| PEDAL | HOME | ARTIGOS | BIKES | CLASSIFICADOS | COMUNIDADE | FOTOS | VIDEOS | NOTICIAS | TRILHAS | CONTATO | + |
Fórum Início Fórum Início > Assuntos Gerais > Treinamento, BIKE FIT, Nutrição / Alimentação e Saúde
  Tópicos recentes Tópicos recentes RSS Feed - Tudo sobre BIKEFIT
   [REGRAS]    Ajuda Ajuda  Procurar no fórum   Registrar Registrar  Entrar Entrar

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiencia no site. Ao continuar navegando voce concorda com a nossa politica de privacidade.


%>

Tudo sobre BIKEFIT

 Responder Responder Página  <1234 50>
Autor
Mensagem
 Avaliação: Avaliação do Tópico: 4 Votos, Média 5,00  Tópico Procurar Tópico Procurar  Opções do Tópico Opções do Tópico
Andre PRO Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 04 Mar 2008
Porto Velho RO
Desconectado
Mensagens:236
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Andre PRO Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Abr 2010 as 17:29

\dago,

\seu quadro está de acordo com seu cavalo?
Faça hoje o que vc nao fez ontem como se fosse ontem
Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 04 Abr 2010 as 19:24
Originalmente Postado por dagombb dagombb Escreveu:

Eu fiz os ajustes conforme as medidas informadas na planilha.
Como um colega disse anteriormente , tembám tenho a impressão do banco ficar mais baixo, ou seja penso que poderia ficar mais alto sem prejuízos.
 
Outro aspecto é que o Saddle-Pedalier Seatback, recomendado fica em 7 cm
 
Se deixo com essa medida, não é possível obedecer essa outra, orientação, meu joelho fica à frente do eixo do pedal uns 7 a 8 cm.
 
Neste caso qual a medida seria mais interessante obedecer ?

Oi dagombb,

pelo que andei lendo, estes são pontos de partida para você posicionar o selim de tal forma que consiga usar bem tanto os músculos posteriores quanto os anteriores ao pedalar; bem como conservar por igual a saúde da articulação do joelho.

Se sentir dor na patela, coloque o selim mais para trás; o mesmo se sentir falta de força em subidas. A posição do selim também tem um aspecto de distribuição de peso entre as rodas. Se chegar mais para trás, equivale a levantar um pouco; e se chegar mais para frente equivale a baixar um tanto.

Bom pedal!Thumbs Up
Voltar para o topo
tmil753 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2010
Osasco-SP
Desconectado
Mensagens:54
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tmil753 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2010 as 04:20
Originalmente Postado por dagombb dagombb Escreveu:

All,
 
Eu fiz os ajustes conforme as medidas informadas na planilha.
Como um colega disse anteriormente , tembám tenho a impressão do banco ficar mais baixo, ou seja penso que poderia ficar mais alto sem prejuízos.
 
Outro aspecto é que o Saddle-Pedalier Seatback, recomendado fica em 7 cm
 
Se deixo com essa medida, não é possível obedecer essa outra, orientação, meu joelho fica à frente do eixo do pedal uns 7 a 8 cm.
 
Neste caso qual a medida seria mais interessante obedecer ?
 
Nota as bikes que tenho tem quadros maiores do que o recomendado.
 

Com relação ao distância do joelho em relação ao eixo, já li que tem uma tolerância de 0,5 cm para frente ou para trás. Porém você disse que o quadro é maior q o recomendado. Isso é complicado! Pois um ajuste puxa o outro e com a bike fora do tamanho, fica difícil um ajuste legal aonde se deve ajustar: regula-se a posição do joelho e como consequência o guidão fica muito à frente...
É complicado. Lembre-se, preserve tua integridade física, pois isso é o mais importante. Não deixe de pedalar NUNCA! mas ajuste a bike para teu conforto. A bike se adapta ao ciclista e não ao contrário.
Voltar para o topo
tmil753 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2010
Osasco-SP
Desconectado
Mensagens:54
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tmil753 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2010 as 04:23
desculpem... respondi com as fotos... sou novo mas já me liguei....acabei de perceber...Embarrassed
Voltar para o topo
tmil753 Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2010
Osasco-SP
Desconectado
Mensagens:54
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de tmil753 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 05 Abr 2010 as 04:49
Originalmente Postado por tmil753 tmil753 Escreveu:

