| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Tudo sobre BIKEFIT
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Tudo sobre BIKEFIT

 Responder Responder Página  <1 4546474849 50>
Autor
Mensagem
 Avaliação: Avaliação do Tópico: 4 Votos, Média 5,00  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
jpedroabrahao Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 12 Out 2018
Floripa
Desconectado
Mensagens:22
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de jpedroabrahao Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2018 as 08:30
Originalmente Postado por Ismah/Cabelo Ismah/Cabelo Escreveu:

Eu estou por fazer este, por N detalhes que me incomodam, e porque meu perfil mudou razoavelmente. Ainda falta tirar o tempo pra isso tudo, acho que só para Janeiro deve sobrar um tempo. Agenda tá badalada, amanhã já começa o final de semana... Dead

Notei já a primeira vez, que este site segue um padrão moderno, de se guiar pelo top tube, standover e tal, e não só pelo seat tube. Algo bem bacana!

Temos bastante medidas em comum, por isso falando em "nós".
Pela tendência antiga, nós dois usaríamos quadros 60. Já pela atual tendência de quadros slopped, iríamos de 56 a 58, variando para uma mesa maior. Pessoalmente, me senti muito bem em cima de uma 58, com mesa de 110 ou 120 mm. Algo bem estranho a primeira vista, aliás.

O site, retorna resultados de formas diferentes, seguindo escolas de fit diferentes. Não há bem CERTO ou ERRADO, existem apenas como opções. Se tu se sentir confortável, e for flexível suficiente, não há bem um problema de usar uma mesa de 200 mm, a não ser que é mais provável o capote na descida ou uma saída de traseira, pelo peso estar muito a frente da bike. LOL
Aí já é mais negócio, um quadro mais longo, com uma mesa mais curta...
Vale dizer que os ajustes começam no que não é possível mudar: medidas do quadro, passando pelo eixo do movimento central, vai para a posição do selim, e aí para a frente da bike, ajustando a posição do guidão...
Lembre-se que um guidão de referência sempre é reto em todos os sentidos. Então precisa-se compensar no comprimento da mesa, uma eventual curvatura do guidão para trás (back sweep); no ângulo da mesa, uma eventual curvatura para cima (upsweep); e caso seja um guidão "chifre de boi", o desnível entre centro e bordas (rise). Isso tudo mexe ligeiramente com as medidas da mesa. Quanto maior o ângulo, mais longa vai ficando a mesa, e vice-versa.

A altura do guidão, é praticamente algo puramente sensorial. Vejo e leio muito pouco, quanto a  isso. Certamente um fitter vai te dar uma orientação, mas ainda é algo subjetivo.
Quando mais baixo, mais aerodinâmico, e melhor pra subidas... Quanto mais alto, menos aerodinâmico, e melhor pra descidas... Já sabe porque o fit competitivo, indicou uma mesa de humildes 120 mm.

Outro ponto, é que não são medidas imutáveis. Eu sigo um tanto fora do meu fit de XC, em algumas medidas. E de maneira proposital, visando melhorar em situações específicas, para deixar a bike mais divertida, ou confortável.

Quanto as medidas retornadas...

A primeira parte, está em polegadas. 1" = 2,54 cm, basta multiplicar, e voi la, temos a medida em centímetros. Se divide em 3 divisões XC, AM (All Mountain) e gravidade.
O primeiro, é o que normalmente fazemos por aqui, bikes para estradão, alguma coisa de trilha e trechos técnicos, voltada para velocidade. O segundo, para bikes "toda a montanha", ou seja desde o que rola no XC, até uma trilha pesada e descida radical.
Já as de gravidade, são praticamente as bike focadas em descer montanha abaixo, correndo ou pulando por cima de tudo, com saltos e tudo mais. Não deve ser teu caso.

O standover height range, que seria a "altura parado em pé sobre a bike", na linha média do virtual top tube ou top tube efetivo...

Resultado de imagem para bike standover height range

O virtual top tube ou effective top tube é essa medida
Resultado de imagem para bike virtual top tube

Stem leght é o tamanho da mesa.

BB to sadde, ou bottom bracket to saddle, é a medida do centro do eixo do pedivela, até o topo do selim. Mudando de selim, ou usando tênis ou sapatilhas, essa medida tende a variar ligeiramente.

Saddle to handle bar é a medida da ponta do selim, até o meio do guidão (na metade mesmo, como se fosse cortar o tubo na metade).

Já para as bikes de estrada...

