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Parafina para lubrificar corrente

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Mensagem Inverter Ordem
 Classificação: Classificação do Tópico: 1 Votos, Média 4,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
BrunoRHCP Ver Drop Down
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    Postado: 06 Dez 2023 as 14:42
Originalmente postado por MolaDura MolaDura escreveu:

Boa tarde!
Sou novo no forum, estive acompanhando por 8 meses até que resolvi criar conta e compartilhar.

Corrente, coroa, etc, tudo novo.
Resolvi testar estes lubrificantes com base parafina. Usei por 6 meses, no total usei metade do frasco do produto que era meio duro, mas amolecia ao toque do dedo, apliquei bastante. Pedaladas 3 vezes na semana, cerca de 8 a 16 Km. As vezes bem mais.

Como alguns colegas falaram, no começo a lubrificação parece ruim, pesada e seca. Depois amolece, e absorve. Nos primeiros dias, até que ficou bem limpa! E bem silenciosa.

Só que, depois acumulou muita sujeira! Areia e partículas. Mesmo limpando acumulava muita sujeira, chegou formar uma massa em volta das engrenagens. Não fiz trilhas, usei só na cidade. Eu devia ter tirado foto.

Retirei tudo pra analisar o desgaste, depois que limpei. Achei o desgaste muito grande!

Limpei tudo e voltei pro óleo, é além de tudo mais fácil de limpar e barato.
Posso rapidamente reaplicar, ou ir aplicando até limpar todo contaminante constantemente.

Essa foi a minha experiência. Moro num local de indústria, então tem bastante poluição. Não sei se esse fator ajudou o desgaste com a parafina.

Grande abraço.
Qual marca?
https://www.strava.com/athletes/605290
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Ashen One Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ashen One Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Nov 2023 as 14:49
Estou usando parafina por imersão. Peguei uma daquelas panelas elétricas para derreter cera (40-50 reais) e é muito prático. 
Até o momento nada a reclamar, mas uns três dias atrás notei que um elo estava quase completamente partido. Sorte que vi antes de romper completamente. Pior que não fiz nenhum uso pesado recentemente, não sei o que eu aprontei. 
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MolaDura Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar MolaDura Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Nov 2023 as 13:41
Boa tarde!
Sou novo no forum, estive acompanhando por 8 meses até que resolvi criar conta e compartilhar.

Corrente, coroa, etc, tudo novo.
Resolvi testar estes lubrificantes com base parafina. Usei por 6 meses, no total usei metade do frasco do produto que era meio duro, mas amolecia ao toque do dedo, apliquei bastante. Pedaladas 3 vezes na semana, cerca de 8 a 16 Km. As vezes bem mais.

Como alguns colegas falaram, no começo a lubrificação parece ruim, pesada e seca. Depois amolece, e absorve. Nos primeiros dias, até que ficou bem limpa! E bem silenciosa.

Só que, depois acumulou muita sujeira! Areia e partículas. Mesmo limpando acumulava muita sujeira, chegou formar uma massa em volta das engrenagens. Não fiz trilhas, usei só na cidade. Eu devia ter tirado foto.

Retirei tudo pra analisar o desgaste, depois que limpei. Achei o desgaste muito grande!

Limpei tudo e voltei pro óleo, é além de tudo mais fácil de limpar e barato.
Posso rapidamente reaplicar, ou ir aplicando até limpar todo contaminante constantemente.

Essa foi a minha experiência. Moro num local de indústria, então tem bastante poluição. Não sei se esse fator ajudou o desgaste com a parafina.

Grande abraço.
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BrunoRHCP Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoRHCP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2022 as 16:33
Originalmente postado por AndersonA.E. AndersonA.E. escreveu:

Olá a todos, espero que estejam bem. Muito boa discussão desse tópico, me ajudou bastante pois estou montando a bike do zero, com dicas valiosas obtidas aqui no fórum. E agora por fim falta o somente o lubrificante de corrente, vi por ai na internet que o Smoove acabou sendo mais recomendado ... mas não sei se isso é somente devido a patrícios ou etc ou se é bom mesmo .. pq o bixo é bem caro, mas é um item que vai durar mais de 1 ano eu imagino então talvez valeria o preço ? Atualmente ele ta custando em torno de 130 reais no mercado livre.

Procura o Pico Expert, é BR, estão falando muito bem dele.
https://www.strava.com/athletes/605290
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Mario Damato Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Mario Damato Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2022 as 12:44
Eu mantenho o que disse no início desse tópico lá em 2009.

