Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Single Speed (filosofia)
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Tópico FechadoSingle Speed (filosofia)

 Responder Página  123 104>
Autor
Mensagem
 Classificação: Classificação do Tópico: 2 Votos, Média 5,00  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Link direto para este Post Tópico: Single Speed (filosofia)
    Postado: 29 Ago 2008 as 12:22
Se a filosofia é ter uma bike mais simples, acho estranho ver bikes sem marcha e com freios a disco e suspensão.
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 12:28
...bom, a minha é "singlespeed", não tem suspensão nem freio a disco, se bem que quero trocar o freio de pinça, tipo Caloi 10, por um cantilever.
 
Abraços
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 12:40
Essa simplicidade se refere essencialmente à transmissão, mas não necessariamente aos outros atributos da bike (no caso, segurança/controle e conforto).

Wink
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 12:48
É igual ter carro com AC e câmbio de 2 marchas.
 
Se é para ter tem que ter simplicidade total. Minha opinião.
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 13:08
Sim, sua opinião. Exatamente. Cada um tem a sua "filosofia" a esse respeito. Alguns são mais "puristas", nesse sentido e demandam essa simplicidade em todos os aspectos. Outros mais abertos e procuram apenas as eventuais vantagens de uma transmissão realmente simples, sem se importar cmo outros confortos e "complicações". Não existe o certo ou errado.
Voltar ao Topo
borto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2005
Londrina - PR
Offline
Mensagens:4006
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 13:50
Originalmente postado por Fabio Fabio escreveu:

Se a filosofia é ter uma bike mais simples, acho estranho ver bikes sem marcha e com freios a disco e suspensão.


Isso depende do objetivo da bicicleta, a bicicleta pode não ter necessidade de ter marchas mas tem necessidade de ter um bom freio e proteção contra impactos.


Voltar ao Topo
Alessandro_sp Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 20 Out 2005
Itu - SP
Offline
Mensagens:9326
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 14:02
Sou louco para montar uma SS fixa (sem roda livre)! Mas com freios, pelo quesito da segurança. Deve ser uma delícia pedalar uma dessas...
Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 14:15
Originalmente postado por Alessandro_sp Alessandro_sp escreveu:

Sou louco para montar uma SS fixa (sem roda livre)! Mas com freios, pelo quesito da segurança. Deve ser uma delícia pedalar uma dessas...


Ale, tô com uma dessas emprestada há quase dois meses... Não quero mais saber da speed, é outro mundo (mentira, é demais mas eu ainda amo minha speed).

Divertitdíssima, vc sofre horrores mas vira uma máquina: ganha força nas subidas e giro absurdo nas descidas. E ainda fica bão de curva pq não pode deitar a bike de qualquer jeito senão bate o pedivela. Tb não pode pular qualquer obstáculo, então vc aprende a ficar esperto nas manobras tb.

Estou montando ou comprando uma pra mim em breve, é o que falta no meu treinamento. Nos dois primeiros dias, levei vários sustos e deu medo, mas depois soltei a vaca, já tô kamikaze com a fixed hehehe... Tongue Vai na fé, e se possível pega uma de cromoly e freio no mínimo na dianteira (a traseira vc segura na perna).
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 14:45
Mas nessas sem roda livre vocês usam SPD?
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 16:07

Eu também adoro pinhão fixo. É impressionante como dá pra correr e como a pedalada fica muito mais eficiente. Tenho freio V-break na frente. Eu uso firma-pé pros pés não escaparem dos pedais girando enlouquecidamente nas descidas. O problema de ficar tirando e botando os pés nos firma-pés toda vez que pára não existe numa bike de pinhão fixo, pois dá pra ficar parado na bike sem tirar os pés dos firma-pés, isto é, sem botar os pés no chão. É o chamado trackstand. Eu já faço segurando o guidão com uma única mão, e também sem nenhuma mão. Eu faço questão de parar em todos os sinais de trânsito fechados para impressionar o povo com essas minhas habilidades ciclo-circences.