Seat tube range C-C (center to center) e C-T (center to top)
Resultado de imagem para bike seat tube range

Saddle setback é a distância da ponta do selim, até uma linha vertical imaginária, que passa pelo centro do eixo do pedivela. Recomendo fortemente o uso de um fio de prumo!

Resultado de imagem para bike saddle setback



Obrigado pela aula amigo! Muito bem explicado! 

Porem, assim como nosso amigo de cima, eu realizei o bike fit com auxilio de minha namorada e retornou as medidas abaixo. Porém, estou na duvida, afinal, como interpretar os dados para saber qual o tamanho ideal de quadro MTB para mim?




Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2018 as 08:32
Pode parecer estranho, mas bike fit virtual para auxiliar na compra de bike eu recomendo o mais simples possível (site nograu).

É simples e objetivo, da forma que um bike fit virtual deve ser.

Após a compra, se puder fazer um bike fit presencial com alguém experiente seria ideal.
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2018 as 10:18
competitivecyclist  não retorna o tamanho de bike e sim quais as medidas indicadas, cabe você analisar a geometria da bike que pretende comprar e ver se esta próximos desse valores...

Por que isso? Pois cada empresa trabalha com uma geometria, escala e tipificação diferente... Por isso é muito importante que as empresas divulguem a tabela de geometria...

Algumas empresas trabalham com nomenclatura: 
P, M, G, XG, XXG (adotado por algumas empresas brasileiras)
S, M, L, XL, XXL (mais adotada ultimamente)
15, 17, 19, 21 (deveria ser a medida do Seat Tube (tubo do selim) em polegadas, do movimento central ate a abraçadeira) caiu em desuso no MTB pois os quadros estão mais sloping, deixando o canote mais exposto que favorece o conforto)...
48, 50, 52, 54, 56 (adotado em road bikes, e deveria representar a medida Top Tube, novamente o caiu em desuso devido aos quadros sloping, antigamente o top tube era quase reto/paralela ao chão, tinha medida bem próxima do top tube efetivo, algumas marcas passaram a adotar a medida top tube efetivo, mas também já não estão batendo mais....


Pelos motivos citados acima, as empresas tem preferido trabalhar com nomenclaturas (Extra Small, Small, Medium, Large, Extra Large, Extra Extra Large)...

Nem sempre a Small tera o tubo do selim com 15" como antigamente, algumas podem trabalhar com 14,5", outras 15" e outras 15,5"...

Nem sempre uma Road Small terá Top Tube de 52mm, algumas podem ter 51, outras 53.... 
  

Empresas mais renomadas como Specilized e Scott, divulgam planilhas com qual tamanho você pode se encaixar melhor de acordo com sua altura... Ai vale aquela regra (Race/Agressiva, pega mais perto do menor numero, se quer conforto e controle, mais perto do maior numero)

competitivecyclist divide em três diferentes estilos:

MTB - XC Agressivo, All Mountain e Gravity para que curte descidas pesadas, rs... Achei que ficou faltando um medida para XCM (maratonas), que visam um pouco mais de conforto...

Speed/Road - Eddy Fit visa um maior conforto ou para quem um alongamento ruim, remonta ao grande maratomista Eddy, geometia boa para longas distancia... Competitive dispensa comentários é a mais agressiva  ...French Fit é um ajuste intermediário trás as geometrias francesas de bom tempo atras, onde nas classicas provas francesas, o ajuste não era tão agressivo como hoje...


E por todos os motivos citados, é recomentado fazer um bikefit presencial...rs
 
 



Editado por rafael_rtg - 23 Out 2018 as 10:22
Voltar para o topo
lucasguilima Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Jan 2014
Ribeirão Preto
Desconectado
Mensagens:602
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lucasguilima Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2018 as 10:40
Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

15, 17, 19, 21 (deveria ser a medida do Seat Tube (tubo do selim) em polegadas, do movimento central ate a abraçadeira) caiu em desuso no MTB pois os quadros estão mais sloping, deixando o canote mais exposto que favorece o conforto)...
 
 

Sobre isso, um amigo meu disse que os amigos dele estão comprando quadros menores em relação ao tamanho ideal deles, para deixar o canote mais alongado e ter um conforto maior na pedalada, isso é uma tendência ou ele entendeu/me explicou errado?
Ex: tam ideal é 17" - mtb - eles compram tam 15" e deixam o canote mais pra cima.

Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2018 as 10:59
Para favorecer o conforto teria que procurar um quadro Sloping propriamente dito, como os da Groove rhythm....

Simplesmente pegar um quadro menor você terá um Head Tube, e possivelmente o guidão muito mais baixo que a o Selim, alem de um Top Tube mais curto... Terá que usar uma mesa longa, corre risco de ter que deixar ela positiva ou ficara em uma posição bastante agressiva, e não confortável....

