Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Single Speed (filosofia)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoSingle Speed (filosofia)

 Responder Página  <1 23456 104>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2009 as 21:28
Originalmente postado por Caue r Caue r escreveu:

Parabéns pela Single, Voodoo! O visual dela ficou muito bom!
Estou querendo montar uma single, nesse mesmo estilo da sua, e com um visual bem retro. Porém estou com algumas dúvidas e se puder me ajudar agradeço muito!
Esse pedivela que você usou ele é aquele com a relação 28x38x48?  É fácil desmontá-lo?
Com relação ao cubo traseiro, você fez aquela montagem com o Kt para single, ou adaptou com espaçadores de um cassete convencional?

Abraço!



O pedivela é um road, 52x39. Tirei a coroa maior e mantive a de 39 dentes. Mas o procedimento pode ser feito num de 3 coroas sem maiores problemas, já que basta apenas tirar os parafusos que a coroa sai.
O cubo traseiro é de rosca, um Gipiemme Sprint, então usei uma roda-livre de rosca. Como o cubo foi feito para 6/7 velocidades tive que reposicionar um espaçador do eixo e fazer o guarda-chuva dos raios para centrar a roda.
Caso você use um kit de singlespeed fica mais fácil, pois não precisa refazer o guarda-chuva. Conheço gente que usa o kit e não tem problemas. Inclusive um deles corre pista com um cubo de k7 adaptado.

Abraço!
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2009 as 23:18
Obrigado pela resposta Voodoo!
Pretendo montar com um cubo Sora e sem utilizar o kit talvez.
Agora preciso ir atrás de um quadro!

Abraço!


Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Link direto para este Post Postado: 27 Jul 2009 as 01:00
Caue r,

Se vc olhar minha SS, eu usei 2 cassetes velhos desmontei e usei uma catraca e os espaçadores no lugar do cassete. O pedivela tem que ser com a coroas aparafusadas, assim vc desmonta, escolhe entre a coroa maior ou menor e usa parafusos de pedivela de BMX.


Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 28 Jul 2009 as 00:11
Andrefub

Valeu pelas dicas! Dei uma olhada na sua SS, e é bem esse esquema que quero fazer, com excessão da bike que vai ser uma Speed.
Também pretendo desmontar o cassete,  e falando nisso como é a experiência com esse cubo montado dessa forma, tem tido algum problema?

Abraço!

Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Link direto para este Post Postado: 30 Jul 2009 as 02:50
 
          Aê Voodoo, parabéns pela bike, SS é demais, já fiz uma e to começando a segunda, monomarcha é viciante! Mas  queria te perguntar: por que usou um quadro de mtb e ñ algo como a caloi 10 antiga? A relação ñ ficou muito leve/curta p cidade?
          Abraço.
 
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2009 as 18:22
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:

 
          Aê Voodoo, parabéns pela bike, SS é demais, já fiz uma e to começando a segunda, monomarcha é viciante! Mas  queria te perguntar: por que usou um quadro de mtb e ñ algo como a caloi 10 antiga? A relação ñ ficou muito leve/curta p cidade?
          Abraço.


A galera acha que é exagero, mas depois que você pedala uma single fica viciado. Uma coisa que me agrada muito é o silêncio total, nada de roldanas e outras coisas para fazer barulho. Basta pedalar e pronto, nada de ficar se preocupando com trocas de marchas.

Então, até pensei em usar um quadro de C10, mas optei por um MTB por um motivo, a dupla personalidade da bike. Se eu quiser posso arrancar as rodas 700, colocar umas 26 com pneus cravudos, instalar freios v-brake e pegar trilhas. O menor peso deste quadro também contribuiu para a escolha, é de cromo e bem mais leve que os da C10.

A relação original 39x18 ficou meio leve mesmo, já troquei a roda-livre por uma de 16 dentes. Ficou bem melhor, consigo andar bem sem ter que girar tanto. Os pneus 28 tem um diâmetro enorme, o que deixa a relação mais pesada mesmo com 39 dentes na frente.

A minha principal preocupação nessa bike foi não me render à velocidade em detrimento da força. Como é uma bike utilitária a capacidade de vencer ladeiras sem muito esforço é o mais importante. Na minha outra single usava 52x18, andava muito! Wink

Abraço!


PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2009 as 18:43
É, estou numa dúvida cruel em relação ao quadro.
Essa Single que irei montar será com quadro speed, e daí começa o x da questão. Fui na bicicletaria de um conhecido meu e achei um quadro de Caloi 10 que deve ter quase ou mais de 30 anos, com mesa Die-Compe e freios tb, deduzi após ver um quadro bem parecido em um site. O cara me falou que o quadro era de ferro. Seria isso mesmo?

Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2009 as 19:19
 
          È quase, Caue, se for quadro de caloi 10 das antigas, é um aço bem básico, tipo 1020, quase um ferro, q por ser menos resitente q o cromoly ( aço mais elaborado, uma liga de cromo, molibdenio e outra cositas..) precisa de tubos c paredes mais espessas para ter resistência suficiente p um quadro de bike, por isso costuma ser mais pesado.
          Acredito q para o uso de uma single, cidade e estradas, nada de trilhas, esse tipo de quadro deve ser suficiente.
          Só por curiosidade, qual o valor pedido por esse quadro?
          Abraço.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2009 as 19:27
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:

            Acredito q para o uso de uma single, cidade e estradas, nada de trilhas, esse tipo de quadro deve ser suficiente.


A minha primeira single (que também usava como fixa na pista) tinha um quadro de C10 adaptado, com stays modificados. O quadro era bem pesadinho, mas aguentou muito bem os excessos. Um dia abriram uma porta de carro na minha cara e me arrebentei todo, o único dano no quadro foi uma leve ondulação perto do head tube.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2009 as 19:46
Originalmente postado por Caue r Caue r escreveu:

Andrefub

Valeu pelas dicas! Dei uma olhada na sua SS, e é bem esse esquema que quero fazer, com exceção da bike que vai ser uma Speed.
Também pretendo desmontar o cassete,  e falando nisso como é a experiência com esse cubo montado dessa forma, tem tido algum problema?

Abraço!



Nenhum problema, mas acho que a próxima single speed vou montar com cubos de rosca e catraca de BMX.

A minha ficou assim pq não queria gastar, usei o que eu tinha e o que sobrava das lojas de bikes.


Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2009 as 22:58
DrHide

Valeu pela ajuda! É, o quadro é um pouco pesado mesmo. Está com pedivela, freios (só a ferradura), mesa e guidão originais eu acho, tudo precisando de um bom restauro. O cara me pediu $30 e achei barato, considerando a "reliquia"! hehe!

Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Um dia abriram uma porta de carro na minha cara e me arrebentei todo, o único dano no quadro foi uma leve ondulação perto do head tube.


Cara! Que azar! Sempre quando saio de bike e vejo muito carro parado fico encucado com isso!

Andrefub

É, to pensando em usar um kit da Da Bomb, pois já vem com dois pinhões de 16 e 18 dentes além dos espaçadores, só que não serve pra rosca, só cassete de 8 ou 9v. Vi por $70 esse kit. Porém, acho que com cubo de rosca e catraca de BMX sai mais barato.
Valeu pelas dicas!
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2009 as 01:31
Bem mais barato.

Um par de cubos de BMX sai por volta de R$40 e uma catraca não sai por mais de 25.
Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
Lonx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:248
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 00:12
Uma single-speed um pouco diferente: pedivela compacto, rodas Shimano R-500. Aliás, adorei essas rodas, confortáveis de andar e boa aceleração.
Só preciso arranjar uma solução melhor que esse câmbio pra esticar a corrente...
Relação 50-18. 80rpm=27,8km/h, 90rpm=31,3km/h, 100rpm=34,8km/h...120rpm=41,7km/h.

Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 00:40
 
          Lonx, bela bike, qual é esse quadro?
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 01:07
Como está chegando a hora de trocar a k7 e correntes da minha caloi 10, pois estou levando ela ao extremo com 4500 km sem trocar. Só que ao invés de trocar por outro igual, pensei em ela para velocidade simples. Primeiro porque eu uso ela apenas na cidade e uso no máximo 3 marchas dela. Segundo que fica um visual muito mais bonito e terceiro que creio que fará eu manter uma cadência um pouco maior, melhorando meu limiar aeróbico para meus treinos de speed nos finais de semana e para as cicloviagens.

Só que gostaria de fazer tudo em casa, não para economizar em reais, e sim porque sou metido e incherido, gosto de mexer e quero aprender a fazer tudo.

Mas, como é natural, estou cheio de dúvidas. Vai algumas:

1) Não gostaria de usar um esticador de cabo, acho que tira um pouco do visual bacana, é realmente necessário? Não posso ir tirando e colocando os elos?