Continuo usando  parafina na corrente.
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AndersonA.E. Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar AndersonA.E. Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Fev 2022 as 11:54
Olá a todos, espero que estejam bem. Muito boa discussão desse tópico, me ajudou bastante pois estou montando a bike do zero, com dicas valiosas obtidas aqui no fórum. E agora por fim falta o somente o lubrificante de corrente, vi por ai na internet que o Smoove acabou sendo mais recomendado ... mas não sei se isso é somente devido a patrícios ou etc ou se é bom mesmo .. pq o bixo é bem caro, mas é um item que vai durar mais de 1 ano eu imagino então talvez valeria o preço ? Atualmente ele ta custando em torno de 130 reais no mercado livre.
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gm1987 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Ago 2020 as 08:14
Originalmente postado por Gnascoli Gnascoli escreveu:

Originalmente postado por rhadam rhadam escreveu:

Galera, vou dar meus 50 cents de contribuição para este tópico, que me auxiliou na questão por uns dias. 

Eu ando moderadamente de speed, já usei o Algoo Premium com PTFE e FinishLine Dry (vermelho), ambos achei muito ruins, a relação fica toda melecada com uma borra preta, que acaba sujando meia, calça e tudo que ali tocar. Após apenas um pedal de 30km a borra já está bem presente na relação.

Esta última semana segui o procedimento do canal OZ Cycle,  https://www.youtube.com/watch?v=-oyNX6-CCMw - " target="_blank" rel="nofollow">https://www.youtube.com/watch?v=-oyNX6-CCMw</a>;. O resultado é surpreendente, os itens são relativamente fáceis de encontrar (parafina + alcool isopropílico), é muito fácil de fazer a mistura e aplicar. *Dica: deve ser aplicado com a mistura ainda quente (transparente), para não entupir o bico do recipiente. 100ml deve dar pra umas 5 aplicações.

No último domingo pedalei 100km em um asfalto de interior (com certa poeira/areia) e a relação está limpa, ainda está lubrificada, acredito que aguente mais 100km sem maiores problemas. Sem barulhos na relação, está rodando liso.

O fato que o alcool 99% evapora muito rápido, é só o tempo da parafina penetrar nos elos da corrente para o alcool evaporar e a parafina tomar seu espaço.

Só um pequeno comentário. Nesse vídeo do Oz Cycle ele não usa somente parafina. É parafina + PTFE na proporção de 10:1.

O Teflon deve economizar 1 ou 2W de potência pela redução de atrito... Coisa que para não profissionais não faz a mínima diferença a não ser o bolso mais vazio.


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Gnascoli Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Gnascoli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Ago 2020 as 19:30
Originalmente postado por rhadam rhadam escreveu:

Galera, vou dar meus 50 cents de contribuição para este tópico, que me auxiliou na questão por uns dias. 

Eu ando moderadamente de speed, já usei o Algoo Premium com PTFE e FinishLine Dry (vermelho), ambos achei muito ruins, a relação fica toda melecada com uma borra preta, que acaba sujando meia, calça e tudo que ali tocar. Após apenas um pedal de 30km a borra já está bem presente na relação.

Esta última semana segui o procedimento do canal OZ Cycle,  https://www.youtube.com/watch?v=-oyNX6-CCMw - https://www.youtube.com/watch?v=-oyNX6-CCMw</a>;. O resultado é surpreendente, os itens são relativamente fáceis de encontrar (parafina + alcool isopropílico), é muito fácil de fazer a mistura e aplicar. *Dica: deve ser aplicado com a mistura ainda quente (transparente), para não entupir o bico do recipiente. 100ml deve dar pra umas 5 aplicações.

No último domingo pedalei 100km em um asfalto de interior (com certa poeira/areia) e a relação está limpa, ainda está lubrificada, acredito que aguente mais 100km sem maiores problemas. Sem barulhos na relação, está rodando liso.

O fato que o alcool 99% evapora muito rápido, é só o tempo da parafina penetrar nos elos da corrente para o alcool evaporar e a parafina tomar seu espaço.

Só um pequeno comentário. Nesse vídeo do Oz Cycle ele não usa somente parafina. É parafina + PTFE na proporção de 10:1.
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Joao Angú Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Joao Angú Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 20:51
Eu sou o próximo que vai testar a parafina, só estou esperando o squirt acabar, já estou de olho nos ingredientes, vela, cera de abelha ou carnaúba . Ansioso para ver o resultado , se durar mais de 6 hs de pedal será o meu próximo lubrificante.
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rhadam Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Out 2016
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rhadam Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Ago 2020 as 09:48
Galera, vou dar meus 50 cents de contribuição para este tópico, que me auxiliou na questão por uns dias. 

Eu ando moderadamente de speed, já usei o Algoo Premium com PTFE e FinishLine Dry (vermelho), ambos achei muito ruins, a relação fica toda melecada com uma borra preta, que acaba sujando meia, calça e tudo que ali tocar. Após apenas um pedal de 30km a borra já está bem presente na relação.