Com relação à filosofia, do meu ponto de vista, a questão é que uma bicicleta de pinhão fixo é muito prazeirosa de andar, não importa se tem freio a disco ou sei lá o que de top.

Voltar ao Topo
firefox Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2006
guarulhos - sp
Offline
Mensagens:539
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 16:15
eu adoraria q essa "coisa" fosse uma moda mundial e q os k7 pedevela shifters etc ficassem baratinhos...

sei la, acho escroto ver isso em bikes novas
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 16:41
Qdo morava no RJ e pedalava estrada, isso a uns 30 anos, tive uma pinhão fixo tendo como base uma Caloi Sportissima verde metalica. Era show!!!! só tinha freio dianteiro, o de tras era na perna, uma loucura...
Hoje, moro em Nova Friburgo, cidade serrana do RJ e não da p/ ter uma bk sem marcha, muita subida... alem do peso da idade!!!!!!
To pensando em montar numa velha KHS uma "8 speed". Sem o cambio dianteiro. Talvez algo assim; 32 na frente e K7 11/32.
" O negocio é se divertir"
Abraço.

Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 17:43
Já estou catando os pedaços pra montar a minha. Um velho quadro de Caloi 10 que será devidamente cortado, lixado e pintado (deixando a traseira como as bicicletas de pista, sem gancheira e o eixo saindo para trás).

A primeira idéia era deixar o mais simples possível, sem fitas, freios, roda fixa. Mas comecei a pensar melhor e acho que um freio seria bom.... tenho estudado também a possibilidade de cometer uma heresia e colocar um freio de torpedo (mas aí sem o dianteiro), tentando deixar o mais limpo possível (morar na serra é fogo!).

[]´s
Zaka
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
firefox Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2006
guarulhos - sp
Offline
Mensagens:539
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 17:58
mas eu nao entendo o cara ter uma bike boa e usar uma dessa (zaka),  tem freio funcionando filé, com o minimo de conforto, cambio e etc. dae o cara larga em casa pra sofrer com uma single sem era nem beira huahauahua vcs sao todos malucos
Voltar ao Topo
SergioP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Dez 2007
RJ/SerraNF.
Offline
Mensagens:1160
Link direto para este Post Postado: 29 Ago 2008 as 20:05
firefox,
este é o ponto. somos todos LOUCOS!!!!!!
Abração.
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2008 as 15:57
Fabio(havia escrito Firefox por falta de atenção), vou te propor uma lógica de raciocínio simples pra você entender o porque de uma SS com discos suspa e tudo mais:

Porque gastar tanto em uma bicicleta se pode ter uma moto?!?

Simples né, então cada louco com sua loucura, até mesmo falando de pessoas que não vivem sem bicicletas tem alguns que têm repulsa por mtb, outros por speed, não posso dizer muito pois nunca usei, mas por exemplo acho que seria a maior diversão uma trilha de fixa possuidora de suspa e discos... Tendeu?

Mudando um pouco o assunto.

Tenho um amigo da antigas que me falava que toda vez que ele voltava aos treinos depois das "férias" de fim de temporada, ele ficava um bom tempo de fixa pra fazer um treino-reaprendizagem.

Alex_SP qual a relação da fixa que tem andando? E da que vai montar?

Minha maior duvida em relação a fixa é por alto qual as relações normalmente mais usadas em uma fixa... Eu andei pensando em usar um pedevela de speed apenas com a coroa 39 e um pinhão fixo 21 atras.

A outra duvida é qual forma de travar o pinhão, sistema de fixação do pinhão...
Que me dizem?


Editado por marcelo_rsb - 31 Ago 2008 as 11:37
Voltar ao Topo
firefox Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 14 Mai 2006
guarulhos - sp
Offline
Mensagens:539
Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2008 as 17:43
marcelo, vc apontou a pessoa errada, quem tava falando de filosofia das SS com ou sem disco foi outro
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2008 as 04:49
...Mas quem disse que tem sofrimento???? Singlespeed ou fixa, tanto faz, é pura diversão!!!
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2008 as 04:54
Originalmente postado por marcelo_rsb marcelo_rsb escreveu:

Tenho um amigo da antigas que me falava que toda vez que ele voltava aos treinos depois das "férias" de fim de temporada, ele ficava um bom tempo de fixa pra fazer um treino-reaprendizagem.