2) Eu posso usar o cubo que existe hoje ou precisarei comprar um novo? Quanto que devo gastar? O que devo comprar? Já vi alguns sites explicando como montar, mas todos explicam meio por cima, não tem nada mais detalhado.

A outra é em relação. Se pensar bem, uso só três marchas dela, a primeira é que uso em 60% do trajeto, que é a relação 52/14 em uma cadência média em torno de 70rpm. A segunda é na maioria das subidas, normalmente em uns 35% dos trajetos que faço, 52/22 resolve, consigo até manter uma boa cadência de 50 rpm. A terceira são naquelas subidas muito íngremes, 5% dos meus trajetos, então 52/29 em uma cadência de 40 ou 30rpm (normalmente de pé) eu passo por elas. Bem, pensei em deixar o prato menor apenas, 39 dentes. Aí vem a dúvida, quanto que teria que ser a catraca? Pensei deixar a de 14. Usando aquela calculadora é a que mantém uma média entre não tão rápido e nem tão lento. Mas enfim, isso é algo que me preocuparei depois, posso ir trocando até achar a ideal.

Ainda estou planejando, vou pensar melhor no que fazer. Na realidade a C10 está parada enquanto eu não arrumar um garfo para ela (que o Voodoo talvez quebre meu galho LOL), tadinha, está tão triste lá parada.



Editado por Druide - 03 Ago 2009 as 01:08
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
Lonx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:248
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 01:10
Gios Road SL, de alumínio. Obviamente, falsificado, nada a ver com as Gios italianas.
Mas estou gostando da parada, quadro rígido no downtube, que é quase triangular, não torce, e muito confortável devido ao head tube de 16cm. 

Editado por Lonx - 03 Ago 2009 as 01:11
Voltar ao Topo
Lonx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:248
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 01:45
Originalmente postado por Druide Druide escreveu:

 

1) Não gostaria de usar um esticador de cabo, acho que tira um pouco do visual bacana, é realmente necessário? Não posso ir tirando e colocando os elos?

2) Eu posso usar o cubo que existe hoje ou precisarei comprar um novo? Quanto que devo gastar? O que devo comprar? Já vi alguns sites explicando como montar, mas todos explicam meio por cima, não tem nada mais detalhado.

A outra é em relação. Se pensar bem, uso só três marchas dela, a primeira é que uso em 60% do trajeto, que é a relação 52/14 em uma cadência média em torno de 70rpm. A segunda é na maioria das subidas, normalmente em uns 35% dos trajetos que faço, 52/22 resolve, consigo até manter uma boa cadência de 50 rpm. A terceira são naquelas subidas muito íngremes, 5% dos meus trajetos, então 52/29 em uma cadência de 40 ou 30rpm (normalmente de pé) eu passo por elas. Bem, pensei em deixar o prato menor apenas, 39 dentes. Aí vem a dúvida, quanto que teria que ser a catraca? Pensei deixar a de 14. Usando aquela calculadora é a que mantém uma média entre não tão rápido e nem tão lento. Mas enfim, isso é algo que me preocuparei depois, posso ir trocando até achar a ideal.




Tem duas formas de conseguir a mesma medida em metros por pedalada, aproveitando as peças que você já tem (70,2 gear inches ou 5,58m/pedalada): 39-15 ou 52-20.
Onde você pedalava 52-14 a 70rpm, ou seja 33,5km/h, você pedalaria a 100rpm para manter a mesma velocidade com a 39-15 ou com a 52-20.
Onde você pedalava a 52-22 a 50rpm, ou 15,21km/h, você pedalaria a 46rpm, com 39-15, e força na peruca, rs.
Onde você pedalava a 40rpm com a 52-28, ou 9,55KM/H, você teria que fazer halterociclismo pedalando a 30rpm com a 39-15 ou 52-20.
Neste ponto, preciso fazer um depoimento para te animar: quando eu só pedalava na minha MTB com pneus slick 1.25, com relação 52/39 e 12-23, costumava andar sempre entre 68 e 78rpm. Era a cadência confortável.
Quando me acostumei a pedalar single-speed, minha cadência subiu bastante, hoje pedalo entre 85 e 100rpm numa boa. Andei um bom tempo com 44-16 e agora estou andando com 50-18. Quando a cadência cai muito, em ladeiras, cai para 64rpm. Tirar as roldanas do câmbio, com a corrente ligada direto entre catraca e pedivela, facilita a transmissão de força, sua cadência vai subir naturalmente. 
Voltar ao Topo
T.C. Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2009
Curitiba
Offline
Mensagens:11490
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 01:55
Opa, legal Lonx, minha ideia é essa mesma, aumentar a cadência. Só não quero que fique extremamente leve pois gosto de desenvolver uma velocidade em torno disso que você falou, uns 33, 35km no plano. Da mesma forma não pode ficar muito pesada pois costumo a bagagem na bicicleta e não nas costas e Curitiba tem ladeira para tudo quanto é lado. De qualquer forma, quero fazer tudo sozinho para também ir mudando essa relação sem depender de ninguém. LOL
O texto acima contém uma verdade absoluta.
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 02:32