Esta última semana segui o procedimento do canal OZ Cycle,  https://www.youtube.com/watch?v=-oyNX6-CCMw - https://www.youtube.com/watch?v=-oyNX6-CCMw. O resultado é surpreendente, os itens são relativamente fáceis de encontrar (parafina + alcool isopropílico), é muito fácil de fazer a mistura e aplicar. *Dica: deve ser aplicado com a mistura ainda quente (transparente), para não entupir o bico do recipiente. 100ml deve dar pra umas 5 aplicações.

No último domingo pedalei 100km em um asfalto de interior (com certa poeira/areia) e a relação está limpa, ainda está lubrificada, acredito que aguente mais 100km sem maiores problemas. Sem barulhos na relação, está rodando liso.

O fato que o alcool 99% evapora muito rápido, é só o tempo da parafina penetrar nos elos da corrente para o alcool evaporar e a parafina tomar seu espaço.
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samuelgouvea Ver Drop Down
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juiz de fora
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar samuelgouvea Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2019 as 13:58
Vi que minha última interação com esse tópico foi a um bom tempo...

Seguinte, maior vantagem da parafina além da limpeza e durabilidade, é o custo relativamente baixo.

Usei por bastante tempo uma mistura tupiniquim que emulava muito bem a molten speed wax - usava cera virgem industrial fundida com molikote e graxa finishline de Teflon, tudo homogeneizado, tinha um desempenho fantástico e durabilidade excelente.

Há cerca de 2 anos passei a usar um lubrificante a base de cera fabricado em Muriaé/MG, o XCYCLE LUB, que é disparado o melhor lubrificante de cera que eu já vi... Está pau a pau com o smoove, mas custa 30 reais um frasco com 120ml!
Usei uma corrente campagnolo Chorus na speed e passei a usar esse lubrificante aos 5mil km mais ou menos, fui trocar a corrente apenas aos 12mil e 600km, quando ela bateu em 0.75 no medidor park Tool.
Na minha MTB rodei 3500km com uma kmc Gold, exclusivamente com esse lubrificante, e o medidor não chegou em 0.25!
Ambas as bikes de 10v.

O Xcycle Lub destruiu todos os atrativos da parafina, é barato, duradouro e eficiente do ponto de vista mecânico... Mas principalmente é extremamente prático, principalmente porque ele mantém a corrente incrivelmente limpa, é fácil de reaplicar, e só descola da corrente quando vc lava com uma escovinha OU quando a cera fica velha e sem função lubrificante - nesse caso ela simplesmente descama da corrente levando a sujeira junto.

Eu não quero outra coisa, kkkkk
meu strava: http://app.strava.com/athletes/1248052
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2019 as 06:39
Fiz uma inspeção na bike ontem de tarde e constatei que tava rolando uma ferrugem superficial na corrente! Falha minha, que achei que depois da chuvona que pegamos na quinta feira a parafina tava segurando. Boto a culpa no churrasco que eu fui na sexta, feriado de 15/11...

Mas o caso é que ela (a parafina) engana um pouco. Ainda tava com parafina na maior parte da corrente, mas por dentro haviam pontos expostos que eu não percebi. Vivendo e aprendendo!

Taquei a corrente da minha bicicleta (Xica) e da minha filha (Pretinha) na panela com parafina, uma de cada vez, pra limpar e reparafinar. Segui a indicação da MSPEEDWAX, antiga Molten Speed Wax, pra fazer isso: eles recomendam simplesmente tacar a corrente na cera derretida, caso ela esteja pouco suja, e só fazer uma limpeza profunda, com solventes, caso haja terra agarrada.

De novo, observei a parafina derretida retirar a sujeira agarrada de dentro da corrente. Deixei cada corrente de molho por vinte minutos, pra dar tempo de tirar tudo. Fiz no fogão mesmo, no fogo baixo, mas assim que começava a soltar fumaça eu apagava o fogo, religando pouco depois. O vapor de parafina é inflamável, daí o cuidado.

Ainda assim, foi mais simples que lavar a relação e reaplicar óleo. Chequei os pontos onde havia ferrugem e não vi nenhum, dá a impressão que a parafina removeu eles tb. veremos no futuro...

Aproveitei e parafinei a corrente da bike da patroa (Cabrita), mas vale um aviso: eu fiz na pressa, sem deixar de molho no querosene de um dia pro outro, aí ela ficou com um pouco de óleo/sujeira antigas. Isso me fez perder a parafina, que ficou toda preta e tava fazendo barulho de óleo de fritura. A corrente da Cabrita ficou com uma sensação oleosa, até sujando os dedos, o que não rola nas da Xica e da Pretinha, que foram limpas adequadamente. Devo parafinar a corrente da Cabrita no final de semana e limpar a relação dela toda, pra corrigir a cagada.