Minha maior duvida em relação a fixa é por alto qual as relações normalmente mais usadas em uma fixa... Eu andei pensando em usar um pedevela de speed apenas com a coroa 39 e um pinhão fixo 21 atras.


A outra duvida é qual forma de travar o pinhão, sistema de fixação do pinhão...
Que me dizem?

SOBRE AS RELAÇÕES DE TRANSMISSÃO

Acho que 39/21 é excessivamente baixa, Para você ter uma idéia, com pneus 26x1.5, a relação será de 46,8 polegadas, e se você descer uma ladeira a 50km/h terá que pedalar 223 rotações por minuto. No plano, para andar a 30km/h terá que pedalar 134 RPM.

O que geralmente é recomendado para treino de estrada é uma relação entre 60 e 65 polegadas, que é baixa suficiente para treinar para melhorar a técnica de giro. A maioria das pessoas que pedalam nas ruas, no entanto, usa entre 65 e 70 polegadas pelo que vejo por aí. Já as bikes de velódromos usam relação extremamente pesada, de mais de 80 polegadas, que me parece que não é muito boa para uso urbano.

Eu uso relação de 60,5 polegadas (46/20 com rodas de 210mm de circunferência), porque gosto de girar e porque nessa relação a aceleração das paradas é boa e subo com tranquilidade ladeiras de até 10% de inclinação. A 33km/h (minha velocidade de cruzeiro) pedalo 114 RPM e, descendo ladeiras a 50km/h, pedalo 173RPM

Para ajudar a calcular as relações e achar a coroa e o pinhão certos, há esse site muito útil: http://software.bareknucklebrigade.com/rabbit.applet.html .

SOBRE O CUBO E O PINHÃO FIXO

quanto ao pinhão, a gambiarra que geralmente se faz é pegar um pinhão de contra-pedal que seja de rosca e colocá-lo num cubo comum e depois do pinhão, na rosca que sobra no cubo, colocar o anel de travamento do movimento central de caloi 10, de  34,7mm (que é do mesmo tamanho da rosca padrão dos cubos) usando-o como contra-porca para evitar que o pinhão se desparafuse quando se força o pedal para trás. Também é recomendando usar um tal de adesivo trava-rosca na rosca do cubo antes de colocar o pinhão e o anel. Eu já fiz isso só que não usei o tal do adesivo trava-rosca e o pinhão acabou perdendo a rosca.

Eu acabei conseguindo um cubo feito pra pinhão fixo de um lado e roda livre do outro (flip-flop), da marca Formula, que tem duas roscas do lado do pinhão fixo, uma para o pinhão e outra, de sentido inverso, para a contra-porca.


Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2008 as 11:40
Originalmente postado por firefox firefox escreveu:

marcelo, vc apontou a pessoa errada, quem tava falando de filosofia das SS com ou sem disco foi outro


Opa, desculpa ae Firefox, corrigido!!
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2008 as 14:21
Desculpa, marcelo_rsb, por ter tentado responder tuas perguntas sobre pinhã fixo. Eu não tinha percebido que vc tinha perguntado exclusivamente ao Alex-SP.
Voltar ao Topo
marcelo_rsb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Abr 2006
Uberlandia - MG
Offline
Mensagens:1301
Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2008 as 16:48
Originalmente postado por joaos joaos escreveu:

Desculpa, marcelo_rsb, por ter tentado responder tuas perguntas sobre pinhã fixo. Eu não tinha percebido que vc tinha perguntado exclusivamente ao Alex-SP.


Opa, que isso, eu que peço desculpas por não ter te agradecido!!!! Respondeu o que eu havia perguntado, quando mais opiniões maior possibilidade de uma resposta segura e bem ponderada. Muito obrigado mesmo!

Então, agora direciono para você, qual coroa e catraca(numero de dentes) você usa? Qual pedevela(modelo, onde comprou) e seu cubo fórmula?

