Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Single Speed (filosofia)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoSingle Speed (filosofia)

 Responder Página  <1234 104>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 16:52
Alguem de curitiba tem uma fixie?
Fiquei com vontade de experimentar, mas tenho medo de gastar e não gostar.
 
Que relação da pra manter 40km/h abaixo de 130rpm? Ficaria muito ruim pra arrancadas e subidas?
 
O que mais da medo são as curvas e fazer bunny hop. Da pra saltar de fixa?
 
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 04 Set 2008 as 04:28
Originalmente postado por Franciscok Franciscok escreveu:

Alguem de curitiba tem uma fixie?
Fiquei com vontade de experimentar, mas tenho medo de gastar e não gostar.
 
Que relação da pra manter 40km/h abaixo de 130rpm? Ficaria muito ruim pra arrancadas e subidas?
 
O que mais da medo são as curvas e fazer bunny hop. Da pra saltar de fixa?
 

Franciscok, 

O cara que faz esse blog http://www.rodafixa.blogspot.com/ (blog aliás excelente) acho que mora em Curitiba.

Existem programas muito úteis para decidir qual relação usar:

http://software.bareknucklebrigade.com/rabbit.applet.html

http://www.machinehead-software.co.uk/bike/gears/gear_calculator.html

Se a circunferência da roda for 212 cm, uma relação para pedalar 130rpm em 40km/h é 44/18 (que é 65 gear inches). Essa relação é bastante comum para o pessoal que anda de fixa e não é muito pesada não.

Sobre as curvas, deve-se mesmo ter cuidado pra não bater o pedal no chão, mas é fácil aprender como evitar. Fazer bunny hop ou saltar eu nunca tentei em nenhuma bicicleta, nem com roda livre e nem sem, então não sei te dizer. Mas dá pra fazer. Veja: http://www.youtube.com/watch?v=2fN6WfFiX40&fmt=18

Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 04 Set 2008 as 20:22
Será que dá pra fazer um teste de umas 2 semanas, simplesmente colocando uma corrente no tamanho, mesmo estando com cassete? minha duvida é se não vai ficar querendo pular a corrente, caso eu coloque ela no tamanho certinho...
Na verdade eu tenho o cassete inteiro separado, então eu iria deixar apenas o cassete que usaro e o resto ficariam espaçadores aproveitando e alinhando bem cassete e coroa.
 
Se der amanhã mesmo eu faço um teste! Alias, se der tempo amanhã tentarei de qualquer forma....

Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 05 Set 2008 as 05:49

Marcelo_rsb, dá pra improvisar sim uma single-speed do jeito que você falou. Mas se a  gancheira da tua bike for vertical, não dá pra tensionar a corrente (e a corrente vai ficar caindo) e aí você vai ter que usar as roldanas do câmbio pra tensionar a corrente. Só que assim não dá pra ter o sentimento da pedalada das single-speeds.

A gancheira vertical, que não serve pra single speed,  é a dessa imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/93/Shimano_xt_rear_derailleur.jpg

A gancheira que serve para converter pra single-speed é a gancheira horizontal (ou semi-horizontal), que é a dessa imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/42/Rear_dropout.JPG

Esta gancheira permite deslizar o eixo traseiro para tensionar a corrente.

Outra coisa importante é fazer o melhor alinhamento possível entre a catraca e a coroa de modo que fique o mais reto possível. Deve-se fazer isto para que a corrente não fique enviesada senão ela vai cair.



Editado por joaos - 05 Set 2008 as 05:50
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Link direto para este Post Postado: 05 Set 2008 as 10:41
Uma dúvida:
Para montar uma sem problemas de chain line não seria interessante em usar o grupo DXR da Shimano?
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Link direto para este Post Postado: 05 Set 2008 as 12:42
Mas me digam uma coisa, por favor. O que torna a pedalada mais divertida é o fato da bike ter só uma marcha ou de ela ser roda-fixa?

Um abraço,
Luciano.
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 05 Set 2008 as 20:50
Opa, então eu vou montar o esquema amanhã se der tempo...
Se der loucura o suficiente saio até pra treinar assim...