Até agora, tudo OK. Não devo ir de bike agora pq tá chovendo aqui, mas vou relatando o que houver. Falou aí!
Bora pedalar, senão estressa!
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Havia pegado uma chuvinha leve, mas a parafina segurou bem. Andei fuçando na altura do câmbio dianteiro e diminuiu os cliques, que me parecem vir das coroas. Vou fuçar mais antes de culpar a parafina por isso.

Mais tarde ou amanhã eu posto sobre como ficou a parafina depois da chuva. Fomos fazer um passeio urbano ontem, eu, minha filha e minha esposa, e fomos pegos por uma chuva BEM forte. Ainda não chequei como estão as relações das bikes, mas como a minha e a da minha filha estão com parafina, enquanto a da patroa tá no óleo, acho que vai ser um comparativo e tanto! Vou mantendo o relato aqui.
Bora pedalar, senão estressa!
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gm1987 Ver Drop Down


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Não pegou chuva? A parafina não segura muito bem na chuva... 
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Continuando o relato da parafina:

Voltei à rotina com a Xica, pedalando 14km ida e volta por dia com quase 200m de elevação no caminho, subida na ida e descida na volta. A parafina tá lá, firme, mas uma coisa tá me encafifando. Como eu troquei a relação toda e mudei pra parafina, ela nunca viu óleo. Estou com um cassete SunRace 11-40 de 8v e uma coroa, tb SunRace, 26-36-48, uma configuração com foco na amplitude, pra subir parede e descer a 80km/h ainda empurrando o pedal. Isso implica algumas coisas estranhas, como a corrente voltar do 6º pro 5º cog quando se pedala pra trás, similar ao que acontece nas relações 1x. Entendo que isso se deve à maior diferença entre os cogs do cassete, dai deixei de lado.

Mas esses dias to percebendo um barulho mais alto, uns cliques, da corrente quando ela passa pelas rampas HG, não sei ainda se do cassete ou da coroa. ”SunRace não é HG”, já ouço alguém dizer, mas ela tem rampas como os HG da Shimano.

Li pela net que a parafina deixa a relação mais ruidosa depois de um tempo, e acho que to percebendo isso. Vou continuar o teste e falando por aqui.
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Continuando o relato, pessoal.

Troquei o quadro quebrado da minha Dama de Ferro pelo de uma RockRider 100 da Decathlon. Básica, eu sei, mas é o que deu pra pegar nessa época sem grana que eu tô. Transplantei as peças nesses dias dentro do tempo disponível e já rodei 22km com ela ontem e hoje. Tô pensando em chamar ela de Xica da Silva...

Voltando a falar da parafina: sem problemas! Só acumula alguma fuligem mesmo, tipo uma poeirenta fina e preta, típica das cidades. Lembrando que eu ando só na cidade, então é só isso mesmo que eu costumo pegar. Mas com óleo de corrente (usava o Algoo PTFE) esse pozinho preto virava uma gosma preta agarrada na corrente...

Peguei alguma chuva ontem, mas a parafina tá lá, firme. Tô gostando tanto que a bicicleta da minha filha tá sendo "parafinada" também e a da patroa tá na fila!

Bora pedalar, senão estressa!
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Originalmente postado por gm1987 gm1987 escreveu:

Sério cara? Putz que pena... Tá tudo deboas ctg, não se acidentou?


Acidentei não, Gm. O quadro da minha bike era de aço, aí foi cedendo aos poucos. Na verdade, eu acho que havia trincado ele no sábado, mas ele foi de tiquinho em tiquinho até que eu percebi ontem. Tô mais chateado pela perda de uma bike que me acompanhou em 42kg a menos e muita saúde a mais.

Valeu aí pela preocupação!
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Sério cara? Putz que pena... Tá tudo deboas ctg, não se acidentou?
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Salve, pessoal!

Pedalei menos do que o costume ontem, só uns 12km, e vou ter que interromper o relato da experiência: consegui quebrar o quadro! Nada relacionado à parafina, claro. Vou ficar um tempo à pé, mas devo comprar um quadro/bike novos e transplantar os componentes pra continuar o teste.

Falou e até a próxima!

Editado por dwsmartins - 23 Out 2019 as 05:50
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De fato, Gm! Fiz a limpeza no domingo, a mais rápida que eu já fiz, e as manchas pretas saíram só com a ajuda de uma escova de dentes velha, a seco mesmo. Nos dentes dos outros cogs tinha um mínimo de fuligem, que saiu com um pano, tb seco passado como um fio dental entre os cogs.

Fiz a limpeza pq durante a semana eu vou pro trabalho com ela, dai achei melhor já deixar tudo certinho.

