Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Single Speed (filosofia)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoSingle Speed (filosofia)

 Responder Página  <12345 104>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 13:25
Originalmente postado por Phil Menta Phil Menta escreveu:


Hmm é, pode ser. Eu pensei em tirar de vez o freio justamente por causa da compatibilidade com a roda nova, acho que nem ferradura daria certo. Mas vou ver isso com mais calma. Além do que, não pretendo usar a fixie como commuter, é mais pra diversão mesmo, pedalar com a namorada no ibira, e tal. A minha commuter é a snake e não tem jeito mesmo, eu pego muita ladeira cruel haahahahah
Mas aos poucos eu vejo isso. Nem sei se encaixarei a 700, ou uma 650c.... provavelmente vai ser 700, mesmo.

Mas esse problema do freio na frente é fácil de resolver, é só conseguir um garfo de speed que sirva no teu quadro de MTB (isso é tranquilo, a não ser que teu quadro tenha alguma característica ultra-moderna que torne isso incompatível).

Voltar ao Topo
Phil Menta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
S. Paulo - SP
Offline
Mensagens:111
Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 19:40
hum... existe garfo de speed que cabe em caixa standard de mtb? isso não vai deixar minha bike muito alta na frente?
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 20:21
Realmente talvez fique estranho, mas que tem tem!!!
Tem garfo de speed 1" com e sem rosca e 1 1/8" com e sem rosca... só procurar, mas realmente terá chances de alterar a geometria, e o conselho que dou é CUIDADO com garfos de alu, mês passado vi dois na iminência de ruptura, sendo um deles da famosa leva dos vicini assassinos!

Agora achei esse site sobre as fixas e adorei:
http://staufenberger.typepad.com/repository/PumaFixedGear101.pdf
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 30 Set 2008 as 03:01
Originalmente postado por Phil Menta Phil Menta escreveu:

hum... existe garfo de speed que cabe em caixa standard de mtb? isso não vai deixar minha bike muito alta na frente?

Eu coloquei um garfo que não é de speed (mas acho que também não era de mountain bike não, pois é 650B) num quadro de speed justamente por causa do freio, e o tamanho do garfo que botei tem o mesmo tamanho do garfo original de speed, só os "charutinhos" do freio é que são numa posição diferente e a curvatura no fim do garfo é que é menor no novo garfo. No fim das contas, a frente da bike não abaixou, ficou exatamente igual ao que estava (no quadro speed é fácil conferir isto vendo que o top tube fica exatamente horizontal).

Voltar ao Topo
Deru Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Abr 2008
Osaka - Japão
Offline
Mensagens:402
Link direto para este Post Postado: 30 Set 2008 as 04:03
Exemplos simples e baratos de esticadores de correntes para single speed/fixie.

http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=387711
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 30 Set 2008 as 05:27
Originalmente postado por Deru Deru escreveu:

Exemplos simples e baratos de esticadores de correntes para single speed/fixie.

http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=387711

Deru, nas fixas esticador não fuinciona (porque se pedala pra trás e pra frente e se faz força pra trás pra frear), mas em single speed funciona (mas deve mudar o sentimento da pedalada com relação ás single speeds "puras").

Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 11:18
Pessoal

Estou montando uma single-speed baseada num quadro de Monark 10, e estou com algumas dúvidas:

- Vou usar rodas 700 (retiradas da minha Strada) e queria usar as ferraduras de freio Sora, mas não tenho certeza se elas têm o braço longo o suficiente. Alguém já usou esses freios numa Caloi 10 ou semelhante com rodas 700?

- Vou aproveitar o pedivela Sora que também tirei da Strada, mas apenas com a coroa maior, de 52 dentes. Estou pensando em usar uma relação 52x19 ou 52x21, já fiz a simulação de ambos e o pinhão de 19 é o que mais se aproxima do que pretendo da bike (pesada, mas rápida). Será que ficará exageradamente pesada para uso urbano?

