Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Assuntos Gerais > Oficina e Manutenção das Bikes
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Parafina para lubrificar corrente
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Parafina para lubrificar corrente

 Responder Página  <1234 6>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2010 as 04:17
hehehe, do jeito que tá a crise, tem gente fazendo despacho com caldo de galinha. eu respeito tudo (apesar de neguim não acreditar, o nick é apelido que não tem nada a ver com religião), todas as crenças, dos ateus aos mais religiosos.

mas ficou a pergunta: prafina de vela rola? (não de cemitério, claro!)

e mais, não tem nenhuma receita que dure bastantão mesmo, muita quilometragem? puts, quero faze ro audax de 400, não dá pra parar no meio do caminho e derreter parafina pra relubrificar!
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
rcaliman Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2007
Colatina - ES
Offline
Mensagens:1152
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rcaliman Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2010 as 06:38
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

hehehe, do jeito que tá a crise, tem gente fazendo despacho com caldo de galinha. eu respeito tudo (apesar de neguim não acreditar, o nick é apelido que não tem nada a ver com religião), todas as crenças, dos ateus aos mais religiosos.

mas ficou a pergunta: prafina de vela rola? (não de cemitério, claro!)

e mais, não tem nenhuma receita que dure bastantão mesmo, muita quilometragem? puts, quero faze ro audax de 400, não dá pra parar no meio do caminho e derreter parafina pra relubrificar!


Mas é de vela mesmo que nos usamos, e quanto aos 400 km, se você limpar bem a corrente antes de aplicar a parafina vai durar isso aí sim,  só acho que nesse caso o ideal era fazer tirando a corrente e "cozinhando" ela na parafina, ao invés do modo que o Ripper faz, pois a parafina penetra melhor nos elos. Em todo caso a aplicação é barata, faça o teste durante o treinamento, e veja se quando chegar nessa quilometragem a corrente ainda estará silenciosa.
<<< NA TERRA: Specialized Camber || NO ASFALTO: Specialized Roubaix Expert || www.twitter.com/rcaliman || www.nograu.com.br || Vanguarda Sports nunca mais >>>
Voltar ao Topo
Zwet Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Jun 2009
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:510
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Zwet Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2010 as 12:15
Olá colegas
 
Vou esperimentar essa da parafina na bicicleta urbana. Se ficar bom, vou passar para todas.
Mais barato do que comprar vela e depois ter que partir e tirar o pavio, é ir em laguma loja que venda material para fazer velas, sabonetes e afins. Aqui em BH existe uma loja no mercado central que vende, e se não me engano é baratinho. E ainda tem a garantia de que tem nada misturado na cera (como corantes). Só não sei qual mistura fazer, com cera de abelha, óleo de engrenagem ou óleo de carnaúba. Vai depender do que eu ahcar primeiro.
 
A propósito, será que não funciona com vaselina líquida? Tem à venda no mesmo lugar que vende Parafina (é para passar na forma da vela para que não grude).
 
Abraços
Voltar ao Topo
Talesbass Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2010
Buritama
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Talesbass Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2010 as 15:55
i ae galera num sei ce to certo mas faço algo diferente eu tiro a corrente limpo ela deixo nos trinks (com oleo diesel) deixo secar ae coloco na bike pego uma vela e vo girando o pedal com a vela na corrente esfregando ae depois pego aqueles acendedores de fogão magclic que e vou girando a corrente com ele ligado ae a parafina derrete e fica blz (tem q tomar cuidado pra num esquentar muito a corrente)
 
oq vcs acham???LOL
O barro suja a bike mas lava a alma

www.pedalandocomcristo.com
Voltar ao Topo
Ripper Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2006
Colatina - ES
Offline
Mensagens:265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ripper Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2010 as 17:06
Ironman, o óleo é para fazer a parafina formar um tipo de liga, que além de lubrificar melhor gruda melhor na corrente. Se molhar na chuva o que vai acontecer é ela ficar limpa, sem nenhum tipo de lubrificação. Mas se a chuva for contínua e você não pegar barro, nem precisa lubrificar pois a própria água mantém a corrente macia. O problema é quando chove e depois pára, a corrente fica muito seca e começa a fazer barulho, parece um tanque de guerra, nesse caso é bom parar e lubrificar com óleo.