Quadro spoling não é quadro menor e sim com Seat tube menor, mantendo a altura do Head Tube e Top Tube efetivo...

Veja a imagem abaixo, o quadro preto é mais sloping... Mas Top Tube efetivo, Head Tube (tudo da espiga da relação), entre eixos, etc, são os mesmos...





Originalmente Postado por lucasguilima lucasguilima Escreveu:

Os amigos dele estão comprando quadros menores em relação ao tamanho ideal deles, para deixar o canote mais alongado e ter um conforto maior na pedalada, isso é uma tendência ou ele entendeu/me explicou errado?



Editado por rafael_rtg - 23 Out 2018 as 11:04
Voltar para o topo
lucasguilima Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 13 Jan 2014
Ribeirão Preto
Desconectado
Mensagens:602
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de lucasguilima Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2018 as 11:31
Originalmente Postado por rafael_rtg rafael_rtg Escreveu:

Para favorecer o conforto teria que procurar um quadro Sloping propriamente dito, como os da Groove rhythm....

Simplesmente pegar um quadro menor você terá um Head Tube, e possivelmente o guidão muito mais baixo que a o Selim, alem de um Top Tube mais curto... Terá que usar uma mesa longa, corre risco de ter que deixar ela positiva ou ficara em uma posição bastante agressiva, e não confortável....

Quadro spoling não é quadro menor e sim com Seat tube menor, mantendo a altura do Head Tube e Top Tube efetivo...

Veja a imagem abaixo, o quadro preto é mais sloping... Mas Top Tube efetivo, Head Tube (tudo da espiga da relação), entre eixos, etc, são os mesmos...





Originalmente Postado por lucasguilima lucasguilima Escreveu:

Os amigos dele estão comprando quadros menores em relação ao tamanho ideal deles, para deixar o canote mais alongado e ter um conforto maior na pedalada, isso é uma tendência ou ele entendeu/me explicou errado?


Obrigado pelo esclarecimento, tinha pensado mais ou menos assim, não tinha conhecimento do tipo de quadro, mas imaginei que não ficaria legal pegar um numero menor.

Lucas





Voltar para o topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 23 Out 2018 as 16:53
Depende o quão menor... Se tu caiu no que seria o 20", um 19 ou 21 podem servir, e trazer coisas diferentes...

Eu tenho um quadro 17, mas o TT efetivo, é o mesmo de um 21 da marca (o que não deveria ser).
Preciso de um canote de 400 mm com off-set de 3 a 4 mm. Ainda estou usando uma mesa negativa (-7º) e uma mesa mais curta (70 mm) que o recomendado. Excelente para as subidas, meu ponto fraco, e péssimo para descidas.

Editado por Ismah/Cabelo - 23 Out 2018 as 16:55
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
marp Ver Drop Down


Registrado: 21 Out 2018
santo andré
Desconectado
Mensagens:105
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Out 2018 as 00:40
(a)Ismah/Cabelo e (a)rafael_rtg
Muito obrigado pela resposta detalhada e pelas informações, com isso deu pra esclarecer bastante e consigo olhar as geometrias por aí dos quadros pra montar a bike.
Aqui na minha cidade tem revendendores de quadros first e absolute e todos tem disponível tamanho 21", vou dar uma estudada nos quadros dessas marcas e tentar montar em cima usando essas explicações do fit, ou aceitar e comprar uma mtb da lista que tenha 21", assim que eu tiver alguma ideia do que fazer, vou postar aqui.
Obrigado!
Voltar para o topo
marp Ver Drop Down


Registrado: 21 Out 2018
santo andré
Desconectado
Mensagens:105
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Out 2018 as 12:34
Depois de dar uma pesquisada e levantar meu orçamento, resolvi pegar um quadro bem simples absolute nero, pelo fato de ter disponível em várias lojas aqui da minha região e que acredito ser suficiente pra um iniciante
Vai uma foto dele aqui antes das perguntas pra ver geometria:


Procurando sobre os tamanhos deles na internet, não achei site oficial da isapa e procurei em vendedores, daí cada um lista uma coisa.

