Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Monark 10 Super: Restaurar ou "tunar"?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Monark 10 Super: Restaurar ou "tunar"?

 Responder Página  <12345 12>
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
ono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2010
sao paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2010 as 10:23
Ola Senhores
Tambem estou na duvida de manter a originalidade de uma Caloi 10 1976 toda original e mostrarei uma Monark 10 1982 transformada , onde usei freios diacompe e rodas aro 700 sem nenhum problema
 
E para aqueles que querem saber a idade de suas caloi 10 , é só olhar no manete de freio na parte interna , vem o ano de fabricação .
 
 
Voltar ao Topo
ono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2010
sao paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Abr 2010 as 10:36
 
a Monark 10 1982 antes qdo adquirida , a comprei pois tinha muitas peças q dava p colocar nela , pois queria uma bike q não chamasse tanta atenção.
 
 
Ela pronta com rodas 700 e ferradura Diacompe, sem problemas de frenagem ficou perfeita.
 
 
A Sprint 10 toda original q estou restaurando , mantendo todas as peças originais , mas q da vontade de fazer uma tunagem , isso dá
 
 
E Esse é o motivo de montar uma bike para não chamar a atenção
 
 
 
 
Voltar ao Topo
m.kunitaki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.kunitaki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2010 as 01:18
Dicas de reutaurador
Oi Amigos
 
É facil decidir se é melhor tunar ou manter a originalidade da Caloi 10.
 
Se voce é colecionador, logicamente a originalidade é mais importante, cada item, sem nenhuma modificação, somente restauração.
 
Se voce anda com a bika regularmente é indicado melhorar a Bike.
 
Por que?
 
A Caloi 10 original para pelar regularmente é meio Ruim, Pesada, e os componentes precisam estar muito em dia para tudu funcionar com Segurança. 
 
Por exemplo, moro em São Paulo, e por aqui o transito não é muito amigavel, as condições das ruas tambem não, por isso é necessario ter uma bike que se adapte a estes problemas para poder pedar diariamente.
 
Segue abaixo uma lista de componentes que devem ser mantidos, trocados, e opcional:
 
----Mantidos----
-Quadro
-Garfo
-Manetes de Frio Dia Comp
-Freios Dia Comp
-Mesa Dia Comp
-Cubos Shimano Flange Alta
 
----Trocados----
-Movimento Central e Caixa de Direção
-Pedivela
-Rodas de Aço
-Raios
-Pneus (Provavelmente não estão em boas condições)
-Correntes
-Conjunto de Cambio Completo (Dianteiro, Traseiro, Catraca e passadores)
-Cabos de Freio e Cambio
 
----Opcionais----
-Guidão
-Selim
-Canote
 
Para o caso dos componentes trocados o que colocar?
-Movimento Central Celado e Caixa de Direção Nova
-Pedivela com Braço de Aluminio Qualquer marca (Sugestão: Sugino ou Shimano 2200)
-Rodas de Aluminio AERO aro 27 (Infelizmente as ARO700 não são recomendadas)
-Raios INOX
-Pneus com camara Novos
-Corrente Nova
-Conjunto de Cambio INDEXADO (Sugestão: Existem uns camibos Shimano para Caloi 10 Baratos ou Relação Shimano 2200 ou superior)
-Cabos de freio e cambio novos
 
OBS:Todas as peças originais devem ser guardadas, pois são raras e existe um mercado bom para elas, caso queira vender a bike no futuro toda original (que vale mais).
 
----Custos----
 
dependendo dos componentes que voce colocar o valor total pode varias entre 300 a 800 Reais.
 