Valeu!


Editado por Voodoo - 14 Out 2008 as 11:19
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 14:33
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Pessoal

Estou montando uma single-speed baseada num quadro de Monark 10, e estou com algumas dúvidas:

- Vou usar rodas 700 (retiradas da minha Strada) e queria usar as ferraduras de freio Sora, mas não tenho certeza se elas têm o braço longo o suficiente. Alguém já usou esses freios numa Caloi 10 ou semelhante com rodas 700?

- Vou aproveitar o pedivela Sora que também tirei da Strada, mas apenas com a coroa maior, de 52 dentes. Estou pensando em usar uma relação 52x19 ou 52x21, já fiz a simulação de ambos e o pinhão de 19 é o que mais se aproxima do que pretendo da bike (pesada, mas rápida). Será que ficará exageradamente pesada para uso urbano?

Valeu!

Quanto ao freio, eu não sei. Mas se não couber ainda tem o último recurso de botar um garfo do tamanho 700 pra esse freio alcançar o aro. Mas esse último recurso só fica bom se você usar pinhão fixo, que não precisa tanto do freio de trás como as singlespeeds.

Quanto à relação, isso depende de várias coisas, por exemplo, se onde você anda tem subidas muito inclinadas, se tem que parar toda hora nos sinais e também do teu gosto pessoal. A minha preferência pessoal é sempre por relações mais leves que as que você propôs, prefiro relações médias (eu uso hoje 42/18) porque dá pra subir tranquilamente ladeiras e dá pra arrancar dos sinais mais rápido, sem falar no estupendo exercício cardiovascular de pedalar altas cadências pra manter 35km/h.

Mas muita gente que usa fixa prefere usar as relações que você propôs, na faixa entre 65 e 72 polegadas (gear inches).

Mas tem outra coisa também, quando eu andava de single speed, eu usava 46/22, mas quando montei a fixa, apesar de usar nela relação mais pesada, a sensação que tive é que tinha ficado mais leve do que a single-speed, subir ladeiras ficou realmente mais fácil.  

Voltar ao Topo
frq Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Set 2007
rio - rj
Offline
Mensagens:103
Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 17:51
Tava pensando em achar uma Caloi 10 das grandes pra mim, mas só vejo por aqui das pequenas.

Vi em algum lugar, não sei se por aqui, no blog do curitibano ou onde mais, alguém falando sobre a substituição da gancheira horizontal da Caloi 10 antiga por uma de pista.

Achei meio estranho, não pode f****uder a parada e ficar frágil? Ou é possível de ser feito sem comprometer o quadro?
--
frq
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 17:53
Já vou usar o garfo para speed na frente João, minha preocupação é atrás mesmo, pois aparentemente a distância entre o suporte e a roda é bem maior que na minha Strada. Acho que só fazendo o teste para descobrir. Infelizmente não posso abrir mão do freio traseiro, meu estilo de pedalada é muito rápido e preciso de um bom poder de frenagem.

Ontem fiz um teste andando com a relação 52x19 na Strada, e ficou bem do jeito que queria, não tão pesada na aceleração porém com bastante reserva para velocidades mais altas.
Sempre preferi girar menos fazendo mais força, meu biotipo é mais adaptado a essa forma de pedalar, então mesmo que perca um pouco nas saídas de sinal e pene um pouco nas subidas, vai ser compensar girando menos no plano. Pelo menos é o que penso.

Como a minha single vai ser adaptada de um cubo Sora para K7 e vou utilizar os pinhões de um K7 12-23, posso fazer experiências até encontrar a melhor configuração.

Você não é o primeiro a comentar sobre a impressão de a fixa ser mais leve de pedalar que uma single, como nunca pedalei uma fixa não pude comprovar isso.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 17:56
"Achei meio estranho, não pode f****uder a parada e ficar frágil? Ou é possível de ser feito sem comprometer o quadro?"