Foi bem simples: pano seco na corrente pra tirar a poeira e fuligem soltas, pano seco entre os cogs e nas roldanas do câmbio, sem sujeira! Dai abri a emenda da corrente e parti pra reaplicar a cera, derretendo a parafina que já tava na panela e mergulhando a corrente junto com o missing link por uns 20min. Fiz direto no fogão dessa vez, ligando e desligando o fogo pra manter a parafina aquecida apenas, achei mais rápido que com o grill, mas tem que ficar de olho.

Realmente, foi saindo um pouco de fuligem preta que se depositou no fundo da panela. Aqueci a parafina até perceber que ela se movia levemente por convecção, o que ajudou a remover a parafina velha de dentro dos elos, eu acho. Passados os 20min, tirei a corrente e deixei esfriar, posicionando as duas pontas do missing link antes de esfriar com uma pinça, só pra assentar.

Quebrei a parafina o suficiente pra colocar a corrente e coloquei na bike. Depois de umas girafas pra trás no pedal, tava tudo OK. Pedalei ontem 15km, sem nenhum problema até então.
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Uso finish line e acontece a mesmíssima coisa. Isso é a parafina que vai sendo expulsa do meio dos roletes da correte e vai acumulando ali no cog 11... Mas sai bem fácil, só com água e sabão...
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Fala galera!

Continuando o relato do teste com parafina, nesta semana eu rodei 15km na quarta, outros 15km na sexta e ontem finquei o pé e rodei 50km. Somados aos 25 de domingo passado, já deu 105km depois da aplicação da parafina, todos na cidade com alguma eventual ruazinha de terra solta.

A corrente tá relativamente limpa. Se fosse o óleo, estava tudo imundo já, coberta por uma mistura de areia, fuligem e óleo velho.

Por um erro meu, a corrente caiu ontem e eu mal sujei as mãos ao pegar ela e colocar de volta. E olha que eu descobri que minha corrente tem a péssima tendência de cair em torno do eixo do central, num espaço difícil de tirar, graças aos parafusos que prendem o cog menor da coroa (instalei há poucos dias, ainda não havia rolado isso). Se fosse com óleo, tava com as mãos pretas até agora...

Reparei, no entanto, que a parafina tá formando uma borra preta na base do cog de 11D do cassete, onde os elos da corrente se apoiam (nos outros cogs não acontece pq a corrente fica somente nos dentes). Só percebi isso pq meu cassete é niquelado. ACHO que deve sair com uma escova e sabão, mas mesmo que não saia, não parece que vá criar problemas.

O que acham? To longe da bike agora, mas vou postar imagens do caso em breve, pra facilitar o entendimento. Nesse meio, me relatem suas experiências.
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Paraty
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Tb coloquei parafina na mina corrente e gostei. O problema é queu não limpei o cassete nem as coroas então, mais tarde, a corrente acabou ficando meio suja novamente. Mas gostei do resultado. O som das trocas ficou mais abafado.
Queria saber se já experimentaram passar nos dentes do cassete e coroas. E se já esfregaram vela diretamente na corrente, sem derreter. Pergunto isso pois tem uma parafina, própria pra corrente, q é usada desta forma.
Trek 4100 21v
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gm1987 Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar gm1987 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 15 Out 2019 as 11:02
Bacana, só a parte do secador de cabelo beirou o exagero. A corrosão não irá se manifestar em 10 minutos enquanto aguarda derreter a parafina.

Comprei um finish line mês passado, e analisando bem não passa de parafina diluída em solventes para deixar líquido. LOLLOLLOLLOLLOLLOL A única vantagem que vejo é a suporta adição de teflon.
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dwsmartins Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 14 Out 2019 as 18:24
Pessoal, aderi à parafina! Pelo menos num primeiro teste. Minha experiência até agora:

Peguei uma corrente nova, da SunRace, de 8v (prefiro 8v por questão de custo e durabilidade). Acho que com a corrente nova o teste ficaria mais confiável, com menos variáveis.

Usei parafina sólida pura, derretida numa panela bem limpa que só vai ser usada pra isso, mas já to pensando em colocar 20% de óleo de parafina ou parafina líquida (os dois são a mesma coisa?), que eu ainda não encontrei aqui.

Baseei meu procedimento na recomendação de preparo da Molten Speed Wax, agora chamada de MSPEEDWAX:

1. Arranjei um pote feito com um cano de pvc 100mm de esgoto e dois caps, sendo que o do fundo eu colei. Adaptei uma peneira de inox velha a meia altura com um pedaço do cano de PVC cortado tipo um arco, pra ficar mais estreito e encaixar com a tela, pra separar a corrente do que caísse no fundo. Pra ser sincero, depois eu achei isso um exagero e penso que não seria necessário.