No ML
MEDIDAS DO QUADRO 23:
Tubo superior dianteiro = 56 cm;
Tubo inferior dianteiro = 67 cm;
Tubo do selim = 55 cm;
Tubo superior traseiro = 47 cm;
Tubo inferior traseiro = 40 cm

MEDIDAS DO QUADRO 21:
Tubo superior dianteiro = 56 cm;
Tubo inferior dianteiro = 67 cm;
Tubo do selim = 54 cm;
Tubo superior traseiro = 44 cm;
Tubo inferior traseiro = 39 cm

MEDIDAS DO QUADRO 19:
Tubo superior dianteiro = 56 cm;
Tubo inferior dianteiro = 67 cm;
Tubo do selim = 46 cm;
Tubo superior traseiro = 41 cm;
Tubo inferior traseiro = 39 cm

Na loja kfbikes

- Tamanho do quadro 23
- Top Tube: 60 cm.
- Head tube: 11 cm.
- Set Tube: 58,5 cm
- Tamanho do quadro 21.
- Top Tube: 59,5 cm.
- Head tube: 11 cm.
- Set Tube: 53,5 cm
- Tamanho do quadro 19.
- Top Tube: 59 cm.
- Head tube: 11 cm.
- Set Tube: 48,5 cm

Na minha leitura, da kf o "set" tube seria seat tube, certo? As medidas do ML parecem servir de nada pra ver o bike fit.
Os vendedores das lojas físicas locais estão me recomendando esse quadro tamanho 23, postei meu bike fit na página anterior do tópico mas colocarei de novo só pra facilitar



Usando o fit de mountain bike, não consigo chegar em conclusão nenhuma, pois como dito, depende de geometria do quadro e só um profissional do bike fit resolveria. Porém se eu fizer uma salada maluca e pegar o resultado de road bike de seat tube de 60-63cm em média, e jogar isso pra mountain bike (o que me parece erradíssimo, mas para tentar chegar nesse tamanho correto, vou continuar) o tamanho 23 desse quadro seria mais coerente por ser mais próximo desses 60cm médios do meu fit já que tem 58,5cm do que os 53,5cm do tamanho 21.
Seria o 23 mesmo? Qual a opinião de vocês?
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Out 2018 as 13:06
Vai de 23 se quer conforto...

O 21 vai ter que colocar uma mesa maior e vai te deixar em uma posição bem race...

Ali na posição do MTB XC, diz que seu top Tube tem que ter pelo menos 24 inches, 61 centímetros....


Editado por rafael_rtg - 25 Out 2018 as 13:07
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Out 2018 as 14:06
Eu uso uma bike tamanho M que já tem mais de 61,5 de top tube virtual.
Meu fit diz 61,5 a 63cm de top tube + mesa. Isso traduz pra uma bike 17 a 19.

Tem certeza que precisa de 23?
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Out 2018 as 14:20
Se for analisar as medidas que ele passou do quadro sim... Pode ser que a 21 se adeque a ele, possivelmente ficara mais race que a 23....

Originalmente Postado por ghd ghd Escreveu:

Eu uso uma bike tamanho M que já tem mais de 61,5 de top tube virtual.
Meu fit diz 61,5 a 63cm de top tube + mesa. Isso traduz pra uma bike 17 a 19.

Tem certeza que precisa de 23?
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Out 2018 as 14:33
Então, é esse mesmo o ponto.
As medidas que foram informadas parecem nem um pouco confiáveis. Os valores de top tube praticamente não variam entre os tamanhos.
Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Out 2018 as 14:43
É realmente.... o melhor seria comprar em loja física para poder medir o quadro...

Na verdade os dois extremos sofrem com isso.. 

Baixinhos como eu e altos com ele... Ainda mais quando a medida esta entre uma e outra... A avaliação presencial da bike se faz mais necessária....


Editado por rafael_rtg - 25 Out 2018 as 14:43
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
Jagwire Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Nov 2014
Paraná
Desconectado
Mensagens:1196
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jagwire Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Out 2018 as 14:53
Por isso que é difícil lidar com esses marcas de quadro genéricos, que não detalham a geometria...
Um quadro tamanho 23pol ter 60cm de top tube e 11cm de head tube é de lascar...
o certo seria achar uma bike montada e medir esse top tube efetivo.
strava.com/athletes/6410495
Voltar para o topo
Ismah/Cabelo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 26 Abr 2017
Bom Princípio/R
Desconectado
Mensagens:2425
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Ismah/Cabelo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 25 Out 2018 as 16:06
Mas nada garante que os quadros sejam iguais... Esse é o galho...
Sigam-me os bons
Strava -
Instagram
Prost!
Voltar para o topo
marp Ver Drop Down