Se o serviço for bem feito feito, não tem perigo. Na loja onde estou montando a single me ofereceram um quadro de pista baseado num da C10 antiga, com a alteração na gancheira.

Um colega aqui de Curitiba roda há mais de um ano com um quadro igual (modificado) sem problema algum.


Editado por Voodoo - 14 Out 2008 as 17:58
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
ra44690 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Set 2008
parana
Offline
Mensagens:106
Link direto para este Post Postado: 14 Out 2008 as 18:57
nao tenho muito certeza se a ferradura da sora e o mesmo tamanho da dia compre,
bem minha bike era uma caloi 10 com rodas 27 e freios dia compre,  coloquei rodas de speed 700c  por serem menores  nao ficavam compativeis , mesmo ajustando pegava no pneu , tive que adaptar  tanto na parte dianteira e traseira, na traseira soldei uma porca   abaixando a ferradura por 1 cm  , casando o freio com a roda,
na frente tive que adaptar abaixando o freio por 1 cm,
 no geral a adaptacao ficou boa, 
a foto da bike ta na secao de fotos speed  3 pagina , a bike e preta e tem adesivos trek
CONFIA AO SENHOR AS TUAS OBRAS, E TEUS DESIGNIOS SERÃO ESTABELECIDOS. (Prov. 16:3)
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Link direto para este Post Postado: 15 Out 2008 as 08:44
Voodoo.

Onde você está montando sua single!? Uma vez eu comentei com um cara que atende lá no Hunger sobre uma single e a reação dele foi no mínimo bizarra. "Pra que vai querer uma single!? Se não quer trocar a marcha, coloca um pedivela triplo e um cacete atrás e não troca a marcha, porque eu não tenho equipamento bom pra singlespeed. Ninguém quer isso hoje em dia." O pior é o que cara falou isso sério! Dead

Um abraço,
Luciano.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 15 Out 2008 as 12:43
Estou montando no Romeo, Luciano, ali perto do Mueller. Comprei um quadro de Monark 10 que encontrei numa bicicletaria aqui no São Braz e levei para ele reformar, pintar e montar a single.

Ele tem quadros de pista já prontos por R$ 250, iguais ao do Gunnar, porém não quero nem posso gastar muito com essa bike (é a minha 3ª), tanto que estou aproveitando peças que substituí da minha Caloi Strada (rodas e pedivela).

A bike vai ter o quadro reformado da Monark 10, garfo de aço cromo cromado (ficou estranho isso ha ha ha), rodas 700 com cubos Sora e aros Vzan Team Flyer, pedivela Sora só com a coroa 53, guidão e mesa estilo Caloi 10 original (cromados), manetes de freio aero Tektro, freios provavelmente Shimano Tourney dos anos 70 (são cantilever, mas muito leves e bonitos, achei na mesma bicicletaria que comprei o quadro), e pedais de pista Shimano 600, raríssimos, que encontrei no Jamur. São pedais com tacos e pedaleira de metal cromado, muito bonitos e que permitem usar toda a força da pedalada nos sprints.

Esse papo de que ninguém quer single é coisa de vendedor que quer fazer dinheiro em cima de trouxa, querendo vender  uma bike full de 27 velocidade e R$ 3 mil  para o cara andar na cidade. É algo estúpido mas satisfaz o ego dos otários de plantão.

Uma single é muito mais simples que uma bicicleta multi-marchas, e isso trás muitas vantagens. A probabilidade de problemas é pequena, o custo é menor (mesmo utilizando-se peças boas), chama menos a atenção dos malacos e o manejo é muito mais agradável, a simplicidade é tudo!

E uma single bem montada é muito estilosa! Wink

Abraço!
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Link direto para este Post Postado: 15 Out 2008 as 16:53
Pois é... eu bem que pensei que você tava montando no Romeo mesmo. Me parece o único lugar possível de montar uma single sem ouvir esse papo idiota que ouvi no Hunger. Será que você vai acabar aposentando as suas duas outras bikes!? Hehehe!