Quanto à bike que será a cobaia, é minha caloi12, gancheira horizontal...
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 06 Set 2008 as 15:51
Nossa, tô até emocionado, bike ficou mais leve e bem gosotosa de pedalar!!!
Treinei e gostei muito!, a relação que eu usei foi 39x15 com pneu 27"x1"...

Depois conto mais, única coisa que rolou foi umas dores absurdas na panturrilha! mas treino é assim...
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 20 Set 2008 as 14:46
Depois de olhar muito cubo pra escolher com qual eu montaria, e praticamente ter uma parada cardíaca ao olhar o preço daquele fórmula indicado(pro meu bolso 220 em um par de cubos"simples" é d+, ainda mais que estou arrecadando fundos pra montar uma speed de verdade!), estava resolvido à quem sabe importar um cubo daqueles com rosca dos dois lados que seria o ideal pra uma fixed, teria uma marcha pra cidade ou quem sabe até uma roda livre de um lado, e do outro um peão específico pra treinar e talz...

Dai lembrei que tinha uma roda marromento(cubo não muito bom e aro bem surrado que eu mesmo havia montado) parada, ai foi comprar um peão fixo 16dentes(6reais) e uma corrente KMC(8reais) e partir pra alegria...

Hoje foi a estréia, tomei alguns sustos ao esquecer que tava tudo travado e quase dei umas super freadas, porém nada sério! Acabei treinando 50Km diretão de fixa e tô realmente gostando e pensando seriamente em nem voltar as marchas pra bicicleta tão cedo...

A config atual é:
-Coroa 42t
-Peão 16t
Rodas com pneus 27"x1"(é 27" mesmo e não 700c)
O gear inches atual é: 70,6
E o peso da bike diminuiu em mais de 500gramas com certeza!

Fotos:






Editado por marcelo_rsb - 20 Set 2008 as 14:54
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 20 Set 2008 as 15:14

Marcelo_rsb, legal cara.

Você não colocou o anel de movimento central 34,7 no cubo como contra-porca? Pergunto porque se você não colocar, o pinhão sai com muita facilidade e/ou o cubo pode espanar, a corrente pode escapar na hora que o pinhão sair e travar a roda traseira. Se for numa curva, é tombo na certa.

Voltar ao Topo
Franciscok Ver Drop Down


Cadastrado em: 21 Jan 2008
Curitiba - Para
Offline
Mensagens:3004
Link direto para este Post Postado: 20 Set 2008 as 15:28
Marcelo, como vc fez pra travar o freehub?
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 20 Set 2008 as 20:52
Freehub.. que isso?!?! brincadeira..., é peão fixo mesmo!!
Colocar eu coloquei a trava sim(foto à seguir),  porém na primeira segurada mais forte que dei(sem querer) a dita cuja espanou!, achei que tivesse só dado uma soltada ai chegando na casa e um amigo mecânico de onde saimos pro treino pedi para ele dar um aperto com a chave e descobrimos que tinha espanado.
Ai treinei tomando o maior cuidado para não frear e esse meu amigo ficou de me arrumar um anel Dia-Compe(das antigas) que segundo ele com certeza não espana!

Um dos momentos mais engraçados do fixo foi quando um amigo começou a girar muito e eu fui seguinto, até que ele parou e eu parei junto, eu dei aquela bela embolada nas pernas mas foi tudo bem...
Outro foi quando em uma descida eu cheguei à 50Km/h ou seja pouco mais de 150RPM(eu já quase dançando sobre a bike) e tinha uma espessa camada de água e a traseira começou a dançar...

Meus futuros planos são usar ao invés dessa coroa que tá bem arrebentada, usar a coroa 52 com um peão 19 ou 20, além de que esteticamente ficaria bem melhor fico com uma relação que irá durar eternidades...


Foto:

*(tinha omitido ela pra não mostrar minha graxa vagabunda... esse cubo tava parado por muito tempo....)


Editado por marcelo_rsb - 20 Set 2008 as 20:59
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Link direto para este Post Postado: 22 Set 2008 as 07:47
 
Colega, só tem uma coisa "estranha" nessa sua fixa: a blocagem!!! Definitivamente, blocagem não combina com fixa ou single...
 
