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Monark 10 Super: Restaurar ou "tunar"? |
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Newertonmazz
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Cadastrado em: 31 Jul 2020 Canoinhas SC Offline Mensagens:1 |
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Olá colegas do pedal,
Estou restaurando uma Monark 10 e gostaria da ajuda dos amigos para identificar o ano da mesma, para poder comprar os adesivos do modelo específico, quadro, mesa, pé de vela, garfo, guidão e ferraduras são originais, número de série HE836691 |
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Lauro Elias
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Cadastrado em: 22 Abr 2019 CURITIBA-PR Offline Mensagens:351 |
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======== Ola seja bem vindo... Newertonmaz.. Minha sugestão faça um tópico exclusivo da sua Bike com fotos, e as perguntas que precisa a medida que for mexendo na sua bike, o pessoal vira com boas dicas e sugestões.... pois esse negocio ficar escavando tópico antigo não funciona mais não acrescenta nada na sua pergunta.. veja esse tópico ja tem 11 anos de la pra ca muita coisa mudou, nem tem mais tantos mecânicos,ferramentas e peças que existiam em 2009. Hoje é tudo diferente no quesito peças, ferramentas, mecânicas etc. Boa sorte |
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marcos_netto
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Cadastrado em: 02 Ago 2007 Canoas - RS Offline Mensagens:6785 |
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CINCO MIL quilômetros com a Monark 10 Super! Nada mal não é mesmo? |
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Marcos Netto
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BrunoVBC
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Restrito Cadastrado em: 13 Mar 2013 Olinda Offline Mensagens:32 |
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Marcos, e aí blz?
Então, primeiramente eu resgistro meu enorme agradecimento por tu ter criado esse tópico e por ter alimentado ele por todos esses anos! É uma verdadeira enciclopédia dos "upgrade" nas M10 hahahaha Esse tópico foi extremamente importante pra mim nos estudos sobre o que fazer depois que adquiri a minha M10 (que por sinal tá é sofrida kkkk). Enfim, espero que tu continue postando as atualizações da bike por aqui pra manter a gente informado sobre ela. Valeu, meu querido. Um forte abraço. |
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marcos_netto
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O conhecimento e informação só servem para algo útil se for compartilhado. É uma satisfação saber que pude ajudar alguém com estas informações. Nos próximos dias estarei publicando outras informações sobre manutenção e upgrade na Monark 10. Algumas são um pouco "fora da caixa" para esse tipo de bike. Aguarde.
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Marcos Netto
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BrunoVBC
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Restrito Cadastrado em: 13 Mar 2013 Olinda Offline Mensagens:32 |
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Vixe, meu querido. Tô ansioso, viu?
Tô com minha Monark Super 10 aqui super precisando de um carinho a mais nas manutenções, vai ser muito massa ter acesso a essas informações que tu vai postar aqui. Valeu mesmo, abração! |
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marcos_netto
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Cadastrado em: 02 Ago 2007 Canoas - RS Offline Mensagens:6785 |
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Então lá vai. |
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Marcos Netto
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marcos_netto
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Buenas, Depois de muitos anos, alguns componentes estavam chegando perto do fim da vida útil. Quilometragem atual da bike: 6100 km Resolvi fazer uma manutenção preventiva e alguns upgrades, a seguir: 01 par de pneus Schwalbe Marathon 32-630, iguais aos que havia colocado na bike em 2009. O dianteiro ainda poderia rodar uns 5000 km fácil. Mas o traseiro no máximo uns 2000, pois já estava ficando "quadrado". Balacas de freio Kool Stop Dual Compound, mais resistentes na chuva. As anteriores (GTS) ainda funcionavam. Mas já estavam na "capa da gaita" e na primeira chuva eu acho que iriam se desmanchar. 01 Pedivela Shimano 48-38-28. O anterior era um Shimano duplo 53-39 e eu sentia uma dificuldade enorme nas subidas. Então aproveitei para botar um de três coroas para facilitar minha vida. Cassette Shimano 11-28, em lugar do anterior um 12-34. Eu estava a procura de um cassette com um menos gap entre os dentes; Abri mão daquela coroa de 34 na traseira por isso. Mas acho que não vai fazer falta porque agora na frente tem uma de apenas 28. A corrente é uma SRAM 8V. Cheguei a pensar em mudar tudo para 9V; mas não teria um benefício tão grande assim. Só aumentaria meus custos. Então para essa bike, 8V está de bom tamanho. Coloquei algumas "miudezas" na M10: um suporte de celular Gub 6 Plus para usar com mais facilidade o app Wahoo Fitness e instalei um sensor de cadência Magene para trabalhar em conjunto com o app. Os piscas são da Cateye e eu só coloco nos suportes quando saio para treinar a noite. Seguem as fotos. |
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Marcos Netto
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rpalmaa
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Cadastrado em: 25 Fev 2021 São Paulo - SP Offline Mensagens:4 |
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Olá Marcos, muito legal esse post, aprendi bastante com ele!