No Final a Bike vai ficar com este aspecto:
CaLOI 10 - N°01 - Modificada para cidade
 
Att;
Willian M. Kunitaki
M.kunitaki(a)gmail.com
Voltar ao Topo
m.kunitaki Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Abr 2010
São Paulo
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar m.kunitaki Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2010 as 01:20
Att;
Willian M. Kunitaki
M.kunitaki(a)gmail.com
Voltar ao Topo
ono Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Mar 2010
sao paulo
Offline
Mensagens:6
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ono Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Abr 2010 as 05:23
Oi Willian parabens pela bike tunada , gostei principalmente por passar o cabeamento por dentro do quadro , acho q foi dificil achar ou executar essa tarefa , uma dica o modelo de capa dos cabos q escolheu , caso fique muito tempo exposto ao sol , ela acaba clareando , pois tive a mesma escolha pra uma das minhas era azul e acabou ficando prateado , Att Ono
Voltar ao Topo
Paulo Eduardo Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Abr 2010
Registro/SP.
Offline
Mensagens:236
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Paulo Eduardo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Mai 2010 as 22:29
Boa Noite!

Então Carlos!

Estou com um projeto igual ao seu (Monark Ranger). Mas quero algo mais modesto, só pra sair da sedentariedade.
Aos poucos vou trocando as peças da bike e deixando de acordo com o que eu quero. Não quero marchas. Mas uma roda livre com 16 ou até menos na roda traseira tá ótimo. Agora está com 18 dentes. E os freios deixei os ferraduras de ferro, no futuro colocarei de alumínio. Ela tinha guidão modelo Beach e freio contra pedal. E usava só pra ir buscar o pão na rua de trás. Agora quero andar pelo menos uns 15 Km por dia.



Valeu!!!
Voltar ao Topo
willjuanka Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 23 Fev 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:13
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar willjuanka Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2010 as 00:17

Agora voces podem visualizar uma bike tunada com fotos melhor tiradas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Voltar ao Topo
lampiaobike Ver Drop Down

Restrito

Cadastrado em: 21 Dez 2009
São j. r. preto
Offline
Mensagens:246
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar lampiaobike Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 13 Mai 2010 as 02:29
meus parabéns pela bike,deu até saudades da minha monark 10,a que eu tinha,acho que era de um modelo mais novo,aquelas que tinham a ponta do garfo cromada.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2010 as 13:52
Pessoal,
Estou pensando na hipótese de no futuro ter de trocar o pedivela da M10. O que vocês sugerem?
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dantonvb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2007
-
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dantonvb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2010 as 15:21
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Pessoal,
Estou pensando na hipótese de no futuro ter de trocar o pedivela da M10. O que vocês sugerem?


Sugiro um pedivela Shimano de speed triplo ou MTB (48-38-28) com movimento central de rolamentos RODAN:

http://www.rodan.com.br/produtos2.php?ProdutoID=29

Veja no tópico:
http://www.pedal.com.br/forum/adaptador-para-central-de-45mm_topic1595.html





Editado por dantonvb - 29 Mai 2010 as 15:22
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2010 as 15:41
Originalmente postado por dantonvb dantonvb escreveu:


Sugiro um pedivela Shimano de speed triplo ou MTB (48-38-28) com movimento central de rolamentos RODAN: 

Meu guru! Big smile
Mas qual modelo shimano speed? Vai acoplar direto nesse central aí? A catraca é 8V; Não vai dar galho?
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dantonvb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2007
-
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dantonvb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 29 Mai 2010 as 16:11
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por dantonvb dantonvb escreveu:

Sugiro um pedivela Shimano de speed triplo ou MTB (48-38-28) com movimento central de rolamentos RODAN: 

Meu guru! Big smile
Mas qual modelo shimano speed? Vai acoplar direto nesse central aí? A catraca é 8V; Não vai dar galho?


Tem uma pedivela de speed da Sugino (52-42-30) com ponta quadrada que daria certo. As pedivelas Shimano de speed antigas ponta quadrada darão certo. Ou use um Shimano Altus/Acera ponta quadrada de MTB. Na minha Caloi 10 uso um Shimano (48-38-28) TY-33 antigo e ficou muito bom, pois não uso em alta velocidade e não faz falta a coroa maior que 48 dentes. Usava esse mesmo pedivela na Monark 10, com esse central Rodan. Qualquer pedivela ponta quadrada para 7v dará certo com 8v.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 00:48
A saga continua!
 
