? Puros ou talvez misturados com a parafina?

Quem se habilita? Tongue
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Set 2013 as 00:31
nem sonhe em usar cola quente, aquilo é plástico e não parafina...

eu tenho usado "cera virgem", é melhor que parafina.... bem mais macia.
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 6>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X