O interessante e aparentemente improvável é que, em caso de chuva constante e sem barro, é melhor uma lubrificação com água que com óleo. Vou explicar: Outro dia estávamos eu e minha turma fazendo um pedal no asfalto e chovia muito, minha corrente ficou totalmente lavada, sem parafina nenhuma, mas deu para fazer o pedal inteiro numa boa pois como não parava de chover a corrente estava sempre molhada e assim lubrificada com a água da chuva. Já a corrente de um amigo meu, lubrificada com óleo, tinha grudado tanta pedrinha vinda do asfalto que chegava estar dura, só de mexer na corrente com a mão dava para sentir as micro partículas de arreia dentro dos elos lixando tudo. O problema é quando pega barro, aí não tem jeito, tem que tacar óleo e ir comendo a relação até achar um lugar para lavar.


ogum777, 1000 km sem lubrificar já é apelação, não custa nada dar uma manutençãozinha na bike nos finais de semana né. Acho que nem com óleo dá para rodar tanto.

hug0.dts, nunca ví em embalagens menores não, 1 litro dura uma eternidade, que sabe em oficinas você consegue um pouco.

PHMessias, usei esse óleo de engrenagens porque já tinha aqui em casa, e como ele é bem grosso acreditei que formaria uma liga melhor com a parafina, mas nada impede de testar o óleo para motor, quem sabe fica até melhor, faz aí depois conta o que deu.

------------------------------------------------
-- A diversão começa onde a estrada acaba. --
------------------------------------------------
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2010 as 19:21
Originalmente postado por Ripper Ripper escreveu:


ogum777, 1000 km sem lubrificar já é apelação, não custa nada dar uma manutençãozinha na bike nos finais de semana né. Acho que nem com óleo dá para rodar tanto.
 

ripper, faço a manutenção no final de semana. mas dependendo do final de semana, passo de 300 num dia, pq faço audaxes. 1000 ou 1200 é pensando em uma hora fazer um paris brest-paris, que tem 1200 e 90 horas pra fazer. e não tem essa de carro de apoio....

foi por isso que perguntei.  final do mês vou tentar os 400, e não dá pra parar no meio e derreter vela, concorda?

não é apelação, é um outro uso. pode ser que pra isso a parafina não sirva...
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
elton40 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Jan 2008
Campo Grande
Offline
Mensagens:1374
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar elton40 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2010 as 20:58
ogum777,
conforme o
Talesbass falou, numa situação extrema, vale até esfregar a vela na corrente...melhor q nada.Big smile

Editado por elton40 - 09 Ago 2010 as 20:59
XAMÃ * TREK 3700 - TROLLER

Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2010 as 21:06
Originalmente postado por elton40 elton40 escreveu:

ogum777,
conforme o
Talesbass falou, numa situação extrema, vale até esfregar a vela na corrente...melhor q nada.Big smile

concordo, mas carregar um tubinho de finish line é até mais fácil. eu queria era me livrar de carregar lubrificante em pedais longos. mas pelo jeito tá difícil.... hehehehe
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Ago 2010 as 21:16
Neste caso de longas distâncias, sempre teremos que levar algum tipo de lubrificante junto. Mesmo que seja o finish line "seco".

A minha pergunta neste caso é como saber quando a lubrificação já saiu por completo? vocês percebem isso pelo barulho?

Abraços,
Ricardo


Editado por ricardoxem - 09 Ago 2010 as 21:19
Voltar ao Topo
Talesbass Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Abr 2010
Buritama
Offline
Mensagens:54
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Talesbass Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2010 as 12:15
Eu percebo belo barulho que a corrente faz Rodrigo 
Faz um barulho terrivel parece q está moendo a relação
tem gente q fala q a corrente fica dura tambem (num fez comigo porque não ando tão longe assim)

posta ae galera oque vocês acham
O barro suja a bike mas lava a alma

www.pedalandocomcristo.com
Voltar ao Topo
Ripper Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Dez 2006
Colatina - ES
Offline
Mensagens:265
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ripper Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2010 as 20:12
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

 
... final do mês vou tentar os 400, e não dá pra parar no meio e derreter vela, concorda?

não é apelação, é um outro uso. pode ser que pra isso a parafina não sirva...