Big smile
 
 
Agora a M10 Super 1976 com paralamas (adeus bunda molhada! LOL) e um bagageiro de dez reau Big smile.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
Vamos aos detalhes:
 
É praticamente impossível encontrar um paralamas para esse tipo de bike aqui no Brasil. Tentei de tudo quanto é jeito. Visitei 29 bicicletarias. Acessei 186 sites. Falei com 999 amigos. Nada... Então tive de comprar em um site USA e pedir para eles despacharem para um amigo que fez a gentileza de despachar para cá.
 
O quadro não tinha furação. Então levei para minha bicicletaria de costume em Porto Alegre e pedi para furar e instalar. Claro que eu poderia fazer isso em casa. Mas o risco de fazer cagada sempre existe. O jeito é pagar R$ 6,00 para quem sabe fazer... LOL LOL LOL 
 
E depois de gastar esta fortuna eu já estava abrindo a mão mesmo. Já aproveitei a furação para meter um flamante bagageiro "de pedreiro" por mais R$ 12,00 pilas. Assim, não vou mais precisar transportar os pacotes com carne, carvão e cerveja nas sacolas dependuradas no gudião...Big smile
 
Obrigado aos amigões que me ajudaram com dicas e sugestões! Clap
 
E aí? Que tal ficou?
 
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 00:57
Marcos, 

Será que esse bagageiro vai aguentar o boi que o Waldson e o Luciano vão comer???? :-P

A bike ficou linda!!! 

Abracos,
Ricardo.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 10:40
Originalmente postado por ricardoxem ricardoxem escreveu:

Marcos, 

Será que esse bagageiro vai aguentar o boi que o Waldson e o Luciano vão comer???? :-P

A bike ficou linda!!! 

Abracos,
Ricardo.
 Big smile
 
Vou buscar em vários pedaços de 20 kg. Acredito que 25 viagens seja o suficiente para o almoço... LOL LOL LOL
 
Valeu camarada!
 
Abraço!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dantonvb Ver Drop Down


Cadastrado em: 03 Jul 2007
-
Offline
Mensagens:567
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dantonvb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 19:42
Ficou muito bonita. Parabéns. Merece ser listada na galeria "Current Classics" do http://www.cyclofiend.com
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jul 2010 as 19:58
Originalmente postado por dantonvb dantonvb escreveu:

Ficou muito bonita. Parabéns. Merece ser listada na galeria "Current Classics" do http://www.cyclofiend.com
Então está autorizado a mandar as fotos pra lá. Big smile 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
CesarHP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Fev 2009
NIterói - RJ
Offline
Mensagens:617
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar CesarHP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 15:56
Originalmente postado por dantonvb dantonvb escreveu:

Originalmente postado por BALOG BALOG escreveu:

Galera... eu tava com a ideia fixa de transformar uma Caloi 10 que era do meu avô em uma fixed ou coisa do tipo... dar uma tunada nela... mas montei a bike e dei uma lmpada de leve esse fds e ela ta beeeem inteira... varios pontos de ferrugem na pintura mas a pintura da pra fazer igual de novo...
 

Será que seria muita judiação fazer a transformação? Será que eu devo reformar ela e deixar original?? (tenho guidão com manetes originais em casa)


Sabe qual o ano da C10? Pro favor, dá para verificar se na região da abraçadeira dos conduites no tubo inferior se existe um calço soldado no tubo? Qual o número de série? Acredito que a sua seja aproximadamente do ano da minha, são bem parecidas. Eu desejo estimar o ano de fabricação da minha. Obrigado.

Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Bom dia!
 
Eu acho que esse guidão não tem nada a ver com a bike. Mas o que manda é o conforto em alguns cados. Experimente o original e veja com vai ficar.
 
O Brooks é tudo de bom. Mas vai levar uns 1500 km para amaciar bem...
 

Estou "ressucitando" este tópico apenas para comentar que conheci um senhor, Francês (74anos) e estava pedalando em uma caloi Sprint antiga, mas com pára-lamas, bagageiro, selim Brooks e um guidon assim, 'tiozão'. 

Disse que a tem desde quando veio morar no Brasil e que logo que comprou a bike fez essa modificação, apenas para ficar bem parecida com a phillips e a motobecane que ele teve que vender para poder viajar.

Sr. Frederic, muito simpático.