Põe um eixo de porca!!!
 
Abraços
 
Originalmente postado por marcelo_rsb marcelo_rsb escreveu:

Freehub.. que isso?!?! brincadeira..., é peão fixo mesmo!!
Colocar eu coloquei a trava sim(foto à seguir),  porém na primeira segurada mais forte que dei(sem querer) a dita cuja espanou!, achei que tivesse só dado uma soltada ai chegando na casa e um amigo mecânico de onde saimos pro treino pedi para ele dar um aperto com a chave e descobrimos que tinha espanado.
Ai treinei tomando o maior cuidado para não frear e esse meu amigo ficou de me arrumar um anel Dia-Compe(das antigas) que segundo ele com certeza não espana!

Um dos momentos mais engraçados do fixo foi quando um amigo começou a girar muito e eu fui seguinto, até que ele parou e eu parei junto, eu dei aquela bela embolada nas pernas mas foi tudo bem...
Outro foi quando em uma descida eu cheguei à 50Km/h ou seja pouco mais de 150RPM(eu já quase dançando sobre a bike) e tinha uma espessa camada de água e a traseira começou a dançar...

Meus futuros planos são usar ao invés dessa coroa que tá bem arrebentada, usar a coroa 52 com um peão 19 ou 20, além de que esteticamente ficaria bem melhor fico com uma relação que irá durar eternidades...


Foto:

*(tinha omitido ela pra não mostrar minha graxa vagabunda... esse cubo tava parado por muito tempo....)
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 23 Set 2008 as 19:24
Ahhh, pode até não combinar usar blocagem com singlespeed, mas é o mesmo que dizer que os freios à disco não combinam... é tudo questão de gosto.
Agora pro meu ponto de vista, carregar ferramenta e perder tempo quando o pneu furar combina menos ainda comigo!Cool

E mesmo que eu quisesse a ponta do eixo desse cubo tá toda roçada e se não tivesse ainda teria que reespaçar o cubo E "reenguardachuvar" a roda pra poder sobrar eixo pra isso, logo com esse cubo que não vou usar porca.

Porém uma coisa que ficaria legal e vou fazer é usar uma outra blocagem toda de aço(que já tenho) que dá um estilo um pouco mais clássico

A única possibilidade de não blocagem pra mim seria por exemplo aquele sistema usado nos cubos CK onde vc prende a roda com uma chave allen...
Voltar ao Topo
Phil Menta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
S. Paulo - SP
Offline
Mensagens:111
Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 06:59
poxa, me animei com essa idéia!
Tenho uma monarkzinha antiga toda zuada, vou transformá-la numa singlespeed. Não sei se colocaria roda fixa, tenho vontade, mas não sei se me acostumaria. Tem algum jeito de travar o pinhão SS e depois destravar de novo?

Embora a minha grande vontade mesmo seja fazer como vcs fizeram aí, usar uma bike de speed com aros 700 (ou 27"). Maaas como a monark tá parada lá eu vou testar com ela primeiro ehehehe...

Alguém aí mora em SP e sabe se naquelas barracas que alugam bike do ibirapuera tem alguma roda-fixa?
Voltar ao Topo
Agrobel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2004
São Bernardo do
Offline
Mensagens:917
Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 13:21
Originalmente postado por borto borto escreveu:

Originalmente postado por Murilo mtb Murilo mtb escreveu:

Olhem essa singles-speed, muito bonita por sinal, mas o aro dianteiro é 32´´, 29´´, ou 26´´
:



Aro 32 é novidade pra mim.