É só levar um fogareiro e uma panelinha na mochila. hehehehe.

Acho que 400 km dá pra fazer, muito mais que isso vai ter que levar lubrificante mesmo.

O principal sintoma de que a corrente tem que ser lubrificada é quando ela começa a fazer barulho.
------------------------------------------------
-- A diversão começa onde a estrada acaba. --
------------------------------------------------
Voltar ao Topo
Ruberval Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Mai 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:3118
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ruberval Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 14:55
Segui os conselhos e lubrifiquei toda a relação da "magrela" com parafina - comprei em uma loja porque as que estavam no cemitério não transmitiram muita confiança. Foram acessas em intenção da almas do que lá estão deitados e parece que não funcionou. Todos entraram em decomposição. Então conclui que: ou as velas eram de péssima qualidade; ou os defuntos eram ruins mesmoClown.

A primeira vista a corrente ficou dura. Amolecendo com as primeiras pedaldas. Não havia ruido e tudo parecia realmente funcionar. Passados os primeiros 100 quilômetros tudo começou a ficar ruim. A corrente começou a fazer barulho e as COROAS e o CASSETE ressecaram. Realmente não ocorreu o acúmulo da sujeira que normalmente se nota quando do uso de óleo lubrificante. Mas as COROAS apresentaram desgaste prematuro. Principalmente a maior - devido ao fato de ser a que mais utilizo.

Então a minha humilde opnião é a seguinte: Parafina serve somente para prancha de surfThumbs Up. Relação de bicicleta deve passar bem longe desse tipo de lubrificaçãoDisapprove.
Voltar ao Topo
Fly Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2009
Içara
Offline
Mensagens:4517
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fly Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 15:17
Eu to usando este aqui:


Uploaded with ImageShack.us

http://www.whitelightningco.com/products/index.htm

Não faz meleca, não fica aquela sujeirada preta. Dura bastante, realmente muito bom.

Difícil é botar só uma gota por elo, a embalagem é grande e ele é bem liquido.


Existem países de 1º mundo, países de 3º mundo e o Brasil...país de outro mundo!!!
Voltar ao Topo
DarkSchneider Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Set 2010
São Paulo Z/O
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DarkSchneider Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Set 2010 as 17:25
muito bom este post.. fiquei curioso ... vou aproveitar q estou colocando uma relaçao nova e parafinar a bitela pra ver o q acontece...
Voltar ao Topo
pliniopedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2010
Uberlândia
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pliniopedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2012 as 15:44
Pessoal sei que é um tópico antigo mas a questão a seguinte: entre uma aplicação e outra precisa remover a parafina velha pra passar a nova ? 
De fato é possível fazer isso ? Pq se eu não gostar da parafina e quiser voltar pro óleo, minha corrente vai ficar impregnada de parafina sempre, pq não acredito que iria sair completamente sozinha. Valeu, espero que esse tópico ainda seja lido por alguém.
Voltar ao Topo
Mario Damato Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2005
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:943
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2012 as 20:45
Salve Plinio.

Eu escrevi um tópico sobre limpeza e lubrificação com parafina há alguns anos, e continuo usando sempre.

Para reaplicar a parafina você não precisa mergulhar a corrente toda, eu penduro a bicicleta num suporte na parede, prendo o esticador do câmbio traseiro para deixar a corrente mais solta, tiro a corrente das coroas dianteiras e assim uma parte dela fica para baixo. Mas não precisa abrir nenhum elo, não precisa retirar a corrente da bicicleta.

Essa parte da corrente que fica para baixo eu vou mergulhando ao mesmo tempo que vou fazendo a corrente circular (devagar) dentro da parafina derretida numa panela.

Eu faço um pouco, interrompo para ir ao fogão reaquecer a parafina e continuo.

A parafina vai ficando suja, se ficar muito suja jogue fora e use outra parafina.

Acho que nunca mais sairá a parafina dos elos, sem problema algum.