Originalmente Postado por dagombb dagombb Escreveu:

All,
 
Eu fiz os ajustes conforme as medidas informadas na planilha.
Como um colega disse anteriormente , tembám tenho a impressão do banco ficar mais baixo, ou seja penso que poderia ficar mais alto sem prejuízos.
 
Outro aspecto é que o Saddle-Pedalier Seatback, recomendado fica em 7 cm

Se deixo com essa medida, não é possível obedecer essa outra, orientação, meu joelho fica à frente do eixo do pedal uns 7 a 8 cm.
 
Neste caso qual a medida seria mais interessante obedecer ?
 
Nota as bikes que tenho tem quadros maiores do que o recomendado.
 

Com relação ao distância do joelho em relação ao eixo, já li que tem uma tolerância de 0,5 cm para frente ou para trás. Porém você disse que o quadro é maior q o recomendado. Isso é complicado! Pois um ajuste puxa o outro e com a bike fora do tamanho, fica difícil um ajuste legal aonde se deve ajustar: regula-se a posição do joelho e como consequência o guidão fica muito à frente...
É complicado. Lembre-se, preserve tua integridade física, pois isso é o mais importante. Não deixe de pedalar NUNCA! mas ajuste a bike para teu conforto. A bike se adapta ao ciclista e não ao contrário.
Voltar para o topo
Sethy Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Set 2008
Palmas
Desconectado
Mensagens:14
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Sethy Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2010 as 03:00
haushuhahshas
Tem uns termos na planilha, que simplesmente não entendo.

Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2010 as 12:36
Originalmente Postado por Sethy Sethy Escreveu:

Tem uns termos na planilha, que simplesmente não entendo.


Pois diga quais são, Sethy!Big smile
Voltar para o topo
Sethy Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 16 Set 2008
Palmas
Desconectado
Mensagens:14
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Sethy Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2010 as 12:58
[1] "Sillin: Saddle width must fit with your ischia sitbones. To find your ischia widthness, seat in a worm chair, the ischia bones will leave the mark in it."

[2] Blood left at your perineum while seated

[3] Compact gear vs regular gear

[4] (26% easier uphill, 5% tougher in the flat road than conventional 52-39x /12-23))


Eu to traduzindo ela, pra ficar mais fácil pra mim, mas apareceram estes aí, que eu não entendi mesmo..

Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2010 as 13:18
1) O selim deve se ajustar aos seus ossos ísquia (de sentar). Para encontrar a largura dos seus ísquias, sente numa cadeira macia; eles deixarão marcas nela. (Não soube traduzir worm chair).

2) Sangue presente em seu períneo enquanto sentado (no selim).

3) Relação Compacta (pedivela 50x34) versus Relação Regular (52x39).

4) 26% mais fácil em subidas e 5% mais difícil em estrada plana, comparada à relação tradicional (52x39/12-23).

Abraço, Antônio.
Voltar para o topo
otaviov8 Ver Drop Down


Registrado: 20 Abr 2009
Ibitinga-SP
Desconectado
Mensagens:381
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de otaviov8 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 15 Abr 2010 as 13:18
{1} Refere-se a largura do selim. Pra se achar essa largura, você usa a distância dos ísquios (ossinhos do quadril no qual o peso do tronco fica apoiado quando sentado). Recomenda que você se sente em uma cadeira com acento estofado, ao se levantar vai ficar a marca dos ísquios no assento.
{2} Circulação de sangue na região do períneo. É influenciado pela anatomia do selim, justamente por isso que recomenda-se usar um selim que você consiga apoiar os ísquios, para não pressionar a região do períneo e prejudicar a circulação nessa região.
{3} Refere-se ao tipo do pedivela, existem os tipos compactos com com coroas de 34 e 50 dentes e o tipo tradicional com 52 e 39 dentes.
{4} Refere-se a vantagem do pedivela compacto em relação ao tradicional.
Voltar para o topo
ronie Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2010
Santo André
Desconectado
Mensagens:52
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ronie Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 12:02
Boas
 
Estou com uma dúvida boba ...
 