Registrado: 21 Out 2018
santo andré
Desconectado
Mensagens:105
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de marp Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2018 as 02:05
Seguindo as informações daqui, comprei minha bike. Gostaria de agradecer a todos que pacientemente me ajudaram, e pra validar que todos esses textos não foram em vão.
Acabei pegando um quadro diferente do que eu tinha comentado, ia pegar um absolute nero 23 e acabei pegando um first lifty 21 (que é a mesma coisa do Atrix) com uma mesa de 10(não tenho certeza), top tube do quadro é de 596mm, na medida aqui bate, mas parece que está um pouco maior do que o fit recomendava quando eu medi na bicicleta mesmo.
Fiz dois pedais por aqui de 30km+- com ela e parece que está ótima, não senti nenhuma dor, embora sejam trajetos curtos pra isso, vou continuar testando.
Escolhi um garfo rígido como eu queria e tem vários espaçadores (acho que 6), mas a espiga ainda não foi cortada então posso ir mudando isso conforme for usando.
Alguma observação? (: Obrigado a todos que ajudaram mesmo!

Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 13 Nov 2018 as 10:35
Ao meu ver da para tirar bastante espaçadores rs...

Tete deixar o guidão na mesma altura do selim (se este estiver dentro das medidas corretas)...

Meu selim para ficar no ângulo recomendo, com sapatilha fica cerca de 2cm acima dos Bikefit virtuais...

Depois com tempo se quiser ir brincando com a posição para deixar mais Race, coloca uma mesa neutra ou negativa, assim você muda a altura do guidão sem mexer nos espaçadores, é sempre bom ter uma folga...
Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
1gustavomartins Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Out 2018
Palmas
Desconectado
Mensagens:7
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de 1gustavomartins Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 20 Nov 2018 as 12:09
E aí turma, tudo beleza?

Gostaria de indicação de um bom Bike Fit (presencial) em Goiânia-GO, Brasília-DF ou região. Qual o melhor studio nestas cidades? (Bike de Estrada)
Voltar para o topo
milani1589 Ver Drop Down


Registrado: 05 Dez 2018
Caçapava do Sul
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de milani1589 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Dez 2018 as 19:17
Buenas!

Minha bike é tamanho quadro 19", porém pelos bike fits virtuais que fiz o quadro 'ideal' será entre 17,5" e 18". Tenho 1,74cm de altura e 81cm de cavalo.
 
Todas as medidas que conferi na bike estão adequadas ao meu tamanho e eu me sinto confortável ao pedalar, embora ela seja 'maior' que meu tamanho 'ideal'. Já fiz quase 500kms em 2 meses.
Quando experimentei uma 17" não senti o mesmo conforto, até pq minha flexibilidade é meio ruim (talvez tenha sido por não estar ajustada).

E aí, devo procurar uma bike menor? 

Não tenho objetivo competitivo, apenas um praticar esporte ao ar livre: andar em estradas de terra (algumas beem esburacadas e com muito sobe e desce) e as vezes asfalto.

Gostaria de ouvir algumas opiniões.

Esta é a bike: 

Voltar para o topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2013
Brasilia
Desconectado
Mensagens:2858
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leo Amaral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Dez 2018 as 19:36
Tamanho da bike não quer dizer muito. As medidas do toptube estão corretas ou próximo ao que foi recomendado para você?
A altura do selim está certa?
Se não sente dores ou formigamento, não está colocando muito peso nas mãos, não vejo grandes problemas.
500km, mas qual o pedal mais longo?
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar para o topo
milani1589 Ver Drop Down


Registrado: 05 Dez 2018
Caçapava do Sul
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de milani1589 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Dez 2018 as 20:27
Os pedais mais longos foram 37km terra e 40km asfalto.

As medidas estão todas ok: altura do selim, ângulo do selim, distância do selim ao guidão, joelho alinhado com o pedal, distância da linha superior do selim com o movimento central (7cm).

A única coisa que estou me adaptando melhor é ao tipo de selim, que ainda está amaciando.
Voltar para o topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2013
Brasilia
Desconectado
Mensagens:2858
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leo Amaral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Dez 2018 as 20:58
Originalmente Postado por milani1589 milani1589 Escreveu:

Os pedais mais longos foram 37km terra e 40km asfalto.

As medidas estão todas ok: altura do selim, ângulo do selim, distância do selim ao guidão, joelho alinhado com o pedal, distância da linha superior do selim com o movimento central (7cm).

A única coisa que estou me adaptando melhor é ao tipo de selim, que ainda está amaciando.