Mesmo assim, se você quiser usar óleo acho que não há problema algum, apenas o óleo suja a corrente porque junta poeira, suja calças, coisa que a parafina não faz.

Como já havia dito há alguns anos, com o uso da parafina dá para pegar a corrente com a mão sem sujar nada. Os cachorros podem encostar a cabeça na corrente que não suja nada.

Sugiro reaplicar após pegar chuva para evaporar alguma água que possa ter entrado na corrente.

Eu uso e recomendo.

Mario
Voltar ao Topo
FPavão Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 17 Dez 2010
Porto Alegre
Offline
Mensagens:1732
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar FPavão Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2012 as 20:58
"Os cachorros podem encostar a cabeça na corrente que não suja nada."

Problema frequente na vida de um biker.

Mas valeu pelas dicas.
Fernando Pavão
Voltar ao Topo
pliniopedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2010
Uberlândia
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pliniopedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2012 as 11:36
Ah valeu Mario, em breve vou testar pq eu uso Lub Bike e a corrente fica nojenta, meu cassete tá preto e fica muito feio, com a parafina espero que ele fique prata bonitinho hehe

Comprei uma maleta de ferramentas na BrasaBike, estou esperando chegar pra dar um geral na bike que foi montada a mais de um ano e ainda não foi revisada. Aí já aproveito e tiro todo o óleo da corrente e passo a parafina pra testar, acho que a corrente está no fim da vida já, se nao der certo eu já troco de corrente heheh
Voltar ao Topo
Mario Damato Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Abr 2005
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:943
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2012 as 14:12
Plínio, se você vai trocar a corrente eu recomendo usar uma que tenha um elo desmontável tipo o Powerlink da SRAM, muito prático caso você precise retirar a corrente da bicicleta.

Serve em correntes da Sram e da Shimano com certeza. Talvez em outras marcas.

Dá para desmontar o elo só com os dedos, sem precisar de ferramentas.

E, aproveitando o comentário do Fpavão, para quem vive em apartamento e passa com a bicicleta em elevadores apertados, vale à pena usar um lubrificante que não suje cabeças de cães, crianças e roupas dos demais moradores...
Voltar ao Topo
klhada Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:3208
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar klhada Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2012 as 14:42
eu testei, mas não testei. Tongue peguei uma corrente, mergulhei na parafina, no fugão como dizem os cariocas, e mandei bala no cozido de corrente. Tirei, secou bem e montei na bike. Zero barulhos, mas depois estraguei a corrente. Vou fazer de novo pra ver, mas quero aplicar só a parafina, ou no máximo a parafina + cera de abelha que eu ni nuns sites gringos. Veremos.

PS: óleo pra 1000kms? http://chain-l.com/

supostamente é pra 1000 milhas. Pega sujeira pra cacete, mas eu já tinha rodado 500kms e a corrente não fazia UM barulho.

Atuamente nas roads estou usando o Finish Line Teflon (da tampa vermelha), mas não dura muito, e eu estava basicamente reaplicando a cada pedal de 140kms em média. Mas faz muito pouca sujeira, e é só passar um paninho por fora e mandar mais uma gotinha em cada elo. Vou testar agora o Squirt, que é supostamente a parafina a frio LOL


Editado por klhada - 21 Nov 2012 as 14:47
Voltar ao Topo
pliniopedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2010
Uberlândia
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pliniopedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Nov 2012 as 17:06
Isso pretendo colocar um Powerlink sim, só vou avaliar minha corrente com aquele medidor, pq já tem mais de um ano que rodo com ela, se for o caso já coloco direto uma corrente SRAM ou KMC com power/missing link e testo. Valeu gente, coloco minhas impressões aqui depois de fazer.
Voltar ao Topo
pliniopedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2010
Uberlândia
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pliniopedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Dez 2012 as 19:51
Aí pessoal eu fiz e aprovei a parafina. Fiz com ela pura, e realmente são tudo quando peguei chuva, depois eu tento com a cera, já estou na segunda aplicação. Aí aproveitei e fiz um tutorial com fotos no Tumblr pra quem ainda tiver duvidas de como fazer: http://bicicletaesperta.tumblr.com/
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2013 as 14:03
update no tópico!