At.


www.bicicloturista.blogspot.com
Caloi Elite 30 - 2013
Caloi Elite Carbon - 2013
Specialized Allez C2 - 2013
Voltar ao Topo
jairocenturiao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2010
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jairocenturiao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Set 2010 as 23:51
Simplismente linda cara
Eu tinha uma monark 10 o quadro parecia que tinha sido pintado a mão no pincel de azul del rei eu comprei por 150,00  ai começei a montar uma caloi ai parei, fiquei liso e vendi a monark então me arrependi más a caloi ainda tenho o quadro, mesa, garfo, pedivela, estou querendo terminar de montar. 
Graça e Paz
Voltar ao Topo
FranciscoSR Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 05 Out 2010
Offline
Mensagens:2
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FranciscoSR Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Out 2010 as 02:42
Opa! Tenho uma Monark Super 10 e vou começar a usa-la para cicloturismo. As peças vão ser encomendadas de um site inglês, aí fica a pergunta, daria para usar sem problemas um cassete 11 - 34 com uma correia de 116 elos com um câmbio de haste longa?
Obrigado.

Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Out 2010 as 10:30
Originalmente postado por FranciscoSR FranciscoSR escreveu:

Opa! Tenho uma Monark Super 10 e vou começar a usa-la para cicloturismo. As peças vão ser encomendadas de um site inglês, aí fica a pergunta, daria para usar sem problemas um cassete 11 - 34 com uma correia de 116 elos com um câmbio de haste longa?
Obrigado.

Alguns outros fatores vão ter de se levados em conta, tais como o numero de dentes das coroas do pedivela; o comprimento do movimento central (por causa do chain line) e a capacidade do cambio de haste longa de passar as marchas para um determinado número de dentes na relação pedivela - catraca.
 
Confused
 
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Evandro -RS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 30 Abr 2008
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Evandro -RS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Out 2010 as 15:48
 Marcos,
 
  Achei um quadro de uma Monark 10 no lixo, tamanho 52, ele necessita de uma reforma geral, estou pensando em mandar para o Rui da Arte Bike para personalizar, minha idéia e montar uma bike para cicloturismo, gostaria de sua opinião, que grupo usar? que acessórios comprar? qual tua ofina de bike em Poa, pois aqui na minha região o pessoal é mas de vendar bike nova que reformar, essas preciosidades. Vi no ebay os paralamas que vc usou na sua M10, achei legal. Pretendo copiar uma surly, não em cor, mas uma bike de ciclo turismo deste estilo.
  Tenho outras bikes uma scott scale 50 2010, uma bianchi speed e uma sprint 10 que ganhei do mau pai em 1982 e não vendo ela por nada, isso é um vício.  E me falta uma bike com bagageiro, para umas voltas na região sem levar mochila nas costas.
  Aguardo tuas sugestões.
 
Uploaded with ImageShack.us
Voltar ao Topo
dagombb Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 12 Jun 2009
SBC - SP
Offline
Mensagens:198
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dagombb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Out 2010 as 01:21
Caraca que lixo vç tem por aí hein Tongue

Queria eu achar uns quadros de vez em quando jogados, por ai, precisaria alugar vaga de garagem para por as bikes.

Sobre o grupo que vç pergunta, não sou nenhum especialista em cicloturismo, mas um grupo de MTB misto, com cassete de 8 entendo ser o melhor.
Voltar ao Topo
pedromtb Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 19 Out 2010
Piracicaba
Offline
Mensagens:119
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pedromtb Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Out 2010 as 00:38
na casa da minha avó tinha 3 caloi 10 de uns 50 anos atrás, quando ela falou que deu embora eu quase surtei, pena que já era tarde, mas elas eram super reliqias se eu tivesse fotos eu postava pena que nao deu tempo... ):
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Out 2010 as 10:25
Originalmente postado por Evandro -RS Evandro -RS escreveu:

 Marcos,
 
  Achei um quadro de uma Monark 10 no lixo, tamanho 52, ele necessita de uma reforma geral, estou pensando em mandar para o Rui da Arte Bike para personalizar, minha idéia e montar uma bike para cicloturismo, gostaria de sua opinião, que grupo usar? que acessórios comprar? qual tua ofina de bike em Poa, pois aqui na minha região o pessoal é mas de vendar bike nova que reformar, essas preciosidades. Vi no ebay os paralamas que vc usou na sua M10, achei legal. Pretendo copiar uma surly, não em cor, mas uma bike de ciclo turismo deste estilo.
  Tenho outras bikes uma scott scale 50 2010, uma bianchi speed e uma sprint 10 que ganhei do mau pai em 1982 e não vendo ela por nada, isso é um vício.  E me falta uma bike com bagageiro, para umas voltas na região sem levar mochila nas costas.
  Aguardo tuas sugestões.
 
Tchê!
Tudo vai depender do teu orçamento e do uso da bike. As dicas todas estão aí no desenrolar deste tópico. No caso de uma M10 das antigas, não acho que vai dar para comprar um grupo completo. Talvez seja necessário pegar os componentes individualmente, pois um grupo inteiro (tipo "Alivio") vai dar problemas no movimento central, freios...
 
Tem uma oficina muito legal em P.A. que vende componentes novos e antigos (quando em estoque) e foram eles que me auxiliaram na recuperação da minha M10. Como não ganho comissão deles, te passo em pvt os dados. Somente após receber uma garrafa de Casa Bucco (ali em frente a ponte das Antas) envelhecida... LOL
 
Quanto a pintura, a não ser que tu queiras manter a originalidade (e a ferrugem também Big smile), mande fazer uma pintura sólida e aplique adesivos de Monark 10, que podem ser comprados sem problemas no Mercado Livre. O bagageiro tu encontras em qualquer buraco por aí; mas vai ter de mandar furar o quadro. Isso não pode ser feito por qualquer zemané, senão a merda está feita...
 
O pedivela eu recomendaria manter o original. Caso isto não seja possível, troque por um duplo de no máximo 48 dentes na coroa grande ou, como tu moras em Bento, um triplo seria o ideal (essas serras aí não são fáceis... LOL). Vais poder colocar uma catraca de 7 ou 8 velocidades (na minha são 8) e mesmo com o pedivela original, não há problema de trocas de marchas.
 
No mais, conversamos por aí. Um quebra-costelas!
 
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
korgis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2008
sao paulo
Offline
Mensagens:264
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar korgis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Out 2010 as 19:23
Originalmente postado por Evandro -RS Evandro -RS escreveu:

 Marcos,
 
  Achei um quadro de uma Monark 10 no lixo, tamanho 52, ele necessita de uma reforma geral, estou pensando em mandar para o Rui da Arte Bike para personalizar, minha idéia e montar uma bike para cicloturismo, gostaria de sua opinião, que grupo usar? que acessórios comprar? qual tua ofina de bike em Poa, pois aqui na minha região o pessoal é mas de vendar bike nova que reformar, essas preciosidades. Vi no ebay os paralamas que vc usou na sua M10, achei legal. Pretendo copiar uma surly, não em cor, mas uma bike de ciclo turismo deste estilo.
  Tenho outras bikes uma scott scale 50 2010, uma bianchi speed e uma sprint 10 que ganhei do mau pai em 1982 e não vendo ela por nada, isso é um vício.  E me falta uma bike com bagageiro, para umas voltas na região sem levar mochila nas costas.
  Aguardo tuas sugestões.
 
Uploaded with ImageShack.us


porra achou no lixo?... as M Crescent  são as mais famosas, veja quem andava com elas  nos anos 70.