Um abraço,
Luciano.
O homem é o único ser que mede a passagem do tempo, o que faz com que ele, solitariamente, sofra de um medo que nem um outro sofre: o medo de tempo esgotar-se.
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Link direto para este Post Postado: 15 Out 2008 as 18:04

Paulo, onde fica esse Romeu? Eu posso ver a sua bike?

E vc falou do São Braz como se morasse por aqui, uma vez comprei uma ceci por 40ão numa bicicletaria por aqui uma vez. Me manda uma MP sobre essa história de fixa.
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 15 Out 2008 as 21:01
Uma coisa que vou ter que voltar atras é na idéia de que dá certo usar cubo normal e travar com a trava de movimento central, pelo menos nas minhas tentativas não deu certo mesmo, não é atoa que chamam esse sistema de "suicide fixie"!
Acabou que vou ficar com os planos de uma fixa suspensos até montar uma speed de verdade, e então irei comprar um cubo específico para pista(rolamentado, pois esfera não quero nunca mais!) com as roscas em sentido oposto e a caloi 12 irá virar de vez uma fixa para ser usada diariamente na cidade e casualmente em treinos de giro...
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 16 Out 2008 as 04:27
Originalmente postado por marcelo_rsb marcelo_rsb escreveu:

Uma coisa que vou ter que voltar atras é na idéia de que dá certo usar cubo normal e travar com a trava de movimento central, pelo menos nas minhas tentativas não deu certo mesmo, não é atoa que chamam esse sistema de "suicide fixie"!
Acabou que vou ficar com os planos de uma fixa suspensos até montar uma speed de verdade, e então irei comprar um cubo específico para pista(rolamentado, pois esfera não quero nunca mais!) com as roscas em sentido oposto e a caloi 12 irá virar de vez uma fixa para ser usada diariamente na cidade e casualmente em treinos de giro...

Eu também tive o mesmo problema do pinhão espanar a rosca no cubo comum com o anel de mov. central. Depois que espanou fui pesquisar e vi que tem um pessoal que usa uma tal de cola trava roscas na rosca do cubo e todos dizem que nunca teveram nenhum problema. Mas eu já tinha comprado um cubo formula de pista e aí não coloquei a cola porque a contra-porca tem o sentido da rosca invertido. Mas me dei mal de novo: fui travar a roda quando um ônibus freou de repente na descida de uma ladeira e o pinhão desrosqueou e arrancou o anel de travamento junto. Felizmente a rosca onde fica o pinhão não espanou, apenas a rosca onde fica o anel ficou um pouco espanada (mas felizmente não totalmente). Depois de uma nova pesquisa, decobri que o pessoal que tem cubo de pista passa fita de teflon (aquelas de vedar encanamento) nas roscas, e aperta o pinhão com o método chamado "rotafix" ( http://204.73.203.34/fisso/eng/schpignone.htm ). A fita de teflon protege as roscas (evita que elas espanem) e com o aperto através do método "rotafix" o pinhão fica bastante preso. Ainda estou experimentandoa fita. Se ela não der certo, vou apelar para a cola trava roscas mesmo.

Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 16 Out 2008 as 10:56
Marcelo_rsb, tinha esquecido de dizer que, se o cubo e o pinhão forem de aço, dá pra soldar os dois juntos, resolvendo todos os problemas. Eu fiz isso com o cubo normal que espanou, levei pruma loja de ferro e o cara soldou, andei uns 500km sem nenhum problema antes que eu conseguisse o cubo Formula. Eu tenho a roda com o pinhão soldado no cubo até hoje guardada para quando precisar.
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 16 Out 2008 as 13:50
Realmente essa possibilidade de soldar eu pensei e já até havia lido algo à respeito...
Mas gostaria de fazer tudo direitinho...
Agora essa de fita teflon(creio que esteja falando de fica veda rosca, seria isso?, aquela branquinha que estica pra caramba...) eu não conhecia, e o método rotafix eu já havia lido porém não sabia o nome...