fiz umas experiências com a lubrificação da minha corrente, a maioria deu errado. acabei voltando pra boa e velha parafina... com algumas modificaçoes, hehehe...

aqui em JF eu acho facilmente 3 ceras no comércio: a cera de abelha industrial, a pafarina e a cera de carnaúba (estão em ordem crescente de dureza).

eu fiz um mix, 50/50, de abelha industrial e parafina, coloquei numa latinha baixa e larga.

a limpeza da corrente, eu faço assim: passo no desengraxante (diesel ou aguarrás - infelizmente), daí pego uma panela, coloco água pra ferver e taco a corrente lá dentro (pra derreter a parafina suja ainda colada) e aí ela volta pro desengraxante, ainda quente (e esse fica com a corrente dentro de uma garrafinha na água quente). sai 100% limpo! aí eu pego a corrente, fecho com o power link e a suspendo por cima da latinha de parafina derretida (com um cage de passador velho com polia), e passo devagar a corrente por dentro da parafina. daí é só pendurar...

a corrente que tenho feito isso (repito o processo a cada 200km de trilhas) tá com quase 900km e tem só 0,30% de alongamento - coisa de 4mm mais longa que uma 0km.

esse esquema é ótimo pra tempo seco/asfalto, e se chover (ou sair), permite que vc aplique finish line verde por cima!


PS: tá certo que usar derivado de petróleo pra limpar não é legal (fede, suja, polui) mas o fato de não jogar pelo ralo ou deixar respingar na casa ajuda pra caramba.
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2013 as 15:06
Perito vc acha que por estearina para deixar a mistura ainda mais macia e assim mais "lubrificante" ia ajudar? A mistura que fiz ficou muito dura a corrente ficava dura e acabava aumentando a forca para pedalar...
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2013 as 16:07
cara, quanto tempo, heim? tá sumido de lá?Tongue


fica dura sim, mas só no início... com o uso, ela para de grudar e fica bem solto...

a cera de abelha ( a industrial, marrom, ou a natural, amarelinha), por sua vez, é bem mais macia. se preferir, use a cera de abelha pura...

a estearina eu não conheço, pensei na indefectível lanolina anidra... às vezes até banha de porco funciona, se adcionar aos poucos pra chegar no ponto.
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2013 as 16:13
Ummm vou insistir mais então na parafina... O melhor. Me caso que as vezes vou trabalhar de bike e com parafina não suja a roupa facilmente....
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2013 as 23:20
Isso aqui tá virando encontro do CTC! LOL

Eu comecei a usar a parafina há aproximadamente 1 mês. É legal ver a corrente limpa mas ela dá a impressão de trabalhar seca pelo ruído que faz. Quero tentar fazer a mistura com cera de abelha ou tentar encontrar algum outro tipo de cera.

Aquela cera que vem de fábrica nas correntes seria o ideal para mim, o negócio é muito bom.
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Fev 2013 as 23:37
Então vou tentar estearina para deixar mais macia
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2013 as 09:14
Já estou na segunda troca de corrente... quado chegar na terceira, vou aproveitar e trocar k7, daí vou aderir ao sistema da parafina... me parece muito lógico, acredito que não tenha como não ser eficiente.

Vou fazer umas misturas juntas pra testar... numa mistura colocar a cera de carnaúba que alguns citaram aí... e outra colocar um teco de óleo para engrenagens... vamos ver se acho a ideal.

Só não começo utilizar agora porque tenho 2 tubos ainda de finish line vermelho... vou acabar com eles antes hehe.
Voltar ao Topo
eduardolourenco Ver Drop Down


Cadastrado em: 01 Ago 2007
Minas Gerais
Offline
Mensagens:500
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar eduardolourenco Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2013 as 11:59
Uso óleo Singer "aquele do recipiente verde e bico vermelho" misturado com óleo de motor 10/40 ou 15/50 tanto faz, sempre uso meio a meio com o Singer.