Gösta "Fåglum" Pettersson




Voltar ao Topo
Diego Salles Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jul 2010
Cordeiro
Offline
Mensagens:48
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego Salles Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 02:39
EU RESTAURARIA, TUNAR PERDE EM MUITO A ORIGINALIDADE!!
Voltar ao Topo
Evandro -RS Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 30 Abr 2008
Bento Gonçalves - RS
Offline
Mensagens:205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Evandro -RS Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 14:52
Originalmente postado por Diego Salles Diego Salles escreveu:

EU RESTAURARIA, TUNAR PERDE EM MUITO A ORIGINALIDADE!!
Eu vou restaurar, vaide morar um pouco... mas o projeto é legal...vai ser divertido.
Voltar ao Topo
korgis Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2008
sao paulo
Offline
Mensagens:264
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar korgis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Out 2010 as 16:12
Originalmente postado por Evandro -RS Evandro -RS escreveu:

Originalmente postado por Diego Salles Diego Salles escreveu:

EU RESTAURARIA, TUNAR PERDE EM MUITO A ORIGINALIDADE!!
Eu vou restaurar, vaide morar um pouco... mas o projeto é legal...vai ser divertido.


meu amigo se essa bike fosse minha eu nem removeria essa pintura, ñ parece estar ruim! acho que um polimento no quadro pra realçar a pintura já daria uma nova cara nessa Crescent
Voltar ao Topo
FelipeSantos Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Dez 2010
Rio
Offline
Mensagens:1315
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar FelipeSantos Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2010 as 01:04
Opa, tenho uma Monark 10 de 76, salvo engano. Eu treino com ela ( nasci em 90 :D ). Em breve postarei fotos dela aqui. To pensando tambem em, quando houver grana, dar uma pintura nela. To em duvida se coloco a original ou uma outra cor. Unica coisa que nao é de fábrica nela sao as rodas ,a fita de guidão e acho que as pastilhas de freio, haha.
Abraço!
Não importa com qual bicicleta esteja, nem com quantos quilos você está.
Pedale.
Voltar ao Topo
cesar alencar salant Ver Drop Down


Cadastrado em: 18 Nov 2010
canoas- rs
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar cesar alencar salant Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2010 as 22:10
click to unzoom
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Dez 2010 as 23:58
Grande Cesar!!
(também conhecido como Sgt. Pincel!)
 
Finalmente conseguistes postar uma foto aqui no Pedal! Big smile
 
Essa Caloi 10 (eu a chamo de Viúva "Pomba Gira" Negra LOL ) tá muito bonita! E roda pra caramba! Na semana passada fizemos um pedal de 120 km até Montenegro - RS.
 
 
O Cesar aparece com ela em várias imagens (é só clicar no ícone da camera pór sobre o mapa).
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
ajrosa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 28 Out 2009
São Caetano Sul
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ajrosa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 28 Dez 2010 as 01:44
Olá pessoal, boa noite!!!!!!!!!
Muito legal este tópico!
 
Bem, como costumo andar muito de MTB, sempre tive vontade de andar em uma speed, aí arranjei de um bazar de uma igreja perto de casa uma Monark 10, que quando a vi, me fez relembrar das minhas tentativas da M10 de meu pai. Estava bem judiada, com aquelas pinturas de pincel de qualquer jeito, preta, mas com boa parte dos componentes originais, inclusive os manetes com o logo antigo da Monark! Está com os aros, freios, câmbio dianteiro, passadores, manetes, guidão, mesa, coroa e pedivela, pedais, canote de selim e carrinho, e protetor de catraca originais. Gastei 130 pela magrela mais 150 para troca dos pneus, câmaras e fita de guidão, realinhamento dos aros, limpeza e lubrificação dos componentes.
 
Estava lendo a discussão sobre se seria melhor tunar ou restaurar, e como atualmente estou restaurando uma Caloi Ceci Bella para a minha esposa, posso dizer que restaurar é difícil e caro, nesta Ceci estou gastando quase 600 reais com peças e mão de obra Shocked. Consegui uns 80% das peças que precisava no ML, ao custo de muita paciência e tentativas, os manetes de freio, manopla do manete de freio, conduítes brancos, refletor traseiro, pedais, cestinha, cobertura das porcas dos cubos e adesivos, e inclusão de um câmbio Shimano Nexus, troca dos cubos por roletados modernos, além de pintura, cromeação de aros, coroa e pedivela, ombreira (característica deste modelo) e pneus e câmara novos. Ainda falta decidir pelo selim (não consegui um tapeceiro que possa refazer a forração, pois esta é branca) e manoplas de guidão (a original estava bem feia e é bem rara).
 