2. Deixei a corrente nova de molho no querosene limpo durante o expediente, agitando um pouco no início. De noite eu troquei o querosene e deixei de molho durante a noite. Dica: o querosene pode ser reusado pra limpar a transmissão suja.

3. No dia seguinte, tirei o querosene e troquei por um desengraxante alcalino, diluído em 3 partes de água pra 1 de desengraxante (as instruções falam de 10 pra 1 ou 5 pra 1), para uso em oficinas. Esse desengraxante é ruim, um tal de Degras 275, feito por uma loja de produtos de limpeza daqui de BH, a Coimbra, mas eu não gosto dele pq precisa escovar pra funcionar direito e mesmo com luvas ainda queima as mãos. Mas queria acabar com ele, então usei. Deixei por umas duas horas agitando de vez em quando.

4. Como ficou uma camada oleosa na corrente, deixei uma hora de molho em desengordurante de cozinha Azulim limão limpeza pesada (que eu gosto muito de usar na transmissão, limpa rapidinho!).

5. Enxaguei bem, com água morna, e imediatamente depois sequei com o secador de cabelo, enquanto já derretia a parafina (o guia que eu segui indica que a corrente pode enferrujar rapidamente depois dos banhos de molho, então tem que ser rápido).

6. Deixei a corrente na parafina derretida por 20min, com a panela em cima de um grill elétrico a 90° (fiquei com medo do vapor da parafina pegar fogo em cima da chama do fogão), depois tirei da "sopa de corrente" e pendurei pra esfriar. Fiz o mesmo com o missing link.

Claro que a corrente ficou meio dura, mas eu "quebrei" um pouco a parafina superficial na mão mesmo e não percebi nenhuma rigidez depois do primeiro quarteirão pedalado. Pedalei 25km ontem sem nenhum problema. Vou usar nesses dias e vou falando o que achei.
Bora pedalar, senão estressa!
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Leo Amaral Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Out 2019 as 22:44
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GusXokleng Ver Drop Down


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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (2) Agradecimentos(2)   Citar GusXokleng Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Mai 2018 as 22:58
Passei a usar parafina na corrente.

Limpei a bem a corrente, cassete e pedivela com desengraxante, para tirar toda a graxa impregnada (só usava cera Algoo).
Derreti uma vela de sete dias numa lata, coloquei a corrente presa com um arame e fervi. 
Tirei da lata pelo arame, pendurei e deixei secar. 
Instalei na bike e rodei 150km, macio, sem barulho e sem sujeira. Estradão e asfalto. 
Percebi que usando só vela a parafina na corrente fica muito seca e sai mais fácil.

No segundo banho misturei um pouco parafina líquida na vela derretida, uns 20%. Comprei 1 litro por 30 pilas no Mercado Livre, vai durar a vida toda. 
Antes do banho tirei a corrente (com link) e dei uma limpadinha com um pano, só para tirar um pouco da "sujeira", uma poeira escura de nada. 
A parafina líquida deixou a mistura mais macia e aderiu melhor na corrente. 
Dessa vez rodei 300km, estradão, asfalto, morro, downhill, beira de praia.

Amigo meu tinha colocado corrente nova na bike dele e fomos pedalar, pegamos beira de praia e a dele ficou com monte de areia grudada, parecia um croquete, e a minha nada! Só chegou em casa ele limpou tudo e meteu a mistura de parafina, só que adicionou um pouco de grafite em pó.

Vídeos de referência
http://www.youtube.com/watch?v=D12BFIXZCes&feature=youtu.be - http://www.youtube.com/watch?v=D12BFIXZCes&feature=youtu.be

http://www.youtube.com/watch?v=UXuWxehSl-s&t=5s - http://www.youtube.com/watch?v=UXuWxehSl-s&t=5s

Sebo nunca mais!
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GusXokleng Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jul 2017
Araranguá/SC
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar GusXokleng Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 12 Fev 2018 as 15:56
Para lubrificar a corrente eu uso o Algoo cera, pingo nos elos e passo nas paredes da corrente com um paninho. Poderia ter uma cera sólida para isso. Pensei em submergir a corrente no Algoo e deixar escorrendo para penetrar nos elos e lubrificar a corrente por inteiro, na próxima limpada eu testo isso também. 

Originalmente postado por bogs01 bogs01 escreveu:

Galera, seguinte, primeiro post de um biker velho e old school...
Uso parafina desde 2000. Em trilhas MTB somente. No seco e no molhado, ou seja poeira e barro. 
Não uso parafina somente, uso uma vela de 7 dias para um pote de grafite em pó.