Muito obrigado mesmo Joaos
Voltar ao Topo
Zaka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 01 Nov 2005
Caxias do Sul - RS
Offline
Mensagens:1780
Link direto para este Post Postado: 31 Ago 2008 as 16:58
Originalmente postado por firefox firefox escreveu:

mas eu nao entendo o cara ter uma bike boa e usar uma dessa (zaka),  tem freio funcionando filé, com o minimo de conforto, cambio e etc. dae o cara larga em casa pra sofrer com uma single sem era nem beira huahauahua vcs sao todos malucos


Hehehe, essa é a filosofia da coisa....

Diversão é o negócio, não importa se de MTB, speed, roda fixa, aro 20", tandem ou até mesmo de Barraforte. O negócio é pedalar e se divertir com isso!!

[]´s
Zaka
Non est ad magna facilis ascensus.
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 01 Set 2008 as 04:53

Originalmente postado por marcelo_rsb marcelo_rsb escreveu:

Então, agora direciono para você, qual coroa e catraca(numero de dentes) você usa? Qual pedevela(modelo, onde comprou) e seu cubo fórmula?Muito obrigado mesmo Joaos

Coroa 46 dentes, pinhão 20 dentes. O pedivela é Duque (bem simples, mas parece bom). O cubo achei na loja all track bicycles. Tem também aqui http://www.jamurbikes.com.br/produto.php?id=1146

Voltar ao Topo
luciano ramos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Jan 2004
sao paulo - sp
Offline
Mensagens:2638
Link direto para este Post Postado: 01 Set 2008 as 06:27
Não sei, posso estar falando besteira, pois nunca andei numa SS com pinhão fixo, mas acho que são bikes meio que de exposição, não consigo ver a real utilidade de um sistema assim.
Outro dia ví uma foto na net de uma bike de cromo linda, single speed, freio contra pedal, sem manetes, sem manoplas, sem trocadores, visual super clean, levinha, linda. MAs onde eu poderia utilizar uma dessas? Numa cicloviagem, esquece... Na cidade, nem pensar... Na trilhas? Sei lá são bonitas mas meio sem função.
 
Eu montei uma bike para cidade o mais simples e e clean que consegui. Mas para pedalar na cidade tem que instalar caramanhola, luzes para visualização, ciclopc e bolsinha de selin com ferramentas básicas e camaras. Tbm tive que instalar um suporte para bomba de pneu e um par de bar ends. Perdeu um pouco o visual clean, mas acabou sendo necessário todo esse aparato, principalmente para pedalar em SP. Apesar de usar apenas 6 marchas com coroa única, não conseguiria me acostumar numa SS... Ainda mais sem freios !!!
 
Mas que são muuuuito bonitos, isso não tem questionamento. 
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 01 Set 2008 as 08:13
Originalmente postado por luciano ramos luciano ramos escreveu:

Não sei, posso estar falando besteira, pois nunca andei numa SS com pinhão fixo, mas acho que são bikes meio que de exposição, não consigo ver a real utilidade de um sistema assim.
Outro dia ví uma foto na net de uma bike de cromo linda, single speed, freio contra pedal, sem manetes, sem manoplas, sem trocadores, visual super clean, levinha, linda. MAs onde eu poderia utilizar uma dessas? Numa cicloviagem, esquece... Na cidade, nem pensar... Na trilhas? Sei lá são bonitas mas meio sem função.
 
Eu montei uma bike para cidade o mais simples e e clean que consegui. Mas para pedalar na cidade tem que instalar caramanhola, luzes para visualização, ciclopc e bolsinha de selin com ferramentas básicas e camaras. Tbm tive que instalar um suporte para bomba de pneu e um par de bar ends. Perdeu um pouco o visual clean, mas acabou sendo necessário todo esse aparato, principalmente para pedalar em SP. Apesar de usar apenas 6 marchas com coroa única, não conseguiria me acostumar numa SS... Ainda mais sem freios !!!
 
Mas que são muuuuito bonitos, isso não tem questionamento. 