Quando a gente mede o cavalo ..e usamos aquela regra básica de multiplicar por 0,65, o resultado que se obtém é o tamanho do quadro.
 
Esse número deve ser considerado para o seat tub CC ou para o top tube CC ?
 
Aparentemente, por ser a medida do cavalo teria que ser a do seat tube. 
 
Mas pensando bem, a medida mais importante é a do top tube certo ? Porque a do seat tube é posivel ajustá-la pelo canote... 
 
Mas vendo este anúncio, diz que a importante é a do seat tube ..? Aprox. na 9ª "estrofe"
 
Abs
Aprendendo a pedalar ..
Voltar para o topo
Carvalho_BR Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Registrado: 04 Jul 2009
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:4184
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carvalho_BR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 12:47
Originalmente Postado por ronie ronie Escreveu:

 ..e usamos aquela regra básica de multiplicar por 0,65, o resultado que se obtém é o tamanho do quadro.
 


nesta planilha, o resultado da regra basica que tu menciona refere-se ao tamanho do top tube medido na horizontal.
com base na mesma medida (cavalo) a planilha dá tambem o tamanho do seat tube, mas como tu mesmo ja percebeu essa medida nao importa tanto, pois pode ser ajustada pela altura do selim.


Editado por Carvalho_BR - 16 Abr 2010 as 13:13
Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 13:54
Originalmente Postado por Carvalho_BR Carvalho_BR Escreveu:

com base na mesma medida (cavalo) a planilha dá tambem o tamanho do seat tube, mas como tu mesmo ja percebeu essa medida nao importa tanto, pois pode ser ajustada pela altura do selim.

Li que alguns [Burke/Pruitt] aconselham escolher um quadro que deixe entre 10 e 15cm do canote exposto, depois de ajustar a altura do selim. Se a bike escolhida tiver que ficar com o canote muito alto, dá para escolher quadros com outra geometria ou um quadro um pouco maior, desde que não prejudique demais o conforto, com um top tube muito longo.
Voltar para o topo
Carvalho_BR Ver Drop Down
Avatar
Restrito

Registrado: 04 Jul 2009
Minas Gerais
Desconectado
Mensagens:4184
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Carvalho_BR Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 13:59
alfcruz, como vc aplicaria uma regra dessas num quadro com geometria sloping, onde para um mesmo tamanho de quadro haveria mais canote exposto no quadro sloping do que no quadro tradicional?
tu precisa analisar o contexto de CADA regra, nao adianta tentar aplicar todas elas a todas as situacoes.
Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:15435
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 13:59
Originalmente Postado por alfcruz alfcruz Escreveu:

Originalmente Postado por Carvalho_BR Carvalho_BR Escreveu:

com base na mesma medida (cavalo) a planilha dá tambem o tamanho do seat tube, mas como tu mesmo ja percebeu essa medida nao importa tanto, pois pode ser ajustada pela altura do selim.

Li que alguns [Burke/Pruitt] aconselham escolher um quadro que deixe entre 10 e 15cm do canote exposto, depois de ajustar a altura do selim. Se a bike escolhida tiver que ficar com o canote muito alto, dá para escolher quadros com outra geometria ou um quadro um pouco maior, desde que não prejudique demais o conforto, com um top tube muito longo.