Esta experiência já fez me decidir por tunar a Monark 10, aprovetando um outro câmbio traseiro Shimano Nexus ( o Positron 7), trocando o pedivela e coroa por um moderno, pedais e par de rodas novos ( os aros originais estão um pouco amassados, apesar do realinhamento), selim e canote, apenas arranjando no ML o protetor de corrente da coroa e uma cartela de adesivos, para fazer a pintura nova com características originais, acho que o custo será bem menor, para poder ir trabalhar, aproveitando o bicicletário novo na estação Tamanduateí, e sem ser chamativa (ou tentar...), e aliviando o peso.
 
Para se ter uma idéia de preços de peças originais, só nos para M10 já achei de 50 até 120 reais (e ainda estavam com cara de usados mesmo...), por este preço instalo um par Wellgo novos com opção para sapatilha SPD (reaproveito as minhas de MTB rs). Os da Ceci da Ducor foram 50 reais, novos e estavam na embalagem original, como comparação. Somente a cromeação dos aros ficou em 120 reais, e isso pq tive que ir a um senhor do Pari que é bem tradicional, e que deu um jeito neles, estavam bem enferrujados, mas alinhados. Pela metade do preço, compro o par Aero Escape C-10 novos e mais leves, do que tentar arrumar um par de aros originais (achei por 120), ou consertar os meus originais.
 
Tentarei postar uma foto dela, no estado atual, e aceito sugestões de como dar uma reformada nela, mas acredito que o caminho mais barato seje este, passando ela a ter 14 velocidades, e modernizada.
  
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 22:29
Olá Marcos e pessoal que anda de C10 e M10.

Percebi que na minha C10, quando faço curvas mais fechadas, que o meu pé bate na roda dianteira. Na bike de vocês acontece isso ou é só com a minha? O que vocês fazem para que isso não aconteça? As speeds mais novas também tem isso? Seria este problema um erro de projeto destes quadros? 

Dia desses estava em uma descida e curva, quando não percebi e enrosquei o pé na roda. Quase levo um tombão!!!

Abração,
Ricardo.
Voltar ao Topo
jairocenturiao Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Set 2010
João Pessoa PB
Offline
Mensagens:104
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar jairocenturiao Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 23:40
Acredito que deve ser pelo tamanho da roda 700. Não me lembro da roda 27 fazer isso.
Graça e Paz
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Jun 2011 as 23:41
A minha é aro 27". 
Voltar ao Topo
rsfalacci Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Paulo - Z/L
Offline
Mensagens:765
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rsfalacci Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 01:08
Acontece o mesmo na minha C10.....ja me falaram que pode ser a espiga do garfo que esta empenada.....
Rafael
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 02:47
Essa "batida" do pé na roda chama-se "toe overlap".
 
Na minha 26" isso nunca acontece. Na M10 (27") acontece direto, especialmente por causa do paralamas. Na 700 (28") acontece quando uso o pedal plataforma. Mas com sapatilha e clip quase não acontece; a posição fica mais para trás no pedal.
 
Também li por alí que os ciclistas Sasquatch LOL (pé grande) tem mais problemas com toe overlap.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
ricardoxem Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Set 2009
Rio Claro
Offline
Mensagens:972
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar ricardoxem Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 02:54
Bom, está parecendo que é "problema" do próprio modelo de quadro. O meu pé sempre bate quando viro muito o guidão. Há um trecho que pego no caminho para a faculdade que parece um slalon. Lá me dá medo, porque é subida e curvas fechadas.

Abraços,
Ricardo.
Voltar ao Topo
poneis Ver Drop Down


Cadastrado em: 09 Abr 2009
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar poneis Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 08 Jun 2011 as 03:49
se a bike já bateu de frente, o garfo fica torto para trás, aproximando o pneu do pé. Em bikes tipo c10 não deveria acontecer muito isso, geralmente tem um belo espaço quando o garfo está ok. Em bikes de estrada isso acontece mais, mas como são feitas para andar rápido e sem fazer manobras bruscas, isso não é um problema no uso normal.
Os melhores mecânicos para a sua bike: www.bike123.com.br
Voltar ao Topo
 Responder Página  <12345 12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X