Este aro é 29


 
O da frente ou o de trás?
Voltar ao Topo
Agrobel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2004
São Bernardo do
Offline
Mensagens:917
Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 13:40
Eu tenho uma Caloi Croma original, que é single.. Mas é difícil acostumar, porque como é MTB, o peso é quase o mesmo de uma com marcha.. Numa bike estilo speed deve ser mais fácil (e mais gostoso..hehe).
Voltar ao Topo
pabloxtz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mai 2007
RJ - RJ
Offline
Mensagens:85
Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 14:06
ss
Voltar ao Topo
pabloxtz Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 29 Mai 2007
RJ - RJ
Offline
Mensagens:85
Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 14:10
Voltar ao Topo
Agrobel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2004
São Bernardo do
Offline
Mensagens:917
Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 18:02
Originalmente postado por firefox firefox escreveu:

eu adoraria q essa "coisa" fosse uma moda mundial e q os k7 pedevela shifters etc ficassem baratinhos...

sei la, acho escroto ver isso em bikes novas
 
Hahaha!! LOLLOLLOLLOL
 
Com a primeira parte eu concordo!Thumbs%20Up
 
Com a segunda.... Shocked
hehe
 
 
Voltar ao Topo
Agrobel Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2004
São Bernardo do
Offline
Mensagens:917
Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 18:24
Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

Não sei, posso estar falando besteira, pois nunca andei numa SS com pinhão fixo, mas acho que são bikes meio que de exposição, não consigo ver a real utilidade de um sistema assim.
Outro dia ví uma foto na net de uma bike de cromo linda, single speed, freio contra pedal, sem manetes, sem manoplas, sem trocadores, visual super clean, levinha, linda. MAs onde eu poderia utilizar uma dessas? Numa cicloviagem, esquece... Na cidade, nem pensar... Na trilhas? Sei lá são bonitas mas meio sem função.
 
Eu montei uma bike para cidade o mais simples e e clean que consegui. Mas para pedalar na cidade tem que instalar caramanhola, luzes para visualização, ciclopc e bolsinha de selin com ferramentas básicas e camaras. Tbm tive que instalar um suporte para bomba de pneu e um par de bar ends. Perdeu um pouco o visual clean, mas acabou sendo necessário todo esse aparato, principalmente para pedalar em SP. Apesar de usar apenas 6 marchas com coroa única, não conseguiria me acostumar numa SS... Ainda mais sem freios !!!
 
Mas que são muuuuito bonitos, isso não tem questionamento. 
 
 
 
Fala, Luciano!!
 
Acho que essas bicicletas SS fixas são excelentes bicicletas para diversão mesmo, como sair de casa e rodar nos quarteirões próximos, só indo e voltando, parando e andando de ré.... essas coisas. É um brinquedo. Nós levamos a vida tão à sério que acabamos tendo dificuldade em reconhecer um brinquedo... hehehe. Também pode ser uma questão nostálgica, no sentido da curiosidade: como era andar naquelas primeiras bicicletas de tração traseira (bicicleta de segurança, como era chamada), bem simples, sem freios, sem a parafernália das bicicletas atuais, voltando às origens?? hehe
 
Abração!


Editado por Agrobel - 24 Set 2008 as 18:25
Voltar ao Topo
alan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2005
Indaial - SC
Offline
Mensagens:855
Link direto para este Post Postado: 24 Set 2008 as 19:23

Uma pergunta simples: que cubo eu uso pra montar uma roda fixa???

Parece bobagem, mas não sei.

Como na minha cidade não tem muito asfalto, vou numa bicicletaria ver se acho um quadro mountain tamanho 20 (sei até onde tem uma SPZ de cromo) pra montar uma SS, talvez roda fixa... Wink

 
Vamo ver no que vai dar.
Mountain Biker desde 1996!
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 04:54
Originalmente postado por Agrobel Agrobel escreveu:

 
Fala, Luciano!!
 
Acho que essas bicicletas SS fixas são excelentes bicicletas para diversão mesmo, como sair de casa e rodar nos quarteirões próximos, só indo e voltando, parando e andando de ré.... essas coisas. É um brinquedo. Nós levamos a vida tão à sério que acabamos tendo dificuldade em reconhecer um brinquedo... hehehe. Também pode ser uma questão nostálgica, no sentido da curiosidade: como era andar naquelas primeiras bicicletas de tração traseira (bicicleta de segurança, como era chamada), bem simples, sem freios, sem a parafernália das bicicletas atuais, voltando às origens?? hehe
 
Abração!