Isso é complicado. Tenho 1,81 e uso quadro 58 tradicional e mesmo assim o canote fica pelo menos 20 cm para fora. Se for usar um quadro maior vou ter que alongar os braços! Confused
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Abr 2005
Ceará
Desconectado
Mensagens:5803
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Landim Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 14:07
Eu acho que isso é mais para evitar um Setback muito acentuado e/ou uma mesa muito grande.
Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 14:13
Originalmente Postado por Carvalho_BR Carvalho_BR Escreveu:

alfcruz, como vc aplicaria uma regra dessas num quadro com geometria sloping, onde para um mesmo tamanho de quadro haveria mais canote exposto no quadro sloping do que no quadro tradicional?
tu precisa analisar o contexto de CADA regra, nao adianta tentar aplicar todas elas a todas as situacoes.


Concordo, Carvalho. Desculpe ter feito uma citação parcial. No sloping fatalmente ficará mais exposto, para um mesmo top tube.

No quadro mais sloping que testei, para a altura do selim ficar confortável, precisei colocar quase 25 cm no canote. Neste caso ficava com muito drop para o guidão. Escolhi o próximo tamanho do quadro e o canote já ficou menos exposto, com menor drop e ainda confortável no top tube.
Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 14:20
Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

Isso é complicado. Tenho 1,81 e uso quadro 58 tradicional e mesmo assim o canote fica pelo menos 20 cm para fora. Se for usar um quadro maior vou ter que alongar os braços! Confused

É complicado mesmo.Confused V. deve ser bem flexível na postura. Por curiosidade, que drop do selim para o guidão usa?

Tenho 1,80 e 88 de cavalo; pelo bike fit da Competitive Cyclist, indicado top tube de entre 54-56, e seat tube entre 57-60.Shocked

Não achei nenhuma bike com geometria tal que o seat tube fosse maior que o top tube, pelo menos entre as que me chamaram a atenção a ponto de analisar. Então no meu caso ou eu tiro a diferença no canote e subo o guidão se me incomodar ou procuro geometrias bem incomuns, com ângulo de seat tube menor, que tende a aumentar a altura efetiva do selim.Ouch
Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:15435
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 14:28
Originalmente Postado por alfcruz alfcruz Escreveu:

Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

Isso é complicado. Tenho 1,81 e uso quadro 58 tradicional e mesmo assim o canote fica pelo menos 20 cm para fora. Se for usar um quadro maior vou ter que alongar os braços! Confused

É complicado mesmo.Confused V. deve ser bem flexível na postura. Por curiosidade, que drop do selim para o guidão usa?

Tenho 1,80 e 88 de cavalo; pelo bike fit da Competitive Cyclist, indicado top tube de entre 54-56, e seat tube entre 57-60.Shocked



Que estranho isso aí. Pela planilha do tópico o meu quadro ideal é 57,5x57,8. Pelo Whrench Science é a mesma coisa, quadro 58. O drop indicado é de 8,5 +-, e estou usando esta medida, mas acho que vou tirar mais um espaçador e baixar mais 1,0 centímetro para ficar numa posição mais race, já que do jeito que está agora fico até confortável demais em cima da bike.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 14:31
Originalmente Postado por Landim Landim Escreveu:

Eu acho que isso é mais para evitar um Setback muito acentuado e/ou uma mesa muito grande.

Pode ser mesmo. No meu caso, principalmente para não ficar com uma diferença muito grande de altura entre o selim e o guidão. Não quero forçar demais minha versão 4.9 largura GGEmbarrassed, pelo menos por enquanto...
Já vi que as melhores bikes têm possibilidade de cortar a espiga um pouco mais alta e colocar alguns espaçadores antes da mesa, mas não deve dar mais do que uns poucos cm.
Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 14:35
Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

Pela planilha do tópico o meu quadro ideal é 57,5x57,8. Pelo Whrench Science é a mesma coisa, quadro 58.

Pela mesma planilha, meu quadro seria 55,5 horizontal x 57,5 vertical, com drop de 8,4+/-1cm e seatback de 9cm. E os dados casam mais ou menos com os outros fits online.Confused
Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:15435
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 14:39
Originalmente Postado por alfcruz alfcruz Escreveu:

Originalmente Postado por Voodoo Voodoo Escreveu:

Pela planilha do tópico o meu quadro ideal é 57,5x57,8. Pelo Whrench Science é a mesma coisa, quadro 58.

