Pedal.com.br Página inicial
Fórum Inicial Fórum Inicial > Fóruns Novos - Outras Categorias > Bicicletas Fixas / Fixie / Fixed Gear & Single Speed
  Novas Mensagens Novas Mensagens RSS Feed - Ajuda Cubos p/ Single Speed
   [REGRAS]    FAQ FAQ  Pesquisar no Fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


Ajuda Cubos p/ Single Speed

 Responder
Autor
Mensagem
  Tópico Pesquisar Tópico Pesquisar  Opções do Tópico Opções do Tópico
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afjourdan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Tópico: Ajuda Cubos p/ Single Speed
    Postado: 26 Set 2009 as 02:07
Pessoal,

Terminei de montar minha SS com quadro de Caloi 10 (relação 44x18). Estou tendo um problema com o cubo traseiro que é de ferro (de marca Chin Haur)... a roda livre fica "sambando" segundo o mecânico da bicicletaria é um problema da rosca de cubos ruins...

Qual sugestão vcs me dão levando em conta o custo X benefício? Vale a pena partir pros cubos flip-flop?
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 02:40
seria uma opção colocar um cubo k7 e montar a single speed? eu uso assim na minha bike uso um cubo shimano normal com ss, se essa for uma opção da uma olhada aqui mesmo no site tem um artigo ensinando a montar a single speed corretamente adaptando ela pra k7 fica muito bom.
Voltar ao Topo
Lucas_nc Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Set 2009
Curitiba - PR
Offline
Mensagens:124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Lucas_nc Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 02:43
Esses cubos flip-flop que você falou são aqueles que tem rosca dos dois lados??Se for acho uma boa.
Quanto ao k7, nao acho que seja nescessario, um bom cubo de rosca já da conta de uma single.
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 02:47
Uso cubos para cassete shimano, desmontei 2 cassetes velhos usei os passadores e uma das catracas e ficou assim:



Tem também esse tutorial muito bom do fórum:

http://www.pedal.com.br/exibe_texto.asp?id=1445
Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 09 Nov 2008
São Paulo
Offline
Mensagens:653
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar DrHide Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 03:03

           Cubos flipflop são uma boa ideia, porém muito caros, na minha SS usei cubos de alumínio chineses "men join" , c rolamentos, são compactos, baratos (27,00 o par) e rodam muito bem, fiquei até surpreso c o desempenho. Recomendo.
          Abraço.
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afjourdan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 12:29
Poderia sim utilizar um cubo de K7, mas pra mim não valeria a pena... pois teria que comprar pra desmontar... daí acho melhor comprar um que já vem pronto hehehe :)

Os flip-flops possuem rosca de 2 lados... da pra montar fixa e roda livre.... dai é soh inverter a roda traseira que fica tudo certo...


vou ver se encontro esse "men join"
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afjourdan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 26 Set 2009 as 12:35
Ta aí a criança... vai ganhar rodas e pneus novos... e to pensando em mexer nesse conduite do freio traseiro...


Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
danielbns Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 25 Dez 2005
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:6899
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar danielbns Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2009 as 01:18
andrefub toma cuidado com essa singls speed ai que vc fez pois colocar catraca do lado para q a corrente não saia do lugar pode dar um problema sério, as vezes com as torções do sistema a corrente bate num dente dessas catracas maiores tenta subir e como nao tem folga ela arrebenta ou sai do lugar.

eu uso na minha o mesmo esquema só q ao invés de usar outra catraca como guia eu uso um guia que eu fiz de plastico do mesmo formato da catraca só q sem os dentes, dessa maneira ele cumpre o papel de guia mas nao corre risco de dar problema, no caso do meu ele fica bem proximo da corrente não da espaço nenhum só o suficiente.
Voltar ao Topo
andrefub Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Set 2007
Guarujá - SP
Offline
Mensagens:3124
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar andrefub Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 27 Set 2009 as 04:01
danielbns,

As catracas não tem dentes, estão limados.
Bom Pedal...

Sempre
Voltar ao Topo
Codorna Ver Drop Down


Cadastrado em: 29 Jan 2009
Carmo de Minas
Offline
Mensagens:600
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Codorna Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2009 as 00:42
pessoal uma duvida, estou com um quadro caloi aluminum e estou montando uma ss genérica, queria saber se serve aqueles cubos de bikes de só uma marcha, tipo bmx só que 26. vi uns cubos de rosca e catracas de bmx serve?
valeu
Voltar ao Topo
afjourdan Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 07 Mar 2009
Brasília-DF
Offline
Mensagens:266
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar afjourdan Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2009 as 01:27
Originalmente postado por Codorna Codorna escreveu:

pessoal uma duvida, estou com um quadro caloi aluminum e estou montando uma ss genérica, queria saber se serve aqueles cubos de bikes de só uma marcha, tipo bmx só que 26. vi uns cubos de rosca e catracas de bmx serve?
valeu


Qualquer cubo de rosca resolve seu problema...
Caloi 10 - Fixa 44x18
Voltar ao Topo
Diego C Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 30 Dez 2008
Offline
Mensagens:23
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Diego C Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 30 Set 2009 as 03:25
Olha, se a intenção é custo benefício e você não quer montar uma fixa não vejo necessidade dos cubos flip flop, posso recomendar os rodan roller, tenho usado na minha single há um bom tempo e tem rodado sem problemas, rolamentados e com rolagem superior aos cubos xing ling, vão te custar no máximo 35 dinheiros.
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caue r Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 01 Out 2009 as 15:50
Como os cubos flip-flop são caros e um pouco raros de se encontrar, vi no site Fixa Sampa um cubo de freio a disco adaptado como um flip-flop. A galera que usou falou que a gambiarra funciona.


Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
Fabio Ver Drop Down


Cadastrado em: 07 Out 2003
-
Offline
Mensagens:8603
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Fabio Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 09 Nov 2009 as 00:45
Os cubos flip flop tem o tamanho da rosca padrão ou é menor?
 
Quais tamanhos de roscas para catraca?
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Louisc1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2009 as 00:23
Os cubos flip-flops tem rosca padrao (inglesa) para a roda livre e para o pinhao.
 
A Velosolo Bikes de Londres esta fazendo pinhoes para serem parafusados a cubos dianteiros Shimano a disco, e ficam muito bons pois nao ha' risco de ter problemas com as roscas.
Louisc1
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Louisc1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2009 as 00:30
Pinhao e catraca, ambos tem a medida 1.37" polegadas (que e' a mesma do movimento central), e isso aplica-se ao cubos de pista Shimano, Formula.
 
As exceções sao os cubos de pista Campagnolo e Phil Wood que a medida do trava pinhao nao segue o padrao ingles.  O site do Sheldon Brown tem todas as medidas e suas diferencas.
Louisc1
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Louisc1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2009 as 00:38
Aqueles que querem converter para fixaou SS uma bike com gancheira vertical pode utilizar um cubo ecentrico - "Eno eccentric hub" da White Industries - e e' flip-flop vejam o link:
 
 
Nao e' barato, custa US$ 140.00 mais o pinhao $ 40.00, porem evita troca de quadro ou o custo do framebuilder para trocar a gancheira.
Louisc1
Voltar ao Topo
Caue r Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 26 Jul 2009
São Paulo
Offline
Mensagens:183
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Caue r Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2009 as 02:16
Interessante esse cubo, os caras inventam de tudo mesmo!
É uma ótima idéia!


Editado por Caue r - 25 Nov 2009 as 04:19
Devagar se vai longe...Mas demora um tempão!

Cicloação - Idéias em movimento
Voltar ao Topo
Oli Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 16 Jul 2009
Rio de Janeiro
Offline
Mensagens:449
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Oli Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 25 Nov 2009 as 03:34
Originalmente postado por afjourdan afjourdan escreveu:

Pessoal,
 Estou tendo um problema com o cubo traseiro que é de ferro (de marca Chin Haur)... a roda livre fica "sambando" segundo o mecânico da bicicletaria é um problema da rosca de cubos ruins... 
 
Não acredito que seja problema na rosca do cubo, mas sim o eixo empenado!!!
Voltar ao Topo
Louisc1 Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 24 Nov 2009
Sao Paulo
Offline
Mensagens:1205
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Louisc1 Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2010 as 01:56
SRAM Torpedo Fixed & Free Rear Hub
 
Esse cubo e' uma boa alternativa, mas e' um pouco caro, mas fica elegante (clean) na bike.
 
The SRAM Torpedo can be used as a fixed gear or freewheel. Change modes by just turning a screw inside the solid axle.
  
  • 120mm width, with kit to adapt to 130mm
  • Durable alloy construction
  • 174mm x 10mm solid axle
  • It Includes 18-tooth, 3/32-inch cog
  • 32 or 36 spoke holes
  • Compatible with Shimano Nexus cogs (tem ate' 24 dentes)
  • Single-speed or FIXED
  • 520 grams
  


Editado por Louisc1 - 23 Jan 2010 as 02:00
Louisc1
Voltar ao Topo
Jopamacedo Ver Drop Down


Cadastrado em: 20 Jun 2019
SJCampos
Offline
Mensagens:75
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Jopamacedo Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 19 Nov 2019 as 20:59
Não existe cubo flip flop para colocar duas catracas "roda-livre"???
Voltar ao Topo
Remerson Ver Drop Down
Avatar

Cadastrado em: 08 Dez 2012
Paulínia/SP
Offline
Mensagens:584
Opções da Mensagem Opções da Mensagem   Agradecimentos (0) Agradecimentos(0)   Citar Remerson Citar  ResponderResponder Link direto para este Post Postado: 23 Jan 2020 as 22:22
Originalmente postado por Diego C Diego C escreveu:

Olha, se a intenção é custo benefício e você não quer montar uma fixa não vejo necessidade dos cubos flip flop, posso recomendar os rodan roller, tenho usado na minha single há um bom tempo e tem rodado sem problemas, rolamentados e com rolagem superior aos cubos xing ling, vão te custar no máximo 35 dinheiros.

Sei que tem mais de 10 anos esse comentário, mas os cubos Rodan que encontrei são somente para catracas de 7 velocidades... ou dá certo de colocar somente uma catraca single??
Remerson Andrade

Suzico Desert Rat 1992!!!

Antiga bike: OXER Vision c/Rock Shox Dart1!

Poste sua Oxer aqui: http://www.pedal.com.br/forum/tem-uma-oxer-poste-aqui_topic71062.html
Voltar ao Topo
 Responder

Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 12.07
Copyright ©2001-2024 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X