          Druide, montei minha monomarcha com 52-22, ñ posso te falar de velocidade nem giro, mas ficou uma relação bem adequada p cidade, a bike rende muito bem e ñ ficou tão pesada, porem nas ladeiras mais inclinadas tenho q empurrar... Embarrassed
          Dá p regular a corrente só tirando ou pondo elos sim, esse quadro de caloi 10 permite isso. Tbm gosto muito do visual mais limpo sem o esticador, é o espítito dessas bikes.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 12:59
Originalmente postado por Lonx Lonx escreveu:

Gios Road SL, de alumínio. Obviamente, falsificado, nada a ver com as Gios italianas.
Mas estou gostando da parada, quadro rígido no downtube, que é quase triangular, não torce, e muito confortável devido ao head tube de 16cm. 


E deve estar uma pena, já pesou a bike?

A minha Strada 2007 vai virar uma single em breve, quando comprar um quadro novo.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 16:02
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:


          Druide, montei minha monomarcha com 52-22, ñ posso te falar de velocidade nem giro, mas ficou uma relação bem adequada p cidade, a bike rende muito bem e ñ ficou tão pesada, porem nas ladeiras mais inclinadas tenho q empurrar... Embarrassed
          Dá p regular a corrente só tirando ou pondo elos sim, esse quadro de caloi 10 permite isso. Tbm gosto muito do visual mais limpo sem o esticador, é o espítito dessas bikes.

Tenho uma bike de pinhão fixo e com pinhão fixo 52/22 fica levíssimo, inclusive essa é a relação que uso pra subir serras (a outra relação que tenho é 52/20 pro plano, uso um cubo flip-flop). Pra vc ter uma idéia, mês passado subi as Paineiras desde a rua Alice consistindo de 541 metros de desnível e em seguida subi a floresta da tijuca até o Bom Retiro consistindo de mais 315 metros, totalizando de 856 metros de desnível com inclinações de 7, 8,9,10% e picos de 15%. Não precisei empurrar e nem mesmo pedalar em pé. As descidas é que são sinistras com a fixa.

É curioso como a relação 52/22 é pesada pra ladeiras quando se usa roda livre e leve quando se usa pinhão fixo.



Editado por joaos - 03 Ago 2009 as 16:04
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 21:29
 
          .... questão de perna, joaos... acho q eu q sou meio panga mesmo..kkkkk
          mas minha bike nem é tão leve, monark 10 com rodas 27, guidão alto e pneu caju, mas realmente já lí em algum lugar q roda fixa parece render mais... quem já andou nas duas p opinar??
           Abraço.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 21:32
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:

 
          .... questão de perna, joaos... acho q eu q sou meio panga mesmo..kkkkk
          mas minha bike nem é tão leve, monark 10 com rodas 27, guidão alto e pneu caju, mas realmente já lí em algum lugar q roda fixa parece render mais... quem já andou nas duas p opinar??
           Abraço.