Editado por marcelo_rsb - 16 Out 2008 as 18:21
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 16 Out 2008 as 14:22
A fita de teflon é a veda rosca mesmo, usada pra vedar junções de encanamentos.
Voltar ao Topo
Boca Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 18 Mai 2006
SP
Offline
Mensagens:1051
Link direto para este Post Postado: 22 Out 2008 as 06:20

A filosofia pode ser de deixar a bike simples, mas essa simplicidade depende do que o cara for fazer com a bike, tem gente q usa bike sem freio, outros sem suspa, quero deixar claro que o principal não é deixar a bike "simples", mas sim configurar ela para que melhore o rendimento/agilidade num dirt ou street e etc (no caso das bikes de urban e etc).

DH:
Specialized Demo 8
Specialized Status 2
Banshee Scream V2
Banshee Morphine

XC:
Kona Kula Supreme
GT Avalanche
Alfameq Tirreno
Voltar ao Topo
Alex Soares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2007
Monte Alto
Offline
Mensagens:312
Link direto para este Post Postado: 22 Out 2008 as 14:26
Eis a bicicleta fixie mais louca que eu já vi, o cara fica no terceiro andar:

http://www.fixedgeargallery.com/contest/2008-opendesign/DavidMahan.htm
Eu pedalo, tu pedalas, ele pedala. Nós pedalamos, vós pedalais, eles pedalam e TODOS NO PEDAL.COM.BR
Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 11:06
Eu achei mto loka essa aki... apareceu no Interbike desse ano... fabricada em TItanio pela Black Sheep especialmente para a Cane Creek:
Voltar ao Topo
carneiro Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 21 Mar 2007
divinopolis - mg
Offline
Mensagens:302
Link direto para este Post Postado: 23 Out 2008 as 18:58
Olha que louca esta caloi 10.
Neste link tem passo a passo a reforma.


Editado por carneiro - 24 Out 2008 as 08:10
Voltar ao Topo
gabba Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2007
Curitiba - Paraná
Offline
Mensagens:7
Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2008 as 12:34
A falta de marchas não faz diferença na cidade, o que faz falta é não saber girar e estar com os pés soltos...Incrível como clipado e pedalando redondo as subidas ficam cada dia mais fáceis...

E aquela coisa, tudo depende do uso...

Se fixa fosse melhor pra tudo, elas estariam sendo usadas no Tour de France até hoje (como foram até o surgimento dos trocadores). Assim como, se as fixas não fossem as mais perfeitas máquinas de transporte urbano, a quase totalidade dos entregadores dos maiores centros urbanos não as utilizaria.

O ideal é pedalar uma fixa pra sentir...Depois fica difícil voltar atrás.

Lembrem-se que como qualquer indústria operante dentro da lógica capitalista (visando sempre o lucro e não necessariamente o conforto, utilidade e bem estar), o mercado sempre vai nos empurrar goela-a-baixo as novas tecnologias. Isso que faz com que em nossas cabeças condicionadas a esta lógica "não faça sentido trocar uma bicicleta de carbono, 52 mil marchas, com suspensão, etc por uma bicicleta velha de "ferro" com apenas uma marcha.

O problema é que acabamos esquecendo que o que importa é o "motor" e que para amadores como nós, que não lutamos por décimos de segundo ao tentar ir de casa até o trabalho, esse monte de lixo tecnológico que nos empurram não faz diferença prática alguma, a não ser mostrar que "nossa grama é mais verde que a do vizinho".