Pela mesma planilha, meu quadro seria 55,5 horizontal x 57,5 vertical, com drop de 8,4+/-1cm e seatback de 9cm. E os dados casam mais ou menos com os outros fits online.Confused


Pelo jeito você tem pernas longas e braços curtos, daí a diferença já que em questão de altura e cavalos somos bem parecidos.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 14:44
É issoThumbs Up, braços c/ 65,5cm pelo sistema da Competitive Cyclist e 49cm pelo sistema da planilha.

Editado por alfcruz - 16 Abr 2010 as 14:45
Voltar para o topo
otaviov8 Ver Drop Down


Registrado: 20 Abr 2009
Ibitinga-SP
Desconectado
Mensagens:381
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de otaviov8 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 15:36
NO meu caso acontece o mesmo, pela planilha disponível aqui no fórum, o quadro ideal teria 58 de Seat Tube e 56 de Top Tube. Meu quadro é um 58 de Toptube, mas ainda não consegui fazer um ajuste perfeito.

Editado por otaviov8 - 16 Abr 2010 as 15:40
Voltar para o topo
ronie Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 30 Mar 2010
Santo André
Desconectado
Mensagens:52
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ronie Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 17:09
Caramba ....quando eu disse isso ....
 
Originalmente Postado por ronie ronie Escreveu:

Mas vendo este anúncio, diz que a importante é a do seat tube ..? Aprox. na 9ª "estrofe"
 
Abs
 
 
 
 
Eu esqueci de colocar o link ....Embarrassed
 
Aprendendo a pedalar ..
Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 17:31
Originalmente Postado por ronie ronie Escreveu:

Caramba ....quando eu disse isso ....
 
Originalmente Postado por ronie ronie Escreveu:

Mas vendo este anúncio, diz que a importante é a do seat tube ..? Aprox. na 9ª "estrofe"
 Abs
 
Eu esqueci de colocar o link ....Embarrassed
 

Pela planilha, as dimensões mais importantes são o tamanho horizontal (effective top tube) e o saddle-pedalier seat back (recuo do selim).Thumbs Up

Eu interpreto assim: escolher um quadro que não precise ficar com o selim muito exposto quando ajustado, nem com drop para o guidão muito grande; onde se possa ficar mais ou menos com o joelho bem sobre o eixo dos pedais (com estes na posição horizontal) sem ter que chegar o selim muito para frente ou para trás, para não comprometer o balanço do peso entre as rodas. E com um top tube que não o deixe comprimido nem esticado demais. A mesa pode variar uns 2cm para mais ou para menos, sem comprometer a dirigibilidade.

Estará certo isto?!Confused
Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 17:34
Originalmente Postado por otaviov8 otaviov8 Escreveu:

NO meu caso acontece o mesmo, pela planilha disponível aqui no fórum, o quadro ideal teria 58 de Seat Tube e 56 de Top Tube. Meu quadro é um 58 de Toptube, mas ainda não consegui fazer um ajuste perfeito.

Oi OtavioV8, podes dizer o que não ficou bom em seu ajuste?Smile
Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:15435
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 17:44
Originalmente Postado por alfcruz alfcruz Escreveu:


Pela planilha, as dimensões mais importantes são o tamanho horizontal (effective top tube) e o saddle-pedalier seat back (recuo do selim).Thumbs Up

Eu interpreto assim: escolher um quadro que não precise ficar com o selim muito exposto quando ajustado, nem com drop para o guidão muito grande; onde se possa ficar mais ou menos com o joelho bem sobre o eixo dos pedais (com estes na posição horizontal) sem ter que chegar o selim muito para frente ou para trás, para não comprometer o balanço do peso entre as rodas. E com um top tube que não o deixe comprimido nem esticado demais. A mesa pode variar uns 2cm para mais ou para menos, sem comprometer a dirigibilidade.