Não é apenas impressão, a bike rende mais. No velódromo com roda-livre consegui uma máxima de 64 km/h, com a fixa e mesma relação (52x16) consegui 73 km/h. E fiz várias passagens para efeito comparativo.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Gil Morato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2008
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:81
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 22:14
Na fixa a perda de força nas engrenagens é bem menor, segundo já li em um site que não lembro qual, na fixa a transferência de força das pernas para as rodas chega a 99%, ou seja, apenas um por cento de perda. Lembro-me que numa bike com câmbio a perda chega a 13%. Não me cobrem a fonte que não lembro e perdoem-me eventuais falta de pprecisão mas já faz um bom tempo que li isso.
Gil Morato
Schwinn Moab (Original) - MTB
Trek 850 - MTB
Bianchi Sika - MTB
KHS Aero Sport - Speed
Caloi 12 (Híbrida)
Corratec Glacier
Caloi 10 (1) Fixa
Cromo é cromo!!! E vice-versa!!!
Voltar ao Topo
Lonx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:248
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 22:41
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Lonx Lonx escreveu:

Gios Road SL, de alumínio. Obviamente, falsificado, nada a ver com as Gios italianas.
Mas estou gostando da parada, quadro rígido no downtube, que é quase triangular, não torce, e muito confortável devido ao head tube de 16cm. 


E deve estar uma pena, já pesou a bike?

A minha Strada 2007 vai virar uma single em breve, quando comprar um quadro novo.


Pior que pesei, mas o peso está sob suspeita...O quadro pesei na loja, pesa exatos 1655 gramas, o garfo 485 antes de cortar a espiga (30cm de espiga, cortei 12cm), sei o peso aproximado de todas as peças, e pela minha planilha era pra ter dado 8,7kg, mas na minha balança de banheiro deu 8,6kg. Também cortei 10cm do canote. De qualquer forma, ficou leve. Com a configuração anterior, minha single speed pesava 10,4kg.
Estou pensando em comprar um Surly Singleator(185g) pra esticar a corrente, aí tiro esse câmbio Altus (325g).
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2009 as 23:39

          Caramba, agora deu vontade montar uma fixa... LOL
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 00:11
Originalmente postado por Lonx Lonx escreveu:


Estou pensando em comprar um Surly Singleator(185g) pra esticar a corrente, aí tiro esse câmbio Altus (325g).


Já procurou por corrente de meio elo? Com ela fica mais fácil acertar o comprimento da corrente. Numa single nem é necessário uma tensão tão grande como nas fixas.

http://www.impactbike.com.br/v2/pages/detalhes.php?id=2076#


Editado por Voodoo - 04 Ago 2009 as 00:14
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Lonx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:248
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 00:35
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Originalmente postado por Lonx Lonx escreveu:


Estou pensando em comprar um Surly Singleator(185g) pra esticar a corrente, aí tiro esse câmbio Altus (325g).


Já procurou por corrente de meio elo? Com ela fica mais fácil acertar o comprimento da corrente. Numa single nem é necessário uma tensão tão grande como nas fixas.

http://www.impactbike.com.br/v2/pages/detalhes.php?id=2076#

Putz! Já tinha até esquecido. Tentei numa oficina, eles cheios de má vontade, diziam que não dava, e eu falava "mas eu já medi a corrente, meu! Só preciso de 4 elos" e nada, não dava, tinha que botar um câmbio e tal. Tirei a bike dessa oficina, levei para outra, os caras disseram que tentaram com o Powerlink da SRAM e não deu, que ficou moendo o pinhão e tal. Juntando o tempo nas duas oficinas, a bike ficou quatro dias sendo montada. Me emputeci, minhas férias estavam terminando e eu doido pra sair pedalando, botei esse câmbio e assim ficou.
Procurei um tensionador de corrente da Da Bomb, que o pessoal de Free Ride usa, mas ninguém tinha.
Mas não desisti de comprar uma segunda corrente, uma chave de elo e uns dois Powerlinks para tentar eu mesmo aqui em casa. Se eu conseguir, aí sim!Clap Vai ficar show.
Os caras da segunda oficina me olhavam como se eu fosse de Marte, chamavam a bike de contra-relógio e me perguntaram para que eu queria uma bicicleta assim. Confused


Editado por Lonx - 04 Ago 2009 as 00:39
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 00:56
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:

 
          .... questão de perna, joaos... acho q eu q sou meio panga mesmo..kkkkk
          mas minha bike nem é tão leve, monark 10 com rodas 27, guidão alto e pneu caju, mas realmente já lí em algum lugar q roda fixa parece render mais... quem já andou nas duas p opinar??
           Abraço.

Mas essa minha que subi também não é muito leve não, é um quadro de caloi 10 velha com rodas tamanho 650B (eufemismo pra roda de barra forte) e guidão "morcego". Pesa 11,7 kg. 