Então não há com o que se preocupar. Nesses pedais já haveria sinais de problemas se fosse o caso.
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar para o topo
Leo Amaral Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Fev 2013
Brasilia
Desconectado
Mensagens:2858
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Leo Amaral Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Dez 2018 as 21:02
------
"If you don't know where you are going, any road will get you there." The Cheshire Cat in Alice's Adventures in Wonderland, Lewis Carroll. Antigo ltadeu70.
Voltar para o topo
Piredo Ver Drop Down


Registrado: 01 Mai 2019
Maceió
Desconectado
Mensagens:7
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Piredo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Mai 2019 as 12:10
Bom dia colegas, apesar de ser novo no fórum já tenho acompanhado a bastante tempo os tópicos porém bikefit é onde realmente fica a confusão na minha mente. Recentemente eu adquiri uma bicicleta usada de um amigo, uma trek 3500 de 2004, e ela tem me causado dores nas costas na região lombar. Sobre as dores já tou fazendo o acompanhamento médico, só que fico encucado se o problema é a bicicleta, as dimensões, já que tenho intenção de adaptá-la para cicloturismo.

As medidas da bicicleta são, tiradas com trena:

Top tube(medido do headtube até o centro do canote) 58cm
Distância do centro do canote até o guidão: 68 cm
Distância entre o guidão e a ponta do celim: 58 cm
Seat tube:19,5(polegadas que é o que os sites me indicam)

Não consegui achar as medidas "oficiais" por ser um quadro antigo, aí que começa o problema com os resultados dos bike fits mais comuns, a exemplo:

No grau:
Quadro de MTB:     19.28"
Top tube efetivo + mesa: 68 cm

O da planilha do site:
Tamanho do quadro: 19,4 polegadas ou 49,2 centímetros
Distância entre o Guidão e o Selim: 55,7 cm

Fit Calculator:
Standover Height Range 32.9 - 33.6 Inches (81 cm?!)
Virtual Top Tube Length 25.4 - 25.8 Inches (63cm?)
Stem Length 10.2 - 11.8 Cm
BB Saddle Position 86.7 - 88.3 Cm
Saddle Handlebar 55.3 - 56.9 Cm

E no momento a segurança pra saber se esse quadro é o adequado para o meu tamanho, é fundamental na decisão de investir mais ou não em cicloturismo com ela. Também fui em bikeshops da minha cidade e expliquei meu caso esperando que a experiência pudesse auxiliar, todos me recomendaram um prolongador de espiga, que me deixa em dúvida, uma vez se realmente vai trazer mais conforto, bem como após leituras no fórum sobre o equívoco em achar que a posição de pilotagem mais ereta é a mais benéfica pras costas. Se os colegas puderem me auxiliar com experiências também fico grato rs.

Voltar para o topo
adaoferre Ver Drop Down


Registrado: 30 Nov 2018
Cristalina
Desconectado
Mensagens:42
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de adaoferre Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Mai 2019 as 14:20
Boa tarde! Piredo, particularmente te indico um bik fit presencial um bom bike fit ao meu ver vale cada centavo gasto. Em relação as suas dúvidas, vai em um site de um revendedor e veja as ilustrações relativas à geometria, acredito que de pra vc ter uma noção de como são feitas as medidas. BELA bike, parabéns tomara que fique Boa pra você.
Voltar para o topo
adaoferre Ver Drop Down


Registrado: 30 Nov 2018
Cristalina
Desconectado
Mensagens:42
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de adaoferre Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Mai 2019 as 14:23
Em tempo... olhando a foto da bike em relação a janela, diria que o selim está fora da posição recomendada, segundo o que tenho visto o mesmo deve estar totalmente na horizontal.
Voltar para o topo
Piredo Ver Drop Down


Registrado: 01 Mai 2019
Maceió
Desconectado
Mensagens:7
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Piredo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Mai 2019 as 07:24
Muito obrigado colega adaoferre, vou ajustar o selim que também creio estar na posição errada e trocá-lo posteriormente, que já tá veinho rs, e creio que será inevitável passar por um bikefit presencial.
Voltar para o topo
largado Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Jul 2014
Juazeiro - Baêa
Desconectado
Mensagens:4
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de largado Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Mai 2019 as 05:26
bom dia Pessoal

tenho interesse em fazer um curso de BIKE FITTER e depois comprar um software para avaliação dinâmica, ex: retul, guru, o da shimano. foi alguns dos exemplos que vi na internet.

gostaria de saber se vocês sabem os valores deles, qual o mellhor custo x benefício, se tem algum que não mencionei e seja bom também 

agradeço a ajuda de vocês
Voltar para o topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Out 2015
Mato Grosso
Desconectado
Mensagens:491
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de CaioB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jun 2019 as 18:53
A Scott atualizou a planilha deles, agora você informa altura, cavalo e tamanho do braço e ela indica o tamanho do quadro. Achei prático, o meu deu XL quase para XXL, como não tem profissional de bikefit na cidade e o mais perto está bem longe, irei de XL.