Estará certo isto?!Confused


O problema é conseguir tudo isso sem que o quadro seja do tamanho adequado. Já usei um quadro 54 e ficou nojento, batia o joelho na mesa e no guidão, não tinha estabilidade em sprints, o canote ficava meio metro para fora. Um 56 melhorou, mas ainda assim alguns ajustes ficavam bem acima do indicado no fit.
Deixei de lado e peguei um 58 como indicado. Como era de se esperar TODAS as medidas do bike fit bateram, principalmente o recuo do selim, comprimento da mesa e a soma do top tube mais a mesa. Nem precisa falar que a bike vestiu na medida, uma beleza.
PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
alfcruz Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 15 Fev 2010
Porto Alegre/RS
Desconectado
Mensagens:186
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de alfcruz Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 17:50
V. teve sorte de conseguir um quadro quadrado no fit.WinkThumbs Up

Eu estava pensando em sacrificar um pouco os 56 do top pegando uma com 58 quadrada também, e diminuindo a mesa uns 2 cm.

O balanço de peso iria ficar mais para a roda traseira do que com o quadro 56 eu suponho. E a bike mais "nervosa" com a mesa mais curta.

É isto?Thumbs Up
Voltar para o topo
Chará Ver Drop Down


Registrado: 16 Fev 2009
Itu - SP
Desconectado
Mensagens:2207
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Chará Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 17:54
Puts voodoo, já aconteceu comigo isto tb.. tinha um com 60 de top, era muito longo, troquei por um 54 slooping e ficou feio pra kct tb, troquei por um 56 e troquei por outro 56, até acerta as medidas mas a frente fica muito baixa e a lombar reclama um pouco, estou pensando em pegar um 58 (que é o indicado), acho que já devia ter feito isto..rsrs
Voltar para o topo
Voodoo Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 01 Nov 2008
Curitiba - PR
Desconectado
Mensagens:15435
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Voodoo Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 18:03
Originalmente Postado por Chará Chará Escreveu:

Puts voodoo, já aconteceu comigo isto tb.. tinha um com 60 de top, era muito longo, troquei por um 54 slooping e ficou feio pra kct tb, troquei por um 56 e troquei por outro 56, até acerta as medidas mas a frente fica muito baixa e a lombar reclama um pouco, estou pensando em pegar um 58 (que é o indicado), acho que já devia ter feito isto..rsrs


Huahauhauhuaa Pois então, é capaz de dar certo. Tongue
Tem gente que usa quadro menor para ter mais agilidade, mas comigo não funciona. Por mais que compense no canote e na mesa mais longos a bike parece ficar instável, não transmite segurança.

PauloR2

Viciado em sofrimento
Voltar para o topo
otaviov8 Ver Drop Down


Registrado: 20 Abr 2009
Ibitinga-SP
Desconectado
Mensagens:381
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de otaviov8 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 16 Abr 2010 as 19:04
 Fala alfcruz, o que eu ainda não consegui é ajustar o tamanho certo da mesa e a altura da mesma, a bike ainda não está confortavel, segui a planilha e mesmo assim não ficou legal, mas digo que ainda não consegui fazer o ajuste perfeito porque mesa, canote, e guidão são peça que não tem regulagem, pra mudar a medida só comprando outra mesmo, mas é questão de tempo. 
A parte do corpo que mais reclama é ombro e pescoço.
Voltar para o topo
otaviov8 Ver Drop Down


Registrado: 20 Abr 2009
Ibitinga-SP
Desconectado
Mensagens:381
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de otaviov8 Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 17 Abr 2010 as 23:24
Pena não termos esse tipo de equipo por aqui.

Voltar para o topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Abr 2005
Ceará
Desconectado
Mensagens:5803
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Landim Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 18 Abr 2010 as 00:03
E que equipamento heim!!!!!!!
Voltar para o topo
ThiagoX Ver Drop Down

Restrito

Registrado: 11 Jan 2005
niteroi
Desconectado
Mensagens:671
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoX Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Abr 2010 as 22:01
Sobre o bike fit penso que é forma de ter um referencial inicial para o ajuste da bike. Se vai pegar uma bike nova, vai trocar o quadro, enfim serve como referencial. Não quer dizer que se as medidas da sua bike não estiverem batendo exatamente com os calculados, você irá pedalar errado ou ter que arrumar outra bike.

