Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Old School / Vintage / Clássicas / Retrô- Bicicletas Antigas
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Monark 10 Super: Restaurar ou "tunar"?
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Monark 10 Super: Restaurar ou "tunar"?

 Responder Página  123 12>
Autor
Mensagem Inverter Ordem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Monark 10 Super: Restaurar ou "tunar"?
    Postado: 22 Mai 2022 as 10:39
Sapatos novos!



Depois de mais de uma década de uso, os raios das rodas da Monark 10 começaram a "entregar os pontos".

Eles começaram a arrebentar "simplesmente do nada". Era comum eu chegar de um pedal, guardar a bike e um ou dois dias depois da bike parada, um dos raios estava arrebentado.  Consultei vários ciclistas e alguns mecânicos e quase todos eles chegaram a mesma conclusão: os raios não estavam mais aguentando e iriam arrebentar aos poucos.

Eu fiquei um pouco cético. Mas era exatamente isso que acontecia. Fiz as contas e cheguei a conclusão que se tivesse que mandar a bike para colocar um aro novo e centrar cada vez que um arrebentasse, iria me custar uma fortuna. Decidi então trocar todos os raios.


Uma vez que iria refazer as rodas, resolvi trocar os aros também. Coloquei o mesmo modelo Vzan Escape C10, 36F . Mas como eles só tinham na cor preta, foi assim mesmo. Até que ficou bem legal.


Esta aí a magrela, pronta para mais uma década de bons pedais, se Deus quiser!


E lá vamos nós!

Big smile
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
RubãoSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Dez 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RubãoSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Ago 2021 as 22:48
Opa!

Valeu pela ajuda, gente.

Eu acabei de montar uma monark 10 para me locomover aqui em São Paulo. Coloquei o eixo transformer, ele não ficou perfeito porque descobri que o quadro que eu arrumei tem uma solda gigante no tubo do movimento central. Rs. Paciência, vai ficar assim mesmo. O mecânico me garantiu que perigo não tem.

Quanto ao câmbio dianteiro, eu tinha comprado um da shimano com puxada por cima e por baixo, por causa do tamanho da abraçadeira, mas não deu ajuste. Acabei devolvendo e comprando o mais yamada de 20 reais que encontrei. Com o câmbio de fricção ta funcionando mil maravilhas. Eu não tirei muitas fotos, aó essas duas.




Voltar ao Topo
LuisFelipe Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jan 2010
São Caetano SP
Offline
Mensagens:498
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LuisFelipe Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Jun 2021 as 08:56
Originalmente postado por RubãoSP RubãoSP escreveu:

Olá, Marcos! Tudo bem? Cara, quero agradecer pelos 11 anos alimentando esse tópico. Ajudou demais. Sua bike está massa! Eu queria te perguntar duas coisas:

1. O eixo transformer está resistindo bravamente?
2. Qual é o modelo do seu câmbio dianteiro? Estou com dificuldade de encontrar um para até 48d, com abraçadeira de 28.6.

Abraços e valeu!!!

Use este Shimano Tourney Fd-tz31

Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 20 Jun 2021 as 06:59
Originalmente postado por RubãoSP RubãoSP escreveu:

Olá, Marcos! Tudo bem? Cara, quero agradecer pelos 11 anos alimentando esse tópico. Ajudou demais. Sua bike está massa! Eu queria te perguntar duas coisas:

1. O eixo transformer está resistindo bravamente?
2. Qual é o modelo do seu câmbio dianteiro? Estou com dificuldade de encontrar um para até 48d, com abraçadeira de 28.6.

Abraços e valeu!!!


Obrigado colega! Talvez seja o tópico ativo mais antigo do forum. Big smile

O eixo transformer está como no primeiro dia que foi instalado. Não tem nenhuma folga; não desalinhou nem entortou. Os rolamentos estão perfeitos. Nada a reclamar.

O câmbio dianteiro é um Shimano bem simples. Não lembro a referência dele. Afinal, já tem mais de 10 anos de uso... LOL Também está perfeito. Talvez tenhas de usar algum com abraçadeira maior que 28.6 e colocar aqueles aneis de adaptação no seat tube. Isso é fácil de encontrar.