Aproveitarei a oportunidade de adquirar uma no paraguai a preços bem mais acessíveis.
Voltar para o topo
ghd Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 19 Nov 2016
SP
Desconectado
Mensagens:4040
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ghd Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 10 Jun 2019 as 19:07
E com garantia bem menos acessível.
Tenha isso em mente tb.
Voltar para o topo
Jeandre Ver Drop Down


Registrado: 02 Jun 2019
Sertãozinho
Desconectado
Mensagens:16
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Jeandre Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Jun 2019 as 13:35
Size (Road)
Horiz
51,5 cm
Vertical
49,6 cm

Pessoal essas foram as medidas que deu, quero pegar uma calo strada racing 2018/2019 no tamanho P.....será que fica boa ?

Aguns vendedores informam que é 50x52 outros 51x53......

vcs com mais experiencia poderia me ajudar quais seriam as mudanças para se adequar a mim....nessas duas medidas ?

Tenho 1,65 76/77 de cavalo e braço 54/55.....essas medidas foram feitas por mim...agradeço desde já
Voltar para o topo
vinicio2212 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Mai 2019
Uberlândia
Desconectado
Mensagens:42
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de vinicio2212 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Jun 2019 as 18:30
Speedeiros, tenho uma dúvida!
No bike Fit utilizando o Syze my bike
obtive as medidas de Top Tube 549 e Mesa 93 (Performance 642)
Top tube 546 e mesa 86 (Comfort 632)

Minha bike tem Top tube 535 e mesa 90 (625)

essa diferença poderia ser diminuida colocando uma mesa de 100 a 110mm ou falei besteira?
Caso sim pra um cara que tem uma flexibilidade que esta quase tocando tornozelo mas melhorando partir pra mesa 110 seria desnecessário? 

Voltar para o topo
rafael_rtg Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 10 Fev 2016
SP
Desconectado
Mensagens:2574
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rafael_rtg Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 22 Jun 2019 as 10:52
Difícil análisar apenas pelos números, o ideal seria um Bike  fit presencial pois a diferença entre a altura do selim e guidão, alcance do guidão e inclinação da mesa, podem interferir nesta medida de Top tube mais mesa...

Apenas por esses números eu iria de 100mm...

Originalmente Postado por vinicio2212 vinicio2212 Escreveu:

Speedeiros, tenho uma dúvida!
No bike Fit utilizando o Syze my bike
obtive as medidas de Top Tube 549 e Mesa 93 (Performance 642)
Top tube 546 e mesa 86 (Comfort 632)

Minha bike tem Top tube 535 e mesa 90 (625)

essa diferença poderia ser diminuida colocando uma mesa de 100 a 110mm ou falei besteira?
Caso sim pra um cara que tem uma flexibilidade que esta quase tocando tornozelo mas melhorando partir pra mesa 110 seria desnecessário? 

Guia de Speed's, tabela de preços e dicas: https://www.pedal.com.br/forum/speed-road-de-entrada-tabela-de-precos-e-dicas_topic92191.html
Voltar para o topo
CaioB Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 21 Out 2015
Mato Grosso
Desconectado
Mensagens:491
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de CaioB Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Jul 2019 as 16:30
Nas subidas enquanto pedalo estou sendo projetado para frente, ficando na ponta do selim, alguém sabe o porque disso? Taquinhos muito atrás, banco muito recuado ou para frente?

O banco está paralelo ao solo.
Voltar para o topo
dimas2dimas Ver Drop Down


Registrado: 03 Jul 2014
Cascavel (PR)
Desconectado
Mensagens:1790
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dimas2dimas Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Jul 2019 as 11:55
Originalmente Postado por Jeandre Jeandre Escreveu:

Size (Road)
Horiz
51,5 cm
Vertical
49,6 cm

Pessoal essas foram as medidas que deu, quero pegar uma calo strada racing 2018/2019 no tamanho P.....será que fica boa ?

Aguns vendedores informam que é 50x52 outros 51x53......

vcs com mais experiencia poderia me ajudar quais seriam as mudanças para se adequar a mim....nessas duas medidas ?