O mais importante é, fez um pedal na terra ou na areia lave a transmissão e lubrifique novamente, seja lá o que estiver usando!
Specialized Stumpjump Comp 29 / XTR / ROCK SHOX REBA
Voltar ao Topo
JBatistaJr Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 03 Jan 2013
Florianópolis
Offline
Mensagens:342
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar JBatistaJr Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2013 as 15:45
Depois de ler e refletir sobre esse tópico, testei o esquema da parafina na minha Speed semana passada. 

Aproveitei que ela tava precisando de uma boa limpeza e fiz o seguinte: 

- saquei fora a corrente (como não tenho missing link, usei a ferramenta do canivete) e limpei com desengordurante Veja+escovinha até não ter mais lubrificação nenhuma. Enxaguei e pendurei no varal pra secar;

- tirei toda a graxa do K7 e das coroas também com desengordurante Veja e escovinha;

- lavei o resto da bike com com água e sabão neutro e sequei tudo com panos limpos. Depois, lubrifiquei os passadores, ferraduras de freio e cabos com óleo Singer;

- depois de secar, "cozinhei" a corrente na parafina derretida de uma vela de 7 dias. Fiquei mexendo até não sair mais bolhas dos espaços vazios;

- tirei a corrente da parafina e coloquei pra esfriar ao ar livre;

- recoloquei a corrente na bike e enquanto girava o pedal, fui passando uma fina camada de vaselina líquida (em spray) por cima. Usei essa aqui: http://www.extra.com.br/automotivo/TrocadeOleo/LubrificantesAutomotivos/Vaselina-em-Spray-Luxcar-300ml-Ref-2569-225383.html

Resultado: transmissão limpíssima, brilhando e com zero barulho. Só ouço a rolagem do pneu no asfalto! Dá até gosto! Big smile

Até agora só rodei uns 150km desde que fiz esse processo, e tudo continua ótimo. Cheguei a pegar uma garoa leve, mas pelo jeito a vaselina segurou a parafina no lugar. 
Pelos meu cálculos, essa parafina deve durar mais uns 100km (200km no máximo) de pedais no asfalto. 

100% aprovado! 
Voltar ao Topo
pliniopedal Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Nov 2010
Uberlândia
Offline
Mensagens:115
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pliniopedal Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Fev 2013 as 19:34
Amigo, a vaselina não deixou a corrente muito pegajosa e portanto sujeita a grudar sujeira e pó ?
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 11:08
o problema é abrir e fechar a corrente.

200 kms é o que rodo por semana só indo e voltando ao trabalho e outros compromissos numa bike de transporte, ou o que roda qq speed minha num final de semana. se for final de semana de audax, roda mais que isso.

corrente não dá pra ficar abrindo e fechando pelo pino. o pino certo permite que se faça isso 2 vezes apenas, depois fica abrindo. pois perde as ranhuras que o prendem ao elo.

essa é uma lubrificação de baixíssima durabilidade. e trabalhosa pra fazer. o que a torna inviável pra quem faz quilometragens mais comuns, diárias.


asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 15:59
Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

o problema é abrir e fechar a corrente.

200 kms é o que rodo por semana só indo e voltando ao trabalho e outros compromissos numa bike de transporte, ou o que roda qq speed minha num final de semana. se for final de semana de audax, roda mais que isso.

corrente não dá pra ficar abrindo e fechando pelo pino. o pino certo permite que se faça isso 2 vezes apenas, depois fica abrindo. pois perde as ranhuras que o prendem ao elo.

essa é uma lubrificação de baixíssima durabilidade. e trabalhosa pra fazer. o que a torna inviável pra quem faz quilometragens mais comuns, diárias.




mas usar parafina pra um audax ou mesmo pra speed é bobagem.

as vantagens são o uso em bike de commuting (pra não sujar as roupas, quando isso faz diferença) ou em MTBs, quando o sujeito precisa enfretar tempo muito seco e poeirento - eu rodei 70 e poucos km em uma estrada em duas ocasiões, com e sem parafina - sem parafina foi uma desgraça! com ela, eu nem lembrei da corrente!

as speeds simplesmente não são expostas às condições que as MTBs são, é pouquíssima poeira e nenhuma lama... eu usaria FL mesmo.
Voltar ao Topo
ogum777 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Jun 2009
são paulo
Offline
Mensagens:2915
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ogum777 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 16:10
Originalmente postado por samuelgouvea samuelgouvea escreveu:

Originalmente postado por ogum777 ogum777 escreveu:

o problema é abrir e fechar a corrente.