Mais divertido ainda é descobrir na prática que com a fixa é fácilílimo deixar os caras cheios de marchas lá pra trás,  e ainda chegar no topo da ladeira primeiro. Os caras de marchas só ganham mesmo é nas descidas. Kkkkkk

Originalmente postado por alan alan escreveu:

Uma pergunta simples: que cubo eu uso pra montar uma roda fixa???

Parece bobagem, mas não sei.

Como na minha cidade não tem muito asfalto, vou numa bicicletaria ver se acho um quadro mountain tamanho 20 (sei até onde tem uma SPZ de cromo) pra montar uma SS, talvez roda fixa... Wink

Vamo ver no que vai dar.

O ideal é você primeiro conseguir o pinhão fixo (pode ser um pinhão de contra-pedal que tenha rosca) e o anel do mov. central 34,7 para depois procurar um cubo (cubo comum, não cubo de contra-pedal) que dê para colocar o pinhão e ainda sobrar rosca para botar o anel. Antigamente eu usava um cubo hubs-nil de aço mas eu nunca mais achei vendendo. Então o negócio é ir nas lojas e pedir para testar vários cubos pra ver se o pinhão e com o anel entram.

Voltar ao Topo
alan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 06 Out 2005
Indaial - SC
Offline
Mensagens:855
Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 07:12
Originalmente postado por joaos joaos escreveu:

Originalmente postado por alan alan escreveu:

Uma pergunta simples: que cubo eu uso pra montar uma roda fixa???

Parece bobagem, mas não sei.

Como na minha cidade não tem muito asfalto, vou numa bicicletaria ver se acho um quadro mountain tamanho 20 (sei até onde tem uma SPZ de cromo) pra montar uma SS, talvez roda fixa... Wink

Vamo ver no que vai dar.

O ideal é você primeiro conseguir o pinhão fixo (pode ser um pinhão de contra-pedal que tenha rosca) e o anel do mov. central 34,7 para depois procurar um cubo (cubo comum, não cubo de contra-pedal) que dê para colocar o pinhão e ainda sobrar rosca para botar o anel. Antigamente eu usava um cubo hubs-nil de aço mas eu nunca mais achei vendendo. Então o negócio é ir nas lojas e pedir para testar vários cubos pra ver se o pinhão e com o anel entram.

 
Blz, ja achei tudo, pinhão fixo, um anel e um cubo com rolamento por incríveis R$ 20,00!!!!
 
Só falta o quadro de cromo. A tarde falo com o dono Big%20smile
 
Valeu pelas dicas.
Mountain Biker desde 1996!
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 07:15
aqui uma ótima "fonte" p/ que quer converter ao fixo:
 
 
Em português.
 
Abraços
Voltar ao Topo
roddrigo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Set 2006
Jandira - SP
Offline
Mensagens:3310
Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 09:38
MUITO BOM este tópico!!!!!! parabens a todos pela quantidade e qualidade das informações!!!!!
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 13:29

Quem quer ter uma noção de como é andar de pinhão fixo e ainda não viu o vídeo do Lance Armstrong "passeando"  de fixa com uma galera, veja o tópico abaixo: 

http://www.pedal.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=1804

Voltar ao Topo
Phil Menta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
S. Paulo - SP
Offline
Mensagens:111
Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 14:50
tô cada vez mais interessado em montar a minha Fixie... já pesquisei bastante e já tô desprezando a SS normal com catraca, já quero montar uma fixie ahahahahah

Acho que vou garimpar por aí um quadro véio de speed e começar a montar uma Fixie. Se não der certo eu troco o cubo e fico com uma speed velha normal... LOL

Ainda não saquei muito bem como o pinhão é fixado no cubo... entrei no site que o Caliari postou lá e ele explica bem, mas não mostra com fotos a montagem do pinhão no cubo...
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 18:52
Ele é simplesmente rosqueado no cubo, da mesma forma que uma catraca...
Os cubos que não são de cassete, tem uma rosca onde você pode rosquear uma catraca ou um peão desses, é simplesmente parafusar o peão no sentido horário(e quando mais você pedala, mais firme ele fica!), no caso de sistemas com catraca não tem força alguma no sentido de desparafusar, no caso do peão quando você freia no pedal, se não tiver nenhuma trava, o peão simplesmente vai sair e ai entra a tal trava de mov. central.