Eu também achava um absurdo a idéia de andar num bike sem marchas no mundo atual cheio de tecnologias. Quando eu era criança eu só podia ter bike sem marcha, e o sonho era ter uma com marchas, que era a última tecnologia. Cresci e comprei uma bike com 15 marchas, fiquei todo bobo. Andar numa bike sem marchas novamente parecia um retrocesso impensável. E daí passei anos só andando com marchas, andando 40km diariamente para ir e voltar do trabalho.

Mas aí teve um dia em que experimentei uma bicicleta dobrável aro 20 sem marchas mas com roda livre. Incrível: a pedalada parecia muito mais fácil do que a bicicleta com marchas que eu tinha e as ladeiras que eu tinha que subir empurrando eram as mesmas que eu tinha que subir empurrando na bike com marchas mesmo na relação mais leve. (Detalhe: a bike dobrável era mais pesada do que a com marchas). A experiência foi tão forte que eu depois comprei uma barraforte, e guardei a bike com marchas e a dobrável como bikes reservas. Fiz com a barraforte uma cicloviagem de 200km do Rio de Janiero até Rio das Ostras. Depois de um ano consegui juntar dinheiro para comprar a Caloi City Tour, que me parecia a bike dos sonhos: bonita, 21 marchas, aro 700, suspensão dianteira, etc. Vi que ela era realmente muito boa, mas acabei confirmando na prática que as bikes com marchas parecem que comem energia naquele ziguezague da corrente nas roldanas e que também é perceptivelmente menos eficiente a pedalada numa bike com marchas do que numa sem marchas (mesmo com roda livre). Guardei a city tour para usá-la em viagens com muita serra e peguei o quadro da bike com 15 marchas, tirei as marchas todas e converti para pinhão fixo para experimentar. Maluco, é muito bom! É uma pedalada totalmente diferente! Hoje minha bike tem um quadro de caloi 10 com pinhão fixo e não consigo mais me imaginar andando numa bike com marchas nem mesmo em serras, e meus 40km diários pra ir e voltar do trabalho nunca foram tão velozes quanto hoje.  



Editado por joaos - 01 Set 2008 as 10:02
Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Link direto para este Post Postado: 01 Set 2008 as 18:45
A simplicidade se aplica na relação... eu mesmo andei um bom tempo de single speed... fazia FR e até DH de vez em qdo... eu sempre vi mais vantagens no meu uso do que desvantagens... a bike tinha uma relação que permitia subir qq coisa q eu precisasse no meu tipo de rolê e permitia descer tranquilamente, sem cambio batendo ou preocupação com corrente estourar (Usava corrente de BMX), o peso é menor... é um tesão.
 
Mas pro meu peso e estilo de pilotagem... suspensão e bons freios são indispensáveis.... a falta deles me limitariam D+.... se liga só na minha ultima rigida SS:
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 02 Set 2008 as 03:45
Legal a tua bike, BALOG, uma das vantagens de usar single speed pra fazer mountai bike é que tem menos coisa pra entrar lama e dar problema. Eu tentei responder as tuas mesagens privadas em que você pediu por fotos da minha bike de pinhão fixo, mas sempre dá a mensagem que sua caixa de menssagem ultrapassou o limite máximo de mensagens. As fotos estão aqui: http://www.flickr.com/photos/26565466@N03/sets/72157606876247185/
Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Link direto para este Post Postado: 02 Set 2008 as 06:23
Porra.... bem legal cara.... da uma olhada no meu projeto de Caloi 10 Fixie... deve sair daki uns meses:
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Link direto para este Post Postado: 02 Set 2008 as 09:46
Cara...

Ao ver depoimentos como esse do Balog, devo admitir que sinto vontade em arranjar uma roda-fixa pra usar no dia-a-dia urbano. O problema que vejo, para meu caso, é que eu acabaria me acostumando com a roda-fixa e me veria em apuros quando pegasse minha reclinada com marchas para o cicloturismo. Acredito que uma single-speed não seja a melhor opção para enfrentar quilômetros e mais quilômetros de estradas de terra, com subidas que só são encaradas com megarange, carregando alforjes, ainda por cima.