200 kms é o que rodo por semana só indo e voltando ao trabalho e outros compromissos numa bike de transporte, ou o que roda qq speed minha num final de semana. se for final de semana de audax, roda mais que isso.

corrente não dá pra ficar abrindo e fechando pelo pino. o pino certo permite que se faça isso 2 vezes apenas, depois fica abrindo. pois perde as ranhuras que o prendem ao elo.

essa é uma lubrificação de baixíssima durabilidade. e trabalhosa pra fazer. o que a torna inviável pra quem faz quilometragens mais comuns, diárias.




mas usar parafina pra um audax ou mesmo pra speed é bobagem.

as vantagens são o uso em bike de commuting (pra não sujar as roupas, quando isso faz diferença) ou em MTBs, quando o sujeito precisa enfretar tempo muito seco e poeirento - eu rodei 70 e poucos km em uma estrada em duas ocasiões, com e sem parafina - sem parafina foi uma desgraça! com ela, eu nem lembrei da corrente!

as speeds simplesmente não são expostas às condições que as MTBs são, é pouquíssima poeira e nenhuma lama... eu usaria FL mesmo.

no meu caso nem pra commuting. 70 kms pode ser o que rodo num dia em sp, só fazendo minhas coisas. 3 dias na semana assim e já dá 210 kms. se a semana tá nessa toada, eu vou rodar uns 350 kms só nos afazeres, sem ser passeio ou treino.  da última semana de janeiro pra cá, só na surly, que é a do dia a dia, tenho 853 kms rodados.

agora, com o finish line me viro bem. vai na bolsa pra qq emergência. limpo a corrente profundamente só de vez em quando, no mais das vezes com papel mesmo pra tirar o grosso que tá por fora, uma escovada no cassete e nas coroas. e meio pingo de finish line em cada elo. 

essa receita segura bem aqui em sp. e a corrente continua durando os míseros 3.000 kms de sempre. meu sonho não existe: corrente, cassete e coroas que durem 50.000 kms. já me conformei....
asbicicletas.wordpress.com



ecourbana.wordpress.com
Voltar ao Topo
samuelgouvea Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Dez 2011
juiz de fora
Offline
Mensagens:1219
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 16:33
odir, o ideal mesmo seria um esquema prático pra parafinar sem tirar a corrente... aí sim!
Voltar ao Topo
thiagodosanoski Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 26 Fev 2013
Curitiba
Offline
Mensagens:0
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar thiagodosanoski Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 16:35
Sei que este metódo de lubrificação é bastante usada em bikes de pista, pelo fato de que sempre os atletas ou mecânico precisam estar trocando as coroas e pinhões em intervalos de provas, com a parafina as mãos não ficam sujas como o oléo. Agora para MTB e Speed o negócio é usar o bom e velho oléo mesmo. Especialmente os finish line.
Voltar ao Topo
Bullseye Ver Drop Down


Cadastrado em: 05 Jan 2013
Sao Paulo
Offline
Mensagens:299
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Bullseye Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Fev 2013 as 17:17
Power link serve para isso...
Voltar ao Topo
Alemao Cl Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 12 Fev 2012
Campo Largo-PR
Offline
Mensagens:1145
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Alemao Cl Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 15:31
Fiquei pensando agora, será que misturar grafite em pó na parafina dá algum resultado?
Eu vim pra confundir e não pra explicar...
Voltar ao Topo
HAIRTONNETO Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Dez 2012
CURITIBA
Offline
Mensagens:1910
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar HAIRTONNETO Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Fev 2013 as 15:38
Originalmente postado por Alemao Cl Alemao Cl escreveu:

Fiquei pensando agora, será que misturar grafite em pó na parafina dá algum resultado?

Deve dar, mas deve tirar um pouco o que os adeptos da Parafina mais querem: relação limpa e brilhante.
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 6>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X