Abraço!
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
RubãoSP Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 27 Dez 2014
São Paulo
Offline
Mensagens:14
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar RubãoSP Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2021 as 09:27
Olá, Marcos! Tudo bem? Cara, quero agradecer pelos 11 anos alimentando esse tópico. Ajudou demais. Sua bike está massa! Eu queria te perguntar duas coisas:

1. O eixo transformer está resistindo bravamente?
2. Qual é o modelo do seu câmbio dianteiro? Estou com dificuldade de encontrar um para até 48d, com abraçadeira de 28.6.

Abraços e valeu!!!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 07 Mar 2021 as 06:59
Esse cambio dianteiro é “moderno”. No site da Shimano tem uma tabela de compatibilidade entre componentes. Olhe lá e veja se ele aceita 53-39. Tenho quase certeza que sim.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
rpalmaa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2021
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rpalmaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2021 as 11:19
Obrigado pela dica Marcos!

Mas os shifters seriam as alavancas né? Essas estão boas.
Esqueci de especificar, mas estou procurando um câmbio dianteiro.

Encontrei esse no mercado livre: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-900158656-cambio-dianteiro-shimano-tourney-a070-145g-2x7v-speed-bike-_JM#position=7&type=item&tracking_id=c95d3670-f8c5-42eb-b642-c45cfdcedd4f

e o vendedor diz ser compatível com coroas 53x39, mas em outros anúncios esses mesmo câmbio é dito com compatível com coroas 50x34. (Se não me engano esse câmbio diant. faz parte do conjunto tourney que vem com pedivela 50/34)...

Mais uma vez, obrigado!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 06 Mar 2021 as 06:03
Originalmente postado por rpalmaa rpalmaa escreveu:

Olá Marcos, muito legal esse post, aprendi bastante com ele!

Muito obrigado!


De nada! O tópico é logo, antigo, mas tem muita informação relevante postada pelos colegas.


Originalmente postado por rpalmaa rpalmaa escreveu:

. Estou vendo de trocar os cambios, já que ela está com dois que não são originais, e estão bem judiados.
Estou tendo dificuldade em encontrar um cambio para coroa 53 e 14v...



Acabei e olhar no Ebay. Estão a venda centenas de opções. Tu só precisas escolher o modelo (2x5, 2x6, 2x7...). Como a maioria é "vintage", os preços são bem em conta e em caso de compra não deve dar impostos na alfândega.

Procure por "downtube shifter".

Thumbs Up
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
rpalmaa Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Fev 2021
São Paulo - SP
Offline
Mensagens:4
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar rpalmaa Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 05 Mar 2021 as 19:27
Olá Marcos, muito legal esse post, aprendi bastante com ele!

Peço licença pra tirar um dúvida sobre minha bike aqui, já que virou um "point" de donos de Monark 10 haha
Recentemente comprei uma Monark 10, gostei muito bike e agora vou começar a "tunar" ela.
Ela veio com a relação 53/39, e eu vou manter ela. Estou vendo de trocar os cambios, já que ela está com dois que não são originais, e estão bem judiados.
Estou tendo dificuldade em encontrar um cambio para coroa 53 e 14v...
Então minha dúvida é se dá pra adaptar:
1) um câmbio de 14v para coroas 50d, como o Shimano Tourney A070?
2) um câmbio de velocidades maiores que 14v para coroas 52/53d?

Qual dessas opções é menos pior?

Muito obrigado!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 15:54
Buenas,

Depois de muitos anos, alguns componentes estavam chegando perto do fim da vida útil. Quilometragem atual da bike:  6100 km

Resolvi fazer uma manutenção preventiva e alguns upgrades, a seguir:

01 par de pneus Schwalbe Marathon 32-630, iguais aos que havia colocado na bike em 2009. O dianteiro ainda poderia rodar uns 5000 km fácil. Mas o traseiro no máximo uns 2000, pois já estava ficando "quadrado".

Balacas de freio Kool Stop Dual Compound, mais resistentes na chuva. As anteriores (GTS) ainda funcionavam. Mas já estavam na "capa da gaita" e na primeira chuva eu acho que iriam se desmanchar.

01 Pedivela Shimano 48-38-28.  O anterior era um Shimano duplo 53-39 e eu sentia uma dificuldade enorme nas subidas. Então aproveitei para botar um de três coroas para facilitar minha vida.

Cassette Shimano 11-28, em lugar do anterior um 12-34.  Eu estava a procura de um cassette com um menos gap entre os dentes; Abri mão daquela coroa de 34 na traseira por isso. Mas acho que não vai fazer falta porque agora na frente tem uma de apenas 28.