Algumas medidas são exatas, tipo comprimento do antebraço, largura entre ombros comprimento do cavalo. Pode ser que diminuam. porém existe a possibilidade de aumentar a elasticidade e requerer que se use uma mesa maior. Dependendo do estilo da pedalada pode-se tre que aumentar a altura do selim ou dependendo do tipo de pedalada pode se ter um selim mais baixo que o calculado.

Só não fico encanado com as diferenças de 0,5 a 1 cm que aparecem nos cálculos em relação as medidas das minhas bikes (mtb e speed). No geral as bikes estão bem afinadas.

Já ia me esquecendo. Excelente planilha. Já fiz o favor de espalhar entre meus amigos. Só não sei quem deve receber os direitos autorais.. rsrsrs
Voltar para o topo
ThiagoX Ver Drop Down

Restrito

Registrado: 11 Jan 2005
niteroi
Desconectado
Mensagens:671
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de ThiagoX Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Abr 2010 as 22:04
Originalmente Postado por otaviov8 otaviov8 Escreveu:

 Fala alfcruz, o que eu ainda não consegui é ajustar o tamanho certo da mesa e a altura da mesma, a bike ainda não está confortavel, segui a planilha e mesmo assim não ficou legal, mas digo que ainda não consegui fazer o ajuste perfeito porque mesa, canote, e guidão são peça que não tem regulagem, pra mudar a medida só comprando outra mesmo, mas é questão de tempo. 
A parte do corpo que mais reclama é ombro e pescoço.


Se tiver como tirar uma foto sua de perfil montado na bike, poderemos dar algumas sugestões em relação à sua postura. A planilha é muito importante, mas alguns mais experientes podem te ajudar nos ajustes.
Voltar para o topo
Landim Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 08 Abr 2005
Ceará
Desconectado
Mensagens:5803
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de Landim Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 21 Abr 2010 as 22:28
Originalmente Postado por ThiagoX ThiagoX Escreveu:


Já ia me esquecendo. Excelente planilha. Já fiz o favor de espalhar entre meus amigos. Só não sei quem deve receber os direitos autorais.. rsrsrs

Todos os Creditos ao Mr. Beatnik, do Weight Weenis.
Voltar para o topo
DrHide Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 09 Nov 2008
São Paulo
Desconectado
Mensagens:653
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de DrHide Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2010 as 02:48
 
          Alguem pode dar uma luz aqui??
          Seguinte, na minha planilha deu o flat handlebars (distancia da ponta do banco à parte reta do guidão, onde ele fica preso na mesa, certo??) 55.4 road e 57.1 mtb.
          É 1.7cm  a mais no mtb, no meu guidão drop o rebaixo dos STIs (q é onde deve ser o caimento natural das mãos certo??)  fica 12cm a frente de onde a mesa prende o guidão... quer dizer, na road a pegada vai ser praticamente 10cm mais à frente q na mtb, é isso??
          Espero não ter ficado confuso o texto, valeu!
Voltar para o topo
amoreira Ver Drop Down
Avatar

Registrado: 22 Jan 2009
São Paulo
Desconectado
Mensagens:308
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de amoreira Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2010 as 04:07
Pra quem tem Iphone e etc: http://www.sizemybike.com/
Voltar para o topo
rgilfb Ver Drop Down


Registrado: 26 Dez 2009
Brasilia
Desconectado
Mensagens:38
Opções de Post Opções de Post   Obrigado! (0) Obrigado!(0)   Citação de rgilfb Citação de  ResponderResposta Link direto para este Post Enviado: 06 Mai 2010 as 15:26
Boa iniciativa...
RGil
Voltar para o topo

 Responder Responder Página  <1234 50>
  Compartilhar   

Ir para Permissões do Fórum Ver Drop Down

Forum Software by Web Wiz Forums® version 11.06
Copyright ©2001-2016 Web Wiz Ltd.

 
 
 
 
 
 

X