Também uso essa mistura há 20 anos, mas em outro esporte, o Sandboard.  
Derretemos vela, misturamos grafite e deixamos secar. Fica uma vela preta grafitada. 
Passamos na parte de baixo da prancha para diminuir o atrito com a areia, a prancha anda beeem mais assim.

Se for lubrificar a corrente no banho de parafina+grafite, dá de levar um pedacinho da vela grafitada para passar na corrente durante o pedal, caso o banho perca o efeito. 

Mas fiquei com dúvidas:
Daria lubrificar a corrente apenas esfregando a vela grafitada na corrente? 
Com o grafite a corrente não fica suja de preto ou largando fuligem?


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leandro.buri Ver Drop Down
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Cadastrado em: 25 Jun 2010
Buritama
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar leandro.buri Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Dez 2017 as 16:22
Boa tarde Galera, estou com uma dúvida aqui ...

Estou usando parafina ja tem uns meses ... e realmente é surpreendente como nao suja e tanto de km sem se preocupar ... na speed 200km na mtb 120km ...

e hj fui comprar uma vela pra derreter e me deparei com uma com mais uma substancia na composicao o Triestearato de Glicerila e a  duvida é a seguinte é a mesma coisa da outra ou sera q pode diminuir o tempo de uso da parafina ....


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Leo Amaral Ver Drop Down
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Cadastrado em: 04 Fev 2013
Brasilia
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leo Amaral Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Nov 2017 as 13:38
https://youtu.be/yvJ7aAUWBz8

Vocês estão fazendo escola
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bogs01 Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Out 2017
Itajubá-MG
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar bogs01 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Out 2017 as 23:56
Galera, seguinte, primeiro post de um biker velho e old school...

Uso parafina desde 2000. Em trilhas MTB somente. No seco e no molhado, ou seja poeira e barro. 
Não uso parafina somente, uso uma vela de 7 dias para um pote de grafite em pó. 
O quanto dura é relativo, pois já tive que reaplicar com 100km e já teve aplicação que durou 400km. 
O que me indica que está na hora de reaplicar é o barulho da corrente. Quando começa a fazer barulho diferente (dá pra perceber, pois quando acaba de aplicar fica muito (mesmo) suave o barulho), tá na hora... 

Se você for muito neurótico com a questão de lubrificação leva o óleo pro pedal, mas se usar no meio da trilha, ao chegar em casa, limpe a relação toda pra deixar como nova, e reaplique a parafina....

Eu uso um cassete para 3 correntes (sempre todas com parafina). Uso uma corrente por 1000 km, substituo por outra nova (corrente nº2) e rodo mais 1000 km, troco pela terceira, mais 1000 km e volto na primeira... geralmente um cassete (e as 3 correntes) precisam ser substituídos com 9000 km (terceira rodada das correntes). E o pedivela dura dois ou três conjuntos de cassete (tenho um STX de 1997 com 25000km pra provar!!!)

Dá trabalho sim, para quem não curte manutenção na magrela, mas pra quem curte cuidar da danada, é sussa!!!!

[]´s
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misera Ver Drop Down


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belo horizonte
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar misera Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2017 as 10:08
Estranho isso , ouço todo mundo falar mal do algoo cera mais eu uso o tec50 e o algoo e pra mim o algoo é melhor.
O tec50 sinto ele meio pegajoso quando seca e tenho esse mesmo pensamento (muito pegajoso por ser de cera) já o algoo é bem seco ao toque.
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Francener Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Francener Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Ago 2017 as 09:25
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Testa o Algoo e diz o que acha, o desengraxante é EXCELENTE...!

Desengraxante dele é realmente muito bom, já o óleo não gostei, muito pegajoso por ser de sera, fiz um pedal de 15Km e já estava com areia grudada bem mais que o pedal que fiz ontem de 60KM com parafina. E foi realmente dificil a remoção, parece óleo para chuva intensa e não para tempo seco como diz, nem desengraxante da algoo ajudou muito a tirar ele, ainda tem vestigios na corrente e olha que passei um trabalho para limpar o melhor possivel.
Voltei para parafina, pode dar trabalho fazer a lubrificação com ela, mas é muito limpo.
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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2017 as 18:37
Testa o Algoo e diz o que acha, o desengraxante é EXCELENTE...!
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Cadastrado em: 12 Jul 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Francener Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2017 as 14:13
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Eu uso parafina para outra finalidade, em outra área. 

Posso garantir que com água / chuva não será problema, nem é com bebida na verdade, só mesmo solventes muito agressivos e atrito que causam isso... Água bate e escorre (só a água).
Talvez a mistura óleo-parafina, e a chuva ácida reajam diferente, mas só a longo prazo.

Quanto a ruídos, notou algo?