Peço licença pra tirar um dúvida sobre minha bike aqui, já que virou um "point" de donos de Monark 10 haha Recentemente comprei uma Monark 10, gostei muito bike e agora vou começar a "tunar" ela. Ela veio com a relação 53/39, e eu vou manter ela. Estou vendo de trocar os cambios, já que ela está com dois que não são originais, e estão bem judiados. Estou tendo dificuldade em encontrar um cambio para coroa 53 e 14v... Então minha dúvida é se dá pra adaptar: 1) um câmbio de 14v para coroas 50d, como o Shimano Tourney A070? 2) um câmbio de velocidades maiores que 14v para coroas 52/53d? Qual dessas opções é menos pior? Muito obrigado! |
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marcos_netto
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De nada! O tópico é logo, antigo, mas tem muita informação relevante postada pelos colegas.
Acabei e olhar no Ebay. Estão a venda centenas de opções. Tu só precisas escolher o modelo (2x5, 2x6, 2x7...). Como a maioria é "vintage", os preços são bem em conta e em caso de compra não deve dar impostos na alfândega. Procure por "downtube shifter". |
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Marcos Netto
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rpalmaa
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Obrigado pela dica Marcos!
Mas os shifters seriam as alavancas né? Essas estão boas. Esqueci de especificar, mas estou procurando um câmbio dianteiro. Encontrei esse no mercado livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-900158656-cambio-dianteiro-shimano-tourney-a070-145g-2x7v-speed-bike-_JM#position=7&type=item&tracking_id=c95d3670-f8c5-42eb-b642-c45cfdcedd4f e o vendedor diz ser compatível com coroas 53x39, mas em outros anúncios esses mesmo câmbio é dito com compatível com coroas 50x34. (Se não me engano esse câmbio diant. faz parte do conjunto tourney que vem com pedivela 50/34)... Mais uma vez, obrigado! |
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marcos_netto
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Esse cambio dianteiro é “moderno”. No site da Shimano tem uma tabela de compatibilidade entre componentes. Olhe lá e veja se ele aceita 53-39. Tenho quase certeza que sim.
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Marcos Netto
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RubãoSP
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Olá, Marcos! Tudo bem? Cara, quero agradecer pelos 11 anos alimentando esse tópico. Ajudou demais. Sua bike está massa! Eu queria te perguntar duas coisas:
1. O eixo transformer está resistindo bravamente? 2. Qual é o modelo do seu câmbio dianteiro? Estou com dificuldade de encontrar um para até 48d, com abraçadeira de 28.6. Abraços e valeu!!! |
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marcos_netto
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Obrigado colega! Talvez seja o tópico ativo mais antigo do forum. O eixo transformer está como no primeiro dia que foi instalado. Não tem nenhuma folga; não desalinhou nem entortou. Os rolamentos estão perfeitos. Nada a reclamar. O câmbio dianteiro é um Shimano bem simples. Não lembro a referência dele. Afinal, já tem mais de 10 anos de uso... Também está perfeito. Talvez tenhas de usar algum com abraçadeira maior que 28.6 e colocar aqueles aneis de adaptação no seat tube. Isso é fácil de encontrar. Abraço!
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Marcos Netto
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LuisFelipe
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Cadastrado em: 26 Jan 2010 São Caetano SP Offline Mensagens:498 |
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Use este Shimano Tourney Fd-tz31 |
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RubãoSP
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Opa!
Valeu pela ajuda, gente. Eu acabei de montar uma monark 10 para me locomover aqui em São Paulo. Coloquei o eixo transformer, ele não ficou perfeito porque descobri que o quadro que eu arrumei tem uma solda gigante no tubo do movimento central. Rs. Paciência, vai ficar assim mesmo. O mecânico me garantiu que perigo não tem. Quanto ao câmbio dianteiro, eu tinha comprado um da shimano com puxada por cima e por baixo, por causa do tamanho da abraçadeira, mas não deu ajuste. Acabei devolvendo e comprando o mais yamada de 20 reais que encontrei. Com o câmbio de fricção ta funcionando mil maravilhas. Eu não tirei muitas fotos, aó essas duas. |
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marcos_netto
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Sapatos novos! Depois de mais de uma década de uso, os raios das rodas da Monark 10 começaram a "entregar os pontos". Eles começaram a arrebentar "simplesmente do nada". Era comum eu chegar de um pedal, guardar a bike e um ou dois dias depois da bike parada, um dos raios estava arrebentado. Consultei vários ciclistas e alguns mecânicos e quase todos eles chegaram a mesma conclusão: os raios não estavam mais aguentando e iriam arrebentar aos poucos. Eu fiquei um pouco cético. Mas era exatamente isso que acontecia. Fiz as contas e cheguei a conclusão que se tivesse que mandar a bike para colocar um aro novo e centrar cada vez que um arrebentasse, iria me custar uma fortuna. Decidi então trocar todos os raios. Uma vez que iria refazer as rodas, resolvi trocar os aros também. Coloquei o mesmo modelo Vzan Escape C10, 36F . Mas como eles só tinham na cor preta, foi assim mesmo. Até que ficou bem legal. Esta aí a magrela, pronta para mais uma década de bons pedais, se Deus quiser! E lá vamos nós! |
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Marcos Netto
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