Não lembro se eu já postei aqui a foto dela.De qualquer modo a foto está neste link: http://farm3.static.flickr.com/2473/3535437713_170861f042_b.jpg

Achei que fez lembrar essa bike dessa pintura dos anos 1910: http://farm4.static.flickr.com/3397/3536441078_f8b54da11e_o.jpg

As subidas não são só uma questão de perna não, a fixa facilita mesmo as subidas. Li uma teoria que diz que pinhão fixo rende mais por causa do efeito "flywheel", ou seja, não são só os pedais que giram a roda mas a roda também gira os pedais, e gira os pedais também nos pontos mortos da pedalada (a parte de cima e de baixo do ciclo). Nesses pontos os músculos usados pra mover o pedal são muito ineficientes e a energia que não é gasta na fixa nesses pontos mortos é poupada para a fase do ciclo onde os músculos mais eficientes da perna são usados.

Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 01:10
Originalmente postado por joaos joaos escreveu:


causa do efeito "flywheel", ou seja, não são só os pedais que giram a roda mas a roda também gira os pedais, e gira os pedais também nos pontos mortos da pedalada (a parte de cima e de baixo do ciclo). Nesses pontos os músculos usados pra mover o pedal são muito ineficientes e a energia que não é gasta na fixa nesses pontos mortos é poupada para a fase do ciclo onde os músculos mais eficientes da perna são usados.


Experimente pedalar a fixa com pedais clipess e você verá isso potencializado a mil. Não é à toa que consegue-se velocidades absurdas com bikes de pista, pois ao mesmo tempo que você gira absurdamente a inércia da bike também está empurrando o pedivela e assim a energia do ciclista é melhor aproveitada.

Fixa é foda, troço muito loco mesmo. Wink
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 01:17
 

Editado por andrefub - 04 Ago 2009 as 18:35
Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 12:31
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:



Experimente pedalar a fixa com pedais clipess e você verá isso potencializado a mil. Não é à toa que consegue-se velocidades absurdas com bikes de pista, pois ao mesmo tempo que você gira absurdamente a inércia da bike também está empurrando o pedivela e assim a energia do ciclista é melhor aproveitada.

Fixa é foda, troço muito loco mesmo. Wink

Eu tenho que experimentar pedais cipless, valeu pela dica. Mas aí, 73 km/h é coisa de loco mesmo, caraca...

Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 12:47

As três fixas que tenho:

Essa é a caloi 10 reciclada de ferro velho que subi as Paineiras e a Floresta da Tijuca

Essa outra é uma caloi Sprint RT tb reciclada que montei no mês passado

E essa é a Flite 100, pisteira autêntica

Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 12:55
Lindas bikes, João. A Flite 100 é meu sonho de consumo para pista. O Jamur tem um quadro desses e estou há tempos namorando e estudando a compra ($$$).
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 15:54
Paulo, 73km/h é mta coisa. Tá bem de perna hein. Isso foi com aquela bike que eu conheci?
Me avisa quando for pra pista de novo que eu quero ver isso. (imagina um tombo naquele concreto todo irregular do velodromo.)
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 16:00
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Paulo, 73km/h é mta coisa. Tá bem de perna hein. Isso foi com aquela bike que eu conheci?
Me avisa quando for pra pista de novo que eu quero ver isso. (imagina um tombo naquele concreto todo irregular do velodromo.)


Aquela mesmo. Tudo é questão de trocar energia potencial por velocidade, sobe no paredão e desce girando feito um ventilador que as velocidades impressionam. Se o vento ajudar (o que não acontece com muita frequência), velocidades acima de 70 km/h são bem comuns.

Tombos fazem parte, já caí alguns. Tongue
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Link direto para este Post Postado: 04 Ago 2009 as 17:12
 
          Joaos, parabéns, todas suas bikes são de bom gosto e parecem muito eficientes.
          Qual o valor de uma khs como a sua?
          Abraço.
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2009 as 01:36
Originalmente postado por DrHide DrHide escreveu:

 
          Joaos, parabéns, todas suas bikes são de bom gosto e parecem muito eficientes.
          Qual o valor de uma khs como a sua?
          Abraço.

R$1790,00

Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2009 as 02:39
joaos, a flite já vem com freio ou vc furou o garfo?
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 05 Ago 2009 as 11:31

Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

joaos, a flite já vem com freio ou vc furou o garfo?

O garfo e a traseira já vieram com os buracos pra colocar freios, mas o freio fui eu quem colocou.

Voltar ao Topo
 Responder Página  <1 23456 104>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X