Voltar ao Topo
gabba Ver Drop Down


Cadastrado em: 19 Jun 2007
Curitiba - Paraná
Offline
Mensagens:7
Link direto para este Post Postado: 16 Nov 2008 as 12:49
É possível usar um cubo de rosca normal sem riscos. Basta usar a colinha travarosca. Eu pedalei assim por muito tempo e não tive problemas.

http://rodafixa.blogspot.com/2008/01/cubos-de-pista-x-cubos-de-estrada.html

Quanto a usar cubo de pista (o que faço atualmente - campa record), lembre-se que o pinhão tem de ser de pista também (com a flange alta) e não aqueles pinhões de cubo contra-pedal (com a flange curta), se não acontece o que descreveu o João. Isso já aconteceu comigo com meu primeiro cubo de pista. Resumindo, se a flange do pinhão é curta, o anel de travamento (contra-porca) não chega a encostar...Aí na hora de fazer força pra trás, o pinhão tem espaço para desrosquear e, junto com a inércia do movimento, ferrar o conjunto...
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2009 as 19:13
Originalmente postado por joaos joaos escreveu:

Originalmente postado por Deru Deru escreveu:

Exemplos simples e baratos de esticadores de correntes para single speed/fixie.

http://forums.mtbr.com/showthread.php?t=387711

Deru, nas fixas esticador não fuinciona (porque se pedala pra trás e pra frente e se faz força pra trás pra frear), mas em single speed funciona (mas deve mudar o sentimento da pedalada com relação ás single speeds "puras").



Desculpem ressussitar o topico. Mas qual a razao que o esticador nao funciona para fixas? Só pedalar para tras não faz sentido na minha logica, estou perdendo algo?
Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2009 as 19:28
Poderia até funcionar, mas o esticador tinha de ser muito forte. Pq quando vc gira pra tras a parte de baixo da corrente é tracionada com muita força, e isso arrebenta o esticador na hora.
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 25 Mar 2009 as 23:39
Não entendi também a questão dos esticadores. Eu uso na minha single/fixa (hora ando como single, hora como fixa, graças ao cubo flip-flop) e funcionam perfeitamente.

Só não acho tão necessários, com o tempo você aprende a tensionar a corrente e acertar o alinhamento em dois palitos.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2009 as 00:47
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Não entendi também a questão dos esticadores. Eu uso na minha single/fixa (hora ando como single, hora como fixa, graças ao cubo flip-flop) e funcionam perfeitamente.

Só não acho tão necessários, com o tempo você aprende a tensionar a corrente e acertar o alinhamento em dois palitos.


A questão do esticador é para quadros com gancheira que não seja horizontal ou inclinada.
Voltar ao Topo
Alex Soares Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Jan 2007
Monte Alto
Offline
Mensagens:312
Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2009 as 13:09
Que nada mestre, esse tópico é muito bom. É bom dar uma "upada" nele de vez em quando.
Eu pedalo, tu pedalas, ele pedala. Nós pedalamos, vós pedalais, eles pedalam e TODOS NO PEDAL.COM.BR
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2009 as 13:26
Ahhhhhhh, entendi. Não é o esticador que puxa o eixo para trás, mas aquele que puxa ou empurra a corrente.

Originalmente postado por Landim Landim escreveu:


A questão do esticador é para quadros com gancheira que não seja horizontal ou inclinada.


Mas já vi fixa com esticador, e não era muito diferente dos comuns que vemos nas bikes de down hill ou coisa parecida:

http://2.bp.blogspot.com/_4DnlL5mLAVo/Sb9WHkMu5rI/AAAAAAAAAMk/m6B8XXVpAtQ/s1600-h/2852303629_68dd2ac0fb.jpg


Editado por Voodoo - 26 Mar 2009 as 13:33
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2009 as 13:42
Originalmente postado por Voodoo Voodoo escreveu:

Ahhhhhhh, entendi. Não é o esticador que puxa o eixo para trás, mas aquele que puxa ou empurra a corrente.

Originalmente postado por Landim Landim escreveu:


A questão do esticador é para quadros com gancheira que não seja horizontal ou inclinada.