Tenho 1,65 76/77 de cavalo e braço 54/55.....essas medidas foram feitas por mim...agradeço desde já

Pode pegar sem medo! A 2018/2019 (cinza) é 51x53, a 2016/2017 (azul) é 50x52 (52,5 efetivos). Tenho o mesmo tamanho de cavalo e altura sua. Estou utilizando uma 2017 com mesa de 90mm negativa em 8 graus e canote com 20mm de recuo e  12mm de espaçadores. Fui fazendo upgrades ao longo do tempo e atualmente a bike pesa 8.320g com pedais (grupo 105/pedais ultegra/rodas dtswiss/cockpit deda e ritchey)


Minha outra bike é uma Spz 49x51.8 e me atende bem (mesa de 100mm, canote com recuo tbem, gidão um pouco mais baixo, comum fit mais agressivo).

Na Caloi utilizo pneus 25 (100/115psi) e pedalo 100km/4horas sem maiores problemas, mesmo com flexibilidade um pouco limitada. Ótima opção.

Fiz um reviews dela a ulgum tempo. Vou atualizar quando possível. Segue Link (à época apenas up de rodas e componentes).


Continua sendo, na minha opinião o melhor custo/benefício de bike de performance intermediária de alumínio (precisa de upgrade de rodas antes de sair da loja rsrsrs, com um par de RS11 ou similar com menos de 1,9kg caindo bem e baixandoo peso da bike em 600g no mínimo).


Editado por dimas2dimas - 06 Jul 2019 as 12:22
Dimas C. Prado

https://www.pedalroom.com/members/dimas2dimas

https://www.strava.com/athletes/11470031

https://www.instagram.com/dimas2dimas/
Voltar para o topo
milani1589 Ver Drop Down


Registrado: 05 Dez 2018
Caçapava do Sul
Desconectado
Mensagens:11
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de milani1589 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 02 Ago 2019 as 10:33
Pessoal, troquei de bike, estou com uma caloi elite e ela tem movimento central hollowtech.

Notei que as duas pernas não estavam rodando de forma 'uniforme', o que acabou gerando uma dor na lateral externa do joelho direito (o qual nunca havia apresentado nenhuma dor com a bike anterior que era movimento central ponta quadrada)...

Aí fui conferir as medidas do pedivela e notei que da ponta do "pedal clip esquerdo até o seat tube" mediu 15cm; do pedal clip do lado direito essa medida deu 14,5cm. 
Notei que o movimento central possui 3 espaçadores de 0,25cm, sendo 1 do lado esquerdo e 2 do lado direito. Pelo que pesquisei aqui no fórum essa montagem está correta para o meu quadro.

O pedivela de vcs tbm possui essa diferença de meio centímetro? Não deveriam ser as duas medidas iguais?
Devo fazer alguma correção na sapatilha? pq do jeito que está é como se a perna direita ficasse mais 'pra dentro' do que a esquerda...
Essa dor pode ter origem dessa diferença? 
Pode ser falta de adaptação com a nova bike tbm... rodei apenas 100kms com ela.
No restante procurei fazer todos os ajustes que tinha na bike antiga (altura/recuo selim etc.).
O que acham?




Voltar para o topo
dagspina Ver Drop Down


Registrado: 25 Mar 2015
Jandira
Desconectado
Mensagens:722
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de dagspina Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 07 Set 2019 as 07:17
Isso que você mediu se chama Q-Factor, na teoria, sim deveria ser iguais, mas nao tem como, justamente por causa dos espaçadores do movimento central para chegar no ajuste do chainline, sei que não fará diferença, mas o Q-factor se mede sem o pedal.

Editado por dagspina - 09 Set 2019 as 02:52
https://www.strava.com/athletes/9072939
Voltar para o topo
PedroCat Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 14 Set 2019
Cape Town
Desconectado
Mensagens:1
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de PedroCat Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 14 Set 2019 as 13:45
Boa tarde. não consigo aceder à tabela de bike fit. Diz que o ficheiro não existe.

Voltar para o topo
mvilla Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 24 Mar 2020
Maringá
Desconectado
Mensagens:10
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de mvilla Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 24 Mar 2020 as 01:22
Olá,

Estou lendo e aprendendo sobre MTB aqui no fórum enquanto estou caçando uma bike. Li bastante e entendo a importância do bike for, inclusive já estou conversando com um profissional para realizar o meu assim que essa situação do coronavirus ceder. Entretanto, uma dúvida surgiu: deve me consultar com o bokefitter antes ou depois de comprar minha bicicleta? Li em alguns lugares recomendando utilizar os dados de um bike for virtual para comprá-la e, após já ter a bike em mãos, consultar um profissional para ajusta-la de acordo. Qual seria o correto então? Fazer o bike fit presencial antes ou depois de adquirir a bike?

Obrigado!
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  <1 4546474849 50>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X