A corrente é uma SRAM 8V. Cheguei a pensar em mudar tudo para 9V; mas não teria um benefício tão grande assim. Só aumentaria meus custos. Então para essa bike, 8V está de bom tamanho.

Coloquei algumas "miudezas" na M10: um suporte de celular Gub 6 Plus para usar com mais facilidade o app Wahoo Fitness e instalei um sensor de cadência Magene para trabalhar em conjunto com o app. Os piscas são da Cateye e eu só coloco nos suportes quando saio para treinar a noite.

Seguem as fotos.

























Big smile

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 04 Dez 2020 as 15:37
Originalmente postado por BrunoVBC BrunoVBC escreveu:

Vixe, meu querido. Tô ansioso, viu?

Tô com minha Monark Super 10 aqui super precisando de um carinho a mais nas manutenções, vai ser muito massa ter acesso a essas informações que tu vai postar aqui.

Valeu mesmo, abração!


Então lá vai.

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
BrunoVBC Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Mar 2013
Olinda
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoVBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 17:54
Vixe, meu querido. Tô ansioso, viu?

Tô com minha Monark Super 10 aqui super precisando de um carinho a mais nas manutenções, vai ser muito massa ter acesso a essas informações que tu vai postar aqui.

Valeu mesmo, abração!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Nov 2020 as 14:16
Originalmente postado por BrunoVBC BrunoVBC escreveu:

Marcos, e aí blz?

Então, primeiramente eu resgistro meu enorme agradecimento por tu ter criado esse tópico e por ter alimentado ele por todos esses anos! É uma verdadeira enciclopédia dos "upgrade" nas M10 hahahaha

Esse tópico foi extremamente importante pra mim nos estudos sobre o que fazer depois que adquiri a minha M10 (que por sinal tá é sofrida kkkk).

Enfim, espero que tu continue postando as atualizações da bike por aqui pra manter a gente informado sobre ela.

Valeu, meu querido. Um forte abraço.


O conhecimento e informação só servem para algo útil se for compartilhado. É uma satisfação saber que pude ajudar alguém com estas informações.

Nos próximos dias estarei publicando outras informações sobre manutenção e upgrade na Monark 10. Algumas são um pouco "fora da caixa" para esse tipo de bike.

Aguarde.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
BrunoVBC Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Cadastrado em: 13 Mar 2013
Olinda
Offline
Mensagens:32
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar BrunoVBC Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 21 Nov 2020 as 20:25
Marcos, e aí blz?

Então, primeiramente eu resgistro meu enorme agradecimento por tu ter criado esse tópico e por ter alimentado ele por todos esses anos! É uma verdadeira enciclopédia dos "upgrade" nas M10 hahahaha

Esse tópico foi extremamente importante pra mim nos estudos sobre o que fazer depois que adquiri a minha M10 (que por sinal tá é sofrida kkkk).

Enfim, espero que tu continue postando as atualizações da bike por aqui pra manter a gente informado sobre ela.

Valeu, meu querido. Um forte abraço.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Ago 2020 as 18:51

CINCO MIL quilômetros com a Monark 10 Super!




Nada mal não é mesmo?

Big smile






Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Lauro Elias Ver Drop Down


Cadastrado em: 22 Abr 2019
CURITIBA-PR
Offline
Mensagens:351
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lauro Elias Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2020 as 13:10
Originalmente postado por Newertonmazz Newertonmazz escreveu:

Olá colegas do pedal,

Estou restaurando uma Monark 10 e gostaria da ajuda dos amigos para identificar o ano da mesma, para poder comprar os adesivos do modelo específico, quadro, mesa, pé de vela, garfo, guidão e ferraduras são originais, número de série HE836691


========

Ola seja bem vindo... Newertonmaz..
Minha sugestão faça um tópico exclusivo da sua Bike com fotos,
e as perguntas que precisa a medida que for mexendo na sua bike, o pessoal vira com boas dicas e sugestões....
pois esse negocio ficar escavando tópico antigo não funciona mais não acrescenta nada na sua pergunta.. 
veja esse tópico  ja tem 11 anos de la pra ca muita coisa mudou, nem tem mais tantos mecânicos,ferramentas e peças que existiam em 2009.
Hoje é tudo diferente no quesito peças, ferramentas, mecânicas etc. 