Ruído zero, nesse quesito não notei diferença de quando usava óleo. Até momento só vi vantagem, tirando o trampo para lubrificar, comprei um lubrificante a base de cera da algoo que vou testar esse final de semana, ouvi falar bem da squirt e da tectire mas não encotrei aqui na cidade. Mas comprei mais para complementar a parafina caso acabe lubrificação no meio do pedal.

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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Cadastrado em: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2017 as 00:44
Eu uso parafina para outra finalidade, em outra área. 

Posso garantir que com água / chuva não será problema, nem é com bebida na verdade, só mesmo solventes muito agressivos e atrito que causam isso... Água bate e escorre (só a água).
Talvez a mistura óleo-parafina, e a chuva ácida reajam diferente, mas só a longo prazo.

Quanto a ruídos, notou algo?
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Francener Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Jul 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Francener Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2017 as 09:14
Originalmente postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo escreveu:

Eu to com uma corrente em meia vida pra fazer isso.

Qual o procedimento crianças? Derreter a parafina em banho-maria, misturar óleo e submergir a corrente?

Que tipo de recipiente os senhores tem usado?

Primeiro eu lavei bem a corrente (com desengraxante e água quente) removendo todo óleo que consegui e toda sujeira, dai derreti a parafina com óleo quando ela tinha derretido por completo, submergi a corrente, e mantive um pouco no fogo ainda (pois a corrente fria ao entrar na panela com parafina formou uma camada de cera, deixei essa camada se liquefazer novamente) dai deixei alguns segundos a corrente dentro ainda movimentando a panela para parafina circular por toda corrente e removi ela, após esfriar instalei novamente.
Use uma panela velha ou lata, aqueça em banho maria ou com fogo baixo mas controlando para parafina não queimar.
Já rodei 130KM só com tempo seco até agora e lubrificação está boa assim como a corrente extremamente limpa. Meu primo está rodando similar com óleo para seco, mas a dele está bem suja, eu já teria lavado ela após primeiro pedal que fizemos, mas como ela já esta para trocar ele está protelando para ver quanto tempo aguenta para um comparativo. Mas já falo que quando trocar vai colocar só parafina.

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Ismah/Cabelo Ver Drop Down
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Bom Princípio/R
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ismah/Cabelo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 02 Ago 2017 as 04:29
Eu to com uma corrente em meia vida pra fazer isso.

Qual o procedimento crianças? Derreter a parafina em banho-maria, misturar óleo e submergir a corrente?

Que tipo de recipiente os senhores tem usado?
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Francener Ver Drop Down
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Cadastrado em: 12 Jul 2017
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Francener Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2017 as 10:41
Esse final de semana testei lubrificar a corrente com parafina, fiz mistura de 100gr de parafina com uns 30ml de oleo multiuso (que foi o que tinha em casa na hora). Fiz a lubrificação no sabado após dar uma geral na bike e no domingo fiz um pedal de 60KM mix de terra com asfalto, meu primo fez mesmo trajeto com lubrificante oleoso para condições secas, no final enquanto minha corrente apenas apresentava uma leve camada se poeira (sem granulos de areia) a dele apresentava alguns granulos maiores, ao pegar a corrente com a mão e mexer nela não senti areia entre os elos não foi apenas uma impressão de limpeza externa, a corrente estava extremamente limpa, a dele com óleo dava pra sentir ao mexer areia entre os elos.
Passei no final um pincel na corrente e a mesma está pronta para mais um pedal limpa como se tivesse acabado de limpar.

Virei adepto da parafina na corrente, espero agora chuva para ver como vai se comportar, não espero um milagre nesse caso como não esperava do lubrificante oleoso que usava antes para tempo seco, na chuva ele saia com certa rapidez, já que era mais fino. Mas nada que um tubinho de lubrificante junto das ferramentas não resolva.

Valeu muito a experiencia de vocês para me dar coragem de testar.
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Leoparreiras Ver Drop Down
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Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Leoparreiras Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Jul 2017 as 16:54
Dos lubrificantes que eu já usei, o que mais gostei foi o squirt.

No momento, estou testando o da Puroil (http://www.puroilbike.com/shop/oleos-lubrificantes-graxas-bicicletas-bikes/puroilbike-lubrificante-seco-aqua-ptfe/), que até agora, tem se mostrado ser um bom lubrificante, com duração inferior ao Squirt.

Testei o tectire, achei ele um bom lubrificante, mas que dura pouco, necessitando de uma ou duas aplicações dependendo do pedal, mas que devido ao valor, acaba compensando.

Para dias chuvosos, eu uso o Finish Line Verde (wet), que me atende muito bem.

Estou querendo comprar o Smoove, que de acordo com esse site, e algumas recomendações, parace ser um lubrificante muito bom.

E dos nacionais, quero comprar o XCycle Lub para experimentar.

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