Eu estou pensando em pra garantir que não vai sair o peão complementar com um trava rosca ali...
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Link direto para este Post Postado: 25 Set 2008 as 20:42
agora to lembrando...
minhas primeiras pedaladas na vida foram em roda fixa... e nem estranhava
e era bem divertido,
mas era um velocipede tipo triciclo, acho que tinha uns 4, 5 anos...Big%20smileLOLLOLLOLTongue
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 07:08
Originalmente postado por jgur jgur escreveu:

agora to lembrando...
minhas primeiras pedaladas na vida foram em roda fixa... e nem estranhava
e era bem divertido,
mas era um velocipede tipo triciclo, acho que tinha uns 4, 5 anos...Big%20smileLOLLOLLOLTongue

É isso né:

Relação 1:1. Deve ser bom pra subir paredões.Big%20smile 

Vocês sabem o que é ginástica artísica, né? Pois é, descobri que tb também existe um tal de ciclismo artístico, onde a mulherada usa pinhão fixo e também usa relação 1:1 (coroa do mesmo tamanho do pinhão) pra fazer manobras as mais doidas :

Voltar ao Topo
Phil Menta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
S. Paulo - SP
Offline
Mensagens:111
Link direto para este Post Postado: 26 Set 2008 as 10:27
caramba, essas meninas são loucas!
que noção de equilíbrio!


Ok, editado pra mostrar o meu projetinho ehehehehe

Quero usar essa bike aqui pra fazer uma SS (roda-fixa).


Será que dá???? Tô dizendo no caso da gancheira, não sei se ela é horizontal ou vertical, dêem uma olhada, ela é meio inclinada, sei lá:


aí eu arranco os freios fora e vou (tentar) encaixar umas rodas 700x23 ali.



Editado por Phil Menta - 27 Set 2008 as 07:47
Voltar ao Topo
Phil Menta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
S. Paulo - SP
Offline
Mensagens:111
Link direto para este Post Postado: 27 Set 2008 as 12:33
ah é, senão vou ter que comprar aquela corrente que é macho e femea no mesmo elo né... aí eu posso tirar um de cada
Voltar ao Topo
jgur Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Jun 2006
-
Offline
Mensagens:947
Link direto para este Post Postado: 27 Set 2008 as 12:40
parece um pouco inclinada, mas o importante é que possa deslocar o eixo de modo a esticar a corrente...
 
joãos, era tipo essa, mas um pouco mais antiga, com assento em madeira e encosto de lata, não lembro a marca, mas desde essa época já sentia o gosto de pedalar, bons tempos...


Editado por jgur - 27 Set 2008 as 12:52
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 27 Set 2008 as 12:46

Phil Menta, sobre a gancheira, o Jgur disse tudo.

Agora, tirar o freio é perigoso. Eu sou adepto de deixar pelo menor o da frente. Mesmo aprendendo a fazer "skid stop", numa situação de emergência com o freio na frente é que dá mesmo pra parar rápido, o skid sempre demora alguns metros. 

Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 27 Set 2008 as 20:17
Assino em baixo do que o Joaos falou a respeito dos freios!!
Primeiro porque a distância de frenagem usando só a roda traseira é muito maior que quando temos o auxilio do dianteiro, segundo que pode ser que a corrente arrebente ou então o peão espane a rosca(ou a trava espane como aconteceu comigo) justo na hora H e ai meu amigo aquele abraço!
Minha teoria é simples, já pensou vc entrando atras de um carro e ferrando o porta mala dele?!?! pensou no preju?!?! agora lembre que quem vai fazer esse estrago será sua cara!

Bom quando à isso nem tem o que discutir, no Brasil o transito é indecente!

Quanto a gancheira com quase certeza tranquilamente vc conseguirá ajustar a corrente!

Só te lembraria do detalhe do garfo que as vezes fica meio complicada a questão justamente do freio nele.