Boa sorte Thumbs Up


Voltar ao Topo
Newertonmazz Ver Drop Down


Cadastrado em: 31 Jul 2020
Canoinhas SC
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Newertonmazz Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 31 Jul 2020 as 11:55
Olá colegas do pedal,

Estou restaurando uma Monark 10 e gostaria da ajuda dos amigos para identificar o ano da mesma, para poder comprar os adesivos do modelo específico, quadro, mesa, pé de vela, garfo, guidão e ferraduras são originais, número de série HE836691

Voltar ao Topo
pf23 Ver Drop Down

Bloqueado

Cadastrado em: 15 Jul 2003
Sampa -
Offline
Mensagens:722
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar pf23 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Jun 2020 as 12:11
ficou loka
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 08:30
Originalmente postado por marcos_netto marcos_netto escreveu:

Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Tem informações no site do Sheldon Brown sobre montagem de rodas 32 furos em cubos 36 e vice versa. Claro que é uma “técnica não ortodoxa”, se você bem me entende...


Técnica Não Ortodoxa = Gambiarra

LOL

Exatamente!
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 07:06
Originalmente postado por Ligeirinho Ligeirinho escreveu:

O Edu da Pedaleria tbm tem um vdd sobre essa "funcionalidade" de 32 com 36 ou 36 com 32. Será que funciona razoavelmente bem?

Funcionar, funciona. Mas eu já vi um par de rodas assim e considero que ficou muito feio.

Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Ligeirinho Ver Drop Down


Cadastrado em: 23 Set 2006
-
Offline
Mensagens:2123
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Ligeirinho Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 18 Jun 2020 as 00:44
O Edu da Pedaleria tbm tem um vdd sobre essa "funcionalidade" de 32 com 36 ou 36 com 32. Será que funciona razoavelmente bem?
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 19:15
Originalmente postado por dwsmartins dwsmartins escreveu:

Tem informações no site do Sheldon Brown sobre montagem de rodas 32 furos em cubos 36 e vice versa. Claro que é uma “técnica não ortodoxa”, se você bem me entende...


Técnica Não Ortodoxa = Gambiarra

LOL
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 17:56
Tem informações no site do Sheldon Brown sobre montagem de rodas 32 furos em cubos 36 e vice versa. Claro que é uma “técnica não ortodoxa”, se você bem me entende...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 10:14
Na longa busca que fiz por cubos de 36F para essa manutenção, cheguei a pensar em trocar para cubos de 32F, pois estes ainda se encontram com alguma facilidade para V-Brake. Porém, se tivesse feito isso, não encontraria os aros.

Conversei com o pessoal técnico de uma conhecida fábrica de aros para bicicletas e pedi para eles pegaram um aro C10 e fazerem apenas 32 furos em vez dos 36 do produto vendido. A resposta foi que isto não seria possível pois "um aro C10 com 32 furos não tem homologação do INMETRO, e por isso não podemos vender...".  Certo ele. Mas uma droga para o cliente.
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
dwsmartins Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Abr 2018
Belo Horizonte
Offline
Mensagens:1515
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dwsmartins Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 07:54
É curioso essa história dos 36 furos no Brasil: a maioria só quer 32 pra baixo, pq são mais leves. Mas a galera esquece que tem a questão da resistência tb. Lá fora encontram-se 36, 40 e até 44 furos pra cicloturismo.

Vejo o mesmo ocorrer com aros: há opções lá fora de 36”, 32”, 29”, 27,5”, 26”, 24”, 700 e 650, mas aqui nunca vi 36” nem 32”, 27,5” não pegou, 26” ninguém quer, 24” é só pra criança e o 650 de speed tb não pegou. Ocorre tb em outras áreas (disco vs v-brake, 3x vs 2x vs 1x, aço vs alumínio vs titânio vs carbono, rolamentos vs esferas, etc.).

O mercado brasileiro de ciclismo (assim como tantas coisas aqui) precisa ser estudado...
Bora pedalar, senão estressa!
Voltar ao Topo
Igor_Rj Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2020
São João
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (1) Agradecimentos(1)   Citar Igor_Rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Jun 2020 as 00:05
Show meu amigo. Parabéns.
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 16 Jun 2020 as 17:03


A SAGA CONTINUA!

Big smile

Onze anos depois da criação deste tópico e da "tunada", a Monark 10 Super, ano 1976, recebe sua primeira atualização:

Um par de cubos Shimano Claris.