Alguém aqui usa roda-fixa e bike com roda-livre e marchas e não tem problemas de adaptação à uma ou outra delas!?

Um abraço,
Luciano.
Voltar ao Topo
30455 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Jul 2008
-
Offline
Mensagens:1421
Link direto para este Post Postado: 02 Set 2008 as 17:06
Cara, sem estresse...É só colocar uma relação que fique "na média" do que vce usar no dia-a-dia. Exemplo: minha singlespeed tem relação 42 X 18 X aro 27'. Feita a conta, equivale ao que eu costumava rodar na minha Mtb urbana...

abraços

Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Cara...

A

Alguém aqui usa roda-fixa e bike com roda-livre e marchas e não tem problemas de adaptação à uma ou outra delas!?

Um abraço,
Luciano.
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 04:05

Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Alguém aqui usa roda-fixa e bike com roda-livre e marchas e não tem problemas de adaptação à uma ou outra delas!?

Quando se acostuma a andar de bike de pinhão fixo e depois se usa bike de roda livre (ou marchas) não há absolutamente nenhum problema de adaptação. O único problema é que, para mim, é menos divertido.

Agora, quando se acostuma a andar com bike de roda livre e depois passa-se para roda-fixa, aí sim, leva um tempo para se acostumar novamente. Quem nunca andou de pinhão fixo demora umas duas semanas para se acostumar e quem já tinha se acostumado antes e foi pra roda livre e depois voltou pra fixa, demora um dia mais ou menos.

Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 04:08
Originalmente postado por BALOG BALOG escreveu:

Porra.... bem legal cara.... da uma olhada no meu projeto de Caloi 10 Fixie... deve sair daki uns meses:

Caramba, ficou muito bom o projeto. Gostei do detalhe do nome escrito no quadro.

Voltar ao Topo
Alex SP Ver Drop Down


Cadastrado em: 12 Mar 2004
São Paulo
Offline
Mensagens:8970
Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 05:37
Balog, vc fez essa montagem em cima da foto da Surly Steamroller?? Tongue Ficou legal, hehehe... Essa bike é demais.

Eu levei 2 dias pra me acostumar razoavelmente bem à fixa, com segurança suficiente pra sair na rua e ir pra USP treinar. Já havia andado antes mas não usado em treinos diários como venho fazendo nas ruas com ela. Tb ajudou o fato de eu sempre ter feito treinos de giro e velocidade com a minha bike, então já estava acostumado a rodar a 120+rpm em retas e descidas. Mesmo assim, minha pedalada melhorou bastante e continua evoluindo, está ficando mais redonda.

O que exigiu uma certa adaptação mais específica foram minhas técnicas de curvas, saltos e frenagens com a fixa, pois não dá pra parar de pedalar de jeito nenhum. Mas em compensação, eu fico 10 minutos em track stand com a bike no farol se precisar, fácil fácil hehehe....

 
Voltar ao Topo
Beto Marcicano Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Jan 2008
Ibiúna - SP
Offline
Mensagens:1430
Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 07:19
Putz, ontem pela primeira vez saí a noite pra dar umas bandas pela cidade com a Ranger que eu reformei, sem marcha também... Putz, poucas vezes me diverti tanto hehe, a simplicidade da coisa é o grande atratívo, se na descida faltar pedal, você para de pedalar e deixa a gravidade fazer o serviço, se na subida faltar perna, você desce e empurra, mas a pegada da bike é outra, fiquei impressionado como a pedalada rende, uma subida que levo em média uns 5 minutos pra suir inteira com a minha SK, com a ranger eu subi e pouco mais de 1 minuto! Isso porque do jeito que você vem pedalando no plano você já entra na subida, e vai no embalo hehe...! Curtí muito mesmo!
Ibiúna, paraíso do MTB!



--==Japonese MTB by Miyata==--



http://superacaoblog.blogspot.com/
Voltar ao Topo
BALOG Ver Drop Down


Cadastrado em: 13 Abr 2005
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:1951
Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 07:43
Fala Alex... fiz em cima da Surly sim... to pensando em manter o pedivela original da Caloi ainda e ver oq mais da pra usar... tenho em casa mesa e guidão de uma Monark 10 tbm q tão em ótimo estado.
 