Pra exemplificar um pouco as coisas, tava sem nada o que fazer ontem e fui ver como ficaria minha mtb com as rodas da minha caloi 12(rodas 27"), resultado sem problemas quanto ao tamanho da roda em relação ao quadro proshock porém unica possibilidade de freio compativel seria disco!, e no garfo dela talvez daria pra colocar a ferradura dia-compe da caloisinha...
Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Link direto para este Post Postado: 28 Set 2008 as 18:05
Pergunta besta... Pelo jeito com as fixies se usa firma-pé. Não dá para usar sapatilhas? Por que?
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 28 Set 2008 as 18:26
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Pergunta besta... Pelo jeito com as fixies se usa firma-pé. Não dá para usar sapatilhas? Por que?



Ae Alessandro acho que é gosto do fregues mesmo... Que nem a decisão de colocar um disco na bike...
Eu que sempre fui adepto do"To feliz então me basta" não pensei duas vezes e já rodei clipado no primeiro teste da fixa! E não vi problema algum, porém desaconselharia fortemente um cara desacostumado com clip sair andando de fixa!, pois é que nem fazer trilha de clip, no começo acaba sempre tendo uma queda quando o cara anima à se arriscar!
Penso dessa forma pois do meu ponto de vista desclipar é um pouco mais rápido que tirar o pé do firma pé então justificativas em relação à segurança não seriam cabíveis....
Voltar ao Topo
Phil Menta Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Dez 2008
S. Paulo - SP
Offline
Mensagens:111
Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 07:09
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Pergunta besta... Pelo jeito com as fixies se usa firma-pé. Não dá para usar sapatilhas? Por que?


Eu acho que é mais por causa do estilo, as fixies em sua maioria são vintages, então um pedal clip sairia um pouco do estilo vintage que a fixie passa.
Eu vi um vídeo no qual um cara usa um firma-pé de couro com fivela, achei legal pra caramba, acho que vou tentar fazer tb!LOL

Originalmente postado por marcelo_rsb marcelo_rsb escreveu:

Assino em baixo do que o Joaos falou a respeito dos freios!!
Primeiro porque a distância de frenagem usando só a roda traseira é muito maior que quando temos o auxilio do dianteiro, segundo que pode ser que a corrente arrebente ou então o peão espane a rosca(ou a trava espane como aconteceu comigo) justo na hora H e ai meu amigo aquele abraço!
Minha teoria é simples, já pensou vc entrando atras de um carro e ferrando o porta mala dele?!?! pensou no preju?!?! agora lembre que quem vai fazer esse estrago será sua cara!

Bom quando à isso nem tem o que discutir, no Brasil o transito é indecente!

Quanto a gancheira com quase certeza tranquilamente vc conseguirá ajustar a corrente!

Só te lembraria do detalhe do garfo que as vezes fica meio complicada a questão justamente do freio nele.

Pra exemplificar um pouco as coisas, tava sem nada o que fazer ontem e fui ver como ficaria minha mtb com as rodas da minha caloi 12(rodas 27"), resultado sem problemas quanto ao tamanho da roda em relação ao quadro proshock porém unica possibilidade de freio compativel seria disco!, e no garfo dela talvez daria pra colocar a ferradura dia-compe da caloisinha...


Hmm é, pode ser. Eu pensei em tirar de vez o freio justamente por causa da compatibilidade com a roda nova, acho que nem ferradura daria certo. Mas vou ver isso com mais calma. Além do que, não pretendo usar a fixie como commuter, é mais pra diversão mesmo, pedalar com a namorada no ibira, e tal. A minha commuter é a snake e não tem jeito mesmo, eu pego muita ladeira cruel haahahahah
Mas aos poucos eu vejo isso. Nem sei se encaixarei a 700, ou uma 650c.... provavelmente vai ser 700, mesmo.
Voltar ao Topo
EduardoCooper Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Jan 2008
Curitiba - Paraná
Offline
Mensagens:303
Link direto para este Post Postado: 29 Set 2008 as 08:40

   Eu estou super afim de montar uma singlespeed para mim também(são lindas!), mas sem roda-fixa; porém mais para frente, pretendo montar uma roda-fixa para ver se me acostumo.

  
Voltar ao Topo
 Responder Página  <1234 104>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X