Os cubos anteriores estavam muito desgastados. Eram cubos "baratos" da Shimano e também não receberam a manutenção adequada. Como eu estou puxando uma boa quilometragem com a Monark (uns 500 por mês em média), eles não aguentaram.

Foi difícil de conseguir um par de cubos Shimano de 36 furos para V-Brake. Eles estão praticamente extintos no Brasil. No exterior é possível consegui-los sem problema. Mas aí vão custar o olho da cara. Consegui esse par de Shimano Claris perdidos no estoque de uma loja em Minas Gerais. Mas um de cada cor (o que para mim não tem importância alguma).

Eles estão rodando macios e soltinhos. A bike já era um conforto só; agora ficou uma delícia para pedalar! E desta vez farei a manutenção certinho para assegurar longa vida aos componentes.

Sugestão para quem tem bike com rodas 36F: caso achem um par de cubos da Shimano, comprem e guardem em casa. No futuro isso vai render uma baita economia na hora de fazer um upgragre na bike.

LOL


Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Igor_Rj Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2020
São João
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Igor_Rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2020 as 13:25
Originalmente postado por georgehfs georgehfs escreveu:


Esse tópico do marcos_netto me ajudou muito, me animou seguir procurando os componentes para upgrade. Depois de muito pesquisar, comprei os componentes e instalei.

Cubo - Claris 8v
Cassete - HG-51
Corrente LG-51


Apesar do tempo creio que ainda esteja com essa relíquia. Eu tenho uma no qual não vou investir agora porém gostaria de saber se no cubo Gtb de rolamento posso colocar esse cassete de 8v?
Abraços e parabéns.

Mantive o cambio e os outros componentes, aos poucos vou trocando.
Já percebi uma melhora absurda na bike.
Agradeço a todos que ajudaram.

Tive que retirar o parafuso que fixa o cambio à gancheira, para não esbarrar no cassete.


Cassete e corrente instalados.
Voltar ao Topo
Igor_Rj Ver Drop Down


Cadastrado em: 24 Jan 2020
São João
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Igor_Rj Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 24 Jan 2020 as 13:23
Apesar do tempo creio que ainda esteja com essa relíquia. Eu tenho uma no qual não vou investir agora porém gostaria de saber se no cubo Gtb de rolamento posso colocar esse cassete de 8v?
Abraços e parabéns.
Voltar ao Topo
joaoandre1990 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 22 Mai 2017
Maringá - PR
Offline
Mensagens:685
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar joaoandre1990 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2018 as 11:46
Em qualquer oficina de bicicleta vc encontra cabo de aço e conduíte amigo, procure pelo conduíte com TEFLON interno, abraço!
NO GEARS, NO PROBLEMS!
Voltar ao Topo
dionatasalves Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Ago 2018
Uberlandia
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar dionatasalves Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Ago 2018 as 10:31
Bom dia!
Alguém me ajuda!
Tenho uma Monark 10 (que é do meu pai) e levei para dar uma reformada nela, o cambio traseiro dela é Shimano Positron e tem um cabo que é um fio de aço, porém, o conduite precisa ser trocado, alguém tem esse conduite ou sabe onde acho?

Agradecido!
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 11 Jan 2017 as 09:02
Bah!

Caso tu não compres, tô interessado!

he he he

Big smile
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
LUCASCM1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 10 Jan 2017
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar LUCASCM1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 10 Jan 2017 as 19:30
Fala pessoal!
Tenho interesse em adquirir essa Monark Super 10 pelo valor de R$600,00.
O dono diz que é original. Pela foto o que vocês podem me dizer?
Será que é original mesmo?
O valor seria nessa base?
Quanto mais informações puderem me passar eu agradeço muito. Muito mesmo!

Voltar ao Topo
Lucas Melo Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Set 2016
Cascavel
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Melo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 19:05
Poise eu quero arrumar ela mas não para deixar clássica, Poque vou colocar aros diferentes dos originais, câmbios, e tudo mais que não vai deixar ela uma bike original, Eu quero andar com os caras do pelotão, que fazem 60 a 80 km em uma média de velocidade 31 a 35 KM/H, mas eu fazendo algumas melhorias será que era possível eu andar com eles? pelo menos até na metade do ano que vem que saiba comprar uma mais nova e voltar esta com as peças originais novamente.
Voltar ao Topo
georgehfs Ver Drop Down