Mas já vi fixa com esticador, e não era muito diferente dos comuns que vemos nas bikes de down hill ou coisa parecida:

http://2.bp.blogspot.com/_4DnlL5mLAVo/Sb9WHkMu5rI/AAAAAAAAAMk/m6B8XXVpAtQ/s1600-h/2852303629_68dd2ac0fb.jpg

 
Rapaz será que da certo? Esse negocio de suicide fixed num da pra mim nao hehehe. Mas to querendo muito montar a fixed no meu quadro. Alguem mais sabe se a gambiarra suportaria a ttração da corrente?
Voltar ao Topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Abr 2005
Ceará
Offline
Mensagens:5803
Link direto para este Post Postado: 26 Mar 2009 as 13:45
Originalmente postado por Alex SP Alex SP escreveu:



O que exigiu uma certa adaptação mais específica foram minhas técnicas de curvas, saltos e frenagens com a fixa, pois não dá pra parar de pedalar de jeito nenhum. Mas em compensação, eu fico 10 minutos em track stand com a bike no farol se precisar, fácil fácil hehehe....

 


Porra agora entendi pq SP ta fudido de engarrafamento, semaforo temporizado pra 10 minutos é foda heim. Clown
Voltar ao Topo
Gil Morato Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Out 2008
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:81
Link direto para este Post Postado: 05 Jul 2009 as 01:38
Olá! Tudo blz? Seguinte, gostaria de saber se você sabe de qual quadro é esta gancheira laranja que você postou como exemplo. Tenho um quadro desse aqui que comprei como sendo de Caloi 10, mas nunca vi outra Caloi  10 com a gancheira desse modelo e com esses furinhos para colocar reguladores de distância de roda. Suspeito tratar-se de um antigo Bianchi San Remo, que pelo que todos dizem é a base dos Caloi's 10. Obrigado e abração.
Gil Morato
Schwinn Moab (Original) - MTB
Trek 850 - MTB
Bianchi Sika - MTB
KHS Aero Sport - Speed
Caloi 12 (Híbrida)
Corratec Glacier
Caloi 10 (1) Fixa
Cromo é cromo!!! E vice-versa!!!
Voltar ao Topo
Lonx Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Abr 2008
Brasília - DF
Offline
Mensagens:248
Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2009 as 17:29
Originalmente postado por Alex Soares Alex Soares escreveu:

Que nada mestre, esse tópico é muito bom. É bom dar uma "upada" nele de vez em quando.


x2.
assino embaixo!
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Link direto para este Post Postado: 06 Jul 2009 as 18:09
Vou colocar algumas imagens da minha Single Speed:









Hoje ando mais nela do que na outra bike, to gostando muito.
Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:15435
Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2009 as 01:37
Terminei de montar a minha nova single, mais voltada ao uso díário na cidade e cicloturismo.
Usei um quadro Sundown de aço, garfo de speed também em aço, guidão road, freios e manetes de speed (dianteiro Sora e traseiro C10), rodas 700, pedivela Shimano Exage (só com a coroa menor, de 39 dentes), roda-livre Dicta de 18 dentes e pneus Levorin Styllo na medida 700x28. Adaptei um paralama de Barra Forte atrás por enquanto, até achar um mais adequado e bonito.

A bike ficou uma delícia para andar, muito confortável, leve de pedalada, macia graça aos pneus grandes e suficientemente rápida para uso que será feito.


PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Link direto para este Post Postado: 26 Jul 2009 as 18:53
Parabéns pela Single, Voodoo! O visual dela ficou muito bom!
Estou querendo montar uma single, nesse mesmo estilo da sua, e com um visual bem retro. Porém estou com algumas dúvidas e se puder me ajudar agradeço muito!
Esse pedivela que você usou ele é aquele com a relação 28x38x48?  É fácil desmontá-lo?
Com relação ao cubo traseiro, você fez aquela montagem com o Kt para single, ou adaptou com espaçadores de um cassete convencional?

Abraço!

Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 104>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X