Pedal vc usa oq?? Clip mesmo??? Pq eu to pensando em usar um firma´pé de metal com couro, mais pelo estilo mesmo!
 
Outra questão.... vc usa freio?!?! Acho q vo usa só dianteiro com manete de MTB mesmo!


Editado por BALOG - 03 Set 2008 as 07:45
Voltar ao Topo
lgalicki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 13 Dez 2005
Banido
Offline
Mensagens:8255
Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 09:39
Primeiramente gostaria de agradecer pelas dicas! Obrigado!

Minha situação atual é a seguinte: uso uma MTB "urbanizada" de segunda a sexta. Nos fins de semana, encaro uns roles de 5 ou 6 horas com uma reclinada. Esses rolês tem um espírito cicloturístico. Nas férias também rola um cicloturismo com alforjes carregados em estradinhas de cascalho com boas subidas. Duvido muito que possa transformar minha reclinada em roda-fixa, mas a bike urbana poderia ser. Temo que, assim que me acostumar com a roda-fixa, não consiga mais encarar a reclinada roda-livre do mesmo jeito. Talvez eu me bata com ela ou perca o gosto de pedalá-la. Será que rolaria isso ou posso ficar tranqüilo?

Um abraço,
Luciano.
Voltar ao Topo
joaos Ver Drop Down


Cadastrado em: 04 Ago 2008
Rio de Janeiro - RJ
Offline
Mensagens:279
Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 10:12
Originalmente postado por lgalicki lgalicki escreveu:

Primeiramente gostaria de agradecer pelas dicas! Obrigado!

Minha situação atual é a seguinte: uso uma MTB "urbanizada" de segunda a sexta. Nos fins de semana, encaro uns roles de 5 ou 6 horas com uma reclinada. Esses rolês tem um espírito cicloturístico. Nas férias também rola um cicloturismo com alforjes carregados em estradinhas de cascalho com boas subidas. Duvido muito que possa transformar minha reclinada em roda-fixa, mas a bike urbana poderia ser. Temo que, assim que me acostumar com a roda-fixa, não consiga mais encarar a reclinada roda-livre do mesmo jeito. Talvez eu me bata com ela ou perca o gosto de pedalá-la. Será que rolaria isso ou posso ficar tranqüilo?

Um abraço,
Luciano.

Calma cara, são dois estilos diferentes de pedalar. Eu nunca andei de reclinada, aí não faço idéia de como é, mas bicicleta com marchas são melhores  para subir serras muito íngremes ou ladeiras intermináveis (disso não há dúvidas, senão no Tour de France só haveria bicicletas de pinhão fixo) e a roda livre ajuda muito também nas descidas. Mas que a bike fixa me é muito mais divertida, isso não tenho como negar. E no plano e em ladeiras sinistras mas curtas a roda fixa põe todo mundo pra comer poeira. Acho que sempre vale a pena experimentar. Se vicia? Acho que depende da pessoa, há quem experimente e não gosta nem que a vaca tussa, mas no meu caso fiquei totalmente viciado.

Voltar ao Topo
Murilo mtb Ver Drop Down
Avatar
Banido

Cadastrado em: 13 Mai 2007
-
Offline
Mensagens:1702
Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 14:59
Olhem essa singles-speed, muito bonita por sinal, mas o aro dianteiro é 32´´, 29´´, ou 26´´
:
Voltar ao Topo
borto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Fev 2005
Londrina - PR
Offline
Mensagens:4006
Link direto para este Post Postado: 03 Set 2008 as 16:25
Originalmente postado por Murilo mtb Murilo mtb escreveu:

Olhem essa singles-speed, muito bonita por sinal, mas o aro dianteiro é 32´´, 29´´, ou 26´´
:



Aro 32 é novidade pra mim.

Este aro é 29


Voltar ao Topo
 Responder Página  123 104>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X