Cadastrado em: 06 Out 2015
Petrópolis
Offline
Mensagens:260
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar georgehfs Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 18:07

Ainda to na minha saga... rsss
O pedivela monobloco está torto, então deve ser isso que está fazendo trocar de marcha no cassete.
Comprei o eixo transformer e se conseguir instalá-lo vou comprar o pedivela estilo sugino.
DEpois posto o resultado.
George
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 17:31
Originalmente postado por Lucas Melo Lucas Melo escreveu:

Será que vale apena melhorar ela? Colocar cubos de pressão, Aros estilo aro 700, trocar parte de câmbios,Pedivela e deixar mais que vai custar em torno de uns 600 a 800 reais ou guardar mais um pouco e pegar uma speed melhor, Mais nova?


Tchê!

Confused

Essa pergunta pode ser respondida de uma dezena de maneiras. E todas as respostas estarão (provavelmente) corretas.

O meu objetivo era ter uma bike barata, resistente e que não chamasse a atenção dos malacos. Consegui tudo isto. Mas...

Gastei mais do que previa.

Em compensação tenho uma bike única, inigualável.

"...uma bike melhor..." O conceito de "melhor" aqui é relativo. Essa bike é extremamente (eu digo muito mesmo!) confortável. A manutenção dela é absolutamente simples e barata. Cheguei a ficar mais de 4 anos sem furar um pneu. Ninguém até hoje pensou em me assaltar porque ela "tá velha, veia, enferrujada, não tem dois amortecedor... LOL )

A pergunta é: pode ser melhor do que isto?

Bem, se você quiser uma bike para andar rápido no pelote na estrada, provavelmente ela não servirá para isto. Mas se o teu objetivo for rodar com uma clássica e que vai te trazer muita satisfação e pouco gasto depois de pronta, então restaurar uma M10 é o caminho.

Ah! Os aros "estilo 700" são os Vzan C10. Esse quadro/garfo não aceita aros 700. Os cubos você pode usar o Shimano 36F mais barato que encontrar. Apenas cuide para que a manutenção seja feita regularmente.

Eu acho que já meti uns 15 mil km nessa M10 depois que reformei ela. Nada mal para uma bike ano 1976...

Big smile
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Lucas Melo Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Set 2016
Cascavel
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Melo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 22 Set 2016 as 16:52
Será que vale apena melhorar ela? Colocar cubos de pressão, Aros estilo aro 700, trocar parte de câmbios,Pedivela e deixar mais que vai custar em torno de uns 600 a 800 reais ou guardar mais um pouco e pegar uma speed melhor, Mais nova?
Voltar ao Topo
marcos_netto Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 02 Ago 2007
Canoas - RS
Offline
Mensagens:6785
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar marcos_netto Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2016 as 23:37
Originalmente postado por Lucas Melo Lucas Melo escreveu:

Queria tirar algumas duvidas com você sobre a montagem e como equipou a sua.

Tudo no tópico. Provavelmente,depois de tantos anos e tantas postagens, as perguntas já estão respondidas aí.
Big smile
Marcos Netto

____________________________________________________________

"The less you think about the bike the more you will enjoy the ride!"

Twitter: (a)marcosnetto
Instagram: 1marcosnetto
Voltar ao Topo
Lucas Melo Ver Drop Down


Cadastrado em: 17 Set 2016
Cascavel
Offline
Mensagens:3
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas Melo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 17 Set 2016 as 22:47
Olá Marcos, Beleza?
Então estava olhando a sua Monark e me identifiquei muito, Pois acabei de pegar uma monark 10 também e quero fazer algumas melhorias, Mas estava pensando se valia mesmo a pena investir um dinheiro nela, Olhei o seu fórum e resolvi que vou investir sim nela, Vou montar os aros, Cubos, Passadores, Catraca e Pedais e deixar mais ou menos igual a sua, Talvez um pouco mais pra frente vou colocar o cambio Shift nela também igual estas modernas mesmo, Queria tirar algumas duvidas com você sobre a montagem e como equipou a sua.
Voltar ao Topo
Marcilio Al Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 31 Jul 2016
São Paulo
Offline
Mensagens:28
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Marcilio Al Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 03 Ago 2016 as 03:41
Linda bike Parabéns me remete a infância meu tio tinha uma parecida com banco de veludo sempre quis uma dessa mas nunca tive.
Parabéns pela aquisição Clap
Voltar ao Topo
 Responder Página  123 12>

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X